Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Storgoff » 11/12/2013 18:07

LightKey Escreveu:
Storgoff Escreveu:Se a cotação se for aguentando nestes níveis o JP Morgan lá terá de comprar os restantes 6,36% à Parpública.
Pelo menos o Estado maximiza o encaixe.


Porquê Storgoff? Ainda consegui perceber como funciona a opção de compra e que acções é que o JPMorgan está a utilizar para "estabilizar" o preço.

Podes-me explicar?

Obrigado.


Se andares uns posts para trás encontras encontra alguns comentários meus a debulhar esses tema.
Basicamente o JP Morgan tomou uma posição naked short na fase de venda aos institucionais para depois poder comprar em mercado e estabilizar o preço.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por nook » 11/12/2013 17:26

Goldman Sachs e Deutsche Bank com 7% dos CTT
11 Dezembro 2013, 16:07 por Ana Filipa Rego | arego@negocios.pt

O banco norte-americano adquiriu 5% dos CTT enquanto a instituição alemã comprou 2% do seu capital.



Em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os CTT informam que receberam uma comunicação de participação qualificada do Goldman Sachs Group. O banco norte-americano detém 4,998% dos CTT após a compra de 7.496.479 acções da nova cotada.

Os CTT sublinham que a data da operação e a data em que o limiar dos 2% (participação qualificada) foi ultrapassado ou alcançado foi a 5 de Dezembro de 2013 (dia em que a empresa se estreou em bolsa). Tendo em conta o preço a que as acções foram vendidas na privatização, ou seja 5,52 euros, isto representa um investimento de 41,4 milhões de euros.

O Goldman Sachs é, assim, o segundo investidor relevante dos CTT a ser divulgado.

Esta quarta-feira foi também conhecido que o Deutsche Bank adquiriu cerca de três milhões de acções da nova cotada na venda directa (antes da estreia em bolsa), ficando, assim, com 2,04% do seu capital, num investimento de 16,9 milhões de euros.



Deutsche Bank com 2% dos CTT


O Deutsche Bank foi o primeiro a anunciar a obtenção de uma participação qualificada (acima de 2%) nos CTT. As companhias, segundo o Código dos Valores Mobiliários, têm um prazo de quatro dias para comunicar ao emitente participações qualificadas, pelo que nos próximos dias ainda poderão surgir mais anúncios como os de hoje, caso mais investidores tenham adquirido posições relevantes no capital dos CTT.

Recorde-se que a Oferta Pública de Venda (OPV) da empresa de correios colocou Portugal no radar dos investidores mundiais. Cerca de 77% das acções destinadas aos investidores institucionais foram colocadas junto de estrangeiros que ficaram com quase 44% do capital. Apesar do domínio internacional nas ordens reservadas aos institucionais, a maior "fatia" de capital mantém-se em mãos nacionais: 56,8%, incluindo os 30% do Estado.

As acções alienadas na oferta pública de venda (OPV) dos CTT estrearam-se em bolsa quinta-feira, 5 de Dezembro, às 10h30.

O Estado alienou 70% do capital dos CTT, tendo fixado o preço das acções a 5,52 euros, o que corresponde ao valor mais elevado do intervalo estabelecido pelo Governo no lançamento da operação. Os trabalhadores beneficiaram de um desconto de 5% no preço.

No total entraram em bolsa 105 milhões de acções dos CTT que começam a negociar no dia 5 de Dezembro.

Esta quarta-feira as acções sobem 1,23% para 5,77 euros.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... s_ctt.html
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por LightKey » 11/12/2013 17:02

Storgoff Escreveu:Se a cotação se for aguentando nestes níveis o JP Morgan lá terá de comprar os restantes 6,36% à Parpública.
Pelo menos o Estado maximiza o encaixe.


Porquê Storgoff? Ainda consegui perceber como funciona a opção de compra e que acções é que o JPMorgan está a utilizar para "estabilizar" o preço.

Podes-me explicar?

