Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 28/3/2017 11:07

Aqui chegados finalmente aos 5,15 é que vamos ver o que o bicho vale...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por RogerR » 28/3/2017 10:32

Perseu Escreveu:Macduck, embora tenha sido impactante, a entrada e saída de acionistas é normal nos mercados. Standard Life tinha de vender para obter recursos para a compra da Aberdeen, e o Norges bank que vendeu 2/3 da posição, fez sector rotation para biomédicas.
No sentido oposto, a BlackRock reforçou e passou a acionista de referência com mais de 2%.


Há um dado novo a considerar na análise desta empresa. A potencial saída da EDP Renováveis do PSI20 vai dar mais peso ao CTT no PSI20, e o impacto pode ser positivo
 
Mensagens: 150
Registado: 9/5/2016 10:18

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Optimiza » 28/3/2017 10:25

Macduck, embora tenha sido impactante, a entrada e saída de acionistas é normal nos mercados. Standard Life tinha de vender para obter recursos para a compra da Aberdeen, e o Norges bank que vendeu 2/3 da posição, fez sector rotation para biomédicas.
No sentido oposto, a BlackRock reforçou e passou a acionista de referência com mais de 2%.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por SilverScorp » 28/3/2017 10:23

mc duck, a reducao foi apenas de 0.0371 para 0.0315 pois o norges bank no finl de 2016 ja so tinha 3,71%, como se pode ver nesta noticia.
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... ortuguesas
 
Mensagens: 45
Registado: 29/11/2007 13:21
Localização: Felgueiras

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Triplano » 28/3/2017 10:16

McDuck Escreveu:Mais uma machadada para ajudar "à festa".

Hoje foi anunciado que a Standard Life reduziu drasticamente a posição nos CTT no passado dia 24 de Fevereiro.

No corrente ano:
A 30/01/2017 - reduziu de 6,671% para 4,979% (http://www.ctt.pt/contentAsset/raw-data ... Inode=true)
A 24/02/2017 - reduziu de 4,979% para 1,898% (http://www.ctt.pt/contentAsset/raw-data ... Inode=true)



POST CORRIGIDO:

E a hemorragia continua...

Agora foi a vez do Norges Bank (!!!!), alienar uma maquia das ações que detinha... :-k :-k :-k

Comunicado de 27/03/2017 - redução de 4,95% para 3,15% - http://www.ctt.pt/contentAsset/raw-data ... Inode=true
Comunicado de 28/10/2016 - redução de 5,04% para 4,95% - http://www.ctt.pt/contentAsset/raw-data ... Inode=true

É bom lembrar que o Norges Bank no final de 2016 era o 5.º maior accionista com 4,948% das ações (pág. 173 - http://www.ctt.pt/contentAsset/raw-data ... _FINAL.pdf)
Editado pela última vez por Triplano em 28/3/2017 11:29, num total de 3 vezes.
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Optimiza » 28/3/2017 9:56

Estamos em Bull Market de Médio prazo no Psi20 (cobertura temporal até Maio), com a ultrapassagem dos 4741/4750, e temos 6 das 8 maiores blue chips do índice com tendência positiva. CTT, a principal Bear de Longo prazo do índice, encontra-se em processo de inversão (em rompimento do topo superior do anterior canal intermédio nos 5.10), tendo como objectivo primário os 5.66€.

Objectivando o potencial teórico Bull dos gráficos, dos targets de médio prazo nos 0.23 BCP, 3.22 EDP, 0,98 Sonae SGPS, 4980 no PSI20, os CTT tem um bom potencial de upside nesta Leg UP » 6.62€ (underperformer pode passar a top performer).

A imprevisibilidade, os recorrentes riscos exógenos nos mercados e sua evolução não impedem 4 constatações: 1) Top performers do PSI20 protegidos/responsáveis pela dinâmica do Índice; 2) Fluxo Institucional estrangeiro a entrar em Portugal (março o melhor mês dos 3); 3) Economia nacional confirma bias positivo e o rating vai melhorar em breve; 4) SKEW (tb o Vix) cai muito mais do que o esperado (corporizando uma redução do risco S&P. índice que contudo se mantém desinteressante vis a vis PSI+IBEX+MIB).
CTT suporte na MMS20 por confirmar tendência na superação da MMS50 nos 5.15 e objectivo primário+resistência fixa nos 5.66.gif
CTT suporte na MMS20 por confirmar tendência na superação da MMS50 nos 5.15 e objectivo primário+resistência fixa nos 5.66.gif (27.88 KiB) Visualizado 9860 vezes

psi20 supera resistência de médio prazo nos 4741 e confirma Golden Cross.gif
psi20 supera resistência de médio prazo nos 4741 e confirma Golden Cross.gif (30.26 KiB) Visualizado 9884 vezes
EDP target 3.22.gif
EDP target 3.22.gif (31.82 KiB) Visualizado 9884 vezes
SONAE sgps Bull market.gif
SONAE sgps Bull market.gif (31.61 KiB) Visualizado 9884 vezes
SKEW baixa o risco.png
SKEW baixa o risco.png (44.35 KiB) Visualizado 9884 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Eurobrexit » 28/3/2017 2:39

