Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT - Independência da Escócia e da Catalunha

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Carrancho_ » 10/10/2017 10:59

Um pequeno desvio do assunto deste tópico...

Talvez o norte de Portugal devesse ser um bocado mais Catalunha. É por demais evidente que um politico que não esteja ligado aos lobby´s da capital jamais poderá aspirar a ser PM. O PSD está pelas horas da amargura há muito, no entanto até agora ninguém se mexeu. havia uns zumzuns pelos corredores mas alguém que se erguesse nada. Nestas eleições foi o que foi mas ninguém parecia querer mexer-se. Agora, bastou avançar um homem do Norte que aquilo parece que mexeram num ninho de vespas. Olha-me este vem agora um infeliz provinciano querer mandar nisto tudo!!!!
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Marco Martins » 9/10/2017 9:43

Opcard Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
"Moscovici: Catalunha independente "não será membro da UE"

O comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, afirmou hoje que a Catalunha "nunca será membro da União Europeia" caso promova a secessão de Espanha e se torne num Estado independente.


Isto são frases soltas sem contexto!!

Gostaria de saber o que a UE iria fazer se não aceitasse a Catalunha como membro e se a Russia ou a China fizessem uma aproximação para instalar uma base militar ou aprofundar as relações entre eles...

Apesar dos problemas e adversidades, o melhor que a Europa tem é tentar manter-se unida, independentemente das cresálias e afastamentos que possam existir.

Por exemplo com o Brexit, nenhum país ficará a ganhar se existir ruptura nas relações... Portugal e Espanha deveriam ser os primeiros a defender isso, pois não tarda nada a voz europeia será apenas a Alemã, porque os Franceses e Italianos vão atrás...


Marco na UE , há regulamentos há estatutos , órgãos como Conselho , Comissão e PE tribunal da comunidades preto no branco quando uma parte se separar mesmo sendo reconhecida ( duvido que tirado a Coreia do Norte ou a Venezuela ) tem de ir para a fila e iniciar todo o processo de adesão que tem de ser votado pela totalidade dis membros .
A Grécia atrasou vários anos a nossa adesão queria garantias de as verbas não serem desviadas para Portugal no clube de ricos era melhor só haver um pobre .
Mas tudo se complica com o euro , Grito há muito aqui e por onde passo para as pessoas não fazerem figura de imbecis
O EURO É UMA AUTO-ESTRADA SEM SAÍDA será que é difícil de comprrender, não é por acaso que com o artigo 50 se pode sair da UE , mas não há nenhum artigo para sair do euro .


Sim, sem dúvida que teriam novamente de haver processos de adesão à UE e a criação de uma moeda que pudesse ter um cambio com o Euro... mas certamente a UE só teria em ganhar em manter uma UE unida com todos do que separada.... mas concordo a 100% que teria de haver todo um processo de readaptação e adesão.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Opcard » 7/10/2017 16:07

Lion_Heart Escreveu:Parece que os independentistas agora já querem dialogo. Sempre interessante ver que tudo depende de uns €€€ :? :?


Tem razão sao os euros que contam, Mais que diálogo querem proteger o seu património .

"
"Aumenta número de catalães a abrir contas fora da região

EPA/MARTA PEREZ
Os pedidos de abertura de contas bancárias fora da Catalunha aumentaram nos últimos dias nesta região espanhola, segundo fontes financeiras, coincidindo com a tensão política e a possibilidade de o parlamento catalão aprovar uma declaração unilateral de independência.
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Lion_Heart » 7/10/2017 14:57

Parece que os independentistas agora já querem dialogo. Sempre interessante ver que tudo depende de uns €€€ :? :?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Opcard » 6/10/2017 22:30

"Ex-líder catalão Artur Mas diz que região não está pronta para a independência


Anterior presidente da Generalitat afirma que "para ser independente, existem algumas coisas que (a região) ainda não tem"

O ex-presidente do governo regional catalão (Generalitat) Artur Mas afirmou que a Catalunha ainda não está preparada para uma "independência real", numa entrevista publicada esta sexta-feira no diário britânico Financial Times (FT).

