Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por hugob0ss » 25/2/2017 12:27

Perseu Escreveu:caros HugoBoss, rg7803 e Serra Lapa,

Agradeço as V. simpáticas palavras, e como o clima Bear desta ação não se desvaneceu, se possível, dêem a Vossa opinião sobre os CTT: curto prazo/médio prazo, sinais/riscos/oportunidades técnicas e fundamentais (por mais elaborada ou sintética que seja).
cumprimentos, perseu


Bom dia,

Eu sou uma pessoa optimista e tenho um perfil de investimento de mais longo prazo e por isso o meu interesse pelos CTT, portanto tendo a concordar bastante com o que escreveste no post anterior em termos de força e oportunidades. Apesar de tambem achar que em termos de riscos e fraquezas o Artista Romeno tem alguma razão.

A minha perspectiva sobre os CTT é a seguinte:
Acho que neste momento o negócio da distribuição de correio está em queda, mas pelo que tenho visto da estratégia que tem sido empregue pela gestão é tentar compensar estas perdas no correio normal com um mix de preços , e tentar ganhar cada vez mais com o e-comerce. Uma noticia recente mostra que este sector está em crescimento http://tek.sapo.pt/noticias/internet/artigo/comercio_eletronico_em_portugal_cresce_acima_da_media_europeia-48308gxt.html e que a tendência vai continuar a ser positiva. Para os ctt esta tendência já se refletiu nos resultados do 3 trimestre no segmento (Express & Parcels
€2.9m (+93.3%) ).

Relativamente ao negocio do banco e serviços financeiros, mais uma vez os dados macro-economicos mostram que a tendência é positiva,
https://www.idealista.pt/news/financas/credito-a-habitacao/2017/02/15/32768-euforia-no-credito-a-habitacao-mais-44-de-emprestimos-dados-e-familias-cumprem ,https://www.dinheirovivo.pt/lusa/habitcao-avaliacao-bancaria-das-casas-sobe-janeiro/ e https://www.noticiasaominuto.com/economia/744845/credito-especializado-sobe-29-em-2016

Acho que é neste negócio que está o potencial maior, quer em termos de crédito ao consumo como no crédito à habitação estão bem posicionados, tendo sido lançado recentemente o crédito à habitação com um spread competitivo 1,75%, creio que neste momento melhor só o bankinter, mas não conheço em detalhe as ofertas.
Conseguiram uma base de clientes rapidamente e a tendência vai ser continuar a crescer e tem uma coisa que é fundamental para o negócio da banca, a marca CTT é sinonimo de confiança. Neste momento não há "bad loans" e como estão a começar do inicio o negocio tem a vantagem de fazer as coisas bem.

Em termos financeiros continuam com uma posição muito confortável, e com liquidez suficiente para investir e com uma redução continua nos custos operacionais.

Em termos de indicadores de valorização vou só deixar um quadro que tirei daqui http://www.reuters.com/finance/stocks/financialHighlights?symbol=CTT.LS
valuation_ratio_ctt.png
valuation_ratio_ctt.png (14.86 KiB) Visualizado 7100 vezes


PE historicamente baixo, Price to sales aproximadamente igual 1 e price to cashflow bem abaixo do sector.
Quem quiser pode consultar os restantes dados no link que deixei.

Para concluir, uma empresa com bastante potencial, com parte do negócio em queda e com outro com boas perspectivas de crescimento, como disse ao inicio sou optimista e a minha visão é de longo prazo, a minha estratégia para já é manter-me na acção e reforçar após o dividendo, e ir acompanhando os dados que vão saindo.

Cumprimentos e bom fim de semana,
Hugo.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
 
Mensagens: 339
Registado: 23/10/2008 14:18
Localização: 16

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Optimiza » 24/2/2017 11:17

Comentário diário sem alterações nos CTT que continuam a sua demorada consolidação no canal (4.9 mega suporte/5.66 topo/5€ não têm relevo como suporte).
Stopado na Nvidia, hoje colocarei parte do cash no "Depósito a prazo CTT", em função do interessante teste à resistência na MMS20 nos 5.02.

