Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por jotabilo » 5/12/2013 23:09

Se um dos foreiros tiver conhecimento dos seguintes dados, agradecia que os postasse aqui:

- Qual o valor do capital desta empresa, disperso em bolsa;
- qual o número de acções representativas desse capital
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Pata-Hari » 5/12/2013 23:07

joaobarb Escreveu:
Elias Escreveu: conheço o caso de uma pessoa que assinou um produto estruturado de cruz e que nem sequer leu o documento informativo e nem sequer sabia o nome do produto. Assinou de cruz porque alguém lhe tinha dito que aquilo era bom.


Isto não é iliteracia financeira, é muito mais, é uma falta de capacidade de avaliar as decisões antes de as tomar, sejam financeiras ou não.
Eu considero-me uma pessoa bastante mais informada do que a média e mesmo assim há determinados produtos que a única razão para não os comprar é não os compreender, entre os quais alguns produtos estruturados.

Quando essas pessoas perdem o investimento por não conhecer o produto, a culpa é somente delas próprias e é uma espécie de selecção natural inerente à economia de mercado.

A culpa não é sempre dos outros.


Exacto, não podia estar mais de acordo. Acrescentaria que é irresponsabilidade total.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Laribau » 5/12/2013 23:06

jotabilo Escreveu:Se um dos foreiros tiver conhecimento dos seguintes dados, agradecia que os postasse aqui:

- Qual o valor do capital desta empresa, disperso em bolsa;
- qual o número de acções representativas desse capital


Valor nominal do capital = 75 Milhões de €
Ações representativas = 150 Milhões

30 % das ações são detidas pelo Estado, o qual se comprometeu a não as negociar no prazo de 9 meses.
:!:
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por matos_1 » 5/12/2013 23:02

Comunicado de Participação Qualificada nos CTT

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd29100.pdf

Vejam o ponto ii) do comunicado.

Não me parece que o JPM tenha intervencionado hoje a um preço acima do valor definido na opção de compra. O preço da opção de compra era conhecido durante o período de subscrição da OPV?
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
 
Mensagens: 260
Registado: 29/11/2007 3:18
Localização: Posto Santo

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Elias » 5/12/2013 22:59

PM_82 Escreveu:
Elias Escreveu:
PM_82 estás a atribuir-me uma frase que não é da minha autoria, mas sim da Pata. :wink:


Foste tu que a escreveste, Elias! Ora verifica lá :-k
Seja como for, estava apenas a desenvolver um raciocínio com base naquela frase e não a responder directamente a um de vocês, por isso deve ser irrelavante. 8-)


Tens razão, baralhei-me todo :oops:

Desculpa lá a confusão :)
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por jotabilo » 5/12/2013 22:59

Se um dos foreiros tiver conhecimento dos seguintes dados, agradecia que os postasse aqui:

- Qual o valor do capital desta empresa, disperso em bolsa;
- qual o número de acções representativas desse capital
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por PM_82 » 5/12/2013 22:57

Elias Escreveu:
PM_82 estás a atribuir-me uma frase que não é da minha autoria, mas sim da Pata. :wink:


Foste tu que a escreveste, Elias! Ora verifica lá :-k
Seja como for, estava apenas a desenvolver um raciocínio com base naquela frase e não a responder directamente a um de vocês, por isso deve ser irrelevante. 8-)
Editado pela última vez por Visitante em 5/12/2013 23:00, num total de 1 vez.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
 
Mensagens: 151
Registado: 19/8/2009 17:46
Localização: Porto

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por jotabilo » 5/12/2013 22:55

Se um dos foreiros tiver conhecimento dos seguintes dados, agradecia que os postasse aqui:

- Qual o valor do capital desta empresa, disperso em bolsa;
- qual o número de acções representativas desse capital.
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Elias » 5/12/2013 22:37

joaobarb Escreveu:Emiti a minha opinião conforme os dados que tinha, neste caso "nem conhecia nem leu..." e mantendo esses dados não será fácil alterá-la. Também não faz qualquer sentido expores uma situação num fórum e ficares ofendido com as opiniões que se levantam.


joaobarb, vamos lá esclarecer uma coisa: eu não fiquei ofendido.

