Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Quanto valem os CTT?

por Bebedorock » 20/11/2013 17:25

Ulisses Pereira Escreveu:Por que achas que é caro?

Um abraço,
Ulisses



Ulisses respondo-te desta forma.

Acredito que os 5,52 da operação de venda é elevado porque quando forem transacionadas em bolsa, cairam para valores mais baixos nao te sei quantificar o valor, mas tenho um feeling que isso acontecerá. Por isso eu vou aguardar e mais nem sei se alguma vez irei comprar.

Opessoal andam todo doido em subscrever vamos ver no futuro proximo.

Atenção sou um mero pequeno investidor com 2 anos disto.
Na bolsa

Yeaahh nóis sobiiiiii!! Yeahh nóis desciiiiii!! Wiiiiiiiii!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 10/9/2013 22:36

Re: Quanto valem os CTT?

por Euro-Pato » 20/11/2013 17:20

Atencao a leitura atenta do prospecto da OPV dos CTT.

Para quem nao se lembra do que aconteceu com a da EDP Renovaveis, aqui vai um resumo:

"No prospecto da OPV da EDP Renovaveis existia uma alinea que "niguem leu" e que basicamente contemplava a hipotese de virem a emprestar accoes para os institucionais no primeiro dia de bolsa.

Resultado, como os institucionais nao quiseram comprar accoes na sua tranche, estas accoes foram dispersas pela tranches dos pequenos investidores. Estes todos contentes porque tiveram muitas em carteira, nem podiam acreditar que logo no primeiro dia em bolsa ja caiam fortemente, foi uma sangria.

Elas caiam forte porque os institucionais pediram-nas emprestadas ao Antonio Mexia, e fizeram o short da vida deles."

Esta foi a ultima privatizacao que entrei... e mais tarde acabei por sair...
 
Mensagens: 88
Registado: 31/1/2008 2:41

Re: Quanto valem os CTT?

por Ulisses Pereira » 20/11/2013 16:40

Por que achas que é caro?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Quanto valem os CTT?

por Bebedorock » 20/11/2013 16:38

Será que ninguem daqui do forum partilha da mesma opinião do que eu ?


Não acham o preço das açoes demasiado caro?
Na bolsa

Yeaahh nóis sobiiiiii!! Yeahh nóis desciiiiii!! Wiiiiiiiii!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 10/9/2013 22:36

Re: Quanto valem os CTT?

por Bebedorock » 20/11/2013 16:34

A partir de hoje conseguem subscrever em todas as agencias bancaria online ou ao balcão
Na bolsa

Yeaahh nóis sobiiiiii!! Yeahh nóis desciiiiii!! Wiiiiiiiii!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 10/9/2013 22:36

por AmigosdaBolsa » 20/11/2013 16:32

Fica uma opinião

CTT: uma década em dividendos rende ao Estado o mesmo do que a privatização

Daniel Oliveira

8:00 Quarta feira, 20 de novembro de 2013


Começou ontem a venda a retalho da empresa pública que, em todos os inquéritos, surge com melhor imagem junto dos portugueses. A privatização dos CTT, pela forma como está a ser feita, dificilmente poderá garantir qualquer estratégia do Estado para o sector. Chega a ser desconcertante ouvir o secretário de Estado das privatizações, Sérgio Monteiro, fazer declarações públicas em que se relega a si próprio para a posição de mero vendedor. Um vendedor excitadíssimo por ter tal tesouro no stand, não perdendo um minuto que seja para falar dos interesses da empresa e do futuro dos serviços que presta aos cidadãos e ao país. Está a brincar aos magnatas com o que é dos outros e tudo o resto lhe parece irrelevante.

Hoje vou-lhe seguir o exemplo e ignorar a importância central desta empresa para a coesão nacional, o que leva a que até os liberalíssimos EUA mantenham públicos os seus serviços postais, que são sempre o que têm maior dispersão territorial. E por favor não me venham falar de cadernos de encargos e compromissos dos compradores. O episódio da Three Gorges na EDP, em que esta pura e simplesmente se recusou a cumprir as contrapartidas acordadas, foi só há umas semanas.

