Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Tourso » 9/3/2017 1:13

Caro Perseu,

sempre límpido no bom português e na análise. A questão é que desde a malfadada vela dos "idos" de Janeiro que a Carteira só quer o chá das cinco.

É bom de se ter em conta, os "postais" do fórum. Estive a uma serrilha de entrar. Contudo se caiu quase 50% ( no sector inserido, que a meu ver é para o nosso mercado, enublado), vai dar grosso modo 8% de dividendo, tem a força que tem no PSI...

Alguma coisa vai mal.

Quando se fala em queda de cotada, temos de ver o porquê.
E se fossem por um passe de mágica ca. de 20%?
Alguém estaria aqui a falar? (eu incluído.)
O preço manda.Sempre.

Se "apagássemos" a vela pirata a partir de 27/1? seria uma cotada com uma oscilação normal a um ano, blá, blá....
Cotadas houve que foram "vítimas " ou ProcterGamblizadas :mrgreen: em 6/2010 . Mas hoje...
Quando uma cotada é tomada de panico ( vide BPI) o mercado toma o pulso e revitaliza-a.

Vamos ser mais Ilusionistas?
E se fossem só 15%?
De 26/02/2016 a 7,14€ e tivesse parado no fatídico dia 27/01/2017 nos 6,012€, era a desvalorização que tínhamos. 15%! É muito no longo prazo?

Antes da queda, procurava-se aqui entender o porquê do marasmo dos CTT: antes de 27/1. É só ver. Muitos camaradas anteciparam isto.

Aliás o CB funciona para mim, como parte integrante, de prover uma memória histórica ( grande tópico, a memória do preço, Perseu!) e passado 3,6,9 meses ou entrar-se em anos, como é que o mercado apreende o preço e suas variações e interpretações. AT incluída...

Compreender o Fevereiro inteiro é a chave. Muitas explicações já foram dadas.

Actuar: houve uma altura em que o meu preço era 4,6, tinha os dividendos como almofada, depois o actual, depois parei para pensar.
Se a cotada tiver um bom desempenho e consequente força de compra, ganhar 10/20% a 5/5.5/6/ é-me indiferente.
Já não o é se estiver "sustentado" apenas nos dividendos ( que não gosto).

Se ganharem neste belo fundo uma subida descomunal, está aqui um camarada a levantar uma taça!
BN
Editado pela última vez por Tourso em 9/3/2017 1:23, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 180
Registado: 18/6/2014 22:31

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Optimiza » 8/3/2017 23:59

Que os resultados amanhã, no termo da sessão, concedam um novo "guidance" para esta ação (parada há mais de 1 mês). Com gráfico diametralmente oposto ao mega bull DEUTSCHE POST (anexo), ou United States Post Holdings (anexo), em 2 anos o mega Bear CTT tombaram de 10.60€ para 4,98€ (cotação de 6.62€ em janeiro de 2017). Os CTT são o recordista das quedas de 2017 no PSI e o recordista do Dividendo percentualmente mais elevado.

Será que vai cair até ao target dos 4.8€ (48cents dividend/10%DY) :?: O dilema para quem vai investir a 2 meses em CTT coloca-se em várias componentes: Entrar com metade na quinta feira, ou esperar pela rutura do derradeiro suporte nos 4.9€, e nesse caso não iria até aos 4.45? E se a ação dispara no dia 10?

