Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Optimiza » 10/5/2017 12:20

É essencial ter avaliações contrárias em relação a um activo, a qualquer activo (se possível Eagle, o mesmo para 3 longas, Sacyr, NAVIGATOR,JD.com e se vale a pena comprar credit Suisse pós-Ac). Só assim se pode formar a nossa opinião e definir uma abordagem Bull/Bear face ao activo e face aos benchmarks. Não existem opiniões definitivas, cânones ou leis divinas para os mercados, existe sim, uma avaliação subjectiva, evolutiva e comparativa definidora da nossa performance enquanto investidor.

A opinião alternativa é que CTT estão subavaliados e que a cotação vai continuar a recuperação dos níveis correctivos a que chegou em Fevereiro (10.5/4,79), tem potencial de crescimento em 3 negócios, que os resultados (apesar do pesado investimento) foram Bons, que o título vai corrigir menos em ex-dividend que o dividendo bruto atribuído, politica de dividendos é sustentável porque baseada nas margens core (actualização de preços), num reduzido endividamento, em dezenas e dezenas activos imobiliários non core subavaliados (e vendáveis com fortes mais valias) e num Capex bem estruturado e que será paulatinamente reduzido apartir do próximo ano. Empresa que vai conciliar Value (com DY's sempre acima dos 6%), e Growth, negócios clássicos (como correio, e-commerce, distribuição, expresso), com banca online e de retalho low cost.

1º TRIMESTRE POSITIVO: O indicador cash flow das actividades operacionais (excluindo a variação líquida de credores de serviços financeiros), aumentou de 17,6 M€ no 1º trimestre de 2016 para 70,6 M€ no 1º trimestre de 2017". (free cash flow operacional ajustado de 17,2 M€). Activo aumentou 2,7%, capital próprio aumentou 4,7%, passivo só aumentou 2,3% (sobretudo devido ao aumento de depósitos de clientes). DY9,2%/dividend 48 cents, é passível de manter-se em 2018 (ver importante ponto 6).

Growth principal via bancoCTT replica em tudo o PostBank (100% Deutsche Post): 2 anos de investimentos pesados, colocação over the balcony de mais e mais produtos, excesso de captação de depósitos (Rácio de Transformação sempre inferior a 90%), e nos 5 anos seguintes receitas e lucros verticais, custos de estrutura pelo menos 50% inferiores à Indústria bancária tradicional. virá a ter as 615 lojas com Balcão bancoCTT e quem sabe não surgirão os "FinanzCenters" do Postbank.
A vantagem do excesso de captação de depósitos actual e de ter uma base de clientes com 4,6 mil milhões de certificados do Tesouro é que o crédito à habitação, nunca conseguirá exaurir a rúbrica dos recursos disponíveis in house.

(12,5 meses de time span para 96 cents de dividendo): Dividendo 2018 é sustentável e deverá manter-se próximo dos 48 cents, uma vez que a décallage entre resultado líquido e dividendos atribuídos é mais do que absorvida pela venda por 25 milhões€ (mais valia de 16 milhões) de um único activo - Palácio/sede.
Metade da minha posição deve-se manter, pelo menos, até Maio de 2018, porque acredito na estratégia de crescimento, de investimento e aprecio o nível do DY/payout ( em CTT obtenho 17% de taxa de juro anualizada). Outros investidores farão o mesmo.

O facto de 2% do capital se manter Shortado durante a fase dos dividendos, é uma das premissas para que a correção ex-dividend seja mitigada, bem como a rotação de Investidores no capital CTT só demonstra a vitalidade da ação. A actual correção dos CTT (-1,5%), explica-se não tanto pela correção dos mercados mas sobretudo por ter imediatamente acima resistências definidoras do longo Prazo (Bull de médio prazo acima do SF1 5.66€ e MMS100). Se e quando acima da MMS200 e da trendline descendente (hoje a 5.87) e dos 6.10€ (confirmação de inversão), vou enquadrar CTT como Bull de Longo prazo.

