Re: Segurança dos Certificados Poupança Mais

Brunomanco Escreveu:Em primeiro lugar não entendo tanta euforia por um produto que apenas da uma taxa média de 4%, e que para isso tenhamos que ter o dinheiro preso quatro ou cinco anos. Continuo a preferir os certificados de aforro que pagam 3,1%/ano a cada 3 meses. É muito mais seguro para desmobilizar o dinheiro sem perder a média de juros, caso apareça algo melhor. E vai aparecer melhor durante os próximos anos. (Quer dizer, com a baixa da taxa de referência talvez não, mas há-de sempre haver papel comercial ou obrigações de uma empresa aflita)
Não deixas de ter razão, mas repara que depende do perfil do investidor... para quem não quer andar sempre a mexer no dinheiro (ter de andar sempre atento ao que aparece de melhor e pronto a mover o capital), nem se mete em negócios de obrigações (da répública ou corporativas), muito menos em mercado secundário, considero ser um bom produto.
Dá de taxa média mínima 4,25% (que até pode ser maior, em função do crescimento do PIB nos 4º e 5º anos), e está bem definido quanto dá em cada ano (não há cá fórmulas de X*euribor3M+Y+Z, cujo tecto máximo até é 5%, inatingíveis para breve, mas que é o que este produto dá de mínimo nos 4º e 5º anos).
Eu não meti nem conto meter nenhum neste produto - porque tenho outros objectivos, tolerância ao risco, meios de me mover, etc;
Mas o meu pai, reformado, que até teve certificados de aforro nesta última década, e que quer "meter e esquecer" o dinheiro em algum lado, acabou de subscrever 40K deles na passada 6ª-feira.
Para ele, as opções limitam-se actualmente aos depósitos a prazo, certificados de aforros, e agora este novo produto (embora tenha tido várias vezes títulos de OPVs da nossa praça nos últimos 20 anos, bem como obrigações do seu banco - CGD, em mercado primário).
Edit:
Euforia foi coisa que não vi à volta deste produto... foi falado na TV por várias vezes, assim como noticiado os valores de subscrição dos primeiros dias, mas nada fora do normal;
Por aqui no forum, houve um tópico criado pelo MarcoAntónio e colocado logo no topo como inamovível, antecipando talvez uma procura elevada de informação sobre os mesmos - mas a procura foi tão pouca, que ao fim de várias semanas e apenas 2 páginas, foi desbloqueado...
A audiência aqui do forum é em média orientada para outros produtos mais voláteis e com mais risco, mas causou-me alguma confusão discutir-se tão pouco o assunto, quando no passado recente, tópicos sobre taxas de juro de depósitos a prazo eram tão concorridos.