* RESULTADOS JÁ DESCONTADOS PELO MERCADO para quem acredita na cash cow e no investimento no BancoCTT » Após a queda de 55% em 2 anos, de cotar 12% abaixo da OPV e de assumir os 48 cents de dividendo, devem estar descontados os "Maus" resultados (Resultado Líquido abaixo dos 60 milhões e Ebitda a ultrapassar os 20% de redução), ou "Bons" (acima disso, dividendos de 48cents em Maio e com dividendos 2018 superiores a .31cents)
Esgotamento da força vendedora dos últimos meses ou nem por isso :?:
* Disponibilidade para aguentar perdas contabilísticas iguais aos dividendos :?: (Os stops nesta ação terão necessariamente de estar próximos ou acima dos 10%)
* Aquele gapdown nos 6.05 "pede para ser fechado", mas é atingível até 17 de Maio :?:
CTT 2 anos.gif
CTT 2 anos.gif (29.85 KiB) Visualizado 5750 vezes
CTT único suporte fixo 4.9.gif
CTT único suporte fixo 4.9.gif (26.46 KiB) Visualizado 5750 vezes
DEUTSCHE POST.gif
DEUTSCHE POST.gif (30.53 KiB) Visualizado 5750 vezes
Anexos
US Post Holdings.png
US Post Holdings.png (39.28 KiB) Visualizado 5750 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 8/3/2017 20:52

Rocardmag, até pode funcionar como suporte, mas veremos o que dizem os resultados. E o que parece ser mais provável é o que está no gráfico. Sendo que no gráfico está que não serão nada animadores.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ricardmag » 8/3/2017 20:25

Gráfico horário :arrow:

CTT.PNG
CTT.PNG (35.34 KiB) Visualizado 5917 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 8/3/2017 19:51

Não sei se ficará por aí, o que se vê no gráfico não é fruto de um qualquer acaso ou somente de uma saída significativa, é o resultado da percepção em relação ao futuro da empresa. Hoje até saiu uma má notícia para os CTT, a propósito do acordo que a Amazon fez com a Repsol para a Península Ibérica.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ativo » 8/3/2017 19:34

Por engano reeditei, novamente, o mesmo "post".

Em 24/02/2017:

EAGLETRADER20 Escreveu:
ativo Escreveu:Pelo andar da carruagem (consolidação da cotação em baixo) penso que, apesar do atrativo do dividendo que será distribuído, a cotação dos CTT irá descer ainda mais proximamente, tornando-se a atual zona de consolidação uma zona de resistência futura.


Pela negociação também tenho essa ideia.
Está uma grande parte dos investidores a comprar a 5 euros convencida que já é suporte e agora só pode subir e aos poucos entregam tudo a 5 euros mas sem deixar quebrar para continuar a vender volumes elevados a este preço.
Se existir recuo dos mercados , poderá fazer valores inferiores e esses 5 onde uma grande maioria está a acumular poderá tornar-se a próxima resistência forte .


Em 03/03/2017:

ativo Escreveu:Cuidado com o cão ...


CTT.jpg
CTT.jpg (34.42 KiB) Visualizado 5249 vezes


Se os CTT vierem a cotar, proximamente, abaixo de 4,96 euros, então é melhor colocar o cinto de segurança ...

Fica o gráfico atualizado:
Anexos
CTT.png
CTT.png (25.53 KiB) Visualizado 5249 vezes
Editado pela última vez por Ativo em 10/3/2017 23:06, num total de 3 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 8/3/2017 16:23

EAGLETRADER20 Escreveu:A minha interpretação dos lotes negociados é que entre 5.00 e 5.01 existem poucas quantidades entregues , logo não existe uma vontade de venda e entrega imediata, sendo que vendas de lotes pequenos aparecem entre 5.012 e 5.04.

Aparentemente a indicação que me dá é que trava ímpeto da compra sem vontade de vender grandes lotes, senão até 5,00 podiam entregar facilmente 50K ou 100K que existe comprador no sistema e não entregam.

Agora neste ponto é quase impossível adivinhar qual a probabilidade do comportamento após resultados por 2 fatores :

1. Se resultados agradarem pode ter forte ímpeto para cima , pois a compra está mais receosa que a venda convicta, mas se não gostarem da comunicação a coisa pode descambar e vir rapidamente aos 4.80

2 . DAX e SPX estão aparentemente nervosos e a Yellen vai subir taxas próxima semana , se americanos estes dias quebrarem suportes e CTT andarem com esta pouca força na compra venda pode acelerar e fazer danos .


Neste ponto é quase lotaria, diria que quem quiser arrisca e pode dar movimento forte para os 2 lados.

