Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 10/5/2017 19:13

Ulisses Pereira Escreveu:Acho curioso que as posições curtas são uma fota de água no oceano e sempre que uma acção cai, se diz que foi ataque dos curtos. Por essa ordem de ideias, quando se proibe as posições curtas as acções nunca deviam descer.

Nos mercados há uma coisa que se chama vendedores e que impedem algumas cotações de subir. E lá vem alguém com o argumento "Ah mas por que é que vendem se impedem a cotação de subir?". Porque quando se tem que vender muitas acções não se vende quando se quer mas sim quando se pode.

Mas é mais fácil acenar com o fantasma dos curtos.

Abraço,
Ulisses


Caro Ulisses,

Para mim as posições a descoberto relevantes servem exactamente como indicador, como um alerta. Não culpo os "curtos" pelo baixar da cotação.

Aprecio ouvir os teus comentários e espero que não te ofendas ao dizer que não precisas de vir sempre em defesa dos "curtos". Eles são curtos, mas não são indefesos.. :D

Na realidade gostaria muito mais que as tuas palavras fossem no sentido de desvendares como andas vestido, i.e, se ainda andas p.ex: com o teu fato de urso :wink:
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por affonseca » 10/5/2017 18:37

Àlvaro Escreveu:Nightrader, o que escreves é correcto, mas é o mercado que manda. Hoje o CTT foi alvo de vendas sem que o índice tenha corrigido. Esta estratégia está de acordo com quem tem posições curtas abertas pois visa que um dia de fortes correcções lance pânico e faça cair a cotação de modo expressivo. Quem acredita que a empresa tem valor deverá tentar apanhar o preço que supõe suportar os ataques dos ursos.


Na minha opinião a explicação está na análise técnica. A cotação encostou na LTD que será difícil de romper, ainda para mais coincide com o grande gap deixado a 30jan2017. Estou fora mas, rompendo a LTD rapidamente ficarei dentro. :-)
Anexos
ctt.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 20
Registado: 5/4/2013 0:43

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ulisses Pereira » 10/5/2017 17:17

Acho curioso que as posições curtas são uma fota de água no oceano e sempre que uma acção cai, se diz que foi ataque dos curtos. Por essa ordem de ideias, quando se proibe as posições curtas as acções nunca deviam descer.

Nos mercados há uma coisa que se chama vendedores e que impedem algumas cotações de subir. E lá vem alguém com o argumento "Ah mas por que é que vendem se impedem a cotação de subir?". Porque quando se tem que vender muitas acções não se vende quando se quer mas sim quando se pode.

Mas é mais fácil acenar com o fantasma dos curtos.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 10/5/2017 16:45

Nightrader, o que escreves é correcto, mas é o mercado que manda. Hoje o CTT foi alvo de vendas sem que o índice tenha corrigido. Esta estratégia está de acordo com quem tem posições curtas abertas pois visa que um dia de fortes correcções lance pânico e faça cair a cotação de modo expressivo. Quem acredita que a empresa tem valor deverá tentar apanhar o preço que supõe suportar os ataques dos ursos.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 10/5/2017 15:52

Hoje está tudo no red .. CTT, PSI20, CAC, IBEX, Dow Jones, Nasdaq e ... os ânimos aqui.
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Nightrader » 10/5/2017 15:19

EAGLETRADER20 Escreveu:2 . Quais fundamentais ? Os únicos fundamentais observáveis e quantificáveis neste momento são todos descendentes.

R.L. Forte Diminuição
EBITDA Forte diminuição
Cash Flow Forte diminuição


Como o EAGLETRADER muda de opinião todos os dias não vale a pena entrar em debate sobre este assunto.
Vou apenas referir que as descidas mancionadas estão já descontadas e em minha opinião estão até excessivamente descontadas.
O que importa para o futuro da cotação é a evolução futura dos resultados e de acordo com os artigos que li, pela recente evolução da actividade daempresa, a meta da administração para este ano é atingível. Também parece ser essa a opinião do mercado que reagiu em alta à apresentação de resultados.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 294
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 10/5/2017 14:53

afcapitao Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:
Àlvaro Escreveu:trend=friend, estou de acordo, não faz sentido apostar que volta à base do canal descendente. É verdade que a ação foi refúgio no bear e que agora os investidores a troquem por activos com maior potencial de valorização, mas os fundamentais estão lá. As posições curtas mais dia menos dia serão fechadas não só porque a queda foi grande de mas também porque a empresa poderá fazer comprar significativas de acções próprias. Veremos, mas os 5,50 serão sempre tentadores para entradas. Por agora não deverá haver apetite comprador.


