Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por sadark99 » 7/12/2013 13:41

Storgoff Escreveu:Olhando para o grafico dos CTT parece que desde as 12h de hoje o JP Morgan entrou em acção.
É demasiado evidente o lastro que se formou nos 5,52.
Parece o electrocardiograma de um moribundo.
:D

E o volume hoje foi um décimo do de ontem. Ficou-se pelos 4,27M acções
O JP não tem assim tantos cartuchos.
No máximo serão à volta de 9,5 M de acções.
Se calhar nem para uma semana chegam quanto mais os tais 30 dias.
Quando se acabarem....

Uma coisa é estabilizar o mercado outra bem diferente é amordaçá-lo
Basicamente foi o que aconteceu na sessão de hoje.



Gostaria de ouvir a vossa opinião:
Então um "contrato de estabilização do preço" não é "manipulação da cotação"?
Já agora pergunto se manipulação de mercado continua a ser crime ou não? É que não tenho grande conhecimento da legislação ....
Cumprimentos (com especial apreço à CMVM ;) )
 
Mensagens: 98
Registado: 16/12/2009 21:13
Localização: 17

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Sr_SNiper » 7/12/2013 1:02

mfsr1980 Escreveu:Boas,
Eu vou comprá-las a 4€ sensivelmente!
Abraço mfsr1980

Para uma pessoa que nasceu em 1980, já tens idade para conseguires ter raciocínios lógicos relativos a mercados e deixar a "força de acreditar" para a malta mais nova...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Storgoff » 7/12/2013 0:49

PM_82 Escreveu:
Storgoff Escreveu:(...)
Mas por outro lado se lermos com mais atenção, o que se passa é que a JP Morgan, como é habitual nestas operações, fez uma espécie de naked short selling à cabeça na fase do Bookbuilding de 10% da oferta, encontrando-se o lote suplementar ainda nas mãos do estado.
Neste caso, dependendo da extensão com que o JP Morgan actuar no mercado no sentido de evitar a queda do preço abaixo dos 5,52, o que ele fará posteriormente é exercer uma opção de compra junto do estado.
Poderá ser ou não a totalidade do Greenshoe.
Se comprar tudo a 5,52 ou abaixo nem sequer vai exercer a opção de compra.
Enfim seja opção de compra ( o mais provável) seja opção de venda, ao contrário do que é dito no comunicado dos CTT, quem tem a opção é sempre o JP Morgan e não o estado.
O estado só tem obrigações


Excelente análise, Storgoff. No último parágrafo aparece que o Estado detem efectivamente 36.36% neste momento, e isso corrobora o que acabaste de dizer. Para isto tudo funcionar, parece-me que os 6.36% do lote suplementar têm que estar neste momento em free float, mas ao mesmo tempo contabilizados na posição do Estado, não será? É que de outra forma, e ao contrário do que tinha entendido inicialmente pelo prospecto, esta operação torna-se difícil de decifrar.


Para todos os efeitos os 6,36% ainda são da Parpublica, não podem de forma alguma ser considerados como free float.
Estão na melhor das hipóteses a ser considerados como participação dos institucionais.
No final destes 30 dias de estado de graça logo se verá.
Mas, pelo andar da carruagem muito provavelmente vão continuar nas mãos do estado o que significará que a privatização foi mais curta do que se tinha anunciado.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Bar38 » 7/12/2013 0:34

artista Escreveu:
a_markl Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Boas,
Eu vou comprá-las a 4€ sensivelmente!
Abraço mfsr1980


eu compro a 3.90 e vendo-tas limpinhas.


Se isto é assim, é só pedir, eu compro a 10... cêntimos! É claro que só comprarei a este preço depois de fazerem um mínimo 50% abaixo, nos 5 cêntimos! :wall: :oh: :pray:



Uiiiii...se e' para ir aos 10cetimos, o melhor e' entrar curto sempre se vai ganhando alguma coisa ate la. E
depois se não for pedir muito, quando for para subir não se esqueçam da avisar a malta . 8-)
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por artista_ » 7/12/2013 0:12

a_markl Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Boas,
Eu vou comprá-las a 4€ sensivelmente!
Abraço mfsr1980


eu compro a 3.90 e vendo-tas limpinhas.


