Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT - Independência da Escócia e da Catalunha

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Opcard » 2/10/2017 6:42

Quando alguém mistura ou quer ver Aragão como Catalunha ,estes revisionistas são pesoas sem o mínimos escrúpulos foi essa forma de ensinar a história as crianças na Catalunha que levou a situação de hoje inventado e mentindo ,a minha experiência diz que que podemos dar toda a autonomia menos a Defesa , negocios estrangeiros e o Ensino não pode haver livros escolares que incentivem ao ódio contra pessoas do mesmo país .( imaginem que na Madeira a governo local adotava livros para as escolas com mentiras e ódio aos continentais )

"Foram ditas muitas mentiras na história da Catalunha?

O historiador García Cárcel diz que os catalães estão doentes de passado. Desde o século XIX uma parte da historiografia catalã começa a criar um relato nacional e o nacionalismo apodera-se dele. Baseia-se em três ideias: que a Catalunha é uma nação desde a época medieval, que é um Estado desde a época medieval e que no século XVIII, antes da guerra de Sucessão, era um Estado que estava a avançar para a democracia como a Inglaterra. Penso que as três ideias não são verdade. Os condados que formavam a Catalunha juntam-se ao reino de Aragão que é um território dentro de uma monarquia composta. E nessa altura ninguém pensava na democracia.

Os catalães falam sempre de 1714 como o ano chave da perda dos seus privilégios.

A Guerra de Sucessão é uma guerra dinástica europeia. Havia catalães em ambas as partes. Acabou com o cerco de Barcelona e a sua conquista mas isso não explica que fosse uma guerra contra Catalunha. Houve localidades que apoiaram Filipe V que tinha sido proclamado rei também em Barcelona com a presença das elites catalãs que pedem uma serie de concessões, sobretudo com os interesses da burguesia comercial. Mas em 1704-05 esse mesmo grupo decide apostar no arquiduque Carlos porque pensam que vão ter mais benefícios. Filipe V foi um rei absoluto traído pelos catalães e como tal foi atrás deles.

Também se fala de 1640, quando Portugal recupera a independência e sai do reino de Espanha. Porque não aconteceu o mesmo na Catalunha?

A Catalunha podia ter saído da monarquia e realmente saiu durante 12 anos em que esteve com França e reparou que ainda era pior. Mas é uma experiencia da qual eles não falam, perderam parte do território. Correu mal e isso encaixa mal no relato nacional. O caso de Portugal e da Catalunha era diferente. Portugal estava há pouco tempo na monarquia composta. A Catalunha estava nesse projeto há mais tempo e Portugal tinha um império atrás dele.

Como historiador, como explica o que está a acontecer hoje?

Ao referido crescimento do independentismo devemos somar que uma parte da classe política catalã fez uma aposta clara pelo independentismo, desde Artur Mas (que era Arturo e trocou o nome) que muda de opinião em 2012 porque pensa que a sociedade está a mudar. Agora aconteça o que acontecer, a tarefa de reconstrução do que aconteceu nos últimos 15 anos vai ser muito longa. Já perdemos todos, a sociedade está fraturada, as relações entre a Catalunha e outros territórios estão mal.

O que pode então acontecer?

Eu penso que não vai acontecer a independência mas vamos demorar anos a sarar as feridas. Pode haver presos, repressão... Perdemos como sociedade catalã e espanhola, e isto não se resolve nuns dias.

O que dizer da figura de Carles Puigdemont?

É um independentista de sempre e não precisa exagerar o seu nacionalismo mas é um irresponsável com capacidade política limitada. Por isso está lá, colocaram uma pessoa que podia ser manipulada. Mas não estavam à espera que a pessoa que queriam controlar saísse do controlo e esteja disposta a ir até o fim sendo um mártir.
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Opcard » 2/10/2017 6:39

.
Editado pela última vez por Opcard em 2/10/2017 6:42, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Dr Tretas » 2/10/2017 0:57

Opcard Escreveu:
Apanha-se mais depressa um mentiroso que um manco . Eu ainda fui buscar binóculos na esperança de ver a Catalunha ,só falta falar de nação quando esse conceito não existia , niguem ocupou niguem pela via matrimonial Aragão juntou-se a Catela .


