Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por mmrmm » 13/6/2014 0:27

ricardmag Escreveu:Obrigado pelas opiniões.

mmrmm, no meu caso não é um stop-loss mas sim take-profit (7,95%), venho com uma posição de curto prazo desde os 7€ e outra de longa prazo desde os 5,52€ (Dividendos + Pseudo lucro: 40%). Este investimento nos CTT está a revelar-se um óptimo negocio.

Cumprimentos


É engraçado que estamos no mesmo barco. O grosso da carteira dos CTT que tenho advém da OPI, reforcei nos 7,20 e pouco antes também entrei via cfd com a mesma quantidade do total da carteira em acções. Capitalizei os dividendos e no caso dos cfd's fui (mal) stopado nos 7,49, quando tinha um preço médio de 7,32, no entanto só os dividendos dos cfd's, que aqui contam como mais-valias, logo não são cobrado os 28% do IRS nem comissões, valeu bem a pena a entrada. No entanto a minha exposição à cotada é excessiva pelo quero ver se existe alguma definição nos próximos tempos para fazer, no mínimo um scaling out de metade da posição e com isso disponibilizar liquidez para outras oportunidades.

Cmps,
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ricardmag » 13/6/2014 0:19

Obrigado pelas opiniões.

mmrmm, no meu caso não é um stop-loss mas sim take-profit (7,95%), venho com uma posição de curto prazo desde os 7€ e outra de longa prazo desde os 5,52€ (Dividendos + Pseudo lucro: 40%). Este investimento nos CTT está a revelar-se um óptimo negocio.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por mmrmm » 13/6/2014 0:00

Caro ricardmag,

Do que sei, em teoria nada mudaria ao que tenho defendido nos últimos tempos e sobretudo o último gráfico que coloquei. Continuo a acreditar que eventualmente poderia fazer um novo higher-low (na casa dos 7,56) da LTA que se formou a partir de 19.Maio e aí em princípio faria novo rally até à zona de resistência, não fazendo ideia se iria quebrá-la ou não.
O problema são as repercussões que o dia de hoje podem ter nos próximos dias ou semanas. O último rumor trouxe-me prejuízos grandes, e no caso dos CTT atirou-a num rally descendente de 2 semanas tendo chegado a negociar abaixo dos 7 euros. O que vai acontecer agora não faço ideia. O dia de hoje foi muito positivo uma vez que a cotada não foi arrastada pelo turbilhão. Mas amanhã? Ninguém sabe...
Acho que o stop nos 7,50 parece-me muito razoável. Alguém me falou nos 7,43 que julgo estar relacionado com a MM50. Sinceramente o medo que tenho é colocar um STOP mal colocado e acontecer-me o mesmo do mês passado onde tinha um stop na Mota-Engil a 4,8, e depois de o ter sido foi vê-la a crescer como cresceu e eu fiquei com um prejuízo valente.

cmps.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por richardj » 12/6/2014 22:07

O problema é que não existe assim tanto tempo de data da acção para perceber o seu comportamento característico. Em termos de Fundamentais eu diria ue a acção está avaliada um pouco acima do seu real valor. Lembro que a quando do AC se terem feito umas contas e de ao preço médio de outros correios em bolsa o valor da acção seria aproximadamente o valor a que o estado acabou por vender, o que andaria por volta dos 5 euros por acção. Independentemente disso, não interessa se a longo prazo AF nós diz que uma acção vai valer x se no curto médio prazo o mercado nos diz o contrario. Mas eu não sou nenhum expert pelo que vale o que vale.

Relativamente ao teu grafico percebo a comparação, mas discordo, o primeiro canal vertical foi feito sem data, simplesmente houve uma boa força compradora que manteve o RSI sempre elevado. O facto de conseguir manter o RSI alto durante tempo suficiente é uma demonstração da força compradora, repara como o canal ascendente é quase perfeito, não existem grandes desvios. É também um sinal que de os tubarões andaram nas compras, porque houve compras consistente por um largo período de tempo.

Relativamente à evolução da cotada, está-se a criar um ciclo que me desagrada se tivesse longo hoje. Repara começando em Março, correcção, subida (faz high) respira 3 ou 4 velas, nova subida (higher), correcção, subida (high), respira 3 ou 4 dias, subida (higher), correcção, subida (high), respira 3 ou 4 dias, subida (higher),... Ou seja é de esperar correcção, seguindo este padrão.

Olhando para as ultimas velas, a 4º a contar do fim poderia ter sido um hang man, um sinal e venda. A 3º seguida da 2ª vela contar do fim é um sinal de inversão de sentido, e a vela de hoje pode ser uma shooting star, a qual também é um sinal de venda. Todos eles são pequenos sinais de venda, porque esta acção também não é muito votatil.