Falemos então de negócios. Façamos contas simples, daquelas que se fazem atrás de um envelope, que ajudem a perceber melhor o que este governo está a fazer. Com a privatização de 70% dos CTT o Estado espera encaixar entre 430 e 579,6 milhões de euros. E perderá, em receitas anuais como único acionista, 42 milhões por ano (70% dos 60 milhões que se espera que sejam distribuídos em dividendos aos novos acionistas, em 2014, e que correspondem a 90% dos lucros). Ou seja, ao fim de 10 a 13 anos este negócio passará a corresponder a perdas líquidas para os cofres públicos. Uma receita que nenhum governo seguinte poderá recuperar. Apenas ficando quieto, com a empresa nas suas mãos, o Estado conseguiria, em pouco mais de uma década, a mesma receita que terá com esta venda. Só nos últimos 8 anos os CTT tiveram um lucro acumulado próximo de 440 milhões de euros.

Mas a coisa é ainda pior do que parece. Os dividendos da empresa vão para o Orçamento de Estado e o Estado que decide o que lhes fazer. Pelo contrário, 80% das receitas das privatizações só podem, por lei, ser usadas para abater na dívida. O único efeito orçamental é uma redução marginal dos custos com essa mesma dívida.

Isto permite ao governo dizer à Europa e aos "mercados" que reduziu a dívida pública. Mas como o Estado perderá este rendimento para sempre, terá de compensar essa perda ou com mais cortes definitivos nas suas despesas fundamentais ou com mais endividamento. Vender ativos para pagar dividas pode, em situação de desespero, ser aceitável. Apesar de ser sempre mau negócio, porque se vende em estado de necessidade. Pagar dívidas com a venda de ativos (que ainda por cima correspondem a serviços públicos) que nos dão rendimentos seguros, duráveis e elevados, sabendo que esses rendimentos não vão ser substituídos por outros e que a sua perda não chega a ser compensada pela redução nos custos da dívida, é pura e simplesmente idiota. Continua o velho hábito de tapar buracos agora e deixar a consequências financeiras do remendo para quem vier depois.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/ctt-uma-decada- ... z2lCTdxRKV
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.
 
Mensagens: 965
Registado: 25/10/2010 9:57
Localização: 14

Re: Quanto valem os CTT?

por Celsius-reloaded » 20/11/2013 16:15

Já alguém conseguiu colocar a ordem no BIG?
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Quanto valem os CTT?

por rasteiro » 20/11/2013 13:12

PM_82 Escreveu:
rasteiro Escreveu:
jcpereira Escreveu:E no BPI fazem logo a cativação do valor?


não.
só o custo da transação é que fica logo cativo.

abraços


Rasteiro, pelo que vi no preçário o custo de transacção é de 5€+IS (comissão de corretagem), ao que acresce 0.03% (novamente + IS) sobre o valor que te calhar no apuramento de resultados.
Como este último não é conhecido, o custo de transacção a que te referes neste momento são os 5.20€?



nada disso.
o custo da transação é feito pelo valor mais alto da cotaçãO(5.52€), logo tiram-me 13.81€.
mas depois se o valor da açõa for inferior pode descer os custos mas penso que nunca muito destes valores.

abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Quanto valem os CTT?

por joaobarb » 20/11/2013 12:58

Fui informado pelo BPI, que online só dá para subscrever até 5000 acções e que para mais que isso terá que ser no balcão e sujeito a uma comissão de ordem de bolsa ao balcão entre 0,3% e 0,45%.
Alguém tem essa limitação noutros bancos?
 
Mensagens: 61
Registado: 14/6/2008 5:55
Localização: 14

Re: Quanto valem os CTT?

por PM_82 » 20/11/2013 12:53

rasteiro Escreveu:
jcpereira Escreveu:E no BPI fazem logo a cativação do valor?


não.
só o custo da transação é que fica logo cativo.

abraços


Rasteiro, pelo que vi no preçário o custo de transacção é de 5€+IS (comissão de corretagem), ao que acresce 0.03% (novamente + IS) sobre o valor que te calhar no apuramento de resultados.
Como este último não é conhecido, o custo de transacção a que te referes neste momento são os 5.20€?
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
 
Mensagens: 151
Registado: 19/8/2009 17:46
Localização: Porto

Re: Quanto valem os CTT?

por rasteiro » 20/11/2013 12:46

jcpereira Escreveu:E no BPI fazem logo a cativação do valor?


não.
só o custo da transação é que fica logo cativo.

abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Quanto valem os CTT?

por Prof. Martelo » 20/11/2013 12:39

E no BPI fazem logo a cativação do valor?
 
