Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BRASIL

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BRASIL

por FDPC » 11/2/2015 20:47

pcm1979 Escreveu:
tncm Escreveu:Pessoal não acham que o Ibovespa está a bater no fundo?? digo isto pela extrema volatilidade das ultimas semanas... vê-se que é há desespero em geral... é nesses momentos que é interessante entrar de mansinho...


No que diz respeito ao ITUB, os 11usd são um suporte fortíssimo... e está bem próximo. A BRFS está bastante esticada, a meu ver já falta pouco para bater no fundo.

Hoje foi dia de GOL contra :shock: (auto-golo)



Hummm toma rumo e abre o olho. Os fundos ainda não vieram está por vir. Vai ser uma caixa de Pandora. Deixa passar o carnaval e entrar e fechar o mês de março. Eu ainda aposto na chantagem posso estar enganado, sou humano, mas a chantagem da Camara e medianamente invadida também ali no Senado poderá salvar o Governo, eu aposto na ganancia e na falta de ética. Eu penso que é uma combinação exequível as cedências do 3º e 2º escalões administrativos para o PMDB pela manutenção do cenário, não sei, os mais extremistas estão a preparar-se e todas da pesada, tanto os da direita com uma saída já e imediata via STF e os da esquerdas com as massas na rua.
O mercado vai dar um trabulhão...e tudo caminha para esse cenário.
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: BRASIL

por pcm1979 » 11/2/2015 19:30

tncm Escreveu:Pessoal não acham que o Ibovespa está a bater no fundo?? digo isto pela extrema volatilidade das ultimas semanas... vê-se que é há desespero em geral... é nesses momentos que é interessante entrar de mansinho...


No que diz respeito ao ITUB, os 11usd são um suporte fortíssimo... e está bem próximo. A BRFS está bastante esticada, a meu ver já falta pouco para bater no fundo.

Hoje foi dia de GOL contra :shock: (auto-golo)
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: BRASIL

por tncm » 11/2/2015 18:37

Pessoal não acham que o Ibovespa está a bater no fundo?? digo isto pela extrema volatilidade das ultimas semanas... vê-se que é há desespero em geral... é nesses momentos que é interessante entrar de mansinho...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: BRASIL

por pcm1979 » 11/2/2015 18:17

FDPC Escreveu:Está impossível manter posição no Brasil dos ADRs.
Você viu o que aconteceu com a GGB.
A GOL igual, subiu 6% caiu 7%. Portanto eu faço como o Emerson Fittipaldi, "eu recomendo o dedo no gatilho".


Segui o teu conselho e despachei a GGb por 3,78... até agora não estou arrependido.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: BRASIL

por FDPC » 11/2/2015 17:30

pcm1979 Escreveu:
FDPC Escreveu:Fizeste excelente trade : entrada aos 12 , stop aos 12,93


Entrei novamente hoje. Por enquanto estou a perder, mas é previsível, dizem que o ITUB está perto da falência.


Bem só vais começar a pegar o jeito quando amanhã o ITUB recuperar dessa queda e em seguidinha vais dar com o STOP Gain.

Está impossível manter posição no Brasil dos ADRs.
Você viu o que aconteceu com a GGB.
A GOL igual, subiu 6% caiu 7%. Portanto eu faço como o Emerson Fittipaldi, "eu recomendo o dedo no gatilho".
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: BRASIL

por pcm1979 » 11/2/2015 14:56

FDPC Escreveu:Fizeste excelente trade : entrada aos 12 , stop aos 12,93


Entrei novamente hoje. Por enquanto estou a perder, mas é previsível, dizem que o ITUB está perto da falência.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: BRASIL

por pcm1979 » 9/2/2015 19:05

FDPC Escreveu: já iria dar uma volta ao Supermercado Gourmet Triplo AAA 8-)


Está se referindo ao Pão de Açúcar? :mrgreen: Esse está bem calminho, nem pra cima nem pra baixo. As elétricas também estão bem chatas. :-k
Olhando o gráfico semanal da Sabesp dá uma vontade enorme de entrar, mas no diário nem tanto... :-k
Tu já tá farto de me desaconselhar Sabesp, desde os 7usd... :mrgreen: e eu sempre doido pra pegar a danada... :lol:

Agrupamento de ações raramente dá bom resultado para a sardinhada, certo?
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: BRASIL

por FDPC » 9/2/2015 17:48

Mas isto aqui hoje está indo bem para o setor do petróleo, menos prá PBR.