É natural, pois não há maior cego que o que não quer ver. Nem com um telescópio ias lá.

na.ção

nome feminino
1. conjunto de indivíduos historicamente ligados pela mesma língua, a mesma cultura e por tradições, interesses e aspirações comuns; povo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Opcard » 1/10/2017 21:57

Dr Tretas Escreveu:Olha que se nunca foram independentes, engana bem. A Catalunha moderna até é bem menor que as fronteiras históricas do reino de Aragão.

Imagem


Apanha-se mais depressa um mentiroso que um manco . Eu ainda fui buscar binóculos na esperança de ver a Catalunha ,só falta falar de nação quando esse conceito não existia , niguem ocupou niguem pela via matrimonial Aragão juntou-se a Catela .
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por goodmoney » 1/10/2017 21:55

rollingsnowball Escreveu:Ps: estou-me a marimbar para se a Catalunha é Espanha ou não, estou até convencido que num referendo legal ganhava o sim à permanência em Espanha, mas não vejo qualquer diferença entre o que se viu hoje na Catalunha e o que se tem visto na Venezuela... Tenho é pena que alguns partidos saibam muito bem atacar uns e apoiar/ficar calados nos outros...


Nem é só por ai...

Também tens gente que acha os alemães umas bestas por não quererem "ajudar" os outros países mais pobres, tens o que criticam Le Pen por querer um "país para os verdadeiros franceses" e tens quem critique a Hungria por querer fechar fronteiras.

De uma forma ou outra, ainda que com algum exagero, grande parte da razão da renovada vontade de independência é monetária, também querem distinguir os catalães dos outros e criar novas fronteiras...

Portanto isto dá para todas as interpretações...
 
Mensagens: 581
Registado: 9/11/2012 16:27

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Dr Tretas » 1/10/2017 21:49

Olha que se nunca foram independentes, engana bem. A Catalunha moderna até é bem menor que as fronteiras históricas do reino de Aragão.

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Opcard » 1/10/2017 21:43

.
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Opcard » 1/10/2017 21:35

Dr Tretas Escreveu:
Opcard Escreveu:A Guarda Civil além de heróis são fantásticos respeitam a lei e fazem respeitar a lei isto merece palmas e admiração a democracia tem regras ,mas há por aqui uns extremistas qu admiram o crime é o terrorismo .


Uuuufa, ainda bem que não sou um cidadão sujeito ao regime de Madrid, senão já tinha a PIDE, digo, a Guardia Civil, a bater-me à porta :roll:
Como perigoso terrorista/secessionista/agitador/criminoso digo: viva a democracia, a liberdade de expressão e o direito à auto-determinação :!:



Em Madrid fale português fale inglês , fale catalão é livre eu falo castelhano e sei que na Catalunha os racistas atacam , os imbecis acreditam que é voltado ao século XVI em que entre condados , docados , cidades estado , cidade dos bispos ... havia 600 entidades na Europa que se combatiam .
Os atrasados mentais querem a miséria o terrorismo o nacionalismo que vira com o fracionamento da Europa '
O seu cúmulo de ignorância por nada saber de história até dizem que a Catalunha era independente em tempos passados '
Editado pela última vez por Opcard em 1/10/2017 21:45, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por rollingsnowball » 1/10/2017 21:28

Opcard Escreveu:
A Guarda Civil além de heróis são fantásticos respeitam a lei e fazem respeitar a lei isto merece palmas e admiração a democracia tem regras ,mas há por aqui uns extremistas qu admiram o crime é o terrorismo .