Se isto é assim, é só pedir, eu compro a 10... cêntimos! É claro que só comprarei a este preço depois de fazerem um mínimo 50% abaixo, nos 5 cêntimos! :wall: :oh: :pray:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Usem e abusem dos stops!!!

por Cardoso25 » 6/12/2013 23:39

tugadaytrader Escreveu:
Storgoff Escreveu:Olhando para o grafico dos CTT parece que desde as 12h de hoje o JP Morgan entrou em acção.
É demasiado evidente o lastro que se formou nos 5,52.
Parece o electrocardiograma de um moribundo.
:D


Saudações!

Para quem tem acções desta cotada não se esqueçam dos stops abaixo deste preço!

Cumprimentos


Então porquê?

Podem fazer a acção descer abaixo do valor da OPV para depois fazê-la disparar?
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ocart » 6/12/2013 22:46

Resumindo e por mais uma vez uma OPV com pontos poucos claros para o pequeno investidor que o Estado insiste em trazer para a Bolsa. Não são investidores mas sim borregos pois desconhecem em completo as jogadas por detras de toda esta operação.
 
Mensagens: 688
Registado: 29/11/2007 11:18
Localização: agualva

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por PM_82 » 6/12/2013 22:15

Storgoff Escreveu:(...)
Mas por outro lado se lermos com mais atenção, o que se passa é que a JP Morgan, como é habitual nestas operações, fez uma espécie de naked short selling à cabeça na fase do Bookbuilding de 10% da oferta, encontrando-se o lote suplementar ainda nas mãos do estado.
Neste caso, dependendo da extensão com que o JP Morgan actuar no mercado no sentido de evitar a queda do preço abaixo dos 5,52, o que ele fará posteriormente é exercer uma opção de compra junto do estado.
Poderá ser ou não a totalidade do Greenshoe.
Se comprar tudo a 5,52 ou abaixo nem sequer vai exercer a opção de compra.
Enfim seja opção de compra ( o mais provável) seja opção de venda, ao contrário do que é dito no comunicado dos CTT, quem tem a opção é sempre o JP Morgan e não o estado.
O estado só tem obrigações


Excelente análise, Storgoff. No último parágrafo aparece que o Estado detem efectivamente 36.36% neste momento, e isso corrobora o que acabaste de dizer. Para isto tudo funcionar, parece-me que os 6.36% do lote suplementar têm que estar neste momento em free float, mas ao mesmo tempo contabilizados na posição do Estado, não será? É que de outra forma, e ao contrário do que tinha entendido inicialmente pelo prospecto, esta operação torna-se difícil de decifrar.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
 
Mensagens: 151
Registado: 19/8/2009 17:46
Localização: Porto

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por a_markl2 » 6/12/2013 21:47

mfsr1980 Escreveu:Boas,
Eu vou comprá-las a 4€ sensivelmente!
Abraço mfsr1980


eu compro a 3.90 e vendo-tas limpinhas.
 
Mensagens: 20
Registado: 9/11/2013 0:00

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por mfsr1980 » 6/12/2013 21:27

Boas,
Eu vou comprá-las a 4€ sensivelmente!
Abraço mfsr1980
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Storgoff » 6/12/2013 20:48

PM_82 Escreveu:
Storgoff Escreveu:
PM_82 Escreveu:


Não, na altura li o prospecto e não vi lá referido o valor da opção de compra. Mas vai de encontro ao esperado, sendo a 5.52€ o JP Morgan só terá o incentivo a intervir caso o preço desça desse valor.



Não sei onde é que foste buscar essa coisa da opção de compra.

O que há seguramente é uma opção de venda do JP Morgan sobre o estado o que é algo bem diferente.

E como é obvio só fará sentido nesse contexto da opção o JP comprar abaixo do strike que é o preço da OPV.


Storgoff, no prospecto tinha realmente a menção a uma opção de venda do JPM, o que eu aliás já tinha referido num dos posts anteriores. Mas agora este comunicado que o fernmato partilhou fala claramente numa call option do Estado sobre os underwriters e pela primeira vez aparece o valor do strike. Em que é que ficamos? Alguma coisa deve estar a escapar.


Pois, é a confusão.