A região catalã "ganhou o direito de converter-se num Estado independente", disse Artur Mas ao título económico, reconhecendo, no entanto, a existência de um debate entre os líderes catalães sobre se este é o momento de declarar unilateralmente a independência."
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Lion_Heart » 6/10/2017 19:44

Dr Tretas Escreveu:
Opcard Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:Também estou com eles, é um caso em que há poucas dúvidas que ficavam bem melhor independentes. Só que a questão não é ficar melhor ou pior, é ter a liberdade de escolher, mesmo uma escolha "errada".


Estou estupefato não acredito no que leio , está gente do sul do Brasil é o oposto dos badanhos extremistas da Catalunha acreditam em valores na honra , no trabalho é gente de fé se votassem na Catalunha estariam com a lei .


Já agora, no Brasil, tal como em Espanha, a secessão é inconstitucional, tal como penso que em Portugal seria inconstitucional a independência da Madeira ou dos Açores. Logo esse argumento da "lei" vale zero. Que regime prevê na sua lei fundamental uma cláusula de auto-destruíção? Nunca se viu tal coisa, penso eu...


O único que conheço e que esta na sua Constituição é o Texas . Quanto ao resto já sabemos como começa ou acaba, guerra!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Dr Tretas » 6/10/2017 19:08

Opcard Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:Também estou com eles, é um caso em que há poucas dúvidas que ficavam bem melhor independentes. Só que a questão não é ficar melhor ou pior, é ter a liberdade de escolher, mesmo uma escolha "errada".


Estou estupefato não acredito no que leio , está gente do sul do Brasil é o oposto dos badanhos extremistas da Catalunha acreditam em valores na honra , no trabalho é gente de fé se votassem na Catalunha estariam com a lei .


Já agora, no Brasil, tal como em Espanha, a secessão é inconstitucional, tal como penso que em Portugal seria inconstitucional a independência da Madeira ou dos Açores. Logo esse argumento da "lei" vale zero. Que regime prevê na sua lei fundamental uma cláusula de auto-destruíção? Nunca se viu tal coisa, penso eu...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Opcard » 6/10/2017 17:57

Marco Martins Escreveu:
"Moscovici: Catalunha independente "não será membro da UE"

O comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, afirmou hoje que a Catalunha "nunca será membro da União Europeia" caso promova a secessão de Espanha e se torne num Estado independente.


Isto são frases soltas sem contexto!!

Gostaria de saber o que a UE iria fazer se não aceitasse a Catalunha como membro e se a Russia ou a China fizessem uma aproximação para instalar uma base militar ou aprofundar as relações entre eles...

Apesar dos problemas e adversidades, o melhor que a Europa tem é tentar manter-se unida, independentemente das cresálias e afastamentos que possam existir.

Por exemplo com o Brexit, nenhum país ficará a ganhar se existir ruptura nas relações... Portugal e Espanha deveriam ser os primeiros a defender isso, pois não tarda nada a voz europeia será apenas a Alemã, porque os Franceses e Italianos vão atrás...


Marco na UE , há regulamentos há estatutos , órgãos como Conselho , Comissão e PE tribunal da comunidades preto no branco quando uma parte se separar mesmo sendo reconhecida ( duvido que tirado a Coreia do Norte ou a Venezuela ) tem de ir para a fila e iniciar todo o processo de adesão que tem de ser votado pela totalidade dis membros .
A Grécia atrasou vários anos a nossa adesão queria garantias de as verbas não serem desviadas para Portugal no clube de ricos era melhor só haver um pobre .
Mas tudo se complica com o euro , Grito há muito aqui e por onde passo para as pessoas não fazerem figura de imbecis
O EURO É UMA AUTO-ESTRADA SEM SAÍDA será que é difícil de comprrender, não é por acaso que com o artigo 50 se pode sair da UE , mas não há nenhum artigo para sair do euro .
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Marco Martins » 6/10/2017 17:38

"Moscovici: Catalunha independente "não será membro da UE"

O comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, afirmou hoje que a Catalunha "nunca será membro da União Europeia" caso promova a secessão de Espanha e se torne num Estado independente.