CTT lateralização no limiar da fronteira Bull de Longo prazo.gif
CTT lateralização no limiar da fronteira Bull de Longo prazo.gif (27.5 KiB) Visualizado 5976 vezes

PS20 Bull market SF1 5230 e suporte estratégico na MMS50.png
PS20 Bull market SF1 5230 e suporte estratégico na MMS50.png (35.13 KiB) Visualizado 6005 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por _x_ » 10/5/2017 12:13

E vou deixar também um escrito, menos técnico e mais terra a terra.

Tendo comprado com um preço médio superior ao da cotação, e por forma a evitar perder 28% do dividendo, decidi vender a posição, e descontar a menos valia nos impostos no próximo ano.

Os CTT, deixaram de uma vaca de dinheiro, pois para tal, deveria distribuir dividendos menores do que o lucro que tem, o termo técnico atual é a meu ver "Spanish Ass", vai morrendo de fome. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 10/5/2017 12:09

E para quem possa pensar que titulo possa estar já " Demasiado Barato", penso que preço reflete as expectativas futuras e empresa vai ainda ter de demonstrar que aposta no banco é uma aposta ganhadora, o que ainda não está neste momento refletido nos números , apesar de todas as expectativas que se possam ter .

A avaliação fundamental da empresa para privatização em 2013, oscilava entre 4.10 e 5.52, e a OPV foi feita no valor máximo devido forte interesse especialmente pelos institucionais nos bons resultados e generosos dividendos .

Agora que capacidade de gerar resultados para manter dividendos começa a ser uma incógnita , empresa tem de demonstrar com números e resultados que aposta de tantas dezenas de milhões no bancoCTT vai ser rentável e vencedora .

2013-

"Governo fixa preço de venda das acções dos CTT entre 4,10 e 5,52 euros

Acções dos Correios de Portugal serão alienadas por um preço compreendido no intervalo entre 4,1 e 5,52 euros, o que faz oscilar o encaixe potencial para o Estado entre 430 e 579,6 milhões de euros. Para os pequenos accionistas fica destinada uma tranche de 20% da oferta.
O Governo anunciou esta segunda-feira, num comunicado publicado no seu site, o intervalo de preços da oferta pública de venda (OPV) de 70% do capital dos CTT, que ficou fixado entre 4,1 e 5,52 euros."
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Delaprata » 10/5/2017 12:04

Não é garantido que exista um movimento de inversão de l/p mas nessa perspetiva nunca existiam.
Temos um bom exemplo na J. Martins em que na altura também ninguém parecia acreditar, e cotava a cerca de 7,18€.
 
Mensagens: 87
Registado: 25/3/2014 18:08

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 10/5/2017 11:45

A expectativa do mercado no crescimento futuro no valor dos CTT , penso que está bem expressa no gráfico abaixo, e vem desde finais de 2015.

Porque no final do dia o que interessa é o incremento de resultados líquidos e Cash flow ( Ver como exemplo Navigator e JMT ).

Expectativas têm de ser consubstanciadas com resultados no balanço, mercados não vivem só de promessas .

JMT também quando fez no passado grande expansão internacional sem resultados líquidos visíveis foi fortemente penalizada, e só quando resultados da expansão na polonia começaram a ser evidenciados no balanço, ela fez um fantástico percurso ascendente nos últimos anos .

Acredito que um dia CTT possa mudar ( E deverá ser visível no gráfico de medio prazo quebrando o canal descendente ) , mas penso que o mercado tal como eu , vai querer ver uma inversão nos resultados trimestrais e geração de riqueza e cash flow crescente .

Acredito que também acção provavelmente não será vista como cash cow nos próximos tempos, e que quando grandes investidores que estiveram investidos na expectativa de elevado dividendo, tenham saído definitivamente do titulo, visto a estratégia da empresa se ter alterado e provavelmente não poder proporcionar dividendos futuros tão generosos, o titulo tenha menos pressão vendedora e mais possibilidades de subir.