NOG, GST , FPP, NADL, PWE, PKD, ICD, LINE , vamos montar mais uma Nova visualização nessa coleção, com quantos mais sinais houverem, maiores são as chances de um bom daytrade e bem conseguido. Será a reversão da tendência do Petroleo?
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: BRASIL

por FDPC » 9/2/2015 17:06

pcm1979 Escreveu:Ok, dane-se a Gol, dane-se a Petro... só não largo a minha GGB, inclusive o André falou que prefere perder os dentes da frente do que não entrar nela... :mrgreen:
Se cair, tenho que ter nervos de aço... de preferência da Gerdau.


Tá certo, se fizermos as contas com a cotação da GOL hoje o preço da GOL à partir de 06.02 mais uns dias deverá ser de 35 x 3.87 = 135,45.

Isso aproveita a GGB que já lá vai com +7% e também aproveita para lhe dar com o stop gain. Que gráfico horroroso esse.

GGB 1 minuto (sem volume)/5minutos (sem volume)

ggb minuto.jpg



Olha lá essa barriga de volatilidade nos 5 minutos

ggb volatilidadde.jpg


O RSI e CCI já estão super esticados é mais um pouquinho eu já dava com o stop gain e já iria dar uma volta ao Supermercado Gourmet Triplo AAA 8-)
ggb diario.jpg
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: BRASIL

por pcm1979 » 9/2/2015 14:33

Ok, dane-se a Gol, dane-se a Petro... só não largo a minha GGB, inclusive o André falou que prefere perder os dentes da frente do que não entrar nela... :mrgreen:
Se cair, tenho que ter nervos de aço... de preferência da Gerdau.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: BRASIL

por FDPC » 8/2/2015 21:07

GOL

ANAC concede abertura para o mercado de linhas internacionais para a GOL.
Mudança da estrutura acionaria SE aprovada pelos acionistas minoritários poderá potencializar a capitalização de 70 bi em emissões de ações preferencias. Devido a ANAC e abertura de linhas a GOL faz acordo com a COPA Airlines
A Copa Airlines (Compañía Panameña de Aviación, S.A.) é uma companhia aérea panamenha. Seu Hub principal é a Cidade do Panamá (IATA: PTY).
A Copa Airlines, subsidiária da COPA HOLDING S.A. (NYSE: CPA), é uma das principais companhias aéreas da América Latina. Operando a partir do estratégico hub das Américas na cidade do Panamá, opera mais de 110 vôos diários para 45 destinos em 24 países, entre América do Norte, América do Sul, América Central e Caribe. Além disso, através de acordos de código compartilhado com a Continental Airlines, opera vôos a 45 destinos em America.
O início de Cayman Airways voos para Cidade do Panamá, Panamá é antecipado para permitir que os turistas brasileiros a viajar para as Ilhas Cayman via Copa Airlines voos para Panamá.
http://www.mzweb.com.br/gol2009/web/con ... tipo=29390
É a primeira vez que estudo um pouco mais sobre CIA aerea, e aqui neste caso concretamente, uma CIA Aerea Brasileira http://www.mzweb.com.br/gol2009/web/con ... tipo=27733
O Fundo de participações VOLLUTO é o maioritário da GOL,
https://www.magnetis.com.br/fundos/fund ... es-volluto,
mas que grande salto deu esse FUNDO, surpreendente, BRASIL outra vez e com todo o cenário, pelos resultados é de se tirar o chapéu. http://pt.wikipedia.org/wiki/Constantin ... %C3%BAnior
SIMILE é uma delas na composição societária e vai avançar em conjunto com a GOL. Pena não há compras diretas no BOVESPA. http://ri.smiles.com.br/
Assembleias , deliberações e negociações, publicação de resultados e novas composições, é aguardar e um mercado enormemente de futuro hoje e presente, é preciso comprar mais aviões e montar balcões não sei se 70 bi de reais serão suficientes ao dolar 2.5 reais, são 28 bi USD. :mrgreen:
Esta aqui também tem uma serie de multas há pagar e é já...devido a incompetencias operacionais causando prejuizos ao utilizador, parece-me que faz parte, mas não deveria. É uma pipa de massa 350 mil em apenas uma multa. Várias é um caminhão de dinheiro.
Outra cotada há que manter debaixo do olha é a Copa Holdings CPA:NYSE, o gráfico diário é ilustrativo mas o gráfico mensal é potente, bonito de se ver.
O Nene Constantino é o pai do Junior da GOL. http://pt.wikipedia.org/wiki/Nen%C3%AA_Constantino, de algum lugar tem de vir a massa inicial não é mesmo? Tuti buena gente solo asasino y mafioso, Nene do gatilho ***** macho derruba senador...

