Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Tourso » 30/1/2017 20:49

EAGLETRADER20 Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Já alguem percebeu porque motivo os CTT cairam 14% ?

Normalmente, um banco não cai assim tanto sem haver alguma justificação que o afete ou que afecte um conjunto de cotadas relacionadas!!


Os CTT não são um banco !!

Venda forte provavelmente de institucionais , ainda hoje a STANDARD comunicou vendas.
Passou abaixo do patamar psicológico do preço da privatização 5.52 e podem ter accionado stops e saída de posições ao cruzar essa barreira.

Penso que face a fundamentais institucionais poderiam já andar a vender e ao saírem hoje vários Ptarget tão baixos devem-se ter precipitado mais algumas vendas


Lá está: os CTT não são um banco. Contudo há confusões.
Lembro-me da trapalhada da Sonae com o Banco Universo há mais de 12 anos, talvez mais até, onde vendeu tudo o que era crédito/balcões ao BPI e a a Sonae ficou com a "versão" que veio a dar e com sucesso cartão Continente.
Paralelismos à parte , o que interessa é o core business bem focado. O que no caso dos CTT está a falhar: pelo menos na parte de info ao investidor.
Mas que é um activo sólido no nosso PSI tal e coisa, sem dúvida.
Se tal estivesse feito, estas confusões não aconteciam
 
Mensagens: 180
Registado: 18/6/2014 22:31

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 30/1/2017 20:34

Há analistas que também referem que CTT têm sido penalizados pela constante subida da taxa juro e possivelmente risco pais, o que pode também ser uma explicação plausível que esteja a afetar o titulo, e neste caso se juro continuar a subir poderá ser mais um motivo de penalização.

Aliás também acho estranho neste caso a SON que tem toda a atividade interna, desde que taxas têm subido bem também tem sido dos títulos que mais cai nas ultimas sessões e com bons fundamentais .


"Depois de um máximo histórico de 10,50 euros em março de 2015, os títulos dos CTT têm vindo a descer. As ações acompanhavam a evolução positiva dos juros da dívida portuguesa, tendo o máximo histórico sido atingido “mesma altura em que os juros da dívida portuguesa cotavam em mínimos nos 1,56%”, recorda Nuno Mello, gestor da corretora XTB. ” Desde esse momento, que as ‘yields’ das obrigações têm vindo a subir, encontrando-se já acima dos 4% e as acções dos CTT a descer, pelo que se esta tendência se mantiver os correios de Portugal deverão continuar a perder valor em Bolsa”, acrescenta o gestor."

https://www.dinheirovivo.pt/bolsa/acoes ... 1485801617
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por OBanqueiroAnarquista » 30/1/2017 20:13

Perseu Escreveu:
OBanqueiroAnarquista Escreveu:Boa tarde,

Preciso uma opinião: tinha entrado curto nos CTT a apostar em queda até ao suporte e agora deparo me com está boa surpresa. Mas agora estou com dificuldades em definir o target. Serão os 5€? Amanhã e ao longo da próxima semana terá um ressalto?


A tendência é de queda, institucionais a vender forte, em mínimos de sempre e apenas com esse mini suporte psicológico dos 5 euros. O que interessa para quem está curto e a ganhar bastante, é ir definindo diariamente no sistema um stop trigger/take profits, caso uma inversão embrionária se materialize (ex: subida superior a metade da descida).

Entrei hoje, longo a 5,39, e já levo com 3,6% de perda. O meu stop trigger/stop loss ficou nos 4,84. Gosto bastante da yield, é uma cash cow líder, condenada a lucros anuais mesmo com a redução expectável do EBITDA, em 4% para 2017, e os 48 cents de dividendo dão-me conforto para já!



Obrigado pelas opiniões... acho vou por um trailing stop.
 
Mensagens: 10
Registado: 29/12/2016 16:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 30/1/2017 20:00

Marco Martins Escreveu:Já alguem percebeu porque motivo os CTT cairam 14% ?

Normalmente, um banco não cai assim tanto sem haver alguma justificação que o afete ou que afecte um conjunto de cotadas relacionadas!!


Os CTT não são um banco !!

Venda forte provavelmente de institucionais , ainda hoje a STANDARD comunicou vendas.
Passou abaixo do patamar psicológico do preço da privatização 5.52 e podem ter accionado stops e saída de posições ao cruzar essa barreira.

Penso que face a fundamentais institucionais poderiam já andar a vender e ao saírem hoje vários Ptarget tão baixos devem-se ter precipitado mais algumas vendas
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Marco Martins » 30/1/2017 19:55

Já alguem percebeu porque motivo os CTT cairam 14% ?

Normalmente, um banco não cai assim tanto sem haver alguma justificação que o afete ou que afecte um conjunto de cotadas relacionadas!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 30/1/2017 19:55

STANDARD LIFE comunicou na CMVM que em 23 Janeiro diminuiu posição nos CTT de 6.67 para 4.97%.

