Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 15/5/2017 23:26

nsd Escreveu:uma pergunta de iniciante.
Sendo o pagamento dividendo dia 17, no dia seguinte já se pode vender a acção, acumulando o dividendo ?


O pagamento do dividendo não é 17, mas sim a 19.
A 17 negoceia sem direito a dividendo, ou seja, para se ter direito ao dividendo tens de possuir açōes no fecho da sessão de amanha (16).
A 17 podes vender e receberás o dividendo na mesma e quem compra a 17, compra sem direito a dividendo.
É espectável que a cotação de fecho de amanha sofra na primeira sessão ex-dividendo uma correcção, ou seja, a 17.
"Instintivamente" há a tendência para descontar o valor do dividendo, mas o valor da correcção ao certo só com bola de cristal ou por "palpite".
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por jorgeacampino » 15/5/2017 22:56

nsd Escreveu:uma pergunta de iniciante.
Sendo o pagamento dividendo dia 17, no dia seguinte já se pode vender a acção, acumulando o dividendo ?



Poder, podes sempre, atenção é que a cotada dia 17 abre com a correçao do dividendo, ou seja ao preço de fecho hoje, provavelmente abriria a +/- 5.38 podendo entretanto subir ou descer consoante o ritmo do mercado, a meu ver acho que até ao final do mes estara de novo perto destes valores ( entrei a 5,83).

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 134
Registado: 15/12/2015 7:49

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por nsd » 15/5/2017 22:06

uma pergunta de iniciante.
Sendo o pagamento dividendo dia 17, no dia seguinte já se pode vender a acção, acumulando o dividendo ?
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 11:09
Localização: ponte da barca

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 15/5/2017 17:52

rsacramento Escreveu:por acaso não faço ideia como é que os caçadores de dividendos pensam a coisa: esperam que até ao ex-div ela suba de maneira a pelo menos equilibrar as coisas e saem de seguida, ou pelo contrário levam com o ajuste e aguardam pela subsequente eventual recuperação?


Caro rsacramento,

Hoje estou em condições de te responder e julgo que em tempo, na medida que se trata do penúltimo dia ex-dividendo.

Mas convenhamos que a pergunta que fizeste naquela altura era meramente retórica, certo? 8-)

Receberei dividendos com Yield liquida de 7%.
Todavia, ainda tenho é dúvidas no valor a colocar no "stop loss" pós dividendo .. 4,9€. parece-te bem? mantenho intacto os 7% ou puxo mais para cima para receber mais valias?

Não quero ganhar-te como inimigo e não quero transformar isto em pessoal. Tomo-te por apreciador de ironia e dai trazer hoje à lembrança a tua mensagem. :lol:

Qualquer das formas e apesar da ironia implícita na pergunta do "stop loss" a colocar pós dividendo, tenho efectivamente essa dúvida.
Tomo-te também por entendido nestas matérias (agora sem ironia) e por isso gostava que me dissesses onde colocarias o "stop" nestes termos?
Por mim este investimento pode ficar lá para receber os dividendos de 2017, pagos em 2018. Por isso não quero puxar muito para cima o "stop loss" (correndo o risco de sair fora). Amanhã no final da sessão decidirei.
1 abraço e espero que sem ressentimentos :wink:
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 13/5/2017 16:38

Boa análise dos CTT, também me parece uma empresa com bons fundamentais, mas em bull market isso pouco interessa como se viu na recente puxada para cima. Estou até convencido que os CTT tendem a subir menos que as outras por serem de menor risco. Em Bull o toureiro gosta é de passes arriscados, de touros que marram a sério. Ora os CTT são aquela empresa que dá um bom dividendo, com grande free float e que promete pouca adrenalina.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Optimiza » 13/5/2017 14:26

Esta ação mantem o seu momentum de "baixa intensidade" Bull de médio prazo (acima dos 5.66 e da MMS100), mas insiste em falhar na inversão de Longo prazo via MMS200 e na ultrapassagem da trendline descendente (ambas entre os 5.84 e os 5.86€. Confirmação nos 6.10€). Precisa de uma rutura e confirmação categóricas para inverter, em definitivo a Tendência LP.

Não consigo antecipar se a ação sobe ou não até 4ª feira (dia de ex-dividend). O cerne da price action a curto prazo prende-se com o impacto da queda no dia 17 » só no dia 19 é que os "8,5% de juros brutos" estarão na conta. Especulo sem qualquer base, que no último dia do Mês de Maio, a cotação já terá recuperado quase na totalidade a queda ex-dividend, regressando acima dos 5.66€ (ação fechou esta semana nos 5.78€).

