Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por blaisesad » 26/7/2017 10:40

daniel__ Escreveu:Sobre o Ouro ainda

http://www.jornaldenegocios.pt/mais/ana ... -realidade

Pode comprar ouro para se sentir mais seguro, mas tem de estar consciente dos riscos. Ao contrário da crença popular, que se enraizou noutro contexto económico, a decisão de pôr as poupanças em ouro não garante ganhos mesmo no longo prazo.


Bom dia, antes de mais esta é a minha primeira intervenção e queria desde já felicitar os autores e contribuidores deste excelente tópico. No meu caso pessoal há mais de 4 anos que tenho investido uma parte das minhas poupanças numa carteira tipo «4 fundos» embora com algumas variantes, por isso o interesse neste tópico :wink:

Relativamente ao ouro concordo, penso que nesse caso a ideia é de que o ouro pode de alguma forma «proteger» uma carteira em caso de turbulências dos mercados e valorizar-se. No meu caso pessoal, e por ter um vínculo com o país prefiro usar o EURO/CAD, ou/e, juntar a carteira dos «4 fundos» um fundo de obrigações do japão em jpy.
 
Mensagens: 2
Registado: 24/7/2017 12:32

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 25/7/2017 17:26

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 25/7/2017 15:07

Sobre o Ouro ainda

http://www.jornaldenegocios.pt/mais/ana ... -realidade

Pode comprar ouro para se sentir mais seguro, mas tem de estar consciente dos riscos. Ao contrário da crença popular, que se enraizou noutro contexto económico, a decisão de pôr as poupanças em ouro não garante ganhos mesmo no longo prazo.
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 25/7/2017 11:58

@chico_laranja
Há ETFs que são fisicos, não apenas replicam o ouro. Muitos ETFs/ETCs dizem physical no nome. O maior ET de ouro do mundo GLD é fisico.

Últimos 10/12 anos foram pródigos em movimentos e quebras das regras de ouro da segunda metade do século XX:
Podes elaborar sff?? Quais regras e quais foram esses movimentos??
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 25/7/2017 11:27

Ouro apenas físico ou então em ETF ou similar.

Convém ter noção que os ETFs não têm lá 50T+X de ouro guardados em Fort Knox e apenas repercutem a variação do valor dessas toneladas de ouro e o X é a parte mais volátil para suportar as ordens de venda e compra mas são sim um índice sintético que mimetiza o ouro. É algo artificial que copia o movimento do ouro.

O ouro físico é um risco grande por causa de roubos e afins além de que tem um spread brutal entre preço de compra e venda e quem investe forte e feio tem que ter cofres, de preferência fora de casa, e são caríssimos.

O ETF/ETC/whatever tem o risco de no caso de algo de muito grave ocorrer (3ª guerra mundial, exclusão dos EUA dos mercados ou algo do género) passam a ser os lesados do ETF e o que era o mais seguro foi o 1º a valer 0 :-"

Pensem bem no motivo de terem ouro no portfólio e se, atendendo ao histórico destes últimos 10 anos, ele mantém a sua função histórica com que é descrita na literatura. Últimos 10/12 anos foram pródigos em movimentos e quebras das regras de ouro da segunda metade do século XX:
- Acções: Um grande crash que ninguém imaginaria que voltasse a acontecer depois d'A Grande Depressão e ainda por cima que tivesse origem no mais vigiado e evoluído mercado do mundo: EUA, uma grande recuperação, flat, anos com ganhos moderados mas que olhando lá para dentro tiveram uma volatilidade impressionante tipo S&P 500 em 2016 onde chegou a cair +10% em 6 semanas e acabou o ano com +8% :shock:
- Obrigações: Um bull impressionante e o seu estouro, movimentos atípicos nos mercados com os bancos centrais a manipular de forma descarada os mercados, falências em cascata de vários países (Islândia, Irlanda, Grécia, Portugal e ainda os casos especiais da banca espanhola e italiana)
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Clinico » 25/7/2017 6:54

MNPTLIS Escreveu:Outra pergunta tenho andado a procura de fundos cujo alvo é o ouro e tenho tido dificulade em encontrar pois queria que uma parte dos fundo tivesse a componente ouro ou apenas ouro
Alguem sabe que fundos existem ?