Mercado começa a mostrar quem está a reduzir o investimento. As vendas continuas desde inicio do mês foram surgindo e sempre me pareceu pelas vendas que andavam grandes investidores a vender.

A Standard teve desde o inicio a maior posição nos CTT , atingiu os 6.67 em 2014 e manteve sempre desde ai o Investimento, só sendo recentemente ultrapassado pelo reforço do Champalimaud.
Champalimaud também não acredito que nesta fase seja provável fazer grandes reforços, pois li em análises que esta poderia ser uma posição financeira que pela configuração de investimento poderia não ultrapassar a participação de 10%.

Se agora estão a reduzir em força é porque as perspetivas poderão não lhes agradar.
E estão a vender agora abdicando de receber um bom dividendo dentro de 3 meses.
Penso que os 6.67% corresponderiam a cerca de 10 milhões de títulos .
Assumindo que possam ter havido vendas hoje , ainda poderemos potencialmente estar a falar de uma adicional redução de posição de mais alguns milhões .
Claro que isso depende das opções a tomar pelo fundo.

Agora só terão de comunicar novamente se baixarem da participação dos 2%, pelo que potencialmente se tiverem interesse em vender , poderão ter ainda posição grande para vender sem que saibamos se o estarão a fazer ou não.

A mim em termos de investimento preocupa-me que o maior investidor até há pouco e desde o inicio presente com a maior fatia de investimento esteja a reduzir.
Significa que ele poderá já não acreditar no potencial da valorização do investimento ser elevada.
Os outros maiores investidores penso serem ainda BNP , NORGES e ALLIANZ, se isto corresponderem a posições financeiras e eles também potencialmente quiserem diminuir , pode reforçar a venda , mas nos próximos tempos se mais alguém estiver a reduzir terá de comunicar ao mercado.

Claro que quando vendas diminuírem podemos ter um rebound.
Mas poderei entrar em rebound mas sempre atento, não confio em manter nesta cotada uma posição de médio prazo, com fundamentais claramente a precisarem de provar estarem a melhorar no futuro do meu ponto de vista, e com investidores de referencia a diminuírem.
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 30/1/2017 20:28, num total de 4 vezes.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Nightrader » 30/1/2017 19:53

tyui Escreveu:
Não foi só na 5ª feira que descobri k a cotada estava entregue aos Ursos, contudo consegui a evitar a tempo um "descarrilamento" que ninguém previa acontecer desta forma.
E o facto de uma cotada estar há muito em tendência descendente, dominada pelos Ursos não significa que irá ser sempre assim... algum dia haverá de inverter, certo?


O descarrilamento aconteceu porque entretanto a empresa anunciou que previa uma queda do EBIDTA entre 4% a 7%, que pelos vistos o mercado não tinha antecipado e reagiu desta forma.
Mas nota que também podia ter acontecido o contrário. A empresa podia ter anunciado previsões melhores que as antecipadas pelo mercado e o salto seria para cima. À partida não sabes.
O teu "evitar do descarrilamento" foi apenas sorte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 293
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por tyui » 30/1/2017 19:44

Nightrader Escreveu:
tyui Escreveu:Lendo com atenção as análises do Ulisses quando ele há poucos dias referia que os CTT continuavam entregues aos Ursos, na passada 5ª feira decidi saltar fora, vendendo 6000 acções de 6,03€. Hoje não estou absolutamente nada arrependido!
Obrigado pela dica Ulisses.


Se só na 5ª feira passada após leres o Ulisses é que descobriste que os CTT estavam entregues aos ursos... bem ... se aceitares a minha opinião, mais vale meteres o dinheiro num depósito a prazo.

Não foi só na 5ª feira que descobri k a cotada estava entregue aos Ursos, contudo consegui a evitar a tempo um "descarrilamento" que ninguém previa acontecer desta forma.

E o facto de uma cotada estar há muito em tendência descendente, dominada pelos Ursos não significa que irá ser sempre assim... algum dia haverá de inverter, certo?

De qualquer modo e em minha opinião um tombo destes justifica-se em parte com o nervosismo em torno da cotada e também muita especulação. Os price targets valem o que valem...
 
Mensagens: 501
Registado: 4/2/2011 7:53
Localização: 21

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Optimiza » 30/1/2017 18:24

OBanqueiroAnarquista Escreveu:Boa tarde,

Preciso uma opinião: tinha entrado curto nos CTT a apostar em queda até ao suporte e agora deparo me com está boa surpresa. Mas agora estou com dificuldades em definir o target. Serão os 5€? Amanhã e ao longo da próxima semana terá um ressalto?


A tendência é de queda, institucionais a vender forte, em mínimos de sempre e apenas com esse mini suporte psicológico dos 5 euros. O que interessa para quem está curto e a ganhar bastante, é ir definindo diariamente no sistema um stop trigger/take profits, caso uma inversão embrionária se materialize (ex: subida superior a metade da descida).

Entrei hoje, longo a 5,39, e já levo com 3,6% de perda. O meu stop trigger/stop loss ficou nos 4,84. Gosto bastante da yield, é uma cash cow líder, condenada a lucros anuais mesmo com a redução expectável do EBITDA, em 4% para 2017, e os 48 cents de dividendo dão-me conforto para já!
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Burnbills » 30/1/2017 18:20

OBanqueiroAnarquista Escreveu:Boa tarde,

Preciso uma opinião: tinha entrado curto nos CTT a apostar em queda até ao suporte e agora deparo me com está boa surpresa. Mas agora estou com dificuldades em definir o target. Serão os 5€? Amanhã e ao longo da próxima semana terá um ressalto?


Move os stops para 5.80. E reforça na retraçao que vai haver. GL btw: tou fora desta trade
 
Mensagens: 13
Registado: 20/1/2017 23:56

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Burnbills » 30/1/2017 18:11

OBanqueiroAnarquista Escreveu:Boa tarde,

Preciso uma opinião: tinha entrado curto nos CTT a apostar em queda até ao suporte e agora deparo me com está boa surpresa. Mas agora estou com dificuldades em definir o target. Serão os 5€? Amanhã e ao longo da próxima semana terá um ressalto?



Amigo suportes e resistencias nao existem! Os que ainda acreditam neles ainda andam enganados.
 
Mensagens: 13
Registado: 20/1/2017 23:56

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por DIXIE2020 » 30/1/2017 18:07

O que se passará amanhã CTT ninguém sabe,
mas penso q em parte uma boa pista para essa tendência,
é saber cm fecham hoje as praças americanas?
Quedas moderadas ou acentuadas'?
:-k
PS: Eu por agora tb estou fora-, isto de apanhar facas a cair é sempre um jogo de alto risco(se tivesse entrado hoje já tinha levado no corpo), até melhores ventos soprarem... :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por OBanqueiroAnarquista » 30/1/2017 17:48

Boa tarde,

Preciso uma opinião: tinha entrado curto nos CTT a apostar em queda até ao suporte e agora deparo me com está boa surpresa. Mas agora estou com dificuldades em definir o target. Serão os 5€? Amanhã e ao longo da próxima semana terá um ressalto?
 
Mensagens: 10
Registado: 29/12/2016 16:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 30/1/2017 17:41

DIXIE17 Escreveu:Comboio CTT literalmente desgovernado...€5,1830....safei de boa... :(

PS: estou curioso para vêr o fecho CTT hoje... :?:



Fechou no mínimo histórico e do dia a 5.171 com 4.3 Milhões , é obra. Despacharam tudo até ao final com preço no mínimo. Vela FEIA !!!!

Agora a duvida é , amanhã tenta recuperar um pouco no inicio da sessão ou ainda vai testar os 5 ? Temos de aguardar.

Para já mantive-me de fora . Sou alérgico a facas.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Nightrader » 30/1/2017 17:20

DIXIE17 Escreveu:Comboio CTT literalmente desgovernado...€5,1830....safei de boa... :(

PS: estou curioso para vêr o fecho CTT hoje... :?:



Os panic sell são assim. Neste caso, não apenas há a gerir a baixa das previsões para o EBITDA como ainda o PSI vem todo ele em queda livre.
Espero estar enganado, mas receio bem que isto possa ser algo mais grave e que os investidores estrangeiros estejam a abandonar a bolsa de Lisboa com uma geringonça a abanar e uma troika à porta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 293
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Nightrader » 30/1/2017 17:15

tyui Escreveu:Lendo com atenção as análises do Ulisses quando ele há poucos dias referia que os CTT continuavam entregues aos Ursos, na passada 5ª feira decidi saltar fora, vendendo 6000 acções de 6,03€. Hoje não estou absolutamente nada arrependido!
Obrigado pela dica Ulisses.


Se só na 5ª feira passada após leres o Ulisses é que descobriste que os CTT estavam entregues aos ursos... bem ... se aceitares a minha opinião, mais vale meteres o dinheiro num depósito a prazo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 293
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por DIXIE2020 » 30/1/2017 16:52

Comboio CTT literalmente desgovernado...€5,1830....safei de boa... :(

PS: estou curioso para vêr o fecho CTT hoje... :?:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Tourso » 30/1/2017 16:38

Já há muito tempo que não possuo a cotada. Bem sei que os gestores das empresas têm de diversificar para terem retorno. Mas apesar de ter sido sempre um objectivo a criação de um Banco CTT, este não colide com o verdadeiro core business da empresa? É tudo serviços, mas a banca é muito volátil e havendo prejuízos estes irremediavelmente , vão comer dividendos. Os CTT propriamente dito vão "alimentar" o banco? Já basta a concorrência que têm na distribuição.
Claro que só daqui a um bom tempo é que se verá a aposta. Mas acho que já se viu este filme antes.
 
Mensagens: 180
Registado: 18/6/2014 22:31

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 30/1/2017 16:24

DIXIE17 Escreveu:Praças americanas abriram em baixa, nasdaq já cai mais de -1%.
N é q os CTT hoje ainda tocam nos 5,25, meu anterior ponto de entrada?
Uiu... que isto hoje n está para brincadeiras, estou fora... :(
mas solidário com quem está dentro sofrer...
:wall:



E não é que foi aos 5.25 ? . O que de manhã parecia difícil concretizou-se.

O problema agora é saber onde pára a queda . Eu como não sei, para já não me meto á frente de um comboio com esta força descendente e com este volume .

Ainda por cima os americas estão em queda + forte. Quando estancar a queda deve dar para ganhar no rebound . Em que ponto ? Não sei
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por tyui » 30/1/2017 16:19

Ulisses Pereira Escreveu:lito, os sabichões da desgraça? Posso incluir-me no lote porque há alguns meses que tenho estado pessimista no BCP.

Felizmente que no Caldeirão se podem ler análises de várias perspectivas. Vires falar de "sabichões da desgraça" por alguém ter uma opinião negativa, é uma falta de respeito e desadequada para este espaço. Por isso, repensa as tuas intervenções porque este não é o espaço certo para rancores.

Lendo com atenção as análises do Ulisses quando ele há poucos dias referia que os CTT continuavam entregues aos Ursos, na passada 5ª feira decidi saltar fora, vendendo 6000 acções de 6,03€. Hoje não estou absolutamente nada arrependido!
Obrigado pela dica Ulisses.
 
Mensagens: 501
Registado: 4/2/2011 7:53
Localização: 21

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por lito » 30/1/2017 16:04

Ulisses Pereira Escreveu:lito, os sabichões da desgraça? Posso incluir-me no lote porque há alguns meses que tenho estado pessimista no BCP.

Felizmente que no Caldeirão se podem ler análises de várias perspectivas. Vires falar de "sabichões da desgraça" por alguém ter uma opinião negativa, é uma falta de respeito e desadequada para este espaço. Por isso, repensa as tuas intervenções porque este não é o espaço certo para rancores.


Ulisses calma lá

o que quero dizer é que não há motivo para uma reação tão forte de queda na acção,agora o que acho é que algumas empresas financeiras aproveitam-se destas situações e para meu ver deveria haver uma intervenção nestes casos da cmvm. Quem entra agora neste forum e olha para os comentários respeitantes aos CTT parece que a empresa vai a caminho de falencia


abraço
lito
 
Mensagens: 641
Registado: 29/11/2007 9:45
Localização: V. N. Gaia

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por DIXIE2020 » 30/1/2017 15:57

Praças americanas abriram em baixa, nasdaq já cai mais de -1%.
N é q os CTT hoje ainda tocam nos 5,25, meu anterior ponto de entrada?
Uiu... que isto hoje n está para brincadeiras, estou fora... :(
mas solidário com quem está dentro sofrer...
:wall:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 30/1/2017 15:54

A verdade é que em 15 meses perdeu 50% do seu valor. :shock: É muita fruta para uma pseudo-REN como foi catalogada quando fez o IPO...

Uma performance ao nível de uma Mota-Engil, em termos do beta. Talvez não devesse ter subido tanto, talvez a queda seja exagerada, isso agora não interessa... Vai poder comprar-se mais barato e os motivos já os deixei há uns dias/semanas (entidade quase monopolista, Banco limpinho, grupo sem dívida, etc). É esperar pacientemente por um duplo fundo, um fundo arredondado, uma lateralização sem quedas, algum sinal fiável de inversão técnica de médio prazo que depois as notícias (também) virão atrás. E com elas os iluminados price targets...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por rsacramento » 30/1/2017 15:52

Ulisses Pereira Escreveu:há alguns meses que tenho estado pessimista no BCP


é a força do hábito: é verdade, mas quererias ter dito CTT :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por salaocosta » 30/1/2017 15:51

Enquanto uns vêem desgraça outros vêem oportunidade, toca a reforcar \:D/
 
Mensagens: 12
Registado: 15/3/2016 20:37

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Andre vez, bento.jp13, Bing [Bot], bpcolaco, farami, Garfield, Google Adsense [Bot], hfmagalhaes, icemetal, latbal, malakas, MR32, novato, PAULOJOAO, PIKAS, traderh, trend=friend e 136 visitantes