Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Quanto valem os CTT?

por rjafonso » 24/11/2013 23:37

Grato pelos esclarecimentos, mas evidente que as expectativas estão "altas" pois de 1,77 para 4,1 é significativo!!!

Qualquer forma estou ponderar comprar ja na primeira tranche (nao sou trabalhador), pelo que na vossa opiniao caso peça 100 accoes, quantas me irão calhar?
 
Mensagens: 4
Registado: 29/11/2007 12:39
Localização: Vila do Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por Primvs » 24/11/2013 23:18

Serra Lapa Escreveu:
Primvs Escreveu:
Eu ontem liguei para o Dep de Titulos no banco onde trabalho e disseram-me que as subscriçoes neste momento dobraram a oferta disponivel.

Atençao que nao há credito nesta OPV...logo só compra quem tem dinheiro!!! O que para mim vai ser melhor para o sucesso da OPV (menos pressao vendedora)


Privus:

A informação que o teu banco te deu não seria apenas referente às subscrições efectuadas nesse banco? e não em geral?

No BEST sexta-feira de manhã informaram-me que só no próprio banco, o montante pedido já teria ultrapassado o valor da subscrição.


Só se o gajo me explicou mal... Mas com tantos testemunhos de haver já tanta subscrição (tambem nao é dificil porque não há muitas) começo a achar que será só no meu Banco...

Mas eu nao vou pelo Publico em Geral...vou pelos trabalhadores...o meu campeonato é outro!

A minha expectativa é no dia 9 de Março, ter uma rendibilidade de 15% face ao preço de OPV mais 5% do desconto! A questão é saber quantas subscrevo...se há muitos CTTianos a subscrever ou não (os reformados dos CTT tambem podem subscrever), se haverá rateio nessa tranche ou não.

Mas nao havendo credito...acredito que a pressão vendedora vai ser muito baixa!!!!
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 24/11/2013 23:03

Informaram-me mesmo agora " que só uma pessoa " num determinado banco subscreveu num dia 250k delas.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por SERRA LAPA » 24/11/2013 23:00

Primvs Escreveu:
Eu ontem liguei para o Dep de Titulos no banco onde trabalho e disseram-me que as subscriçoes neste momento dobraram a oferta disponivel.

Atençao que nao há credito nesta OPV...logo só compra quem tem dinheiro!!! O que para mim vai ser melhor para o sucesso da OPV (menos pressao vendedora)


Privus:

A informação que o teu banco te deu não seria apenas referente às subscrições efectuadas nesse banco? e não em geral?

No BEST sexta-feira de manhã informaram-me que só no próprio banco, o montante pedido já teria ultrapassado o valor da subscrição.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Quanto valem os CTT?

por mrod0 » 24/11/2013 21:37

Ah ok fenmato, já percebi. De facto o seu "valor contabilístico" neste momento é de 1,77€/acção.
 
Mensagens: 113
Registado: 14/10/2013 16:13

Re: Quanto valem os CTT?

por matos_1 » 24/11/2013 21:16

LightKey Escreveu:Mas os CTT não estão divididos em 17,5 milhões de acções? Agora falam em 150 milhões?


Após a OPV e e assumindo que a totalidade da tranche dos trabalhadores será subscrita, as coisas devem ficar assim:
Anexos
Untitled.jpg
Untitled.jpg (18.47 KiB) Visualizado 14394 vezes
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
 
Mensagens: 260
Registado: 29/11/2007 3:18
Localização: Posto Santo

Re: Quanto valem os CTT?

por LightKey » 24/11/2013 21:11

mrod0 Escreveu:
fernmato Escreveu:rjafonso, o valor nominal corresponde ao "investimento inicial" efetuado pelo estado aquando da constituição dos CTT. Neste momento o valor contabilístico deste investimento já é de 1,77€/ação. Este valor inclui os resultados da empresa ao longo dos últimos ano menos eventuais dividendos pagos. Como já fi referido neste tópico, se a empresa fosse liquidado, vendesse todos os ativos e pagasse todas as dívidas, ficaria 1,77€/ação.