1 . A acção pode ou não voltar á base do canal ou até ir muito mais abaixo, depende da expectativa de cada um .
( Eu penso que se mercados internacionais corrigirem poderá fazer novos mínimos após dividendos.)
Não vejo porque não faz sentido que volte á base do canal, depende dos mercados e dos próximos resultados da empresa. Tudo é possível.

2 . Quais fundamentais ? Os únicos fundamentais observáveis e quantificáveis neste momento são todos descendentes.

R.L. Forte Diminuição
EBITDA Forte diminuição
Cash Flow Forte diminuição
Paga dividendos muitos superiores a Cash Flow e RL gerados . Paga mais que o dinheiro gerado no negocio quando precisa de dinheiro para investir no BancoCTT, nem sequer concordo com esta estratégia .

Expectativas que cada um tem são outra coisa

3. Posições curtas . Tenho duvidas que sejam fechadas sem a quebra da LTD. E se titulo voltar abaixo dos 5 euros e resultados semestrais forem maus até penso que poderão aumentar. Mesmo nesta subida forte a acompanhar PSI e distribuição de dividendos não vi fecho de curtos.
Sem o catalisador do dividendo , nem vejo razões fundamentais para fechar curtos.
E posições curtas qualificadas normalmente são abertas com o trabalho de casa bem feito e com base nos fundamentais e não descidas ou subidas momentâneas.
Ver BCP onde curtos estiveram sempre certos e a aumentar posições, pois pelos fundamentais devem ter definido que o aumento de capital poderia ser inevitável e ate ocorrer forem sempre incrementando posições.


4 . Acções Proprias . Outra ilusão . Quase todas cotadas colocam na assembleia compra por imperativo legal .
Quando me mostrarem uma só compra elevada de acções por parte da entidade eu começo a acreditar.
Até lá não passa de uma ilusão e provavelmente não irá ocorrer, é só uma autorização legal decorrente do CSC.

5 . Não vejo os 5,50 como tentador para entrada . Se for a esse ponto antes do dividendo a probabilidade poderia ser ajustar imediatamente a seguir e na casa dos 5 euros , poderia recuperar como continuar a correcção a partir desse nível para baixo.

Mas isto sou eu que olho mais para os fundamentais e níveis técnicos e menos para meras subidas ou descidas especulativas .


Caro EAGLE, gosto muito dos teus comentários, com muito sumo, mas mais uma vez, volto a dizer que tens uma visão muito enviesada sobre este título. Gostava que fizesses um equilibrio de ideias. Porva disso é afirmares que todos os fundamentais qualificaveis são negativos, o que não é verdade. Porque é que ignoras que o investimento de hoje não dará frutos amanhã? Porque é que o título reagiu em forte alta aos resultados? Discordo quando dizes que é preciso ver resultados no balanço para as ações subirem. Há uma conjuntura, há um sector, um índice, um país, dívida soberana, custos de dívida, custos de capital, etc.. portanto, factores diversos que influenciam os preços, muito antes dos resultados estarem vísiveis nos relatórios. A missão do investidor é prever/ antecipar, em vez de reagir aos resultados.
Porque é que o título cotava a 10,5€, quando já se previa um investimento significativo no banco ctt? Cotava a 10,5€!! com um PER de 22 (acima do sector). Ora atualmente tem um PER de 15/16.

Há que admitir que os resultados do ano passado não foram fascinantes devido à quebra do negócio core, mas fora isso, e havendo um horizonte económico estável à nossa frente, não vejo razão para tanto negativismo em torno deste título. Em suma, certezas absolutas não há, e há que ver as coisas com um certo equilibrio.


