trend=friend Escreveu:Quanto aos fundamentais, pode ser tudo verdade (ou não, por exemplo o mercado de carros usados é contra-cíclico, mas enfim... se fosse uma empresa de crédito para carros novos seria mais preocupante), mas a verdade é que já subiu quanto desde mínimos há cerca de uns 3 meses?
Mais de 25%.
Ganhar aversão às Motas porque não é suposto subirem 100% num ano e os fundamentais são de fugir e não aproveitar, tem um nome: ter razão antes de tempo e raramente contribui para se ganhar dinheiro. Para preservar capital sim, contribui muito; para ganhar dinheiro não.
Aqui nos CTT é mais ou menos o mesmo sem tantas euforias, uma empresa mais "fundamentada"...
Aqui nos CTT os fundamentais EVIDENCIADOS nos relatórios e contas são de QUEDA dos RESULTADOS há 10 TRIMESTRES e sem NENHUM sinal de inversão , o resto é conversa otimista .
E se resultados forem maus e com nova queda a pique do dividendo a anunciar a probabilidade é de uma queda forte e agora de um nível superior .
Já antes aconteceram as recuperações técnicas e depois volta a cair quando saem os sempre péssimos resultados .
Quanto ao credito aos carros usados , eu conheço bem o ramo do credito a usados e todos os parâmetros .
Não é contraciclico. Não tem a ver com usados ou novos .
Tem a ver com quem compra usado uma grande maioria tem menos posses financeiras e num abrandamento económico são os primeiros a ser afetados e deixar de pagar .
E o problema tem a ver com os parâmetros e garantias .
Que garantias reais existem ?
Qual a avaliação das garantias ?
Qual a capacidade de recuperação do capital ?
Qual a garantia de execução ?
E outros parâmetros .
É um ramo de credito muito complexo num abrandamento económico .
Só quem conhece o ramo de credito carro usado por dentro percebe as dificuldades.
Não acredito a medio prazo , no bom desempenho deste ramo de negocio assim que a economia abrande e que vá justificar pagar 100 MIlhºoes .
EU percebo porque adquire o negocio e paga 100 Milhões neste momento de resultados dos CTT mas isso é outra analise