Depois de ver os vídeos não estava a perceber o porquê de se falar em terrorismo por isso fui procurar a definição:
"Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica,[1] através de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, pânico e, assim, obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo, antes, o resto da população do território. É utilizado por uma grande gama de instituições como forma de alcançar seus objetivos, como organizações políticas, grupos separatistas e até por governos no poder.[2]" in wikipedia

Agora já percebo que realmente há evidência de terrorismo nos vídeos... Vemos certamente medo e pânico bem como efeitos psicológicos que ultrapassam o círculo das vítimas...


Ps: estou-me a marimbar para se a Catalunha é Espanha ou não, estou até convencido que num referendo legal ganhava o sim à permanência em Espanha, mas não vejo qualquer diferença entre o que se viu hoje na Catalunha e o que se tem visto na Venezuela... Tenho é pena que alguns partidos saibam muito bem atacar uns e apoiar/ficar calados nos outros...
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Dr Tretas » 1/10/2017 20:28

Opcard Escreveu:A Guarda Civil além de heróis são fantásticos respeitam a lei e fazem respeitar a lei isto merece palmas e admiração a democracia tem regras ,mas há por aqui uns extremistas qu admiram o crime é o terrorismo .


Uuuufa, ainda bem que não sou um cidadão sujeito ao regime de Madrid, senão já tinha a PIDE, digo, a Guardia Civil, a bater-me à porta :roll:
Como perigoso terrorista/secessionista/agitador/criminoso digo: viva a democracia, a liberdade de expressão e o direito à auto-determinação :!:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Opcard » 1/10/2017 18:54

Dr Tretas Escreveu:
Opcard Escreveu:A Guarda civil tem tido um comportamento exemplar perante as provocações , são heróis merece a admiração dos democratas e dos homens livres a democracia tem regras.


Ah pois tem, parece-me é que não são estas, arrastar eleitores à força. Já agora, todas as revoluções são inconstitucionais... elas acontecem quando os governantes perdem legitimidade perante o povo.


A Guarda Civil além de heróis são fantásticos respeitam a lei e fazem respeitar a lei isto merece palmas e admiração a democracia tem regras ,mas há por aqui uns extremistas qu admiram o crime é o terrorismo .
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Lion_Heart » 1/10/2017 18:50

Dr Tretas Escreveu:
Opcard Escreveu:A Guarda civil tem tido um comportamento exemplar perante as provocações , são heróis merece a admiração dos democratas e dos homens livres a democracia tem regras.


Ah pois tem, parece-me é que não são estas, arrastar eleitores à força. Já agora, todas as revoluções são inconstitucionais... elas acontecem quando os governantes perdem legitimidade perante o povo.


Isso depende , tem muito que se lhe diga. Desde os comunistas que as esmagam com toda a sua força. Aos mais democratas que armam a oposição até ao caso Português em que o povo não fez a revolução de 25 de Abril mas foi feita sim por outros motivos . Mas eu apoio a divisão da Espanha (o mal dos outros pode ser favorável)
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Dr Tretas » 1/10/2017 18:04

Opcard Escreveu:A Guarda civil tem tido um comportamento exemplar perante as provocações , são heróis merece a admiração dos democratas e dos homens livres a democracia tem regras.


Ah pois tem, parece-me é que não são estas, arrastar eleitores à força. Já agora, todas as revoluções são inconstitucionais... elas acontecem quando os governantes perdem legitimidade perante o povo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Opcard » 1/10/2017 17:15

Dr Tretas Escreveu:
goodmoney Escreveu:Infelizmente assim o Governo Espanhol perde a razão...

Agora isto foi uma armadilha bem montada, não haja ilusões.

Não colocaram lá velhos, mulheres e crianças inocentemente.

Quanto mais imagens existem para partilhar, mais acicatam a causa...


