Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 23/11/2013 22:19

tiagopt Escreveu:

Se de facto se confirmar que nesta fase só ainda dobraram os pedidos pode realmente verificar-se um massivo entalanço de quem entrar a pés juntos!
É por essas e por outras que eu vou comprar no dia da abertura, não vale a pena entregar-me agora à sorte e correr o risco de ficar com 100 euros ou com 130 mil euros de acções...


É que é mesmo iso, sendo que se me calhar 130 mil nem tenho maneira de arranjar guito para conseguir liquidar a transação...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por tiagopt2 » 23/11/2013 20:19

Primvs Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Serra Lapa Escreveu:Estou tentado a subscrever na OPV , mas 100-1 fica com receio... Eu a pensar 5-1, 5 para 1 fica com 100 euros delas...


Eu ontem liguei para o Dep de Titulos no banco onde trabalho e disseram-me que as subscriçoes neste momento dobraram a oferta disponivel.

Atençao que nao há credito nesta OPV...logo só compra quem tem dinheiro!!! O que para mim vai ser melhor para o sucesso da OPV (menos pressao vendedora)




Se de facto se confirmar que nesta fase só ainda dobraram os pedidos pode realmente verificar-se um massivo entalanço de quem entrar a pés juntos!
É por essas e por outras que eu vou comprar no dia da abertura, não vale a pena entregar-me agora à sorte e correr o risco de ficar com 100 euros ou com 130 mil euros de acções...
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Re: Quanto valem os CTT?

por Primvs » 23/11/2013 10:05

Sr_SNiper Escreveu:
Serra Lapa Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Existe um mínimo de ações que cada investidor fica, independentemente do rateio?


Existe o lote mínimo de 10! :lol: , ficas um investidor de 50 Euros :lol:

Estou tentado a subscrever na OPV , mas 100-1 fica com receio... Eu a pensar 5-1, 5 para 1 fica com 100 euros delas...


Eu ontem liguei para o Dep de Titulos no banco onde trabalho e disseram-me que as subscriçoes neste momento dobraram a oferta disponivel.

Atençao que nao há credito nesta OPV...logo só compra quem tem dinheiro!!! O que para mim vai ser melhor para o sucesso da OPV (menos pressao vendedora)
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: Quanto valem os CTT?

por Automech » 23/11/2013 2:53

AutoMech Escreveu:Isso parece o discurso daquelas equipas que jogam bem mas não ganham um chavo. Há por aí muitos analistas técnicos que produzem ATs absolutamente irrepreensível. Isso serve de alguma coisa se não tiverem um bom plano de trading ?
Já cansa ouvir dizer que a acção caiu, estou a perder, malditos especuladores, não-sei-quê. Então e que tal terem saído a tempo de ganhar ou de terem uma perda pequena, em vez de terem ficado a rezar para a porra da acção subir ou na ganância de querer ganhar ainda mais ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

Re: Quanto valem os CTT?

por Automech » 23/11/2013 2:30

Isso parece o discurso daquelas equipas que jogam bem mas não ganham um chavo. Há por aí muitos analistas técnicos que produzem ATs absolutamente irrepreensível. Isso serve de alguma coisa se não tiverem um bom plano de trading ?
Já cansa ouvir dizer que a acção caiu, estou a perder, malditos especuladores, não-sei-quê. Então e que tal ter saído a tempo de ganhar ou de ter uma perda pequena, em vez de ter ficado a rezar para a porra da acção subir ou na ganância de querer ganhar ainda mais ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

Re: Quanto valem os CTT?

por Storgoff » 23/11/2013 2:23

AutoMech Escreveu:
Storgoff Escreveu:Se quisermos abordar as coisas apenas na perspectiva de trading puro e duro, então até no BCP em forte queda se podia ganhar mt dinheiro.

Bom, quem quiser abordar o mercado de outra forma sujeita-se, então, aos barretes. :wink:


Estar no mercado para não enfiar barrtes é comprar hoje e vender nos 2 ou 3 dias seguintes?
É estar constantemente à frente de uma plataforma de negociação numa especulação frenética?
Investidores de médio longo prazo são tudo nabos?