Como para mim probabilidade neste ponto é quase 50 / 50 eu vou aguardar o comportamento após resultados e depois vejo se justifica alguma entrada .


Obrigado pelo esclarecimento.
Quanto ao "pode descambar e vir rapidamente aos 4,8" não faço ideia, mas o caminho a c/p para lá chegar parece-me que está a ser trilhado.
Prognóstico (baseado na m/leitura da tendência a c/p): amanhã testa o suporte dos 4,9€ .. (mas pior será se romper na 6.ªf)
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 8/3/2017 12:54

A minha interpretação dos lotes negociados é que entre 5.00 e 5.01 existem poucas quantidades entregues , logo não existe uma vontade de venda e entrega imediata, sendo que vendas de lotes pequenos aparecem entre 5.012 e 5.04.

Aparentemente a indicação que me dá é que trava ímpeto da compra sem vontade de vender grandes lotes, senão até 5,00 podiam entregar facilmente 50K ou 100K que existe comprador no sistema e não entregam.

Agora neste ponto é quase impossível adivinhar qual a probabilidade do comportamento após resultados por 2 fatores :

1. Se resultados agradarem pode ter forte ímpeto para cima , pois a compra está mais receosa que a venda convicta, mas se não gostarem da comunicação a coisa pode descambar e vir rapidamente aos 4.80

2 . DAX e SPX estão aparentemente nervosos e a Yellen vai subir taxas próxima semana , se americanos estes dias quebrarem suportes e CTT andarem com esta pouca força na compra venda pode acelerar e fazer danos .


Neste ponto é quase lotaria, diria que quem quiser arrisca e pode dar movimento forte para os 2 lados.

Como para mim probabilidade neste ponto é quase 50 / 50 eu vou aguardar o comportamento após resultados e depois vejo se justifica alguma entrada .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por DIXIE2020 » 8/3/2017 12:43

Estou dentro com um stop losses bem apertado, porque em curto/medio prazo esta cotada, que paga um melhores dividendos do PSI, poderá recuperar um pouco das perdas de mais de 20% desde o inicio do ano,foi das únicas q ainda n recuperou, pelo menos até €5,50.
Bn
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 8/3/2017 12:39

EAGLETRADER20 Escreveu:Aparentemente os lotes da venda parecem pretender travar o ímpeto da compra , mais do que a venda efetiva de grandes lotes neste patamar.


Caro Eagletrader20,

Se puderes esclarecer a m/curiosidade, fiquei na duvida .., quanto à última frase?
Entendes que:
1- "os grandes lotes são colocados para refrear a compra e consequentemente que o preço suba"; ou
2- "os grandes lotes não estão dispostos a vender a qualquer custo, não se mostram nesta zona dos 5€ e esperam que o preço suba"; ou
3- "os grandes lotes quando se mostram (seja a que preço for) provocam esse efeito"?

Do que escreveste parece-me que pensas que os lotes são postos à venda com o intuito de baixar o preço ou pelo menos de impedir que ele suba. Não na ótica de vender pelo melhor preço, mas de refrear os ânimos compradores.
No domínio de pura especulação parece-me que faz mais sentido que esses lotes não estejam "desesperados" para vender do que querer impedir a subida da cotação embora quando os lotes grandes estão visíveis provoquem uma diminuição do ímpeto comprador.
Mas ao mesmo tempo quando vi o LOTE (quase 900.000 acções postos à venda 2ªf passada não executado e ainda não realizado) aliado à revisão em baixa de quase 16% dos lucros pela CaixaBI (quando a estimativa aponta para uma queda do Ebitda em 7%) ponderei se não devia pôr as m/açõeszinhas numa cartinha e despacha-las em correio azul .. e por isso uma leitura das tuas palavras no sentido que que referi em 1º lugar "Aparentemente os lotes da venda parecem pretender travar o ímpeto da compra" pode ter uma intenção que não seja de apenas esperar pela venda ao melhor preço .. E, se for essa a leitura correta das tuas palavras, pergunto-te qual a tua leitura desse fenómeno?
Obrigado
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 8/3/2017 10:43

Este titulo está completamente equilibrado nos 5 euros .