No entanto, o valor de uma empresa não depende dos lucros passados mas sim dos lucros futuros. Daí o valor da OPV ser superior ao valor contabilístico.

PS: O valor contabilístico da JMT está próximo dos 2€/ação. No entanto o titulo transacciona a um preço 7 vezes superior.


Considerando o relatório do 1º semestre 2013:

Como chegaste ao valor de 1,77€/acção?
Acções = 105'000'000
Dividendos (0,60€/acção) = 63'000'000
Capital Próprio = 255'262'000

Valor (Acção) = ( 255'262'000 - 63'000'000 ) / 105'000'000 = 1,83 €/Acção

Onde é que falhei? :(


Mas os CTT não estão divididos em 17,5 milhões de acções? Agora falam em 150 milhões?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 90
Registado: 17/6/2010 23:17
Localização: Portugal

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 24/11/2013 21:04

jeso Escreveu:Só se pode subscrever em função do saldo para pagamento da totalidade pedida.
Isso vai dar um rateio bem mais curto por falta de liquidez (guito, como dizem no sul).
Portem-se bem ;)

Isso depende do banco camarada.
NA terça já se sabe o rateio?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por jeso » 24/11/2013 21:02

Só se pode subscrever em função do saldo para pagamento da totalidade pedida.
Isso vai dar um rateio bem mais curto por falta de liquidez (guito, como dizem no sul).
Portem-se bem ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1154
Registado: 24/6/2006 12:52
Localização: Via Lactea

Re: Quanto valem os CTT?

por matos_1 » 24/11/2013 21:01

mrod0, atenção que o capital social é composto por 150M de ações.
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
 
Mensagens: 260
Registado: 29/11/2007 3:18
Localização: Posto Santo

Re: Quanto valem os CTT?

por matos_1 » 24/11/2013 20:59

mrod0 Escreveu:
fernmato Escreveu:rjafonso, o valor nominal corresponde ao "investimento inicial" efetuado pelo estado aquando da constituição dos CTT. Neste momento o valor contabilístico deste investimento já é de 1,77€/ação. Este valor inclui os resultados da empresa ao longo dos últimos ano menos eventuais dividendos pagos. Como já fi referido neste tópico, se a empresa fosse liquidado, vendesse todos os ativos e pagasse todas as dívidas, ficaria 1,77€/ação.

No entanto, o valor de uma empresa não depende dos lucros passados mas sim dos lucros futuros. Daí o valor da OPV ser superior ao valor contabilístico.

PS: O valor contabilístico da JMT está próximo dos 2€/ação. No entanto o titulo transacciona a um preço 7 vezes superior.


Considerando o relatório do 1º semestre 2013:

Como chegaste ao valor de 1,77€/acção?
Acções = 105'000'000
Dividendos (0,60€/acção) = 63'000'000
Capital Próprio = 255'262'000

Valor (Acção) = ( 255'262'000 - 63'000'000 ) / 105'000'000 = 1,83 €/Acção

Onde é que falhei? :(


O calor contabilístico do CP era de 265M€ no final de setembro (pg 28 do prospeto). Eu não exclui os dividendos porque ainda não foram pagos, nem destinados a pagamento...
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
 
Mensagens: 260
Registado: 29/11/2007 3:18
Localização: Posto Santo

Re: Quanto valem os CTT?

por mrod0 » 24/11/2013 20:24

fernmato Escreveu:rjafonso, o valor nominal corresponde ao "investimento inicial" efetuado pelo estado aquando da constituição dos CTT. Neste momento o valor contabilístico deste investimento já é de 1,77€/ação. Este valor inclui os resultados da empresa ao longo dos últimos ano menos eventuais dividendos pagos. Como já fi referido neste tópico, se a empresa fosse liquidado, vendesse todos os ativos e pagasse todas as dívidas, ficaria 1,77€/ação.

No entanto, o valor de uma empresa não depende dos lucros passados mas sim dos lucros futuros. Daí o valor da OPV ser superior ao valor contabilístico.

PS: O valor contabilístico da JMT está próximo dos 2€/ação. No entanto o titulo transacciona a um preço 7 vezes superior.


