Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Quanto valem os CTT?

por Pimenta79 » 5/12/2013 10:33

Bom dia,
Não fui à OPV dos CTT mas hoje um colega fez-me a seguinte questão:

Dei ordem de compra a 4.456€ por cada acção, como o estado vendeu por 5.52 a minha ordem não devia ter "entrado", no entanto atribuíram-me acções ao preço de 5.52 preço que não queria pagar, achas que houve engano do banco? Negocio feito no caixa directa por telefone.

Não lhe soube responder pois nem o prospecto li e ele também não o deve ter lido :lol:


Na vossa opinião se deu ordem por preço inferior acham que deveriam ter atribuído acções??
 
Mensagens: 57
Registado: 20/7/2010 9:46
Localização: Bragança

Re: Quanto valem os CTT?

por otangas » 5/12/2013 10:26

Não sei se já espreitaram o cof neste momento. A pressão parece ser claramente vendedora, mas isto vale o que vale... É esperar para ver.
Anexos
ctt.jpg
ctt.jpg (31.95 KiB) Visualizado 8517 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 422
Registado: 25/3/2009 22:02
Localização: 16

Re: Quanto valem os CTT?

por mundano » 5/12/2013 10:05

CC10 Escreveu:Tem razão, simplificar, neste caso, não é o mais adequado. Também gosto que as acções subam, aliás, devia ser proibido fazer short, seria um capitalismo bem mais saudável...


Se há coisa que a historia tem provado vezes e vezes sem conta é que proibir, regular e restringir a liberdade economica, nunca melhorou a saude de nenhuma economia.. :wink:

Mas a mentalidade está demasiadamente entranhada em Portugal.. Toda a gente acha que temos burocracia e Estado a mais e que isso é um dos principais travões à nossa economia e ao nosso desenvolvimento, mas depois a solução para qualquer anomalia que nos incomode, seja o estacionamento em 2ª fila, ou seja a queda das acções provocada pelos investidores que decidem comprar a descoberto é mais leis, mais regulamentos, mais entidades fiscalizadoras, em suma: mais intervenção...
 
Mensagens: 28
Registado: 29/9/2009 16:28
Localização: 10

Re: Quanto valem os CTT?

por CC10 » 5/12/2013 9:46

Isso não é verdade para muita gente. Eu por acaso fui à OPV mas se não fosse não quereria que a cotação caísse. Da mesma foram que não quero que os restantes títulos caiam. A única situação onde posso querer que um título corrija em baixa será numa situação em que se cair até um determinado ponto fica numa situação técnica que me permite entrar, por testar um suporte. Por exemplo, se o BCP cair até à zona dos 12 cêntimos será para mim uma oportunidade de entrada por, na minha opinião, ser provável que esteja a testar a LT de resistência que foi quebrada recentemente, confirmando a sua passagem a suporte... ainda assim não estou propriamente interessado em que o BCP caia, mas se vier perto e colocar por ali uma ordem, poderei estar interessado nisso...[/quote]

Tem razão, simplificar, neste caso, não é o mais adequado. Também gosto que as acções subam, aliás, devia ser proibido fazer short, seria um capitalismo bem mais saudável...
 
Mensagens: 87
Registado: 1/12/2013 22:04

Re: Quanto valem os CTT?

por General Patton » 5/12/2013 5:04

Hmmm... Cheira a fiasco!

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... dores.html

Pelo andar da carruagem não chega à portagem!

Oxalá me engane...
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 643
Registado: 11/6/2012 23:18

Re: Quanto valem os CTT?

por General Patton » 5/12/2013 2:58

Storgoff Escreveu:
artista Escreveu:
Storgoff Escreveu:A questão que se põe é onde é que há mercado para mais um banco a actuar em Portugal.
Acredito que até tenham alguma facilidade em captar depósitos mas e o crédito ??
Aí é que está o busílis da questão.
Captar depósitos é fácil, basta acenar com taxas de juro apelativas, mas isso é um custo.
O problema é trabalhar o lado das receitas. O crédito.
Onde é que andam esses bons clientes??? Os outros bancos andam a dormir???
De qualquer forma isso seria uma actividade completamente distinta do Core -business. Uma actividade onde os CTT´s não tem qualquer Know How e que dificilmente poderão conciliar de forma eficiente.
Onde é que nos quadros dos CTT estão profissionais para montar um negócio bancário a sério?
Parece-me que isso da licença bancária vai ser provavelmente para ficar no papel durante muito tempo.


