Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Pata-Hari » 6/12/2013 11:16

Eu conheço muita gente que não faz a mínima idéia, e até são pessoas com alto grau de instrução, ou até pessoas que trabalham na banca de investimento...
:roll:
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por artista_ » 6/12/2013 11:06

Pata-Hari Escreveu:Virtua, não me parece que isso seja discurso para cliente de balcão. Não sairias da primeira frase antes do teu cliente "desligar" para terminar com "não gosto de acções". Tugatrader, "toda a gente" significa "toda a gente que após 1 ano de ter algum dinheiro, ainda o tem", ou "toda a gente que consegiui acumular mais de 100 000 euros sem os estoirar antes". Há vários conceitos que consigo inventar desde já mas o certo é que quem consegue acumular dinheiro (significativo) não é totalmente idiota (apesar de nos poder parecer muitas vezes!). Esse tipo de discurso serve ou pode servir para quem investe 5000 euros e que por cansaço e para calar a pessoa ou por ignorancia, cede. Artista, quanto mais complexa a aplicação, mais espaço há para gerir a informação. Uma acção é um instrumento simples. Sniper, tinhas que dizer qualquercoizinha, não era :wink: ?


Acho que não respondeste a nenhuma das questões levantadas... acho que nem consegues perceber que para muita gente o banco ainda é (embora já muitos estejam avisados pelas piores razões) um sítio onde terão informações fidedignas sobre como aplicar as suas poupanças, e não o sitio onde lhes vão impingir aquilo que ao banco mais interessa, independentemente da avaliação do perfil de risco da pessoa que têm à sua frente! E até dou de barato que possa ser exigir muito fazer este tipo de avaliação, mas pelo menos deviam ser obrigados a alertar para os riscos associados a cada tipo de investimento, e não ficar-se por um mero "as indicações que temos é que se espera uma valorização de 10 a 15%"... o "toda genta sabe o que é uma ação" parece-me completamente descabido! Eu conheço muita gente que não faz a mínima idéia, e até são pessoas com alto grau de instrução, ou até pessoas que trabalham na banca de investimento...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Opcard33 » 6/12/2013 10:57

A 4 de Janeiro 9 500 000 de ações podem voltar a origem ao preço da OPV . Depende apenas da vontade do JPM mas não o fará de animo leve pois seria uma mensagem com efeitos negativos para o mercado.
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por pjop » 6/12/2013 10:45

Bom dia, mais um link para poder acompanhar.

http://www.lecho.be/bourses/CTT_CORREIOS_PORT.240181464
 
Mensagens: 9
Registado: 8/9/2008 22:43
Localização: 16

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por PM_82 » 6/12/2013 10:36

Storgoff Escreveu:
PM_82 Escreveu:
fernmato Escreveu:Comunicado de Participação Qualificada nos CTT

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd29100.pdf

Vejam o ponto ii) do comunicado.

Não me parece que o JPM tenha intervencionado hoje a um preço acima do valor definido na opção de compra. O preço da opção de compra era conhecido durante o período de subscrição da OPV?


Não, na altura li o prospecto e não vi lá referido o valor da opção de compra. Mas vai de encontro ao esperado, sendo a 5.52€ o JP Morgan só terá o incentivo a intervir caso o preço desça desse valor.



Não sei onde é que foste buscar essa coisa da opção de compra.

O que há seguramente é uma opção de venda do JP Morgan sobre o estado o que é algo bem diferente.

E como é obvio só fará sentido nesse contexto da opção o JP comprar abaixo do strike que é o preço da OPV.


Storgoff, no prospecto tinha realmente a menção a uma opção de venda do JPM, o que eu aliás já tinha referido num dos posts anteriores. Mas agora este comunicado que o fernmato partilhou fala claramente numa call option do Estado sobre os underwriters e pela primeira vez aparece o valor do strike. Em que é que ficamos? Alguma coisa deve estar a escapar.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
 
Mensagens: 151
Registado: 19/8/2009 17:46
Localização: Porto

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por u3lk5 » 6/12/2013 10:08

 
Mensagens: 390
Registado: 20/8/2009 12:27
Localização: 4

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por CC10 » 6/12/2013 10:08

Está em 5,53€, quem quisesse ganhar a curto prazo, o mais normal seria vender ontem pela manhã (foi o que fiz)...
 
