Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por JohnyRobaz » 25/5/2018 14:06

__macgyver Escreveu:ulisses,

lamento distorceres o que digo.
lamento mais ainda, julgares que, sou dos que diz que só se perde, ou ganha quando se vende.
e, lamento mais ainda, ter que lamentar, as duas afirmações anteriores.
por outro lado, falei do bcp?
se me desculpares, é como se estivesse a falar de nabos, e tu vens falar de rabanetes…
ulisses, volto a questionar, e agora com dados.
quem está curto abriu a mior parte das posições a valores médios de 4,50€; 4,00€; 3,50€; € 3,00.
já fecharam essas posições? é que pelo teu raciocínio das perdas de quem tem acções no BCP, quem abriu posições curtas nos ctt talvez quando as fecharem, os valores sejam bem acima dos 4,00€.
também, não sei, nem tão pouco me interessa, se perdem ou ganham dinheiro.
o que para aqui é importante, é a tua afirmação de serem posições ganhadoras, que discordo claramente, ainda não as fecharam, nem sabemos a que valores serão fechadas.
outra questão incongruente, mencionares que, estás neutral nos ctt, pois o pessimismo é já muito exacerbado, onde quem aposta do lado da tendência, poderá ficar em risco, quando tiver que adquirir os papéis, e, ao mesmo tempo afirmares que são posições ganhadoras….
realmente, fico um pouco baralhado...

travassos


Caro Travassos,

Se me permites, há duas coisas que posso tentar contribuir para ajudar:

1 - Numa queda, comprar uma acção e ela desvalorizar, e depois comprar mais abaixo para reduzir o preço médio, e ela continuar a cair e assim sucessivamente, com esperança que um dia inverta, a acção suba e acabe num trade lucrativo, é aquilo a que se chama "preço médio" e considerado uma má estratégia. Pelo contrário, se compras uma acção a 2€, ela sobe até aos 4€, recua até aos 3€ e compras de novo nos 3€, estás a subir o preço médio mas estás a ganhar dinheiro da primeira posição, pelo que isso normalmente é feito seguindo a tendência e não contra a tendência, e diz-se que é "reforçar a posição ganhadora", o que é a meu ver uma boa política, principalmente para longo prazo.

2 - Na minha plataforma, aparece o G/P de uma posição num determinado instante, e é isso que diz se estou a ganhar ou a perder, pois num determindo instante, se encerrar, é aquilo que ganho ou perco. Obviamente, só posso utilizar ganhos de trades após encerrar as posições e retirar os respectivos lucros para uma conta a ordem, mas a nível patrimonial, o valor da tua conta é calculado a cada instante, estejas a ganhar ou a perder, independentemente de teres ou não fechado posições. Senão é como o Ulisses diz, quem comprou acções do BCP há 10 anos atrás e ainda não as vendeu é como se não estivesse a perder nada, o que é irreal. Tal como os curtos, que abriram posição a 4€, estão a ganhar, mesmo que ainda não tenham fechado a posição.

Cumps.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por __macgyver » 25/5/2018 12:55

ulisses,

lamento distorceres o que digo.
lamento mais ainda, julgares que, sou dos que diz que só se perde, ou ganha quando se vende.
e, lamento mais ainda, ter que lamentar, as duas afirmações anteriores.
por outro lado, falei do bcp?
se me desculpares, é como se estivesse a falar de nabos, e tu vens falar de rabanetes…
ulisses, volto a questionar, e agora com dados.
quem está curto abriu a mior parte das posições a valores médios de 4,50€; 4,00€; 3,50€; € 3,00.
já fecharam essas posições? é que pelo teu raciocínio das perdas de quem tem acções no BCP, quem abriu posições curtas nos ctt talvez quando as fecharem, os valores sejam bem acima dos 4,00€.
também, não sei, nem tão pouco me interessa, se perdem ou ganham dinheiro.
o que para aqui é importante, é a tua afirmação de serem posições ganhadoras, que discordo claramente, ainda não as fecharam, nem sabemos a que valores serão fechadas.
outra questão incongruente, mencionares que, estás neutral nos ctt, pois o pessimismo é já muito exacerbado, onde quem aposta do lado da tendência, poderá ficar em risco, quando tiver que adquirir os papéis, e, ao mesmo tempo afirmares que são posições ganhadoras….
realmente, fico um pouco baralhado...

travassos
 
Mensagens: 21
Registado: 16/4/2018 15:20

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por The Navigator » 25/5/2018 12:22

... a tua paciência Ulisses...