Eu sei que há muitos Se's Storgof mas o potencial está lá, cabe ao mercado dizer se acredita nisso ou não... nas próximas semanas saberemos até que ponto acredita! :wink:


Independentemente do comportamento do mercado nas próximas semanas não vejo como é que será possível isolar o factor -licença bancária.
O que eu acho é que não é por aí que os CTT poderão subir em bolsa. Mas claramente também não é um factor negativo


Gostei da tua análise, Storgoff.

Boas questões.
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles

J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...

''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT

À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 643
Registado: 11/6/2012 23:18

Re: Quanto valem os CTT?

por jabreu3 » 5/12/2013 2:57

 
Mensagens: 396
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: porto

Re: Quanto valem os CTT?

por RaposoTavares » 5/12/2013 1:58

Para os acionistas que daqui a pouco se querem atirar a vender no primeiro minuto, comprometendo no ovo uma eventual capacidade de valorização do preço das ações, um alerta: atenção às taxas e comissões. Para os que apostam em dividendos próximos dos 5%, 6% numa altura em que os bancos oferecem juros sobre depósitos miseráveis, outro alerta: http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... dores.html .

Em resumo, o negócio dos ctt não é para mim que tendo pedido 5000 papéis na 1ª tranche, penso que comprei 620 ações (amanhã logo verei isso...). Asneiras que se fazem na vida... :wall: :wall: :wall:

Estratégias? Imagino que devo 'despachá-las'. Quando? Assim que baixem dos 5€ ou que ultrapassem os 6,62€ (20% de lucro por ação). Ou então, o quanto antes, despachá-las sem contemplações e comprar BCP. Mesmo que o índice esteja a subir amanhã e que o BCP já esteja a cima de 0,145. E mesmo que os ctt estejam a 5,20€ por ação, ou coisa assim.

Em matéria de desprezo, de desgaste e de humilhante mau trato para os pequenos investidores, esta privatização só tem paralelo nas privatizações da EDP Renováveis e na OPV da Martifer.

Quando se pretende dar peso e importância aos nossos PSI(s) é imprescindível uma reflexão sobre todos os impostos e taxas que recaem sobre os atores da Bolsa. De entre estes atores uma especial atenção para os investidores em nome individual. São estes que poupam, são estes que investem na criação de riqueza, são estes que apoiam incondicionalmente uma sociedade livre e uma economia de mercado.

Tenho dito.
Raposo Tavares
Editado pela última vez por Visitante em 5/12/2013 11:28, num total de 1 vez.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Quanto valem os CTT?

por artista_ » 5/12/2013 0:54

CC10 Escreveu:P.S. Quem tem CTT (como eu) quer que suba, quem não tem quer que desça a um ponto que fique interessante para comprar...


Isso não é verdade para muita gente. Eu por acaso fui à OPV mas se não fosse não quereria que a cotação caísse. Da mesma foram que não quero que os restantes títulos caiam. A única situação onde posso querer que um título corrija em baixa será numa situação em que se cair até um determinado ponto fica numa situação técnica que me permite entrar, por testar um suporte. Por exemplo, se o BCP cair até à zona dos 12 cêntimos será para mim uma oportunidade de entrada por, na minha opinião, ser provável que esteja a testar a LT de resistência que foi quebrada recentemente, confirmando a sua passagem a suporte... ainda assim não estou propriamente interessado em que o BCP caia, mas se vier perto e colocar por ali uma ordem, poderei estar interessado nisso...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Quanto valem os CTT?

por Storgoff » 5/12/2013 0:45

Nevaco Escreveu:
Storgoff Escreveu:As formulas para fazer as contas são estas:

-Oferta / (2xP1+P2) = rateio 2ª fase
-P1+P2 = Procura total

P1 - acções pedidas cat. 1ªfase
P2 - acções pedidas cat. 2ªfase


Os valores a que eu cheguei basicamente dão P1 e P2 praticamente iguais


Continuo nos 117M na 1ª fase (desculpem os arrendodamentos):

Oferta = 18,94M (15.75 + 3.19 dos trabalhadores dos CTT)
Procura total = 187,7M

18,94 / (2*P1 + P2) = 0,062 ==> P2 = 28,94/0,062 + 2P1 ==> P2 = 305,48 - 2*P1
na segunda fórmula:
P1 + P2 = 187.7
substituindo P2:
P1 + 305,48 - 2*P1 = 187.7 ==> P1 = 305,48 - 187,7 = 117,78.