Essa é a máquina que eu escolheria entre os 250/300 passageiros fibra de carbono non-stop
206 milhões/usd - http://pt.wikipedia.org/wiki/Boeing_787.

É giro esse mercado do transporte aéreo bastante tecnológico como quase tudo, ou tudo, fundamental no desenvolvimento global, altamente capitalizado e de alta liquidez e circulação monetária e cambial.
Aqui na Nova Estrutura de Capital e Governança Corporativa http://www.mzweb.com.br/gol2009/web/con ... tipo=54901 cita que haverá uma OPA de 30% ali no fato relevante.

http://www.investopedia.com/partner/zac ... ner=nasdaq

http://exame.abril.com.br/mercados/noti ... 70-bilhoes

http://www.pista73.com/

É mantermo-nos informados e aguardar os desdobramentos e entender melhor as consequências de se estar dentro nesta dos 35 x 1 e na falta de entendimento e em momento tão intenso é aguardar.

Bons negócios
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: BRASIL

por FDPC » 8/2/2015 19:04

Faltou aqui a continuidade da GOL, repetiu-se o post ; já iremos lá, e me parece que é uma grande fezada que o pcm1979 chama atenção.

Boa pcm1979!!!
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: BRASIL

por FDPC » 8/2/2015 19:00

FDPC Escreveu:
pcm1979 Escreveu:A gol ta ficando interessante para uma entrada ... concorda? la pros 3.50 usd

olha o goooollllllll.png


Eu não observo nenhum sinal, está claro é que ela vem fazendo fundos descendentes atrás de fundos descendentes e os sinais são todos é para venda, mas está tudo já bastante curto, mas e porém , há analise fundamental da empresa. Ao observar o gráfico eu não entro. A GOL possui enormes vantagens com acionistas operadores aéreos de grande dimensão : Delta AirLines, AirFrance- KLM, e a participação de Cias como essas com larga tradição e experiencia é uma mais valia prá GOL mantendo o know-how em elevado nível. A Governança da GOL me parece sólida e capaz. Bem, a cada vez agora que acesso uma ou outra empresa, parto sempre dum principio: - 1º. quais as trafulhices e atos inescrupulosos ou sacanagens que esses administradores andam a fazer por aqui impunemente nesse mercado "financeiro" com essa empresa nas mãos? :mrgreen: Deixando a paranoia e a trafulhice de lado...

A GOL lança uma operação que eles "o mercado " chama de ações super-preferenciais :twisted: . ON e PN, e a SUPER PN...porque a estrutura acionista limita a ação de capitalização e porventura poderá vir por ai um aumento de capital, além do 35 x 1 das ações para cobrir posição jurídica com o objetivo de uma capitalização, no comunicado da empresa já investiu 5 bi de reais nos últimos 5 anos. Há nova assembleia no dia 06.02, e por acaso isso até poderá se tornar uma fezada, há que estuda-la mais e rapidamente para estar em cima do lance, não significa que se deva fazer um mergulho de cabeça, principalmente numa de 35 x 1 é sinal que há mais espaço para grandes quedas... bem segura esse dedo.
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: BRASIL

por FDPC » 8/2/2015 18:58

FDPC Escreveu:
pcm1979 Escreveu:A gol ta ficando interessante para uma entrada ... concorda? la pros 3.50 usd

olha o goooollllllll.png


Eu não observo nenhum sinal, está claro é que ela vem fazendo fundos descendentes atrás de fundos descendentes e os sinais são todos é para venda, mas está tudo já bastante curto, mas e porém , há analise fundamental da empresa. Ao observar o gráfico eu não entro. A GOL possui enormes vantagens com acionistas operadores aéreos de grande dimensão : Delta AirLines, AirFrance- KLM, e a participação de Cias como essas com larga tradição e experiencia é uma mais valia prá GOL mantendo o know-how em elevado nível. A Governança da GOL me parece sólida e capaz. Bem, a cada vez agora que acesso uma ou outra empresa, parto sempre dum principio: - 1º. quais as trafulhices e atos inescrupulosos ou sacanagens que esses administradores andam a fazer por aqui impunemente nesse mercado "financeiro" com essa empresa nas mãos? :mrgreen: Deixando a paranoia e a trafulhice de lado...