Ao contrário das top performers - entre ações de qualidade e ações lixo do PSI Geral, faltou sempre o efeito Manada nesta ação. Aos cerca de 2 anos de quedas da BearCTT em pleno Bull Global (10.64 aos 4.79€), e apesar dos resultados 1ºtrim, do DY elevado e a manter-se em 2018, da aposta no Growth/margens, aposta disruptiva Bancária e trans. Expresso, está a suceder uma lenta recuperação incapaz, ainda, de clarificar um Bull de Longo Prazo.

notas - a) Se mantiver a lógica, vou manter no gráfico as cotações/RF+SF actuais sem o reframe pela retirada dos 48 cents de dividendo no dia 17. b) Fora cisne negro mundial ou da ação, Psi20 abaixo dos 4800, conto manter 50% da posição durante pelo menos 14 meses até final de Maio de 2018.
CTT ainda não superou as Resistências de Longo prazo.gif
CTT ainda não superou as Resistências de Longo prazo.gif (27.53 KiB) Visualizado 9269 vezes
falta o efeito manada à cotação CTT.gif
falta o efeito manada à cotação CTT.gif (149.15 KiB) Visualizado 9263 vezes
PSI20 consolidação em Bull Market.png
PSI20 consolidação em Bull Market.png (27.31 KiB) Visualizado 9269 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Eurobrexit » 11/5/2017 21:37

Contributo:
CTT sao uma empresa TOP sem divida.
Com base na info publica chegara aos 8 euros brevemente (e nisso q estou a investir/apostar).
Em AT estao no bottom pelo q o potencial de subida e bem superior potencial descida sem ignorar dividendos...
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 11/5/2017 21:12

jinx Escreveu:

Abri o link e penso que se remete para isto ..
Ulisses Pereira Escreveu:Parabéns ao rscaramento pela perspicácia e por ter trazido ao Caldeirão um tema tão interessante e a todos os que neste tópico têm intervido. Excelente.
Abraço,
Ulisses

Ou estou errado e era para o post infra que remetia?
rsacramento Escreveu:como diria o grande semStops, obrigado pelas simpáticas palavras, Ulisses
uma coisa que ando para perguntar àqueles que, embora apreciadores de dividendos não são investidores de longo prazo, qual é a vossa expectativa, por exemplo nos CTT, acerca do que se vai passar com o preço nos dias subsequentes ao ex-div, ou seja: estão em crer que o preço vai naturalmente ajustar os 0.48 euros em baixa e depois vai:
manter-se
recuperar
afundar?

Eu não sei para onde o link queria remeter .. Sei que em 18/Abril, altura daqueles posts, a ação fechou nos 5,08€ .. Por isso, a correcção de 0,48€ sobre o valor de fecho daquele dia (5,08€) daria 4,6€. À data de hoje, e dos 5,68€ de fecho, acho que não irá corrigir para aqueles valores.
Mas eu gosto é de enigmas. E há um que não me larga desde o inicio de Abril ...
Perseu Escreveu:nota » Não acredito que exista qualquer comentador com milhares de posts, que só faça perguntas, perguntas irrelevantes só para chatear, e dê de quando em vez umas postas de pescada vazias de conteúdo, sem uma opinião prévia (só póstumas), que nunca terá dito 1 coisa consequente, que anos a fio raramente efectuasse uma análise detalhada de uma ação/activo/índice, certa ou errada, ou de um gráfico referenciado, ou que projetasse um qualquer efeito técnico, ou que fizesse um prognóstico antes do final do jogo (só depois do jogo ter terminado há 1 hora). Felizmente, não existe alguém assim neste fórum!

Quando resolver este enigma (lá para o dia ex-dividendo) eu respondo às questões todas de se a cotação "mantém"; "recupera" ou "afunda"


O Enigma era a parte mais fácil. Também só existe um forista que encaixa completamente no perfil.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 11/5/2017 20:55


Abri o link e penso que se remete para isto ..
Ulisses Pereira Escreveu:Parabéns ao rscaramento pela perspicácia e por ter trazido ao Caldeirão um tema tão interessante e a todos os que neste tópico têm intervido. Excelente.
Abraço,
Ulisses

Ou estou errado e era para o post infra que remetia?
rsacramento Escreveu:como diria o grande semStops, obrigado pelas simpáticas palavras, Ulisses
uma coisa que ando para perguntar àqueles que, embora apreciadores de dividendos não são investidores de longo prazo, qual é a vossa expectativa, por exemplo nos CTT, acerca do que se vai passar com o preço nos dias subsequentes ao ex-div, ou seja: estão em crer que o preço vai naturalmente ajustar os 0.48 euros em baixa e depois vai:
manter-se
recuperar
afundar?