 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 27/3/2017 14:40

Boas tardes,

Nos mais recentes contributos feitos neste tópico fala-se dos CTT juntamente com PT e BCP
pelo andar da carruagem não me admiro que venham ainda pôr os CTT no mesmo saco que o Montepio, CGD ou até NB ..
Ainda recentemente abordou-se também o FCF dos CTT e que aquele incorpora depósitos do próprio banco CTT ..
Já que se compara tanto pergunto: Os dividendos que os CTT vão pagar podem ser vistos como juros? i.e, juros do dinheiro a prazo investido nas acções? e, consequentemente, se aquilo der o berro, os depositantes, vulgo accionistas, serem ressarcidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos (desde que não tenham mais do que 100mil euros claro) :?: :shock: :shock:
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ulisses Pereira » 27/3/2017 12:29

euro-born, esquecendo tudo o resto, queria apenas frisar-me numa frase que escreveste e que, ao longo dos 15 anos do Caldeirão, vi muitos aqui a escreverem:

Se fosse assim tao mau os investidores ditos institucionais nem sequer metiam lá um cêntimo


Os investidores institucionais estão fartos de perder dinheiro na História dos mercados. Não estão imunes às crises, às más análises, às más decisões. Achar que por um institucional investir numa acção, ela está segura, é ignorar a história.

Utiliza outros argumentos para te convenceres de que o BCP é um bom investimento. Aquele não. Porque a História não o corrobora.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Eurobrexit » 26/3/2017 18:19

Perseu Escreveu:A minha leitura sobre o Grupo CTT é a de 1 projecto sólido, auto-sustentado e rentável, simultaneamente Growth Stock (no Banco e nas aquisições) e Value stock (nos negócios core continua a ser uma cash cow), com vantagens competitivas naturais e com risco mitigado sobretudo no negócio bancário, a estrutura de capitais, as reservas líquidas de 199M e a reavaliação de activos imobiliários para venda, o passivo mínimo, a margem de lucro nas operações recorrentes a rondar os 85M (capex controlado e decrescente apartir deste exercício), um forte dividendo de 48cents/ação (70M) defendido para os próximos anos (reservas e vendas de real estate), com incremento marginal da dívida (nenhuma grande empresa cresce e investe fortemente sem um acréscimo controlado de dívida).
Outlook 2017 (pág.20)» https://www.ctt.pt/ctt-e-investidores/a ... language=3

Não existe outro Banco com Common Equity Tier 1 fully implemented de 43,7% - 254 milhões em depósitos em começo de actividade, sequer em bancos concorrentes com mais de 100 anos de actividade (pág.18).
Estudos prévios incluem margens superiores a 5,5% no crédito pessoal, 4% no crédito automóvel, 22% sobre os prémios de seguro, margem sempre superior a 1,2% no crédito à habitação, business plan articulado e inspirado no banco BPI e Banco Cetelem (capital social de 45M e crédito concedido de 1.5MM), têm uma posição net cash de 199M (excluindo Banco CTT - pág.12 e 13), têm património imobiliário non core para vender todos os anos durante mais de uma década, e contudo, o banco dentro de 2 anos atinge o breakeven. A dívida líquida remunerada aumenta no triénio abaixo dos 90M, até porque o Capex vai diminuir paulatinamente nos próximos anos (total de créditos concedidos pelo banco a clientes não vai ultrapassar no acumulado 1MM nos próximos 3 anos), também tem comissões empresariais transferências, pagamentos, e cobranças postais. Comissões sobre 7MM de certificados de aforro e produtos similares, estrutura de custos inferior a metade de um banco tradicional. Será o único banco com mais de 200 agências no sistema bancário nacional que terá um Ratio de transformação sempre inferior a 90% mesmo em velocidade de cruzeiro (Crédito/depósitos).
A leitura do FCF do grupo CTT não é linear e para tal deve-se pontificar o Ebitda recorrente e não recorrente.