A GOL lança uma operação que eles "o mercado " chama de ações super-preferenciais :twisted: . ON e PN, e a SUPER PN...porque a estrutura acionista limita a ação de capitalização e porventura poderá vir por ai um aumento de capital, além do 35 x 1 das ações para cobrir posição jurídica com o objetivo de uma capitalização,70 bi de reais. Há nova assembleia no dia 06.02, e por acaso isso até poderá se tornar uma fezada, há que estuda-la mais e rapidamente para estar em cima do lance, não significa que se deva fazer um mergulho de cabeça, principalmente numa de 35 x 1 é sinal que há mais espaço para grandes quedas... bem segura esse dedo.
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: BRASIL

por FDPC » 8/2/2015 18:41

pcm1979 Escreveu:A gol ta ficando interessante para uma entrada ... concorda? la pros 3.50 usd

olha o goooollllllll.png


Eu não observo nenhum sinal, está claro é que ela vem fazendo fundos descendentes atrás de fundos descendentes e os sinais são todos é para venda, mas está tudo já bastante curto, mas e porém , há analise fundamental da empresa. Ao observar o gráfico eu não entro. A GOL possui enormes vantagens com acionistas operadores aéreos de grande dimensão : Delta AirLines, AirFrance- KLM, e a participação de Cias como essas com larga tradição e experiencia é uma mais valia prá GOL mantendo o know-how em elevado nível. A Governança da GOL me parece sólida e capaz. Bem, a cada vez agora que acesso uma ou outra empresa, parto sempre dum principio: - 1º. quais as trafulhices e atos inescrupulosos ou sacanagens que esses administradores andam a fazer por aqui impunemente nesse mercado "financeiro" com essa empresa nas mãos? :mrgreen: Deixando a paranoia e a trafulhice de lado...

A GOL lança uma operação que eles "o mercado " chama de ações super-preferenciais :twisted: . ON e PN, e a SUPER PN...porque a estrutura acionista limita a ação de capitalização e porventura poderá vir por ai um aumento de capital, além do 35 x 1 das ações para cobrir posição jurídica com o objetivo de uma capitalização, no comunicado da empresa ascende a 5 bi de reais. Há nova assembleia no dia 06.02, e por acaso isso até poderá se tornar uma fezada, há que estuda-la mais e rapidamente para estar em cima do lance, não significa que se deva fazer um mergulho de cabeça, principalmente numa de 35 x 1 é sinal que há mais espaço para grandes quedas... bem segura esse dedo.
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: BRASIL

por pcm1979 » 8/2/2015 10:13

A gol ta ficando interessante para uma entrada ... concorda? la pros 3.50 usd

olha o goooollllllll.png
olha o goooollllllll.png (53.82 KiB) Visualizado 8754 vezes
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: BRASIL

por FDPC » 6/2/2015 18:56

pcm1979 Escreveu:
FDPC Escreveu:Aproveita vais ficar por ai sentado em reforços na tendência do contrário na esperança do boom?



Acha que o ITUB está em tendência de baixa depois destes resultados? :-s Então não sei que mais pode fazer ele subir.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/20 ... rica.shtml

EDIT: Acabei por vender ITUB a 12.93 . Estava a mostrar fraqueza. Entrei hoje no CBD a 32.83. Tem tendência de baixa, é inquestionável, mas achei que está tecnicamente num ponto interessante, além disso é uma ótima empresa:

32 minutos e 50 segundos :mrgreen:


Acha que o ITUB está em tendência de baixa depois destes resultados? :-s Então não sei que mais pode fazer ele subir.