Mas não me parece que grandes fundos tenham já terminado as suas posições de venda .
Anexos
CTT IMAGE CIRCLES NEW.png
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Eurobrexit » 10/5/2017 11:26

EAGLETRADER20 Escreveu:Obviamente que espero que os próximos resultados semestrais a apresentar sejam maus na linha destes, porque com Free cash operacional negativo no 1º TRI em 26 Milhões e a pagarem mais umas largas dezenas de milhões em dividendos no trimestre atual, obviamente que o Free Cash Flow, não deve ser um bom numero nas próximas contas .

Como os grandes fundos e investidores institucionais também sabem bem ler balanços e demonstrações de resultados ( Até melhor que eu ) , espero uma fraca performance do titulo nos próximos meses , após a distribuição do dividendo, que na minha opinião é o que está no imediato a sustentar esta subida .


Para os entendidos, qual é o peso do crescimento futuro no valor dos CTT (à data de hoje) considerando um Ke de 10%?

Compara bem ou mal com o BPI, REN, e os demais?
http://www.cmvm.pt/pt/EstatisticasEstudosEPublicacoes/Publicacoes/supervisaoatividadeanalisefinanceira/Documents/2An%C3%A1lise%20descritiva%20da%20atividade%20de%20Research%20no%20mercado%20portugu%C3%AAs.pdf
Anexos
VAOC.JPG
VAOC.JPG (28.63 KiB) Visualizado 6164 vezes
VAOC 2.JPG
VAOC 2.JPG (30.89 KiB) Visualizado 6164 vezes
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 10/5/2017 10:46

Obviamente que espero que os próximos resultados semestrais a apresentar sejam maus na linha destes, porque com Free cash operacional negativo no 1º TRI em 26 Milhões e a pagarem mais umas largas dezenas de milhões em dividendos no trimestre atual, obviamente que o Free Cash Flow, não deve ser um bom numero nas próximas contas .

Como os grandes fundos e investidores institucionais também sabem bem ler balanços e demonstrações de resultados ( Até melhor que eu ) , espero uma fraca performance do titulo nos próximos meses , após a distribuição do dividendo, que na minha opinião é o que está no imediato a sustentar esta subida .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Eurobrexit » 10/5/2017 10:31

Acho melhor fechar os CTT e comprar BCP e/ou REN, conforme o perfil de risco!?
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 10/5/2017 10:26

afcapitao Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Exacto, são essas as balizas de negociação o que significa que após dividendo a ação entra de novo num canal descendente. E com os índices em máximos históricos! Dá que pensar...


Penso que o que tem estado a impulsionar os CTT após ter estado com perdas no ano de 20% é :

1. A recente ascensão do PSI, tendo os CTT sido praticamente o ultimo titulo a reagir quando todos os outros já tinham subidas bem pronunciadas.
2. A expectativa eminente de serem recebidos quase 10% em dividendos .

A minha expectativa após distribuição dos dividendos que é o beneficio imediato que alimenta esta subida é provavelmente novo recuo perto ou inferior aos níveis anteriores .

Razões :

1 . Passado o dividendo desvanece-se o potenciador imediato e com a potencial correcção dos 48 cêntimos .
2 . Vejo como pouco sustentável o dividendo atual com investimento crescente no banco
3. Se quiserem crescer muito no credito habitação como se vê na publicidade bancoCTT, deverá exigir recursos muito maiores , pouco compatível com cash cow anterior que era
4. Grandes fundos que estavam pelo dividendo poderão potencialmente afastar-se e vender ( Dos grandes iniciais já só resta BNP e ALLIANZ, BNP já baixou dos 5% para 4.85% e potencialmente poderá continuar reduzir posição)
5 . Os últimos resultados a nível fundamental apesar de em linha com o esperado a meu ver foram maus e no seguimento do habitual.
6. Ainda não vi nenhuma comunicação da parte da gestão que me faça ver que o enorme consumo de cash no banco terminou e uma nova estratégia com grande crescimento imediato nos resultados
7. Ainda não vi curtos a diminuir posição, e grandes volumes transacionados ultimas sessões parece-me mais grandes posições a ser vendidas que curtos a fechar
8. Com mercados quase todos em máximos e sobrevalorizados, poderá ocorrer correcção próxima . Em correcções anteriores tem sido dos títulos com desvalorizações mais fortes tal como dia apos Brexit e outros , talvez pela forte dispersão bolsista.