CTT também suportado pelo PSI17, com primeiro target nos 4750, em definição a GoldenCross (dia de hoje, por confirmar na próxima semana). É paradoxal dizer isto, mas Psi17 está tecnicamente mais resiliente face a um S&P500 (que implora por uma forte correção e ao qual espero um PSI17 a cair pouco), nos 2 últimos anos de benchmark (hoje vai ser o primeiro dia em que estarei mais no PSI do que no S&P em sei lá quantos anos).

Sinais positivos nas 3 ações (dividends +/- 50 cents) CTT, Jerómo, Galp, : Galp com duplo suporte fixo e móvel no curto prazo (13.5), Jerómo ignorou o efeito expansionista da Zabka e do Carrefour e defenderá com algum vigor o suporte fixo nos 14.975€, EDP (maus resultados já descontados,vão levar a ação acima aos 3.22€, estou dentro), NOS, Sonae e The navigator perto de "suportes de aço".
CTT rcp MMS20 a 5.02.gif
CTT rcp MMS20 a 5.02.gif (28.82 KiB) Visualizado 7318 vezes

EDP 3.22 upside potential acima da LTA MMS20 MMS50.gif
EDP 3.22 upside potential acima da LTA MMS20 MMS50.gif (30.31 KiB) Visualizado 7318 vezes

JERÓME  suporte e base de canal secundário.gif
JERÓME suporte e base de canal secundário.gif (33.38 KiB) Visualizado 7318 vezes

PSI17  Goldencross.png
PSI17 Goldencross.png (36.78 KiB) Visualizado 7318 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 24/2/2017 10:16

ativo Escreveu:Pelo andar da carruagem (consolidação da cotação em baixo) penso que, apesar do atrativo do dividendo que será distribuído, a cotação dos CTT irá descer ainda mais proximamente, tornando-se a atual zona de consolidação uma zona de resistência futura.


Pela negociação também tenho essa ideia.
Está uma grande parte dos investidores a comprar a 5 euros convencida que já é suporte e agora só pode subir e aos poucos entregam tudo a 5 euros mas sem deixar quebrar para continuar a vender volumes elevados a este preço.
Se existir recuo dos mercados , poderá fazer valores inferiores e esses 5 onde uma grande maioria está a acumular poderá tornar-se a próxima resistência forte .
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 26/2/2017 19:05, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ativo » 24/2/2017 10:04

Pelo andar da carruagem (consolidação da cotação em baixo) penso que, apesar do atrativo do dividendo que será distribuído, a cotação dos CTT irá descer ainda mais proximamente, tornando-se a atual zona de consolidação uma zona de resistência futura.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por RogerR » 23/2/2017 13:44

Há alguns dias atrás foi amplamente divulgado a redução da BlackRock no capital dos CTT (deixou de ter participação qualificada). Esta semana a BlackRock aumentou a participação e voltou a ter uma participação qualificada (ligeiramente acima dos 2%), mas desta vez nada foi divulgado nos jornais da especialidade!
 
Mensagens: 150
Registado: 9/5/2016 10:18

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 23/2/2017 13:34

Caros foristas,

Eu estou aqui em aprendizagem..eu só pedi desculpa pelos comentários irónicos, eventualmente, menos apropriados.
Quanto à m/"opinião" é que os CTT estão a "marinar" e os 4,9€ representam o fundo do poço, sem prejuízo de, nas próximas sessões, cair novamente até a essa resistência.
Mas...
o que se passa, na minha visão empírica é que a cotada não vai crescer muito até à divulgação dos resultados em 3/9.
Quando estes forem divulgados a quebra do Ebitda, situando-se nos valores já divulgados e projectados, fará a ação subir, porquanto dirão os analistas " os CTT hoje fecharam a registar mais uma vez (fortes) ganhos após a divulgação das suas contas anuais onde se verificou uma quebra do EBITDA na ordem dos 7%, mas os quais já era esperados. A valorizar a subida da cotação está ainda o valor dos dividendos a pagar na ordem dos 0.48 por acção que a administração tenciona propor."
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Optimiza » 23/2/2017 12:50

Alguma razão eagleTrader (embora na Galp já não veja tão claro o driver de crescimento e na JM, as margens operacionais na Polónia são uma incógnita cambial e comercial), mas o que me preocupa nestas 3 ações, não é o facto de o dividendo ser igual mas sim a indefinição técnica no curto prazo apenas.