Obrigado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 90
Registado: 17/6/2010 23:17
Localização: Portugal

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Storgoff » 11/12/2013 16:51

Se a cotação se for aguentando nestes níveis o JP Morgan lá terá de comprar os restantes 6,36% à Parpública.
Pelo menos o Estado maximiza o encaixe.
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por mcarvalho » 11/12/2013 16:08

Deutsche Bank é o primeiro a anunciar participação qualificada nos CTT

11/12/2013

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os CTT – Correios de Portugal informam que receberam uma comunicação de participação qualificada do Deutsche Bank.

Neste contexto, o banco alemão passou a deter mais de 2% do capital dos CTT após a compra de 3.063.798 acções dia 4 de Dezembro, ou seja, um dia antes da estreia da mais recente cotada da praça lisboeta. O banco alemão efectuou um investimento de 16,9 milhões de euros na empresa liderada por Francisco Lacerda.

O Deutsche Bank foi o primeiro a anunciar a obtenção de uma participação qualificada (acima de 2%) nos CTT. As companhias, segundo o Código dos Valores Mobiliários, têm um prazo de quatro dias para comunicar ao emitente participações qualificadas, pelo que nos próximos dias ainda poderão surgir mais anúncios como o de hoje, caso mais investidores tenham adquirido posições relevantes no capital dos CTT.

Recorde-se que a Oferta Pública de Venda (OPV) da empresa de correios colocou Portugal no radar dos investidores mundiais. Cerca de 77% das acções destinadas aos investidores institucionais foram colocadas junto de estrangeiros que ficaram com quase 44% do capital. Apesar do domínio internacional nas ordens reservadas aos institucionais, a maior "fatia" de capital mantém-se em mãos nacionais: 56,8%, incluindo os 30% do Estado.

As acções alienadas na oferta pública de venda (OPV) dos CTT estrearam-se em bolsa quinta-feira, 5 de Dezembro, às 10h30.

O Estado alienou 70% do capital dos CTT, tendo fixado o preço das acções a 5,52 euros, o que corresponde ao valor mais elevado do intervalo estabelecido pelo Governo no lançamento da operação. Os trabalhadores beneficiaram de um desconto de 5% no preço.

No total entraram em bolsa 105 milhões de acções dos CTT que começam a negociar no dia 5 de Dezembro.

A esta altura sobem 1,23% para 5,77 euros.
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por LightKey » 10/12/2013 18:54

Quanto tempo têm para declarar participações acima de 2% à CMVM?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 90
Registado: 17/6/2010 23:17
Localização: Portugal

Re: Não há fogo sem fumo

por mcarvalho » 10/12/2013 15:27

a propósito

que se tranquilizem as velhinhas :oops:

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... alcao.html
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por serdom » 10/12/2013 11:38

sadoca Escreveu:Mas tenho visto aqui escrita muita coisa sem nexo e muita asneira. Desde logo gostaria de saber de que contas vem esse valor de 4.90 por acao.


Bom dia Sadoca,

Realmente, para ter escrito meio post, mais valia eu ter estado quieto. Já se lêem demasiados comentários desse género, e contribui para o circo.
O meu raciocínio foi o seguinte:

1. Usei peer-evaluation e não DCF. Penso que a DCF usa assentas em demasiadas premissas facilmente sujeitas a optimismo exagerado da parte do investidor (wacc, taxas de crescimento, etc)
2. Dentro da Peer-evaluation, usei o PER e o EV/EBITDA. A primeira porque julgo representar melhor o valor actual da empresa face às congéneres e a segunda por incluir o valor da dívida na avaliação da empresa.
3. As empresas que usei na minha análise foram: UK mail, Bpost, PostNL NV, TNT Express, Oesterreichische Post AG, Deutsche Post AG, Clasquin SA, fedex, Logistics Sas, Stef SA.
4. Após verificar que as medianas e médias da minha amostra para cada indicador (PER e EV/EBITDA) eram muito próximas (no pior caso, uma diferença de 6 cêntimos), cheguei aos 4,90€ com a média dos dois indicadores.

E foi pelo facto do preço estar no meio do intervalo que considerei arriscado entrar na IPO. Hoje estão a 5.77€ (+4,5%), mas eu não sou day-trader (ou tão pouco, um iluminado nestas matérias) e prefiro apostar em empresas no longo prazo.