Eu não sei para onde o link queria remeter .. Sei que em 18/Abril, altura daqueles posts, a ação fechou nos 5,08€ .. Por isso, a correcção de 0,48€ sobre o valor de fecho daquele dia (5,08€) daria 4,6€. À data de hoje, e dos 5,68€ de fecho, acho que não irá corrigir para aqueles valores.
Mas eu gosto é de enigmas. E há um que não me larga desde o inicio de Abril ...
Perseu Escreveu:nota » Não acredito que exista qualquer comentador com milhares de posts, que só faça perguntas, perguntas irrelevantes só para chatear, e dê de quando em vez umas postas de pescada vazias de conteúdo, sem uma opinião prévia (só póstumas), que nunca terá dito 1 coisa consequente, que anos a fio raramente efectuasse uma análise detalhada de uma ação/activo/índice, certa ou errada, ou de um gráfico referenciado, ou que projetasse um qualquer efeito técnico, ou que fizesse um prognóstico antes do final do jogo (só depois do jogo ter terminado há 1 hora). Felizmente, não existe alguém assim neste fórum!

Quando resolver este enigma (lá para o dia ex-dividendo) eu respondo às questões todas de se a cotação "mantém"; "recupera" ou "afunda"
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 11/5/2017 19:10

ricardmag Escreveu:De salientar que os curtos têm de pagar o dividendo !

Cumprimentos


Certíssimo... :wink:

Este tema dos dividendos perpetua-se ao longo dos anos e há sempre cenários para todos os gostos. Sendo que num bull market a tendência para comer o ex-dividend nos dias/semanas seguintes é perfeitamente normal, especialmente em casos de yields baixos. Num bear market muitas vezes nunca mais se vê o ponto de entrada...

Aqui o cenário é de um grande yield em pseudo/incipiente bull market. Dia 17 logo se verá...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por rsacramento » 11/5/2017 19:04

Àlvaro Escreveu:E porque não entrar no pós dividendo? É que o dividendo paga imposto e não é coisa de somenos!

só não convém àqueles que investem a longo prazo; de resto é o melhor

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=85387&p=1281651#p1281651
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 11/5/2017 18:42

E porque não entrar no pós dividendo? É que o dividendo paga imposto e não é coisa de somenos!
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ricardmag » 11/5/2017 18:35

De salientar que os curtos têm de pagar o dividendo !

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 11/5/2017 18:21

Àlvaro Escreveu:Acreditar que uma ação com um dividendo de 9% não corrije é acreditar no Pai Natal.


É quase isso, parece óbvio que vai corrigir, mas a história mostra muitas coisas em bull market.

Àlvaro Escreveu:Haverá sempre interesse em vender sempre que a cotação for superior ao desconto.


Essa não percebi, porquê? Desde que a expectativa de subida permaneça, por exemplo até ao fecho do gap, qual o racional para vender? Já para não falar na posição de 2% dos curtos, que terá de ser fechada e muitas vezes há razões, fiscais ou outras, que a razão desconhece...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thoth » 11/5/2017 17:44

Interpretaste-me mal Àlvaro, eu não disse que não ia corrigir.
Disse que não é impossível como se pode ver no caso da corticeira.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 11/5/2017 17:01

Acreditar que uma ação com um dividendo de 9% não corrije é acreditar no Pai Natal. Haverá sempre interesse em vender sempre que a cotação for superior ao desconto.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thoth » 11/5/2017 16:40

PIKAS Escreveu:Não é provável que em ex-dividendo corrija. É certo que vai corrigir, nunca vi nenhuma que não tenha corrigido.


Não é certo não :shame:
Olha o exemplo da corticeira no ultimo dividendo.
Vê aqui viewtopic.php?f=3&t=62178&start=625#p1282836

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por PIKAS » 11/5/2017 15:22

jinx Escreveu:
P-Mendes Escreveu:É provável que pós dividendo a cotação corrija.
Tentar adivinhar o quanto é que poderá corrigir é, salvo melhor opinião, exactamente uma tarefa de adivinhação.
E aqui conscientemente ninguém pode dar uma resposta certa que vá mais além do que o "palpite".
O meu "palpite" é que a cotação vai cair. Quanto? depende do comportamento dela até lá..