Tudo depende como é levada acabo a operação de estabilização.

Pelos termos do prospecto da operação de venda, o JP Morgan teria uma opção de venda sobre o estado ao preço da oferta e limitada ao montante máximo de 10% do total da oferta, ou seja, 9.545.455 de acções.
O dito lote suplementar

Mas por outro lado se lermos com mais atenção, o que se passa é que a JP Morgan, como é habitual nestas operações, fez uma espécie de naked short selling à cabeça na fase do Bookbuilding de 10% da oferta, encontrando-se o lote suplementar ainda nas mãos do estado.
Neste caso, dependendo da extensão com que o JP Morgan actuar no mercado no sentido de evitar a queda do preço abaixo dos 5,52, o que ele fará posteriormente é exercer uma opção de compra junto do estado.
Poderá ser ou não a totalidade do Greenshoe.
Se comprar tudo a 5,52 ou abaixo nem sequer vai exercer a opção de compra.

Enfim seja opção de compra ( o mais provável) seja opção de venda, ao contrário do que é dito no comunicado dos CTT, quem tem a opção é sempre o JP Morgan e não o estado.
O estado só tem obrigações.
:wink:
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Elias » 6/12/2013 20:04

Storgoff Escreveu:Levar a estabilização abaixo deste preço deixaria , pelo menos no curto prazo a imagem da OPV manchada.


Creio ser oportuno lembrar que a EDPR foi colocada a 8 euros e nunca fechou acima desse valor, logo no primeiro dia de bolsa fechou a 7,65 - aliás o único dia em que cotou acima de 8 euros, no intraday, foi o dia da estreia. Depois veio por aí abaixo. Por isso é que eu digo que a venda da EDPR foi um short monumental feito pela EDP :twisted:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Storgoff » 6/12/2013 20:00

Wofg Escreveu:
Em relação à JP Morgan, aliado ao facto de atuar de forma a estabilizar o mercado. Tem a opção de findo o prazo (30 dias), vender tudo ao estado (até ao limite de cerca de 6.000.000 acções) ao preço da OPV = 5,52. Sendo assim parece-me que o bom negócio, para eles até será deixar cair um bocado para dps comprar um bocado abaixo dos 5,52 e revender com margem garantida ao estado. E foi esse pensamento que me levou a vender, pq eles não vão ter interesse em manter a acção a 5,52, mas abaixo.



O limite da actuação para estabilizar o mercado é à volta de 9,5 M de acções ( O Greenshoe).

A questão aqui não se pode por em termos de um bom negócio para o JP Morgan, desde já por que o objectivo é cumprir um acordo contratual com o estado e com certeza deve ter ficado estabelecido o preço a que deveriam actuar para salvaguardar a boa imagem da OPV.

Os 5,52€ são um valor de referencia.
A ruptura em queda pode gerar um efeito de avalanche o que seguramente torna a tarefa do JP Morgan bem mais difícil.

Levar a estabilização abaixo deste preço deixaria , pelo menos no curto prazo a imagem da OPV manchada.
Por outro lado uma estabilização acima também não faz sentido por razões óbvias o que nos deixa definitivamente os 5,52 como o ponto óptimo de actuação.
Se não o conseguirem segurar a acção nesse preço então provavelmente lá se vai o efeito estabilizador
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Usem e abusem dos stops!!!

por L.S.S » 6/12/2013 18:50

Storgoff Escreveu:Olhando para o grafico dos CTT parece que desde as 12h de hoje o JP Morgan entrou em acção.
É demasiado evidente o lastro que se formou nos 5,52.
Parece o electrocardiograma de um moribundo.
:D


Saudações!

Para quem tem acções desta cotada não se esqueçam dos stops abaixo deste preço!

Cumprimentos
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
 
Mensagens: 2805
Registado: 29/11/2007 13:03
Localização: 10

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por WofG » 6/12/2013 18:37

Storgoff Escreveu:Olhando para o grafico dos CTT parece que desde as 12h de hoje o JP Morgan entrou em acção.
É demasiado evidente o lastro que se formou nos 5,52.
Parece o electrocardiograma de um moribundo.
:D

E o volume hoje foi um décimo do de ontem. Ficou-se pelos 4,27M acções
O JP não tem assim tantos cartuchos.
No máximo serão à volta de 9,5 M de acções.
Se calhar nem para uma semana chegam quanto mais os tais 30 dias.
Quando se acabarem....