Mensagens: 83
Registado: 29/11/2007 4:08

Re: Quanto valem os CTT?

por rasteiro » 20/11/2013 12:06

jcpereira Escreveu:Alguém sabe se no BPI já é possível subscrever?


afirmativo.
acabei agora mesmo de subscrever, para mim e par a minha esposa.
se me calharem 500+500, já fico contente, vão ser 7 cães a um osso.

abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Quanto valem os CTT?

por Prof. Martelo » 20/11/2013 12:04

Alguém sabe se no BPI já é possível subscrever?
 
Mensagens: 83
Registado: 29/11/2007 4:08

Re: Quanto valem os CTT?

por Ruffus86 » 20/11/2013 11:33

a minha grande questão aqui,


vamos supor de uma forma simples que quero comprar por exemplo 5.000€ em titulos dos CTT.

Ora, se o rateio for uma miseria (como em geral sempre é) e se só tiver direito a 20% daquilo a que me propus comprar, significa que tenho de dar uma ordem de compra de 5.000 acções. (25.000€).


Agora, se o rateio me dá por exemplo 80% daquilo a que me propus comprar, fico agarrado a uma ordem de comprar de 20.000€! (pouco provavel, mas possivel)

por outro lado se me proponho a comprar só as 5.000 € delas, corro o risco de ficar em carteira só com 500€ delas, o que nem me paga as despesas de compra/venda.


alguem consegue avançar com um racio entre a ordem de compra e o que efectivamente se compra?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1083
Registado: 31/10/2013 13:54

Re: Quanto valem os CTT?

por JDMP » 20/11/2013 11:09

Partilho parcialmente com a opiniao do di120 .... muita parra e pouca uva + as condicionantes de negociação . Boas compras...
:-"
Só analiso instrumentos em que detenho interesse , veja o disclaimer aqui-----------»........................
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 251
Registado: 27/8/2013 15:03

Re: Quanto valem os CTT?

por Ruffus86 » 20/11/2013 10:48

Bom dia, há alguma "referencia" em relação ao rateio?


Isto é, quem subscrever o máximo possivel de acções, na primeira fase, no máximo poderá ficar com quantas? há algum estudo ou referencia?

Alguem consegue dar um palpite?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1083
Registado: 31/10/2013 13:54

Re: Quanto valem os CTT?

por SERRA LAPA » 20/11/2013 3:43

Sr_SNiper Escreveu:Para quem quiser i à OPV, qual a data para fazer a subscrição de modo a ter a maior quantidade possível de ações?



O primeiro período da OPV arranca esta terça-feira e termina a 25 de Novembro e o segundo período arranca a 26 de Novembro e termina a 2 de Dezembro.


A grande diferença entre os dois períodos é que as ordens dadas no primeiro beneficiam de um “coeficiente de rateio superior, em 100%, em relação àqueles investidores cujas ordens sejam transmitidas durante o segundo”, refere o prospecto.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 20/11/2013 1:38

Para quem quiser i à OPV, qual a data para fazer a subscrição de modo a ter a maior quantidade possível de ações?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por h_machado » 20/11/2013 1:12

É uma operação de markting para atraiar mais clientes.

Para muitos vai ser criada uma carteira de titulos nova, ou junta-se á EDPR que já lá anda ha uns tempos.
Ganham-se aqui umas comissões de manutenção mais uns custos de execução das ordens.

É uma oportunidade de agarrar alguns que acham piada e decidem comprar mais umas coisitas.
Mais custos de execução de ordens, muitas vezes desproporcionais ao potencial do investimento.