Isto são frases soltas sem contexto!!

Gostaria de saber o que a UE iria fazer se não aceitasse a Catalunha como membro e se a Russia ou a China fizessem uma aproximação para instalar uma base militar ou aprofundar as relações entre eles...

Apesar dos problemas e adversidades, o melhor que a Europa tem é tentar manter-se unida, independentemente das cresálias e afastamentos que possam existir.

Por exemplo com o Brexit, nenhum país ficará a ganhar se existir ruptura nas relações... Portugal e Espanha deveriam ser os primeiros a defender isso, pois não tarda nada a voz europeia será apenas a Alemã, porque os Franceses e Italianos vão atrás...
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por F-You money » 6/10/2017 17:15

Opcard Escreveu:Como uma zona rica vai fazer pobres , quem faz a riqueza são as empresas o resto são tretas .


"Governo espanhol estuda agilizar saída de empresas da Catalunha

O Banco Sabadell aprovou esta quinta-feira à tarde a mudança da sua sede para fora da Catalunha, sem esperar por uma possível declaração unilateral de independência, avança o Expansión. A nova sede ficará em Alicante.
Governo espanhol estuda agilizar saída de empresas da Catalunha. Sabadell escolhe Alicante
Reuters



"Moscovici: Catalunha independente "não será membro da UE"

O comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, afirmou hoje que a Catalunha "nunca será membro da União Europeia" caso promova a secessão de Espanha e se torne num Estado independente.


O sabadell já foi, agora foi a Gás Natural Fenosa e o Caixa Bank, quantas mais se seguirão???

Mesmo que não ocorra independência a Catalunha já vai sair a perder quer no seu PIB quer nos impostos que recebe e considerando que nas empresas quem mais paga são os grandes, o rombo ameaça ser grande...
Editado pela última vez por F-You money em 6/10/2017 18:20, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 240
Registado: 31/5/2017 15:42

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Opcard » 6/10/2017 14:33

Dr Tretas Escreveu:Também estou com eles, é um caso em que há poucas dúvidas que ficavam bem melhor independentes. Só que a questão não é ficar melhor ou pior, é ter a liberdade de escolher, mesmo uma escolha "errada".


Estou estupefato não acredito no que leio , está gente do sul do Brasil é o oposto dos badanhos extremistas da Catalunha acreditam em valores na honra , no trabalho é gente de fé se votassem na Catalunha estariam com a lei .
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Artista Romeno » 6/10/2017 14:21

Opcard Escreveu:Vai haver um referendo este fim de semana nos estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paranánão sul do Brasil para independência , aqui eu estou com eles por 3 razões .

1 - um novo país que vai falar portugues

2 - Pagam 4 vezes mais co que recebem do poder central isto é roubo eu defendo 50% como limite .

3 - Tem uma ética do trabalho baseado nos princípios protestantes por isso são muito mais ricos ,quando o resto do Brasil trabalha na praia .


"O movimento O Sul é meu país foi fundado em Curitiba, no Paraná, mas atualmente a sede do movimento é em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Mais uma vez, pitacos para a escolha da capital do novo país é o que não faltam – e há quem defenda a escolha de uma cidade catarinense, para ficar no meio do caminho.

A moeda do novo país deveria passar longe do real – e ser tão valorizada como o dólar. E já há quem sugira o nome de “pinhão” para o novo dinheiro. E até quem evoque – de brincadeira – a expressão “pila”, usada informalmente em algumas regiões do Sul, principalmente pelos gaúchos, e que não tem plural.

sem duvida que esses tipos devem sair as soon as possible do brasil o norte vive á conta deles
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Dr Tretas » 6/10/2017 14:04

Também estou com eles, é um caso em que há poucas dúvidas que ficavam bem melhor independentes. Só que a questão não é ficar melhor ou pior, é ter a liberdade de escolher, mesmo uma escolha "errada".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Opcard » 6/10/2017 13:48

Vai haver um referendo este fim de semana nos estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paranánão sul do Brasil para independência , aqui eu estou com eles por 3 razões .