Apenas se a projeção consensual - no link infra - fôr posta em causa (eu espero uma evolução ainda mais positiva do bancoCTT já no 1ºtrim), é que se punha em causa a manutenção do melhor Dividend Yield Ibérico. Até ver, subscrevo o relatório da Godman Sachs que defende que o crescimento e investimento dos CTT via aquisições e Banco CTT, é sustentado (recomendam BUY e um Price Target conservador de 8€ para a ação).
O Consenso para 2017 (ano de investimentos consideráveis) é inquestionavelmente Bom, venda de imobiliário non core ultrapassa largamente o diferencial entre resultado líquido estimado e dividendos entregues em 2018. Para os 48 cents de dividendos a entregar em Maio de 2017, o diferencial foi absorvido por 10M de reservas (sobram 199M).
https://www.ctt.pt/contentAsset/raw-dat ... Inode=true
https://www.ctt.pt/ctt-e-investidores/a ... language=3


Concordo a 200%
Se fosse assim tao mau os investidores ditos institucionais nem sequer metiam lá um cêntimo (como fizeram no BCP antes do research CGD..)!!!
Como eu gostava ser o Dono da BRISA?!?
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por afcapitao » 26/3/2017 17:55

Artista Romeno Escreveu:
afcapitao Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:O analista do big, nem sabe que o ctt tem responasabilidades com empregados de levam o net cash para apenas 4m em x de 285m( isto está nos slides dos proprios ctt!)
...


Podes justificar melhor?
O net cash (net debt) está nos slides dos ctt como 285,499M€. Se considerarmos os benefícios dos trabalhadores, o net cash é de 90M€.
(Ver página 71)
https://www.ctt.pt/contentAsset/raw-dat ... _FINAL.pdf

Além disso, no balanço os benefícios aos empregados estão numa rubrica de longo prazo (passivo não corrente).
(Ver página 97)
https://www.ctt.pt/contentAsset/raw-dat ... _FINAL.pdf




posso, pela ultima x, vou escrever sobre este tema, digam o que disserem, depois de n posts a minha posição ficou clara
https://www.ctt.pt/contentAsset/raw-dat ... ultsvf.pdf
slide 13, a diferença de 90m para 4m, são os 86m em dps não aplicados no banco ctt, que não são cash gerado pela empresa.....mas sim passivo remunerado devido aos clientes do banco ctt e com isto me despeço!


Obrigado Artista. Ficou claro onde foste buscar esse valor. E assim, parece-me que os 285M€ não foram efetivamente bem utilizados pelo analista.
 
Mensagens: 252
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Artista Romeno » 26/3/2017 16:39

afcapitao Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:O analista do big, nem sabe que o ctt tem responasabilidades com empregados de levam o net cash para apenas 4m em x de 285m( isto está nos slides dos proprios ctt!)
...


Podes justificar melhor?
O net cash (net debt) está nos slides dos ctt como 285,499M€. Se considerarmos os benefícios dos trabalhadores, o net cash é de 90M€.
(Ver página 71)
https://www.ctt.pt/contentAsset/raw-dat ... _FINAL.pdf

Além disso, no balanço os benefícios aos empregados estão numa rubrica de longo prazo (passivo não corrente).
(Ver página 97)
https://www.ctt.pt/contentAsset/raw-dat ... _FINAL.pdf


posso, pela ultima x, vou escrever sobre este tema, digam o que disserem, depois de n posts a minha posição ficou clara
https://www.ctt.pt/contentAsset/raw-dat ... ultsvf.pdf
slide 13, a diferença de 90m para 4m, são os 86m em dps não aplicados no banco ctt, que não são cash gerado pela empresa.....mas sim passivo remunerado devido aos clientes do banco ctt e com isto me despeço!
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por afcapitao » 26/3/2017 15:51

Artista Romeno Escreveu:O analista do big, nem sabe que o ctt tem responasabilidades com empregados de levam o net cash para apenas 4m em x de 285m( isto está nos slides dos proprios ctt!)
...