O que se pode fazer que estancar essa sangria que vem pelo caminho a única esperança é aguardar o rebalanceamento do índice Bovespa que deverá acontecer agora em fevereiro/março e o mais desejado e saudável para o Indice Bovespa é diminuir a % de participação da PBR.
Resultados como esse do ITUB teriam caminho de ação, já mostraram que são mais do que capazes e "estão líquidos", há vontade para trabalhar. Mas as coisas duma maneira geral está em contenção, está contida e tímida, mantem a maquina funcionando para não emperrar.
O que se pode também fazer para aproveitar-se resultados como esse é acelerar o processo politico, a revisão de estatutos e financiamentos de partidos e a única maneira que o PT vai usar de sua força é indo novamente de encontro as bases e focando a movimentação social numa clara contestação de si próprio. Dizem que a utopia morreu, eu acho que não é preciso coragem e perseverança num projeto politico, caso contrário, o que está sendo permitido e assumido por todos os integrantes políticos é a mais pura promiscuidade. Numa Camara recém eleita, 8 dos membros da mesa estiveram ou estão sob investigações via Policia Federal, inclusive o próprio presidente esteve com seu nome envolvido na operação Lava-Jato. Portanto esse balaio de gatos não consegue dar ou promover estabilidade politica e consequentemente há sempre impactos económicos fortes. O mercado já sinalizou que não gosta do novo Presidente da PBR vindo do BB e já deu com -10% de slide.
Ainda teremos de chegar a Março para tomar pé da situação e quais serão os rumos e se esses estreitar-se-ão. A verdade é que o rapaz que agora mostra que tem barba rija, enfrenta o Presidente do Senado aos gritos em palanque não se conforma com a derrota e não vai soltar o osso, não vai relaxar, não há hipótese de parar o rapaz é preciso mete-lo num avião em dia de tempestade.

Fizeste excelente trade : entrada aos 12 , stop aos 12,93 ela também não passou dos 13,03 , pilim stop gain. Boa + 0,93, qualquer sala de daytrade todos iriam ficar cheios de inveja, o objetivo é picar entre 0.20 até 0.50 e pular fora numa media de 1000 x 0.50 dia em cotadas de valores entre 5 e 15 USD, em tempos gráficos de 1min. e 5 min., é fazer uma lista delas e ficar em cima a observar e estuda-las na AT e na AF e avançar. Quanto mais tempo fico sobre esse mesmo conjunto de cotadas mais intimo ficamos dessas meninas e torna-se realmente mais satisfatório o trade e sempre liquido.

Vamos a ver o que vai acontecer aqui no Brasil.
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: BRASIL

por pcm1979 » 5/2/2015 10:30

FDPC Escreveu:Aproveita vais ficar por ai sentado em reforços na tendência do contrário na esperança do boom?



Acha que o ITUB está em tendência de baixa depois destes resultados? :-s Então não sei que mais pode fazer ele subir.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/20 ... rica.shtml

EDIT: Acabei por vender ITUB a 12.93 . Estava a mostrar fraqueza. Entrei hoje no CBD a 32.83. Tem tendência de baixa, é inquestionável, mas achei que está tecnicamente num ponto interessante, além disso é uma ótima empresa:

32 minutos e 50 segundos :mrgreen:
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: BRASIL

por FDPC » 5/2/2015 4:27

pcm1979 Escreveu:Hoje me venderam ITUB no pré-market por 12usd, achei que fosse um presente envenenado(como é de costume), mas desta vez até que não :-k

EDIT: Olha, apresentou resultados :lol: Já no BAC tinha entrado no dia de apresentação de resultados, em ambos os casos não sabia... :shock:



Aproveita vais ficar por ai sentado em reforços na tendência do contrário na esperança do boom?

Eu já não monto posição no Brasil, estou na Oi e olhe lá, o day-trading é o mais agradável chegar-se ao fim do trade diariamente, liquido, radical sem ansiedades ai esse não tem bandeiras. A PBR é que tem sido a anfitriã, num dia dá-me 10% noutro não dá-me nada, nem perco, lá não estou. Tenho mantido liquidez em USD para comprar Dracmas. :mrgreen:
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: BRASIL

por pcm1979 » 4/2/2015 10:47

FDPC Escreveu:E lá vai ela em busca de mais um poço nas profundezas do oceano.