Os CTT não são cash consumers, sendo o seu oposto » uma clássica cash cow em 2016 e 2017 (com OM, EBITDA, ROA e ROE tão simpáticos e nada alavancada). Os actuais 48 cents de dividendos (9.7%yield), que serão reduzidos para 2018, correspondem a 90% do resultado líquido, resultam de uma má ou boa decisão estratégica da Administração que é potenciada pelas margens operacionais do negócio e pelo excesso de liquidez acumulado.

Thomson Reuters Financial Ratios

Valuation 2016e 2017e
P/E ratio (Price / EPS) 11,3x 12,2x
Capitalization / Revenue 1,07x 1,07x
EV / Revenue 0,68x 0,64x
EV / EBITDA 3,88x 3,77x
Yield (DPS / Price) 9,48% 9,70%
Price to book (Price / BVPS) 3,34x 3,53x

Profitability 2016e 2017e
Operating Margin (EBIT / Sales) 14,1% 13,2%
operating Leverage (Delta EBIT / Delta Sales) -5,64x -
Net Margin (Net Profit / Revenue) 9,16% 8,56%
ROA (Net Profit / Asset) 5,93% 5,73%
ROE (Net Profit / Equities) 26,8% 27,9%
Rate of Dividend 107% 119%

Balance Sheet Analysis 2016e 2017e
CAPEX / CA 4,35% 4,16%
Cash Flow / Sales 11,4% 12,8%
Capital Intensity (Assets / Sales) 1,54x 1,49x
Financial Leverage (Net Debt / EBITDA) -2,24x -2,56x

nota - Jinx, basta 10 minutos dia de participações (um intervalo no trabalho), não é muito importante serem comentários melhores ou piores, certos ou errados, interessa é que se expresse uma opinião fundamentada (e como eu, muitos apreciam o que tu escreves), se desenvolva consciência crítica e que se construa cenários +ou- protegidos. Tudo é falível e contextualizável, porque "teres prognósticos só depois do jogo ter terminado num novo recorde ou num crash" é fácil!
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 23/2/2017 12:38

Perseu Escreveu:As 3 empresas com dividendo aproximado do PSI20 - CTT, Jerónimo Martins e Galp (48 a 51 cents), estão em consolidação/sem tendência definida no curto prazo (fruto dos resultados, das incógnitas sobre os novos negócios e das margens nos segmentos core).

CTT mantem-se no canal (4.9/5.66€), bearish em todos os prazos, sendo importante essa consolidação a la longue - quanto mais tempo aí estiver a marinar mais significativa vai ser a evolução e o sinal em ruptura (breakout, gapdown, vai ser impactante e com reflexo a médio prazo).
win win - Este compasso de espera permite também que os Bears vendam suave e paulatinamente, e que os Bulls obtenham liquidez noutros activos para pensar em reforçar no título. A resistência na MMS20 encontra-se hoje nos 5.07€ e continua a toldar qualquer inversão de tendência.

Das mil e uma evoluções possíveis dos CTT, para visualizar e descartar, abro um cenário hipotético bull, vislumbrando uma analogia gráfica com o Credit Suisse, das minhas favoritas na Europa, embora sector bancário ainda seja irrelevante nos CTT, olhar para Julho/Agosto (sei que CS não tem dividendos o que facilita a segurança dos movimentos), mas graficamente, após uma enorme correção com dois gapdowns surge uma fase de consolidação no canal1 e descrença, encetando a ação uma subida por patamares, de 50% face a mínimos (algo que não é totalmente descabido para os CTT).
CTT teste na resistência MMS20.gif

Credit Suisse comprar em correções perto do suporte.gif

CREDIT SUISSE leg down now vs long term bull.png



Gostaria de publicamente pedir desculpa ao fórum pelos m/comentários .. que pouco contribuem para o que seja e, com a agravante, de certa forma poder ter aberto a porta a outros de igual calibre neste tópico .. quando o que se pretende, julgo, é que haja análises que enriqueçam o debate e a perspectiva que cada um tem desta e doutras cotadas. Sorry
Ainda bem que pessoas como Perseu, Eagletrader20, AntonioManuel, Trend=friend e outros não se deixam intimidar e continuam a brindar-nos com os seus conhecimentos e análises. Thank You