Uma coisa é estabilizar o mercado outra bem diferente é amordaçá-lo
Basicamente foi o que aconteceu na sessão de hoje.


Por isso é que hoje decidi vender, a 5,53.
Estava bastante optimista em relação aos CTT, e ainda continuo. Não vendi ontem acima dos 5,80 por causa desse optimismo, foi um erro.
Agora vendi porque seguindo a regra fundamental não quero transformar os "lucros" em perdas...
Mas estarei cá, para entrar assim que a acção mostrar sinais de força.

Em relação à JP Morgan, aliado ao facto de atuar de forma a estabilizar o mercado. Tem a opção de findo o prazo (30 dias), vender tudo ao estado (até ao limite de cerca de 6.000.000 acções) ao preço da OPV = 5,52. Sendo assim parece-me que o bom negócio, para eles até será deixar cair um bocado para dps comprar um bocado abaixo dos 5,52 e revender com margem garantida ao estado. E foi esse pensamento que me levou a vender, pq eles não vão ter interesse em manter a acção a 5,52, mas abaixo.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 334
Registado: 1/10/2010 15:17
Localização: 16

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Storgoff » 6/12/2013 18:20

Olhando para o grafico dos CTT parece que desde as 12h de hoje o JP Morgan entrou em acção.
É demasiado evidente o lastro que se formou nos 5,52.
Parece o electrocardiograma de um moribundo.
:D

E o volume hoje foi um décimo do de ontem. Ficou-se pelos 4,27M acções
O JP não tem assim tantos cartuchos.
No máximo serão à volta de 9,5 M de acções.
Se calhar nem para uma semana chegam quanto mais os tais 30 dias.
Quando se acabarem....

Uma coisa é estabilizar o mercado outra bem diferente é amordaçá-lo
Basicamente foi o que aconteceu na sessão de hoje.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por matos_1 » 6/12/2013 17:40

dfviegas Escreveu:Short nos CTT.

É possivel fazer short aos CTT se sim, para quem tem acções de trabalhador com 5% de desconto e como elas estão cativas durante 3 meses, não será melhor opção efectuar um short, garantindo assim os 5% com certeza absoluta.


E ainda dizem que não há almoços grátis...
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
 
Mensagens: 260
Registado: 29/11/2007 3:18
Localização: Posto Santo

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por _Noah » 6/12/2013 17:39

ovelhaxone Escreveu:
há sim _noha. usar o banco de investimento para aconselhar clientes a comprarem o papel, e depois ir ao mercado shortar o papel usando o papel que já está no grupo como colateral :mrgreen:


ovelhaxone... claro que sim


Ulisses Pereira Escreveu:Se assim fosse, não se compreende porque é que a maioria dos fundos não bate o mercado. Essa é uma das ilusões do mercado...

Dogomig, bom post. Mas acredita que se subisse, conseguiríamos arranjar mais 2 ou 3 argumentos para também justificar.

Um abraço,
Ulisses


Mas no final... O mercado é muito maior que os manipuladores!!!!
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por dfviegas » 6/12/2013 17:34

Short nos CTT.

É possivel fazer short aos CTT se sim, para quem tem acções de trabalhador com 5% de desconto e como elas estão cativas durante 3 meses, não será melhor opção efectuar um short, garantindo assim os 5% com certeza absoluta.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ovelhaxone » 6/12/2013 17:19

mcarvalho Escreveu:
ovelhaxone Escreveu:
dfviegas Escreveu:se alguem tiver algumas luzes e souber responder a isto agradeço, como é que os CTT crescem?


a chave é o banco postal. e o facto de provavelmente virmos a descobrir que NÓS estaremos a pagar a manutenção da rede de balcoes dos CTT cobrindo o prejuizo que a empresa tenha com a extensa rede de balcões em sitios recondidos.

o BCP que está pelas ruas da amargura tem uma capitalização de mais de 3 mil milhoes. o banif, que está falido, já levou com mais de mil milhoes do estado. os CTT valem actualmente uns 800 milhoes de euros.