Automech, acho que percebeste claramente o que escrevi, o que não põe em causa o sucesso que tu e muitos outros conseguiram na subscrição de OPV´s.
Não vale a pena estares agora a distorcer e a forçar a coisa.

O sucesso tem de ser sempre visto, não dessa forma, mas sim pelo facto da empresa ter criado valor ao longo do tempo para todos os accionistas, vendo a sua cotação de forma sustentada a subir no mercado.

Tudo o resto são fenómenos especulativos de curto prazo que correm bem para uns mas muito mal para outros.
Nessa perspectiva qualquer activo com bastante volatilidade pode ser um grande sucesso para o especulador desde que consiga estar do lado certo na altura certa.
Podíamos até dizer que se ganhava muito dinheiro, mais rapidamente do que num Bull Market, em pouco mais de um ano, entre 2008 e 2009, shortando tudo o que mexesse no mercado.
Mas a realidade não é bem essa.
A realidade é que os activos desvalorizaram fortemente e a esmagadora maioria dos que estavam no mercado perderam dinheiro.

Serão todos burros?
Gostam todos de enfiar barretes?
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Quanto valem os CTT?

por Texano Bill » 23/11/2013 2:11

Isto não me parece muito vantajoso para os trabalhadores dos CTT, dão-lhes desconto de 5% mas têm que as aguentar até Março 2014, e muita coisa pode acontecer até lá.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: Quanto valem os CTT?

por Automech » 23/11/2013 2:01

Storgoff Escreveu:Se quisermos abordar as coisas apenas na perspectiva de trading puro e duro, então até no BCP em forte queda se podia ganhar mt dinheiro.

Bom, quem quiser abordar o mercado de outra forma sujeita-se, então, aos barretes. :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

Re: Quanto valem os CTT?

por Storgoff » 23/11/2013 1:44

AutoMech Escreveu:
Storgoff Escreveu:Se esse é o critério para avaliar o sucesso duma OPV para o publico subscritor, então quase todas foram um grande sucesso, mas não é serio um raciocínio desses.

Bem, a seriedade do comentário está relacionada com os objectivos individuais. O meu objectivo nos mercados é apenas ganhar dinheiro, nada mais (para emoção, divertimento, adrenalina vou a outros sítios mais baratos :twisted: ).
Se uma OPV permitiu fazer dinheiro já não a considero um barrete. Não há nenhuma regra que force a pessoa a ter de aguentar a acção enquanto ela cai lenta (ou rapidamente)...
(e o meu comentário é precisamente por saber que a maioria ia sempre ficar agarrada ao papel - isto é quase um axioma - o que permitia a quem fosse minimamente cuidadoso poder ter saído a tempo na maioria das OPVs).

Storgoff Escreveu:O unico verdadeiro sucesso de OPV foi mesmo a GALP.

Dizer que a Galp foi o único sucesso é que não me parece nada sério. Eu fiz uns bons cobres nas OPVs do final dos anos 90, naquela altura em que havia crédito a 100% e duas tranches de investidores (publico em geral e pequenos investidores, tendo estes últimos 5% de desconto). Foi um período de loucura desenfreada.

Até me lembro que na PT, logo no primeiro dia estava a ganhar uma quantia jeitosa vendi a do público em geral mas a tranche dos pequenos investidores (não me recordo se era este o nome), só podiam ser vendidas daí a 90 dias. Como já estava contente com o lucro potencial, shortei contratos de futuros da PT (que tinham aparecido há pouco tempo), e 'tranquei' esse lucro (se não o tivesse feito teria visto evaporar cerca de 40% dos lucros nesses 90 dias - tal como podia ter deixado de ganhar mais, claro).


Automech,

Não me obrigues a bater na mesma tecla.
Em primeiro lugar como deves calcular a grande maioria dos subscritores das OPV´s não são propriamente traders.
Não tem esse acompanhamento fino do mercado nem acesso nem conhecimento de instrumentos financeiros como futuros ou outros.
Desde logo não tem como objectivo venderem nos 1º dias de bolsa e muitas vezes tinham essas restrições dos tais 90 dias.