Eu expus o caso sim, e obviamente que podes dar a tua opinião sobre ele. Mas fazeres extrapolações como a que fizeste ("falta de capacidade de avaliar as decisões antes de as tomar, sejam financeiras ou não.") é abusivo, é estares a fazeres ajuizamentos sobre uma pessoa que não conheces a partir de uma situação concreta.

Conheço muitas pessoas que são capazes de tomar decisões aos mais variados níveis e no entanto quando se trata de decidir a forma de aplicar o dinheiro confiam cegamente no gestor do banco simplesmente porque "não têm tempo" para dedicar ao assunto. Essa falta de tempo muitas vezes reflecte a falta de literacia financeira, falta de conhecimento específico sobre a gestão do seu património, falta essa que as impede de tomar as melhores decisões, talvez por insegurança e a aceitar que outros as tomem por elas. Concluir a partir daqui que essas pessoas são incapazes de avaliar quaisquer decisões é errado e é abusivo.

Resumindo, não fiquei ofendido, apenas achei o teu comentário extemporâneo :)

PM_82 Escreveu:
Elias Escreveu:Eu acho que a maioria das pessoas nem sabe muito bem o que é uma acção e muito menos o tipo de variações que tem.


Para complementar, deixem-me ter também um desabafo. Estamos num fórum de bolsa, onde teoricamente o nível médio dos participantes deveria ser bem superior ao da população em geral. Pergunto eu, após vários anos a segui-lo atentamente: quantas pessoas aqui sabem o que é realmente uma acção e qual a relação entre esta e a empresa real? Sinceramente não muitas. Creio que uma grande parte sabe apenas que uma acção é qualquer coisa que anda para cima e para baixo e que o que interessa é vender mais caro do que se compra. O conhecimento começa e acaba aí.
Imagino como será na população em geral...


PM_82 estás a atribuir-me uma frase que não é da minha autoria, mas sim da Pata. :wink:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por PM_82 » 5/12/2013 22:29

Elias Escreveu:Eu acho que a maioria das pessoas nem sabe muito bem o que é uma acção e muito menos o tipo de variações que tem.


Para complementar, deixem-me ter também um desabafo. Estamos num fórum de bolsa, onde teoricamente o nível médio dos participantes deveria ser bem superior ao da população em geral. Pergunto eu, após vários anos a segui-lo atentamente: quantas pessoas aqui sabem o que é realmente uma acção e qual a relação entre esta e a empresa real? Sinceramente não muitas. Creio que uma grande parte sabe apenas que uma acção é qualquer coisa que anda para cima e para baixo e que o que interessa é vender mais caro do que se compra. O conhecimento começa e acaba aí.
Imagino como será na população em geral...
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
 
Mensagens: 151
Registado: 19/8/2009 17:46
Localização: Porto

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por artista_ » 5/12/2013 22:25

joaobarb Escreveu:
Elias Escreveu: conheço o caso de uma pessoa que assinou um produto estruturado de cruz e que nem sequer leu o documento informativo e nem sequer sabia o nome do produto. Assinou de cruz porque alguém lhe tinha dito que aquilo era bom.


Isto não é iliteracia financeira, é muito mais, é uma falta de capacidade de avaliar as decisões antes de as tomar, sejam financeiras ou não.
Eu considero-me uma pessoa bastante mais informada do que a média e mesmo assim há determinados produtos que a única razão para não os comprar é não os compreender, entre os quais alguns produtos estruturados.

Quando essas pessoas perdem o investimento por não conhecer o produto, a culpa é somente delas próprias e é uma espécie de selecção natural inerente à economia de mercado.

A culpa não é sempre dos outros.