Mas tem de ser, todos tem o direito de aprender, apesar de alguns ter muita dificuldade por falta de humildade.

Deixo um gráfico corrigido do dividendo (adaptado apenas no preço, não nos osciladores).

Faço notar que neste momento ninguém ganha nem perde desde o dia dos dividendos. Quem recebeu, tem a correção no preço, quem comprou ao valor descontado do dividendo está apenas uns cêntimos acima (sem contar com a corretagem).

Analisando o gráfico assim corrigido, podemos dizer que o ativo se encontra num suporte depois de um break out. Seria um momento para entradas longas com targets nos 3.45, 3.64, 3.90 e invalidação do trade abaixo dos 3,18.
Anexos
CTT 25-05-2018 (D).png
Bons Trades,
The Navigator

"The Navigator is responsible for providing information to the skipper about the boat’s current position, and plotting an optimal course for the destination on a long-distance race. The navigator should be able to provide information including tide patterns, possible wind conditions and so on."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 88
Registado: 3/6/2015 0:29

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ulisses Pereira » 25/5/2018 11:44

ganha-se quando se fecha a posição, certo?


Não, mcgyver. Não se ganha quando se fecha a posição, nem se perde só quando se fecha a posição.

Alguns nunca perdem em Bolsa, pela tua teoria. Há quem tenha acções do BCP a valerem menos 80% do que valiam quando compraram há vários anos atrás, mas segundo a tua teoria não estão a perder dinheiro. Está encontrada a fórmula mágica para nunca se perder dinheiro em Bolsa. :roll:

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por nmlopes » 25/5/2018 11:14

__macgyver, pelo conteúdo das tuas mensagens provavelmente não estás aqui para aprender nada e só para desestabilizar, mas mesmo assim vou responder-te.

Fazer preço médio em posições longas é comprar a preços cada vez mais baixos numa acção em queda, para baixar o preço médio da posição.

Fazer preço médio em posições curtas seria precisamente o contrário, comprar a preços cada vez mais altos numa acção em subida, para aumentar o preço médio da posição, e consequentemente os hipotéticos ganhos se ela voltasse a cair.
Estando os CTT em mínimos históricos, não pode haver curtos a comprar cada vez mais alto, já que a acção está a descer e não a subir. Portanto não há cá preço médio para curtos. Quando muito estão a reforçar posições ganhadoras.

Quanto ao que disseste sobre só se ganhar quando se fecha a posição, é igualmente falso.
 
Mensagens: 67
Registado: 27/5/2010 14:45
Localização: 16

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Gil Rumor » 25/5/2018 10:15

Os CTT a começar a sua 1º tentativa de reversão, infelizmente o volume esta uma miséria por enquanto.
Anexos
ctt.PNG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por __macgyver » 24/5/2018 21:36

"macgyver, não estou a entender. A esmagadora maioria das posições curtas foram abertas há muito mais do que um mês, por isso quem as tem está a ganhar dinheiro. Onde é que está o erro aqui?

Abraço,
Ulisses"

confesso que, não percebo a materialidade da tua afirmação, todavia, coloco a questão:

ganha-se quando se fecha a posição, certo? quem aposta na queda já fechou a posição ulisses?
faço um paralelismo, em 2015 a JMT cotava a 7€ comprei acções contra a tendência, e vendi-as bem mais acima, exactamente fazendo um dos erros que os investidores tem tendência a cometer - ir contra a tendência.
de volta aos ctt
que está a shorter em acções, reforça de forma continuada, fecha a bochechos, exactamente como a goldman sachs vendeu agora, antes de continuar, será notícia, a venda de um percentual tão "curto", creio que não.
prosseguindo nos ctt: ulisses, quem está short reforça continuadamente, mas, não fecha a posição, está a ganhar, onde? explica-me por favor, pois posso estar a cometer um lapso gigantesco, do tamanho da magnitude da experiência de quem negoceia há mais de 15 anos.
muito se fala de fazer preço médio em quem costuma estar do lado longo, mas, no imediato quem está curto, faz exactamente isso.

