Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sistema de Trading "Emocional 2014"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 13/12/2014 21:51

- Amigo Skblz:

Pois claro, no meu caso tenho também o BPI com valor de sinal de venda na escala diária, pode-se ver isso no indicador da linha branca do rating emocional de longo prazo abaixo da linha amarela que, estando a evoluir com um valor negativo, marca a correspondente tendência negativa.

Aliás dos 3 Bancos da carteira (BPI, BCP e Banif), referindo-me apenas à escala diária, está tudo ainda virado para baixo, conforme os respetivos gráficos que deixo ficar para efeitos de curiosidade.

No caso do gráfico do BCP os indicadores de cima a verde e a vermelho representam os valores do otimismo e pessimismo diários no final de cada sessão, valores que são essenciais para calcular em seguida os indicadores de rating emocional de curto, médio e longo prazo que no fundo são aqueles que definem os sinais de entrada e saída em oscilações e tendências.

Na sessão da última 6ª feira o BCP possui um valor acrescentado de -20,5 pontos no pessimismo e +9,6 pontos no otimismo de acordo com o padrão da barra que veio a ocorrer.

Já no gráfico dos indicadores do BCP, imediatamente abaixo dos referidos indicadores do otimismo e pessimismo, pode-se ver a fase desinteressante de lateralização a que está sujeito o BCP através da volatilidade que tem vindo a descer desde 21 de novembro até à presente data, precisamente 3 semanas de duração de um movimento de indecisão dentro de um triângulo descendente que deverá ser quebrado antes do “apex” (convergência final do triângulo) ser atingido no limite algures em meados do próximo mês de janeiro.

De todas as formas a quebra ascendente da LTD do triângulo, na sua hipotenusa da linha superior, não será ainda suficiente, na ótica do sistema de trading, para gerar um sinal de compra tendencial diário. Esse sinal só deverá aparecer eventualmente num cenário de fecho de cotação a um nível ligeiramente acima dos 0,09 €.

Quanto ao Banif existe um detalhe importante relacionado com uma divergência positiva evidente entre os sentidos das cotações e o indicador branco que mede o rating emocional de longo prazo, isto é, apesar da cotação ter feito um novo mínimo, o indicador emocional em causa aponta à data presente para a existência dum clima emocional neutral contra o que se passava há 3 sessões atrás, que nessa altura cotava a um valor acima da atual (0,0066 € contra 0,0064 €).

Acontece que precisamente há 3 sessões atrás o clima emocional era muito negativo, como se pode observar no gráfico dos indicadores, pelo que pode suceder que estejamos no Banif nesta altura a cotar a níveis muito próximos de um suporte real importante. A confirmar nas próximas sessões!
Anexos
BPI Emocional 20141213.png
BPI - Sistema "Emocional 2015": Claramente vendido na escala diária.
BCP Emocional 20141212.png
BCP - Sistema "Emocional 2015": Ainda um pouco cedo para pensar em compras neste Banco.
Banif Emocional 20141212A.png
Banif - Sistema "Emocional 2015": Apesar de continuar em tendência descendente, existe uma divergência positiva que o mercado vai ter de esclarecer rapidamente, sugerindo que estamos próximos de um mínimo importante.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por ljbk » 13/12/2014 10:37

Engraçado.

A melhor versão do meu sistema, até agora, que nem se tem dado muito bem com o BPI ultimamente, deu-me sinal de venda precisamente na sessão de ontem:

Longo 06/09/12 0.671 -> 20/06/13 0.916 +35.87%
Curto 20/06/13 0.916 -> 11/10/13 1.104 -21.14% (Acumulado +7.14%)
Longo 11/10/13 1.104 -> 08/07/14 1.435 +29.36% (Acumulado +38.60%)
Curto 08/07/14 1.435 -> 16/09/14 1.606 -12.46% (Acumulado +21.32%)
Longo 16/09/14 1.606 -> 12/12/14 1.304 -19.19% (Acumulado -1.96%)
Curto 12/12/14 1.304 -> ??/??/??

Alias este sistema não se está a dar bem com o mercado em geral desde Junho porque parou a tendencia ascendente clara no mercado da Euronext e não houve uma inversão clara para baixo porque os EUA continuaram a ir para cima e tivemos estes padrões de "megaphone". Esta incerteza é o pior que pode acontecer a um sistema tendencial.

BN,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 13/12/2014 3:20

Caros amigos:

Obrigado a todos pelos simpáticos comentários.


----------


Hoje trago aqui para interpretação os sinais do gráfico semanal do BPI o qual se encontra na ótica do sistema de trading, como tenho dito anteriormente, descendente na escala diária e ascendente na semanal (ver gráfico).

O último sinal tendencial disparado na time frame semanal do BPI registou-se em Agosto de 2012 aos 0,575 €/ação, fazendo com que desde há mais de 2 anos para cá o BPI tenha andado a alternar entre posições longas e neutrais, consoante a tendência diária calculada pelo programa esteja virada para cima ou para baixo.

No fim da semana passada o BPI encerrou nos 1,551 e agora nos 1,311. Além do mais a volatilidade recomeçou a subir esta semana através das descidas das cotações, um sintoma que o próximo sinal tendencial a ser disparado seja precisamente dedicado às vendas.

Tendo em conta o atual valor do indicador do rating emocional de longo prazo, estimo que o sistema de trading possa apenas disparar um sinal tendencial descendente semanal se no fim da semana que vem o BPI encerrar abaixo dos 1,23. Nesse caso este Banco passaria a ser mais um papel a “shortar” nesta carteira.

Em sentido totalmente contrário, para que apareça um sinal de tendência ascendente na escala diária, seria necessário que o BPI voltasse de novo a níveis de cotação surpreendemente a atingir o nível dos 1,50 a fim de que o desequilíbrio emocional positivo dos ratings que criam confiança crítica na maioria dos investidores, para que acreditem maioritariamente em subidas próximas, se possa eventualmente materializar.

Temos assim 2 valores importantes a vigiar: aos 1,23 o programa entra a shortar e aos 1,50 entra a comprar BPI. No meio está para já a virtude, a descansar!

Uma vez que a carteira está neutral no título, subir ou descer será indiferente no que vier a ocorrer nesta novela. No entanto cá estaremos para seguir o que o Sr. Mercado decidir, de acordo com o plano acima traçado pelo sistema de trading.
Anexos
BPI Week Emocional 20141212.png
BPI Semanal - Sistema "Emocional 2015": Uma eternidade, ao tempo que o último sinal tendencial ocorreu no longo prazo.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por ljbk » 11/12/2014 20:54

Caro Cem,


Parabens pelo texto.