Considerando o relatório do 1º semestre 2013:

Como chegaste ao valor de 1,77€/acção?
Acções = 105'000'000
Dividendos (0,60€/acção) = 63'000'000
Capital Próprio = 255'262'000

Valor (Acção) = ( 255'262'000 - 63'000'000 ) / 105'000'000 = 1,83 €/Acção

Onde é que falhei? :(
 
Mensagens: 113
Registado: 14/10/2013 16:13

Re: Rateio

por Sr_SNiper » 24/11/2013 20:14

Primvs Escreveu:
portucel Escreveu:Amigos caldeireiros,

Um contributo sobre o rateio:

O Banco BIG "obriga" o cliente a ter em conta (ordem e DP) 15 % do valor total subscrito para o preço máximo do intervalo (rateio 7 subjacente).
O Banco Invest apenas 10 % na mesma base de cálculo (rateio 10).

A informação recolhida na 6ª feira de manhã na minha corretora apontava para um rateio de 20 com base nos pedidos feitos até 5ª feira.
Ora como se sabe que o grosso dos pedidos avançaram 6ª feira e particularmente na próxima 2ª feira, será de esperar que na 3ª feira quando forem divulgados pela CMVM os resultados da 1ª fase de subscrição que o rateio ande claramente acima de 50.

A estratégia que parece certa é avançar para o máximo possível na 1ª fase e, se o rateio anunciado for baixo, reduzir a aposta na 3ª feira, úlimo dia de cancelamento das ordens!


Ate dia 27 pode-se alterar as ordens dadas na primeira fase?? Alterar ou somente anular?

Na terça-feira, então, já ficamos a saber com um grande grau de certeza, qual o factor de rateio que nos calhou, correto?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Rateio

por Primvs » 24/11/2013 20:10

portucel Escreveu:Amigos caldeireiros,

Um contributo sobre o rateio:

O Banco BIG "obriga" o cliente a ter em conta (ordem e DP) 15 % do valor total subscrito para o preço máximo do intervalo (rateio 7 subjacente).
O Banco Invest apenas 10 % na mesma base de cálculo (rateio 10).

A informação recolhida na 6ª feira de manhã na minha corretora apontava para um rateio de 20 com base nos pedidos feitos até 5ª feira.
Ora como se sabe que o grosso dos pedidos avançaram 6ª feira e particularmente na próxima 2ª feira, será de esperar que na 3ª feira quando forem divulgados pela CMVM os resultados da 1ª fase de subscrição que o rateio ande claramente acima de 50.

A estratégia que parece certa é avançar para o máximo possível na 1ª fase e, se o rateio anunciado for baixo, reduzir a aposta na 3ª feira, úlimo dia de cancelamento das ordens!


Ate dia 27 pode-se alterar as ordens dadas na primeira fase?? Alterar ou somente anular?
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Rateio

por portucel » 24/11/2013 20:06

Amigos caldeireiros,

Um contributo sobre o rateio:

O Banco BIG "obriga" o cliente a ter em conta (ordem e DP) 15 % do valor total subscrito para o preço máximo do intervalo (rateio 7 subjacente).
O Banco Invest apenas 10 % na mesma base de cálculo (rateio 10).

A informação recolhida na 6ª feira de manhã na minha corretora apontava para um rateio de 20 com base nos pedidos feitos até 5ª feira.
Ora como se sabe que o grosso dos pedidos avançaram 6ª feira e particularmente na próxima 2ª feira, será de esperar que na 3ª feira quando forem divulgados pela CMVM os resultados da 1ª fase de subscrição que o rateio ande claramente acima de 50.

A estratégia que parece certa é avançar para o máximo possível na 1ª fase e, se o rateio anunciado for baixo, reduzir a aposta na 3ª feira, úlimo dia de cancelamento das ordens!
 
Mensagens: 384
Registado: 10/11/2006 16:05

Re: Quanto valem os CTT?

por matos_1 » 24/11/2013 12:49

rjafonso Escreveu:Porque se situa cada accao proximo dos 5 Euros e o valor nominal do papel é de 0,50 Euros???


rjafonso, o valor nominal corresponde ao "investimento inicial" efetuado pelo estado aquando da constituição dos CTT. Neste momento o valor contabilístico deste investimento já é de 1,77€/ação. Este valor inclui os resultados da empresa ao longo dos últimos ano menos eventuais dividendos pagos. Como já fi referido neste tópico, se a empresa fosse liquidado, vendesse todos os ativos e pagasse todas as dívidas, ficaria 1,77€/ação.