Compradores acham que conseguem comprar as qtd que quiserem a 5 e nessa zona estão sempre pelo menos 50K na compra , e não têm pressa em ir adquirir aos preços dos vendedores .

Mas nesta zona não existem vendedores de lotes grandes, só pequeninas entregas na maioria dos casos . Nos 5 para já não temos vendas .

Se resultados não desagradarem, tem de facto potencial para uma recuperação rápida , pois para alem de ser a única a perder 22% este ano e com dividendo de quase 10%, vendedor nesta área não parece querer entregar lotes grandes e assim que compras animarem pode ter subida rápida.

Provavelmente só depois dos resultados amanhã.

Aparentemente os lotes da venda parecem pretender travar o ímpeto da compra , mais do que a venda efetiva de grandes lotes neste patamar.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Optimiza » 7/3/2017 14:59

AFcapitão e trend=Friend, numa óptica de acionista, seria bom que os CTT mantivessem o dividendo de 48 cents agora e para 2018, mas quando os resultados estão sob enorme pressão devido à montagem do embrionário Banco CTT e a facturação do negócio core desce 4%, a futura manutenção do dividendo acima dos resultados (apesar da invulgar liquidez disponível nos CTT) torna-se temerária e gera preocupação nos investidores (pode-se por aqui explicar uma parcela da pressão vendedora destes últimos meses).
Manter 9.7% de DY é exagerado quando qualquer DY mantido, anualmente, acima de 3% é historicamente aceite numa ação como representando uma cash cow (ex locais: Nos cota a 5€ e tem 20cents dividend/Galp cota a 14€e tem 50 cents dividend/JM cota a 15.7 e tem 48cents dividend, os CTT estão claramente em "overdose").
Abraço,
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por afcapitao » 7/3/2017 14:38

EAGLETRADER20 Escreveu:O impedimento a subidas nesta cotada tem sido o camião de vendas estacionado na venda desde a queda forte.

O único upside que eu vejo é se alem da Standard mais nenhum institucional estiver a vender , enquanto nenhum comunicar baixa de posições , pode de facto não estar a vender , e a venda está sempre controlada somente ao patamar dos 5, a partir dai não têm querido vender e se fossem vários a pressão para quebrar os 5 seria muito maior.


A Standard eu compreendo porque precisava vender a posição toda , podia ser uma questão de liquidez para aplicar com a aquisição da Abeerden, aquisição anunciada ontem, ou cash necessário para reestruturar, se mais ninguém estiver a vender , assim que termine o lote de venda destes senhores , até pode ser que exista uma recuperação muito rápida.

"A Standard Life acordou na aquisição da Aberdeen por GBP 3.8B. "

"Standard Life to Buy Aberdeen in $4.7 Billion Stock Deal"

https://www.bloomberg.com/news/articles ... on-manager



A Standard life gere 260 mil milhões de Libras em assets. 48,6 mil milhões, são ações.
A participação de 5% nos CTT (+- 50 M€) era uma formiguinha em comparação com o negócio que realizaram.

http://www.standardlifeinvestments.com/ ... index.html
 
Mensagens: 249
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 7/3/2017 14:24

O impedimento a subidas nesta cotada tem sido o camião de vendas estacionado na venda desde a queda forte.

O único upside que eu vejo é se alem da Standard mais nenhum institucional estiver a vender , enquanto nenhum comunicar baixa de posições , pode de facto não estar a vender , e a venda está sempre controlada somente ao patamar dos 5, a partir dai não têm querido vender e se fossem vários a pressão para quebrar os 5 seria muito maior.


A Standard eu compreendo porque precisava vender a posição toda , podia ser uma questão de liquidez para aplicar com a aquisição da Abeerden, aquisição anunciada ontem, ou cash necessário para reestruturar, se mais ninguém estiver a vender , assim que termine o lote de venda destes senhores , até pode ser que exista uma recuperação muito rápida.