p.s - como despedida não resisto a dizer que irei fazer por nada dizer até vender as m/acções, as quais vendo agora ao mesmo preço que disse ontem, mas face à perspectiva atual que o caro Perseu equacionou, como não sendo de toda descabida, de subida de 50% face a mínimos, com um ligeiro acréscimo de 3,5% aos 5.8€, grosso modo, 6€ (claro que no mercado podem comprar + baratas ..mas não é igual .. o ato de comprar "over the counter" é só por si uma experiência única .. pela qual, naturalmente, se paga) [b]
p.s -2 estou convencido que sucederá um breakout entre as próximas 5/10sessões..com a divulgação dos resultados a 9/3
Editado pela última vez por umXdois em 23/2/2017 12:55, num total de 1 vez.
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 23/2/2017 12:20

"As 3 empresas com dividendo aproximado do PSI20 - CTT, Jerónimo Martins e Galp (48 a 51 cents), estão em consolidação/sem tendência definida no curto prazo (fruto dos resultados, das incógnitas sobre os novos negócios e das margens nos segmentos core)."

Não vejo relação absolutamente nenhuma entre CTT e GALP / JMT.
Estas 2 são lideres do índice por terem negócios e fundamentais excelentes , basta ver crescimento do negócios e dinheiro liberto no negocio.
O valor absoluto do dividendo não tem nenhum significado.

Em termos de track record e perspetivas futuras são empresas neste momento incomparáveis.

A GALP e JMT são neste momento empresas com excelentes fundamentais , com previsão de ótimos resultados futuros, seguindo uma politica consolidada durante anos.

CTT embarcou num projecto completamente díspar da sua atividade CORE no passado , que para já não passa de cash consumer e sem registo de resultados para os investidores apurarem da certeza de resultados .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Optimiza » 23/2/2017 12:03

As 3 empresas com dividendo aproximado do PSI20 - CTT, Jerónimo Martins e Galp (48 a 51 cents), estão em consolidação/sem tendência definida no curto prazo (fruto dos resultados, das incógnitas sobre os novos negócios e das margens nos segmentos core).

CTT mantem-se no canal (4.9/5.66€), bearish em todos os prazos, sendo importante essa consolidação a la longue - quanto mais tempo aí estiver a marinar mais significativa vai ser a evolução e o sinal em ruptura (breakout, gapdown, vai ser impactante e com reflexo a médio prazo).
win win - Este compasso de espera permite também que os Bears vendam suave e paulatinamente, e que os Bulls obtenham liquidez noutros activos para pensar em reforçar no título. A resistência na MMS20 encontra-se hoje nos 5.07€ e continua a toldar qualquer inversão de tendência.

Das mil e uma evoluções possíveis dos CTT, para visualizar e descartar, abro um cenário hipotético bull, vislumbrando uma analogia gráfica com o Credit Suisse, das minhas favoritas na Europa, embora sector bancário ainda seja irrelevante nos CTT, olhar para Julho/Agosto (sei que CS não tem dividendos o que facilita a segurança dos movimentos), mas graficamente, após uma enorme correção com dois gapdowns surge uma fase de consolidação no canal1 e descrença, encetando a ação uma subida por patamares, de 50% face a mínimos (algo que não é totalmente descabido para os CTT).
CTT teste na resistência MMS20.gif
CTT teste na resistência MMS20.gif (26.11 KiB) Visualizado 7934 vezes

Credit Suisse comprar em correções perto do suporte.gif
Credit Suisse comprar em correções perto do suporte.gif (30 KiB) Visualizado 7934 vezes

CREDIT SUISSE leg down now vs long term bull.png
CREDIT SUISSE leg down now vs long term bull.png (44.73 KiB) Visualizado 7934 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ativo » 23/2/2017 9:32

ativo Escreveu:
nuuuuno Escreveu:
ativo Escreveu:A compra de ações CTT para receber o respetivo dividendo pode revelar-se desastrosa, a prazo...

Convém não esquecer que um "graúdo", recentemente, não quis receber o dividendo tendo forçado a queda da cotação dos CTT com abertura de um enorme "gap down". Este desapego relativamente ao dividendo, por parte de um "graúdo", deve fazer pensar ...