"Thoth
Agora também não percebi. Quanto ao preço médio o ulisses tem toda a razão preço médio em posições ganhadoras não é erro.

Cumprimentos e bons negócios"

penso na minha modestia que, sem existir fecho de posições, não há ganhos, quem o afirmar está a cometer um lapso, ou então a tentar ser ilusionista.

travassos
Anexos
Screen Shot 2018-05-24 at 21.34.18.png
Screen Shot 2018-05-24 at 21.34.18.png (179.37 KiB) Visualizado 4999 vezes
 
Mensagens: 21
Registado: 16/4/2018 15:20

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLE BULLMARKET » 24/5/2018 19:20



Isto há muito que era esperado e comentado aqui no fórum. Diminuição gradual dos fundos com posições financeiras .
Quem tinha posição financeira recebe uma pipa de massa com os 12% e agora provavelmente sai de fininho.

Quando todos os fundos financeiros saírem das posições fico mais otimista porque potenciais vendedores diminuem muito, agora sem gordo dividendo.
E se mudasse a estratégia ou quem a define , isso então , ficava mesmo MUITO otimista.

Os curtos só aproveitam as condições existentes , não foram eles que definiram nem executaram a estratégia nos últimos 2 anos , nem as continuas más perspetivas futuras .
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por peaners » 24/5/2018 17:49

posições curtas recentes nos CTT:


BlackRock Investment Management (UK) Limited 0.99% 24/05/2018
Citadel Advisors II LLC 0.58% 23/05/2018
Marshall Wace LLP 3.24% 24/05/2018
WorldQuant, LLC 1.20% 24/05/2018

diário, a MM magenta continua a ditar a tendência, só a sua quebra consistente em alta é que poderá trazer novidades, até lá nada de novo para mim nos ctt. só pensarei nos ctt quando vir uma golden cross no diário
ctt.png
ctt.png (32.41 KiB) Visualizado 5292 vezes
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por cmsbarros » 24/5/2018 17:37

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 79
Registado: 3/8/2016 10:09
Localização: Santa Marinha e São Pedro da Afurada

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Flavc » 24/5/2018 17:20

Bem apenas digo ao macgyver que para quem se diz novo nesta coisa de investimentos em ações parece ter demasiadas certezas nas leituras que faz da situação recente. No meu caso daria mais atenção aos conselhos do Ulisses e de outros "mais antigos na casa".
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ulisses Pereira » 24/5/2018 17:19

macgyver, não estou a entender. A esmagadora maioria das posições curtas foram abertas há muito mais do que um mês, por isso quem as tem está a ganhar dinheiro. Onde é que está o erro aqui?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thoth » 24/5/2018 17:16

__macgyver, não estou a perceber onde queres chegar com ilusionistas, podias detalhar?

Neste momento todas as posições abertas pelos curtos estão a ganhar.
Isso é uma posição ganhadora, penso eu de que.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por __macgyver » 24/5/2018 17:09

confesso que não percebi, mas, deve ser clássico...

ulisses, estamos a falar de edp, ou ctt?