Conclusão, continuaria dentro, com calma e paciência, mas atento, porque existem vários sinais de que está a perder força compradora. No entanto, tudo isto é apenas valido se estiveres a pensar num investimentos de curto/médio prazo. As linhas horizontais a verde que coloco podem ser possíveis reentradas de curto prazo se os indicadores técnicos forem favoráveis quando e se a acção chegar a esses valores.
Anexos
CTT 2.jpg

I'll say this to you,
my friend,
with all the love in my heart
and all the wisdom of the universe,
Take it sleazy.

The Good Place
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2699
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ricardmag » 12/6/2014 19:10

Isto hoje ia acabar com uma vela tão bonita :oh:

CTT-12062014.PNG
CTT-12062014.PNG (21.62 KiB) Visualizado 6422 vezes

Fecho: 7,722€ (Pseudo lucro: 10,3%) | Volume: 569.662 (169% relativo ao dia de ontem)
Stop mental alterado para 7,555€ (Pseudo lucro: 7,9%)

richardj e mmrmm, as analises anteriores continuam validas?
A mim parece-me que sim, confere?

Parece estar a formar-se o mesmo padrão inicial mas com período maior (descida mais longa).

CTT-12062014-2.PNG
CTT-12062014-2.PNG (47.77 KiB) Visualizado 6422 vezes

Agradeço desde já, cumprimentos.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por richardj » 12/6/2014 16:12

ricardmag Escreveu:Bom dia,

richardj, ok! "o 5K está altíssimo" afinal é %k...

Neste momento tenho o meu stop mental nos 7,5€, que é para cumprir religiosamente. Espero que não chegue lá :pray:

Cumprimentos


Sim enganei-me o 5 fica por baixo do % :lol:

I'll say this to you,
my friend,
with all the love in my heart
and all the wisdom of the universe,
Take it sleazy.

The Good Place
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2699
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ricardmag » 12/6/2014 8:50

Bom dia,

richardj, ok! "o 5K está altíssimo" afinal é %k...

Neste momento tenho o meu stop mental nos 7,5€, que é para cumprir religiosamente. Espero que não chegue lá :pray:

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por richardj » 12/6/2014 0:59

desculpa estar só a responder agora, só agora é que vi.

o %K Williams, é um indicador de AT de curto prazo, o qual funciona como guia num sistema que ando a desenvolver e testar. Requer algum treino, mas combinado com os indicadores certos consegue uma taxa de sucesso bastante elevada. Como é um indicador de curto prazo funciona bem para trades de curto a médio prazo. Se a tua estratégia é de longo prazo não é o melhor indicador para guiar.

Deixo gráfico, depois das velas de hoje acredito numa correcção de curto prazo. %K e RSI precisão de respirar antes de nova entrada, numa perspectiva de curto prazo. Repara que da ultima vez que a acção esteve em situação semelhando fez a correcção. Isso reforça a possibilidade de voltar a acontecer. Por outro lado, no caso da bolsa portuguesa, penso que se o índice abrir verde os CTT são capazes de se aguentar e não cair tanto, mas se abrir vermelho faz a correcção.
Anexos
CTT.jpg
CTT.jpg (121.22 KiB) Visualizado 6694 vezes

I'll say this to you,
my friend,
with all the love in my heart
and all the wisdom of the universe,
Take it sleazy.

The Good Place
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2699
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por mmrmm » 11/6/2014 18:42

Se a subida estava a ser feita com diminuição da procura, a queda de hoje continuou com essa mesma diminuição da procura. É possível que a cotada vá tomar novo fôlego durante umas sessões, possivelmente tocar na LTA secundária (com início a 19 de Maio – ex-dividendo). Se assim for e se reagir à LTA secundária em alta, considero a hipótese de reforço. Pelo menos acredito que se vá fechar o GAP de 8 de Maio.

Cmps,
Anexos
CTT CORREIOS PORT.png
CTT CORREIOS PORT.png (56.39 KiB) Visualizado 6790 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ricardmag » 10/6/2014 18:07

Boa tarde, a cotação fechou com um valor interessante (7,735€) e foi ultrapassada a resistência dos 7,7€ apesar do volume baixo.

CTT-10062014.PNG
CTT-10062014.PNG (23.72 KiB) Visualizado 6925 vezes

mmrmm, percebo que uma vela vermelha não implica uma inversão de tendência, são necessários outros indicadores.
richardj, estás a falar de quê quando dizes "o 5K está altíssimo"?

Passo a explicar a minha situação e plano para os CTT.

Tenho acções dos CTT desde a oferta pública de venda (5,52€), que iniciou a minha jornada no mundo da bolsa.
Desde então nunca vendi nada e à umas semanas atrás decide que começaria a comprar/vender com mais frequência, pois já sinto alguma confiança para o fazer, então tracei um plano.