Não é provável que em ex-dividendo corrija. É certo que vai corrigir, nunca vi nenhuma que não tenha corrigido.
Quanto vai corrigir tem, na realidade, muito de adivinhação.
O normal é que na primeira sessão em ex- corrija para um valor mais ou menos perto do valor do dividendo recebido.
Mas isso não quer dizer que quebre a boa recuperação que tem vindo a fazer e a trajetória ascendente.
Para mim, os CTT é uma das 4 acções do PSI que tenho que ter no portfólio para o médio prazo, pelo menos para o 2º semestre de 2017.
Nesta por agora, como diz um amigo meu, " ponho lá a alma ".
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 11/5/2017 14:33

P-Mendes Escreveu:Ulisses, posso perguntar qual a tua opinião sobre esta cotada e qual a tua ideia quanto ao que poderá acontecer nos dias pós-distribuição de dividendo?
Pergunto isto face às opiniões divididas que foram referidas últimamente: ou cai em proporção com o dividendo e depois continua a corrigir; ou nem cai em proporção com o dividendo e tem tudo para passar as próximas resistências.
Obrigado.
Cumps,
PM


É provável que pós dividendo a cotação corrija.
Tentar adivinhar o quanto é que poderá corrigir é, salvo melhor opinião, exactamente uma tarefa de adivinhação.
E aqui conscientemente ninguém pode dar uma resposta certa que vá mais além do que o "palpite".
O meu "palpite" é que a cotação vai cair. Quanto? depende do comportamento dela até lá..
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 11/5/2017 14:32

..
Editado pela última vez por umXdois em 11/5/2017 14:34, num total de 1 vez.
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por P-Mendes » 11/5/2017 14:09

Ulisses, posso perguntar qual a tua opinião sobre esta cotada e qual a tua ideia quanto ao que poderá acontecer nos dias pós-distribuição de dividendo?
Pergunto isto face às opiniões divididas que foram referidas últimamente: ou cai em proporção com o dividendo e depois continua a corrigir; ou nem cai em proporção com o dividendo e tem tudo para passar as próximas resistências.
Obrigado.
Cumps,
PM
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ulisses Pereira » 10/5/2017 21:15

Caro Ulisses,

Para mim as posições a descoberto relevantes servem exactamente como indicador, como um alerta. Não culpo os "curtos" pelo baixar da cotação.

Aprecio ouvir os teus comentários e espero que não te ofendas ao dizer que não precisas de vir sempre em defesa dos "curtos". Eles são curtos, mas não são indefesos.. :D


Eu não saio em defesa dos curtos. Tento apenas abrir os olhos quando referem tanto os curtos e a percentagem que eles negoceiam em Bolsa é ínfima e a esmagadora maioria dos movimentos nada tem a ver com eles. Mas se quiserem continuar enganados, estejam à vontade :) Mas que me custe ouvir darem coisas como garantias que não correspondem à realidade, não duvides.

Se uma acção cai, 99% das vezes, é por causa dos longos, não dos curtos.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 10/5/2017 19:15

jinx, claro que são um indicador e que as suas posições incentivam as vendas, mas o que Ulisses quis aqui dizer que não aumentaram posições.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 10/5/2017 19:13

Mas essa LTD está correcta? Os valores de fecho dão-me exactamente em cima da linha.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 10/5/2017 19:13

Ulisses Pereira Escreveu:Acho curioso que as posições curtas são uma fota de água no oceano e sempre que uma acção cai, se diz que foi ataque dos curtos. Por essa ordem de ideias, quando se proibe as posições curtas as acções nunca deviam descer.

Nos mercados há uma coisa que se chama vendedores e que impedem algumas cotações de subir. E lá vem alguém com o argumento "Ah mas por que é que vendem se impedem a cotação de subir?". Porque quando se tem que vender muitas acções não se vende quando se quer mas sim quando se pode.

Mas é mais fácil acenar com o fantasma dos curtos.

Abraço,
Ulisses


Caro Ulisses,

Para mim as posições a descoberto relevantes servem exactamente como indicador, como um alerta. Não culpo os "curtos" pelo baixar da cotação.

Aprecio ouvir os teus comentários e espero que não te ofendas ao dizer que não precisas de vir sempre em defesa dos "curtos". Eles são curtos, mas não são indefesos.. :D

Na realidade gostaria muito mais que as tuas palavras fossem no sentido de desvendares como andas vestido, i.e, se ainda andas p.ex: com o teu fato de urso :wink:
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], navaldoc, Nuno V, Xacal e 131 visitantes