O pessoal está animado por achar que a Graça Foster vai sai... mas não viram quem o governo escolheu para o Banco do Brasil :-k
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: BRASIL

por pcm1979 » 3/2/2015 19:14

Hoje me venderam ITUB no pré-market por 12usd, achei que fosse um presente envenenado(como é de costume), mas desta vez até que não :-k

EDIT: Olha, apresentou resultados :lol: Já no BAC tinha entrado no dia de apresentação de resultados, em ambos os casos não sabia... :shock:
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: BRASIL

por FDPC » 3/2/2015 17:09

Mas que chatice, grande bronca, grande cafajestada, é só ratos e é uma emergência. Não será fácil seguir adiante com tantos ratos a volta, a peste as pulgas as fezes, o mijo alta contaminação. O efeito nos mercados da eleição da Camara e Senado está misturado com uma correção do ultimo " Drawdown ", e nesse caso em concreto, aposto mais que o mercado poderá entrar em indefinição como a figura comparada do texto abaixo, os primeiros a abandonar o navio são os RATOS. Será de muito difícil leitura no BOVESPA o que está por vir, e o efeito na sociedade será a da rutura e a do confronto. É péssimo mesmo desastroso e péssimo esse eleito da Camara. Rato e rançoso . O eleito do Senado, bem esse possui outras qualificações e uma capacidade e domínio do vernáculo, histórico e entretanto não me cheira ser boa rês. Quem um dia assistiu as palestras e conferencia do Professor Fernando Henrique se deliciava com a esperança, privatizou-me 50% do Pais, hoje empregado e lobista do JPM e do BNYMellon. Mas eles poderão mandar tudo isso abaixo, as portas estão abertas, agora é acompanhar e não se deixar penalizar pelos
excessos do carnaval, usar preservativos na cabeça para não ser contaminado por essa cultura dos ratos. Com essa mínima distancia em números de votos entre o mal perdedor , porque o é e já deu provas disso e a vitoriosa o risco de governabilidade está em causa. Os mercados ainda devem estar a fazer a leitura ou simplesmente aguardar os acontecimentos. Veremos brevemente o principio do caos na politica brasileira. Lamentável, mesmo lamentável.

Dilma está só e refém dos ratos


A presidenta Dilma vai ficando só e aumenta o risco do impeachment

O PT moveu céus, terras, cargos e recursos públicos na tentativa de impedir que a presidência da Câmara Federal passasse às mãos do rebelde Eduardo Cunha, do PMDB-RJ, tido como talvez favorável (não há certeza disto) à abertura de um processo de impeachment contra Dilma Rousseff.

Sofreu acachapante derrota. E já se comenta que aumentará o investimento em fisiologia, apostando alto para evitar o que pode ser apenas um fantasma a arrastar correntes nos seus pesadelos.

Mas, bem real é a lição deixada pela batalha perdida: quem acredita que conseguirá atravessar uma tempestade confiando em ratos, esquece que os roedores são os primeiros a abandonar barcos que estejam ou possam estar afundando. Então, por mais queijo que lhes dermos, na hora H poderão se bandear para o lado de um inimigo que ofereça mais.

Melhor fará Dilma, portanto, se não aumentar os lances nesse leilão de mafuá, mas, pelo contrário, confiar a sobrevivência do seu governo ao povo, reconquistando o apoio das ruas ao fazer o que o PT sempre prometeu que faria: o saneamento dos costumes políticos brasileiros.

Ou passará o restante do seu segundo mandato como refém da rataria… se não cair de podre pelo cominho.

Para quem é ou foi de esquerda, mais vale cair lutando, com a dignidade de um Salvador Allende, do que ser despachado com um pé na bunda, como o Fernando Collor.

Obs.: escrito e divulgado o texto acima, fiquei com uma incômoda sensação de déjà vu, como se algo me houvesse escapado. Até que a ficha caiu: tratava-se de uma possível semelhança com a manobra executada por outros ratos quando a ditadura militar chegava ao fim.

Em 1984, Tancredo Neves tramou com parlamentares governistas, até então repulsivos capachos dos fardados, uma jogada para todos se darem bem na transição.

Primeiramente os ditos cujos (talvez o termo sujos lhes caia melhor…) ajudaram, com seus votos, a derrotar a emenda Dante de Oliveira, pois o restabelecimento das eleições diretas só beneficiaria um rival comum: Leonel Brizola, o franco favorito nas urnas.



Depois, desertaram do partido governamental (o PDS) e, sob a nova identidade de PFL, deram a Tancredo os votos necessários para ele vencer a disputa com Paulo Maluf no colégio eleitoral.

Como recompensa estipulada, tornaram-se sócios da Nova República. Como recompensa imprevista, a Presidência lhes caiu no colo, pois um dos seus, José Sarney (arenosoaté a medula, embora tenha escolhido o PMDB como seu novo abrigo), a acabou herdando com a morte de Tancredo.

O que acabamos de assistir na eleição da Câmara pode ter sido outro êxodo de ratos para garantirem sua continuidade no poder se este mudar de mãos.

E aí, claro, Cunha não seria nenhum rebelde, mas sim o pé que o PMDB fincou no governo que resultará de um eventual impeachment de Dilma, enquanto Michel Temer continua com seu pé bem fincado no governo atual.

Não esqueçam que estamos falando de ratos.


Religiosos unidos para impor o respeito a Deus, Maomé, Jeová, Jesus e outros deuses, em outras palavras, impor a censura



“…assim, mal dividido,

esse mundo anda errado:

que a Terra é do homem,

não é de Deus nem do diabo”

(Sérgio Ricardo, O sertão vai virar mar)


Apollo Natali, meu amigo há décadas e ex-colega de redação na Agência Estado, é um dos grandes jornalistas e dos melhores seres humanos que conheço. Sua opinião terá sempre lugar e vai ser sempre respeitada neste blogue, daí eu ter imediatamente concordado com seu pedido de espaço para publicação do artigo Não sou Charlie , expressando seu descontentamento, como religioso, com filmes e publicações que lhe parecem inconvenientes.

Também tenho, claro, algumas palavras a dizer. Não se nega aos crentes o direito de sentirem-se ofendidos, mas vale lembrar que nenhum deles é obrigado a ler o Charlie Hebdo ou ver A última tentação de Cristo. Os que o fizeram, provavelmente, foi em função do falatório e das polêmicas, para verificarem se era ou não verdade o que se dizia a respeito de ambos –já predispostos, portanto, à indignação.

No Ocidente, com a separação entre Igreja e estado, sua única iniciativa possível contra a fita era recorrerem aos tribunais. Felizmente, países contemporâneos à própria época não censuram filmes por atentarem contra a imagem de personagens históricos que alguns consideram sagrados, outros não. E já vão longe os tempos em que católicos queimavam bruxas e lançavam cruzadas sanguinárias contra os infiéis, então nenhuma besta-fera foi encher de balas o diretor Martin Scorcese ou o ator Willem Dafoe (que interpretou Cristo)



Os responsáveis pelo semanário, por sua vez, jamais fizeram o que seria, realmente, uma provocação: providenciar traduções e lançar edições direcionadas para países e contingentes humanos que vivem no século 21, mas continuam com a cabeça no século 6.



A quais maometanos antes incomodavam, de verdade, os 60 mil exemplares do Charlie Hebdo comercializados semanalmente na Europa? Pouquíssimos, decerto. O que houve não foi nenhuma reação furibunda de indivíduos emocionalmente primitivos que estariam sentindo-se agredidos em sua fé, mas sim uma sanguinária e calculista demonstração de força de terroristas clássicos (aqueles que, como francos-atiradores dissociados das massas e sem estarem contribuindo para nenhum ascenso revolucionário, utilizam a violência apenas para punirem e intimidarem seus inimigos), os quais garimparam diligentemente, até encontrarem, um alvo condizente com a mensagem que queriam passar.Terroristas clássicos obtêm muitos holofotes, mas sua pirotecnia quase sempre levanta a bola para o inimigo marcar pontos, além de eventualmente ter consequências catastróficas. No primeiro caso está, p. ex., a tentativa de matarem o czar Alexandre III em 1897, que redundou na execução do irmão do Lênin, Alexandre Ulianov, e de quatro de seus companheiros, além, é claro, de um previsível agravamento da repressão política.E no segundo, tanto o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando por parte do mão negra Gravilo Princip em 1914, que conduziu aos horrores da 1ª Guerra Mundial; quanto o atentado ao WTC em 2011, responsável pela pior escalada global de estupro dos direitos humanos e perseguição a inocentes que os cidadãos de origem árabe já sofreram.



Marxistas e anarquistas há muito descartaram e se dissociaram do terrorismo clássico. Nos últimos tempos, contudo, contingentes desnorteados de esquerda, trocando a coerência com seu amadurecimento político que já haviam atingido pela mais tacanha realpolotik, vêm cometendo uma dupla heresia(este termo retrô cai como uma luva no atual contexto…):
◾a de defenderem fundamentalistas religiosos que não querem, de maneira nenhuma, fazer a humanidade avançar para além do capitalismo, mas sim fazê-la retroceder para antes do capitalismo, ou seja, para as trevas medievais; e
◾a de defenderem terroristas clássicos e seus monumentais tiros pela culatra, tornando-se parceiros dessas derrotas e associando estupidamente sua imagem a carnificinas que qualquer cidadão isento repudia.