Esperei por um momento de inversão e arrisquei metade do meu "pseudo-lucro" (25%) no primeiro dia de ex-dividendo comprando a 7,0€, colocando um stop mental nos 6,50€ para permitir algumas oscilações, ajustando-o no dia 29-05-2014 para 7,05€, assegurando assim o valor investido.

Desde o dia do bullish-engulfing 04-06-2014 tenho vindo a alterar o meu stop mental para 0,10€ abaixo do mínimo de cada dia, até que chegamos ao dia de ontem 09-10-2014 e me começam a surgir as dúvidas em relação à cotação, apenas pelo facto de se ter aproximado da resistência dos 7,7€ com um volume fraco.

No post do amigo Cem pt Sistema de Trading "Emocional 2014" o optimismo está presente nos CTT. Se percebi bem...

Posto isto, e após ter ponderado mais um pouco, a minha estratégia continuará a ser colocar um stop mental 0,10€ abaixo dos mínimos de cada dia de ganhos até a posição ser fechada.

Neste negócio de curto prazo estou com lucro de 10%.
No de longo prazo 40% + dividendos. Pondero reduzir a minha posição caso volte a máximos históricos.
Os CTT estão a ser uma mina :lol:

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por mmrmm » 10/6/2014 14:07

ricardmag Escreveu:Desde já obrigado pela opiniões. A sessão de hoje ainda não terminou mas parece que a cotação está a aguentar-se.
Vou esperar por uma vela vermelha para sair, estou a precisar de fazer umas mais-valias.

Cumprimentos.
.


Caro Ricardmag,

Compreendo perfeitamente a situação… mas vamos ver onde acaba isto, e lá por ter uma vela vermelha não quer dizer que venha por aí abaixo, pois o que temos de certo é que está a subir à 5 dias sendo possivelmente este o 6.º. Do facto a subida está a ser com perda de volume o que é sempre preocupante e indicia que mais cedo ou mais tarde vai «respirar», quando não sabemos e eu, do muito pouco que sei, não encontro mais nenhum outro indicador que confirme a suspeita levantada pelo fraco volume. A ver vamos.

Um abraço,
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ricardmag » 10/6/2014 13:40

Desde já obrigado pela opiniões. A sessão de hoje ainda não terminou mas parece que a cotação está a aguentar-se.
Vou esperar por uma vela vermelha para sair, estou a precisar de fazer umas mais-valias.

Cumprimentos.
.
Anexos
CTT-10062014.PNG
CTT-10062014.PNG (32.85 KiB) Visualizado 7024 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por mmrmm » 10/6/2014 10:03

rg7803 Escreveu:
mmrmm Escreveu:
ricardmag Escreveu:Boas tardes!

Uma questão para o pessoal da analise técnica. Será esta uma boa altura para vender?
Cumprimentos.
.


Pessoalmente quero ver em que é que vai dar este movimento ascendente. A vela de ontem parece mostrar alguma exaustão, por outro lado o GAP do dia 8.Maio está a ser fechado pelo que arrisco ficar para ver o que dá. O estocástico das 4h está no topo e o diário recuperou de uma ligeira quebra ainda que aqui se possa verificar em breve um duplo topo pelo que a concretizar-se terei de reavaliar a situação.



Porque é que achaste isto, mm ?


No caso específico é uma mera intuição pois não tenho dados fortes que o apoiem, daí ter escrito «parece». No entanto, e com a excepção da última sexta-feira, a subida dos CTT desde 4.Jun (a que alguém falou na altura de bullish engulfing), está a ser inversamente proporcional ao volume de transacções realizado. A ser assim a subida está a perder força pelo que, a continuar, duvido que chegue sequer perto da resistência dos 8,18€, sem antes «respirar um pouco», sendo imprevisível, para mim, o grau dessa correcção. Repito que para já são meras intuições partilhadas por alguém que percebe muito pouco de AT. No entanto tomara eu que nada disto faça sentido e o rally supere os máximos históricos... :wink:

(ver http://surfaratendencia.blogspot.pt/201 ... idade.html)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por rg7803 » 10/6/2014 9:33

mmrmm Escreveu:
ricardmag Escreveu:Boas tardes!

Uma questão para o pessoal da analise técnica. Será esta uma boa altura para vender?
Cumprimentos.
.


Pessoalmente quero ver em que é que vai dar este movimento ascendente. A vela de ontem parece mostrar alguma exaustão, por outro lado o GAP do dia 8.Maio está a ser fechado pelo que arrisco ficar para ver o que dá. O estocástico das 4h está no topo e o diário recuperou de uma ligeira quebra ainda que aqui se possa verificar em breve um duplo topo pelo que a concretizar-se terei de reavaliar a situação.



Porque é que achaste isto, mm ?
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por richardj » 10/6/2014 9:28

ainda não, o 5K está altíssimo, mas as velas estão-se a aguentar. O RSI14 ainda lhe dá margem para vir para cima.