Uma armadilha na qual os de Madrid cairam alegremente. Assim é fácil. Vão ler, por exemplo, as caixas de comentários do El Mundo que até arrepia o ódio que transparece.
Quanto às imagens, são para ser mostradas, ou defendes a censura? Tenho a certeza que o regime de Madrid vai tentar bloquear estes vídeos não tarda muito. Democracia pura :-#

Já agora, o Rei anda aonde? Não opina?

Vá, mais um videozito:


E agora vou votar, que hoje não o fazer seria uma falta de respeito por estas pessoas a quem está a ser negado esse direito.



A Guarda civil tem tido um comportamento exemplar perante as provocações , são heróis merece a admiração dos democratas e dos homens livres a democracia tem regras .
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Dr Tretas » 1/10/2017 16:19

goodmoney Escreveu:Infelizmente assim o Governo Espanhol perde a razão...

Agora isto foi uma armadilha bem montada, não haja ilusões.

Não colocaram lá velhos, mulheres e crianças inocentemente.

Quanto mais imagens existem para partilhar, mais acicatam a causa...


Uma armadilha na qual os de Madrid cairam alegremente. Assim é fácil. Vão ler, por exemplo, as caixas de comentários do El Mundo que até arrepia o ódio que transparece.
Quanto às imagens, são para ser mostradas, ou defendes a censura? Tenho a certeza que o regime de Madrid vai tentar bloquear estes vídeos não tarda muito. Democracia pura :-#

Já agora, o Rei anda aonde? Não opina?

Vá, mais um videozito:


E agora vou votar, que hoje não o fazer seria uma falta de respeito por estas pessoas a quem está a ser negado esse direito.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por rollingsnowball » 1/10/2017 16:05

goodmoney Escreveu:Infelizmente assim o Governo Espanhol perde a razão...

Agora isto foi uma armadilha bem montada, não haja ilusões.

Não colocaram lá velhos, mulheres e crianças inocentemente.

Quanto mais imagens existem para partilhar, mais acicatam a causa...

Crianças aceito. Velhos e crianças foram voluntariamente. Qualquer pessoa de bom senso sabia que se enviassem a polícia de choque isto podia acontecer. Mas o erro está em usar a polícia de choque contra pessoas que estão a protestar pacificamente: isso sim é inaceitável. Se eles lá tencionassem ficar indefinidamente é outra história, mas era claro desde o início que saíam de lá hoje pelo que era mandar a polícia lá (a normal,a polícia de choque e com caras tapadas sente-se impune) apenas para identificar as pessoas.

Ps: isto podia ter corrido muito pior. Qualquer agente da autoridade tinha a obrigação (moral, senão legal) de identificar e fazer retirar os membros da polícia de choque que cometeram abusos, mesmo que para isso fosse preciso apontar umas pistolas ou, em último caso, dispará-las... Se a polícia catalã tivesse deixado lá alguns agentes à paisana podia ter dado barraca da grande...
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por rg7803 » 1/10/2017 16:03

Independentemente do lado de onde more a razão suspeito que esta história não vai acabar bem. Estou a ver demasiada animosidade de ambos os lados. E isto é mesmo "aqui ao lado"...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4201
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por goodmoney » 1/10/2017 15:15

Infelizmente assim o Governo Espanhol perde a razão...

Agora isto foi uma armadilha bem montada, não haja ilusões.

Não colocaram lá velhos, mulheres e crianças inocentemente.

Quanto mais imagens existem para partilhar, mais acicatam a causa...
 
Mensagens: 581
Registado: 9/11/2012 16:27

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por rollingsnowball » 1/10/2017 15:05

Dr Tretas Escreveu:O regime de Madrid recorre à violência, nada que me surpreenda.



Devias ter posto um aviso de susceptibilidade... Quando vi o video (já tinha visto) fiquei um bocado afectado... É demasiado aqui ao lado e num país tão "livre" como o nosso...
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Dr Tretas » 1/10/2017 14:35

O regime de Madrid recorre à violência, nada que me surpreenda.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por MVP » 25/9/2017 1:24

Opcard Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:Não percebo bem a lógica. Os povos têm direito à auto-determinação: Sim ou Não :?:


Desde que respeitem a constituicao . Ou defende a selva ?