Caem no vazio suas tentativas de relativização de um episódio que foi, isto sim, totalmente bestial e absolutamente condenável. Quando alguém é chacinado por dá-lá-aquela-palha, buscar justificativas para o crime soa hipócrita e aberrante. Uma das diferenças entre nós e os animais é que, ao contrário dos touros, não temos nenhuma compulsão irresistível de destruir um semelhante apenas porque veste vermelho.



Reconheço e até admiro a boa fé de religiosos como o Apollo Natali, mas não perdoo os esquerdistas que abdicam do seu compromisso fundamental com a civilização, passando a raciocinar como simplórios torcedores de futebol (“Se é contra os EUA, a Europa e Israel, vale tudo, até gol de mão nos acréscimos, em posição de impedimento”…).



Por último: religiosos de ocasião e por conveniência à parte, como fica a questão das pessoas devotas que, sinceramente, sentirem-se insultadas em sua fé?

Ora, sendo nosso estado laico, homens tidos como santos são encarados, por quem não é religioso, como personagens históricos (ou fictícios) iguais a quaisquer outros. Não cabe nenhuma forma de censura ou perseguição dos poderes públicos a quem trata Cristo ou Maomé da mesma forma que, digamos, Vlad Dracul e Hitler (os quais, aliás, têm lá seus defensores, mas 99,9% do que aparece sobre eles em filmes e semanários é extremamente negativo).

E, como a ninguém é dado o direito de fazer justiça com as próprias mãos no Brasil do século 21, só resta aos ofendidos o caminho dos tribunais e de iniciativas visando ao convencimento da opinião pública (desde anúncios pagos até campanhas virtuais incentivando o boicote aos blasfemos).

No fundo, o que os religiosos pretendem é que se conceda um tratamento diferenciado para quem eles consideram diferente. Mas, agnósticos, ateus e mesmo religiosos de outras confissões podem discordar (um neopentecostal admitiria, p. ex., Oxalá como similar a Jesus Cristo?). Então, não faz nenhum sentido, em termos legais ou morais, pretender que a imprensa não os ridicularize como ridiculariza outros personagens históricos do passado e do presente.



Podemos até achar que a irreverência é exagerada no seu todo, que a nossa imprensa pega pesado demais com Paulo Maluf e Jair Bolsonaro, ou que a francesa pega pesado demais com Jean-Marie Le Pen e Maomé. O que não podemos é aceitar como válidos os piores achincalhes a Bolsonaro, Maluf e Le Pen e, ao mesmo tempo, não admitir a mais inofensiva irreverência com Maomé.

Caso contrário, para que terão servido, afinal, 1945 e 1985 aqui, o iluminismo e a grande revolução lá? E de que valeu tantos resistentes morrerem lutando contra os nazistóides daqui e contra os nazistas de lá? Pois eram todos expressões da intolerância, fanatismo e autoritarismo inseparáveis da tese daintocabilidade dos homens santos…

Além do mau humor e dos maus bofes, claro!


Celso Lungaretti, jornalista e escritor, foi resistente à ditadura militar ainda secundarista e participou da Vanguarda Popular Revolucionária. Preso e processado, escreveu o livro Náufrago da Utopia. Tem um ativo blog com esse mesmo título.

Direto da Redação é um fórum de debates editado pelo jornalista Rui Martins.
http://correiodobrasil.com.br/
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: VALE

por pcm1979 » 3/2/2015 14:11

Estou comprado no ITUB a 12usd.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: BRASIL

por pcm1979 » 2/2/2015 17:51

jopsilveira Escreveu:Depende do teu Banco.
Em principio tenho acesso a todos.

Estou virado para as obrigações, pois gosto de ter um cupão de rendimento garantido, não ficando dependente das oscilações nos fundos e eventuais rentabilidades negativas.


Se souber de obrigações da VALE deixe aqui, ok? Pra se ter uma ideia das ytd.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: BRASIL

por pcm1979 » 1/2/2015 22:41

EDIT 02 FEV : O repique da VALE está a confirmar-se. Ela também gosta de Carnaval. :mrgreen:
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Kooc, PAULOJOAO e 407 visitantes