Permita-me ilustra-lo com um indicador que mostra como um sistema que acerta menos de 50% dos trades pode ser proveitoso e inversamente e avaliar de uma certa forma a qualidade desse sistema.

Num espaço de tempo T, são gerados N trades.
NPLUS tem sucesso e NMINUS tem prejuizo.
Os ganhos gerados pelos trades NPLUS são o NPROFIT.
Os prejuizos gerados pelos trades NMINUS são o NLOSS.

A perda media por trade perdedor NAVGLOSS = NLOSS / NMINUS;
O ganho medio por trade ganhador NAVGPROFIT = NPROFIT / NPLUS;
O ratio entre media de ganhos e perdas é então NRATE = NAVGPROFIT / NAVGLOSS;

A percentagem de trades com ganhos NPERCENT = NPLUS / N;

No final do tempo T, teremos os ganhos ou as perdas seguintes por cada trade:

ganhos:

NPERCENT * NRATE * NAVGLOSS

- perdas:

- (1 - NPERCENT) * NAVGLOSS

=

NAVGLOSS * (NPERCENT*(NRATE + 1) - 1)

Para a totalidade dos trades, basta multiplicar por N:

N * NAVGLOSS * (NPERCENT*(NRATE + 1) - 1)



Vamos a três exemplos:

a)
- 100 trades
- 40% de sucesso
- ratio = 2.0
- media de perdas = 10%

100 * 0.1 * (0.4*(2.0 + 1) - 1) = 10 * (0.4*3 - 1) = 10 * 0.2 = 2

b)
- 100 trades
- 60% de sucesso
- ratio = 0.6667 (2/3)
- media de perdas = 10%

100 * 0.1 * (0.6*(0.6667 + 1) - 1) = 10 * (0.6*1.6667 - 1) = 10 * 0 = 0

c)
- 100 trades
- 75% de sucesso
- ratio = 0.25
- media de perdas = 10%

100 * 0.1 * (0.75*(0.25 + 1) - 1) = 10 * (0.75*1.25 - 1) = 10 * -0.0625 = -0.625



Para se ter uma variavel independente do tempo, basta dividir este indicador pelo tempo T onde se aplicou o sistema.


BN,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por O Alquimista » 11/12/2014 18:21

HJOR Escreveu:Como em todas as atividades existe de tudo, os bons, os medianos e os maus.

Nesta atividade existe quem seja:
- Bom analista e bom trader;
- Mau analista e bom trader;
- Bom analista e mau trader;
- Mau analista e mau trader.


Para mim só há duas espécies: os que apresentam resultados e os que não apresentam resultados (de modo consistente). E dentro destes há os que apresentam resultados abaixo da média, igual à média, acima da média ou que pulverizam a média. Eu posso fazer uma dissertação sobre como capar porcos e, chegada a hora de o fazer, invento mil e uma desculpas para negar a obra ou para as coisas terem corrido mal. Toda (vá lá, quase toda) a gente lê os mesmos livros, consulta os mesmos blogs, lê as mesmas revistas, etc., e as cifras negras são o que são. Não quero que me ensinem o que vem nos livros, quero que me ensinem o que não vem. O resto é conversa e mera desculpa para se continuar a dar uns panázios na carteira. Não é por acaso que, como diz o provérbio espanhol, falar de touros não é a mesma coisa que entrar na arena. Ou, se se quiser, treinadores de bancada há muitos.

Self education will make you a fortune - Tim Morge
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por HJOR » 11/12/2014 17:47

Como em todas as atividades existe de tudo, os bons, os medianos e os maus.

Nesta atividade existe quem seja:
- Bom analista e bom trader;
- Mau analista e bom trader;
- Bom analista e mau trader;
- Mau analista e mau trader.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1730
Registado: 29/11/2007 3:48
Localização: Torres Novas

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por EuroSexy » 11/12/2014 17:29

O mercado é mesmo uma força da natureza!!! E não há Homem que o consiga domar.

Estou grato por aprender a não ser teimoso e orgulhoso, apenas faço o que tenho a fazer sem hesitação.

Não vale a pena compreender o mercado, apenas compreender a forma como estamos a actuar.

O montante, o preço de compra e venda, e o tempo em que se está no trade são variáveis que mexem com os resultados finais.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por ricardmag » 11/12/2014 15:27

Ora nem mais, sabias palavras.
Obrigado pelas tuas publicações.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Ulisses Pereira » 11/12/2014 15:25

Excelente post, Cem!

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 11/12/2014 15:17

Por ser um veterano dos fóruns e grande parte do pessoal ter algum respeito por mim, perguntam-me algumas vezes por que razão não me dedico por vezes a fazer análises a ações ou a outros títulos transacionados nos mercados.

A resposta é muito simples: não sou Analista, sou apenas um Trader!

A diferença para muitos não deve fazer grande diferença. A razão parece simples, em geral um bom Analista deverá ser um bom Trader porque terá uma grande percentagem de acerto nas suas previsões.

Errado!

Eu falo por mim por conhecimento de causa para o justificar. Se me pedissem para fazer uma previsão qualquer não tenho dúvidas que iria a correr abrir o programa dum determinado sistema de trading para saber se o papel XPTO deveria estar comprado ou vendido!

Então, se é assim, parece ainda mais fácil! É só debitar o que diz o programa e está feito, não?

Pois, só que há 2 detalhes muito importantes que deitam por terra essa “façanha” e que me impedem de ser um Analista de jeito!

Em primeiro lugar a taxa de acerto ou de sucesso do programa que uso, por ser do tipo seguidor de tendências em geral só acerta 1 em cada 3 previsões ou, na melhor das hipóteses, 1 em cada 2!

Ora, para isso até uma moeda ao ar faria melhor, serei sempre um inútil descapacitado nessa matéria…

Em segundo lugar o programa é incapaz de me dizer, quando entro num determinado negócio, em que altura se deve sair, há que esperar que o próprio mercado diga por ele mesmo, através dos “setups” dos indicadores do sistema, qual a altura mais conveniente para arrumar os trapos e partir para outra.

Portanto, assunto arrumado, jamais poderia ser um bom Analista.

Teria mais erros que acertos sobre os “cavalos” que poderiam ganhar e jamais saberia dizer, ao entrar numa trade, ao fim de quanto tempo me deveria desfazer do papel, já para não falar em targets e cotações que podem ser alcançadas, para isso, por favor, consultem um astrólogo!

