Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por AntónioManuel » 31/1/2017 16:46

mau mau
Anexos
ctt5.png
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por AntónioManuel » 31/1/2017 16:26

lito Escreveu:
AntónioManuel Escreveu:
DocinhoTrader Escreveu:Tinoco10 nao leves a mal o que te vou dizer mas se ao fim de 43 anos que andas nisto e ainda tem essas "falhas" emocionais como orgulho e etc na hora de operar,entao a bolsa nao é para ti.
Procura fazeres as coisas por ti e cresceres em conhecimento neste mundo.

Agora quanto ao titulo em si,sim acredito que irá recuperar no longo prazo e ainda dar muitas alegrias,mas esse momento nao é este certamente.


Concordo, e junto mais um principio que é dos principais para se ter alguma hipótese de ganhar dinheiro nos mercados que vejo ser constantemente atropelado aqui neste tópico e no Caldeirão: "Quem não assume responsabilidade total pelos êxitos e fracassos nos mercados e culpa terceiros, está num nível muito baixo nisto e tem poucas ou nenhumas hipóteses de ser bem sucedido neste mundo, só quando começar a assumir a responsabilidade pode começar a ver o que fez mal e a melhorar, se é culpa de terceiros não há nada a aprender e isso é fatal"


diz só isto, imagina que ontem as empresas financeiras não enviavam para o mercado nenhuma opinião sobre os CTT, achas que hoje ela estava neste valor?

lito

lito o que aconteceu ontem era inevitável e ia acontecer de qualquer maneira os sinais tem estado lá no gráfico, refletem a situação dos CTT que na realidade não é boa e mais tarde ou mais cedo esses dados vão sendo conhecidos e a ação de forma mais suave ou mais abrupta cai na mesma
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por lito » 31/1/2017 16:22

AntónioManuel Escreveu:
DocinhoTrader Escreveu:Tinoco10 nao leves a mal o que te vou dizer mas se ao fim de 43 anos que andas nisto e ainda tem essas "falhas" emocionais como orgulho e etc na hora de operar,entao a bolsa nao é para ti.
Procura fazeres as coisas por ti e cresceres em conhecimento neste mundo.

Agora quanto ao titulo em si,sim acredito que irá recuperar no longo prazo e ainda dar muitas alegrias,mas esse momento nao é este certamente.


Concordo, e junto mais um principio que é dos principais para se ter alguma hipótese de ganhar dinheiro nos mercados que vejo ser constantemente atropelado aqui neste tópico e no Caldeirão: "Quem não assume responsabilidade total pelos êxitos e fracassos nos mercados e culpa terceiros, está num nível muito baixo nisto e tem poucas ou nenhumas hipóteses de ser bem sucedido neste mundo, só quando começar a assumir a responsabilidade pode começar a ver o que fez mal e a melhorar, se é culpa de terceiros não há nada a aprender e isso é fatal"


diz só isto, imagina que ontem as empresas financeiras não enviavam para o mercado nenhuma opinião sobre os CTT, achas que hoje ela estava neste valor?

lito
 
Mensagens: 641
Registado: 29/11/2007 9:45
Localização: V. N. Gaia

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por AntónioManuel » 31/1/2017 16:13

DocinhoTrader Escreveu:Tinoco10 nao leves a mal o que te vou dizer mas se ao fim de 43 anos que andas nisto e ainda tem essas "falhas" emocionais como orgulho e etc na hora de operar,entao a bolsa nao é para ti.
Procura fazeres as coisas por ti e cresceres em conhecimento neste mundo.

Agora quanto ao titulo em si,sim acredito que irá recuperar no longo prazo e ainda dar muitas alegrias,mas esse momento nao é este certamente.


Concordo, e junto mais um principio que é dos principais para se ter alguma hipótese de ganhar dinheiro nos mercados que vejo ser constantemente atropelado aqui neste tópico e no Caldeirão: "Quem não assume responsabilidade total pelos êxitos e fracassos nos mercados e culpa terceiros, está num nível muito baixo nisto e tem poucas ou nenhumas hipóteses de ser bem sucedido neste mundo, só quando começar a assumir a responsabilidade pode começar a ver o que fez mal e a melhorar, se é culpa de terceiros não há nada a aprender e isso é fatal"
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Tourso » 31/1/2017 16:07

Já estive nesta cotada. Agora apenas sigo de perto. Faz-me confusão afirmar-se os dividendos como factor decisivo para entrar. Existem analistas que acham que os mesmos não deviam existir, pois tiram músculo à empresa. Além de que corrige sempre em dividendos. Contudo numa lógica de composição de carteira de longo prazo é aceitável. Mas vejam o ICB na página da Euronext e o sector que ela ocupa e Core business. Quanto é que o Banco CTT vai ter de % na composição da empresa? Que riscos inerentes a uma carteira que tinha tudo para ser resiliente, mesmo com concorrência, serão postos em causa? Vejam PF a legislação do sector:

https://ec.europa.eu/growth/sectors/postal-services_en

Está cotada estava num grupo sólido: EDP, Galp, jmt e poucos mais. Pelos dividendos, liquidez, Markcap, etc. Ao namorar a banca acho que ficou com mais risco.

O gráfico não mente, não sei se já há novidades no CT6 ,mas para já é fora.

Bons gráficos de AT. Obrigado. E falar em fecho de Gap hoje, não me parece bem: acho que estariam falseados pela proibição de shorts.

Bons negócios.
 
Mensagens: 180
Registado: 18/6/2014 22:31

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por DocinhoTrader » 31/1/2017 16:00

Tinoco10 nao leves a mal o que te vou dizer mas se ao fim de 43 anos que andas nisto e ainda tem essas "falhas" emocionais como orgulho e etc na hora de operar,entao a bolsa nao é para ti.
Procura fazeres as coisas por ti e cresceres em conhecimento neste mundo.

Agora quanto ao titulo em si,sim acredito que irá recuperar no longo prazo e ainda dar muitas alegrias,mas esse momento nao é este certamente.
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por lito » 31/1/2017 15:47

EAGLETRADER20 Escreveu:Não sei o que são fecho de carteiras de fundos.

Normalmente no ultimo e primeiro dia do mês seguinte existe uma tendência para vários títulos terem comportamento positivo provavelmente para melhorar resultados final do mês de carteira e influxos monetários de grandes institucionais para o mercado, isso está documentado em alguns livros .

Normalmente é positivo embora existam algumas exceções.



pois normalmente mandam os titulos para o fundo como ontem

lito
 
Mensagens: 641
Registado: 29/11/2007 9:45
Localização: V. N. Gaia

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Thoth » 31/1/2017 15:46

Tinoco10 Escreveu:Para mim é uma boa oportunidade de compra no longo prazo.


Isto de adivinhar fundos para longo prazo é futurologia.
Onde só há sinais bear podias explicar mais detalhadamente porque achas a ação barata?

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 31/1/2017 15:44

Não sei o que são fecho de carteiras de fundos.

Normalmente no ultimo e primeiro dia do mês seguinte existe uma tendência para vários títulos terem comportamento positivo provavelmente para melhorar resultados final do mês de carteira e influxos monetários de grandes institucionais para o mercado, isso é referido em alguns livros .

Normalmente é positivo embora existam algumas exceções.
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 31/1/2017 15:47, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por lito » 31/1/2017 15:40

EAGLETRADER20 Escreveu:
DIXIE17 Escreveu:
DIXIE17 Escreveu:Na minha modesta opinião se quebrar outra vez a barreira dos €5,20-5,18, é muito mau sinal e terá tudo para fazer novos mínimos.
-Espero estar errado para bem dos que ainda estão dentro... :(
BN



-Permitam-me citar-me há umas horas atras...muito mau sinal.

Caro Eagle cm andam os volumes de vendas?
Cummp.s :-k


Recuou para os 5.20 mas a força de vendas não é muito expressiva .

Não consigo perceber ainda qual o caminho que vai seguir. Diria que está para já estabilizada a força entre compradores e vendedores .

Depende do comportamento nesta zona.

Fruto de final e inicio de mês e amanhã reunião FED , penso que não teria razões para ceder muito abaixo disto, mas claro vai depender da venda.


hoje não são fecho de carteiras de fundos?

lito
 
Mensagens: 641
Registado: 29/11/2007 9:45
Localização: V. N. Gaia

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 31/1/2017 15:35

DIXIE17 Escreveu:
DIXIE17 Escreveu:Na minha modesta opinião se quebrar outra vez a barreira dos €5,20-5,18, é muito mau sinal e terá tudo para fazer novos mínimos.
-Espero estar errado para bem dos que ainda estão dentro... :(
BN



-Permitam-me citar-me há umas horas atras...muito mau sinal.

Caro Eagle cm andam os volumes de vendas?
Cummp.s :-k


Recuou para os 5.20 mas a força de vendas não é muito expressiva .

Não consigo perceber ainda qual o caminho que vai seguir. Diria que está para já estabilizada a força entre compradores e vendedores .

Depende do comportamento nesta zona.

Fruto de final e inicio de mês e amanhã reunião FED , penso que não teria razões para ceder muito abaixo disto, mas claro vai depender da venda.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Tinoco10 » 31/1/2017 15:34

Caro Ulisses,

Isto da bolsa tem muito que se lhe diga, desde as análises fundamentais, técnicas, emocionais…. É por isso que acaba por ser apaixonante e depois de 43 anos neste mundo ainda acabo por auto conhecer (sou uma anta!!!) :wink: :wink:
A minha opinião, muito do que faço, é gestão de informação, e vou beber a vários sítios. O Caldeirão é um desses sítios, mas, e desculpa o meu desabafo, ultimamente a qualidade tem descido e vejo gráficos que qualquer um pode ver em vários sites.
Achas que aporta mais valor um gráfico com 2 traços a dizer que está num canal descendente!!! Não é isso que ambiciono qd aqui venho e sublinho o Nighttrader……é pura astrologia e não justificam coisa nenhuma.
Sim percebo a tua analogia com o BMW mas um empresa sólida, com um conceito de proximidade que chega a tantos clientes, poderá ter um futuro promissor e ser uma empresa que mais facilmente cativará os investidores.
Mesmo fazendo as contas para tentar relacionar o preços da cotação com os fundamentais é difícil prever o futuro, mas é uma ajuda.
Agora tendo em conta a conjuntura, acredito que no futuro (2 anos) os CTT vão valer muito mais (por isso estou dentro).

Posso partilhar 2 experiências:
• BCP que perdi dinheiro, apesar de ter uma estratégia, acabei por perder mais, por orgulho, estupidez, burrice….
• Jerónimo que ganhei, apesar de estar no canal descendente mantive a estratégia e inverteu e deu uma boa alegria; Se fores ao tópico nessa altura……

2 notas:
Gosto de análises técnicas, seguia sempre o tópico “Tradding Ideias”….muito bom!!
E resolvi participar, por que intervieste: Os sinais estavam lá todos. Não foi de hoje. Mas é mais fácil responsabilizar quem vende do que quem fica agarrado a um título com uma clara tendência descendente.. Não concordo (não é uma ciência exacta) e é preciso perceber as razões das vendas, para se necessário alterar a estratégia.
Para mim é uma boa oportunidade de compra no longo prazo.

Abraço,

João
 
Mensagens: 14
Registado: 15/11/2012 12:19
Localização: 12

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por DocinhoTrader » 31/1/2017 15:32

Nightrader Escreveu:
DocinhoTrader Escreveu: o caminho continua para baixo :wink:


Sempre que venho ao caldeirão da bolsa questiono-me se as opiniões são fundamentadas em análises objectivas e tanto quanto possível científicas, ou se estamos simplesmente no domínio da astrologia.
A única coisa que me surpreende é que todos estes sabichões capazes de adivinhar o futuro não estejam já todos cheios de massa num iate cheio de gajas e continuem por aqui a dar palpites.


Nao leves em conta a minha opiniao,eu acredito naquilo que o grafico me mostra no momento e nao em espectativas.
Tem sim uma pontada de astrologia mas nao essa que estás a pensar,mas isso nao domino minimamente :lol:

Cumprimentos
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por DIXIE2020 » 31/1/2017 15:30

DIXIE17 Escreveu:Na minha modesta opinião se quebrar outra vez a barreira dos €5,20-5,18, é muito mau sinal e terá tudo para fazer novos mínimos.
-Espero estar errado para bem dos que ainda estão dentro... :(
BN



-Permitam-me citar-me há umas horas atras...muito mau sinal.

Caro Eagle cm andam os volumes de vendas?
Cummp.s :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 31/1/2017 15:24

lito Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Quando não é compreendida a importância do Free Cash Flow na análise financeira e expectativas futuras de uma empresa , não vale a pena fazer mais nenhum comentário.

Existem n outros pontos que neste momento condicionam o titulo e vamos ver isso refletido na cotação futura.

Basta Tx juro ir para 4,50 ou 5% e o impacto poderá ser imediatamente visível.

Eu estou bem , tenho ganho dinheiro nos últimos dias nos CTT e penso que continuarei a ganhar fruto da analise fundamental e técnica.

A mim ninguém me apanha em tendências descendentes porque eu sei o que estou a fazer.

Quem estiver dentro com grande desvalorização , tem que ficar calmamente a aguardar o resultado do investimento, é escusado terem atitude negativa em relação a comentários que esperam mau desempenho futuro porque titulo não vai subir por causa disso.


se ganhaste dinheiro foi hoje de resto tem estado sempre a cair

lito


Ontem também ganhei, está escrito no fórum entrei com 40% do capital e depois quando recuperou um pouco durante a manhã sai com mais -valias.

E nos próximos dias irei continuar a ganhar dinheiro no titulo, claro sempre numa perspetiva de trading e aproveitar ressaltos.

Já no dia do brexit ganhei bastante dinheiro neste titulo quando teve uma queda brutal seguida de recuperação intraday.

Este titulo quando é para cair é forte e consegue-se ganhar nas recuperações .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por DocinhoTrader » 31/1/2017 15:22

AntónioManuel Escreveu:
ricardmag Escreveu:
AntónioManuel Escreveu:Não estava a ver esse canal descendente se reentrar nele pode fechar o gap e ir ao topo, veremos


Esse canal é um bocado manhoso :wink:

Cumprimentos


Sim é um bocado escadeirado


É de facto é um bocado manhoso,mas é o mercado que faz os numeros ,nao eu :wink:
Depois existe sempre aquele grau de subjectividade no traçar das linhas...a regras dos 3 toques para validaçao e por aí vai...mas foi o que me pareçeu mais valido tendo em conta a relaçao com os indicadores :wink:
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por AntónioManuel » 31/1/2017 15:21

EAGLETRADER20 Escreveu:Quando não é compreendida a importância do Free Cash Flow na análise financeira e expectativas futuras de uma empresa , não vale a pena fazer mais nenhum comentário.

Existem n outros pontos que neste momento condicionam o titulo e vamos ver isso refletido na cotação futura.

Basta Tx juro ir para 4,50 ou 5% e o impacto poderá ser imediatamente visível.

Eu estou bem , tenho ganho dinheiro nos últimos dias nos CTT e penso que continuarei a ganhar fruto da analise fundamental e técnica.

A mim ninguém me apanha em tendências descendentes porque eu sei o que estou a fazer.

Quem estiver dentro com grande desvalorização , tem que ficar calmamente a aguardar o resultado do investimento, é escusado terem atitude negativa em relação a comentários que esperam mau desempenho futuro porque titulo não vai subir por causa disso.


Eu escolhi seguir exclusivamente o preço, comecei aqui no Caldeirão alguns anos atrás a ouvir que o preço desconta e incorpora tudo, inside trading,fundamentais conhecidos e ainda por saber, noticias etc, e estou completamente convicto disso,assim tenho nos gráficos a informação toda em tempo real, e estou cada vez mais satisfeito com os resultados que venho obtendo com esta escolha
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por lito » 31/1/2017 15:17

EAGLETRADER20 Escreveu:Quando não é compreendida a importância do Free Cash Flow na análise financeira e expectativas futuras de uma empresa , não vale a pena fazer mais nenhum comentário.

Existem n outros pontos que neste momento condicionam o titulo e vamos ver isso refletido na cotação futura.

Basta Tx juro ir para 4,50 ou 5% e o impacto poderá ser imediatamente visível.

Eu estou bem , tenho ganho dinheiro nos últimos dias nos CTT e penso que continuarei a ganhar fruto da analise fundamental e técnica.

A mim ninguém me apanha em tendências descendentes porque eu sei o que estou a fazer.

Quem estiver dentro com grande desvalorização , tem que ficar calmamente a aguardar o resultado do investimento, é escusado terem atitude negativa em relação a comentários que esperam mau desempenho futuro porque titulo não vai subir por causa disso.


se ganhaste dinheiro foi hoje de resto tem estado sempre a cair

lito
 
Mensagens: 641
Registado: 29/11/2007 9:45
Localização: V. N. Gaia

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 31/1/2017 15:07

Quando não é compreendida a importância do Free Cash Flow na análise financeira e expectativas futuras de uma empresa , não vale a pena fazer mais nenhum comentário.

Existem n outros pontos que neste momento condicionam o titulo e vamos ver isso refletido na cotação futura.

Basta Tx juro ir para 4,50 ou 5% e o impacto poderá ser imediatamente visível.

Eu estou bem , tenho ganho dinheiro nos últimos dias nos CTT e penso que continuarei a ganhar fruto da analise fundamental e técnica.

A mim ninguém me apanha em tendências descendentes porque eu sei o que estou a fazer.

Quem estiver dentro com grande desvalorização , tem que ficar calmamente a aguardar o resultado do investimento, é escusado terem atitude negativa em relação a comentários que esperam mau desempenho futuro porque titulo não vai subir por causa disso.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por AntónioManuel » 31/1/2017 15:00

Rejeição á resistência agora ou faz duplo fundo e sobe ou afunda
Anexos
ctt4.png
Gráfico 1H
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Nightrader » 31/1/2017 14:57

EAGLETRADER20 Escreveu:
Nightrader Escreveu:
DocinhoTrader Escreveu: o caminho continua para baixo :wink:


Sempre que venho ao caldeirão da bolsa questiono-me se as opiniões são fundamentadas em análises objectivas e tanto quanto possível científicas, ou se estamos simplesmente no domínio da astrologia.
A única coisa que me surpreende é que todos estes sabichões capazes de adivinhar o futuro não estejam já todos cheios de massa num iate cheio de gajas e continuem por aqui a dar palpites.


EU penso que quando se investe, mais que o domínio da astrologia também será importante dominar, Analise Financeira, Analise contabilística , de Balanços , Demonstrações Financeiras e Fluxos de Caixa , e provavelmente serão matérias estranhas a uma grande maioria.

Muitos poderão pensar que as acções são como os foguetes , é só acender o rastilho e é sempre a subir .

ANALISE AOS CTT fundamental no domínio da astronomia e sem gráficos :

Escrito em 20 de Janeiro :