Caro amigo, o fundo da PIMCO que põe dinheiro na conta todos os meses, penso que funciona como dividendos. Quanto a impostos, sei pouco. Tenho contabilista há muitos anos, dada a profissão, e que me trata de tudo ( o chamado "comissaire aux compte segundo o Espirito Santo Salgado :lol: :lol: :oops: ). Mas penso que essa mensalidade é posta nos dividendos.
Engraçado, que tirando o ouro fisico, que é fácil de comprar mas não tão fácil de vender com lucro, tambem tenho andado á procura dum qalquer instrumento simples para ter ouro como hedging mas tambem só caio nas mineradoras ou nos futuros. Tenho que olhar com mais calma para o tópico do ouro...
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 25/7/2017 2:09

bucks Escreveu:Fantástica ferramenta, nisto os espanhóis estão muito mais à frente que cá... 8-)

Nós vamos mudar isso ;-) Não só com novas ferramentas como automatizando as deles (e ao mesmo tempo tornando-as de uso mais simples) :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 24/7/2017 12:40

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 24/7/2017 11:07

Está a melhor a performance global de ambas as duas carteiras neutra e agressiva, graças ao aprimoramento que fiz na neutra do Montepio.
Fantástica ferramenta, nisto os espanhóis estão muito mais à frente que cá... 8-)
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 24/7/2017 9:38

Mouro_Emprestado Escreveu:Não existem Fundos de Investimento que invistas directamente em Ouro.


Haver há, mas tem pouco peso na carteira.

O Invesco Ballaced Risk (SOURCE PHYS MRKTS GOLD P ETC / ETF SECURITIES GOLD BULLION SECS) e o Deutsche Concept Kaldemorgen (Gold Bullion Securities 04/Und. Cert.).

Em ambos representa à volta de 5%
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por Mouro_Emprestado » 23/7/2017 23:30

MNPTLIS Escreveu:Outra pergunta tenho andado a procura de fundos cujo alvo é o ouro e tenho tido dificulade em encontrar pois queria que uma parte dos fundo tivesse a componente ouro ou apenas ouro
Alguem sabe que fundos existem ?


Não existem Fundos de Investimento que invistas directamente em Ouro. Para isso, só ETCs (semelhantes aos ETFs).

Podes é investir em fundos de empresas de mineração de ouro... Mas não é a mesma coisa que investir directamente em Ouro.
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Fundos à la carte

por MNPTLIS » 23/7/2017 23:08

Outra pergunta tenho andado a procura de fundos cujo alvo é o ouro e tenho tido dificulade em encontrar pois queria que uma parte dos fundo tivesse a componente ouro ou apenas ouro
Alguem sabe que fundos existem ?
 
Mensagens: 491
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: Fundos à la carte

por MNPTLIS » 23/7/2017 22:44

Clinico
precisava de ajuda estou interessado nesses fundos de destribuição e ate estou interessado nesse que tens mas a minha duvida é em termos de finanças (impostos) como é que isso funciona
 
Mensagens: 491
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 23/7/2017 21:41

A regra dos 72 é muito boa para que você entenda o poder dos juros compostos.

Com ela, você descobrirá, com facilidade, qual é o prazo em que o seu investimento levará para dobrar de valor.

Como?

Simples: dividindo 72 pela taxa de juros da aplicação.

Se você consegue investir hoje num título prefixado que ofereça retorno de 16% ao ano (hipótese meramente ilustrativa), quanto tempo levará para dobrar o seu capital aplicado neste título?

Vejamos: 72/16 = 4,50.