Podes justificar melhor?
O net cash (net debt) está nos slides dos ctt como 285,499M€. Se considerarmos os benefícios dos trabalhadores, o net cash é de 90M€.
(Ver página 71)
https://www.ctt.pt/contentAsset/raw-dat ... _FINAL.pdf

Além disso, no balanço os benefícios aos empregados estão numa rubrica de longo prazo (passivo não corrente).
(Ver página 97)
https://www.ctt.pt/contentAsset/raw-dat ... _FINAL.pdf
 
Mensagens: 252
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por rollingsnowball » 26/3/2017 15:15

Artista Romeno Escreveu:O analista do big, nem sabe que o ctt tem responasabilidades com empregados de levam o net cash para apenas 4m em x de 285m( isto está nos slides dos proprios ctt!), a diferença é so essa, se calhar de resto a nossa avaliação nem diferia muito, eu acho o wacc deles até conservador, mas o terminal cash flow um pouco alto.......
da portugal telecom, o que tu rolling não contas foi que a pt antes da oi explodir foi lá sacar dividendos á maluca para os pagar cá..... :clap:
Quanto á pt em 2013 no consolidado
Divida de cp+ lp= 5,9 +1,5
cash 1,7
divida liquida 5,7mm euros, havendo ainda investimentos de cp no valor de 900m, que veio a ver-se depois que faliram.....
" Para fechar o dia, a Oi divulgou informações preliminares de seu balanço de 2012, ainda não auditadas, e anunciou o pagamento de R$ 1 bilhão em dividendos, em complemento aos valores já pagos em agosto."
http://www.telesintese.com.br/dividendo ... s-11-anos/
"onforme o relatório da empresa, entre dividendos e JCP (juros sobre o capital próprio), a TNE (Tele Norte Leste Participações) pagou R$ 8,8 bilhões a seus acionistas nos últimos 11 anos. Segundo a companhia, isso representou 127% dos lucros gerados nesse período ou o equivalente à 79% do patrimônio líquido foi distribuído nos últimos 10 anos."
http://www.reuters.com/article/idUSL5E8DG3NB20120217
"Portugal Telecom deve encaixar 100-115 ME por ano em dividendos Oi"
"A Portugal Telecom S.G.P.S., SA (‘‘PT’’) anuncia que a Oi S.A. divulgou hoje a sua política de dividendos para o
período 2012-2015 (exercícios fiscais de 2011-2014). A política de dividendos aprovada consiste no pagamento de
um dividendo de 2,0 mil milhões de reais em relação a cada um dos anos fiscais de 2011 a 2014. A política de
dividendos inclui ainda o pagamento de um dividendo intercalar de 50% do dividendo total em cada ano. O
primeiro dividendo intercalar será pago em Agosto de 2012. Esta política de dividendos está sujeita às condições de
mercado, à estabilidade financeira da Companhia e ao ambiente regulatório e legal aplicável. A política de
dividendos está ainda condicionada à observação de um rácio de dívida líquida para EBITDA máximo de 3,0x,
incluindo o dividendo a ser pago para efeitos deste cálculo. O documento divulgado pela Oi sobre este assunto está
anexo a este press release.
De acordo com esta política de dividendos, a PT irá receber cerca de 128 milhões de euros relativos à sua posição
direta na Oi S.A. (posição acionista de 15,5%). Em 2012 a PT irá receber adicionalmente cerca de 64 milhões de euros
relativos ao pagamento do dividendo intercalar. "
e pronto, não chegou uma vez para aprenderem.....
mais os ctt tem uma vantagem partem com o contador da divida este ano a 0, mas o banco vai ser muito exigente, se vão ter o mesmo fim da pt acho que nao, mas nao considero o preço atual atractivo ponto
P.s não me surpreende que o rolling guloso como é por dividendos, tivesse ido no filme da PT, não surpreende mesmo nada aliás :mrgreen: :-"
resumindo uma cascata de dividendos de empresas endividadas...
p.s 2 o problema era o que estava abaixo do EBITDA da oi juros altissmos, e necessidades de investimento elevadissimas...... :shock:

Os CTT não analisei. Lembro-me que analisei por alto na altura da privatização e disse que ao preço que se falava entre 5 e 6 € não me interessava. Para além de que não percebia porque é que tinham tanto cash (agora depois do que disseste aqui já percebi) o que para mim era um menos (se soubesse que iam fazer dele com segurança podia dar-lhe mais ou menos valor, mas sem ter noção valia menos que o face value). Como têm distribuido mais dividendos do que o cash que geraram não me conseguiram chamar a atenção para me dar ao trabalho de analisar.