Ou seja, eu seria sempre um fiasco na atividade de Analista de mercados!

No entanto, por outro lado, consigo quase sempre “safar-me” quando se trata de ganhar dinheiro na atividade do trading, por isso me considero um Trader razoável uma vez que grande parte das pessoas, que entra e se dedica aos mercados, dificilmente consegue ganhar dinheiro de forma sistemática nesta atividade.

Como? Muito simples, nos negócios onde consigo acertar, os quais, repito, representam menos de metade da totalidade em que entro, se vão subir ou descer costumo ficar nessas posições por muitas semanas ou muitos meses. Isto origina a acumulação de pequenos lucros sucessivos que se contrapõem às perdas dos negócios que não consigo acertar. Neste último caso, quando o programa deteta que está de facto do lado errado, procura encerrar a trade de forma rápida para cortar as perdas e evitar que estas gerem uma degradação contínua dos resultados no global da carteira.

Ou seja, saio quando o programa deteta que existe uma grande probabilidade dos prejuízos se começarem a acumular fazendo com que a média dos ganhos nas trades vencedoras seja claramente superior à média das perdas nos negócios onde se perde dinheiro.

Um dos segredos para se ter sucesso no trading está portanto no seguimento contínuo deste importante detalhe!

Outro dos segredos está na “passividade” do programa, jamais este tenta desvendar o futuro, apenas vai assinalando em que alturas se está a gerar um padrão sequencial de cotações que possa ser adverso à posição assumida. Aí simplesmente dá um sinal para sair, é tão simples quanto isto!

Em resumo, serei um Trader e nunca um Analista!

Neste caso um Trader “sui generis”, não pelas minhas capacidades de saber negociar os mercados por mim mesmo, porque provavelmente não seria capaz de o fazer sem estas ferramentas informáticas dos sistemas de trading programáveis adequados, mas simplesmente porque apreendi por experiência própria que para se ganhar dinheiro nos mercados há que saber passar para esses programas a metodologia mais assertiva para seguir de forma muito mecânica e disciplinada as 3 ou 4 regras básicas sobre como pelo menos devemos evitar perder dinheiro, como sejam: seguir e deixarmo-nos ir com a tendência até o mais longe que pudermos, cortar as perdas o mais rápido possível, saber ler a “big picture” em escalas temporais sequenciais e, já numa fase mais avançada do trading, ter a consciência de saber alavancar e gerir da forma mais competente e segura os ativos com que lidamos.

A parte da disciplina é realmente importante, se temos um método e regras para seguir, mesmo que vão contra a nossa consciência, não podemos hesitar em segui-las!

Só para exemplificar, na presente carteira as 2 trades mais lucrativas deste ano de 2014 foram disparadas com sinais que iam contra aquilo que eu estava a sentir:

- Ao ficar curto no BES eu pensava que era uma estupidez, as ações estavam tão baratas que a solução evidente parecia ser a de “comprar”! Ainda bem que não o fiz.

- Ao dar um sinal de venda no Petróleo ainda acima dos 100 Usd/barril saí das posições longas que detive no 1º semestre deste ano, aí tudo bem, mas quando alguns meses mais tarde o sistema de trading dispara também no gráfico semanal uma ordem de venda na casa dos 85 Usd/barril, nessa altura tudo me pareceu um disparate pegado ao aparecer o sinal para entrar curto no “Crude Oil”; agora que estava tão barato era a melhor altura de ficar curto?! Pois, mas o segredo está mesmo aí, não pensar nessa “estupidez” e atuar em conformidade e sem hesitar. Resultado, o negócio curto que ainda se desenrola no Petróleo é já, nesta altura, o 2º melhor resultado da carteira no conjunto dos 98 negócios deste ano de 2014 já executados (91) e em curso ainda por fechar (7).

Essencialmente estou em crer que a parte mais difícil do trading está relacionada com o corte das perdas, a teimosia e o orgulho de muitos que ficam a perder dá-lhes para pensar: “Ok, agora estou a perder, mas só vendo quando a cotação voltar de novo acima do preço a que comprei”! E vários anos mais tarde, será que avaliaram bem as consequências a que os levou tal decisão desastrosa?

Nada mais errado que manter uma postura de arrogância e teimosia tentando ser mais espertos que o mercado. Não vale a pena, isto não é nenhuma luta para provarmos a nós mesmos que somos melhores que o resto do mercado! Estás a perder? Paciência, vende, desfaz-te disso e parte para outra!

Nos mercados há mais marés que marinheiros, sobe para o teu barco à vela e deixa-te seguir no desconhecido a sabor da maré e do vento, mesmo que não saibas o teu destino nem quando chegarás, sobretudo não lutes contra as forças da natureza! Aí esse marinheiro aprenderá a ser um verdadeiro Trader.

Se uma parte desses princípios básicos de um trading "correto" forem apreendidos por muitos dos que seguem este tópico já terá valido a pena o esforço de ter aberto este espaço, porque estou convicto que poderei ter ajudado muita gente nova nestas andanças a ter uma perceção mais firme sobre qual a melhor estratégia para sairmos vencedores neste mundo louco dos mercados, onde o dinheiro parece "voar" dum lado para o outro sem que aparentemente consigamos ter algum domínio para que uma parte significativa desses movimentos possa ficar do nosso lado!
Editado pela última vez por Cem pt em 11/12/2014 15:35, num total de 2 vezes.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 10/12/2014 22:41

Ontem foi disparado nos CTT uma ordem de venda da trade oscilatória de curto prazo, hoje materializada na abertura.

Pois no final da sessão de hoje acabou de ser sinalizado da mesma forma o fecho da trade de médio prazo, igualmente através de um sinal de venda que será transmitido amanhã na abertura ao preço limite do fecho de hoje.

Tal sinal, que pode ser observado no gráfico diário através do diamante vermelho de maior dimensão, em relação ao de ontem, sobre a barra da sessão de hoje, destina-se a encerrar a trade que foi aberta devido à compra assinalada em 28 de novembro.

Em resumo, à falta de melhores opções de investimento no mercado, o sistema vai aliviando o risco da carteira através de vendas sucessivas onde no final irá subsistir nos CTT apenas a quantidade comprada da componente tendencial.


----------


Nesta altura a carteira detém as seguintes posições nos seus títulos selecionados deste ano:

BCP - Curto.
BPI - Neutral.
Banif - Curto.
CTT - Longo.
TDSA - Neutral.
Soja - Neutral.
Crude Oil - Curto (a atual trade estrela da carteira, já é a 2ª maior valorização de 2014 a seguir ao trade curto no BES do longínquo mês de julho)
EuroDollar - Curto.

