Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 15/3/2017 9:04

Os dividendos sofrem a mesma carga fiscal que as mais-valias 28%. "o saldo anual positivo apurado entre as mais-valias e as menos-valias realizadas no mesmo ano é sujeito a tributação de 28%".
Os valores dos dividendos indicados são sempre brutos seja aqui ou na EDP, na REN, no BCP (quando os houver) na JM etc
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por tradermoraisbravo » 15/3/2017 1:12

EAGLETRADER20 Escreveu:Quando dizem que devemos estar “Greedy” neste titulo quando os outros estão “fearful”, penso que esse é um dos problemas da não inversão , não vejo o mercado com medo do titulo.
As vendas têm sido feitas de forma controlada e por patamares e não se vê medo, vê-se somente muitos compradores que acham que é um titulo seguríssimo e compram sem medo nenhum.
Quando afirmam que alguns poderão designar o maior acionista qualificado de “ Pato”, eu não concordo. Simplesmente tem objetivos de longo prazo de receber chorudo dividendo todos os anos sem se importar com desvalorização momentânea do titulo. É um investidor passivo.
Se acho que fez um ótimo negocio , no nível que comprou ? NÃO , acho fez péssimo negocio, pois apesar receber dividendos , o titulo terá de subir mais de 50% , só para recuperar capital inicial investido , sem contabilizar dividendos . Eu prefiro apanhar essa subida de 50%.
É um objetivo completamente diferente do meu que sou investidor ativo e quero rentabilizar o capital com o máximo de retorno possível e nunca recebi nem quero receber dividendos , pois sou contra entregar logo 28% á cabeça em impostos.
A titulo de exemplo :
Eu estou a acompanhar o comportamento do titulo desde os 6 euros em que muitos diziam que estava muito barato e só podia subir e eu pela analise fundamental e pela analise de balanço e cash flow achava que o risco de cair era muito superior.
Suponhamos que hipoteticamente o titulo faz o fundo nos 4 euros .
Se tivesse comprado nos 6 e titulo fosse aos 4 euros , titulo teria de subir 50% só para eu recuperar o meu dinheiro sem ganhar nada.
Quando detetar a inversão, suponhamos que entrava só nos 4,40 euros e mantinha os títulos até aos mesmos 6 euros . Em vez de não ganhar nada, saia com ganho de 36% e sem preocupações nem desvalorizações .
É por isso que mesmo que fundamentais possam agradar, não compensa tentar adivinhar fundos , nem ser o primeiro a adivinhar a inversão de tendência, serve somente para deixar de ganhar dinheiro.

Este titulo tem sido vitima da saída de grandes acionistas qualificados que obrigam mercado a absorver quantidade massiva de títulos e incertezas sobre rentabilidade futura do banco e o ritmo a que bancoCTT consome cash.
Este titulo ainda não inverteu e nem sei quando fará a inversão, e não me interessa porque não quero apanhar fundos.
Tenho a certeza que um dia vai inverter e vou ganhar bastante dinheiro com o mesmo na subida.
Mas só me interessa apanhar a subida e incrementar a conta bancaria , nem vou tentar adivinhar onde vai fazer o fundo, pois isso serve somente para queimar capital.

Parece-me que o próximo fundo no curto prazo serão os 4,741€, mínimo da sessão do dia 10/03/2017 (dia após apresentação de resultados). A partir daí serão os guidance apresentados e os resultados do 1º trimestre a definir o futuro da ação, já que não prevejo uma subida, com a corrida desenfreada aos dividendos de 0,48€ (todos referem este valor, mas apenas receberão 0.3456€ ( 72% desse montante)). A cotação essa sim cairá 0,48€, para talvez um novo mínimo histórico.
 