A nível fundamental continuo BEAR no titulo e a nível técnico no medio e longo prazo também o panorama é bear .

No gráfico abaixo podemos visualizar 2 padrões recentes , não iguais mas com semelhanças , sendo que no anterior após ultrapassada esta ascensão, a queda foi rápida, acutilante e dura fazendo novos mínimos .


Como é que se pode dizer que os resultados foram maus, quando as vendas até cresceram 1,5% em comparação com o trimestre homologo??
Será que não se vê que os CTT estão a investir? Os gastos operacionais aumentaram principalmente devido ao banco ctt, numa fase em que banco ainda não está a ter rendibilidade. Será que a perspetiva não é o driver para a subida das ações? Ou o EAGLE acha que a melhor altura para investir nesta ação será só quando os resultados sejam visivelmente melhores?
Em relação ao ponto 3. e às necessidades de capital, até que ponto isso prejudica uma empresa como os CTT, que tem pouca dívida bancária e pode muito bem contrair dívida? Digo eu!


Em termos fundamentais para mim como investidor, o crescimento das vendas não tem grande significado, se vender muito e consumir o dinheiro todo na empresa , não fica nada para mim como investidor nem riqueza acumulada na empresa .
A mim o que me interessa , é o Resultado Liquido, EBITDA e Free Cash Flow. Vendas per si não geram automaticamente riqueza acumulada na empresa .
Na minha opinião resultados foram maus porque recorrentemente começam a ter este formato :

Resultado Liquido ( REAL ) ( Ajustado para mim não deixa dinheiro na empresa )
- 50%
EDITDA ( REAL )
- 27,2%
Free Cash flow operacional ( dinheiro real gerado na atividade operacional )
Negativo em 26 Milhões de Euros

A empresa não gera no momento nem vai gerar no futuro próximo previsivelmente Cash Flow nem resultados , que permitam pagar dividendos desta natureza, pelo que para os pagar ou recorre medidas extraordinárias ou endivida-se e acho que para quem está a investir forte no banco não faz sentido distribuir dividendos enormes que ainda por cima taxados para os pequenos a 28%.
Grandes fundos investiram em grandes dividendos e antes da criação BancoCTT, esse não é o objetivo deles , e se continuarem a sair e venderem posições enquanto a pressão vendedora for muito superior á compradora num recuo de mercado a possibilidade de visitar níveis muito inferiores é ENORME.
Mas isto é só a minha leitura da situação.
Mas a análise fundamental dos dados permitiu-me acompanhar a situação nos últimos meses e nunca ser apanhado em nenhuma grande queda neste titulo e pretendo continuar a não permitir que enquanto na minha perspetiva os dados fundamentais não mudarem, o titulo não possa constituir nenhuma desvalorização á minha carteira .
Anexos
CTT RL.PNG
CTT FREE CASH FLOW.PNG
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por afcapitao » 10/5/2017 10:08

EAGLETRADER20 Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Exacto, são essas as balizas de negociação o que significa que após dividendo a ação entra de novo num canal descendente. E com os índices em máximos históricos! Dá que pensar...


Penso que o que tem estado a impulsionar os CTT após ter estado com perdas no ano de 20% é :

1. A recente ascensão do PSI, tendo os CTT sido praticamente o ultimo titulo a reagir quando todos os outros já tinham subidas bem pronunciadas.
2. A expectativa eminente de serem recebidos quase 10% em dividendos .

A minha expectativa após distribuição dos dividendos que é o beneficio imediato que alimenta esta subida é provavelmente novo recuo perto ou inferior aos níveis anteriores .