Se esse cash não tem valor preciso provavelmente de um preço muito mais baixo. Eu não me importo que a empresa distribua mais cash do que o que gera, desde que esteja cotada a um preço em que mesmo de distribuir os dividendos eu não tenho menos valias; ou seja, se os CTT valem 5 euros e forem distribuir 2,5€ em cash sem relação com o resultado operacional, eu não me importo, mas tenho que a comprar por 3,5 € no máximo, para no final ficar com 1.7€ investidos, 0.8€ em impostos pagos (potencialmente recuperáveis ao declarar menos valia) e uma empresa que vale 2,5€. Ou seja, o que me interessa é que estejam a desconto que mais do que compense com certeza os impostos que vá pagando antecipadamente. Com os CTT é a mesma coisa que com outra empresa qualquer, com a desvantagem que não percebo onde vai parar o negócio deles (um pouco como na Cofina e Impresa)

Eu na PT entrei e saí passado uma semana. Abri uma pequena posição sem ler as contas anuais de fio a pavio, com a condição que a analisaria melhor no fim de semana, porque parecia barata à primeira vista. Na semana seguinte cheguei à conclusão que nem estava com tempo para ler bem, nem o pouco que ia lendo a mais me aumentava a confiança, ganhei uns 3 ou 4% (como podia ter perdido). Isto foi antes 1 mês do anuncio da fusão (o que significa que na altura pensei que podia ter aproveitado o pico que houve para vender, mas como não me tenho por bruxo não me recriminei). Não voltei a entrar porque depois da fusão aquilo ficava muito mais complicado de perceber e perdia a relativa segurança (que já de si não era suficiente para me manter sossegado daí ter vendido no espaço de uma semana) que tinha na minha avaliação preliminar (a tese implicava que a Oi na pior das hipóteses era um zero, enquanto que depois da fusão a avaliação da Oi passava a ser central porque se o valor fosse negativo esse valor negativo passava a ser contabilizado. (ainda pensei fazer uma arbitragem short PT long Oi porque o spread era grande, mas não me meti nisso).

Os dividendos que receberam não foram assim tantos, receberam 1 ou 2 anos e depois foram cancelados, não faz diferença nas contas.
Isto não significa que os dividendos pagos pela PT tenham sido a mais. Junta os 3,75M+0.9M e corta na dívida líquida de 5.7 e fica só a sobrar 1050 milhões (que sejam 1400 por causa dos dividendos da Oi, não sei se chegaram a tanto), o que para os activos da PT era muito conservador (a PT Portugal foi vendida por 5.8MM numa fase em que a imagem da PT já não era a mesma e em que a Oi estava entre as espada e a parede), e os restantes activos valeriam o suficiente para equilibrar com esses 1050M, portanto a PT até podia (e devia) ter distribuído mais dividendos se não fossem os investimentos manhosos.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Artista Romeno » 26/3/2017 14:43

corre Escreveu:Artista Romeno, a possibilidade de estares certo existe, resulta da convicção que uma linha descendente de médio prazo irá fazer estragos, mas olhar para os CTT sem olhar para o índice e entrar curto pode ser um erro de elevado custos. Supondo que essa linha faria recuar o valor das acções, então os 4.80 poderiam vir a activar um duplo fundo? Não digo que não... talvez, veremos. Não é a minha convicção precisamente por que esse valor iria atingir-se muito próximo da atribuição do dividendo o que tira sentido a esse cenário.

para fechar o tema, mas em algum momento eu disse que estava curto? :shock:, eu na realidade posso ter dito que o fiz no bcp mas era peta, nunca entrei curto em nada :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Àlvaro » 26/3/2017 14:39

Artista Romeno, a possibilidade de estares certo existe, resulta da convicção que uma linha descendente de médio prazo irá fazer estragos, mas olhar para os CTT sem olhar para o índice e entrar curto pode ser um erro de elevado custos. Supondo que essa linha faria recuar o valor das acções, então os 4.80 poderiam vir a activar um duplo fundo? Não digo que não... talvez, veremos. Não é a minha convicção precisamente por que esse valor iria atingir-se muito próximo da atribuição do dividendo o que tira sentido a esse cenário.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Artista Romeno » 26/3/2017 14:06

rollingsnowball Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:SFT,

pois existe, só que a altice pagou o valor da divida da pt á oi 5,6 BI, resumindo, o valor liquido da pt era 0 :mrgreen:, continua a pensar assim que os dividendos acima do cash flow não são problema e investe só nessas lol, quando a pt vendeu primeiro 25% africatel, depois marrocos, depois a vivo, depois macau tudo para pagar dividendos....., eu acho que o ideal é isso... a pt recebia muito por serviços, mas investia imenso e tinha elevados custos financeiros, mas agora se gostas de uma telecom com um payout acima do cash flow tens outra a nos :clap: cash flow 50m, dividendos 120m :wall: , eu pessoalmente preocupava-me mais em estar presente em empresas que crescam sustentadamente mas isso sou eu :P é tipo o gajo que ganha 1500 euros, mas vive num t3 no centro de lisboa, e uma x por ano vai a bora bora e outra a las vegas :mrgreen:, a coisa pode é não durar sempre :!:

Acho que estás a esticar um bocadinho a coisa no caso da PT:
1- A altice pagou 5,8M pela PT Portugal (com mais 500M potenciais dependendo da evolução das receitas que provavelmente nunca serão desenbolsados
2- A PT ficou com 900M de euros de papel comercial da rio forte
3- O investimento da PT na Oi, que se revelou valer zero, também tem que ser contabilizado quando se está a descontar a corrupção - 3750 milhões
4- sobram os outros activos da PT

resumindo
Portanto mesmo que ignores o ponto 3 (porque estás a falar da distruibuição de dividendos depois disso), ainda sobram os outros pontos. Se a dívida era 5600 milhões (aqui estou a confiar no que escreveste), então dá 5800+900-5600+outros activos da PT=1100 milhões+outros activos da PT. Ou, descontando a entrada na Oi (que acho correcto já que se esta valeu um redondo zero a verdade é que andaram a distribuir dividendos como se ela valesse mais do que 3750 milhões, o que tinha que ser caso contrário assumiam que tinha havido marosca nesse negócio), 4850 milhões+outros activos da PT. O problema da PT não foram os dividendos, foi o "investimento" em coisas pouco aconselháveis por motivos de "negócios".

O analista do big, nem sabe que o ctt tem responasabilidades com empregados de levam o net cash para apenas 4m em x de 285m( isto está nos slides dos proprios ctt!), a diferença é so essa, se calhar de resto a nossa avaliação nem diferia muito, eu acho o wacc deles até conservador, mas o terminal cash flow um pouco alto.......
da portugal telecom, o que tu rolling não contas foi que a pt antes da oi explodir foi lá sacar dividendos á maluca para os pagar cá..... :clap:
Quanto á pt em 2013 no consolidado
Divida de cp+ lp= 5,9 +1,5
cash 1,7
divida liquida 5,7mm euros, havendo ainda investimentos de cp no valor de 900m, que veio a ver-se depois que faliram.....
" Para fechar o dia, a Oi divulgou informações preliminares de seu balanço de 2012, ainda não auditadas, e anunciou o pagamento de R$ 1 bilhão em dividendos, em complemento aos valores já pagos em agosto."
http://www.telesintese.com.br/dividendo ... s-11-anos/
"onforme o relatório da empresa, entre dividendos e JCP (juros sobre o capital próprio), a TNE (Tele Norte Leste Participações) pagou R$ 8,8 bilhões a seus acionistas nos últimos 11 anos. Segundo a companhia, isso representou 127% dos lucros gerados nesse período ou o equivalente à 79% do patrimônio líquido foi distribuído nos últimos 10 anos."
http://www.reuters.com/article/idUSL5E8DG3NB20120217
"Portugal Telecom deve encaixar 100-115 ME por ano em dividendos Oi"
"A Portugal Telecom S.G.P.S., SA (‘‘PT’’) anuncia que a Oi S.A. divulgou hoje a sua política de dividendos para o
período 2012-2015 (exercícios fiscais de 2011-2014). A política de dividendos aprovada consiste no pagamento de
um dividendo de 2,0 mil milhões de reais em relação a cada um dos anos fiscais de 2011 a 2014. A política de
dividendos inclui ainda o pagamento de um dividendo intercalar de 50% do dividendo total em cada ano. O
primeiro dividendo intercalar será pago em Agosto de 2012. Esta política de dividendos está sujeita às condições de
mercado, à estabilidade financeira da Companhia e ao ambiente regulatório e legal aplicável. A política de
dividendos está ainda condicionada à observação de um rácio de dívida líquida para EBITDA máximo de 3,0x,
incluindo o dividendo a ser pago para efeitos deste cálculo. O documento divulgado pela Oi sobre este assunto está
anexo a este press release.
De acordo com esta política de dividendos, a PT irá receber cerca de 128 milhões de euros relativos à sua posição
direta na Oi S.A. (posição acionista de 15,5%). Em 2012 a PT irá receber adicionalmente cerca de 64 milhões de euros
relativos ao pagamento do dividendo intercalar. "
e pronto, não chegou uma vez para aprenderem.....
mais os ctt tem uma vantagem partem com o contador da divida este ano a 0, mas o banco vai ser muito exigente, se vão ter o mesmo fim da pt acho que nao, mas nao considero o preço atual atractivo ponto
P.s não me surpreende que o rolling guloso como é por dividendos, tivesse ido no filme da PT, não surpreende mesmo nada aliás :mrgreen: :-"
resumindo uma cascata de dividendos de empresas endividadas...
p.s 2 o problema era o que estava abaixo do EBITDA da oi juros altissmos, e necessidades de investimento elevadissimas...... :shock:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por umXdois » 26/3/2017 13:38

rollingsnowball Escreveu: O problema da PT não foram os dividendos, foi o "investimento" em coisas pouco aconselháveis por motivos de "negócios".