1 - um novo país que vai falar portugues

2 - Pagam 4 vezes mais co que recebem do poder central isto é roubo eu defendo 50% como limite .

3 - Tem uma ética do trabalho baseado nos princípios protestantes por isso são muito mais ricos ,quando o resto do Brasil trabalha na praia .


"O movimento O Sul é meu país foi fundado em Curitiba, no Paraná, mas atualmente a sede do movimento é em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Mais uma vez, pitacos para a escolha da capital do novo país é o que não faltam – e há quem defenda a escolha de uma cidade catarinense, para ficar no meio do caminho.

A moeda do novo país deveria passar longe do real – e ser tão valorizada como o dólar. E já há quem sugira o nome de “pinhão” para o novo dinheiro. E até quem evoque – de brincadeira – a expressão “pila”, usada informalmente em algumas regiões do Sul, principalmente pelos gaúchos, e que não tem plural.
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Marco Martins » 6/10/2017 9:29

Caramelo Escreveu:Este tema é mais complicado do que aquilo que a comunicação social nos quer fazer ver.

Eu tenho uma empresa em Espanha (Valencia) e posso dizer que se os lideres Catalães explicassem ao povo o que está em causa com esta independência, seguramente uma grande maioria seria contra mesma, desde logo qual a moeda que vão ter, quem fica com a dívida que a Catalunha tem e que está respaldada pela estado Espanhol, quem vai pagar as pensões, como é que ficariam as empresas que teriam de voltar a passar pela alfândega para poderem exportar/importar os produtos de/e para o resto de Espanha e Europa Comunitária, sendo que neste momento já existem uma série de empresas a mudar a sede para outras cidades Espanholas, o que mesmo sem a independência já representa uns milhões de Euros que deixam de ser tributados na Catalunha.

Quando se ouve a afirmação que "Os Espanhóis roubam os Catalães", por aqui diz-se "Quanto roubam os Catalães ao Catalães", em resposta ao milhões que roubou aquele que foi presidente da Catalunha durante mais de 20 anos, Jordi Pujol.

http://deverdaddigital.com/articulo/187 ... -catalanes

Mais, se neste momento fosse feito um referendo a nível nacional em Espanha, talvez fossem os restantes Espanhóis a votar pela independência da Catalunha, já que estão fartos dos Catalães.

Para quem quiser ter uma noção clara do que se passa na Catalunha deixo este artigo com 10 pontos do jornal El País, onde são desmontados os mitos e mentiras do independentismo Catalão.

http://politica.elpais.com/politica/201 ... 96874.html


Esses seão sem dúvida pontos que é difícil de responder... mas os líderes que agora apregoam a independencia, farão o mesmo que no UK... demitem-se após o referendo :)

Acho que o povo deve ser livre de escolher o seu destino, mas acima de tudo deve estar esclarecido para as maiores dificuldades...
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Opcard » 5/10/2017 19:44

Como uma zona rica vai fazer pobres , quem faz a riqueza são as empresas o resto são tretas .


"Governo espanhol estuda agilizar saída de empresas da Catalunha

O Banco Sabadell aprovou esta quinta-feira à tarde a mudança da sua sede para fora da Catalunha, sem esperar por uma possível declaração unilateral de independência, avança o Expansión. A nova sede ficará em Alicante.
Governo espanhol estuda agilizar saída de empresas da Catalunha. Sabadell escolhe Alicante
Reuters



"Moscovici: Catalunha independente "não será membro da UE"

O comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, afirmou hoje que a Catalunha "nunca será membro da União Europeia" caso promova a secessão de Espanha e se torne num Estado independente.
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por um-mu » 5/10/2017 17:41

OBV Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
Claro que não. Até tenho quase a certeza do contrário. Assim sendo, porque se reprimiu o referendo? A minha teoria é que os Castelhanos são uns idiotas arrogantes por natureza, provavelmente não lhes entra na cabeça como é que alguém pode querer ser independente da sua iluminada soberania.