Vou-vos deixar também o gráfico diário do EURUSD, onde se pode notar que o sistema tem ultimamente vindo a disparar uns sinais de compra oscilatória que pura e simplesmente são ignorados pela carteira e por isso nem sequer tenho falado deles.

Porquê? Porque só são executadas em primeiro lugar as ordens em swing a favor da trend dominante que no caso do EuroDollar são as posições viradas para baixo. Isto é, as de venda ou de reforço de curtos que mais tarde poderão, ou não, ser fechadas.

O significado destas ordens de compra em swing poderá eventualmente ser traduzido pela previsão de surgimento de um próximo período dominante de geração dum range lateral do par EuroDollar, podendo portanto estarmos próximos dum mínimo importante no EURUSD no curto / médio prazo.
Anexos
CTT Emocional 20141210.png
CTT - Sistema "Emocional 2015": Agora é a vez do indicador de médio prazo dar ordem de encerramento do negócio em swing que ainda restava.
EURUSD Emocional 20141210.png
EURUSD - Sistema "Emocional 2015": Enquanto esperamos por ordens de compra nas ações, do estilo espera galego, a carteira vai acumulando pequenos ganhos sucessivos neste par através do lado curto do mercado, aos poucos e poucos até porque a volatilidade deste câmbio é do tipo "bocejante"!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 9/12/2014 20:51

Embora já esteja nesta altura do final do campeonato de 2014 a utilizar o futuro software dos sinais do “Emocional 2015”, as regras nas trades oscilatórias mantêm-se inalteradas ou, explicando melhor, com as regras de 2014.

Assim o sistema disparou hoje nos CTT um sinal de fecho da trade oscilatória relativa ao curto prazo (ver no primeiro gráfico o sinal de diamante vermelho pequeno sobre a cotação de hoje), sinal esse que obrigará ao fecho da posição que tinha sido aberta em 28 de novembro (compra assinalada com o sinal de diamante verde grande, correspondente quer ao curto quer ao médio prazo, debaixo da respetiva cotação do dia assinalada).

Desta forma amanhã deverá ser fechada a trade em swing referida através de um preço de venda limite igual ao fecho de hoje (7,798 €).

Nas regras testadas para o ano que vem, pelo facto de terem registado uma performance superior, o primeiro sinal de venda oscilatório será ignorado e só ao 2º sinal de venda a trade deverá ser executada / encerrada.


----------


No PSI-20 o sistema de trading corrigiu a alça do sinal de compra que tinha sido disparado no PSI-20 há cerca de 2 semanas atrás, pelo que voltou de novo a registar no final da sessão de hoje um sinal de venda (ver 2º gráfico), repondo assim as condições da confirmação do “bear market” uma vez que na escala semanal o programa se mantém teimosamente vendido, nunca mais tendo assim voltado a estar “bull” desde junho para cá. Para termos de novo o regresso dum bull market teríamos de ter sinais tendenciais ascendentes em simultâneo nas escalas diária e semanal.
Anexos
CTT Emocionalç 20141209.png
CTT - Sistema "Emocional 2015": Para amanhã há sinal de fecho de parte das posições em swing compradas em finais de novembro
PSI Emocional 20141209.png
PSI 20 - Sistema "Emocional 2015": Tal como Madalena arrependida, o sistema volta de novo a dar sinal de venda tendencial na escala diária...
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 6/12/2014 3:36

Caros amigos:

Obrigado pelas mensagens de apoio, esperemos que em 2015 a performance do portefólio seja pelo menos similar à ocorrida no presente ano.

Atendendo contudo ao detalhe importante de que a carteira de 2015 já irá incorporar a alavancagem calculada pelas regras de money management deste sistema de trading, a expetativa de que possa vir a obter um retorno mais acentuado não vai deixar de pesar nessa nova responsabilidade.

Para já a rentabilidade líquida anualizada da carteira de 2014 acaba de ser batida, no fecho de mais uma semana, através dum novo record na casa dos 17,80% mas ainda faltam 3 semanas de negociação para tentar ultrapassar a barreira dos 20%, essa já seria uma marca que me deixaria razoavelmente satisfeito, vamos esperar!

Boa sorte também para vocês!


----------


Há já um tempo significativo que deixei de falar na Soja, uma vez que a sua tendência diária se encontra ascendente e de sinal contrário à semanal, daí se concluindo que nesta “commodity” me vou mantendo de fora até que surja uma definição mais concreta para onde o cereal se vai virar em termos de tendência dominante.

Por enquanto pode-se notar na escala diária uma grande indefinição quanto ao preço, os valores andam muito lateralizados e a volatilidade vai baixando cada vez mais, fazendo com que se mantenha alguma expetativa quanto ao direcionamento futuro da Soja. Há que saber esperar pelo seu futuro direcionamento, até lá há que ter paciência e ir mantendo algum distanciamento!
Anexos
Soja Emocional 20141205.png
Soja - Sistema "Emocional 2015": Indefinição antes da decisão sobre como entrar neste cereal.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por EuroSexy » 4/12/2014 17:01

Mestre Cem, desde já felicito-o por incluir a JM na carteira, e não compreendo como é que não o fez há mais tempo.
Esperemos que a JM possa ser uma empresa que tenha boas tendências ao longo de 2015, evitando alta volatidade de comportamento caótico.

Parabéns pelos resultados anuais.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por president » 4/12/2014 16:51

Cem, em 2015 cá estaremos para acompanhar os teus ensinamentos e também o teu sistema (;

Obrigado.

Abraço
You're never too old to learn something stupid (;
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 31/7/2007 11:46
Localização: Braga, Cracóvia, Bucareste, Planeta Terra

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 2/12/2014 20:55

Não, não se registou qualquer alteração na carteira “Emocional 2014”.


----------


O comentário centrado nesta mensagem tem a ver unicamente com a nova ação portuguesa que se vai estrear em janeiro de 2015 no conjunto de títulos que vão compor a carteira no ano que vem.

Refiro-me, claro está, à Jerónimo Martins!

A escolha desta ação não é inocente, na realidade a Jerónimo Martins é o papel do PSI-20 que melhores resultados apresentou nos testes dos sistemas de trading dos “Emocionais” nas versões de 2014 e 2015.

Obviamente que os resultados dos testes não garantem a manutenção de resultados futuros com a mesma eficiência e grau de acerto.