"A Standard Life acordou na aquisição da Aberdeen por GBP 3.8B. "

"Standard Life to Buy Aberdeen in $4.7 Billion Stock Deal"

https://www.bloomberg.com/news/articles ... on-manager
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 7/3/2017 14:14

afcapitao Escreveu:
Perseu Escreveu:Continuamos numa fase de incerteza nos CTT, Psi20 (goldencross ainda activa) e no S&P500/DowJ, atestado pelo VIX em números anormalmente baixos de volatilidade. Como facto interessante sobre a baixa volatilidade anexo frase certeira sobre a origem da volatilidade “Certainty creates volatility, not uncertainty”

CTT continuam a consolidação/indefinição (mais de 1 mês), com volumes conservadores, tendo por suportes móvel os 5.02 (MMS20) e fixo nos 4.9, tendo o set de resistências fixas e móvel na MMS50 nos 5.66 e 5.6.
O game changer deverão ser os Resultados Anuais anunciados dentro de dois dias. O mercado na Queda e nas ruturas anteriores já descontou algo como: lucros de 60,7 milhões de euros (queda de 15,7% face aos 72,1 milhões de 2015) e as receitas com uma queda global de 4,2% (EBITDA contrai 18,1% fruto do novo investimento no banco CTT).

especulando sobre cenários plausíveis até á distribuição de dividendos:
a) mantém-se 48 cents dividend(9.7% DY) a distribuir em Maio, acima de 31 cents a distribuir em 2018 (6% DY) com receita/ebitda/resultado em linha com projeção de Jan - breakout até aos 5.66, com fortes probabilidades de preenchimento do Gap down anterior.
b) mantém-se 48 cents dividend(9.7% DY) a distribuir em Maio, abaixo de 31 cents a distribuir em 2018 com receita/ebitda/resultado em linha com projeção de Jan - teste nos 4.9 e recuperação posterior para teste aos 5.66
c) mantém-se 48 cents dividend(9.7% DY) a distribuir em Maio, abaixo de 31 cents a distribuir em 2018 com receita/ebitda/resultado abaixo daprojeção de Jan - rompe suporte fixo nos 4.9, recuperação posterior até aos 5.3/5.4
d) revê em baixa 48 cents dividend(9.7% DY) a distribuir em Maio, abaixo de 31 cents a distribuir em 2018 com receita/ebitda/resultado em linha ou abaixo da projeção de Jan - rompe suporte fixo nos 4.9 e apenas estabilizará em torno dos 4€.



Olá Perseu,

desculpa-me a ignorância, mas não percebo porque insistes que o dividendo tem de ser reduzido em 2018...
Isso não é uma decisão com base nos resultados de 2017 (dos quais ainda não fazemos ideia)?

Obrigado!


Bom post, Perseu, mas parece-me que esse é mesmo o cenário mais plausível (manutenção do dividendo no matter what). Pelo menos enquanto os resultados do negócio normal rondarem os 60m e o Banco CTT progressivamente puder repor os níveis até aos 75m
É interessante ver o exemplo histórico do Austrian Post (cotado desde 2006) com máxima estabilidade e crescimento modesto dos dividendos. Mesmo em períodos de enorme turbulência nos mercados e nas cotações (oscilações de 18 euros a quase 50 euros). Uma altura até com dividendos extraordinários, mas abdicaram disso em benefício do crescimento pequeno mas constante.
Se os CTT mudam a política de dividendos então é que não há remédio, perde-se o essencial numa acção destas
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por afcapitao » 7/3/2017 14:04

Perseu Escreveu:Continuamos numa fase de incerteza nos CTT, Psi20 (goldencross ainda activa) e no S&P500/DowJ, atestado pelo VIX em números anormalmente baixos de volatilidade. Como facto interessante sobre a baixa volatilidade anexo frase certeira sobre a origem da volatilidade “Certainty creates volatility, not uncertainty”