Razões :

1 . Passado o dividendo desvanece-se o potenciador imediato e com a potencial correcção dos 48 cêntimos .
2 . Vejo como pouco sustentável o dividendo atual com investimento crescente no banco
3. Se quiserem crescer muito no credito habitação como se vê na publicidade bancoCTT, deverá exigir recursos muito maiores , pouco compatível com cash cow anterior que era
4. Grandes fundos que estavam pelo dividendo poderão potencialmente afastar-se e vender ( Dos grandes iniciais já só resta BNP e ALLIANZ, BNP já baixou dos 5% para 4.85% e potencialmente poderá continuar reduzir posição)
5 . Os últimos resultados a nível fundamental apesar de em linha com o esperado a meu ver foram maus e no seguimento do habitual.
6. Ainda não vi nenhuma comunicação da parte da gestão que me faça ver que o enorme consumo de cash no banco terminou e uma nova estratégia com grande crescimento imediato nos resultados
7. Ainda não vi curtos a diminuir posição, e grandes volumes transacionados ultimas sessões parece-me mais grandes posições a ser vendidas que curtos a fechar
8. Com mercados quase todos em máximos e sobrevalorizados, poderá ocorrer correcção próxima . Em correcções anteriores tem sido dos títulos com desvalorizações mais fortes tal como dia apos Brexit e outros , talvez pela forte dispersão bolsista.

A nível fundamental continuo BEAR no titulo e a nível técnico no medio e longo prazo também o panorama é bear .

No gráfico abaixo podemos visualizar 2 padrões recentes , não iguais mas com semelhanças , sendo que no anterior após ultrapassada esta ascensão, a queda foi rápida, acutilante e dura fazendo novos mínimos .


Como é que se pode dizer que os resultados foram maus, quando as vendas até cresceram 1,5% em comparação com o trimestre homologo??
Será que não se vê que os CTT estão a investir? Os gastos operacionais aumentaram principalmente devido ao banco ctt, numa fase em que banco ainda não está a ter rendibilidade. Será que a perspetiva não é o driver para a subida das ações? Ou o EAGLE acha que a melhor altura para investir nesta ação será só quando os resultados sejam visivelmente melhores?
Em relação ao ponto 3. e às necessidades de capital, até que ponto isso prejudica uma empresa como os CTT, que tem pouca dívida bancária e pode muito bem contrair dívida? Digo eu!
 
Mensagens: 253
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 10/5/2017 9:04

Àlvaro Escreveu:Exacto, são essas as balizas de negociação o que significa que após dividendo a ação entra de novo num canal descendente. E com os índices em máximos históricos! Dá que pensar...


Penso que o que tem estado a impulsionar os CTT após ter estado com perdas no ano de 20% é :

1. A recente ascensão do PSI, tendo os CTT sido praticamente o ultimo titulo a reagir quando todos os outros já tinham subidas bem pronunciadas.
2. A expectativa eminente de serem recebidos quase 10% em dividendos .

A minha expectativa após distribuição dos dividendos que é o beneficio imediato que alimenta esta subida é provavelmente novo recuo perto ou inferior aos níveis anteriores .

Razões :

1 . Passado o dividendo desvanece-se o potenciador imediato e com a potencial correcção dos 48 cêntimos .
2 . Vejo como pouco sustentável o dividendo atual com investimento crescente no banco
3. Se quiserem crescer muito no credito habitação como se vê na publicidade bancoCTT, deverá exigir recursos muito maiores , pouco compatível com cash cow anterior que era
4. Grandes fundos que estavam pelo dividendo poderão potencialmente afastar-se e vender ( Dos grandes iniciais já só resta BNP e ALLIANZ, BNP já baixou dos 5% para 4.85% e potencialmente poderá continuar reduzir posição)
5 . Os últimos resultados a nível fundamental apesar de em linha com o esperado a meu ver foram maus e no seguimento do habitual.
6. Ainda não vi nenhuma comunicação da parte da gestão que me faça ver que o enorme consumo de cash no banco terminou e uma nova estratégia com grande crescimento imediato nos resultados
7. Ainda não vi curtos a diminuir posição, e grandes volumes transacionados ultimas sessões parece-me mais grandes posições a ser vendidas que curtos a fechar
8. Com mercados quase todos em máximos e sobrevalorizados, poderá ocorrer correcção próxima . Em correcções anteriores tem sido dos títulos com desvalorizações mais fortes tal como dia apos Brexit e outros , talvez pela forte dispersão bolsista.