Os meus comentários refletem a minha visão e a minha expectativa de evolução com os dados que eu tenho disponíveis .
É obvio que por vezes podia realizar mais-valias muito superiores se em vez de olhar aos fundamentais e níveis técnicos alinhasse em determinadas euforias nos títulos em geral.
Mas fruto da minha disciplina ninguém me apanha em grandes desvalorizações nem ciclos descendentes .
Relativamente ao titulo os fundamentais e expectativas são as que enuncio e o mercado tem acompanhado as minhas expectativas . Claro que se amanhar chegar ai um investidor a comprar 30% provavelmente o titulo dispara, mas só posso incorporar os dados que conheço.
Eu não digo que os investimentos daqui a 1 ou 2 anos não tenham frutos e tenham uma subida fortíssima .
Eu digo que nos próximos meses com dados conhecidos não acredito em grande subida, e que numa correcção de mercado , face aos fundamentais penso pode ter uma correção muito forte e não estou hoje e com estes dados disponível para arriscar o meu dinheiro.
A minha perspetiva para o titulo no curto prazo é bear e não vou comprar hoje para poder ocorrer queda com base nas expectativas que tenho e ficar 6 meses ou mais com capital preso á espera que recupere.
O titulo reagiu em alta aos resultados porque quem estava na expectativa do dividendo esperou para ver se não existiam surpresas AINDA MAIS negativas para comprar para ir buscar o dividendo.

Para fundos e institucionais dividendo é muito bom e não pagam 28% como os particulares. Depende da fiscalidade deles .
Mas depois do dividendo poderá estar terminado o interesse face aos fundamentais .
E a minha perceção é que grandes institucionais poderão ainda estar fortemente vendedores devido aos fundamentais e expectativas deles .

Titulo cotava a 10 euros e depois quando as expectativas baixaram a cotação foi baixando devagar, porque institucionais têm de vender aos poucos num mercado pouco liquido como o nosso.

Assim que gráfico ultrapasse a LTD com consistência ou fundamentais mudarem eu fico otimista e até compro para poder fazer mais valias no médio prazo.
Até lá não, com dinheiro não brinco.

Como penso ser warren buffet que diz :

REGRA Nº1 “ Não perder dinheiro “
REGRA Nº 2 “ Ver regra Nº1 “
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Celsius-reloaded » 10/5/2017 14:41

EAGLETRADER20 Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:Ainda ponderei uma entrada.

Mas com os dividendos tão elevados a capacidade desruptiva da cotação é demasiado para encaixar.

Além disso a cotação perder 48 cents e eu só ganhar +- 35 não serve para mim.


Por isso nunca quis dividendos , ficarem-me logo com 28% á cabeça, quando o risco foi todo meu, não faz parte da minha estratégia .

Imposto sobre mais valias são pagos muitooooooo depois .


Além das questões fiscais que referi, o facto de ser uma percentagem tão grande da cotação acaba por me dificultar ver o enquadramento todo posterior.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por DIXIE2020 » 10/5/2017 14:39

Na minha modesta opinião um indicio forte bastante revelador para a tendência a curto prazo dos CTT são a permanência inalterada das posições dos curtos 1,94% do CS. Enquanto n houver alteração nestas posições todo o cuidado é pouco. É q estes: têm a lição bem estudada...e n estão ali para perder capital.
:-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por afcapitao » 10/5/2017 14:32

EAGLETRADER20 Escreveu:
Àlvaro Escreveu:trend=friend, estou de acordo, não faz sentido apostar que volta à base do canal descendente. É verdade que a ação foi refúgio no bear e que agora os investidores a troquem por activos com maior potencial de valorização, mas os fundamentais estão lá. As posições curtas mais dia menos dia serão fechadas não só porque a queda foi grande de mas também porque a empresa poderá fazer comprar significativas de acções próprias. Veremos, mas os 5,50 serão sempre tentadores para entradas. Por agora não deverá haver apetite comprador.


1 . A acção pode ou não voltar á base do canal ou até ir muito mais abaixo, depende da expectativa de cada um .
( Eu penso que se mercados internacionais corrigirem poderá fazer novos mínimos após dividendos.)
Não vejo porque não faz sentido que volte á base do canal, depende dos mercados e dos próximos resultados da empresa. Tudo é possível.

2 . Quais fundamentais ? Os únicos fundamentais observáveis e quantificáveis neste momento são todos descendentes.

R.L. Forte Diminuição
EBITDA Forte diminuição
Cash Flow Forte diminuição
Paga dividendos muitos superiores a Cash Flow e RL gerados . Paga mais que o dinheiro gerado no negocio quando precisa de dinheiro para investir no BancoCTT, nem sequer concordo com esta estratégia .

Expectativas que cada um tem são outra coisa

3. Posições curtas . Tenho duvidas que sejam fechadas sem a quebra da LTD. E se titulo voltar abaixo dos 5 euros e resultados semestrais forem maus até penso que poderão aumentar. Mesmo nesta subida forte a acompanhar PSI e distribuição de dividendos não vi fecho de curtos.
Sem o catalisador do dividendo , nem vejo razões fundamentais para fechar curtos.
E posições curtas qualificadas normalmente são abertas com o trabalho de casa bem feito e com base nos fundamentais e não descidas ou subidas momentâneas.
Ver BCP onde curtos estiveram sempre certos e a aumentar posições, pois pelos fundamentais devem ter definido que o aumento de capital poderia ser inevitável e ate ocorrer forem sempre incrementando posições.