CTT continuam a consolidação/indefinição (mais de 1 mês), com volumes conservadores, tendo por suportes móvel os 5.02 (MMS20) e fixo nos 4.9, tendo o set de resistências fixas e móvel na MMS50 nos 5.66 e 5.6.
O game changer deverão ser os Resultados Anuais anunciados dentro de dois dias. O mercado na Queda e nas ruturas anteriores já descontou algo como: lucros de 60,7 milhões de euros (queda de 15,7% face aos 72,1 milhões de 2015) e as receitas com uma queda global de 4,2% (EBITDA contrai 18,1% fruto do novo investimento no banco CTT).

especulando sobre cenários plausíveis até á distribuição de dividendos:
a) mantém-se 48 cents dividend(9.7% DY) a distribuir em Maio, acima de 31 cents a distribuir em 2018 (6% DY) com receita/ebitda/resultado em linha com projeção de Jan - breakout até aos 5.66, com fortes probabilidades de preenchimento do Gap down anterior.
b) mantém-se 48 cents dividend(9.7% DY) a distribuir em Maio, abaixo de 31 cents a distribuir em 2018 com receita/ebitda/resultado em linha com projeção de Jan - teste nos 4.9 e recuperação posterior para teste aos 5.66
c) mantém-se 48 cents dividend(9.7% DY) a distribuir em Maio, abaixo de 31 cents a distribuir em 2018 com receita/ebitda/resultado abaixo daprojeção de Jan - rompe suporte fixo nos 4.9, recuperação posterior até aos 5.3/5.4
d) revê em baixa 48 cents dividend(9.7% DY) a distribuir em Maio, abaixo de 31 cents a distribuir em 2018 com receita/ebitda/resultado em linha ou abaixo da projeção de Jan - rompe suporte fixo nos 4.9 e apenas estabilizará em torno dos 4€.



Olá Perseu,

desculpa-me a ignorância, mas não percebo porque insistes que o dividendo tem de ser reduzido em 2018...
Isso não é uma decisão com base nos resultados de 2017 (dos quais ainda não fazemos ideia)?

Obrigado!
 
Mensagens: 249
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Optimiza » 7/3/2017 13:43

Continuamos numa fase de incerteza nos CTT, Psi20 (goldencross ainda activa) e no S&P500/DowJ, atestado pelo VIX em números anormalmente baixos de volatilidade. Como facto interessante sobre a baixa volatilidade anexo frase certeira sobre a origem da volatilidade “Certainty creates volatility, not uncertainty”

CTT continuam a consolidação/indefinição (mais de 1 mês), com volumes conservadores, tendo por suportes móvel os 5.02 (MMS20) e fixo nos 4.9, tendo o set de resistências fixas e móvel na MMS50 nos 5.66 e 5.6.
O game changer deverão ser os Resultados Anuais anunciados dentro de dois dias. O mercado na Queda e nas ruturas anteriores já descontou algo como: lucros de 60,7 milhões de euros (queda de 15,7% face aos 72,1 milhões de 2015) e as receitas com uma queda global de 4,2% (EBITDA contrai 18,1% fruto do novo investimento no banco CTT).

especulando sobre cenários plausíveis até á distribuição de dividendos:
a) mantém-se 48 cents dividend(9.7% DY) a distribuir em Maio, acima de 31 cents a distribuir em 2018 (6% DY) com receita/ebitda/resultado em linha com projeção de Jan - breakout até aos 5.66, com fortes probabilidades de preenchimento do Gap down anterior.
b) mantém-se 48 cents dividend(9.7% DY) a distribuir em Maio, abaixo de 31 cents a distribuir em 2018 com receita/ebitda/resultado em linha com projeção de Jan - teste nos 4.9 e recuperação posterior para teste aos 5.66
c) mantém-se 48 cents dividend(9.7% DY) a distribuir em Maio, abaixo de 31 cents a distribuir em 2018 com receita/ebitda/resultado abaixo daprojeção de Jan - rompe suporte fixo nos 4.9, recuperação posterior até aos 5.3/5.4
d) revê em baixa 48 cents dividend(9.7% DY) a distribuir em Maio, abaixo de 31 cents a distribuir em 2018 com receita/ebitda/resultado em linha ou abaixo da projeção de Jan - rompe suporte fixo nos 4.9 e apenas estabilizará em torno dos 4€.