Mensagens: 356
Registado: 20/1/2017 15:52

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 15/3/2017 0:52

Quando dizem que devemos estar “Greedy” neste titulo quando os outros estão “fearful”, penso que esse é um dos problemas da não inversão , não vejo o mercado com medo do titulo.
As vendas têm sido feitas de forma controlada e por patamares e não se vê medo, vê-se somente muitos compradores que acham que é um titulo seguríssimo e compram sem medo nenhum.
Quando afirmam que alguns poderão designar o maior acionista qualificado de “ Pato”, eu não concordo. Simplesmente tem objetivos de longo prazo de receber chorudo dividendo todos os anos sem se importar com desvalorização momentânea do titulo. É um investidor passivo.
Se acho que fez um ótimo negocio , no nível que comprou ? NÃO , acho fez péssimo negocio, pois apesar receber dividendos , o titulo terá de subir mais de 50% , só para recuperar capital inicial investido , sem contabilizar dividendos . Eu prefiro apanhar essa subida de 50%.
É um objetivo completamente diferente do meu que sou investidor ativo e quero rentabilizar o capital com o máximo de retorno possível e nunca recebi nem quero receber dividendos , pois sou contra entregar logo 28% á cabeça em impostos.
A titulo de exemplo :
Eu estou a acompanhar o comportamento do titulo desde os 6 euros em que muitos diziam que estava muito barato e só podia subir e eu pela analise fundamental e pela analise de balanço e cash flow achava que o risco de cair era muito superior.
Suponhamos que hipoteticamente o titulo faz o fundo nos 4 euros .
Se tivesse comprado nos 6 e titulo fosse aos 4 euros , titulo teria de subir 50% só para eu recuperar o meu dinheiro sem ganhar nada.
Quando detetar a inversão, suponhamos que entrava só nos 4,40 euros e mantinha os títulos até aos mesmos 6 euros . Em vez de não ganhar nada, saia com ganho de 36% e sem preocupações nem desvalorizações .
É por isso que mesmo que fundamentais possam agradar, não compensa tentar adivinhar fundos , nem ser o primeiro a adivinhar a inversão de tendência, serve somente para deixar de ganhar dinheiro.

Este titulo tem sido vitima da saída de grandes acionistas qualificados que obrigam mercado a absorver quantidade massiva de títulos e incertezas sobre rentabilidade futura do banco e o ritmo a que bancoCTT consome cash.
Este titulo ainda não inverteu e nem sei quando fará a inversão, e não me interessa porque não quero apanhar fundos.
Tenho a certeza que um dia vai inverter e vou ganhar bastante dinheiro com o mesmo na subida.
Mas só me interessa apanhar a subida e incrementar a conta bancaria , nem vou tentar adivinhar onde vai fazer o fundo, pois isso serve somente para queimar capital.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 15/3/2017 0:18

euro-bom, o que há mais por aí são empresas com bons fundamentais que vêem o valor das acções cair. Parece irracional haver quem aposte em empresas sufocadas pelas dívidas colossais e não naquelas que dão lucro, mas na verdade são os pessimistas que estão com a mão e até virar é aguentar que os optimistas metam dinheiro suficiente. Numa empresa como os CTT os mínimos são sempre tentadores, mas nunca sabemos se os mínimos escorregam para novos mínimos e há muita gente com fé numa correcção antes dos dividendos. Isso faz toda a diferença.
 
Mensagens: 9740
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Eurobrexit » 14/3/2017 23:57

EAGLETRADER20 Escreveu:Gestmin ficou agora com 10.24% das acções

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/info_diaria.cfm


Na palavra de alguns: mais um pato!!!
Nas palavras do Warren Buffet: “Be Fearful When Others Are Greedy and Greedy When Others Are Fearful”

Acho que agora que toda a gente está com medo que os CTT vão à falência devemos aplicar a regra do Warren Buffet sem mais.
Outra nota importante, talvez se os CTT fizerem um AC, digamos de 200M€ (vs BCP de 5.000M€ nos últimos, CGD de 3/4/5.000 M€, NB de 4.000+2.000+1000, ....) o pessoal fique mais positivo neste título - curiosidades (quanto mais me bates mais gosto de ti!!!!).

PS: os CTT, juntamente com algumas (não muitas) empresas do PSI, nunca deixaram de dar lucro, o mesmo já não se pode dizer das demais.
Mas, de acordo com as previsões de muita gente... os CTT não geram valor, logo, vão fechar.

Quando os CTT fecharem os ativos imobiliários e a própria marca vão ser vendidos ao desbarato!!!

Ou será que vamos ter nova info brebe,etmetç“Be Fearful When Others Are Greedy and Greedy When Others Are Fearful”
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Olhar Leonino » 14/3/2017 23:10

Perseu, podes esclarecer o valor de 700k acções por despachar?
Markets are never wrong, opinions often are.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 44
Registado: 27/4/2013 19:46
Localização: Abrantes

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 14/3/2017 19:01

Gestmin ficou agora com 10.24% das acções

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/info_diaria.cfm
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Optimiza » 14/3/2017 19:00

Após o Gapdown de janeiro, 28 sessões a lateralizar é obra, num frame de 32 cêntimos entre o topo e a base. Temos agora 2 mini lower lows intercalados, com um volume aceitável (acima de um milhão), e não tendo suportes viáveis, a ação encontra força centrípeta nos 4,8€ (10xDividend Yield). Psi20 denota uma menor fragilidade no curto prazo, estando a testar a MMS50 e a SAR (com alertas do RSI e ADX, o momentum pode também aqui desaparecer se não retomar rapidamente as subidas).