Mas tb tens de concordar que se todos fossem tentar tirar partido duma eventual valorização dos 1ªs dias muito provavelmente a cotação caia ao ponto de saírem a perder.
Depois OPV´s da mesma cotada houve varias e a preços crescentes...
Como expliquei anteriormente, se olhares para os gráficos e tirando as primeiras sessões de bolsa apos a IPO, quase todas entraram em queda nos meses que se seguiram.
Ou seja quem vendou no curto prazo acabou por perder.
Quem as aguentou uns tempos pôde ganhar muitíssimo na PT , alguma coisa na EDP, bastante na GALP mas nas restantes foi sempre a perder.

Se quisermos abordar as coisas apenas na perspectiva de trading puro e duro, então até no BCP em forte queda se podia ganhar mt dinheiro.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Quanto valem os CTT?

por Bar38 » 23/11/2013 1:22

BRSP Escreveu:Boas sou novatos nestas andanças mas o que quer dizer estes números:
100-1 fica com receio... Eu a pensar 5-1, 5 para 1 fica com 100 euros delas.


100-1. Quer dizer que se for o caso, depois do rateio ficas com 1 acção por cada 100 que tenhas subscrito.
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Quanto valem os CTT?

por Automech » 23/11/2013 1:06

Storgoff Escreveu:Se esse é o critério para avaliar o sucesso duma OPV para o publico subscritor, então quase todas foram um grande sucesso, mas não é serio um raciocínio desses.

Bem, a seriedade do comentário está relacionada com os objectivos individuais. O meu objectivo nos mercados é apenas ganhar dinheiro, nada mais (para emoção, divertimento, adrenalina vou a outros sítios mais baratos :twisted: ).
Se uma OPV permitiu fazer dinheiro já não a considero um barrete. Não há nenhuma regra que force a pessoa a ter de aguentar a acção enquanto ela cai lenta (ou rapidamente)...
(e o meu comentário é precisamente por saber que a maioria ia sempre ficar agarrada ao papel - isto é quase um axioma - o que permitia a quem fosse minimamente cuidadoso poder ter saído a tempo na maioria das OPVs).

Storgoff Escreveu:O unico verdadeiro sucesso de OPV foi mesmo a GALP.

Dizer que a Galp foi o único sucesso é que não me parece nada sério. Eu fiz uns bons cobres nas OPVs do final dos anos 90, naquela altura em que havia crédito a 100% e duas tranches de investidores (publico em geral e pequenos investidores, tendo estes últimos 5% de desconto). Foi um período de loucura desenfreada.

Até me lembro que na PT, logo no primeiro dia estava a ganhar uma quantia jeitosa vendi a do público em geral mas a tranche dos pequenos investidores (não me recordo se era este o nome), só podiam ser vendidas daí a 90 dias. Como já estava contente com o lucro potencial, shortei contratos de futuros da PT (que tinham aparecido há pouco tempo), e 'tranquei' esse lucro (se não o tivesse feito teria visto evaporar cerca de 40% dos lucros nesses 90 dias - tal como podia ter deixado de ganhar mais, claro).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

Re: Quanto valem os CTT?

por BRSP » 23/11/2013 0:55

Boas sou novatos nestas andanças mas o que quer dizer estes números:
100-1 fica com receio... Eu a pensar 5-1, 5 para 1 fica com 100 euros delas.
 
Mensagens: 3
Registado: 21/11/2013 12:42

Re: Quanto valem os CTT?

por SERRA LAPA » 23/11/2013 0:38

Existe o lote mínimo de 10! :lol: , ficas um investidor de 50 Euros :lol:[/quote]
Estou tentado a subscrever na OPV , mas 100-1 fica com receio... Eu a pensar 5-1, 5 para 1 fica com 100 euros delas...[/quote]

Atenção Sniper que as minhas opiniões são pura especulação, mas sinceramente acredito que olhando para o passado, dificlmente acontecerá um rácio inferior a 100:1. Mas a realidade pode vir a desmentir-me...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 23/11/2013 0:33

Serra Lapa Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Existe um mínimo de ações que cada investidor fica, independentemente do rateio?


