Consensualmente e como lemos no Relat. trim.de contas, a recuperação na margem e dos lucros resulta, sobretudo, dos serviços financeiros e até deve, estrategicamente, reforçar esse caminho, graças, sobretudo à 321 crédito (margens brutas acima de 4%)e em menor escala ao crédito habitação. O horizonte a médio prazo não parece nada mal!
Mas se a expansão das actividades "sucedâneas" ao correio, comissões comerciais, Banca de retalho (excluindo crédito habitação) e entregas Expresso resultam de uma estratégia saudável e conservadora (que admiro),
espero estar errado por temer que o novo driver de negócio, esteja cada vez mais exposto a alavancagem financeira e a riscos insuperáveis numa crise de proporções épicas e equivalentes a 2009, venha a colocar os CTT com um perfil "Junk" (negócio financeirizado e
cada vez mais ALAVANCADO num crescendo de rentabilidade a médio prazo, mas "Sofinlocando" o longo prazo).
Problema e 2 questões a Longo prazo que vão pôr em causa até a existência dos CTT (e nunca será por causa do declínio do Correio e encomendas):
Como será possível potenciar o tri-centenário grupo CTT
suportar a próxima crise financeira mundial dentro de 3/4 anos e sobreviver, quando:
1)
crédito à habitação Banco CTT com financiamentos até 100% dos ativos (após solicitação do contratante), com margens equivalentes mas
maior risco do que Banca tradicional (gestão de risco "audaz"),
activos esses que se vão desvalorizar 20 a 40% (e o pessoal vai despachar as casas para o Banco);
b) com a
321 crédito a financiar a eito uma diversidade de ativos em depreciação constante e a assumir componentes de financiamento automóvel para compra de viaturas em 2ª e 3ª mãos, até 72 meses, só com a garantia desses mesmos ativos, ainda por cima a gasóleo e a gasolina? "Montes de Lata obsoletos" são a antítese do "Valor refúgio" e facilmente podem materializar um prejuízo de 200 a 300M (equivalente à cap. bolsista actual).
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