No entanto a experiência que vou tendo ao longo dos anos, a usar este tipo de sistemas de negociação, mostra-me que em geral os títulos de melhores resultados obtidos nos testes do passado são quase sempre os que melhor se comportam ao nível de fiabilidade e confiança, nos seus sinais de compra e venda próximos das bases e topos, nos lugares de pódio dos retornos que se obtêm no trading real.

Daí a minha grande confiança e expetativa que a Jerónimo Martins se vai comportar em 2015 como um dos papéis de resultados mais fiáveis da futura carteira.

O registo da sessão de hoje mostra o disparo de um sinal de compra do sistema de trading no seu gráfico diário.

Quer isto dizer que amanhã na abertura deveria ser uma boa altura para comprar a JMT? Claro que não, seria apenas uma boa ocasião para fechar eventuais posições curtas, uma vez que à data presente a tendência diária passou a ascendente e a semanal mantém-se virada para baixo.

Os gráficos que abaixo apresento dizem respeito precisamente à JMT, no primeiro caso na time-frame semanal e a seguir na diária.

Como podem comprovar os sinais são bastante fiáveis, no gráfico semanal o último sinal de compra terá sido disparado em abril de 2009 próximo dos 4,50 € e o sinal de venda que se lhe seguiu, que por acaso ainda subsiste, terá ocorrido em outubro de 2013, já lá vai mais de um ano de validade, na zona dos 14 €.

Já no que respeita ao gráfico diário, que requer mais atenção à data presente visto mostrar o atual sentimento predominante do mercado, a JMT terá disparado o seu último sinal de venda tendencial em junho do corrente ano próximo dos 12,50 € e só hoje voltou de novo a dar um sinal que as quedas poderão ter terminado na zona dos 8,50 €.

A volatilidade apesar de tudo continua a baixar, o que é sintoma da continuação de algum “empastelamento” deste papel num futuro próximo e não de que o papel vá “voar” a partir de agora.

Estas considerações obviamente são retiradas de considerações técnicas do que é comum concluir da leitura dos indicadores do sistema “Emocional 2015”.

Enfim, para já tudo calmo com a JMT, só que isto promete um ano jeitoso a partir de janeiro com a performance deste papel, independentemente do mercado estar virado para cima ou para baixo, a ver vamos!
Anexos
JMT Week Emocional 20141202.png
JMT Semanal - Sistema "Emocional 2015": Para já vai-se mantendo algum pessimismo latente.
JMT Emocional 20141202.png
JMT - Sistema "Emocional 2015": Sinal de compra hoje disparado pode vir a originar algum otimismo quanto ao fim das quedas deste papel num futuro próximo.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 29/11/2014 4:19

Faltando apenas um mês para terminar o acompanhamento desta carteira ao longo de 2014, obrigatoriamente estou já a planear o que vai ser a carteira em 2015 que vai ser desenhada de acordo com os parâmetros críticos que em seguida vou passar a indicar nos próximos parágrafos, algo que não ocorria com a deste ano visto que não havia experiência sobre a sua performance em anos anteriores e em mercados reais.


A) Sistema de trading:


Para 2015 o sistema de trading que vai ser utilizado resulta da otimização do sistema que foi usado em 2014, trata-se obviamente do novo “Emocional 2015” que se diferencia da versão de 2014 em alguns detalhes importantes:

- O disparo dos novos sinais tendenciais, seja na compra ou na venda, está antecipado em média cerca de 1 a 2 sessões, o que é positivo visto que assim em cada trade poderemos ganhar em princípio uma média dum valor suplementar entre 2% a 4% em cada negócio nesta componente.

- A componente oscilatória foi revista de alto a baixo para permitir em simultâneo a obtenção de:

1) Um maior risco a assumir nas trades em swing, através de maiores percentagens de assunção de capital nesta componente.
2) Associar uma componente de curto e outra de médio prazo, ficando assim com 2 osciladores a disparar ordens em vez de apenas um único oscilador de curto prazo que existia na versão de 2014.
3) Permite em teoria o fecho de uma percentagem muito superior de trades por via dos respetivos preços de fecho oscilatórios, ao contrário da versão de 2014 que encerrava a maioria dos negócios apenas na altura dos fechos tendenciais.

Contudo a maior novidade da carteira de 2015 vai residir na sua alavancagem, por via do conhecimento da sua performance que foi sendo avaliada continuamente ao longo do ano de 2014, quer nos seus riscos de drawdown quer na sua eficiência de captação de lucros estimada pelo valor obtido no parâmetro do “Optimal f” de Kelly, um percentual que nesta altura se encontra bastante estável e a marcar o valor de 24,7%.

Estes dois fatores combinados, tendo em conta a segurança da sua avaliação de risco conjunta, estão a dar origem a um fator de alavancagem médio por título que rondará nesta altura valores entre os 1.37 aos 2.22, pelo que, por aproximação grosseira aproximada à unidade, podemos admitir que a alavancagem média a imprimir por cada papel se poderá aproximar do fator “2”.

Nesta eventualidade a carteira irá então incorporar ações com alavancagem média inferior a 2 e futuros, em menor quantidade, com um fator variável dependente do inverso da sua volatilidade histórica que já está incorporada na margem da corretora dos futuros.

Assim, a grande novidade da carteira em 2015 vai residir na sua alavancagem proporcionada pelo conhecimento da eficiência dos seus indicadores, pelo que em termos de “Money Management” os novos títulos que vão compor a carteira e a sua alavancagem média permitida foram traduzidas em alavancagens variáveis, embora relacionadas na sua média global com o que foi evidenciado em 2014:


B) “Money Management”: Títulos em 2015 e sua alavancagem estimada


A carteira vai ser composta por uma parte significativa por ações e outra, um pouco mais pequena, por futuros.

Assim:


B1) Ações que vão compor a carteira em 2015 (Nota: Todas elas poderão assumir, no decorrer do ano, posições longas, neutras e curtas), com um capital de partida sempre igual para cada uma, por isso tal capital referente a cada ação é representativo pelos 100% da referida componente comprada ou vendida no capítulo tendencial sempre que um sinal de mudança de tendência aparecer e o mesmo for coincidente nas escalas diárias e semanais:

- BCP: capital tendencial 100% + capital oscilatório com percentagem variável relativamente ao capital tendencial.
- BPI: capital tendencial 100% + capital oscilatório com percentagem variável relativamente ao capital tendencial.
- Banif: capital tendencial 100% + capital oscilatório com percentagem variável relativamente ao capital tendencial.
- CTT: capital tendencial 100% + capital oscilatório com percentagem variável relativamente ao capital tendencial.
- Jerónimo Martins: capital tendencial 100% + capital oscilatório com percentagem variável relativamente ao capital tendencial.
- Banco Santander (Bolsa de Madrid): capital tendencial 100% + capital oscilatório com percentagem variável relativamente ao capital tendencial.