Thoth, posições ganhadoras...
estás a falar do mesmo que eu, apostas na queda dos ctt, são ganhadoras?
já as fecharam?
Só podes estar a falar de investidores ilusionistas...”vendedores de ilusões”
devias focar-te nos chamados “ilusões do mercado”

travassos.
Anexos
C6D85A0B-C20C-4A46-8DD6-D25FE51D7D33.jpeg
C6D85A0B-C20C-4A46-8DD6-D25FE51D7D33.jpeg (48.39 KiB) Visualizado 5463 vezes
 
Mensagens: 21
Registado: 16/4/2018 15:20

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thoth » 24/5/2018 17:03

Se considerarmos só os fechos é mínimo histórico, senão não é.
Quanto aos curtos o máximo histórico é 10,08%

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por DIXIE2020 » 24/5/2018 16:59

Fecho em mínimos históricos a € 2,892.
Penso q será de assinalar...
Entretanto, mais uma vez nesta cotada, aumento das posições curtas 9,73%http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/shortselling/posicoes_emitente.cfm?num_ent=%24%23TS%5B%22P%20%20%0A,penso q igualmente históricas, comunicadas hoje. :-k

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thoth » 24/5/2018 14:48

__macgyver Escreveu:thoth

então e as ilusões dos investidores...

provavelmente há investidores ilusionistas, estou certo que será a esses que te referes!

travassos


Agora também não percebi. Quanto ao preço médio o ulisses tem toda a razão preço médio em posições ganhadoras não é erro.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ulisses Pereira » 24/5/2018 14:32

macgyver, confesso não ter entendido a tua questão. A maior parte dos "shorts" na EDP estão a reforçar em posições ganhadoras, por isso não estão a incorrer no erro de reforço do preço médio.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por __macgyver » 24/5/2018 14:22

isto quando não percebemos nada disto, é uma alegria constante, isto é:
“a ignorância leva ao estado latente de felicidade pura”

thoth

então e as ilusões dos investidores...

provavelmente há investidores ilusionistas, estou certo que será a esses que te referes!

travassos
 
Mensagens: 21
Registado: 16/4/2018 15:20

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thoth » 24/5/2018 14:17

__macgyver, outro erro é confundir investidores institucionais e pequenos investidores.
Cada macaco no seu galho 8-) O que é valido para os pequenos pode não ser para os grandes.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por __macgyver » 24/5/2018 14:08

confesso que cada vez gosto mais deste fórum
iniciei há pouco a minha carteira de investimentos
vou acompanhando o desenrolar da cotação dos ctt, e cruzando com o que por aqui se escreve.
apenas não entendo uma coisa, provavelmente, muitas mais não é!
se erros de traders pouco experientes são
overtrading
herd behaviour
preço médio
então o reforço continuado de quem aposta na queda dos ctt, é considerado como?

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/short ... P%20%20%0A

travassos
Anexos
DAF2DF65-ADA9-4A47-8A43-040D49215D24.jpeg
BF5D6DC0-AA7D-43F3-B681-E29950DF2EEB.jpeg
 
Mensagens: 21
Registado: 16/4/2018 15:20

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ativo » 24/5/2018 14:05

Ulisses Pereira Escreveu:Sim, Dixie, mantenho. Nada de fatos nos CTT. ;)

Abraço,
Ulisses

Portanto, uma posição neutra ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ativo » 24/5/2018 12:54

ativo Escreveu:
DIXIE18 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Sim, Dixie, mantenho. Nada de fatos nos CTT. ;)

Abraço,
Ulisses


Caro Ulisses,
certo, grato pela resposta.
Ab.

Já vais dormir mais descansado! :D

DIXIE18 Escreveu:ACtivo,
n vou dormir, nem mais, nem menos descansado,
estou fora,
à espera duma boa oportunidade para reentrar...
BN

Assim ainda dormes melhor! :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por DIXIE2020 » 24/5/2018 12:39

ativo Escreveu:
DIXIE18 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Sim, Dixie, mantenho. Nada de fatos nos CTT. ;)

Abraço,
Ulisses


Caro Ulisses,
certo, grato pela resposta.
Ab.

Já vais dormir mais descansado! :D


ACtivo,
n vou dormir, nem mais, nem menos descansado,
estou fora,
à espera duma boa oportunidade para reentrar...
BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ativo » 24/5/2018 12:27

DIXIE18 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Sim, Dixie, mantenho. Nada de fatos nos CTT. ;)

Abraço,
Ulisses


Caro Ulisses,
certo, grato pela resposta.
Ab.

Já vais dormir mais descansado! :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 201 visitantes