Existe o lote mínimo de 10! :lol: , ficas um investidor de 50 Euros :lol:

Estou tentado a subscrever na OPV , mas 100-1 fica com receio... Eu a pensar 5-1, 5 para 1 fica com 100 euros delas...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por SERRA LAPA » 23/11/2013 0:29

Sr_SNiper Escreveu:Existe um mínimo de ações que cada investidor fica, independentemente do rateio?


Existe o lote mínimo de 10! :lol: , ficas um investidor de 50 Euros :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Quanto valem os CTT?

por Storgoff » 23/11/2013 0:26

AutoMech Escreveu:
jeso Escreveu:Espero que não seja um barrete do tamanho da OPV da MARTIFER :oops: :oops:

Barrete ? A OPV foi a 8 euros e no primeiro dia fez um máximo de 12. Bem bom.
Mesmo nos dias a seguir dava para sair nas calmas com um lucro bonzito de 25%.


Se esse é o critério para avaliar o sucesso duma OPV para o publico subscritor, então quase todas foram um grande sucesso, mas não é serio um raciocínio desses.
Em regra a grande maioria que vai a OPV´s não é para vender no 1º dia de bolsa .
Se a esmagadora maioria o tentasse fazer, aí sim é que as cotações caiam mesmo e saiam todos a perder.
Portanto o sucesso terá de ser visto na forma como o título se comportou no médio prazo.
Tirando uma ou outra excepção, todas se portaram muito mal.

O Ulisses falou no caso da EDP e PT como grandes sucessos.

Se não estou em erro a PT tal como a EDP teve várias OPV´s a preços completamente distintos o que põe em posições completamente distintas os vários subscritores.
Eu por ex subscrevi umas quantas da EDP a 4€ ou à volta disso e se até estiveram acima desse valor uns tempitos depois, os anos que se seguiram foi sempre a cair. Em 2005 vendi a perder e depois em 2007 voltaram a esses valores para depois se despenharem até ao valor que cotam hoje, bem abaixo da 1ª OPV isto para não falar na correcção monetária.
Não podemos comparar 3€ em 1996 com 3€ em 2013.

No caso da PT a história acaba por ser semelhante.
A PT com correcção monetária cota hoje praticamente ao valor da IPO. É claro que os dividendos tem sido generosos....
Outro ponto importante é que durante o 1º ano em bolsa a performance tanto da PT com da EDP foi negativa . Tirando as 1ªs sessões em bolsa foi sempre a cair.
Provavelmente muitos venderam.
Quem as guardou,é um facto que os anos que se seguiram até 2000 foram um verdadeiro maná na PT.
Beneficiaram do efeito dotcom...
Ou seja, o caso da EDP não o posso considerar um sucesso . A PT apesar de tudo diria que sim e colocaria-a nas excepções à regra.
De qualquer forma estamos a falar de OPVs com quase 20 anos o que não tem nada a ver com a realidade bolsista actual

O unico verdadeiro sucesso de OPV foi mesmo a GALP.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 23/11/2013 0:24

Serra Lapa Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Para a malta com mais experiência, quantos k eu tenho que pedir por cada k que me calhar no rateio?
Peço 5 para me calhar 1?



Tirando a parte da experiência, diria que deves pedir entre 100 a 150 para 1! (No caso da da REN foi 93X)

:shock:
Se eu quiser 5k, tenho que pedir 500k delas? Que loucura !!! Depois ainda fico com 100k e nem sei que fazer :lol: :lol:
Existe um mínimo de ações que cada investidor fica, independentemente do rateio?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por SERRA LAPA » 23/11/2013 0:16

Sr_SNiper Escreveu:Para a malta com mais experiência, quantos k eu tenho que pedir por cada k que me calhar no rateio?
Peço 5 para me calhar 1?