Assim temos P1 ~ 118M e P2 ~ 70M, tal como dava nas minhas contas iniciais.

Concordas Storgoff?


Vamos lá tirar isto a limpo :

Para obteres P1 tens de combinar as duas equações que eu indiquei ( sistema de 2 eq. a 2 variáveis)

Dessa forma tens:

P1 = Oferta / rateio 2º fase - Procura total = 18,9M/ 0,062 - 187,7M = 117,13

P2= Procura total- P1 = 70,6 M



O que confirma os teus valores.
:wink:
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Quanto valem os CTT?

por Optimiza » 5/12/2013 0:28

Esse "convictamente" tem alguma fundamentação? Porquê 1/4 das posições e porquê 5.20€? Parecem dois número atirados ao ar...[/quote]

São números especulados, mas que resultam da pressão vendedora para realizar mais valias de curto prazo por parte dos pequenos investidores e que terão numa escala oposta, quase equivalente - Institucionais - a reforçar ou a iniciar posições.

Os lucros palpáveis só virão, com o passar dos dias e com a estabilização das vendas dos pequenos investidores.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Quanto valem os CTT?

por CC10 » 5/12/2013 0:09

Vejam o último bitaite de Jacques de la Palice:

"As acções dos CTT irão subir e descer ao longo do tempo..."

Quem desmente o homem?

P.S. Quem tem CTT (como eu) quer que suba, quem não tem quer que desça a um ponto que fique interessante para comprar...
 
Mensagens: 87
Registado: 1/12/2013 22:04

Re: Quanto valem os CTT?

por jabreu3 » 5/12/2013 0:01

É só um feeling... não tem bola de cristal de cristal associada.

um feeling tão válido como aqueles que dizem que ela cai.

Amanhã ve-se e tira-se as teimas.
 
Mensagens: 396
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: porto

Re: Quanto valem os CTT?

por Storgoff » 4/12/2013 23:54

jabreu3 Escreveu:Amanha abre nos 6 euros.... e fecha a acima dos 6 euros.

se vier a abaixo reforço


Onde é que compras as tua bolas de cristal???

Tb quero uma.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Quanto valem os CTT?

por CC10 » 4/12/2013 23:53

O bitaite mais normal será: fechar com uma variação de +- 1%, aí é arriscar pouco... espero que suba mais durante a sessão...
 
Mensagens: 87
Registado: 1/12/2013 22:04

Re: Quanto valem os CTT?

por jabreu3 » 4/12/2013 23:48

Amanha abre nos 6 euros.... e fecha a acima dos 6 euros.

se vier a abaixo reforço
 
Mensagens: 396
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: porto

Re: Quanto valem os CTT?

por pedrocruz7777 » 4/12/2013 23:42

Bem, depois dos bitaites sobre o fator do rateio, com os mais otimistas a anteverem 0.03 agora chegou a altura dos bitaites sobre a valorização do 1º dia.
Da minha enorme sabedoria (uma semana de estudo no forum e outros sites na net :D ) prevejo ... wait for it... wait for it... vai fechar entre 5,45 e 5.57, ou seja, +/- 1% suportados com a intervenção do Mrs JP Morgan!

Amanhã por esta hora temos metade dos foristas nervosos a puxar o cabelo e a pensar que ia comprar as prendas de natal já com os lucros dos CTT e agora já nem dinheiro para as prendas têm, e metade a aguentar o frio na barriga, nervosos mas a dizer que já previam isto e que tudo vai melhorar nos próximos tempo!

Bons negócios a todos!
 
Mensagens: 27
Registado: 19/9/2012 0:00

Re: Quanto valem os CTT?

por PM_82 » 4/12/2013 23:37

perseu Escreveu:
Contudo, nos primeiros dois dias espera-se, convictamente, que os pequenos investidores vendam mais de um quarto das posições ao melhor, e portanto a cotação no final de 6ª feira poderá estar à volta dos 5,20€.