É curioso que a Standard Life tenha despachado mais de 4,5 milhões de ações CTT no espaço de um mês (3% do capital), nesta época de lateralização! Esperar-se-iam, pelo menos, quedas rotundas como nos 14 meses anteriores. Deverá ainda ter cerca de 700.000 ações para despachar na íntegra (face à sua posição máxima), uma vez que necessita de 3.8 biliões de libras para comprar a Seguradora Aberdeen (os seus recursos directos não chegam a metade desse capital).

Quando o Institucional vendedor começar a secar vai ser perceptível na Ação, até porque os restantes Institucionais estarão a "jogar" com isso.
CTT lateralização.gif
CTT lateralização.gif (27.09 KiB) Visualizado 6589 vezes

PSI20 perde momentum.png
PSI20 perde momentum.png (30.53 KiB) Visualizado 6589 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thoth » 14/3/2017 18:58

ctt.png
ctt.png (36.43 KiB) Visualizado 6595 vezes
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 14/3/2017 17:40

Só nos faltava mais esta, agora ainda vamos levar com o efeito Montepio. Se houver correcção a sério lá fora, cá no Reino da Geringonça deverá ser mais uma pázada daquelas.
 
Mensagens: 9740
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 14/3/2017 17:36

E temos novo minimo histórico em fecho nos CTT nos 4.79.
Anterior mínimo em fecho era de 4.85
Mais uma ficha , mais uma volta ….

Comunicados não chegam para inverter a tendência do titulo.
Provavelmente só quando os apanhadores de fundos atirarem a toalha ao chão , e isso deverá ser visível no volume ou entrada de algum novo institucional que entre a comprar uma posição forte e dê novo alento ao titulo.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thoth » 14/3/2017 16:32

Têm quatro dias para comunicar, se ainda não foram ultrapassados ainda não estão em incumprimento legal.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ativo » 14/3/2017 16:26

Thoth Escreveu:Penso que são obrigados a comunicar a participação à CMVM

no Artigo 16.º Deveres de comunicação da CMVM http://www.cmvm.pt/pt/Legislacao/Legisl ... is.aspx?v=

diz:

1 - Quem atinja ou ultrapasse participação de 10 %, 20 %, um terço, metade, dois terços e 90 % dos direitos de voto correspondentes ao capital social de uma sociedade aberta, sujeita a lei pessoal portuguesa, e quem reduza a sua participação para valor inferior a qualquer daqueles limites deve, no prazo de quatro dias de negociação após o dia da ocorrência do facto ou do seu conhecimento:


Cumprimentos e bons negócios

Eu sei que o grupo Gestmin estava obrigado a participar à CMVM o facto de ter passado a deter mais de10 % do capital social dos CTT.

Referi-me não a essa participação à CMVM, mas, sim, ao comunicado enviado, hoje, para as redações de orgãos de comunicação social, que, como afirmei pretendeu, não cumprir uma obrigação legal, mas, apenas, tentar estancar a queda da cotação dos CTT, dando conhecimento, através da comunicação social, da confiança que o grupo Gestmin deposita nos CTT.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 14/3/2017 15:52

Refere o comunicado que aposta na grande capacidade e estratégia da empresa e só reforça em mínimos históricos com 0.05% ?

Já em analises anteriores se referia que esta posição deveria corresponder a um investimento financeiro que poderia não ultrapassar os 10% de participação , pelo que este reforço mínimo era já natural.

A mim parece-me uma ultima tentativa de segurar o titulo no nível psicológico dos 4.8. Não me parece que seja isto que estanque quedas e crie expectativas fundamentadas de subida . O suporte terá de vir de outra causa .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 14/3/2017 15:46

ativo Escreveu:In Negócios, em 14/03/2017:

«Champalimaud com 10% dos CTT consolida posição de maior accionista privado.

O grupo Gestmin voltou a reforçar a posição detida nos CTT, que é agora de 10%, o que consolida a empresa detida por Manuel Champalimaud como o maior accionista privado dos correios nacionais.