A nível fundamental continuo BEAR no titulo e a nível técnico no medio e longo prazo também o panorama é bear .

No gráfico abaixo podemos visualizar 2 padrões recentes , não iguais mas com semelhanças , sendo que no anterior após ultrapassada esta ascensão, a queda foi rápida, acutilante e dura fazendo novos mínimos .
Anexos
CTT IMAGE CIRCLES NEW.png
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 10/5/2017 8:38

Exacto, são essas as balizas de negociação o que significa que após dividendo a ação entra de novo num canal descendente. E com os índices em máximos históricos! Dá que pensar...
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por albarrã » 10/5/2017 1:35

O tiro de partida de médio prazo foi dado ao romper a resistência na casa dos 5.50/5.55, contudo a aproximação do pagamento de dividendos, estar a cotar junto à linha superior do canal descendente de longo prazo e ainda cotar próximo da MM200 pode fazer com que a cotação lateralise alguns dias ou faça uma visita a resistência
Anexos
CTT CORREIOS PORT.png
CTT CORREIOS DIARIO.png
Que nunca por vencidos se conheçam!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 194
Registado: 20/4/2009 12:50
Localização: 21

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Delaprata » 9/5/2017 22:13

Desde o mínimo feito em 10 de março temos uma valorização de 22% o que não é desprezível.
Creio que o tiro de partida foi dado com a ativação do IHS e, até quebra em baixa, do valor que agora funciona como suporte o cenário mantêm-se.
É também natural que nesta fase o título possa lateralizar ou mesmo sofrer uma desvalorização para depois voltar ao seu caminho (desde que mantenha o pressuposto acima referido). Era muito difícil superar, logo à primeira, as fortes barreiras já enunciadas noutros posts.
 
Mensagens: 87
Registado: 25/3/2014 18:08

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 9/5/2017 19:05

Sim, mesmo essa diagonal vai ser difícil passar no curto prazo. Os CTT descontado o dividendo ficariam abaixo do preço da OPV! E com o mercado a subir...
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ricardmag » 9/5/2017 18:57

Penso que os mal amados só deveram começar a recomprar em força com a quebra em alta da LTD.
Sinais de longo prazo só com a quebra dos 6,60 €.

Cumprimentos

CTT CORREIOS PORT.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 9/5/2017 18:26

Exacto, as posições curtas têm impedido os CTT de maiores valorizações. E sabemos como fazem mossa nas cotações quando estão activos :wall: O meu palpite, depois de ver a não passagem dos 5.88 em duas tentativas é o de que as posições curtas tentarão ir roendo o preço para aproveitarem um dia de pânico para reduzirem posições.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Interesses a descoberto relevantes

por ricardmag » 9/5/2017 18:14

shorts-CTT.png
shorts-CTT.png (28.19 KiB) Visualizado 6952 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por ee03146 » 9/5/2017 16:34

Perseu Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Parece querer voltar atrás... um ritmo muito sonolento nesta cotada, com dificuldade para superar os 5,88. Pouco interessante.


De facto, a price action CTT (Bull de médio prazo na superação dos 5.66€), está muito congestionada abaixo dos 5,9€, na confluência de 4 Resistências mais ou menos relevantes e "1 psicológica" - A Tentativa de passagem a Bull de Longo Prazo passa por:
MMS200 5,88€ » Superação da Média Móvel a 200 dias traduz a superação táctica de uma resistência móvel, lato sensu,a inversão da tendência de longo prazo de uma ação.
Trendline descendente com 17 meses, nos 5.9€ » resistência móvel que define a rutura com uma antiga linha, como fronteira gráfica Bear/Bull.
RF1 5.96€ (pouco relevante): Traduz o final "limpo" do Gap down anterior
RF1b (nada relevante): resistência psicológica dos 6€ (apenas por ser round number)
RF2 6.10€ (muito relevante) Origem do Gap down, ponto de confirmação do Bull de Longo prazo e da criação de uma Trendline ascendente de médio prazo. A memória do preço diz-nos que acima deste nível, apenas a RF3 nos 6.62€ » target primordial desta recuperação recente (queda desde os 10.5€), devendo originar o primeiro grande teste ao movimento ascendente.