Esse "convictamente" tem alguma fundamentação? Porquê 1/4 das posições e porquê 5.20€? Parecem dois número atirados ao ar...
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
 
Mensagens: 151
Registado: 19/8/2009 17:46
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por CC10 » 4/12/2013 23:21

Gosto de bitaites (quem os não dá?), mas prefiro emitir um desejo:

- Espero que os CTT privatizados consigam melhorar o seu desempenho a todos os níveis (o que não é uma garantia absoluta), assim todos poderão ganhar, seja a curto, médio ou longo prazo...
 
Mensagens: 87
Registado: 1/12/2013 22:04

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 4/12/2013 22:59

perseu Escreveu:Como os CTT têm uma avaliação com intervalo entre 800 milhões e 900 milhões, e o Banco Postal com a entrada de um acionista financeiro Europeu (e com o mesmo nicho de mercado bancário no portfólio), poderá valer 200 milhões, mantendo-se o PER actual (com mais ou menos distribuição de dividendos), gera-se um potencial futuro de subida natural da acção até aos 8,5€ (em junho de 2014).

Contudo, nos primeiros dois dias espera-se, convictamente, que os pequenos investidores vendam mais de um quarto das posições ao melhor, e portanto a cotação no final de 6ª feira poderá estar à volta dos 5,20€.

É um encadeamento plausível?

É uma opinião como outra qualquer. Eu também já dei a minha aqui, mas não interessa para nada, amanhã o mercado vai dizer nos o que pensa sobre o assunto. Mas é bom a malta desabafar aqui sobre os CTT, eu também gosto de deixar aqui os meus bitaites, reduzo de +5% para +3,75% o fecho de amanhã nos CTT 8-)
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por Optimiza » 4/12/2013 22:55

Como os CTT têm uma avaliação com intervalo entre 800 milhões e 900 milhões, e o Banco Postal com a entrada de um acionista financeiro Europeu (e com o mesmo nicho de mercado bancário no portfólio), poderá valer 200 milhões, mantendo-se o PER actual (com mais ou menos distribuição de dividendos), gera-se um potencial futuro de subida natural da acção até aos 8,5€ (em junho de 2014).

Contudo, nos primeiros dois dias espera-se, convictamente, que os pequenos investidores vendam mais de um quarto das posições ao melhor, e portanto a cotação no final de 6ª feira poderá estar à volta dos 5,20€.

É um encadeamento plausível?
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 4/12/2013 22:36

artista Escreveu:

Eu percebi mal, pensava que te estavas a referir ao guito da venda de parte das ações!

Mas mesmo se fosse como dizias, dava, vendi hoje ativos para a liquidação da financeira dos CTT amanhã.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por artista_ » 4/12/2013 22:35

Sr_SNiper Escreveu:
artista Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:não existem juros devedores por horas de descoberto... :wink:


Mas não serão horas, serão uns dias... a liquidação financeira das ações da OPV é amanhã, a das ações que eventualmente forem vendidas só se realiza 3 sessões de bolsa depois... se estou a ver a coisa bem!

Vou transferir o guito de um grande tubarão que também tem conta na GB para a minha conta, são horas...
Além disso na GB, o guito fica disponível no momento para comprar ativos, só se for para transferir é que tens que esperar 3 dias.



Eu percebi mal, pensava que te estavas a referir ao guito da venda de parte das ações!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Quanto valem os CTT?

por Opcard33 » 4/12/2013 22:24

MiguelMilon Escreveu:Amanhã já se pode negociar livremente ou é só na sexta?



Amanhã 10:30 .
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 4/12/2013 22:10

artista Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:não existem juros devedores por horas de descoberto... :wink:


Mas não serão horas, serão uns dias... a liquidação financeira das ações da OPV é amanhã, a das ações que eventualmente forem vendidas só se realiza 3 sessões de bolsa depois... se estou a ver a coisa bem!

Vou transferir o guito de um grande tubarão que também tem conta na GB para a minha conta, são horas...
Além disso na GB, o guito fica disponível no momento para comprar ativos, só se for para transferir é que tens que esperar 3 dias.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], escolástico, karaya75, lfa, mquinaz, MR32, pattern, PAULOJOAO, Shift72, tomateverde, VALHALLA, vinas1976, zulu404 e 181 visitantes