Realmente os espanhóis criaram um imbróglio que só tem agravado a situação. Se a Catalunha se tornar independente acaba-se a "concentração" de bancos nas mãos dos espanhóis em Portugal.



Tenho que me retratar na questão dos bancos:
https://www.publico.pt/2017/10/05/economia/noticia/dono-do-bpi-estuda-retirar-sede-de-barcelona-1787811
 
Mensagens: 235
Registado: 26/10/2015 10:11

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por BearManBull » 4/10/2017 23:25

rtavares Escreveu:- Tens a certeza que a maioria dos catalães quer ser independente?

Antes do referendo devia estar 50/50, mas a fazer-se um referendo licito e bem orquestrado duvido que o sim ganha-se. O sim era maioritariamente apoiado pelos jovens que têm demasiada adrenaliana e falta de problemas.

rtavares Escreveu: Podes afiançar que todos eles estão cientes do que isso representa? (Não retrocesso do processo, perda de mercados na Europa, pior! assunção de um bloqueio económico por parte da Europa, fuga de capitais e de sedes financeiros e industriais para outros locais, perda de empregos, possibilidade de ser necessária uma maior adesão ao incremento de um turismo de massas de baixa qualidade para obter divisas, e, last but not the least, declínio inevitável do FCB.)

Não fazem ideia estão cegos pela bandeira...

rtavares Escreveu:- Consideras que a Catalunha pode ser uma Suíça do Mediterrâneo apesar da hostilidade que a Espanha lhe pode devotar?

Quando muito uma Cuba do Mediterrânio, os Catalães associam capitalismo com fascismo...

rtavares Escreveu:Se a resposta fosse mesmo, mesmo, positiva também eu seria pela Independência da Catalunha. Senão, não!

Estou contigo, uma independência planeada é o mínimo que se exige. Teria de haver uma negociação com Espanha e com a UE antes de se escolher qualquer caminho, nem sequer têm uma constituição...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Opcard » 4/10/2017 22:11

Os imbecis, tretanhados outros quejados veem na Catalunha uma cura para os seus falhaços pessoais ,
Nem conseguem ver as consequências do desatre épico de uma Europa em pedaços , a sua inteligência na dá para mais !

"Por exemplo: quantos feridos houve realmente no 1 de Outubro? A Generalitat fala em cerca de nove centenas. Nos hospitais ingressaram quatro. Disso mesmo nos dá conta o mesmo jornal em ¿Cuántos heridos hubo en realidad el 1-O?, onde também se revela que, para a contabilidade oficial, entraram desmaios, quebras de tensão, ataques de ansiedade e casos de irritação com gás lacrimogénio, sendo que a quase totalidade dos casos em que as imagens mostravam pessoas a sangrar as escoriações puderam ser tratadas no local. Mais: soube-se entretanto que imagens falsas do dia do referendo circulam nas redes sociais, um fenómeno de fake news para que alertou o Le Monde."
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Caramelo » 4/10/2017 22:06

Este tema é mais complicado do que aquilo que a comunicação social nos quer fazer ver.

Eu tenho uma empresa em Espanha (Valencia) e posso dizer que se os lideres Catalães explicassem ao povo o que está em causa com esta independência, seguramente uma grande maioria seria contra mesma, desde logo qual a moeda que vão ter, quem fica com a dívida que a Catalunha tem e que está respaldada pela estado Espanhol, quem vai pagar as pensões, como é que ficariam as empresas que teriam de voltar a passar pela alfândega para poderem exportar/importar os produtos de/e para o resto de Espanha e Europa Comunitária, sendo que neste momento já existem uma série de empresas a mudar a sede para outras cidades Espanholas, o que mesmo sem a independência já representa uns milhões de Euros que deixam de ser tributados na Catalunha.

Quando se ouve a afirmação que "Os Espanhóis roubam os Catalães", por aqui diz-se "Quanto roubam os Catalães ao Catalães", em resposta ao milhões que roubou aquele que foi presidente da Catalunha durante mais de 20 anos, Jordi Pujol.

http://deverdaddigital.com/articulo/187 ... -catalanes

Mais, se neste momento fosse feito um referendo a nível nacional em Espanha, talvez fossem os restantes Espanhóis a votar pela independência da Catalunha, já que estão fartos dos Catalães.