nota - O facto de os Institucionais (tabela do RicardMag) não terem posições de domínio sobre o capital não é mau para uma Value stock, basta ver as posições dos maiores acionistas na Coca Cola, Apple, Intel, Royal mail, LVMH, telefonica, GE, para concluir que, fora de Portugal, essa é a regra e não a excepção!
CTT suporte móvel e fixo na MMS20 5.02 e nos 4.9.gif
CTT suporte móvel e fixo na MMS20 5.02 e nos 4.9.gif (26.42 KiB) Visualizado 6958 vezes
CTT consolidação indefinição.gif
CTT consolidação indefinição.gif (19.32 KiB) Visualizado 6958 vezes
VIX continua anormalmente baixo o que revela incerteza.png
VIX continua anormalmente baixo o que revela incerteza.png (21.15 KiB) Visualizado 6958 vezes
psi20 goldencross mantem-se activa.png
psi20 goldencross mantem-se activa.png (40.07 KiB) Visualizado 6958 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ricardmag » 6/3/2017 21:22

Daqui a nada não tem institucionais ... e depois? Quem manda ?

CTT.PNG
CTT.PNG (27.29 KiB) Visualizado 7325 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 6/3/2017 20:42

EAGLETRADER20 Escreveu:
jinx Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Parece que alguém se lembrou de apostar forte na rotação.

Como já perceberam que provavelmente PSI está a bater no TOPO , com maioria de cotadas em máximos e SPX apresenta alguns sinais de inversão, investidores foram atrás da mais desvalorizada, para mim é sinal de topo no PSI.

Ou relacionada com PSI sustentar os 4700, mas não me parece que neste momento o PSI vá muito além dos 4700

Vamos ver onde aparece venda forte e se consegue ultrapassar os 5.15


Parece-me que este post do dia 22/2 do Eagletrader20 podia ser do dia de hoje..
ou será impressão minha que ultimamente
quando o Psi 17 está verde é raro ver CTT subir e
quando (quase) todas descem os CTT dão um ar da sua graça ..
Entretanto ..


Esse lote das 900.000 na venda a 5.07 ficou lá pendente mesmo depois do fecho.

Claro que amanhã poderá já não estar lá colocado, mas faz-nos supor que a venda continua muito ativa.
Anexos
IMG_0337.PNG
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 6/3/2017 19:58

jinx Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Parece que alguém se lembrou de apostar forte na rotação.

Como já perceberam que provavelmente PSI está a bater no TOPO , com maioria de cotadas em máximos e SPX apresenta alguns sinais de inversão, investidores foram atrás da mais desvalorizada, para mim é sinal de topo no PSI.

Ou relacionada com PSI sustentar os 4700, mas não me parece que neste momento o PSI vá muito além dos 4700

Vamos ver onde aparece venda forte e se consegue ultrapassar os 5.15


Parece-me que este post do dia 22/2 do Eagletrader20 podia ser do dia de hoje..
ou será impressão minha que ultimamente
quando o Psi 17 está verde é raro ver CTT subir e
quando (quase) todas descem os CTT dão um ar da sua graça ..
Entretanto ..


Esse lote das 900.000 na venda a 5.07 ficou lá pendente mesmo depois do fecho.