caro ovelha

não quero fazer de lobo mau mas... não há chave nenhuma... é ir vendo e estar atento

há tantos bancos que destroem tudo o que funciona ...

já não há emprego seguro

já não há bancos seguros,

já não há empresas seguras

já não há informação segura

já não há regras, nem valores , nem nada ... é o salve-se quem puder!!!! e vale tudo .. até tirar olhos e enganar velhinhas!!

como os tais produtos estruturados e depois dizer que elas é são estupidas, ou melhor iletradas financeiras por confiarem no seu gestor de conta :evil:


sem dúvuida mcarvalho. partilho da mesma opinião.
mas eu tenho a (vã) filosofia de ir com a manada antecipando o que a manada fará com base no que costuma pensar. e isto sem ligar muito á lógica da coisa, nem se acredito ou não no barrete.

o meu comentário é mais na onda do que está e vai ser pensado por muita boa gente.
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ovelhaxone » 6/12/2013 17:16

_Noah Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:quimboio, há regras para isso...

E, acrescento, eu não digo que não há manipulação. . Agora o que não já é as milhares de vezes que aqui se apregoa. sempre que uma acção que detemos em carteira cai, aparece alguém a dizer que é manipulação. Já quando sobem, é justo. Poupa-me...


Ulisses, desculpa, mas gostaria de ler um possível feedback à minha dúvida!

Quer então dizer que:

i) Se em média um papel negociar entre 5.000.000,00 a 10.000.000,00 de papeis por dia, e, houver 2 a três players que tenham no total 9.000.000,00, a manipulação está à vista! :mrgreen:

ii) Todavia, é um jogo perigoso, já que, poderá existir quem as vá comprando a um bom preço, independentemente das hipotéticas passagens! :mrgreen:

iii) Por último, mais tarde, ou mais cedo, se os fundamentais forem bons, os papeis terão que subir. E, aqui, entra o tipo de investidor que cada um se considera!! :P

É a única manipulação que sinto existir, ou existe outra???? :mrgreen:

Cumprimentos

_Noah


há sim _noha. usar o banco de investimento para aconselhar clientes a comprarem o papel, e depois ir ao mercado shortar o papel usando o papel que já está no grupo como colateral :mrgreen:
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por mcarvalho » 6/12/2013 16:52

especulação....

o que é especular?


Se todos acreditarem ... todos compram .. ela sobe ..

o que é que é preciso fazer para acreditarem?


bem isso é outra coisa

... caros amigos .. deixem-se ir no rebanho... não queiram ser os primeiros a comer a erva toda , nem os ultimos.. poiss já não há erva... os primeiros e os ultimos estão sujeitos a ser comidos pelos lobos :mrgreen:

hoje é sexta feira e vou para retiro espiritual :wink:
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por José_P. » 6/12/2013 16:38

dfviegas Escreveu:se alguem tiver algumas luzes e souber responder a isto agradeço, como é que os CTT crescem?


Diversificação.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 407
Registado: 25/5/2008 17:50
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ruimat0 » 6/12/2013 16:35

Acredito muito mais no acesso a informação privilegiada do que em manipulação.
Se souberes com antecedencia que os resultados serão significativamente negativos (ou positivos) podes vender (comprar) antes da queda (subida).
 
Mensagens: 79
Registado: 27/11/2013 11:37

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por _Noah » 6/12/2013 16:27

Ulisses Pereira Escreveu:Noah, sintetizando, digo-te que quem acha que é fácil ganhar dinheiro, por ter muitas acções engana-se. É precisamente o inverso. As pessoas acham que a tarefa dos manipuladores é fácil mas enganam-se. Além de terem que fugir ao controlo das autoridades, para se fazer cair ou subir o preço e depois ganhar-se dinheiro no sentido oposto é muito, muito difícil.


Ok Ulisses!!!!!

Pode ser difícil, mas, não, é (IM) possível!!! :mrgreen:

Cumprimentos

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, BigLift, Bing [Bot], dmaa, Garfield, Giovannni, goncaladas, Google [Bot], iniciado1, latbal, Lisboa_Casino, malakas, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, PXYC, SalvaFP e 145 visitantes