Por aqui se poderá constatar que em relação à carteira de 2014 o capital dedicado à componente tendencial sobe de 66,7% para 100% e o capital oscilatório não tem limite à partida, pode variar de 0% até valores que só o programa saberá, ao contrário dos 33,3% de limitação que existia em 2014.

Quanto às ações da nova carteira, verifica-se que o BES saiu e vai dar lugar ao Banco Santander de Madrid, uma instituição bastante sólida integrada numa Bolsa a atravessar um “boom” com um grande potencial e que servirá de balizagem ou guia para o posicionamento nos restantes títulos da carteira.

Por outro lado decidi retirar a TDSA e substituí-la pela JMT, a falta de liquidez da primeira provocava sempre alguma volatilidade de maior amplitude sempre que era obrigado a comprar ou a vender devido à falta de liquidez gritante do título e em certa medida às quantidades de trading que tinha de movimentar, pelo menos no que dizia respeito à sua componente tendencial.


B2) Futuros:


Em primeiro lugar vou referir que para esta componente da carteira foram escolhidos 4 futuros diferentes e todos escolhidos em função da sua pouca correlação entre todos os 4 futuros selecionados:

- EURUSD ou Futuros Micro EuroDollar.
- Petróleo ou Mini Crude Oil “West Texas Intermediate”.
- Soja ou Mini Soybeans.
- FESX ou índice de Futuros Euro Stoxx 50.

Para esta 2ª componente da carteira nos futuros a corretora admite as seguintes alavancagens máximas, em função do inverso da sua volatilidade histórica e da relação entre o valor de cada contrato e da sua conta margem máxima admitida:

EURUSD: Alavancagem máxima = (1,245 x 12.500 €/contrato) / (240 €/contrato) = 64,84.
Petróleo: Alavancagem máxima = (66 €/barril x 500 barris/contrato) / (2224 €/contrato) = 14,84.
Soja: Alavancagem máxima = (10,50 € x 1.000 €/contrato) / (600 €/contrato) = 17,50.
FESX: Alavancagem máxima = (3240 pontos x 10 €/ponto contrato) / (2704 €/contrato) = 11,98.

As alavancagens máximas consideradas, através da aplicação do percentual de Kelly, permitirão otimizar com o sistema de trading “Emocional 2015” as rentabilidades desta sub- carteira de futuros em função do seu capital de partida.

Tendo em conta que o capital total dedicado a esta carteira de futuros é sensivelmente o dobro do capital dedicado a uma única ação, uma vez que temos 4 futuros o capital inicial independente sem alavancagem dedicado a cada futuro deveria ser em princípio cerca de metade do considerado para cada ação da carteira (=2/4=0.5).

Por outro lado, tendo em conta uma correlação quase nula entre todos os 4 futuros da carteira, tal facto significa que podemos arriscar um pouco mais em cada um dos futuros, no capital inicial real a alocar, para além do tal capital inicial calculado como sendo o capital total da carteira de futuros a dividir pelo nº total de futuros.

Poder-se-ia chegar neste caso limite, se tal correlação fosse realmente zero (que não é, atenção, mas anda lá próximo) à alocação dum capital inicial incrementado até cerca de RAIZQ(2) para cada futuro, situação que não vou aqui obviamente demonstrar, limito-me a indicar o seu valor limite otimizado.

Isto significa que se um negócio num determinado futuro estiver a correr mal contra a nossa posição a probabilidade de tal ocorrer simultaneamente nos outros futuros é muito pequena devido à correlação nula dos seus movimentos relativos.

Assim, no limite teórico considerado poderíamos usar um capital inicial para cada futuro de:

Capital inicial por futuro = Capital carteira futuros / 4 x RAIZQ(2) = 2 x Capital ação / 4 x RAIZQ(2) = Capital ação / 2 x RAIZQ(2)

Por razões de segurança e tendo em conta que a correlação entre todos os futuros é de cerca de |0,08|, apesar de ser um valor próximo de zero, irei apenas usar um fator incrementador a meio caminho entre a unidade e a raiz quadrada de 2:

Capital inicial por futuro = Capital ação / 2 x (1 + RAIZQ(2)) / 2

A este fator comum temos agora de associar para cada futuro em particular a média da alavancagem máxima permitida multiplicada pela percentagem de Kelly do sistema de trading que consegue otimizar em cada produto derivado a maior rentabilidade possível a longo prazo e a alavancagem máxima permitida pelo drawdown máximo admitido por um período de negociação a 20 anos, aproximando a percentagem final a um múltiplo de 10:

Capital inicial alavancado EURUSD = Capital ação / 2 x (1 + RAIZQ(2)) / 2 x 64,84 x 0,24 =
= 50% x 1,207 x 64,84 x (0,247+0,247x1,37/2,22)/2 = 780% Capital de cada ação

Capital inicial alavancado Petróleo = Capital ação / 2 x (1 + RAIZQ(2)) / 2 x 14,84 x 0,23 =
= 50% x 1,207 x 14,84 x (0,247+0,247x1,37/2,22)/2 = 180% Capital de cada ação

Capital inicial alavancado Soja = Capital ação / 2 x (1 + RAIZQ(2)) / 2 x 17,50 x 0,23 =
= 50% x 1,207 x 17,50 x (0,247+0,247x1,37/2,22)/2 = 210% Capital de cada ação

Capital inicial alavancado FESX = Capital ação / 2 x (1 + RAIZQ(2)) / 2 x 11,98 x 0,23 =
= 50% x 1,207 x 11,98 x (0,247+0,247x1,37/2,22)/2 = 130% Capital de cada ação


Fica assim apresentada em primeira mão a antevisão da carteira que irá arrancar no final do último dia de sessões deste ano de 2014 com as respetivas cotações de partida para 2015.

Tendo em conta que em média a alavancagem dos títulos da futura carteira de 2015 será cerca de 2 vezes o valor dos respetivos subjacentes, espera-se que o retorno no final do ano seja também um valor de cerca do dobro do conseguido nesta carteira ao longo de 2014, ou seja, será, de esperar uma rentabilidade em 2015 que possa previsivelmente estar compreendida entre os 30% aos 40%, a ver vamos!