Para quem quiser ter uma noção clara do que se passa na Catalunha deixo este artigo com 10 pontos do jornal El País, onde são desmontados os mitos e mentiras do independentismo Catalão.

http://politica.elpais.com/politica/201 ... 96874.html
 
Mensagens: 515
Registado: 25/4/2007 21:23
Localização: Lisboa

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por MNPTLIS » 4/10/2017 22:00

Estes são problemas que se arrastam por Espanha á séculos Espanha sempre foi uma manta de retalhos tem um conjuntos de varias nações com várias linguas Espanha sempre foi apenas castela e leão depois o resto foi uma caldeirada de interesses forçados até aos nossos dias basta falar com gente das regioes autonomicas para perceber o amor que têm a Espanha e á lingua castelhana :twisted: :twisted:
na actualidade nunca foi resolvido o problema porque os politicos tratam estes assuntos como eles querem não como os povos querem e depois chega uma altura em que as coisas correm mal.
E no fim vamos ver como ficam a Galiza, os Bascos Andaluzia ....
 
Mensagens: 491
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por um-mu » 4/10/2017 21:41

Dr Tretas Escreveu:
Claro que não. Até tenho quase a certeza do contrário. Assim sendo, porque se reprimiu o referendo? A minha teoria é que os Castelhanos são uns idiotas arrogantes por natureza, provavelmente não lhes entra na cabeça como é que alguém pode querer ser independente da sua iluminada soberania.



Realmente os espanhóis criaram um imbróglio que só tem agravado a situação. Se a Catalunha se tornar independente acaba-se a "concentração" de bancos nas mãos dos espanhóis em Portugal.
 
Mensagens: 235
Registado: 26/10/2015 10:11

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Dr Tretas » 4/10/2017 21:31

rtavares Escreveu:Parece-me mais simples perguntar-te:
- Tens a certeza que a maioria dos catalães quer ser independente?


Claro que não. Até tenho quase a certeza do contrário. Assim sendo, porque se reprimiu o referendo? A minha teoria é que os Castelhanos são uns idiotas arrogantes por natureza, provavelmente não lhes entra na cabeça como é que alguém pode querer ser independente da sua iluminada soberania.

rtavares Escreveu:- Podes afiançar que todos eles estão cientes do que isso representa? (Não retrocesso do processo, perda de mercados na Europa, pior! assunção de um bloqueio económico por parte da Europa, fuga de capitais e de sedes financeiros e industriais para outros locais, perda de empregos, possibilidade de ser necessária uma maior adesão ao incremento de um turismo de massas de baixa qualidade para obter divisas, e, last but not the least, declínio inevitável do FCB.)


Também não, visto que o assunto é proibido e não é possível um debate sério. Mais uma vez, por decisão de Madrid. Mas não concordo que a EU fosse fazer um bloqueio económico. Por quê? Para os punir? De quê?

rtavares Escreveu:- Consideras que a Catalunha pode ser uma Suíça do Mediterrâneo apesar da hostilidade que a Espanha lhe pode devotar?

Se a resposta fosse mesmo, mesmo, positiva também eu seria pela Independência da Catalunha. Senão, não!

Um abraço,
Raposo Tavares


Neste último ponto, acredito que a Catalunha é viável como país, mesmo com a hostilidade de parte do resto da Espanha.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por rtavares » 4/10/2017 21:01