As pessoas têm de assumir a sua quota parte de responsabilidade, mas isso não quer dizer que a outra parte tenha sido pouco profissional, ou mesmo, incompetente. Não acho que este seja um caso em que possamos dizer que a culpa é deste ou daquele. A responsabilidade pelo investimento é do investidor, mas o funcionário que dá uma informação errada não fica completamente ilibado, ou fica? Pelo teu raciocínio é perfeitamente aceitável que os bancários digam o que entenderem para captar investimento, o cliente é que tem de ter conhecimentos para perceber que ele está a mentir, ou a falar do que não sabe?! :shock:

Eu conheço dezenas ou centenas de pessoas que certamente seriam facilmente "enganadas" por discursos do género!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por joaobarb » 5/12/2013 22:24

Elias Escreveu:joaobarb, não escrevas sobre situações que desconheces. Estás a generalizar abusivamente.


Emiti a minha opinião conforme os dados que tinha, neste caso "nem conhecia nem leu..." e mantendo esses dados não será fácil alterá-la. Também não faz qualquer sentido expores uma situação num fórum e ficares ofendido com as opiniões que se levantam.
Tudo isto são situações de informação incompleta, quer as nossas opiniões quer os nossos investimentos. Às vezes erra-se por não ter informação suficiente ou por ter informação errada, é normal, o que já não é tão normal é desprezar activamente a informação de que dispomos em frente ao nosso nariz como os contratos que se assina.

Entretanto, se por acaso souberes responder à pergunta que deixei na página anterior deste tópico, relativamente às participações nos CTT, podemos ser amigos novamente.
 
Mensagens: 61
Registado: 14/6/2008 5:55
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Storgoff » 5/12/2013 22:22

Na sessão de hoje, os CTT negociaram mais de 220M€, algo descomunal.

Mais do que todo o PSI 20 numa sessão das fortes.
O BCP , BES , GALP, JMT em dias de grande euforia andam em regra à volta dos 20M€ cada.

No entanto os CTT em termos de CAP são comparativamente uma anã. Para o volume negociado hoje significa que mais do que 1/4 do CAP rodou em bolsa.
Astronómico no mínimo.

Não me venham agora dizer que isto foram os pequenos investidores a tentar fazer uns cobres . Os que venderam o punhado de acções que conseguiram na OPV e os outros que andaram no daytrade.

Claramente que esta enxurrada se deveu à participação de muitos dos institucionais, os tais que segundo se disse estavam dispostos a comprar quase a qualquer preço na fase do Bookbuilding, facto que supostamente levou o governo a fixar o preço da OPV no valor máximo do intervalo

Afinal, pelo que vejo muitos também estavam disponíveis para vender na sessão de hoje e fortemente.
Claro que houve quem também comprou em força mas no final a balança pendeu para o lado da venda.

Muitos dos investidores institucionais devem ser Hedge Funds e afins.
Basicamente procuram o que muitos aqui no forum.: Ganhos de curto prazo e partir para outra.
Editado pela última vez por Storgoff em 5/12/2013 22:24, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Automech » 5/12/2013 22:19

Eu tenho uma pessoa na família, já reformada, a quem impingiram um PPR. Disseram-lhe que era um produto como os DPs, mas com remuneração melhor.
Confiou na gestora de conta e 3 meses depois estava a perder 4% ou algo assim. Ainda por cima o PPR era de acções.
Se devia ter lido e obtido informação antes de assinar ? Claro que devia. Mas também há uma coisa chamada confiança e quando há objectivos a cumprir algumas pessoas na banca não têm escrúpulos.

A mim tentaram-me impingir aquelas obrigações do BCP com taxa de 6% ou lá o que era, subordinadas aos lucros e com a possibilidade de serem convertidas, com o argumento de "você acha que alguma vez o BCP vai dar prejuízo ?".
Faço ideia quantos desgraçados se devem ter entalado nisto.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por artista_ » 5/12/2013 22:17

Elias Escreveu:Pata, não concordo nada com aquilo que escreveste.

Pata-Hari Escreveu:Acho que toda a gente sabe que as acções não têm preços certos e que não existem certezas em acções. Toda a gente sabe que as acções têm dias positivos e dias negativos. A maior parte das pessoas entende que o preço da acção varia ao longo do tempo. A maior parte das pessoas entende que quando um funcionária bancário diz que a instituição dele acha que tem um upside de X, que é uma avaliação e uma opinião do banco.


Pois eu não concordo contigo. Eu acho que a maioria das pessoas nem sabe muito bem o que é uma acção e muito menos o tipo de variações que tem.
Iliteracia financeira é algo que grassa por este país fora. Estar a presumir que "toda a gente" ou sequer que "a maior parte das pessoas" sabe o que são acções e que o seu preço varia... parece-me uma visão uma beca distante da realidade... lol

Pata-Hari Escreveu:É demasiado ridículo e caricato que um vendesse uma acção como um DP e que outro aceitasse. Não subestimemos as pessoas.


Concordo inteiramente com o Elias, tenho quase a certeza que haverá muito mais pessoas que não têm capacidade para avaliar a situção do que as que têm. De qualquer forma, com ou sem capacidade para avaliar a situação, nada desculpabiliza o funcionário do banco. Ele não está a falar com um amigo enquanto bebe um copo, está na sua atividade profissional a falar com um cliente, não lhe pode prometer algo que não tem como garantir!

Por essa ordem de ideias qualquer profissinal, em qualquer profissão, pode cometer erros e os clientes é que têm a obrigação de saber que ele não sabe do que está a falar... isso não lembra a ninguém!

Pata conheço o caso de uma pessoa que assinou um produto estruturado de cruz e que nem sequer leu o documento informativo e nem sequer sabia o nome do produto. Assinou de cruz porque alguém lhe tinha dito que aquilo era bom.
Uns meses mais tarde contactou-me em grande aflição porque aquilo estava a desvalorizar rapidamente e lhe tinham dito que "podia perder o dinheiro" todo, estava em pânico porque não sabia bem que produto era aquele e quais as condições em aquilo valorizava ou não.

Insisto neste ponto: há uma grande iliteracia financeira e muita gente tende a confiar excessivamente (quiçá cegamente) em quem julgam que percebe do assunto.

Não estou a dizer que confiar no gestor de conta é mau. O que considero mau é a falta de literacia financeira que leva as pessoas a tomar decisões sem estarem plenamente conscientes daquilo que estão a fazer.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Elias » 5/12/2013 22:02

joaobarb Escreveu:Isto não é iliteracia financeira, é muito mais, é uma falta de capacidade de avaliar as decisões antes de as tomar, sejam financeiras ou não.


joaobarb, não escrevas sobre situações que desconheces. Estás a generalizar abusivamente.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por mcarvalho » 5/12/2013 22:01

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... ccoes.html


pois cá está uma noticia para os "literados financeiros!



Pequenos investidores à espera que preço dos CTT baixe para comprarem acções
05 Dezembro 2013, 19:42 por Patrícia Abreu | pabreu@negocios.pt

6Enviar por emailReportar erro
0

inShare




Pequenos investidores com quem o Negócios falou consideram que o preço da OPV dos CTT era elevado, mas vão continuar atentos à evolução da empresa.
Os pequenos investidores estão a seguir atentamente a negociação dos CTT em bolsa, mas consideram que a empresa de correios estreou-se no mercado de capitais com o preço justo. Investir apenas se as acções descerem para níveis mais atractivos.

“Não acompanhei a estreia e não participei na operação, o preço é elevado”, explicou ao Negócios um investidor, que preferiu não ser identificado. Apesar de não ter investido na nova cotada da bolsa lisboeta, considera os CTT uma história de investimento interessante e vai continuar a acompanhar o título.

“Se baixar pode ser interessante. Quatro euros e pouco parecia um preço interessante”, acrescentou o mesmo investidor, destacando que se o preço das acções na Operação Pública de Venda (OPV) tivesse ficado “no intervalo mais baixo seria um investimento interessante”.

Já Paulo Alexandre Barros argumenta que “o título vai para a bolsa no preço certo”, daí não ter investido na operação de dispersão do capital dos CTT em bolsa.

O gestor de vendas, que detém outros títulos da bolsa lisboeta, como a Jerónimo Martins, Galp e EDP, vai continuar a acompanhar a evolução dos CTT em bolsa e não descarta investir. Ainda assim, nos próximos dias antecipa que “a acção vai andar nestes valores”.

Para já, o investidor mantém-se focado nas empresas menos expostas ao mercado nacional, à excepção do sector da banca, onde está a jogar com a volatilidade dos títulos.

As acções dos CTT encerraram o primeiro dia em bolsa com uma valorização de 0,36%, para os 5,54 euros, depois de terem fixado um máximo nos 5,95 euros pouco depois de terem começado a negociar.

disclaimer .. não tenho acções disto ctt
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por joaobarb » 5/12/2013 21:56

Elias Escreveu: conheço o caso de uma pessoa que assinou um produto estruturado de cruz e que nem sequer leu o documento informativo e nem sequer sabia o nome do produto. Assinou de cruz porque alguém lhe tinha dito que aquilo era bom.


Isto não é iliteracia financeira, é muito mais, é uma falta de capacidade de avaliar as decisões antes de as tomar, sejam financeiras ou não.
Eu considero-me uma pessoa bastante mais informada do que a média e mesmo assim há determinados produtos que a única razão para não os comprar é não os compreender, entre os quais alguns produtos estruturados.

Quando essas pessoas perdem o investimento por não conhecer o produto, a culpa é somente delas próprias e é uma espécie de selecção natural inerente à economia de mercado.

A culpa não é sempre dos outros.
 
Mensagens: 61
Registado: 14/6/2008 5:55
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por mcarvalho » 5/12/2013 21:51

PIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS
Bancos mal preparados para informar sobre OPV dos CTT
22 Novembro 2013, 00:01 por André Veríssimo | averissimo@negocios.pt, Edgar Caetano | edgarcaetano@negocios.pt, Patrícia Abreu | pabreu@negocios.pt, Raquel Godinho | rgodinho@negocios.pt, Paulo Moutinho | paulomoutinho@negocios.pt

14Enviar por emailReportar erro
34

inShare
1



Maioria dos balcões visitados como cliente mistério revelou desconhecimento sobre as características da operação. Alguns prestaram mesmo informações erradas, como a existência de um desconto no preço da OPV na primeira fase. Mas há também casos que merecem nota positiva.
CGD
"A indicação que temos é que pode render 10% a 15%"


Pata .. concordo com tudo menos com essa do "subestimar as pessoas" --- :D
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Elias » 5/12/2013 21:46

Pata, não concordo nada com aquilo que escreveste.

Pata-Hari Escreveu:Acho que toda a gente sabe que as acções não têm preços certos e que não existem certezas em acções. Toda a gente sabe que as acções têm dias positivos e dias negativos. A maior parte das pessoas entende que o preço da acção varia ao longo do tempo. A maior parte das pessoas entende que quando um funcionária bancário diz que a instituição dele acha que tem um upside de X, que é uma avaliação e uma opinião do banco.


Pois eu não concordo contigo. Eu acho que a maioria das pessoas nem sabe muito bem o que é uma acção e muito menos o tipo de variações que tem.
Iliteracia financeira é algo que grassa por este país fora. Estar a presumir que "toda a gente" ou sequer que "a maior parte das pessoas" sabe o que são acções e que o seu preço varia... parece-me uma visão uma beca distante da realidade... lol

Pata-Hari Escreveu:É demasiado ridículo e caricato que um vendesse uma acção como um DP e que outro aceitasse. Não subestimemos as pessoas.