Cumps,
 
Mensagens: 231
Registado: 21/8/2011 19:31
Localização: 20

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por jabreu3 » 9/12/2013 17:44

Que grande fecho!!! em máximos. Maravilha
 
Mensagens: 396
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: porto

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por WofG » 9/12/2013 17:20

rasteiro Escreveu:GRANDE FORÇA COMPRADORA.
máximos atrás de máximos hoje.
Vém por este andar amanhã esta a cotar acima dos 5.95€, e é ai que eu prevejo stop a disparar de compras.
O meu é um deles.

abraços

Se fosse assim, colocavas a 5,94€? Não?
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 334
Registado: 1/10/2010 15:17
Localização: 16

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por rasteiro » 9/12/2013 17:05

GRANDE FORÇA COMPRADORA.
máximos atrás de máximos hoje.
Vém por este andar amanhã esta a cotar acima dos 5.95€, e é ai que eu prevejo stop a disparar de compras.
O meu é um deles.

abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por rasteiro » 9/12/2013 16:15

só se ela fizer máximos de 5.95, é que entro.
até lá mero espectador.

Abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por jabreu3 » 9/12/2013 16:13

Grande bombanço... estrangeiros a comprar dado que só vejo Tugas descrentes?
 
Mensagens: 396
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: porto

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por sanchobeti » 9/12/2013 15:15

Boa tarde.
Caro Ulisses


....A 200€,não...bolas,atão os 5,52 foram por acaso!?
Se a empresa está de boa saúde financeira e tem potencial para crescer,bem gerida ou melhor, que o Estado fez até aqui...só pode.
Penso eu de que....
abr
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 13:06
Localização: 16

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ulisses Pereira » 9/12/2013 13:42

sadoca, daqui a pouco tempo, termina esse questão legalmente autorizada da JPMorgan.

sadoca, é claro que dá lucro, é claro que tem muitas lojas. Mas obviamente que isso está descontado no preço a que elas foram vendidas. Quem comprou e quem vendeu sabe isso mesmo. Não é nenhuma novidade.

Repara que se a acção tivesse sido vendida a 200 euros, tu poderias dizer tudo igual ao que disseste. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por artista_ » 9/12/2013 13:40

sadoca Escreveu:Depois gostaria que me respondesse quem souber: tendo o governo ficado na posse de 36% das accoes nao sera um dos intetessados em que elas valorizem? S vendo um produto vou querer o preco mais alto possivel por ele. Certo?


Sim, toda a gente quer que valorizem, pelo menos os que são accionistas, mas isso não garante nada. Quando foi vendida a EDPr no mercado também todos queriam que valorizasse, mas o que aconteceu foi que o título apenas esteve alguns minutos acima do preço de colocação, hoje está mais de 50% abaixo... na bolsa é melhor contar com tudo!

Não vale a pena contares com JPM's e outras coisas, conta contigo só, na bolsa não há nada certo, se houvesse era fácil... mas também perdia a piada disto! :D
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por idas78 » 9/12/2013 13:39

Obrigado ulisses mas nao é ai quw entram a JP Morgan e a manipulacao dos influentes?
 
Mensagens: 31
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por idas78 » 9/12/2013 13:37

Porque é que os ctt hao de ser diferentes?

Porque nao ha nenhuma empresa em portugal como os ctt
Porque sao das poucas- senao a unica- empresa publica que da lucro
Quantas empresas em portugal tem o potencial dos ctt?
Quantas tem o numero de lojas?
Quantas colocam o produto a porta do cliente?
Quantas possuem uma divida tao baixa?
 
Mensagens: 31
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ulisses Pereira » 9/12/2013 13:33

sadoca, sim, mas o Governo nada pode fazer para que isso aconteça. A não ser manter uma boa gestão. Governo e empresas têm sempre interesse em que as acções se valorizem mas a única forma que têm de influenciar isso é gerindo bem a empresa.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por idas78 » 9/12/2013 13:28

Depois gostaria que me respondesse quem souber: tendo o governo ficado na posse de 36% das accoes nao sera um dos intetessados em que elas valorizem? S vendo um produto vou querer o preco mais alto possivel por ele. Certo?
 