No entanto, o valor de uma empresa não depende dos lucros passados mas sim dos lucros futuros. Daí o valor da OPV ser superior ao valor contabilístico.

PS: O valor contabilístico da JMT está próximo dos 2€/ação. No entanto o titulo transacciona a um preço 7 vezes superior.
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
 
Mensagens: 260
Registado: 29/11/2007 3:18
Localização: Posto Santo

Re: Quanto valem os CTT?

por rjafonso » 24/11/2013 12:29

Ola todos, tenho uma pergunta e desculpem a ignorancia.



"...Considerando que se trata de um IPO, foi definido um intervalo de preços compreendido entre 4,1 e 5,52 euros..."

"...OFERTA PÚBLICA DE VENDA (OPV) DE 21.000.000 AÇÕES ORDINÁRIAS, ESCRITURAIS E NOMINATIVAS, COM O VALOR NOMINAL DE 0,50 EURO CADA UMA, REPRESENTATIVAS DE 14% DO CAPITAL SOCIAL DOS CTT – CORREIOS DE PORTUGAL, S.A..."


Porque se situa cada accao proximo dos 5 Euros e o valor nominal do papel é de 0,50 Euros???
 
Mensagens: 4
Registado: 29/11/2007 12:39
Localização: Vila do Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por tiagopt2 » 24/11/2013 9:31

AutoMech Escreveu:Se a conta ficasse a descoberto o mais provável era procederem à venda das acções imediatamente (e exigir o diferencial em caso de menos valias). Isso de exigir o valor na subscrição é totalmente ridículo, sabendo que o rateio nunca vai ser de 1:1. Bosta de banco (ainda por cima é um banco de investimento...)


Infelizmente parece estar a ser prática comum neste processo! Pelo que sei, o BEST não exigirá o dinheiro em conta no momento da ordem
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Re: Quanto valem os CTT?

por Automech » 24/11/2013 2:10

Se a conta ficasse a descoberto o mais provável era procederem à venda das acções imediatamente (e exigir o diferencial em caso de menos valias). Isso de exigir o valor na subscrição é totalmente ridículo, sabendo que o rateio nunca vai ser de 1:1. Bosta de banco (ainda por cima é um banco de investimento...)
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 24/11/2013 1:32

CR9 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
CR9 Escreveu:Fiz hoje a minha subscrição da OPV e no meu banco de investimento tive que ter dinheiro na conta para todo o valor subscrito e ao preço mais alto do intervalo definido, 5.52.
Presumo que nos outros bancos será o mesmo procedimento. Se assim for cenários de 100:1 não são realistas. Eu pedi 1100 acções e estou à espera de receber pelo menos umas 300. Quanto ao valor final penso que ficará a cima de 5€.

Qual a vossa opinião sobre o valor final e o valor de rateio?

Que banco péssimo, eu sempre subscrevi este mundo e o outro nas subscrições de obrigações, apenas tenho que ter lá o guito no dia da liquidação financeira.
Julgo que este procedimento é que é habitual e no o que descreves.
Tu pedis-te cerca de 4 para 1, eu estou tentado a pedia 10 para 1 .... mas ainda não me decidi...
Alguém me pode explicar em mais detalhe o papel da JP Morgan nos primeiros dias de negociação e o seu papel de MM?
Obrigado


O meu banco é o caixa bi. Reconheço que não é grande coisa mas também não percebo como se pode subscrever um valor que não há garantia que possa ser cobrado. O que acontece se o subscritor não tem fundos para as acções que lhe calharam?