Pata conheço o caso de uma pessoa que assinou um produto estruturado de cruz e que nem sequer leu o documento informativo e nem sequer sabia o nome do produto. Assinou de cruz porque alguém lhe tinha dito que aquilo era bom.
Uns meses mais tarde contactou-me em grande aflição porque aquilo estava a desvalorizar rapidamente e lhe tinham dito que "podia perder o dinheiro" todo, estava em pânico porque não sabia bem que produto era aquele e quais as condições em aquilo valorizava ou não.

Insisto neste ponto: há uma grande iliteracia financeira e muita gente tende a confiar excessivamente (quiçá cegamente) em quem julgam que percebe do assunto.

Não estou a dizer que confiar no gestor de conta é mau. O que considero mau é a falta de literacia financeira que leva as pessoas a tomar decisões sem estarem plenamente conscientes daquilo que estão a fazer.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Pata-Hari » 5/12/2013 21:27

Acho que toda a gente sabe que as acções não têm preços certos e que não existem certezas em acções. Toda a gente sabe que as acções têm dias positivos e dias negativos. A maior parte das pessoas entende que o preço da acção varia ao longo do tempo. A maior parte das pessoas entende que quando um funcionária bancário diz que a instituição dele acha que tem um upside de X, que é uma avaliação e uma opinião do banco. E nenhum funcionário bancário é suficientemente tonto para impingir uma acção como se fosse um DP porque dias depois tem certamente um problema com um cliente e com o seu empregador por consequência, que é o que certamente não quer.


É demasiado ridículo e caricato que um vendesse uma acção como um DP e que outro aceitasse. Não subestimemos as pessoas.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Quanto valem os CTT?

por VirtuaGod » 5/12/2013 21:20

Pata-Hari Escreveu:Arizona, não achas demasiado tola a ideia de que um funcionário bancário afirma inequivocamente que uma acção vai subir 10 a 15% e os clientes aceitam sem questionar e zangam-se porque no primeiro dia de negociação isso não sucedeu? não te parece disparate do inicio ao fim?


Não seria uma pergunta que esperaria de ti. Não achas que haverá pessoas que acreditavam ou que as que acreditaram vão resmungar? Se calhar em 2013 o pessoal já está com a pulga atrás da orelha mas olha que se fosse há 7 ou 8 anos não me parece de todo improvável dado a falta de cultura financeira + crença que alguns gestores são milagreiros/têm informação privilegiada (Obviamente falo da "Senhora Maria" com 5/10k para investir, o tipico cliente de balcão da CGD).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por joaobarb » 5/12/2013 21:20

Sabem se é possível saber quais são as maiores posições accionistas de institucionais?

Quais são as regras de obrigatoriedade de revelar participações qualificadas e quando se aplicam aos CTT?
 
Mensagens: 61
Registado: 14/6/2008 5:55
Localização: 14

Re: Quanto valem os CTT?

por Pata-Hari » 5/12/2013 21:09

arizonab Escreveu:"CGD
"A indicação que temos é que pode render 10% a 15%"
Foi com informações completas e bastante pormenorizadas que as funcionárias da CGD atenderam ..."


http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... s_ctt.html


Houve bancos a dizer que as acções iriam subir 10 a 15%, como se fossem depositos a prazo (gato por lebre).

Cheira-me que amanhã os clientes que foram na historia vão reclamar.


Arizona, não achas demasiado tola a ideia de que um funcionário bancário afirma inequivocamente que uma acção vai subir 10 a 15% e os clientes aceitam sem questionar e zangam-se porque no primeiro dia de negociação isso não sucedeu? não te parece disparate do inicio ao fim?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Quanto valem os CTT?

por Jo_Serra » 5/12/2013 19:55

JCS Escreveu:
canguru Escreveu:alguém consegue postar a vela de hoje?

o PRT não têm



O ultimo preço da vela não devia ser 5.54€ em vez de 5.57€?
 
Mensagens: 41
Registado: 15/8/2013 22:41

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, Google [Bot], latbal, Nuno V, PAULOJOAO, Phil2014 e 175 visitantes