Bom dia,

Já que se insiste em comparar CTT =PT .. pergunto:
Se não fosse a OI e a Rio Forte na PT será que se estávamos aqui a comparar a PT com os CTT por causa da distribuição dos dividendos acima do EBITDA ou FCF?
Não me parece.
Julgo que poderíamos eventualmente questionar-nos sobre o negócio dos Carteiros na Banca (sector este que muito tem contribuído para o progresso do país desde 2007), mas parece-me que o ruim no negócio da banca é "darem" dinheiro a certas e determinadas pessoas (dinheiro esse sim dos depositantes, aforradores particulares) sem nunca mais ver o rasto dele ou aceitando garantias duvidosas.
Se me disserem que nesta fase os CTT vão continuar a distribuir dividendos nestes termos e que no negócio da banca não irão enveredar pelo negócio das imparidades .. eu fico tranquilo
A ciência do palpite certeiro está no momento em que é feito ... como diria João Pinto "prognósticos ... só no fim do jogo"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 269
Registado: 20/11/2013 17:48

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por rollingsnowball » 26/3/2017 13:07

Artista Romeno Escreveu:SFT,

pois existe, só que a altice pagou o valor da divida da pt á oi 5,6 BI, resumindo, o valor liquido da pt era 0 :mrgreen:, continua a pensar assim que os dividendos acima do cash flow não são problema e investe só nessas lol, quando a pt vendeu primeiro 25% africatel, depois marrocos, depois a vivo, depois macau tudo para pagar dividendos....., eu acho que o ideal é isso... a pt recebia muito por serviços, mas investia imenso e tinha elevados custos financeiros, mas agora se gostas de uma telecom com um payout acima do cash flow tens outra a nos :clap: cash flow 50m, dividendos 120m :wall: , eu pessoalmente preocupava-me mais em estar presente em empresas que crescam sustentadamente mas isso sou eu :P é tipo o gajo que ganha 1500 euros, mas vive num t3 no centro de lisboa, e uma x por ano vai a bora bora e outra a las vegas :mrgreen:, a coisa pode é não durar sempre :!:

Acho que estás a esticar um bocadinho a coisa no caso da PT:
1- A altice pagou 5,8M pela PT Portugal (com mais 500M potenciais dependendo da evolução das receitas que provavelmente nunca serão desenbolsados
2- A PT ficou com 900M de euros de papel comercial da rio forte
3- O investimento da PT na Oi, que se revelou valer zero, também tem que ser contabilizado quando se está a descontar a corrupção - 3750 milhões
4- sobram os outros activos da PT


Portanto mesmo que ignores o ponto 3 (porque estás a falar da distruibuição de dividendos depois disso), ainda sobram os outros pontos. Se a dívida era 5600 milhões (aqui estou a confiar no que escreveste), então dá 5800+900-5600+outros activos da PT=1100 milhões+outros activos da PT. Ou, descontando a entrada na Oi (que acho correcto já que se esta valeu um redondo zero a verdade é que andaram a distribuir dividendos como se ela valesse mais do que 3750 milhões, o que tinha que ser caso contrário assumiam que tinha havido marosca nesse negócio), 4850 milhões+outros activos da PT. O problema da PT não foram os dividendos, foi o "investimento" em coisas pouco aconselháveis por motivos de "negócios".
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por afcapitao » 26/3/2017 13:02

Artista Romeno Escreveu:SFT,

pois existe, só que a altice pagou o valor da divida da pt á oi 5,6 BI, resumindo, o valor liquido da pt era 0 :mrgreen:, continua a pensar assim que os dividendos acima do cash flow não são problema e investe só nessas lol, quando a pt vendeu primeiro 25% africatel, depois marrocos, depois a vivo, depois macau tudo para pagar dividendos....., eu acho que o ideal é isso... a pt recebia muito por serviços, mas investia imenso e tinha elevados custos financeiros, mas agora se gostas de uma telecom com um payout acima do cash flow tens outra a nos :clap: cash flow 50m, dividendos 120m :wall: , eu pessoalmente preocupava-me mais em estar presente em empresas que crescam sustentadamente mas isso sou eu :P é tipo o gajo que ganha 1500 euros, mas vive num t3 no centro de lisboa, e uma x por ano vai a bora bora e outra a las vegas :mrgreen:, a coisa pode é não durar sempre :!:


Bom dia Artista.
Parece que agora tudo é claro como a água: os CTT não são um bom investimento. E quando valiam 10€, seriam melhor investimento? Andava tudo louco e agora é que está tudo certo? Os dividendos acima dos resultados devem-se (correção) aos gastos com o banco ctt. Não estou a dizer que concordo, mas que eu saiba não foi contraída dívida bancária para pagamento de dividendos. Aliás, ter pouca dívida bancária é para mim um ponto positivo dos CTT. Se as perspectivas são assim tão más, discordas da seguinte análise? (ver quadro da página 4)
https://www.big.pt/pdf/An%C3%A1lises%20 ... ade....pdf

Felizmente estas "notes" do big estão disponíveis para toda a gente. Se alguém souber de outras, tenha a gentileza de enviar. Obrigado.
Editado pela última vez por afcapitao em 26/3/2017 13:15, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 252
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Artista Romeno » 26/3/2017 12:42

SFT,

pois existe, só que a altice pagou o valor da divida da pt á oi 5,6 BI, resumindo, o valor liquido da pt era 0 :mrgreen:, continua a pensar assim que os dividendos acima do cash flow não são problema e investe só nessas lol, quando a pt vendeu primeiro 25% africatel, depois marrocos, depois a vivo, depois macau tudo para pagar dividendos....., eu acho que o ideal é isso... a pt recebia muito por serviços, mas investia imenso e tinha elevados custos financeiros, mas agora se gostas de uma telecom com um payout acima do cash flow tens outra a nos :clap: cash flow 50m, dividendos 120m :wall: , eu pessoalmente preocupava-me mais em estar presente em empresas que crescam sustentadamente mas isso sou eu :P é tipo o gajo que ganha 1500 euros, mas vive num t3 no centro de lisboa, e uma x por ano vai a bora bora e outra a las vegas :mrgreen:, a coisa pode é não durar sempre :!:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por SFT » 26/3/2017 12:25

Artista Romeno Escreveu:
SFT Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:abriu a época do champalimaud e da caça ao dividendo, mas o futuro é a época da caça ao pato
:mrgreen:
vá para não dizerem que eu não digo nada, lembram-se da portugal telecom, esta vai ser a pt 2, se não muda de vida :mrgreen: , não vai falir, mas vai acabar atulhada em dividas, depois de ter pago dividendos muito além das suas capacidades.....


Tens que me emprestar a tua bola de cristal ou então ir à polícia, porque a PT foi crime.


essa de dizer que a pt foi crime é o estado da negação total, como estavam todos quando eu disse que a oi era lixo e que ia cair :D , a PT chegou a valer 10.000.000.000 a rio forte foram 900.000.000 e os restantes 9.100.000.000, foram para onde? dividendos? Oi? ah pois é, o investidor romeno é assim quer dividendos a qualquer preço e depois queixa-se


Acho que não percebeste. A PT continua a existir. Pertence à Altice. Os dividendos nunca foram problema numa empresa que recebe cash vivo mensalmente pelas subscrições de serviços.

Comparares os CTT com a PT são uma tonteria. Os CTT têm um maior risco que a PT. Mas volto a dizer: ou emprestas-me a tua bola de cristal ou vais à polícia.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por trend=friend » 26/3/2017 11:33

Amanhã é que é o dia da verdade em termos técnicos, duvido que passe os 5,15...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por gfaseed » 26/3/2017 11:29

Artista Romeno Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:Por outras palavras, estão a distribuir os depósitos como dividendo? :-"

É uma teoria que tenho, de que já falei na pag 126 deste tópico.

eu não sou tão mauzinho a esse ponto :lol: , na realidade eles tinham net cash, até este ano, apartir daqui diz-se na roménia já há linhas de credito contratadas com um custo simpatico pouco acima de 1%.... no principio vai ser barato, mais tarde vai ser caro.... :wall:


Muito mau. Não admira a quebra de valor que vem demonstrando na bolsa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 90
Registado: 24/2/2017 13:53

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Artista Romeno » 26/3/2017 11:27

Dr Tretas Escreveu:Por outras palavras, estão a distribuir os depósitos como dividendo? :-"

É uma teoria que tenho, de que já falei na pag 126 deste tópico.

eu não sou tão mauzinho a esse ponto :lol: , na realidade eles tinham net cash, até este ano, apartir daqui diz-se na roménia já há linhas de credito contratadas com um custo simpatico pouco acima de 1%.... no principio vai ser barato, mais tarde vai ser caro.... :wall:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, fatura.pt, Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, iniciado1, Jmdm, navaldoc, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 213 visitantes