" De facto na apresentação do 3 tri 2016 a empresa reiterou que pretendia pagar dividendo de 0,48 o que é positivo para já.
"O capital proprio diminuiu 26,5 M€ (-10,5%) em resultado da distribuicao de dividendos do exercicio de 2015
(70,5 M€) ocorrida em maio de 2016 e que ainda nao se encontra totalmente compensada pelos resultados do
periodo (46,0 M€)"
Isto é distribuiram mais dividendos de 2015 que o resultado obtido.
Mas não esquecer que a grande força vendedora não me parece que sejam pequenos e normalmente se forem vendedores grandes estão a olhar para os fundamentais e para as contas
Mas o que acho que preocupa os investidores são as perspetivas futuras e ao ritmo a que estão a consumir cash no banco CTT e no que já anunciaram que irão investir nos proximos anos e ai já não vejo o panorama tão risonho nem a libertação de Free Cash flow para pagamento de dividendos nos proximos anos.
É sempre possivel pagar dividendo elevado de diversas formas basta ver dividendo EDP com passivo de 16 ou 18 mi mlhões .
Vi em posts anteriores afirmarem que Cash em 2015 era de 600 Milhões . Isso não interessa nada .
O que interessa são as ultimas contas de 2016 e não o cash ou Cash Flow mas Sim o FREE CASH FLOW que é realmente é libertado no decorrer da atividade do ano corrente para pagar dividendos por exemplo e ai a coisa não está fácil.
Dados Relatorio 3º TRI 2016
Cash flow operacional 212 ME
Cash flow Investimento -153 ME ( Aqui se vê os recursos estão a ser injetados só em 9 meses )
Free Cash Flow Operacional 58,9 ME
MAIS IMPORTANTE :
Free Cash flow Operacional Ajustado 18,3 ME ( E para pagar dividendos de 69 ME já não parece tão facil libertar fundos correntes da atividade para pagar dividendos, que aliás resultados ano anterior já não chegaram para o que foi pago em dividendos)
O que interessa numa analise financeira é se o Free cash flow operacional, dinheiro liberto diretamente da atividade operacional é em montante suficiente para anualmente pagar um dividendo inferior a esse montante , pois senão o dinheiro se não vem da atividade deve vir do endividamento.

"Situacao financeira mantem elevada solidez e bom nivel de liquidez com uma posicao de caixa ajustada no
final de setembro de 2016 de 227,5 M€, -18,5%"
Referem que posição caixa é de 227,5 ME e não de 600 ME e posição caixa é dinheiro em caixa , não dinheiro liberto na atividade .
E não esquecer que dinheiro em caixa deve ter vindo de algum lado , e CTT captam muitos recursos dos cliente mas que são passivo.
O Passivo total neste momento é de 1 026 ME , sendo passivo corrente de 760 ME e Não corrente de 265 ME.
Logo podemos ter muito dinheiros em caixa mas não é todo nosso.
É a Mesma coisa que eu pedir 100.000 euros ao banco gasto 10.000 e tenho Cash na conta de 90.000. Mas não é meu porque devo 100.000 ao banco que vou tendo que pagar no emprestimo.
Para fazerem uma analise , convem não olharem só para os cabeçalhos e verem a informação item a item, pois quem anda a vender com força, já deve ter analisado a fundo as contas.
O que é distribuido tem de ser gerado anualmente na atividade para ser sustentavel e isso é que está a preocupar os investidores , não é o dinheiro que temos em caixa que interessa pois uma grande parte dos recursos pode nem ser nossa.
Se forem grandes investidores , têm a análise financeira deles já feita .
O que estará a preocupar e manter a vendas no mercado não são os dividendos, potencialmente pode ser a sustentabilidade operacional dos mesmos."




A única coisa que analisaste são os cash-flows, que são apenas uma parte da análise fundamental. Esqueceste a coisa mais importante num título, que é o preço. Uma empresa X, com uns determinados fundamentais, se cotar a 10 euros poderá estar a descer, mas se com os mesmos fundamentais cotar a 1 euro poderá estar a subir. A única coisa que mostraste foi que os cash flows pioraram em relação ao ano passado, coisa que já toda a gente sabia.

Se querias de facto comprovar o teu ponto de vista, deverias mostrar que a empresa está cara para os cash-flows actuais. Ora, nem sequer consideraste o preço, portanto estamos no campo da adivinhação.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 296
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 31/1/2017 14:44

EAGLETRADER20 Escreveu:
Agora penso que sem mostrarem ao mercado outro tipo de fundamentais futuros, vai ser complicado estabelecer uma tendência ascendente duradoura.


Sem dúvida, só quis ilustrar que um gráfico feio, bem feio não faz necessariamente uma self-fullfilling profecy. E acredita que andei bem stressado na altura pq valorizo a AT e a NVG não tinha chão com um monstro de HS atrás dela...

Neste caso, como ontem "falámos", parece-me que é para andar pelos 5 e 6 nos próximos tempos... Não a vejo a recuperar sem mais para os 7 ou 8 euros, quanto mais os 10. Mas se o Banco correr bem (ou não correr mal) e deixar de consumir recursos e andar pelo próprio pé, parece-me material claro para retomar a produção de cash flow e dar 70M no negócio core/quase monopolista e 30M no Banco (como eles esperam na estratégia 2020). Daqui por um ano (talvez um pouco antes se o Banco surpreender) pode ser interessante fazer um reassessment. Até lá, há muitas alternativas para olhar...
Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 31/1/2017 14:30

trend=friend Escreveu:Entretanto, eu que até sou um fã da análise técnica lembro que é necessária alguma prudência: por altura do Brexit/semanas seguintes havia quem dissesse que a Navigator tinha activado um HS de longo prazo com target em 1 euro e pouco. E bem vistas as coisas o gráfico até mostrava isso mesmo (4,70 cabeça, neckline de dois anos ali pelos 2,90 e andava-se já pelos 2,5, portanto parecia estar a quebrar...). Fez uma trap ao HS e subiu nestes mesitos 1 euro :shock: ou, se quisermos em %, 40%... 8-)

Ver as figuras mas juntar sempre algum cepticismo quando a AF não acompanha algumas projecções, acho que é fundamental... E na NVG, cash cow, os fundamentais não são maus. Aqui é uma cash cow diferente mas é preciso fazerem muita asneira, créditos irresponsáveis, falcatruas contabilísticas, para cenários mais catastrofistas e isso não se coaduna com o perfil de um negócio postal (incluindo banco postal). É verdade que quem anda no PSI, depois do BCP, BES, BANIF, PT (talvez sobretudo esta), não se surpreende com mais nada, mas "cum grano salis" :wink:


Existem neste momento 2 diferenças fundamentais entre NVG e CTT em termos fundamentais , em termos gráficos e de evolução depende dos desígnios do mercado.

A NVG continua de facto a ser uma cash cow e basta olhar para Cash Flow e projecçoes de crescimento e atividade e como exporta imenso ainda beneficia do euro fraco.

No caso dos CTT só está exposta a mercado interno, próprios analistas admitem evolução tx juro da republica a afeta , e dai não vejo bons ventos futuros, a atividade core está prevista diminuir e banco neste momento é consumidor de recursos e não gerador de excedentes .


Não conheço o desenho do negocio bancário deles , mas conheço os paradigmas e parâmetros da banca tradicional .

Não vejo neste momento CTT como cash cow , mas como cash consumer durante alguns anos e se calhar uma parte do mercado também.

A tendência está lá bem visível, que níveis irá atingir , isso ninguém sabe.

Agora penso que sem mostrarem ao mercado outro tipo de fundamentais futuros, vai ser complicado estabelecer uma tendência ascendente duradoura.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Dr Tretas » 31/1/2017 14:27

Mas o Eagle Trader tem razão; se formos às contas trimestrais e retirarmos os depósitos dos clientes que contam como cash flow (porque os CTT usam o modelo de contabilidade normal e não o de um banco), o cash flow operacional dos primeiros 9 meses teve uma grande quebra, de 52 para 33 milhões de €.

Isto não chega nem de perto para pagar os dividendos dos CTT de forma sustentável. Basicamente vão pagar parte dos dividendos com os depósitos que os clientes lá colocaram, podemos interpretar a coisa assim se quisermos ser mauzinhos :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por AntónioManuel » 31/1/2017 14:21

ricardmag Escreveu:
AntónioManuel Escreveu:Não estava a ver esse canal descendente se reentrar nele pode fechar o gap e ir ao topo, veremos


Esse canal é um bocado manhoso :wink:

Cumprimentos


Sim é um bocado escadeirado
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Ferreiratrade, Google [Bot], Inácio Barreto, latbal, PAULOJOAO e 207 visitantes