Mensagens: 87
Registado: 1/12/2013 22:04

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por fabmateus » 6/12/2013 10:01

Bom dia,

Alguém tem algum link para poder acompanhar a evolução das acções dos CTT em tempo real?
O link que ontem disponibilizaram, hoje não funciona: https://europeanequities.nyx.com/en/pro ... LIS/quotes
Estou ansioso por saber se a desgraça da desvalorização desta acção continua hoje... :wall:
 
Mensagens: 6
Registado: 6/12/2013 9:48


Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Pata-Hari » 6/12/2013 8:49

Virtua, não me parece que isso seja discurso para cliente de balcão. Não sairias da primeira frase antes do teu cliente "desligar" para terminar com "não gosto de acções". Tugatrader, "toda a gente" significa "toda a gente que após 1 ano de ter algum dinheiro, ainda o tem", ou "toda a gente que consegiui acumular mais de 100 000 euros sem os estoirar antes". Há vários conceitos que consigo inventar desde já mas o certo é que quem consegue acumular dinheiro (significativo) não é totalmente idiota (apesar de nos poder parecer muitas vezes!). Esse tipo de discurso serve ou pode servir para quem investe 5000 euros e que por cansaço e para calar a pessoa ou por ignorancia, cede. Artista, quanto mais complexa a aplicação, mais espaço há para gerir a informação. Uma acção é um instrumento simples. Sniper, tinhas que dizer qualquercoizinha, não era :wink: ?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Sr_SNiper » 6/12/2013 2:24

Bem, dizer " Toda a gente sabe" "Toda a gente sabe" diria que em nenhum país do mundo
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por L.S.S » 6/12/2013 2:17

Pata-Hari Escreveu:Acho que toda a gente sabe que as acções não têm preços certos e que não existem certezas em acções. Toda a gente sabe que as acções têm dias positivos e dias negativos. A maior parte das pessoas entende que o preço da acção varia ao longo do tempo.


Saudações!

A ilustre esta a fazer referência a que país?

Cumprimentos
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Sr_SNiper » 6/12/2013 1:40

Storgoff Escreveu:Na sessão de hoje, os CTT negociaram mais de 220M€, algo descomunal.

Mais do que todo o PSI 20 numa sessão das fortes.
O BCP , BES , GALP, JMT em dias de grande euforia andam em regra à volta dos 20M€ cada.

No entanto os CTT em termos de CAP são comparativamente uma anã. Para o volume negociado hoje significa que mais do que 1/4 do CAP rodou em bolsa.
Astronómico no mínimo.

Não me venham agora dizer que isto foram os pequenos investidores a tentar fazer uns cobres . Os que venderam o punhado de acções que conseguiram na OPV e os outros que andaram no daytrade.

Claramente que esta enxurrada se deveu à participação de muitos dos institucionais, os tais que segundo se disse estavam dispostos a comprar quase a qualquer preço na fase do Bookbuilding, facto que supostamente levou o governo a fixar o preço da OPV no valor máximo do intervalo

Afinal, pelo que vejo muitos também estavam disponíveis para vender na sessão de hoje e fortemente.
Claro que houve quem também comprou em força mas no final a balança pendeu para o lado da venda.

Muitos dos investidores institucionais devem ser Hedge Funds e afins.
Basicamente procuram o que muitos aqui no forum.: Ganhos de curto prazo e partir para outra.