Em termos fundamentais os 8 pontos fortes CTT para o curto prazo (meu post anterior), dão cobertura a esta interpretação.
CTT luta pela passagem para Bull de Longo Prazo em 4 R's sequenciadas.gif
PS20 Bull market SF1 5230 e suporte estratégico na MMS50.png


Ola Ulisses,

Podes fazer update do grafico da CTT?

Obrigado
 
Mensagens: 259
Registado: 7/4/2011 15:21
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 9/5/2017 14:15

Concordo inteiramente e é nítida a falta de força para subir neste nível de 5.80. Os curtos estão fazer pela vida e estão a conseguir.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Optimiza » 9/5/2017 12:55

Àlvaro Escreveu:Parece querer voltar atrás... um ritmo muito sonolento nesta cotada, com dificuldade para superar os 5,88. Pouco interessante.


De facto, a price action CTT (Bull de médio prazo na superação dos 5.66€), está muito congestionada abaixo dos 5,9€, na confluência de 4 Resistências mais ou menos relevantes e "1 psicológica" - A Tentativa de passagem a Bull de Longo Prazo passa por:
MMS200 5,88€ » Superação da Média Móvel a 200 dias traduz a superação táctica de uma resistência móvel, lato sensu,a inversão da tendência de longo prazo de uma ação.
Trendline descendente com 17 meses, nos 5.9€ » resistência móvel que define a rutura com uma antiga linha, como fronteira gráfica Bear/Bull.
RF1 5.96€ (pouco relevante): Traduz o final "limpo" do Gap down anterior
RF1b (nada relevante): resistência psicológica dos 6€ (apenas por ser round number)
RF2 6.10€ (muito relevante) Origem do Gap down, ponto de confirmação do Bull de Longo prazo e da criação de uma Trendline ascendente de médio prazo. A memória do preço diz-nos que acima deste nível, apenas a RF3 nos 6.62€ » target primordial desta recuperação recente (queda desde os 10.5€), devendo originar o primeiro grande teste ao movimento ascendente.

Em termos fundamentais os 8 pontos fortes CTT para o curto prazo (meu post anterior), dão cobertura a esta interpretação.
CTT luta pela passagem para Bull de Longo Prazo em 4 R's sequenciadas.gif
CTT luta pela passagem para Bull de Longo Prazo em 4 R's sequenciadas.gif (28.89 KiB) Visualizado 7362 vezes
PS20 Bull market SF1 5230 e suporte estratégico na MMS50.png
PS20 Bull market SF1 5230 e suporte estratégico na MMS50.png (29.98 KiB) Visualizado 7362 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por katz » 9/5/2017 12:38

Àlvaro Escreveu:Parece querer voltar atrás... um ritmo muito sonolento nesta cotada, com dificuldade para superar os 5,88. Pouco interessante.


Álvaro tem calma. Paciência. Ainda andam nas compras para aumentar mercado e a caça aos dividendos continua.
 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 9/5/2017 12:03

Parece querer voltar atrás... um ritmo muito sonolento nesta cotada, com dificuldade para superar os 5,88. Pouco interessante.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Eurobrexit » 9/5/2017 9:52

toc.cesar Escreveu:Depois da MotaEngil e do Bcp parece que os Ctt e a Nos vão subir...não numa optica de daytrade mas sim no médio prazo. Oco de explicações? Podem apagar por favor. Só quis deixar os meus 20 centimos.
Bons trades.

Temos de colocar o Carrosel (ou os bonecos do carrosel) a rodar!
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por katz » 9/5/2017 7:56

Vai começar bem. Será que hoje passa dos 6€?
 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, Shimazaki_2 e 357 visitantes