Tirando a parte da experiência, diria que deves pedir entre 100 a 150 para 1! (Estimativa conservadora, no caso da da REN foi 93X. Numa perspectiva pessimista entre 200 a 250 vezes para 1, ou deixa de valer a pena )
Editado pela última vez por SERRA LAPA em 23/11/2013 0:27, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Quanto valem os CTT?

por Sr_SNiper » 23/11/2013 0:04

Para a malta com mais experiência, quantos k eu tenho que pedir por cada k que me calhar no rateio?
Peço 5 para me calhar 1?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Quanto valem os CTT?

por Automech » 22/11/2013 23:51

Quem compra e 'guarda' só se pode queixar de si próprio. Quando um tipo que leva com um gap de abertura e não consegue sair a tempo sem perder, isso sim, é uma chatice. Agora ver o papel ganhar 25%, deixá-lo deslizar para prejuízo e ficar a reclamar da OPV é negligência pura. É um barrete auto infligido.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

Re: Quanto valem os CTT?

por jeso » 22/11/2013 20:49

AutoMech Escreveu:
jeso Escreveu:Espero que não seja um barrete do tamanho da OPV da MARTIFER :oops: :oops:

Barrete ? A OPV foi a 8 euros e no primeiro dia fez um máximo de 12. Bem bom.
Mesmo nos dias a seguir dava para sair nas calmas com um lucro bonzito de 25%.

Mas quem as guardou... desceu aos infernos :|
Saudações
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1154
Registado: 24/6/2006 12:52
Localização: Via Lactea

Re: Quanto valem os CTT?

por Automech » 22/11/2013 20:45

jeso Escreveu:Espero que não seja um barrete do tamanho da OPV da MARTIFER :oops: :oops:

Barrete ? A OPV foi a 8 euros e no primeiro dia fez um máximo de 12. Bem bom.
Mesmo nos dias a seguir dava para sair nas calmas com um lucro bonzito de 25%.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

Re: Quanto valem os CTT?

por jeso » 22/11/2013 20:30

Espero que não seja um barrete do tamanho da OPV da MARTIFER :oops: :oops:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1154
Registado: 24/6/2006 12:52
Localização: Via Lactea

Re: Quanto valem os CTT?

por doktorpt » 22/11/2013 19:43

Urbanos desiste da privatização dos CTT

"Não vamos subscrever. Sempre dissemos que queríamos ter uma maioria de controlo e consideramos que não estão reunidas as condições para o conseguir, pelo menos ao preço que estaríamos dispostos a pagar", afirmou Alfredo Casimiro, presidente do grupo.

Notícia completa em:
http://economico.sapo.pt/noticias/urbanos-desiste-da-privatizacao-dos-ctt_182277.html

Comentários?
 
Mensagens: 4
Registado: 10/11/2011 10:25

Re: Quanto valem os CTT?

por thej » 22/11/2013 17:49

Primvs Escreveu:
thej Escreveu:Já disponível a análise da proteste investe: http://www.deco.proteste.pt/investe/pri ... 038474.htm

E eu que tinha decidido hoje não ir... :?



Nao dá para abrir...so para quem é da Proteste...Mete ai o print screen!!!

Mas a Proteste a dar dicas de investimento...assusta-me


Por questões de direitos de autor vou apenas citar um parágrafo. O da conclusão do artigo.

"Avaliação e conselho
Nos primeiros nove meses do ano, os CTT acumularam um lucro de 0,30 euros por ação, uma subida de 28% face a igual período de 2012 originada sobretudo por reduções de custos e por um elevado montante de provisões em 2012. O VN manteve a tendência de queda (-2%), embora menos acentuada fruto de uma política de aumento dos preços de alguns produtos e serviços. Para 2013, 2014 e 2015, prevemos lucros de 0,34, 0,35 e 0,37 euros por ação, respetivamente.
A amplitude do intervalo de preços (4,10 a 5,52 euros) é grande, pelo que avaliamos a ação entre barata e correta. O risco do título (2 numa escala de 1 a 5) é baixo e o rendimento do dividendo é elevado. Assim, se tiver disposto a correr o risco de investir em ações e numa perspetiva de longo prazo, aconselhamos a subscrição dos títulos dos CTT, de preferência até 25 de novembro para beneficiar de um coeficiente de rateio superior."


Cumprimentos.
 
Mensagens: 4
Registado: 29/11/2007 13:49
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Google Adsense [Bot], iniciado1, niceboy, Opcard, PAULOJOAO e 122 visitantes