Mantendo a tendência verificada ao longo dos últimos meses, Manuel Champalimaud voltou a reforçar a posição detida no capital social dos CTT. Em comunicado enviado esta terça-feira, 14 de Março, para as redacções, o grupo Gestmin, detido por Manuel Champalimaud, revelou que "acaba de reforçar a sua participação na empresa, detendo agora uma posição de 10% do capital dos CTT".

O número de acções adquiridas e o montante investido não surgem referenciados na nota enviada pela Gestmin, sendo que a informação mais recente sobre a estrutura accionista dos CTT que consta do site da empresa atribuía ao grupo liderado por Manuel Champalimaud uma participação de 9,95%.

João Bento, CEO da Gestmin, refere que, "aproveitando as muito favoráveis condições de mercado", a empresa decidiu reforçar a aposta nos CTT, porque "acreditamos na estratégia inovadora seguida pela empresa, na sua solidez, nas vantagens competitivas e na sua posição única no mercado".

Se a Gestmin tem vindo consistentemente a reforçar a participação detida nos CTT, no início deste mês a seguradora britânica Standard Life, que era accionista de referência desde Maio de 2014, deixou de deter uma participação qualificada nos correios nacionais após alienar mais de 3% da empresa liderada por Francisco Lacerda, um movimento de vendas realizado num período inferior a um mês.

Na bolsa lisboeta, os títulos dos CTT seguem a perder 1,13% para 4,82 euros.».

É óbvio que este comunicado transmitindo ao mercado um sinal de confiança na empresa pretende estancar a queda da cotação dos CTT ...

No entanto, o grupo Gestmin, no comunicado, não diz quando reforçou a sua participação no capital social dos CTT, de 9,95 % para mais de 10 %, nem o número de ações adquiridas, nem o montante investido.


De 9,95% para 10% terão sido peanuts... Com um preço médio da posição total a rondar os 8,5 / 9 euros não há grande remédio
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3987
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thoth » 14/3/2017 15:42

Penso que são obrigados a comunicar a participação à CMVM

no Artigo 16.º Deveres de comunicação da CMVM http://www.cmvm.pt/pt/Legislacao/Legisl ... is.aspx?v=

diz:

1 - Quem atinja ou ultrapasse participação de 10 %, 20 %, um terço, metade, dois terços e 90 % dos direitos de voto correspondentes ao capital social de uma sociedade aberta, sujeita a lei pessoal portuguesa, e quem reduza a sua participação para valor inferior a qualquer daqueles limites deve, no prazo de quatro dias de negociação após o dia da ocorrência do facto ou do seu conhecimento:


Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ativo » 14/3/2017 15:33

In Negócios, em 14/03/2017:

«Champalimaud com 10% dos CTT consolida posição de maior accionista privado.

O grupo Gestmin voltou a reforçar a posição detida nos CTT, que é agora de 10%, o que consolida a empresa detida por Manuel Champalimaud como o maior accionista privado dos correios nacionais.

Mantendo a tendência verificada ao longo dos últimos meses, Manuel Champalimaud voltou a reforçar a posição detida no capital social dos CTT. Em comunicado enviado esta terça-feira, 14 de Março, para as redacções, o grupo Gestmin, detido por Manuel Champalimaud, revelou que "acaba de reforçar a sua participação na empresa, detendo agora uma posição de 10% do capital dos CTT".

O número de acções adquiridas e o montante investido não surgem referenciados na nota enviada pela Gestmin, sendo que a informação mais recente sobre a estrutura accionista dos CTT que consta do site da empresa atribuía ao grupo liderado por Manuel Champalimaud uma participação de 9,95%.

João Bento, CEO da Gestmin, refere que, "aproveitando as muito favoráveis condições de mercado", a empresa decidiu reforçar a aposta nos CTT, porque "acreditamos na estratégia inovadora seguida pela empresa, na sua solidez, nas vantagens competitivas e na sua posição única no mercado".

Se a Gestmin tem vindo consistentemente a reforçar a participação detida nos CTT, no início deste mês a seguradora britânica Standard Life, que era accionista de referência desde Maio de 2014, deixou de deter uma participação qualificada nos correios nacionais após alienar mais de 3% da empresa liderada por Francisco Lacerda, um movimento de vendas realizado num período inferior a um mês.

Na bolsa lisboeta, os títulos dos CTT seguem a perder 1,13% para 4,82 euros.».

É óbvio que este comunicado transmitindo ao mercado um sinal de confiança na empresa pretende estancar a queda da cotação dos CTT ...

No entanto, o grupo Gestmin, no comunicado, não diz quando reforçou a sua participação no capital social dos CTT, de 9,95 % para mais de 10 %, nem o número de ações adquiridas, nem o montante investido.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 13/3/2017 12:21

Esta vai para Sul dando continuidade à tendência. Até que um fundo lhe meta a mão por baixo a tendência sairá vencedora.
 
Mensagens: 9740
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 13/3/2017 12:14

Hoje temos para já índices e Petroleo em stand bye .

CTT é mais do mesmo , soma e segue .

Tentou pequena recuperação no inicio da sessão e agora segue o seu caminho.

Em termos de indicadores técnicos , ainda tem valores elevados para inversão técnica de oversold. RSI STK MACD ainda têm espaço para seguir para valores inferiores.

Para já nada a fazer a não ser acompanhar a queda .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Optimiza » 13/3/2017 2:30

Caros Serra Lapa e Tourso, faço minhas as Vossas palavras, e para uma ação MegaBear, e sem suportes (e onde fiquei longo na 5ª e 6ª feira, desrespeitando a "Trend that should be my friend"), deixo uma pergunta:

Quantos anos estará ainda listada como Independente, uma empresa quasi-monopolista num sector Europeu por consolidar? que tem o maior Dividend Yield do psi20 e interpares Europeus (10%), b) a única empresa do psi20 com o capital atomizado, c) o maior potencial de crescimento da receita bruta a 3 anos, via bancoCTT (em %), d) o 3º maior conjunto de activos imobiliários urbanos core e non core, alguns assumidamente subavaliados em 2/3, exactamente ao contrário da banca (extrapolação baseada no Plano oficial 2017 CTT relativamente a vendas de imóveis por 22 milhões de euros)

Que sinergias? Que racionalização de recursos? Que crescimento? Que rentabilidade adicional numa projeção a 3 anos?

p.s. Consideremos 1 timeframe nos 14 meses para esta Cash Cow viewtopic.php?f=3&t=84008&start=50#p1162541, são 96 cents brutos em dividendos (para 4.9 investidos), mantendo o investimento no verde com a ação a rondar os 4€. O risco fica um pouco mitigado.

Deutsche Post DHL Group, the world's leading mail and logistics company, concluded the 2016 financial year with record earnings. The Group's operating profit climbed by 45% to EUR 3.5 billion, delivering the EBIT target for 2016. The Group's fourth-quarter EBIT of EUR 1.111 billion represented operationally the best quarterly result in company history. Deutsche Post DHL Group had already posted record figures in the preceding quarters. All four divisions contributed to the Group's strong performance in 2016. The company continued to benefit from its outstanding market position in global growth segments - particularly in the e-commerce business. EBIT in the Post - eCommerce - Parcel (PeP) division increased to over EUR 1.4 billion

Diferenças de escala: Deutsche Post tem uma CB de 38,7 MM e 3MM reservados para aquisições / CTT tem uma CB de 728 milhões e tem 10M para aquisições
DIVIDEND YIELD RATIO.jpg
DIVIDEND YIELD RATIO.jpg (63.16 KiB) Visualizado 7677 vezes

DIVIDENDS ARE TANGIBLE.jpg
DIVIDENDS ARE TANGIBLE.jpg (72.58 KiB) Visualizado 7677 vezes

CTT bad to the bone.gif
CTT bad to the bone.gif (26.3 KiB) Visualizado 7677 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por maceirafernandesjose » 13/3/2017 1:37

Serra não há vendedores espertos nem compradores patos, há sim investidores que ganham dinheiro a comprar ou a vender e também há investidores que perdem dinheiro a comprar ou a vender. :-k
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por SERRA LAPA » 13/3/2017 0:59

Perante tanto pessimismo (que apenas o Tourso discorda) nem vou refutar... apenas dar a minha visão:

A seguir à Ren esta é a empresa com maior peso na minha carteira, e tenho pena ...Tenho pena de não ter capital disponível para comprar 100.000 ou 200.000 porque claramente comprava.
Se pode baixar, pode como qualquer outra e subir também pode. Para quem estiver investido num horizonte temporal curto pode ser problemático, mas para mim não.
Julgo que o banco poderá ser uma mais valia no futuro, o nome e a segurança que a marca tem valem muitos milhões. O património também vale entre 300 a 400 milhões.
Mas ainda assim nas minhas contas de merceeiro esqueço isso tudo!
Mesmo num cenário desfavorável , imaginemos que os lucros baixarão para um dividendo 40% inferior, ou seja na casa dos 0,30, para uma cotação de 5 Euros, tenho um dividendo de 6%! É mau? Talvez para muitos... mas para mim acho excelente!
Fazendo a capitalização como tenho efectuado com a REN ao longo dos anos facilmente atinjo os 7-8%!
Todos os negócios fossem assim...
Só antes de terminar, uma observação: quando as acções se vendem , há sempre alguém que vende e outro que compra, porque raio é que os vendedores são considerados os espertos e os compradores os patos? Não podem também de ser classificados os vendedores de precipitados (ou seja patos) e os compradores de espertos?
Uma boa semana a todos :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Pedromfg » 13/3/2017 0:55

Tourso Escreveu:Mas é o antes que faz que o dividendo dos CTT ser algo de incompreensível: uma empresa que dá um dividendo de "quase" 10%, teve de ter uma gestão a condizer.
Sempre vão "dar" ca. de 10% da empresa em " lucros".
E esta parcela de lucros existiu?



Estás a fazer uma análise que não me parece a mais correcta, sobretudo depois de ler o resumo da conference call com analistas que o afcapitao teve a amabilidade de resumir.

Primeiro, esta estratégia de dividendo já estava definida bem antes do preço actual. Se pegares no preço a 1 de Janeiro, por exemplo, tinhas um dividendo na casa dos 7%, que não parece fora do panorama global.

Segundo, foi assumido pela direcção da empresa este caminho. Manter o dividendo ás custas de venda de património pois têm expectativas que em breve estarão a gerar receitas suficientes para pagar esta grandeza de dividendo. O que nem me parece uma mensagem assim tão errada, depois de devidamente enquadrada. Apesar de como a grande maioria daqui também não acho que os dividendos é a melhor forma de remunerar os acionistas, mas enfim o estado precisa de impostos para poder pagar as suas dívidas.

Sem dúvida o caminho futuro encontra-se um bocado nublado, o mercado não está a gostar do que está a ver e se calhar está com receio do futuro.
Alerta, novato a comentar! Não percebo nada disto.
 
Mensagens: 40
Registado: 11/3/2008 9:50

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Tourso » 13/3/2017 0:11

Caro Pikas concordo com:

"Aliás até tem vantagens, aproveitando a proximidade em muitas terriolas por esse Portugal profundo ( onde não há nem vai haver mais nada ) e a imagem de confiança que a empresa merece da generalidade das gentes dessas pequenas e grandes terriolas".

Há muita verdade nisto. Qual o retorno não sei. Mas a questão da imagem de confiança da empresa é uma grande mais valia.
Se estes gestores a vão continuar e não colocarem pessoas dúbias no CA é outra questão.
E ainda há o património: mas este deve ser visto como base para expansão e não para tapar futuros buracos.
Esperemos que não seja mais do mesmo.

Não existe nenhuma cotada no PSI coisa e tal ,com uma Mkt tão baixa. Penso que só dois são mais baixos.

É uma diferença brutal entre imagem ,valor intrínseco e MKT.

Se fizessem um inquérito para colocar por ordem , os CTT eram a marca mais conhecida pelos portugueses.
 
Mensagens: 180
Registado: 18/6/2014 22:31

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por PIKAS » 12/3/2017 23:37

Tourso Escreveu:Sempre vão "dar" ca. de 10% da empresa em " lucros".
E esta parcela de lucros existiu?

Pois... bem questionado. O problema é que o mercado julga ( e eu também ) que a empresa não gera resultados condizentes com o dinheiro que distribui aos acionistas. Portanto, ainda acaba por se endividar para distribuir dividendos.

Tourso Escreveu:Que eu saiba os CTT, são " monopolistas" no burgo ( caso de se estar a falar em CTT e não em putativos bancos)

Monopolistas de algo que está em queda acelerada e com tendência para cair mais e muito mais. É mais que compreensível que a circulação de correio está em queda. Quem recebe hoje as cartas que recebia há 5 anos? CTT só correio não tem futuro e o banco permite manter o core e rentabilizar a estrutura existente. Aliás até tem vantagens, aproveitando a proximidade em muitas terriolas por esse Portugal profundo ( onde não há nem vai haver mais nada ) e a imagem de confiança que a empresa merece da generalidade das gentes dessas pequenas e grandes terriolas.

Quanto à cotação, infelizmente penso que ainda vai descer mais um bocado.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 197 visitantes