Da mesma forma e em sentido contrário, porque nisto do trading infelizmente para se conseguirem bons retornos muitas vezes temos de lidar com rosas bem espinhosas, o risco do novo portefólio deverá crescer também na mesma amplitude e proporção da alavancagem, isto é, terão de se esperar drawdowns mais violentos que poderão em 2015 atingir no seu máximo um intervalo estimado entre os 15% e os 20%.


----------


A nova carteira cá estará então à espera dum novo ano que à partida nos trará boas e más surpresas e cujo posicionamento nas ações e futuros mais uma vez terá de ser avaliado caso a caso e dia a dia, através dos balanços de equilíbrio emocionais onde maioritariamente esperamos ir buscar os lucros que o sistema de trading e o money management otimizado poderão proporcionar ao conjunto da carteira.

O conjunto dos 10 novos títulos, 6 ações e 4 futuros, continuará a contar com uma prevalência de Bancos e das ações do PSI-20, o índice que continuará a ser usado como “benchmark” a bater no cálculo da eficiência da gestão ativa medida pelo “Alpha” da carteira aqui referida.

Para concluir deixo-vos ficar para efeitos de introdução o gráfico diário com os sinais do sistema de trading relativos aos futuros do índice Euro Stoxx 50.
Anexos
FESX Emocional 20141128.png
Euro Stoxx 50 - Sistema "Emocional 2015": Um contraste evidente de otimismo com o panorama existente no PSI-20, que se encontra próximo dos mínimos do ano.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 27/11/2014 19:56

A sessão de hoje fica marcada por um sinal de compra em swing disparado nos CTT, seja através do oscilador de curto como o de médio prazo, ou seja, com uma quantidade significativa de 20% e 30% a acumular em relação ao montante do capital oscilatório dedicado a este título.

O preço será dado amanhã na abertura ao limite do fecho de hoje. A serem executados, estes serão os negócios nºs 97 e 98 efetuados este ano nesta carteira.

Por enquanto nesta carteira os CTT são o único papel a deter posições longas.

Os curtos, por outro lado, continuam a ser o BCP, Banif, EuroDollar e Petróleo sem que para já em qualquer um deles se anteveja alguma reversão a curto prazo.
Anexos
CTT Emocional 20141127.png
CTT - Sistema "Emocional 2015": Swing de uma "upleg" de curto prazo a iniciar-se?!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 26/11/2014 20:13

Para a sessão de amanhã o programa acaba de assinalar a possibilidade da abertura da 96ª trade deste ano de 2014.

Trata-se de um reforço de venda no BCP, para acumulação de posições curtas, ao preço de abertura igual ao fecho de hoje aos 0.0846, disparado via um sinal gerado através do oscilador ligado ao indicador emocional de curto prazo.

O rating emocional de longo prazo, indicador da linha branca no gráfico dos indicadores, encontra-se nesta altura neutro no BCP, ao contrário do curto prazo, representado pela linha azul, que está naturalmente a atravessar um nível muito otimista, logo uma excelente oportunidade para “shortar” visto que as tendências dominantes diária e semanal vão continuando para já descendentes.

A volatilidade do título atravessa uma fase de alguma indecisão mas o certo é que o respetivo indicador nas últimas 2 sessões aponta para uma perda de gás nesta importante matéria, sinal que a força compradora do curto prazo das últimas sessões terá esgotado o seu combustível.
Anexos
BCP Emocional 20141126.png
BCP - Sistema "Emocional 2015": O programa assinala que devemos estar num topo de curto prazo
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 22/11/2014 6:50

Finalmente, com o aproximar das festividades do Natal, o mercado começa a mostrar uma faceta mais agradável, talvez mais tolerante perante os que se colocam na pele dos compradores.

Assim o sistema de trading no PSI-20 acabou à presente data de dar por terminada a fase corretiva das descidas neste “bear market” que já dura desde pelo menos junho para cá.

Isto não quer dizer que tenha começado um “bull market”, para isso necessitaríamos que a tendência na escala semanal do índice passasse também a ascendente.

Para já o máximo que se poderá afirmar é que nos encontramos eventualmente numa fase de indecisão no nosso índice PSI-20.

Enfim, parece estar o Papai Noel a chegar com as prendinhas!
Anexos
PSI Emocional 20141121.png
PSI 20 - Sistema "Emocional 2015": Terá chegado ao fim o "bear market" deste ano de 2014?
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 18/11/2014 22:20

- Amigo GoMaduro:

Por favor, mais uma vez chama-me só Cem senão fico para aqui sem jeito!

Pois por enquanto a PTC parece andar para ali a atrapalhar o trânsito, nem para cima nem para baixo.

Embora este não seja o sítio adequado para falar desta ação, reconheço que se ela vier acima dos 1,50 será um sinal de força significativo e aí teria de fechar curtos. Até lá deixo andar!

Quanto ao ADX o PSI poderá vir a ser uma surpresa a curto prazo, se continuar nesta senda de subidas se calhar lá para o fim da semana ou início da próxima até poderá vir a dar um sinal de compra do tipo tendencial na escala diária, seria surpreendente mas ao mesmo tempo um bom sinal para as boas subidas no tradicional período de bonança que se adivinha entre 16 de dezembro a 31 de janeiro próximos.

- Amigo EuroGreen:

O meu último parágrafo anterior creio que responde em parte à tua previsão, um ponto de vista pessoal que obviamente só a mim me responsabiliza.


----------


Na sessão de hoje o Banif dispara um sinal de compra correspondente ao fecho das posições curtas que tinham sido anteriormente abertas, seja no caso do indicador de curto como no de médio prazo.

O valor de compra será dado ao preço limite do fecho de hoje a 0,0069 e será válido somente para a sessão de amanhã, contra a força dos refluxos de curto prazo mais vale partir para outras trades futuras mais vantajosas.

Contudo a tendência diária e semanal neste papel mantém-se inalterável, ou seja, descendente. Essa posição tendencial curta no Banif não sofre assim qualquer alteração no âmbito da carteira.
Anexos
Banif Emocional 20141118.png
Banif - Sistema "Emocional 2015": Compra em swing nas 2 time-frames do programa, há que fechar os curtos oscilatórios
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por EuroSexy » 17/11/2014 22:17

Toda gente está a pensar em minimos absolutos e o PSI20 pode bem preparar-se para corrigir a tendência bear ir ao encontro da MM200 ou a metade desta onda desde o Verão.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por goten » 17/11/2014 21:26

Mágico CEM, como vai a PTC?
O teu comentário sobre a volatidade do psi20, nao aplica também à PTC? Admito que o ADX esteja a decrescer nesta fase de aparente consolidaçao.