Resposta: em 4 anos e meio.

http://hcinvestimentos.com/2017/03/23/c ... -dinheiro/
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 23/7/2017 18:39

http://hcinvestimentos.com/2009/10/09/c ... praticos/#

Este blog explica bem... Simples e eficaz.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 23/7/2017 17:55

bucks Escreveu:Estou a afinar a carteira euro Montepio fica neutra mesmo equilibrada meio, a do AB está mais equilibrada mas para frente meio agressiva :lol: ´
Muito boa ferramenta, mesmo agradecido ao pessoal. Consegui ver o custo preço e descorrelacionar tudo.


Se tiverem mais ideias, chutem, talvez consiga implementar, ou pelo menos fica anotado :)
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 23/7/2017 15:52

Estou a afinar a carteira euro Montepio fica neutra mesmo equilibrada meio, a do AB está mais equilibrada mas para frente meio agressiva :lol: ´
Muito boa ferramenta, mesmo agradecido ao pessoal. Consegui ver o custo preço e descorrelacionar tudo.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 22/7/2017 17:00

Graças às ferramentas aqui disponibilizadas, consegui descobrir que a minha carteira mais agressiva do AB está bem descorrelacionada e com bom desempenho. A do Montepio é Europa descorrelacionado com imobiliário. Natural ser mais concentrada...
Obrigado. 8-)
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 20/7/2017 17:28

chico_laranja Escreveu:Como é possível ter diferenças tão grandes nas correlações?

Umas décimas são perfeitamente aceitáveis agora passar de -0.06 para 0.26 (PIMCO Glbl Vs GS Glbl Small Cap)


Não me espanta nadinha. Dificilmente há um mês negativo no Pimco e positivo no GS. Diariamente é que se nota a diferença de correlações. Mas se no final do mês ambos subirem a correlação mensal vai ser positiva.

Como exemplo podemos imaginar os primeiros 15 dias o Pimco sobe (e o GS desce) e nos últimos 15 o GS é que sobe (e o Pimco desce) mas no final do mês ambos subiram um pouco. Como podes imaginar a correlação diária é negativa e a mensal positiva.

E houve aí muitos meses em que estava TUDO a subir (quer recuperação da crise quer nos últimos 18 meses por exemplo) embora em termos diários não estava sempre tudo a bombar, umas vezes era acções, outra era obrigações.

Quando eu fizer no site já se confirma tudo. Em Agosto já devo colocar isso.

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 20/7/2017 16:33

avataris

Vamos ter uns X-ray kitados e realmente interessantes :twisted:

VG

Como é possível ter diferenças tão grandes nas correlações?

Umas décimas são perfeitamente aceitáveis agora passar de -0.06 para 0.26 (PIMCO Glbl Vs GS Glbl Small Cap)

O meu tempo é curto para passar por cá. É mesmo só um saltinho para ver como a coisa anda :evil:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 20/7/2017 16:06

Boa. Interessantíssimo. Para além de ficar sempre contente quando a alguém da comunidade desenvolve e partilha projectos 8-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Thoth » 20/7/2017 15:26

Espetacular, obrigado.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 20/7/2017 15:10

VirtuaGod Escreveu:Confesso que estou curioso com alínea A 8-)

Feito Vai gerar um CSV.
Acho que era o Chico que há tempos também procurava esta funcionalidade.

A opção B vai ficar em standby, parece-me "overkill" :wink:
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por GAC29 » 20/7/2017 0:39

GAC29 Escreveu:Boa noite!
Fidelity SMART Global Defesv A-Acc-EUR - LU0251130554
Com 2 anos vou com -7%, espero dias melhores....

Opiniões?
 
Mensagens: 57
Registado: 9/4/2016 0:49

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 19/7/2017 16:59

Confesso que estou curioso com alínea A 8-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], goncaladas, Google Adsense [Bot], JorgeLima73, PAULOJOAO, Pedromoreiraaaa, Phil2014 e 215 visitantes