A seguir viria o País Basco com problemas em 2 países Espanha e França com confusão no no seu interior Navarra é uma das 3 províncias bascas mas quer Espanha ..

As zonas ricas querem abandonar as pobres , com prejuízo para todos .


Desde que respeitem a constituição? As constituições bloqueiam qualquer possibilidade de auto determinação dos povos.

As culturas sim deveriam estar unidas, o que significaria muito mais depressa uma anexação da Galiza por Portugal do que uma manutenção da Catalunha e País Basco por Espanha. Isto seguindo quase a jurisprudencia que foi aberta pelos Estados Unidos no caso do Kosovo para com a Sérvia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1123
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Opcard » 24/9/2017 21:54

Dr Tretas Escreveu:Então e se um dia 2/3 do Catalães quiserem ser independentes, como é? E se um dia 80% quiserem?
Não têm esse direito, nem hoje nem nunca, sob nenhuma circunstância, é isso?

Falam em paz, mas eu vejo uma trajectória direitinha à guerra civil, mais cedo ou mais tarde.


Perfeitameno de acordo , desde sempre defendi que decisões com grandes consequências para a sociedade e de carácter definitivo devem ter 2/3 de um parlamento
Já a independência 2/3 dos votantes ou 50% mais um da totalidade dos eleitores havendo 6 milhões de eleitores s se o sim terá de ter 3 000 001 memo que tenham votado só 3,5 milhões .

Neste momento a repressão na Catalunha sobre quem defende a Espanha é terrível tenho amigos pro-Espanha não tem liberdade não podem falar dizer o que sentem , tem de esconder que são Real Madrid.

Mas há um problema hoje na Catalunha só metade são catalães por isso um referendo indo todos votar dará 50 / 50 é aí que há um grande perigo de conflito .
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Dr Tretas » 24/9/2017 19:54

Então e se um dia 2/3 do Catalães quiserem ser independentes, como é? E se um dia 80% quiserem?
Não têm esse direito, nem hoje nem nunca, sob nenhuma circunstância, é isso?

Falam em paz, mas eu vejo uma trajectória direitinha à guerra civil, mais cedo ou mais tarde.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por goodmoney » 24/9/2017 18:54

Opcard Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:Não percebo bem a lógica. Os povos têm direito à auto-determinação: Sim ou Não :?:


Desde que respeitem a constituicao . Ou defende a selva ?

A seguir viria o País Basco com problemas em 2 países Espanha e França com confusão no no seu interior Navarra é uma das 3 províncias bascas mas quer Espanha ..

As zonas ricas querem abandonar as pobres , com prejuízo para todos .



Vamos voltar aos tempos das conquistas, com reinos de 100000 pessoas a reclamar territórios uns sobre os outros. Realmente é mesmo isso que faz falta.

Imaginem os Estados dos EUA reclamarem cada um a independência e ficarmos com uma América do Norte de 50 países de um momento para o outro...

Ou a Europa passar a 100 países e fazê-los entender-se minimamente...

ONU a reunir 300 países... Realmente a paz no mundo agradecia.
 
Mensagens: 581
Registado: 9/11/2012 16:27

Re: OT - Independência da Escócia e da Catalunha

por Opcard » 24/9/2017 18:27

Dr Tretas Escreveu:Não percebo bem a lógica. Os povos têm direito à auto-determinação: Sim ou Não :?:


Desde que respeitem a constituicao . Ou defende a selva ?

A seguir viria o País Basco com problemas em 2 países Espanha e França com confusão no no seu interior Navarra é uma das 3 províncias bascas mas quer Espanha ..

As zonas ricas querem abandonar as pobres , com prejuízo para todos .
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], latbal, Mr_ALL, PAULOJOAO, zulu404 e 366 visitantes