Claro que amanhã poderá já não estar lá colocado, mas faz-nos supor que a venda continua muito ativa.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 6/3/2017 19:27

"CaixaBI antecipa quebra de quase 16% nos lucros dos CTT "

"O CaixaBI antecipa que os CTT tenham fechado o ano de 2016 com lucros de 60,7 milhões de euros, uma queda de 15,7% face aos 72,1 milhões registados no ano anterior. As receitas terão decrescido 4,2% e o EBITDA 18,1%.
Considerando apenas o quarto trimestre do ano passado, os analistas do CaixaBI admitem esperar "um conjunto negativo de resultados (…) embora o mercado já esteja a antecipar esta realidade após o aviso dos CTT feito em Janeiro".
A empresa liderada por Francisco Lacerda terá visto o resultado líquido do quarto trimestre a recuar 30,2%, em termos homólogos, para 15 milhões de euros e as receitas a decrescer 6,1%, sobretudo devido à quebra registada nos segmentos de Correio, e Expresso & Encomendas, de 7,4% e 5,5%, respectivamente. "

"Ao nível do EBITDA, o CaixaBI espera que o segmento de Correio e Serviços Financeiros penalizem os números consolidados com descidas de 10,2% e 25,5%, respectivamente, no quarto trimestre de 2016. "

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... asNoticias
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 6/3/2017 17:06

EAGLETRADER20 Escreveu:Parece que alguém se lembrou de apostar forte na rotação.

Como já perceberam que provavelmente PSI está a bater no TOPO , com maioria de cotadas em máximos e SPX apresenta alguns sinais de inversão, investidores foram atrás da mais desvalorizada, para mim é sinal de topo no PSI.

Ou relacionada com PSI sustentar os 4700, mas não me parece que neste momento o PSI vá muito além dos 4700

Vamos ver onde aparece venda forte e se consegue ultrapassar os 5.15


Parece-me que este post do dia 22/2 do Eagletrader20 podia ser do dia de hoje..
ou será impressão minha que ultimamente
quando o Psi 17 está verde é raro ver CTT subir e
quando (quase) todas descem os CTT dão um ar da sua graça ..
Entretanto ..
Anexos
897.019.png
P.S - 897.019 a 5.07€ = é fazer a conta (como hj a ordem não foi executada podem pensar até amanhã)
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 5/3/2017 10:46

http://expresso.sapo.pt/blogues/Colunad ... rlos-Costa

A coisa pode de facto ser mais grave que aquilo que se supunha. Provavelmente Costa, o que perdeu as eleições, está feito para dar a Louçã a governação do Banco de Portugal. E eu até acho bem, se a ideia é ir buscá-lo onde o há, o melhor será ir directo ao assunto. Antes da geringonça se estampar talvez nos estampemos primeiro.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Delaprata » 3/3/2017 23:57

Certo, também me parece que apresenta fraqueza no c/p.
Agora importa vigiar os valores que referi sendo que os 4,9 estão precisamente no patamar que refiro 4,987.

Cpts.
 
Mensagens: 87
Registado: 25/3/2014 18:08

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 3/3/2017 23:27

Caro Delaprata,

Eu tmb agradeço a leitura feita. A mnh frase provocatória saiu-me mas sem qq intenção de malícia.
Quando a fiz queria ter junto o quadro abaixo .. que me parece poder indicar, pelo menos a curto prazo, nova descida .. a MMS10 está acima do fecho de hoje e a MMS20 está exactamente nos 5,01 (cotação de fecho hj) .. por isso .. sendo ainda cedo para dizer que vai continuar a descer ... antevejo a tendência a curto prazo (pelo menos próximas 4 sessões), i.e, da leitura que faço do gráfico, que até próxima 6f, dia em que a cotada negociará já com conhecimento dos resultados divulgados a 9/3, haverá uma procura reduzida pelo título fruto do "medo" que o próprio mercado tem que a cotação resvale para baixo do suporte 4,9
Por outro lado, e como já disse aqui, espero que após essa divulgação dos resultados a cotação inverta e ganhe animo...
Parafraseando a citação de alguém aqui no fórum " the market can remain more time irracional than you can remain solvent" .. por isso acredito nos fundamentais da empresa, mas a cotação tb tem de dar uma ajuda e subir .. pq não há confiança com quedas sucessivas ..
ctt gr.png
ctt gr.png (67.44 KiB) Visualizado 9173 vezes
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado: