Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por x0106559 » 27/10/2014 19:26

Voltando ao tópico dos Fundos de investimento,

O que acham de trocar as obrigaçoes high yield por obrigações emergentes, como BlackRock Asia Tiger - LU0147399801 ou o AXA WF EM Short Duration Bds E(H)-C EUR LU0800573007 ?
 
Mensagens: 99
Registado: 14/10/2006 21:40
Localização: Leiria

Re: Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 27/10/2014 18:55

pcm1979 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Pessoal, comentem o tópico e não os fait divers à volta dele.

Abraço,
Ulisses


Este tópico é um mundo à parte dentro do Fórum. É uma propriedade privada em que só se entra com convite.

pcm1979,

Acho absurdo o que dizes.
Não precisei de convite para participar neste tópico e se cá venho é porque estou interessado no assunto e nada mais.
Se quiser comentar futebol, política ou qualquer outro assunto, tento encontrar um tópico mais adequado.
E se verificares bem, nestas últimas 10 a 12 páginas pouco se falou de fundos de investimento. O que é pena, pois esse é que é o tópico principal.
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por pcm1979 » 27/10/2014 18:44

Ulisses Pereira Escreveu:Pessoal, comentem o tópico e não os fait divers à volta dele.

Abraço,
Ulisses


Este tópico é um mundo à parte dentro do Fórum. É uma propriedade privada em que só se entra com convite.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 27/10/2014 18:42

Chico,

Enquanto eu estava a elaborar o post anterior, tu colocaste este teu último post.
Não tenho grande experiência das ferramentas que indicaste, mas vou analisar e trabalhar a informação como referiste e depois dou feedback.
Obrigado.

Carlos Almeida

P.S.: o que achas da minha última proposta de carteira? E tu Rick, que achas?
Tenho que "trabalhar" melhor a alocação setorial e incluir alguns mercados alternativos, eu sei, mas o que acham desta última proposta?
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 27/10/2014 18:38

dozens Escreveu:O mestre que recomendava o Brasil onde é que anda? :lol:
Espero que já ninguém vá na cantiga do market timing, senão é previsível que ficará mais pobre! :shame:


Essa pessoa anda aqui quase diáriamente neste tópico e é a mesma que recomendou biotecnologia (fundos com maior desempenho nos últimos 3 meses) e outros fundos de sucesso. Agora, há pessoas que me fazem lembrar a anedota da hiena e o comportamento de umas sub-aves de rapina da familia de uns pequenos abutres, que tal como a hiena são animais que não têm qualquer nobreza de caça, pois só se alimentam de carne em putrefação, de presas indefesas ou moribundas. Quando a caça está saudável, esses pequenos abutres nunca aparecem: devem a andar a aprender conceitos teóricos diversificados sobre investimentos, mas ainda não dei pela evolução dessa suposta aprendizagem. Será que o defeito é dos professores que não sabem explicar bem as matérias ou será que o problema está no sistema cognitivo do aluno? Desgraçados dos professores, têm de ter muita paciência ... pois a aprendizagem, por vezes, não é fácil.

Um grande abraço meu amigalhaço,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 27/10/2014 17:57

Viva,

Efetuei algumas alterações ao protótipo de carteira, que agora ficou como segue:

Tesouraria - Liquidez (~5%)
ES Liquidez FEIA (PTYEVOHM0002) - Merc. Monetário EUR Estável - 5%

Obrigações (~33%)
Schroder ISF Euro Bond B Acc (LU0106235707) - Obrigações Diversificado EUR - 10%
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc (IE00B11XZ103) - Obrigações Globais EUR Hedge - 5%
UBS (Lux) Bond SICAV - Convert Global (EUR) P-acc (LU0203937692) - Obrigações Convertíveis Global - EUR Hedged - 5%
Templeton Glbl Total Return N Acc € (LU0260870745) - Obrigações Globais - 5%
DWS Invest Euro Corporate Bonds NC (LU0300357638) - Obrigações Corp. EUR - 5% (*)
BGF Asian Tiger Bond E2 EUR (LU0277197249) - Obrigações Ásia - 3%

Mistos (~10%)
Invesco Pan European High Income E Acc (LU0243957742) - Mistos Defensivos EUR - 5%
MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR (LU0219418836) - Mistos Moderados USD - 5%

Acções (~52%)
Europa (~11%)
UBS (Lux) ES European Opportunity Unconstrained € P-acc (LU0723564463) - Ações Europa Cap. Grande Misto - 6%
JPM Highbridge Europe STEEP D (acc)-EUR (LU0325073954) - Ações Europa Cap. Flexível - 5%
EUA (~13%)
Threadneedle Amer Ext Alp R EUR (GB00B28CN800) - Ações EUA Cap. Grande Crescimento - 7%
Fidelity America E-Acc-EUR (LU0115759606) - Ações EUA Cap. Grande Misto - 6%
Globais (~13%)
Threadneedle Global Extended Alpha Net 1 EUR Acc (GB00B3B0FD70) - Ações Global Cap. Grande Crescimento - 7%
BGF Global SmallCap E2 EUR (LU0171288508) - Ações Global Cap. Pequena - 6%
Sectoriais (~15%)
Invesco Global Leisure E (LU0115139569) - Ações Sector Bens de Consumo - 4%
BGF World Healthscience E2 EUR (LU0171309270) - Ações Sector Saúde - 4%
Pictet Biotech-R EUR (LU0255977539) - Ações Sector Biotecnologia - 4%
Deutsche Invest I Global Infras NC (LU0329760853) - Ações Sector Infra-estrutura - 3%

Dos fundos introduzidos no X-Ray BB obtive os resultados abaixo.
Os valores obtidos são aceitáveis?
Devo modificar algo?
Anexos
Image1.png
Image2.png
Image3.png
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 27/10/2014 17:42

Carlos

Faz 2 coisas:

1º é ires ao X-ray do Best e colocares lá a tua carteira com os devidos pesos. Consegues ver o que o Rick te estava a tentar dizer. Basicamente tens 2 ou 3 fundos diferentes mas que são no fundo o mesmo pois têm uma grande sobreposição de activos (não confundir com correlação) e acabas por ter uma sensação de diversificação que é falsa.

Site: https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe? ... 1412712007

2º é ires ao Quantalys, registares uma conta demo para teres acesso a mais ferramentas, colocares a tua carteira com os respectivos pesos e fazeres:
- Backtest aos momentos chave (Lehman Brothers, Subprime, Crise dívida soberana europeia, crise das .COM, etc...)
- Ir à tabela de correlações.

Site: http://www.quantalys.co

Como só consegues ver uma dúzia de sobreposições no primeiro ponto poderás separar o X-ray em 2 partes: X-ray Obrigações+Mistos e X-ray Acções+mistos. Se fores minucioso até fazes 2 a 2 para teres o filme todo.

Chegas à conclusão que podes ter fundos sobrepostos e que em vez de 3 bastam 2 fundos para cobrir a % na área que querias. Nesse caso dispersas a percentagem do 3º fundo no peso dos outros 2 ou manténs os 3 fundos mas ficas consciênte que a diversificação é imperfeita e podes até ter posições complementares. Imagina o fundo A ter posição na empresa X e o fundo B ter posição na empresaY e a Y tentar opar a X. Estarás dos 2 lados da batalha ao mesmo tempo :oh:

No Quantalys tens a tabela de correlações que é importante pois indica o quanto os fundos andam de mãos dadas (mas não indica se dão passos iguais ou 1 dá um passo de criança e outro um salto, aí entra o desvio padrão e outros rácios mas o BR aqui é o guru da estatística/matemática e poderá dar-te mais um rácios).

Usa primeiro o X-Ray para teres a carteira alinhada e depois disso o Quantalys para análise à carteira.

Para teres uns pozinhos extra de ganhos terás que ir para mercados alternativos tipo EMEA, ASEAN, Caraíbas ou LatAm. Podes afinar a estratégia e ir para Índia, Indonésia, Tailândia entre outros.

Tens que ter consciência que são mercados muito manipuláveis e voláteis e por vezes com comportamentos "estranhos". Por outro lado também te obrigam a andar mais em cima da tendência e das notícias pois se há ventos políticos adversos na terra X as acções correspondentes podem ganhar vida própria e num dia ganharem 5% e no dia seguinte perderem 6%.

EDIT: Faltava o link para o Quantalys
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Nova Carteira de Fundos à la carte

por bluechips » 27/10/2014 17:29

Rick Lusitano (New) Escreveu:
(...)
== Comentário de início de semana ==
Lá venceu a Dilma, no último minuto dos descontos, num jogo empatado a 0-0, caiu o Real (BRL), a Petrobras, e o Bovespa. Agora os Brasileiros só podem se queixar deles mesmos. Em compensação as Biotechs seguem a bombar. Quem pensava que este ano, era o ano da Europa (RU e Zona Euro) e que o S&P 500, já tinha pouco sumo para dar, foi justamente o oposto. Quem tem o Pioneer US Fundamental Growth, deve estar bem contente. Um fundo que bate a concorrência e o S&P 500, por cerca de 2x. Nota também para o Threadneedle American Ext. Alpha, que é um fundo mais arriscado do que o Pioneer, e que tem uma estratégia de investimento que pode usar Long/Short, para tentar maximizar os retornos, pois é 1 fundo "130/30", diferente dos "Absolute Return" que usam também Long/Short, mas para tentar minimizar as perdas. E já que falamos nos mercados accionistas dos EUA, o Threadneedle American Smaller Companies, que não só bateu o Russell 2000, +12x em YTD e +18x em 1 ano, estando positivo e o seu índice negativo ou no limiar:

.................................................YTD / 1 Ano
Pioneer US Fundamental.....................+15.60% / +23.21%
Threadneedle American Ext. Alpha.........+11.27% / +17.58%
S&P 500.........................................+7.53% / +13.42%

Threadneedle Am. Smaller Companies.....+12.60% / +18.47%
Russell 2000....................................-3.78% / +0.41%

Fonte: Bloomberg

Depois não digam que o Rick não é amigo. :mrgreen:


Amigo Rick, eu sei que tu tens alguns anticorpos contra o JPMorgan, mas o seguinte fundo da categoria grande misto dos EUA está atualmente com 17.16% YTD em vez dos 15.60% YTD do Pioneer:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000001X69

Rick, o JPMorgan tinha ou ainda tem uns vestígios de "artistas", mas que não são comparáveis com os " verdadeiros artistas" do GS e de um velho banco que havia em Portugal. Portanto, tens de reduzir o teu bias contra o JPM (só no ASEAN é que não tens bias). :twisted:

Quanto ao Brasil, o short selling há-de acabar, porque não há muito mais para cavar no buraco, senão ainda sai petróleo da Petrobras (estão a fazer short contra a Petrobras) e aí os manipuladores dos shorts que se cuidem, a poeira há-de assentar e uma certeza eu tenho: não vai acontecer às ações brasileiras aquilo que ocorreu com as ações do velho BES, independentemente da Presidente Dilma ainda não ter feito um comentário de conforto como o nosso Presidente fez (palavras de Presidente, 1º Ministro e do Governador do Banco de Portugal são para levar a sério? Desgraçados dos acionistas do velho BES). :twisted:

Hoje, o que se pode dizer é que talvez o break even fique adiado por mais meio ano, ou talvez não, porque a Dilma já disse e vai ser obrigada a fazer reformas, pois a vitória é tangencial e o povo brasileiro quer essas reformas (não são só os mercados). Eu sou daqueles que acredito que o atual preço das ações brasileiras já deve incorporar o factor desfavorável da vitória da Dilma (os preços do mercado costumam anteciparem-se aos eventos). Dentro de uma semana, com a poeira eleitoral assente, talvez já se consiga definir melhor o trajeto de curto prazo do mercado acionista brasileiro.

Com a denúncia dos 3% de corrupção nos contratos celebrados com a Petrobras, esta será, nos próximos tempos, a última das empresas brasileiras a praticar actos de corrupção, tal como agora também ninguém se deve dirigir ao Novo Banco com propostas de "negócio" desconformes com a legislação aplicável, pelo que os shorts sobre a Petrobras deixam de ter sentido racional (a casa mais segura é aquela que acabou de ser roubada).

Abr,
bluechips
Editado pela última vez por bluechips em 27/10/2014 20:58, num total de 1 vez.
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Nova Carteira de Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 27/10/2014 16:55

Rick Lusitano (New) Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu: :arrow: Legg Mason CB US Agrsv Growth A Acc € (IE00B19ZB094)
:arrow: BGF World Healthscience E2 EUR (LU0171309270)
:arrow: Pictet Biotech-R EUR (LU0255977539)


Aposto que vais ter activos em comum. Vais perceber, várias coisas, o porquê das valorizações recentes do fundo da Legg Mason, e que apesar de teres 3 fundos de 3 gestoras diferentes, tens uma grande correlação entre eles. :wink:

Depois se quiseres podes fazer o mesmo exercício para cada classe de activos. Um só para acções, outro só para obrigações. Para ser mais fiel com a tua realidade, coloca o valor em EUR, que vais investir em cada fundo, no X-Ray.

Diz a que conclusões chegastes. 8-)



(Escolher fundos é a parte mais fácil, o difícil, é construir a alocação da nossa carteira. Estes exercícios deverão ser feitos por todos, para não terem surpresas desagradáveis no futuro. Muitos se lembrarão da crise dos PIMCOs/Templetons e Cª, Lda., em Maio de 2013.)




Uma das minhas "regras" dos mercados financeiros, o que sobe muito depressa e em pouco tempo, cairá ainda mais depressa. Por isso, quando tivemos aquela subida quase vertical em Agosto, já se pronunciava uma queda, se a isto, juntamos o "fim previsto" dos QEs dos EUA, em Outubro, as apresentações de resultados trimestrais das empresas (que traz sempre alguma incerteza), o cenário estava preparado para acontecer.


== Comentário de início de semana ==
Lá venceu a Dilma, no último minuto dos descontos, num jogo empatado a 0-0, caiu o Real (BRL), a Petrobras, e o Bovespa. Agora os Brasileiros só podem se queixar deles mesmos. Em compensação as Biotechs seguem a bombar. Quem pensava que este ano, era o ano da Europa (RU e Zona Euro) e que o S&P 500, já tinha pouco sumo para dar, foi justamente o oposto. Quem tem o Pioneer US Fundamental Growth, deve estar bem contente. Um fundo que bate a concorrência e o S&P 500, por cerca de 2x. Nota também para o Threadneedle American Ext. Alpha, que é um fundo mais arriscado do que o Pioneer, e que tem uma estratégia de investimento que pode usar Long/Short, para tentar maximizar os retornos, pois é 1 fundo "130/30", diferente dos "Absolute Return" que usam também Long/Short, mas para tentar minimizar as perdas. E já que falamos nos mercados accionistas dos EUA, o Threadneedle American Smaller Companies, que não só bateu o Russell 2000, +12x em YTD e +18x em 1 ano, estando positivo e o seu índice negativo ou no limiar:

.................................................YTD / 1 Ano
Pioneer US Fundamental.....................+15.60% / +23.21%
Threadneedle American Ext. Alpha.........+11.27% / +17.58%
S&P 500.........................................+7.53% / +13.42%

Threadneedle Am. Smaller Companies.....+12.60% / +18.47%
Russell 2000....................................-3.78% / +0.41%

Fonte: Bloomberg

Depois não digam que o Rick não é amigo. :mrgreen:

Rick,

Eu já tinha visto, e corrige-me se não te referias a isso, que os 3 fundos tinham um peso muito grande no setor Saúde (+ de 65%). Também vi que têm grandes correlações (+ de 20%).
Esta aposta do Legg Mason no setor Saúde é que deve ter ajudado à valorização do fundo.
Vou substituí-lo pelo Threadneedle American Ext. Alpha, pois já tenho o Pioneer US Fundamental na 1ª carteira que referi. Achas bem ou aconselhas outro?

O resto dos testes vai levar tempo. Espero chegar a alguma conclusão.
E estou a pensar também reduzir a quantidade de fundos.
Obrigado.

Carlos Almeida
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por dozens » 27/10/2014 16:44

O mestre que recomendava o Brasil onde é que anda? :lol:
Espero que já ninguém vá na cantiga do market timing, senão é previsível que ficará mais pobre! :shame:
viewtopic.php?f=3&t=82630&start=3750

Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?

Dos fracos não reza a história.
 
Mensagens: 87
Registado: 9/9/2014 12:26

Re: Nova Carteira de Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 27/10/2014 16:18

caralmeida030267 Escreveu:Boa tarde,

Estive indeciso se deveria postar ou não, mas decidi fazê-lo.
O Bluechips que me perdoe, mas sinto que posso obter aqui alguma ajuda e concerteza que irei agradecer e dar feedback.

Há algum tempo atrás constituí a minha 1ª carteira de fundos com a vossa ajuda, e em especial com a ajuda do Rick, do Artista Romeno e de outros (já lhes agradeci): http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=2400#p1130791.
Esta carteira passou por bons momentos em Agosto/Setembro, declinou em Outubro, mas está a recuperar e encontra-se novamente positiva no global.

Agora queria constituir uma 2ª carteira no Best, com um montante até 20.000 €, horizonte temporal entre 3 a 5 anos e um retorno acima dos 8% anuais.
Tenho tentado evitar duplicações com os fundos da 1ª carteira, mas existem 3 para os quais não encontrei melhor e, como tal, vou também selecioná-los para esta 2ª carteira, Vou assinalá-los com (*).

Selecionei 22 fundos e reduzi o peso das obrigações mas aumentei o peso da tesouraria. Sei que esta minha escolha é mais agressiva, mas o objetivo também é esse.
A carteira assim estará muito desiquilibrada? Que outros fundos me aconselham (sem estar a duplicar os da 1ª carteira)? E pesos?
Será possível reduzir a quantidade dos fundos de obrigações?
Queria apostar nos setores de biotecnologia e de saúde, por isso indiquei 2 fundos distintos. Será desaconselhável fazê-lo?

Tesouraria - Liquidez (~5%)
ES Liquidez FEIA (PTYEVOHM0002) - Merc. Monetário EUR Estável - 5%

Obrigações (~43%)
Schroder ISF Euro Bond B Acc (LU0106235707) - Obrigações Diversificado EUR - 10%
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc (IE00B11XZ103) - Obrigações Globais EUR Hedge - 5%
UBS (Lux) Bond SICAV - Convert Global (EUR) P-acc (LU0203937692) - Obrigações Convertíveis Global - EUR Hedged - 5%
Templeton Glbl Total Return N Acc € (LU0260870745) - Obrigações Globais - 5%
DWS Invest Euro Corporate Bonds NC (LU0300357638) - Obrigações Corp. EUR - 5% (*)
AXA WF Euro 5-7 EC EUR (LU0251660279) - Obrigações Diversificado EUR - 10% (*)
BGF Asian Tiger Bond E2 EUR (LU0277197249) - Obrigações Ásia - 3%

Mistos (~10%)
Invesco Pan European High Income E Acc (LU0243957742) - Mistos Defensivos EUR - 5%
MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR (LU0219418836) - Mistos Moderados USD - 5%

Acções (~42%)
Europa (~10%)
UBS (Lux) ES European Opportunity Unconstrained € P-acc (LU0723564463) - Ações Europa Cap. Grande Misto - 3%
JPM Highbridge Europe STEEP D (acc)-EUR (LU0325073954) - Ações Europa Cap. Flexível - 3%
MFS® Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc (LU0125944966) - Ações Europa Cap. Peq/Média Flexível - 4% (*)
EUA (~13%)
Legg Mason CB US Agrsv Growth A Acc € (IE00B19ZB094) - Ações EUA Cap. Grande Crescimento - 5%
Fidelity America E-Acc-EUR (LU0115759606) - Ações EUA Cap. Grande Misto - 5%
BGF US Small & MidCap Opps E2 EUR (LU0171298721) - Ações EUA Cap. Média - 3%
Globais (~10%)
Threadneedle Global Extended Alpha Net 1 EUR Acc (GB00B3B0FD70) - Ações Global Cap. Grande Crescimento - 5%
BGF Global SmallCap E2 EUR (LU0171288508) - Ações Global Cap. Pequena - 5%
Sectoriais (~9%)
Invesco Global Leisure E (LU0115139569) - Ações Sector Bens de Consumo - 3%
BGF World Healthscience E2 EUR (LU0171309270) - Ações Sector Saúde - 2%
Pictet Biotech-R EUR (LU0255977539) - Ações Sector Biotecnologia - 2%
Deutsche Invest I Global Infras NC (LU0329760853) - Ações Sector Infra-estrutura - 2%

Desculpem o testamento, mas não havia outra forma de o fazer.
Agradeço todo e qualquer comentário.
Obrigado

Carlos Almeida

P.S: Esqueci-me de referir que apenas pretendo fundos em EUR.




Vou para já, te dar umas dicas. Experimenta colocar 3 fundos no raio-X (X-Ray da Morningstar/BB). :wink:

:arrow: Legg Mason CB US Agrsv Growth A Acc € (IE00B19ZB094)
:arrow: BGF World Healthscience E2 EUR (LU0171309270)
:arrow: Pictet Biotech-R EUR (LU0255977539)


Aposto que vais ter activos em comum. Vais perceber, várias coisas, o porquê das valorizações recentes do fundo da Legg Mason, e que apesar de teres 3 fundos de 3 gestoras diferentes, tens uma grande correlação entre eles. :wink:

Depois se quiseres podes fazer o mesmo exercício para cada classe de activos. Um só para acções, outro só para obrigações. Para ser mais fiel com a tua realidade, coloca o valor em EUR, que vais investir em cada fundo, no X-Ray.

Diz a que conclusões chegastes. 8-)



(Escolher fundos é a parte mais fácil, o difícil, é construir a alocação da nossa carteira. Estes exercícios deverão ser feitos por todos, para não terem surpresas desagradáveis no futuro. Muitos se lembrarão da crise dos PIMCOs/Templetons e Cª, Lda., em Maio de 2013.)




Uma das minhas "regras" dos mercados financeiros, o que sobe muito depressa e em pouco tempo, cairá ainda mais depressa. Por isso, quando tivemos aquela subida quase vertical em Agosto, já se pronunciava uma queda, se a isto, juntamos o "fim previsto" dos QEs dos EUA, em Outubro, as apresentações de resultados trimestrais das empresas (que traz sempre alguma incerteza), o cenário estava preparado para acontecer.


== Comentário de início de semana ==
Lá venceu a Dilma, no último minuto dos descontos, num jogo empatado a 0-0, caiu o Real (BRL), a Petrobras, e o Bovespa. Agora os Brasileiros só podem se queixar deles mesmos. Em compensação as Biotechs seguem a bombar. Quem pensava que este ano, era o ano da Europa (RU e Zona Euro) e que o S&P 500, já tinha pouco sumo para dar, foi justamente o oposto. Quem tem o Pioneer US Fundamental Growth, deve estar bem contente. Um fundo que bate a concorrência e o S&P 500, por cerca de 2x. Nota também para o Threadneedle American Ext. Alpha, que é um fundo mais arriscado do que o Pioneer, e que tem uma estratégia de investimento que pode usar Long/Short, para tentar maximizar os retornos, pois é 1 fundo "130/30", diferente dos "Absolute Return" que usam também Long/Short, mas para tentar minimizar as perdas. E já que falamos nos mercados accionistas dos EUA, o Threadneedle American Smaller Companies, que não só bateu o Russell 2000, +12x em YTD e +18x em 1 ano, estando positivo e o seu índice negativo ou no limiar:

.................................................YTD / 1 Ano
Pioneer US Fundamental.....................+15.60% / +23.21%
Threadneedle American Ext. Alpha.........+11.27% / +17.58%
S&P 500.........................................+7.53% / +13.42%

Threadneedle Am. Smaller Companies.....+12.60% / +18.47%
Russell 2000....................................-3.78% / +0.41%

Fonte: Bloomberg

Depois não digam que o Rick não é amigo. :mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 27/10/2014 15:33

Ok Chefe. Mas se a gente não põe, de vez em quando, uns derivados de sal e pimenta, isto corre o risco de se tornar demasiado monótono, que é o mesmo que dizer demasiado obrigacionista e acionista.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por Ulisses Pereira » 27/10/2014 15:16

Pessoal, comentem o tópico e não os fait divers à volta dele.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 27/10/2014 15:06

ricardmag Escreveu:
bluechips Escreveu:
ricardmag Escreveu:Isto era um tópico novo com o nome "fundos take away" :!: :wink:


Tu com os teus bonecos multimedia até tens piada, mas quanto à interpretação do texto não percebeste lá muito bem o objetivo, pois não? É que se tivesses interpretado bem o texto, facilmente chegavas à conclusão que é precisamente o contrário de "fundos take away", porque isso de tópico do tipo "discos pedidos" é aquilo que os preguiçosos queriam que ele fosse: passam por aqui de vez em quando, apresentam as suas propostas de alocação de FI, depois esperavam que o sacrificado do Rick ou outro forista fizesse uma contra-proposta de upgrade e depois de servidos já poderiam fazer o "take away" e desaparecer sem darem qualquer contributo para o tópico, sendo que alguns até se esquecem de agradecer.

Abr,
bluechips


bluechips, a frase não foi interpretação de nada. Não interpretes mal :lol: :wink:

No fundo o que quero dizer com "fundos take away" é descrever o momento do tópico, o chefe já não trabalha aqui e a única coisa que sobrou foi o menu, onde cada um escolhe e leva o que quiser sem o aconselhamento do chefe.

Cumprimentos


Safaste-te bem ... tens imaginação. Agora ve lá se te safas desta: À tua menção de "fundos take away", tenho a dizer que este tópico não é nenhum processador de comida tipo Mcdonald's que serve ementas pré-definidas e sem criação gastronómica in momentum em função do gosto do cliente, como é um restaurante com menu à la carte, este sim orientado por um Chefe, enquanto que uma casa de pasto tipo "take away" tem um cozinheiro ou um curioso que fala com os cozinheiros e não um Chefe, porque este, sendo um profissional de upgrade, deve ser bem pago, e como o Rick não ganha nada com o Caldeirão não o podes designar de Chefe mas sim de criador. :mrgreen:

Um abraço,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Nova Carteira de Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 27/10/2014 12:15

chico_laranja Escreveu:Carlos

Desde já te digo que não acho esse carteira muito agressiva mas sim equilibrada. Para mim uma carteira agressiva tem uns 75% de acções.

8% ao ano não acho uma meta realista, ainda para mais quando a economia mundial mostra sinais de fraqueza. Daqui a uns 5 anos, se fizeres a conta, deverás ter um ganho anualizado de 4-7% e não os 8 que referes. Os últimos 5 anos foram bastante generosos nas acções mas não creio que haja mais 5 anos assim sem um crash jeitoso no meio que destruirá o objectivo dos 8%.

Se te for possível tenta obter os ganhos anualizados dos fundos de acções não a 5 anos mas a 7 e verás um filme bastante diferente e talvez mais realista pois apanha o crash de 2008 mas dilui o mesmo por 7 anos pois foi um crash monumental. Olha para esse ganho a 7 anos como um típico ganho a 3-5 anos.

Agora uma questão: Porque partes os Small Caps por 3 fundos (MFS Europa, BGF US e BGF Global) em vez de concentrares apenas no global?

Nos sectoriais tens um de Saúde e um Biotech. Eu não vi os detalhes do healthcare mas certamente tem uma parte Biotech. Porque não trocar o Saúde pelo EEF Consumer Staples para manteres o risk on Biotech e no Risk off teres o Consumer Staples em vez do Saúde que ao ter Biotech nunca será tão "conservador"?

Chico,

Obrigado pelos comentários.
Esta foi a 1ª aproximação que fiz para esta 2ª carteira, sendo certo que ainda deverei efetuar algumas alterações.

Quanto à meta dos 8%, sei que poderá ser irrealista face aos pressupostos atuais, daí que esteja recetivo a efetuar algumas modificações que permitam incrementar essa possibilidade (e, claro, o risco associado também).

Relativamente às obrigações, quer nas europeias quer nas dos EUA o meu feeling é que é "chão que deu uvas". As potenciais valorizações deverão estar nos mercados asiáticos e nalguns emergentes. É a minha "teoria", apenas.

Quanto às Small Caps que referes, estava a tentar apanhar o (possível) crescimento nos mercados europeu, americano e global. Achas que devo considerar apenas o BGF Global e eliminar os outros?
Em caso afirmativo, como achas que posso distribuir os 7% (4%+3%) que lhes estavam atribuídos?

Não percebi muito bem o que querias dizer quanto aos setoriais. Na minha 1ª carteira já tenho o EEF Consumer Staples e estava a ver se conseguia incluir outro do género, sem o repetir. Por isso optei pelo Invesco Global Leisure E.
Por outro lado, acho que os setores Saúde e Biotecnologia têm imenso potencial (e risco também, neste último caso), por isso queria apostar um pouco nestes setores. Sendo certo que o setor Saúde sofre variações menos violentas, o setor Biotecnologia consegue captar maiores "ganhos". Apenas estou a considerar um valor baixo (2%) neste último fundo...
Na 1ª carteira já tenho o Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R, por isso estava a tentar selecionar um outro fundo em EUR que conseguisse atingir os objetivos.

Sempre a aprender...

Carlos Almeida
Editado pela última vez por caralmeida030267 em 27/10/2014 15:21, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Nova Carteira de Fundos à la carte

por chico_laranja » 27/10/2014 11:27

caralmeida030267 Escreveu:Boa tarde,

Estive indeciso se deveria postar ou não, mas decidi fazê-lo.
O Bluechips que me perdoe, mas sinto que posso obter aqui alguma ajuda e concerteza que irei agradecer e dar feedback.

Há algum tempo atrás constituí a minha 1ª carteira de fundos com a vossa ajuda, e em especial com a ajuda do Rick, do Artista Romeno e de outros (já lhes agradeci): http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=2400#p1130791.
Esta carteira passou por bons momentos em Agosto/Setembro, declinou em Outubro, mas está a recuperar e encontra-se novamente positiva no global.

Agora queria constituir uma 2ª carteira no Best, com um montante até 20.000 €, horizonte temporal entre 3 a 5 anos e um retorno acima dos 8% anuais.
Tenho tentado evitar duplicações com os fundos da 1ª carteira, mas existem 3 para os quais não encontrei melhor e, como tal, vou também selecioná-los para esta 2ª carteira, Vou assinalá-los com (*).