Mensagens: 31
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por Ulisses Pereira » 9/12/2013 13:25

msfr, eu entendo a tua ideia mas só estás a ver o lado do estado. Naturalmente que quis maximizar a sua receita, mas só o fez em função da procura. e não penses que foi em função da procura dos pequenos investidores porque o que verdadeiramente determinou o preço foi a procura dos institucionais. E, como sempre, foi esse equilíbrio entre o que o Estado estava disposto a arrecadar e os institucionais dispostos a investir que se fez o equilíbrio.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por idas78 » 9/12/2013 13:22

Boa tarde

Sou estreante aqui e estreei me na bolsa na operacao dos CTT. Nao percebo muito e por isso tenho seguido atentamente este forum para ver se aprendo alguma coisa. Sei um pouco de gestao e pouco mais.

Mas tenho visto aqui escrita muita coisa sem nexo e muita asneira. Desde logo gostaria de saber de que contas vem esse valor de 4.90 por acao.
 
Mensagens: 31
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por artista_ » 9/12/2013 12:27

serdom Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Caros,
Isto também foi para provocar! :)
Mas tenho a obrigação de justificar a minha posição!
O Estado fez o que é lógico para quem se encontra "teso", tratou de maximizar o encaixe e se calhar até orquestrou o arranque fulguroso inicial para justificar o valor proposto, mas agora pensem, se todas as acções no mercado estão a transacionar abaixo do seu real valor, porque é que os CTT teriam de ser diferentes?
Abraço mfsr1980

PS: 1980 não é o meu ano de nascimento. :lol:


Não sei o que te leva a dizer que as acções do CTT estão abaixo do real valor. Quem não te diz que os preços actuais não são os correctos, e os que vivemos até 2008 não eram o simples fruto de uma bolha que, tarde ou cedo, ia estourar?
Eu fiquei curioso com esta operação, fiz umas contas, e cheguei a um preço alvo de 4,90€. Como o intervalo dado pelo Governo era demasiado largo, optei por não entrar. Quando sair o anúncio que afinal não há dividendos para ninguém, se calhar nessa altura compro acções dos CTT...


E porque é que não há dividendos para ninguém?... deixa-me adivinhar, porque te apetece! estou certo!? :D
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por serdom » 9/12/2013 12:16

mfsr1980 Escreveu:Caros,
Isto também foi para provocar! :)
Mas tenho a obrigação de justificar a minha posição!
O Estado fez o que é lógico para quem se encontra "teso", tratou de maximizar o encaixe e se calhar até orquestrou o arranque fulguroso inicial para justificar o valor proposto, mas agora pensem, se todas as acções no mercado estão a transacionar abaixo do seu real valor, porque é que os CTT teriam de ser diferentes?
Abraço mfsr1980

PS: 1980 não é o meu ano de nascimento. :lol:


Não sei o que te leva a dizer que as acções do CTT estão abaixo do real valor. Quem não te diz que os preços actuais não são os correctos, e os que vivemos até 2008 não eram o simples fruto de uma bolha que, tarde ou cedo, ia estourar?
Eu fiquei curioso com esta operação, fiz umas contas, e cheguei a um preço alvo de 4,90€. Como o intervalo dado pelo Governo era demasiado largo, optei por não entrar. Quando sair o anúncio que afinal não há dividendos para ninguém, se calhar nessa altura compro acções dos CTT...
 
Mensagens: 231
Registado: 21/8/2011 19:31
Localização: 20

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por mfsr1980 » 7/12/2013 13:52

Caros,
Isto também foi para provocar! :)
Mas tenho a obrigação de justificar a minha posição!
O Estado fez o que é lógico para quem se encontra "teso", tratou de maximizar o encaixe e se calhar até orquestrou o arranque fulguroso inicial para justificar o valor proposto, mas agora pensem, se todas as acções no mercado estão a transacionar abaixo do seu real valor, porque é que os CTT teriam de ser diferentes?
Abraço mfsr1980

PS: 1980 não é o meu ano de nascimento. :lol:
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, bento.jp13, Bing [Bot], bpcolaco, Dar Adal, Ferreiratrade, Garfield, Google Adsense [Bot], hfmagalhaes, latbal, malakas, Minsk, MR32, PAULOJOAO, PIKAS, Shimazaki_2 e 133 visitantes