Acabei por nao ficar short porque o critério que ando a testar nao se verificou. No entanto, parece que o GBulling / Saxo Bank nao tem o short da PTC activo. Podes, pf, sugerir um ou outro broker que conheças e que eventualmente possam ter activo.

Obrigado.
 
Mensagens: 79
Registado: 5/8/2013 13:37

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 17/11/2014 20:20

Num dia em que lá por fora o sinaleiro dos mercados (S&P-500) até nem estava nada famoso, o PSI-20 resolve brindar-nos com um dia verde e onde até o sistema “Emocional” disparou um sinal de compra oscilatório através do seu indicador de rating de médio prazo.

Por si só este detalhe não tem nada de especial a não ser assinalar um provável período que se vai seguir com alguns dias de bonança até o índice voltar de novo ao seu trajeto tendencial habitual.

É certo que nos aproximamos a passos largos do eventual “Christmas rally” mas até lá ainda iremos ter pela frente quase 30 sessões onde nem tudo serão rosas.

Aguardemos, deixando aqui em baixo o gráfico diário do PSI-20 onde se pode detetar o sinal de compra referido que permitiria aliviar, com uma eventual mais-valia, alguma da exposição que possa deter em “shorts” a quem detém posições curtas indiretas sobre o PSI.

Quanto aos indicadores emocionais pode-se dizer que se encontram todos em zona indefinida sem ser otimista nem pessimista, qualquer que seja o seu prazo. A volatilidade continua a baixar, afastando assim deste modo maiores temores de próximas quedas significativas.
Anexos
PSI Emocional 20141117.png
PSI - Sistema "Emocional": Previsão de uma pequena recuperação nos próximos dias
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Sistema de Trading "Emocional 2014"

por Cem pt » 15/11/2014 20:53

Como há quase 2 meses que nunca mais falei da performance desta carteira, iniciada no princípio deste ano, aqui vai uma pequena atualização:

- Já se realizaram / estão em curso 95 negócios, o que pressupõe que no final do ano o total de trades deverá exceder ligeiramente a centena. Deste total cerca de 30% correspondem a negócios do tipo tendencial e os restantes 70% a trades oscilatórias.

- A taxa de sucesso dos negócios tendenciais supera em muito a performance alcançada nas trades em swing, pelo que se pode concluir que foi correto atribuir desde o início aos negócios tendenciais um capital mais significativo por cada negócio ocorrido.
Daqui também se conclui que o sistema de trading na sua versão “2015” necessita de mudanças bastante mais radicais em relação à versão que estava vigente na componente oscilatória.
De qualquer forma, uma vez que não se pode inventar muito mais na criação de indicadores “milagreiros” neste campo, pode-se concluir que a forma mais correta de fazer trading se deverá basear mais e mais no “position trading” do tipo tendencial do que no “swing trading” de curto prazo, uma conclusão que porventura só vem concluir que a melhor forma de se ganhar dinheiro nos mercados é simplesmente seguir a tendência dominante e não andar a tentar adivinhar máximos e mínimos de curto prazo.

- Em termos líquidos, já descontados os gastos em comissões, o rácio “Ganhos / Perdas” registado até agora indica que por cada 1€ perdido, nos negócios em que o sistema perdeu dinheiro, a carteira ganhou em contrapartida 2,58 € nos ganhadores, um coeficiente que está muito próximo dos 2,8 que tinham sido alcançados nos testes.

- O valor do “Alpha” da carteira, que mede a rentabilidade da mesma em relação ao índice maioritário dos papéis que a compõem (PSI-20), continua a subir para valores fora do normal, nesta altura essa “décalage” já ultrapassa os 37,9% pese embora o retorno líquido atual da carteira YTD atingir agora os +16,56%.
Este valor de um “Alpha” elevado comprova a validade da teoria que aqui já tinha sugerido, aparentemente não comprovada até agora por outros autores, a qual se pode resumir ao seguinte: quanto mais negativa for a rentabilidade do índice “benchmark” da carteira maior será o “Alpha” das carteiras geridas de forma ativa que claramente possuam um coeficiente otimizado de “% Kelly” positivo ou superior a zero, para já neste caso a carteira contém um factor “% Kelly” a rondar os +23,9%.
Por outro lado sou cada vez mais da opinião de que as carteiras de gestão ativa com “% Kelly” positivos, o caso do presente portefólio, quando tiverem de ser comparadas na sua performance com um índice “benchmark” positivo, deverão tender para valores de “Alpha” próximos do zero, um cenário que ocorreu até março deste ano quando o PSI-20 chegou a atingir um retorno próximo dos +16% YTD.
A partir da derrocada que a partir daí ocorreu no PSI-20 a carteira começou a deter um retorno comparativo cada vez melhor em relação ao PSI-20 devido ao facto de ter fechado a maioria das suas posições longas e de ter passado a deter várias posições curtas em vários dos seus papéis que se vieram a revelar apostas maioritariamente acertadas.

- Falando do risco assumido: o maior drawdown registado até agora mantém-se nos 7,79% ocorrido entre 4 de abril a 4 de julho na carteira, o seu período mais negativo que durou exatamente 3 meses até o programa se convencer que tinha de encerrar as suas posições compradas que estavam a degradar de forma gradual a performance da carteira.

- Já no que respeita ao risco a assumir, atendendo ao conhecimento do máximo drawdown obtido até agora, do drawdown máximo esperado para os próximos 20 anos e daquele que estarei disposto a assumir no seu limite (50%, o equivalente a perder metade do capital da carteira algures ao longo de 20 anos da sua eventual existência) e ainda tendo em conta a performance do “Optimal f” do sistema de trading, conclui-se que a partir de 2015 os títulos da carteira poderão em média ser alavancados em termos de “money management” por um coeficiente que deverá estar compreendido entre os 1,34 aos 2,15 conforme podem observar abaixo nos cálculos da eficiência e risco do gráfico de resumo da curva de capital da carteira.


----------


Quanto às posições atuais existentes em carteira, aqui recordo o seu resumo:

- BCP: curto.
- BPI: neutro.
- Banif: curto.
- CTT: longo.
- TDSA: neutro.
- Petróleo: curto.
- Soja: neutro.
- EuroDollar: curto.
Anexos
ROI Emocional 20141115.png
Curva de capital da carteira "Emocional" - Evolução em 2014 e coeficientes atuais de eficiência e risco.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 378 visitantes