Espera por uma vela vermelha para sair, se estás preocupado.

I'll say this to you,
my friend,
with all the love in my heart
and all the wisdom of the universe,
Take it sleazy.

The Good Place
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2699
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por mmrmm » 10/6/2014 8:15

ricardmag Escreveu:Boas tardes!

Uma questão para o pessoal da analise técnica. Será esta uma boa altura para vender?
Cumprimentos.
.


Pessoalmente quero ver em que é que vai dar este movimento ascendente. A vela de ontem parece mostrar alguma exaustão, por outro lado o GAP do dia 8.Maio está a ser fechado pelo que arrisco ficar para ver o que dá. O estocástico das 4h está no topo e o diário recuperou de uma ligeira quebra ainda que aqui se possa verificar em breve um duplo topo pelo que a concretizar-se terei de reavaliar a situação.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ricardmag » 9/6/2014 19:15

Boas tardes!

Uma questão para o pessoal da analise técnica. Será esta uma boa altura para vender?
Cumprimentos.
.
Anexos
CTT-09062014.PNG
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ricardmag » 6/6/2014 17:56

O bullish engulfing continua a confirmar-se hoje. A visita aos 7,7€ prevista está cada vez mais próxima, o volume de hoje foi bom.
Cumprimentos
.
Anexos
CTT-06062014.png
CTT-06062014.png (29.96 KiB) Visualizado 7478 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por mmrmm » 5/6/2014 19:46

A vela de hoje quebra a LTD que tracei no anterior quadro, embora o volume de hoje não tenha sido significativo e lembremos que apenas perto do final da sessão é que a vela passou a verde. Concordo que pode ser que faça um rally até à zona de resistência. A ver vamos se terá força para a poder quebrar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ricardmag » 5/6/2014 18:53

O bullish engulfing confirmou-se hoje. Falta é saber até onde. Uma visita aos 7,7€ não me surpreenderia :-k
Cumprimentos
.
Anexos
CTT-05062014.PNG
CTT-05062014.PNG (27.71 KiB) Visualizado 7638 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por mmrmm » 4/6/2014 22:27

rg7803 Escreveu:
pacheco1979 Escreveu:Aparentemente realizou um bullish engulfing hoje, não?

a ver vamos se o confirma amanha.




Esses padrão tem, normalmente, mais relevância após um período de descida significativo. Só nestes caso fará sentido falar em reversão ou padrão de reversão.
De qualquer forma embora os padrões sejam interessantes, como é o caso deste, eles assumem mais assertividade quando conjugados com outros sinais técnicos. Exemplos:

-como foi o volume nos dois dias correspondentes a formação do dito padrão
-este formou-se numa zona de suporte/resistência, etc


Obrigado pela ajuda. De facto estamos longe de zonas de suporte ou resistência, o período anterior é de 7 sessões de negociação e os volumes com a excepção de sexta-feira não são significativos. Deita por terra o padrão?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por rg7803 » 4/6/2014 22:23

pacheco1979 Escreveu:Aparentemente realizou um bullish engulfing hoje, não?

a ver vamos se o confirma amanha.




Esses padrão tem, normalmente, mais relevância após um período de descida significativo. Só nestes caso fará sentido falar em reversão ou padrão de reversão.
De qualquer forma embora os padrões sejam interessantes, como é o caso deste, eles assumem mais assertividade quando conjugados com outros sinais técnicos. Exemplos:

-como foi o volume nos dois dias correspondentes a formação do dito padrão
-este formou-se numa zona de suporte/resistência, etc
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por mmrmm » 4/6/2014 22:14

Foi o que li e essa uma das imagens que eu vi. Only time will tell...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ricardmag » 4/6/2014 22:12

Se não houver um número mínimo de dias para se considerar "Downtrend", sim hoje aconteceu.
Normalmente é sinal de subida, certo?

Cumprimentos
PS: dia 29 de Maio também aconteceu.
.
Anexos
Bullish-Engulfing-Candlestick-Pattern.PNG
Bullish-Engulfing-Candlestick-Pattern.PNG (26.55 KiB) Visualizado 6346 vezes
Editado pela última vez por ricardmag em 4/6/2014 22:18, num total de 1 vez.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por mmrmm » 4/6/2014 22:03

pacheco1979 Escreveu:Aparentemente realizou um bullish engulfing hoje, não?

a ver vamos se o confirma amanha.


Muito obrigado por mais um termo que aprendi. Pela pesquisa que fiz, a configuração é prenuncio de algo positivo em termos bull, o que confirmaria o oTF de 4h, mas como disse e bem só nos próximos dias se verá. Esperemos que se confirme.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, CORTIÇA, Google [Bot], iniciado1, niceboy, papamericano, PAULOJOAO e 167 visitantes