Tretas,
tens toda a razão quanto ao tio Adolfo, mas é cruel da tua parte e és injusto ao não reconhecer a extrema originalidade do argumento 'os estádios do euro'. Portanto, vê lá isso...
Tens alguma razão quanto à Irlanda e poderias também falar da Eslováquia na tua linha de raciocínio. Não dou mais crédito e razão ao teu argumento porque a história da Irlanda e da Inglaterra são muito diferentes, assim como são diferentes as suas culturas, a religião que professam, o património linguístico...
Apetecia-me perguntar-te se a Jugoslávia poderia ser considerada um caso de sucesso e se não achas que Valões e Flamengos teriam muitos mais motivos para se tornarem independentes uns dos outros.
Parece-me mais simples perguntar-te:
- Tens a certeza que a maioria dos catalães quer ser independente?
- Podes afiançar que todos eles estão cientes do que isso representa? (Não retrocesso do processo, perda de mercados na Europa, pior! assunção de um bloqueio económico por parte da Europa, fuga de capitais e de sedes financeiros e industriais para outros locais, perda de empregos, possibilidade de ser necessária uma maior adesão ao incremento de um turismo de massas de baixa qualidade para obter divisas, e, last but not the least, declínio inevitável do FCB.)
- Consideras que a Catalunha pode ser uma Suíça do Mediterrâneo apesar da hostilidade que a Espanha lhe pode devotar?

Se a resposta fosse mesmo, mesmo, positiva também eu seria pela Independência da Catalunha. Senão, não!

Um abraço,
Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Perito » 4/10/2017 20:56

Dr Tretas Escreveu:Pois... também um dia alguém colocou a hipótese que, quanto mais uma discussão online se alonga, maior é a probabilidade de alguém invocar o tio Adolfo e os seus asseclas como argumento.

É sempre fácil dar contra-exemplos. A Irlanda tem-se dado bem desde que se tornou independente do RU no início do sec. XX. Porque é então um erro a Catalunha independente? Porque isso ia dar molho com os de Madrid? Isso é desculpar o agressor, para mim está ao nível de "a culpa foi dela, sempre de mini-saia e decote".


A independência da Irlanda ocorreu por volta de 1921. Tendo em conta que a financialização só surgiu nos anos 70 e que a economia irlandesa é pouco mais que um paraíso fiscal, não me parece que a tua afirmação esteja inteiramente correta na sua presente forma.

Do meu conhecimento, a divisão de países não traz prosperidade imediata. Há o caso da URSS e da Europa de Leste. Ainda hoje em dia são pobres comparativamente à Europa Central. O outro caso é a Jugoslávia. Correu bem, não foi?

Cá vai um artigo sobre a Checoslováquia - http://www.nytimes.com/1993/01/01/world ... wanted=all

Although the Czech Government estimates that trade between the republics will fall at least 10 percent in the next year, they too speak optimistically. Some even talk of a Czech economic take-off over the next two or three years that will propel this nation to European levels.


Qual é o plano dos Catalães depois da independência? Vâo usar o euro? Vão fazer parte da UE? Têm sequer apoio de outros países para isso? E se fosse um Bloco de Esquerda a querer o mesmo? Ou um Tsipras?

O objetivo da liderança da Catalunha desde há algum tempo foi o de declarar independência. Usar as ações de Madrid para assumir a posição de vítima é risível tendo em conta que é irrelevante. Mas quando mais show-off houver, melhor.

Se for o caso, não fiquem envergonhados de admitir que a razão pela qual empatizam com a independência catalã até é bastante egoísta. Ninguém gosta de pagar impostos para que o dinheiro vá para outros.

Tendo em conta que o excedente da Catalunha serve como estabilizador orçamental das outras províncias, a independência da Catalunha põe em risco a integridade espanhola. Mais, quando a Catalunha fechar a fronteira a quem é que os industriais vão vender? A Catalunha está intimamente ligada à economia do restante país. A liderança catalã quer tudo (mandar Espanha à fava mas continuar as trocas comerciais como se nada fosse) mas quem quer tudo, tudo perde.

Será que algum líder explicou pontinho por pontinho o que é que a independência do país significa não só para eles como para os outros? Quais são os desafios?

Duvido que isso tenha acontecido. São apenas políticos populistas a fomentar uma fantasia irrealista.
 
Mensagens: 161
Registado: 1/6/2016 0:03

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], Cem pt, macau5m, OCTAMA, PAULOJOAO, PIKAS, smog63 e 370 visitantes