A % que disponibilizam parece a correcta, cada um fica com uma ninharia e a ser comido em comissões. Ou será que não é esse o objectivo? :?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 97
Registado: 23/9/2013 21:37

Re: Quanto valem os CTT?

por Rural1 » 20/11/2013 1:00

As ações para o público em geral são 15.750.000.
Em consequência, caso haja 157.500 pessoas a pedir ações, o que não me parece exagerado, dada a euforia que atravessamos, cada uma só terá direito a 100 ações.
Para além disso, quanto menos ações subscrever menos ações terei.
Assim, penso que não valerá a pena ter o dinheiro cativo por uns dias e pagar comissões, de compra e de posterior venda, para ter , provavelmente, um reduzido número de ações.
 
Mensagens: 50
Registado: 16/11/2009 1:46
Localização: 14

Re: Quanto valem os CTT?

por Di120 » 20/11/2013 0:26

Eu estou fora, o estado não é pessoa de Bem, esta opv tem muita parra e pouca uva. Vou vê-las a cair e depois logo vejo se entro ou não. Apartida, e da análise que fiz não vi potencial de subida no preço fixado para as ações. Se quero ações com potencial de valorização, é só ir ao psi atual.
The game of speculation is the most uniformly fascinating game in the world. But it is not a game for the stupid, the mentally lazy, the person of inferior emotional balance, or the get-rich-quick adventurer. They will die poor.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 115
Registado: 25/6/2009 2:21
Localização: Lisbon

Re: Quanto valem os CTT?

por Hawkins » 19/11/2013 23:25

Telemaco Escreveu:Já ando nas lides bolsistas há 20 anos e nunca vi uma coisa destas. O entusiasmo para com as ações dos CTT é enorme. Talvez comparável com as primeiras privatizações da EDP. Mas agora mais sofisticada. Pois os jornais económicos não só dizem que é uma boa aquisição mas ainda acrescentam quais os dividendos no futuro, qual será o seu tipo de governo, comparam com dividendos e outros dados de outras empresas semelhantes, etc etc. E os CTT são sempre a maior. É um empurrar constante de notícias a gabar os CTT como nunca tinha visto.
Quando a esmola é muita até o santo desconfia.


Tb ando com a mesma sensação. É uma publicidade tal que é de desconfiar.
Vamos esperar pelos próximos capítulos.
 
Mensagens: 14
Registado: 27/7/2013 22:28

Re: Quanto valem os CTT?

por ocart » 19/11/2013 22:35

Pelo que por aqui li e pelo normal funcionamento dos Bancos em empurrarem os clientes a pedir o máximo, cada um terá á volta de cento e tal ações, portanto é natural que haja a tal inesperada procura para quem queira ter mais que esta quantidade. Pelos comentarios de corredor as ações estão a ser colocadas muito caras pois já iontegram os quase 5 milhões de comissões a pagar aos Bancos. Ir a uma OPV para conseguir cento e tal não vale a pena e assim sendo alguem vai ter que controlar todo este processo já que as Institucionais vão querer apanhar uma boa percentagem. Não está claro e assim sendo o melhor é estar quieto e deixar correr.......
 
Mensagens: 688
Registado: 29/11/2007 11:18
Localização: agualva

Re: Quanto valem os CTT?

por jupiter2001 » 19/11/2013 21:23

Telemaco Escreveu:Já ando nas lides bolsistas há 20 anos e nunca vi uma coisa destas. O entusiasmo para com as ações dos CTT é enorme. Talvez comparável com as primeiras privatizações da EDP. Mas agora mais sofisticada. Pois os jornais económicos não só dizem que é uma boa aquisição mas ainda acrescentam quais os dividendos no futuro, qual será o seu tipo de governo, comparam com dividendos e outros dados de outras empresas semelhantes, etc etc. E os CTT são sempre a maior. É um empurrar constante de notícias a gabar os CTT como nunca tinha visto.
Quando a esmola é muita até o santo desconfia.


Talvez, mas acho que nenhum governo deixa as ações caírem numa OPV promovida pelo estado, estavam tramados nas eleições.
Vai mais longe um parvo em pé, que um intelectual sentado.

Se queres algo que nunca tiveste, tens que fazer algo que nunca fizeste.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 21
Registado: 29/11/2007 9:30
Localização: corroios

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: hugob0ss, PAULOJOAO e 90 visitantes