´Para o banco é optimo, se não tiveres lá o guito, cobram-te juros loucos até teres lá o guito disponível... Agora se NUNCA lá colocares o guito, realmente não sei o que acontece
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por CR73 » 24/11/2013 1:19

Sr_SNiper Escreveu:
CR9 Escreveu:Fiz hoje a minha subscrição da OPV e no meu banco de investimento tive que ter dinheiro na conta para todo o valor subscrito e ao preço mais alto do intervalo definido, 5.52.
Presumo que nos outros bancos será o mesmo procedimento. Se assim for cenários de 100:1 não são realistas. Eu pedi 1100 acções e estou à espera de receber pelo menos umas 300. Quanto ao valor final penso que ficará a cima de 5€.

Qual a vossa opinião sobre o valor final e o valor de rateio?

Que banco péssimo, eu sempre subscrevi este mundo e o outro nas subscrições de obrigações, apenas tenho que ter lá o guito no dia da liquidação financeira.
Julgo que este procedimento é que é habitual e no o que descreves.
Tu pedis-te cerca de 4 para 1, eu estou tentado a pedia 10 para 1 .... mas ainda não me decidi...
Alguém me pode explicar em mais detalhe o papel da JP Morgan nos primeiros dias de negociação e o seu papel de MM?
Obrigado


O meu banco é o caixa bi. Reconheço que não é grande coisa mas também não percebo como se pode subscrever um valor que não há garantia que possa ser cobrado. O que acontece se o subscritor não tem fundos para as acções que lhe calharam?
 
Mensagens: 37
Registado: 7/8/2009 19:26
Localização: 16

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 24/11/2013 0:59

CR9 Escreveu:Fiz hoje a minha subscrição da OPV e no meu banco de investimento tive que ter dinheiro na conta para todo o valor subscrito e ao preço mais alto do intervalo definido, 5.52.
Presumo que nos outros bancos será o mesmo procedimento. Se assim for cenários de 100:1 não são realistas. Eu pedi 1100 acções e estou à espera de receber pelo menos umas 300. Quanto ao valor final penso que ficará a cima de 5€.

Qual a vossa opinião sobre o valor final e o valor de rateio?

Que banco péssimo, eu sempre subscrevi este mundo e o outro nas subscrições de obrigações, apenas tenho que ter lá o guito no dia da liquidação financeira.
Julgo que este procedimento é que é habitual e no o que descreves.
Tu pedis-te cerca de 4 para 1, eu estou tentado a pedia 10 para 1 .... mas ainda não me decidi...
Alguém me pode explicar em mais detalhe o papel da JP Morgan nos primeiros dias de negociação e o seu papel de MM?
Obrigado
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por CR73 » 24/11/2013 0:49

Fiz hoje a minha subscrição da OPV e no meu banco de investimento tive que ter dinheiro na conta para todo o valor subscrito e ao preço mais alto do intervalo definido, 5.52.
Presumo que nos outros bancos será o mesmo procedimento. Se assim for cenários de 100:1 não são realistas. Eu pedi 1100 acções e estou à espera de receber pelo menos umas 300. Quanto ao valor final penso que ficará a cima de 5€.

Qual a vossa opinião sobre o valor final e o valor de rateio?
 
Mensagens: 37
Registado: 7/8/2009 19:26
Localização: 16

Re: Quanto valem os CTT?

por matos_1 » 24/11/2013 0:23

Nota de research do Banco BIG sobre a privatização dos CTT.

OPV CTT – Amplitude do intervalo de preços penaliza binómio risco-retorno

http://www.bigonline.pt/pdf/psi20notes/ ... etorno.pdf
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia
 
Mensagens: 260
Registado: 29/11/2007 3:18
Localização: Posto Santo

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 23/11/2013 22:36

rsacramento Escreveu:@tiago, sniper: o que é que vos leva a entrar nos CTTs?

E o frenesim que se está a gerar em volta dos CTT e da sua subscrição, aliado ao facto de ter um PER baixo, estou a ponderar ir à OPV, comprar bastante mas com um stop muito pequenino que poderá ser ativado na primeira sessão, a ideia é vender tudo na primeira semana, quiça, no primeiro dia.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Donald the Duck, fatura.pt, goncaladas, Google Adsense [Bot], Goya777, hugob0ss, jcovas77, LMMV, m-m, malakas, Mmmartins, navaldoc, nfaz, Noel1, nov, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, xzx e 222 visitantes