4 . Acções Proprias . Outra ilusão . Quase todas cotadas colocam na assembleia compra por imperativo legal .
Quando me mostrarem uma só compra elevada de acções por parte da entidade eu começo a acreditar.
Até lá não passa de uma ilusão e provavelmente não irá ocorrer, é só uma autorização legal decorrente do CSC.

5 . Não vejo os 5,50 como tentador para entrada . Se for a esse ponto antes do dividendo a probabilidade poderia ser ajustar imediatamente a seguir e na casa dos 5 euros , poderia recuperar como continuar a correcção a partir desse nível para baixo.

Mas isto sou eu que olho mais para os fundamentais e níveis técnicos e menos para meras subidas ou descidas especulativas .


Caro EAGLE, gosto muito dos teus comentários, com muito sumo, mas mais uma vez, volto a dizer que tens uma visão muito enviesada sobre este título. Gostava que fizesses um equilibrio de ideias. Porva disso é afirmares que todos os fundamentais qualificaveis são negativos, o que não é verdade. Porque é que ignoras que o investimento de hoje não dará frutos amanhã? Porque é que o título reagiu em forte alta aos resultados? Discordo quando dizes que é preciso ver resultados no balanço para as ações subirem. Há uma conjuntura, há um sector, um índice, um país, dívida soberana, custos de dívida, custos de capital, etc.. portanto, factores diversos que influenciam os preços, muito antes dos resultados estarem vísiveis nos relatórios. A missão do investidor é prever/ antecipar, em vez de reagir aos resultados.
Porque é que o título cotava a 10,5€, quando já se previa um investimento significativo no banco ctt? Cotava a 10,5€!! com um PER de 22 (acima do sector). Ora atualmente tem um PER de 15/16.

Há que admitir que os resultados do ano passado não foram fascinantes devido à quebra do negócio core, mas fora isso, e havendo um horizonte económico estável à nossa frente, não vejo razão para tanto negativismo em torno deste título. Em suma, certezas absolutas não há, e há que ver as coisas com um certo equilibrio.
 
Mensagens: 249
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 10/5/2017 14:31

Celsius-reloaded, entrar neste ponto também me parece desajustado, mas acredito que valores próximos de 5,50 serão atrativos.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 10/5/2017 14:28

Celsius-reloaded Escreveu:Ainda ponderei uma entrada.

Mas com os dividendos tão elevados a capacidade desruptiva da cotação é demasiado para encaixar.

Além disso a cotação perder 48 cents e eu só ganhar +- 35 não serve para mim.


Por isso nunca quis dividendos , ficarem-me logo com 28% á cabeça, quando o risco foi todo meu, não faz parte da minha estratégia .

Imposto sobre mais valias são pagos muitooooooo depois .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 10/5/2017 14:26

Àlvaro Escreveu:Concordo com quase exceptuando a compra de acções próprias. Repara que os CTT pagaram ao JPMorgan para segurar a cotação e deixaram de pagar.


Onde posso consultar uma compra de acções próprias que tenha ocorrido ? É que desconheço.
Até me ser mostrada essa compra continuo a achar uma ilusão. Eles precisam do dinheiro para investir forte no banco CTT , não é para andar a comprar acções próprias .

As empresas normalmente compram acções próprias quando têm excesso de cash ou não têm onde aplicar ou investir o cash . Não é este o caso.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Celsius-reloaded » 10/5/2017 14:23

Ainda ponderei uma entrada.

Mas com os dividendos tão elevados a capacidade desruptiva da cotação é demasiado para encaixar.

Além disso a cotação perder 48 cents e eu só ganhar +- 35 não serve para mim.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 10/5/2017 14:23

Concordo com quase exceptuando a compra de acções próprias. Repara que os CTT pagaram ao JPMorgan para segurar a cotação e deixaram de pagar. Portanto se fazia sentido segurar a cotação porque é que deixará de fazer sentido se a empresa está otimista em relação ao futuro? Que o queira fazer a valores inferiores concordo.
Editado pela última vez por Àlvaro em 10/5/2017 14:24, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 10/5/2017 14:11

Àlvaro Escreveu:trend=friend, estou de acordo, não faz sentido apostar que volta à base do canal descendente. É verdade que a ação foi refúgio no bear e que agora os investidores a troquem por activos com maior potencial de valorização, mas os fundamentais estão lá. As posições curtas mais dia menos dia serão fechadas não só porque a queda foi grande de mas também porque a empresa poderá fazer comprar significativas de acções próprias. Veremos, mas os 5,50 serão sempre tentadores para entradas. Por agora não deverá haver apetite comprador.


1 . A acção pode ou não voltar á base do canal ou até ir muito mais abaixo, depende da expectativa de cada um .
( Eu penso que se mercados internacionais corrigirem poderá fazer novos mínimos após dividendos.)
Não vejo porque não faz sentido que volte á base do canal, depende dos mercados e dos próximos resultados da empresa. Tudo é possível.

2 . Quais fundamentais ? Os únicos fundamentais observáveis e quantificáveis neste momento são todos descendentes.

R.L. Forte Diminuição
EBITDA Forte diminuição
Cash Flow Forte diminuição
Paga dividendos muitos superiores a Cash Flow e RL gerados . Paga mais que o dinheiro gerado no negocio quando precisa de dinheiro para investir no BancoCTT, nem sequer concordo com esta estratégia .

Expectativas que cada um tem são outra coisa

3. Posições curtas . Tenho duvidas que sejam fechadas sem a quebra da LTD. E se titulo voltar abaixo dos 5 euros e resultados semestrais forem maus até penso que poderão aumentar. Mesmo nesta subida forte a acompanhar PSI e distribuição de dividendos não vi fecho de curtos.
Sem o catalisador do dividendo , nem vejo razões fundamentais para fechar curtos.
E posições curtas qualificadas normalmente são abertas com o trabalho de casa bem feito e com base nos fundamentais e não descidas ou subidas momentâneas.
Ver BCP onde curtos estiveram sempre certos e a aumentar posições, pois pelos fundamentais devem ter definido que o aumento de capital poderia ser inevitável e ate ocorrer forem sempre incrementando posições.


4 . Acções Proprias . Outra ilusão . Quase todas cotadas colocam na assembleia compra por imperativo legal .
Quando me mostrarem uma só compra elevada de acções por parte da entidade eu começo a acreditar.
Até lá não passa de uma ilusão e provavelmente não irá ocorrer, é só uma autorização legal decorrente do CSC.

5 . Não vejo os 5,50 como tentador para entrada . Se for a esse ponto antes do dividendo a probabilidade poderia ser ajustar imediatamente a seguir e na casa dos 5 euros , poderia recuperar como continuar a correcção a partir desse nível para baixo.

Mas isto sou eu que olho mais para os fundamentais e níveis técnicos e menos para meras subidas ou descidas especulativas .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 10/5/2017 13:48

trend=friend, estou de acordo, não faz sentido apostar que volta à base do canal descendente. É verdade que a ação foi refúgio no bear e que agora os investidores a troquem por activos com maior potencial de valorização, mas os fundamentais estão lá. As posições curtas mais dia menos dia serão fechadas não só porque a queda foi grande de mas também porque a empresa poderá fazer comprar significativas de acções próprias. Veremos, mas os 5,50 serão sempre tentadores para entradas. Por agora não deverá haver apetite comprador.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 10/5/2017 13:17

EAGLETRADER20 Escreveu:Neste ponto para quem acredita e está dentro e provavelmente quer os dividendos , poderá colocar stop loss em posição ganhadora e deixar correr.

Para entradas neste ponto acho que o Risk / Reward é altamente desfavorável e não vejo nenhum incentivo para entrada sem quebrar a LTD com consistência , o que não tenho expectativa que ocorra antes da distribuição de dividendos .

Penso que após distribuição, dia 17 de Maio ( Dia ex-dividend ), a probabilidade será corrigir o valor do dividendo e posteriormente continuar a correcção .


Concordo a 100% com os primeiros dois parágrafos.
Quanto ao último parágrafo, se o ambiente bull de médio prazo se mantiver no PSI, tenho dúvidas que esta LTD não seja fulminada depois do pagamento dos dividendos (que nem têm de ajustar 48 cêntimos no dia 17, logo se verá o que acontece...). Os CTT foram laggard no bear, estão a ser laggard no bull, mas se o PSI for por aí acima pelo menos até aos 5600, não acredito que a LTD se aguente, de todo...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 10/5/2017 13:08

Neste ponto para quem acredita e está dentro e provavelmente quer os dividendos , poderá colocar stop loss em posição ganhadora e deixar correr.

Para entradas neste ponto acho que o Risk / Reward é altamente desfavorável e não vejo nenhum incentivo para entrada sem quebrar a LTD com consistência , o que não tenho expectativa que ocorra antes da distribuição de dividendos .

Penso que após distribuição, dia 17 de Maio ( Dia ex-dividend ), a probabilidade será corrigir o valor do dividendo e posteriormente continuar a correcção .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 10/5/2017 12:49

EAGLETRADER20 Escreveu:
trend=friend Escreveu:"Growth principal via bancoCTT replica em tudo o PostBank (100% Deutsche Post): 2 anos de investimentos pesados, colocação over the balcony de mais e mais produtos, excesso de captação de depósitos (Rácio de Transformação sempre inferior a 90%), e nos 5 anos seguintes receitas e lucros verticais, custos de estrutura pelo menos 50% inferiores à Indústria bancária tradicional. virá a ter as 615 lojas com Balcão bancoCTT e quem sabe não surgirão os "FinanzCenters" do Postbank."

Também me posso enganar, mas parece-me que este ponto levantado pelo Perseu tem sido grandemente negligenciado e é o melhor benchmark que existe (obviamente que descontando a diferença de dimensão dos mercados + o risco da República Portuguesa, mas isso é óbvio).


Assim que surgirem essas expectativas de receitas e lucros verticais , no gráfico os investidores levariam o titulo a quebrar a LTD com consistência, e os curtos a fechar após ultrapassado esse ponto e seria um claro sinal de entrada .

Mas não prevejo que essas expectativas sejam geradas nos próximos meses , e sem novos dados, e com grandes investidores potencialmente ainda de saída, num recuo de mercado o titulo poderia ser muito penalizado , e não estou interessado em pagar para ver essa potencial desvalorização.

Prefiro aguardar sereno a quebra da LTD com consistência e manter o capital seguro em outros investimentos .


Sem dúvida que ainda é cedo para isso. Ora se apenas no 2T17 é que vai registar o peak do investimento no Banco (segundo a Administração, projectando-se que seja inferior no 3T17), diria que nunca antes de meados de 2018 começarão a sair notícias sobre o sucesso ou falhanço do projecto - e obter-se o seu reflexo na cotação.

Daí a relevância de olhar para iniciativas comparáveis, porque são ainda assim o único guia possível no meio de tanto silêncio. E tomar posições em função disso (entrar, confiando que correrá bem / ficar sossegado ou sair, por não se acreditar que o comparável será replicável).
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 10/5/2017 12:44

trend=friend Escreveu:"Growth principal via bancoCTT replica em tudo o PostBank (100% Deutsche Post): 2 anos de investimentos pesados, colocação over the balcony de mais e mais produtos, excesso de captação de depósitos (Rácio de Transformação sempre inferior a 90%), e nos 5 anos seguintes receitas e lucros verticais, custos de estrutura pelo menos 50% inferiores à Indústria bancária tradicional. virá a ter as 615 lojas com Balcão bancoCTT e quem sabe não surgirão os "FinanzCenters" do Postbank."

Também me posso enganar, mas parece-me que este ponto levantado pelo Perseu tem sido grandemente negligenciado e é o melhor benchmark que existe (obviamente que descontando a diferença de dimensão dos mercados + o risco da República Portuguesa, mas isso é óbvio).


Assim que surgirem essas expectativas de receitas e lucros verticais , no gráfico os investidores levariam o titulo a quebrar a LTD com consistência, e os curtos a fechar após ultrapassado esse ponto e seria um claro sinal de entrada .

Mas não prevejo que essas expectativas sejam geradas nos próximos meses , e sem novos dados, e com grandes investidores potencialmente ainda de saída, num recuo de mercado o titulo poderia ser muito penalizado , e não estou interessado em pagar para ver essa potencial desvalorização.

Prefiro aguardar sereno a quebra da LTD com consistência e manter o capital seguro em outros investimentos .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 10/5/2017 12:40

euro-born Escreveu:Acho melhor fechar os CTT e comprar BCP e/ou REN, conforme o perfil de risco!?


Sendo um sacrilégio escrever após analises aprofundadas, criticas e construtivas não resisto em dar um colorido ao dia que segue tanto triste na bolsa como no tempo.
Assim, a minha nota de research já saiu e o m/Top PICK, as minhas "balas de prata"os "trevos de 4 folhas", no outlook que faço para o que resta de 2017, vão para:

Far'LOL e CEMG ..

Quanto à 1.ª pelas perspectivas futuras na área em que estão. Se pensarmos bem não têm concorrência naquilo em que estão metidos.

Quanto à 2.ª pelas múltiplas áreas de investimento a que se dedica - ex: Almina, Vogais Dinâmicas, Marconi Parque e certamente muitos mais

Quanto aos CTT enquanto não enveredarem pelo negócio das Imparidades estão fora das escolhas para 2017.

nota: a cotação ser "puxada" pela perspectiva dos dividendos e que baixará após a distribuição dos mesmos parece-me inverossímil ...
Que ideia. aonde é que isso já viu? :lol:
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 10/5/2017 12:38

"Growth principal via bancoCTT replica em tudo o PostBank (100% Deutsche Post): 2 anos de investimentos pesados, colocação over the balcony de mais e mais produtos, excesso de captação de depósitos (Rácio de Transformação sempre inferior a 90%), e nos 5 anos seguintes receitas e lucros verticais, custos de estrutura pelo menos 50% inferiores à Indústria bancária tradicional. virá a ter as 615 lojas com Balcão bancoCTT e quem sabe não surgirão os "FinanzCenters" do Postbank."

Também me posso enganar, mas parece-me que este ponto levantado pelo Perseu tem sido grandemente negligenciado e é o melhor benchmark que existe (obviamente que descontando a diferença de dimensão dos mercados + o risco da República Portuguesa, mas isso é óbvio).
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 10/5/2017 12:35

Perseu Escreveu:É essencial ter avaliações contrárias em relação a um activo, a qualquer activo (se possível Eagle, o mesmo para 3 longas, Sacyr, NAVIGATOR,JD.com e se vale a pena comprar credit Suisse pós-Ac). Só assim se pode formar a nossa opinião e definir uma abordagem Bull/Bear face ao activo e face aos benchmarks. Não existem opiniões definitivas, cânones ou leis divinas para os mercados, existe sim, uma avaliação subjectiva, evolutiva e comparativa definidora da nossa performance enquanto investidor.

A opinião alternativa é que CTT estão subavaliados e que a cotação vai continuar a recuperação dos níveis correctivos a que chegou em Fevereiro (10.5/4,79), tem potencial de crescimento em 3 negócios, que os resultados (apesar do pesado investimento) foram Bons, que o título vai corrigir menos em ex-dividend que o dividendo bruto atribuído, politica de dividendos é sustentável porque baseada nas margens core (actualização de preços), num reduzido endividamento, em dezenas e dezenas activos imobiliários non core subavaliados (e vendáveis com fortes mais valias) e num Capex bem estruturado e que será paulatinamente reduzido apartir do próximo ano. Empresa que vai conciliar Value (com DY's sempre acima dos 6%), e Growth, negócios clássicos (como correio, e-commerce, distribuição, expresso), com banca online e de retalho low cost.



Eu não sou adepto de eu ter uma avaliação contrária ao mercado em relação a 1 ativo , em termos fundamentais eu neste caso concordo com a expectativa do mercado.
No passado tentei achar que sabia mais que o mercado e entrar em ativos que eu achava subavaliados e normalmente a experiencia não corria bem e o mercado penalizava-me .

A minha máxima é " THE TREND IS YOUR FRIEND", neste caso de médio prazo é negativa e para já os fundamentais corroboram esta tendência .

Expectativas podem existir muitas mas enquanto não vir resultados trimestrais diferentes ou a LTD de médio prazo quebrada em alta , acredito que após dividendos título poderá continuar a corrigir.

Não vou arriscar o meu dinheiro numa posição contraria á do mercado, e que é corroborada em termos fundamentais , ( especialmente num titulo sem nenhum accionista forte como existe agora no BCP a fosun ) , com fundos institucionais ainda com pelo menos com 10% , com potencial de venda , conforme se vê pela diminuição do BNP , com 70% de free float e com habituais correções fortes em momentos de recuo do mercado.

Aceito que outros possam ter expectativas elevadas e estarem investidos no titulo , mas a minha expectativa de médio prazo neste momento para o titulo não é de subida .