O mercado tende a penalizar a cotação de uma empresa que distribui dividendos sem apresentar resultados compatíveis com os dividendos distribuídos ...


Por esse graúdo que saiu...tens outro 5 que ficaram...! :lol: Pode dizer muito ou nada...

Alguém tem que ser o primeiro a sair ...

nuuuuno Escreveu:
lógica da batata....

Tal como dizer que se um investidor saiu outros ficaram ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por nuuuuno » 23/2/2017 9:20

ativo Escreveu:Alguém tem que ser o primeiro a sair ...

lógica da batata....
 
Mensagens: 1226
Registado: 10/11/2011 10:05

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Eurobrexit » 23/2/2017 0:51

Devemos todos vender pois os CTT vão fechar!
Vejam o Gráfico:
https://markets.ft.com/data/equities/te ... ?s=CTT:LIS

Vamos deixar de enviar cartas!
O Banco CTT vai fechar (vai dar prejuízo como todos os banco bem geridos e demais empresas de crédito ao consumo)!
A Amazon/Alibaba e afins vão fechar, logo os CTT não vão poder distribuir encomendas como hoje (Não sabem fazê-lo)!
Por fim vamos morrer todos um dia!

PS: será que só têm interesse em Portugal para comprar bancos falidos e que nunca vão dar lucro (qual o racional da compra então => perder dinheiro)!?
Não haverá ninguém interessado (para além dos que já são os maiores accionistas do CTT) em comprar uma empresa deste tipo (Cash Cow)?

PS: desculpem-me mas estou demasiado negativo hoje, tb com as ações a 5 euros quando foram vendidas a 5.5 e já estiveram acima dos 10 euros!!! - ainda bem que a realidade é mutável - esperemos estar do lado certo da onda
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ativo » 22/2/2017 23:57

nuuuuno Escreveu:
ativo Escreveu:A compra de ações CTT para receber o respetivo dividendo pode revelar-se desastrosa, a prazo...

Convém não esquecer que um "graúdo", recentemente, não quis receber o dividendo tendo forçado a queda da cotação dos CTT com abertura de um enorme "gap down". Este desapego relativamente ao dividendo, por parte de um "graúdo", deve fazer pensar ...

O mercado tende a penalizar a cotação de uma empresa que distribui dividendos sem apresentar resultados compatíveis com os dividendos distribuídos ...


Por esse graúdo que saiu...tens outro 5 que ficaram...! :lol: Pode dizer muito ou nada...

Alguém tem que ser o primeiro a sair ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por nuuuuno » 22/2/2017 23:28

ativo Escreveu:A compra de ações CTT para receber o respetivo dividendo pode revelar-se desastrosa, a prazo...

Convém não esquecer que um "graúdo", recentemente, não quis receber o dividendo tendo forçado a queda da cotação dos CTT com abertura de um enorme "gap down". Este desapego relativamente ao dividendo, por parte de um "graúdo", deve fazer pensar ...

O mercado tende a penalizar a cotação de uma empresa que distribui dividendos sem apresentar resultados compatíveis com os dividendos distribuídos ...


Por esse graúdo que saiu...tens outro 5 que ficaram...! :lol: Pode dizer muito ou nada...
 
Mensagens: 1226
Registado: 10/11/2011 10:05

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ativo » 22/2/2017 22:39

A compra de ações CTT para receber o respetivo dividendo pode revelar-se desastrosa, a prazo...

Convém não esquecer que um "graúdo", recentemente, não quis receber o dividendo tendo forçado a queda da cotação dos CTT com abertura de um enorme "gap down". Este desapego relativamente ao dividendo, por parte de um "graúdo", deve fazer pensar ...

O mercado tende a penalizar a cotação de uma empresa que distribui dividendos sem apresentar resultados compatíveis com os dividendos distribuídos ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por nuuuuno » 22/2/2017 21:32

com rouding bottom ou sem a verdade é que um dividend yield a rondar os 9% começo a ficar enamorado...
 