Isto dá que pensar...
Custa-me a acreditar que institucionais vão a uma OPV para vender no próprio dia... mas sou muito pouco experiente neste campo...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por mais_um » 6/12/2013 1:04

Pata-Hari Escreveu:Acho que toda a gente sabe que as acções não têm preços certos e que não existem certezas em acções. Toda a gente sabe que as acções têm dias positivos e dias negativos. A maior parte das pessoas entende que o preço da acção varia ao longo do tempo. A maior parte das pessoas entende que quando um funcionária bancário diz que a instituição dele acha que tem um upside de X, que é uma avaliação e uma opinião do banco. E nenhum funcionário bancário é suficientemente tonto para impingir uma acção como se fosse um DP porque dias depois tem certamente um problema com um cliente e com o seu empregador por consequência, que é o que certamente não quer.


Só faltou dizeres que a "toda a gente" que referes é provavelmente apenas as pessoas que tu conheces no teu meio profissional (clientes incluidos) :D



Não subestimemos as pessoas.


Pois, estás a substimar a capacidade das pessoas de perderem os escrúpulos quando lhes acenam com uma cenoura "gorda", ou seja um prémio por atingirem determinados objectivos comerciais, tenho como exemplo o meu sogro que já depois de estar reformado (+ 65 anos), uma gestora de conta do BES transformou todos os DP que iam vencendo em PPR (5!), alguns sem garantia de capital. :wall: Recentemente disse-me que tinha feito uma aplicação a 10 anos (ele "só" tem 75...) que dava cerca de 4% ao ano e capitalizava os juros, já andei a tentar descobrir o que era mas não encontro rasto, desconfio que além do "barrete" do prazo, cheira-me que os rendimentos também não devem ser garantidos, mas pronto mais um gestor de conta "satisfeito". :wall:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por artista_ » 6/12/2013 1:01

Pata-Hari Escreveu:Artista, um funcionário bancário que me diz "a informação que nos é dada diz que a acção vale X" para mim tem um significado muito claro. A avaliação feita pela instituição é de X. E eu sei o que é uma avaliação: uma estimativa de valor. O valor real é, em cada dia, o que alguém paga pela acção por muito que alguém ache que vale outra coisa. Não vejo nada de errado na afirmação feita pelo funcionário bancário. E sim, claro que é responsabilizado caso se prove que fez afirmações totalmente falsas ou falseadas sobre algo que vendeu ao cliente (coisa que hoje em dia é cada vez mais complexo porque os clientes assinam disclaimers de "tudo e mais um par de botas" desde que a CMVM decidiu que assim é que protegia os clientes.. :roll: )


Bom, uma coisa é dizer que a avaliação desta ou daquela instituição é X, outra é dizer que "temos a indicação de que vai subir 10 a 15%"... parece-me que estás "exigir" muito às pessoas, que devem saber como funciona o mercado de ações, e pouco ao profissional que demonstra saber muito pouco quando faz aquele tipo de afirmação.

De qualquer forma, este exemplo nem é dos melhores da falta de transparência, ou profissionalismo, da banca em geral, conheço muitos piores, este até depende da forma e contexto em que a afirmação foi proferida. Só para falar talvez na mais recente que conheço, como tenho conta no Banif, ligaram-me para me convencerem (o termo é o correto) a investir no aumento de capital do Banif. A pessoa com quem falei não fazia a mínima ideia do que me estava a dizer, mas tinha um objetivo, arranjar mais um comprador. As expressões usadas iam desde "cada ações só custa 1 cêntimo, não acha que vale a pena investir?", "as "ações valem muito mais no mercado, estão agora a mais de 4 cêntimos"... e por aí fora! pergunto-me quantas pessoas a quem ele telefonou nesse dia terão comprado sem terem noção do que estavam a fazer? presumo que muitas, as suficientes para ele cumprir os objetivos de venda que lhe foram impostos! Achas este comportamento aceitável? Eu não...

Por esta ordem de ideias também podemos chegar ao limite de achar correto que charlatões enganem deliberadamente as pessoas, no fundo são elas as culpadas por acreditarem em algo em que não deviam ter acreditado, mas que se deixam levar por ganância. Isto tudo é verdade, mas não legitima o comportamento do charlatão!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por VirtuaGod » 6/12/2013 0:47

Pata-Hari Escreveu:É demasiado ridículo e caricato que um vendesse uma acção como um DP e que outro aceitasse.


Não sou assinante do negócios e não era isso que eu debatia/refutava se é realmente isso que vem na notícia. Apenas a frase "a indicação que temos é que pode render entre 10 a 15%". Digo-te que para mim não seria muito complicado ludibriar uma pessoa com este tipo de frase. Pessoalmente reformularia explicando o que é "IPO underpricing" e sacava de dois ou 3 papers de professores das mais conceituadas universidades americanas com estudos sobre IPOs dos EUA sendo que está provado que "em média" ir às OPVs dá dinheiro. (Ex: IPO Underpricing: A Survey)

A isso associava o facto da JP Morgan ser um banco americano e isto ir ser provávelmente uma OPV à americana, onde até no prospecto diz que a JP Morgan irá intervir como estabilizador de preços, afirmando que é um eufemismo para estacantar as quedas já que ng vai dizer à JP Morgan para se preocupar com as subidas, o que tornaria num trade/investimento assimétrico com muito pouco risco de downside e um potencial de upside interessante.

Acabaria falando sobre o IPO da Royal Mail

Por isso sim, consigo-te construir um caso onde acabaria por dizer algo do género "a indicação que temos é que pode render entre 10 a 15%" e provavelmente seria muito complicado alguém refutar-me, sendo que a opinião (que os CTT podem render 10 a 15%) está bem escondida lá no meio de 10 factos e 3 estudos. :-s

E etc etc, se quisesse até usava a lei da oferta e procura já que a procura até foi 9x a oferta e isso ia levar a uma abertura acima do preço da OPV [o que acabou por se verificar].

P.S. Tenho um colega meu que diz que TUDO dá para usar a lei da oferta e da procura e é aquela resposta que parece mais culta sem se dizer nada, em qualquer ocasião :lol: :lol: :lol:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Storgoff » 6/12/2013 0:41

PM_82 Escreveu:
fernmato Escreveu:Comunicado de Participação Qualificada nos CTT

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd29100.pdf

Vejam o ponto ii) do comunicado.

Não me parece que o JPM tenha intervencionado hoje a um preço acima do valor definido na opção de compra. O preço da opção de compra era conhecido durante o período de subscrição da OPV?


Não, na altura li o prospecto e não vi lá referido o valor da opção de compra. Mas vai de encontro ao esperado, sendo a 5.52€ o JP Morgan só terá o incentivo a intervir caso o preço desça desse valor.



Não sei onde é que foste buscar essa coisa da opção de compra.

O que há seguramente é uma opção de venda do JP Morgan sobre o estado o que é algo bem diferente.

E como é obvio só fará sentido nesse contexto da opção o JP comprar abaixo do strike que é o preço da OPV.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por jotabilo » 6/12/2013 0:25

Se fizermos umas contas rápidas podemos concluir que o valor nominal de cada acção dos CTT objecto de negociação em bolsa orça cerca de 0,50 euros......
Não sei se fiz bem as contas ....fiz uma simples divisão entre 52500000 ( valor nominal do capital representado....70% do capital total) e 105000000 ( número de acções representativas.....70% do número total de acções...30% são do estado que não negoceia durante um tempo)

cumps
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por jotabilo » 6/12/2013 0:00

Agradecido Caro HU

cumps
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por PM_82 » 5/12/2013 23:22

fernmato Escreveu:Comunicado de Participação Qualificada nos CTT

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd29100.pdf

Vejam o ponto ii) do comunicado.

Não me parece que o JPM tenha intervencionado hoje a um preço acima do valor definido na opção de compra. O preço da opção de compra era conhecido durante o período de subscrição da OPV?


Não, na altura li o prospecto e não vi lá referido o valor da opção de compra. Mas vai de encontro ao esperado, sendo a 5.52€ o JP Morgan só terá o incentivo a intervir caso o preço desça desse valor.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
 
Mensagens: 151
Registado: 19/8/2009 17:46
Localização: Porto

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por jotabilo » 5/12/2013 23:12

Não foi propositada esta repetição do meu post.....peço perdão.

cumps
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Pata-Hari » 5/12/2013 23:10

artista Escreveu:
joaobarb Escreveu:
Elias Escreveu: conheço o caso de uma pessoa que assinou um produto estruturado de cruz e que nem sequer leu o documento informativo e nem sequer sabia o nome do produto. Assinou de cruz porque alguém lhe tinha dito que aquilo era bom.


Isto não é iliteracia financeira, é muito mais, é uma falta de capacidade de avaliar as decisões antes de as tomar, sejam financeiras ou não.
Eu considero-me uma pessoa bastante mais informada do que a média e mesmo assim há determinados produtos que a única razão para não os comprar é não os compreender, entre os quais alguns produtos estruturados.

Quando essas pessoas perdem o investimento por não conhecer o produto, a culpa é somente delas próprias e é uma espécie de selecção natural inerente à economia de mercado.

A culpa não é sempre dos outros.


As pessoas têm de assumir a sua quota parte de responsabilidade, mas isso não quer dizer que a outra parte tenha sido pouco profissional, ou mesmo, incompetente. Não acho que este seja um caso em que possamos dizer que a culpa é deste ou daquele. A responsabilidade pelo investimento é do investidor, mas o funcionário que dá uma informação errada não fica completamente ilibado, ou fica? Pelo teu raciocínio é perfeitamente aceitável que os bancários digam o que entenderem para captar investimento, o cliente é que tem de ter conhecimentos para perceber que ele está a mentir, ou a falar do que não sabe?! :shock:

Eu conheço dezenas ou centenas de pessoas que certamente seriam facilmente "enganadas" por discursos do género!


Artista, um funcionário bancário que me diz "a informação que nos é dada diz que a acção vale X" para mim tem um significado muito claro. A avaliação feita pela instituição é de X. E eu sei o que é uma avaliação: uma estimativa de valor. O valor real é, em cada dia, o que alguém paga pela acção por muito que alguém ache que vale outra coisa. Não vejo nada de errado na afirmação feita pelo funcionário bancário. E sim, claro que é responsabilizado caso se prove que fez afirmações totalmente falsas ou falseadas sobre algo que vendeu ao cliente (coisa que hoje em dia é cada vez mais complexo porque os clientes assinam disclaimers de "tudo e mais um par de botas" desde que a CMVM decidiu que assim é que protegia os clientes.. :roll: )
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por jotabilo » 5/12/2013 23:09

Se um dos foreiros tiver conhecimento dos seguintes dados, agradecia que os postasse aqui:

- Qual o valor do capital desta empresa, disperso em bolsa;
- qual o número de acções representativas desse capital
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Pata-Hari » 5/12/2013 23:07

joaobarb Escreveu:
Elias Escreveu: conheço o caso de uma pessoa que assinou um produto estruturado de cruz e que nem sequer leu o documento informativo e nem sequer sabia o nome do produto. Assinou de cruz porque alguém lhe tinha dito que aquilo era bom.


Isto não é iliteracia financeira, é muito mais, é uma falta de capacidade de avaliar as decisões antes de as tomar, sejam financeiras ou não.
Eu considero-me uma pessoa bastante mais informada do que a média e mesmo assim há determinados produtos que a única razão para não os comprar é não os compreender, entre os quais alguns produtos estruturados.

Quando essas pessoas perdem o investimento por não conhecer o produto, a culpa é somente delas próprias e é uma espécie de selecção natural inerente à economia de mercado.

A culpa não é sempre dos outros.


Exacto, não podia estar mais de acordo. Acrescentaria que é irresponsabilidade total.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Laribau » 5/12/2013 23:06

jotabilo Escreveu:Se um dos foreiros tiver conhecimento dos seguintes dados, agradecia que os postasse aqui:

- Qual o valor do capital desta empresa, disperso em bolsa;
- qual o número de acções representativas desse capital


Valor nominal do capital = 75 Milhões de €
Ações representativas = 150 Milhões

30 % das ações são detidas pelo Estado, o qual se comprometeu a não as negociar no prazo de 9 meses.
:!:
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 164 visitantes