Mantenho-me BEAR até que Gráfico ou resultados trimestrais me provem o contrario.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Optimiza » 10/5/2017 12:20

É essencial ter avaliações contrárias em relação a um activo, a qualquer activo (se possível Eagle, o mesmo para 3 longas, Sacyr, NAVIGATOR,JD.com e se vale a pena comprar credit Suisse pós-Ac). Só assim se pode formar a nossa opinião e definir uma abordagem Bull/Bear face ao activo e face aos benchmarks. Não existem opiniões definitivas, cânones ou leis divinas para os mercados, existe sim, uma avaliação subjectiva, evolutiva e comparativa definidora da nossa performance enquanto investidor.

A opinião alternativa é que CTT estão subavaliados e que a cotação vai continuar a recuperação dos níveis correctivos a que chegou em Fevereiro (10.5/4,79), tem potencial de crescimento em 3 negócios, que os resultados (apesar do pesado investimento) foram Bons, que o título vai corrigir menos em ex-dividend que o dividendo bruto atribuído, politica de dividendos é sustentável porque baseada nas margens core (actualização de preços), num reduzido endividamento, em dezenas e dezenas activos imobiliários non core subavaliados (e vendáveis com fortes mais valias) e num Capex bem estruturado e que será paulatinamente reduzido apartir do próximo ano. Empresa que vai conciliar Value (com DY's sempre acima dos 6%), e Growth, negócios clássicos (como correio, e-commerce, distribuição, expresso), com banca online e de retalho low cost.

1º TRIMESTRE POSITIVO: O indicador cash flow das actividades operacionais (excluindo a variação líquida de credores de serviços financeiros), aumentou de 17,6 M€ no 1º trimestre de 2016 para 70,6 M€ no 1º trimestre de 2017". (free cash flow operacional ajustado de 17,2 M€). Activo aumentou 2,7%, capital próprio aumentou 4,7%, passivo só aumentou 2,3% (sobretudo devido ao aumento de depósitos de clientes). DY9,2%/dividend 48 cents, é passível de manter-se em 2018 (ver importante ponto 6).

Growth principal via bancoCTT replica em tudo o PostBank (100% Deutsche Post): 2 anos de investimentos pesados, colocação over the balcony de mais e mais produtos, excesso de captação de depósitos (Rácio de Transformação sempre inferior a 90%), e nos 5 anos seguintes receitas e lucros verticais, custos de estrutura pelo menos 50% inferiores à Indústria bancária tradicional. virá a ter as 615 lojas com Balcão bancoCTT e quem sabe não surgirão os "FinanzCenters" do Postbank.
A vantagem do excesso de captação de depósitos actual e de ter uma base de clientes com 4,6 mil milhões de certificados do Tesouro é que o crédito à habitação, nunca conseguirá exaurir a rúbrica dos recursos disponíveis in house.

(12,5 meses de time span para 96 cents de dividendo): Dividendo 2018 é sustentável e deverá manter-se próximo dos 48 cents, uma vez que a décallage entre resultado líquido e dividendos atribuídos é mais do que absorvida pela venda por 25 milhões€ (mais valia de 16 milhões) de um único activo - Palácio/sede.
Metade da minha posição deve-se manter, pelo menos, até Maio de 2018, porque acredito na estratégia de crescimento, de investimento e aprecio o nível do DY/payout ( em CTT obtenho 17% de taxa de juro anualizada). Outros investidores farão o mesmo.

O facto de 2% do capital se manter Shortado durante a fase dos dividendos, é uma das premissas para que a correção ex-dividend seja mitigada, bem como a rotação de Investidores no capital CTT só demonstra a vitalidade da ação. A actual correção dos CTT (-1,5%), explica-se não tanto pela correção dos mercados mas sobretudo por ter imediatamente acima resistências definidoras do longo Prazo (Bull de médio prazo acima do SF1 5.66€ e MMS100). Se e quando acima da MMS200 e da trendline descendente (hoje a 5.87) e dos 6.10€ (confirmação de inversão), vou enquadrar CTT como Bull de Longo prazo.

CTT lateralização no limiar da fronteira Bull de Longo prazo.gif
CTT lateralização no limiar da fronteira Bull de Longo prazo.gif (27.5 KiB) Visualizado 5948 vezes

PS20 Bull market SF1 5230 e suporte estratégico na MMS50.png
PS20 Bull market SF1 5230 e suporte estratégico na MMS50.png (35.13 KiB) Visualizado 5977 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], JFDIL, navaldoc, Phil2014, PSN80, VALHALLA e 243 visitantes