Mensagens: 1226
Registado: 10/11/2011 10:05

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por AntónioManuel » 22/2/2017 17:38

Quando disse sinais positivos no gráfico horario não me referia a essas figuras que por acaso não vi, referia-me á acumulação na base á quebra da zona dos 4.98 e á ação nas ultimas velas na linha de tendencia ascendente que coloquei que na minha opinião é muito bulish e normalmente antecede breakouts
Anexos
ctt1h.png
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 22/2/2017 16:56

rsacramento Escreveu:
trend=friend Escreveu:Realmente... cup n' handle com projeção nos 5,4...

The Cup with Handle is a bullish continuation pattern


in http://www.stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:chart_analysis:chart_patterns:cup_with_handle_continuation


Redit
O Cup & handle proferido aqui deu-se momentos antes da inversão da cotada novamente para terreno positivo ... conclusão: existem investidores no caldeirão ... e gostam de chávenas .. com asas .. (ainda outra conclusão: dada a alternância entre o verde/vermelho as perspectivas bullish não estão a chegar ao n.º suficiente de investidores .. para consolidar o trend. a ver se se enviam umas cartas a possíveis interessados a dar a boa nova e dizer "é comprar agora antes que suba") p.s - eu já tenho a minha parte e vendo se me oferecerem 5.8 .. hj (p.s 2 - o mercado fechou e não vendi, pelos vistos há quem venda + barato. mas aposto que é correio chinês)
Editado pela última vez por umXdois em 23/2/2017 8:27, num total de 1 vez.
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por rsacramento » 22/2/2017 16:48

trend=friend Escreveu:Sacramento,
A doutrina diverge, tb pode ser bottoming formation dada a similitude com rounding bottom

não existe grande similitude, para usar as tuas palavras:
The Rounding Bottom is a long-term reversal pattern that is best suited for weekly charts. It is also referred to as a saucer bottom, and represents a long consolidation period that turns from a bearish bias to a bullish bias.


ou seja, a formação do padrão é extremamente prolongada

cf http://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:chart_analysis:chart_patterns:rounding_bottom_reversal
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 22/2/2017 16:41

Sacramento,
A doutrina diverge, tb pode ser bottoming formation dada a similitude com rounding bottom
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por rsacramento » 22/2/2017 16:14

trend=friend Escreveu:Realmente... cup n' handle com projeção nos 5,4...

The Cup with Handle is a bullish continuation pattern


in http://www.stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:chart_analysis:chart_patterns:cup_with_handle_continuation
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 22/2/2017 16:10

Realmente... cup n' handle com projeção nos 5,4...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por AntónioManuel » 22/2/2017 15:31

Estou a ver alguns sinais positivos tanto no semanal como a 1H veremos se nas próximas horas se confirmam
Anexos
cttseman.png
Gráfico Semanal
ctt1h.png
Gráfico 1H
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Pedromfg » 22/2/2017 14:11

Perseu Escreveu:nota - o recebimento do DY logo em Maio, faz com que os 48 cents dêem uma taxa de juro anualizada de 42% brutos, porque se compra a ação agora aos estóicos acionistas anteriores que viram esfumar-se 55% da cotação e que abdicaram dos dividendos...
CTT teste na MMS20 a 5.12.gif



Acho que essas contas, mesmo que não tão minuciosas muita gente anda a fazer. Razão pela qual se calhar este tópico dos CTT tem estado tão activo. Eu sigo, não costumo comentar porque sei pouco para contribuir.

A minha impressão é que esta cotada há de mexer, com novos compradores a quererem o papel. Seja pelo potencial do negócio, seja pelo dividendo.

Também ainda não defini se entro, na perspectiva da valorização antes do dividendo, saio antes do dividendo e fico descansado ver a reação após o pagamento do dividendo, que é a minha principal preocupação. A verdade é que quero estar dentro quando ela subir.

Apenas uma opinião de quem não está tão dentro das AT/AF mas que se calhar é o perfil de uma parte dos investidores.

Também já pensei que a "pressão" vendedora, pode estar interessada em manter a cotada dentro de controlo para depois dos dividendos (que é bem provavel que venha um bocado por ai a baixo) volte a recuperar a posição que foi largando no mercado e até reforçar. Já percebi que os pequenos accionistas, mais do que lamentar da falta de poder de fogo é aproveitar os movimentos do mercado e navegar nas ondas.

Bons negócios.
Alerta, novato a comentar! Não percebo nada disto.
 
Mensagens: 40
Registado: 11/3/2008 9:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 296 visitantes