Selecionei 22 fundos e reduzi o peso das obrigações mas aumentei o peso da tesouraria. Sei que esta minha escolha é mais agressiva, mas o objetivo também é esse.
A carteira assim estará muito desiquilibrada? Que outros fundos me aconselham (sem estar a duplicar os da 1ª carteira)? E pesos?
Será possível reduzir a quantidade dos fundos de obrigações?
Queria apostar nos setores de biotecnologia e de saúde, por isso indiquei 2 fundos distintos. Será desaconselhável fazê-lo?

Tesouraria - Liquidez (~5%)
ES Liquidez FEIA (PTYEVOHM0002) - Merc. Monetário EUR Estável - 5%

Obrigações (~43%)
Schroder ISF Euro Bond B Acc (LU0106235707) - Obrigações Diversificado EUR - 10%
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc (IE00B11XZ103) - Obrigações Globais EUR Hedge - 5%
UBS (Lux) Bond SICAV - Convert Global (EUR) P-acc (LU0203937692) - Obrigações Convertíveis Global - EUR Hedged - 5%
Templeton Glbl Total Return N Acc € (LU0260870745) - Obrigações Globais - 5%
DWS Invest Euro Corporate Bonds NC (LU0300357638) - Obrigações Corp. EUR - 5% (*)
AXA WF Euro 5-7 EC EUR (LU0251660279) - Obrigações Diversificado EUR - 10% (*)
BGF Asian Tiger Bond E2 EUR (LU0277197249) - Obrigações Ásia - 3%

Mistos (~10%)
Invesco Pan European High Income E Acc (LU0243957742) - Mistos Defensivos EUR - 5%
MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR (LU0219418836) - Mistos Moderados USD - 5%

Acções (~42%)
Europa (~10%)
UBS (Lux) ES European Opportunity Unconstrained € P-acc (LU0723564463) - Ações Europa Cap. Grande Misto - 3%
JPM Highbridge Europe STEEP D (acc)-EUR (LU0325073954) - Ações Europa Cap. Flexível - 3%
MFS® Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc (LU0125944966) - Ações Europa Cap. Peq/Média Flexível - 4% (*)
EUA (~13%)
Legg Mason CB US Agrsv Growth A Acc € (IE00B19ZB094) - Ações EUA Cap. Grande Crescimento - 5%
Fidelity America E-Acc-EUR (LU0115759606) - Ações EUA Cap. Grande Misto - 5%
BGF US Small & MidCap Opps E2 EUR (LU0171298721) - Ações EUA Cap. Média - 3%
Globais (~10%)
Threadneedle Global Extended Alpha Net 1 EUR Acc (GB00B3B0FD70) - Ações Global Cap. Grande Crescimento - 5%
BGF Global SmallCap E2 EUR (LU0171288508) - Ações Global Cap. Pequena - 5%
Sectoriais (~9%)
Invesco Global Leisure E (LU0115139569) - Ações Sector Bens de Consumo - 3%
BGF World Healthscience E2 EUR (LU0171309270) - Ações Sector Saúde - 2%
Pictet Biotech-R EUR (LU0255977539) - Ações Sector Biotecnologia - 2%
Deutsche Invest I Global Infras NC (LU0329760853) - Ações Sector Infra-estrutura - 2%

Desculpem o testamento, mas não havia outra forma de o fazer.
Agradeço todo e qualquer comentário.
Obrigado

Carlos Almeida

P.S: Esqueci-me de referir que apenas pretendo fundos em EUR.



Carlos

Desde já te digo que não acho esse carteira muito agressiva mas sim equilibrada. Para mim uma carteira agressiva tem uns 75% de acções.

8% ao ano não acho uma meta realista, ainda para mais quando a economia mundial mostra sinais de fraqueza. Daqui a uns 5 anos, se fizeres a conta, deverás ter um ganho anualizado de 4-7% e não os 8 que referes. Os últimos 5 anos foram bastante generosos nas acções mas não creio que haja mais 5 anos assim sem um crash jeitoso no meio que destruirá o objectivo dos 8%.

Se te for possível tenta obter os ganhos anualizados dos fundos de acções não a 5 anos mas a 7 e verás um filme bastante diferente e talvez mais realista pois apanha o crash de 2008 mas dilui o mesmo por 7 anos pois foi um crash monumental. Olha para esse ganho a 7 anos como um típico ganho a 3-5 anos.

Agora uma questão: Porque partes os Small Caps por 3 fundos (MFS Europa, BGF US e BGF Global) em vez de concentrares apenas no global?

Nos sectoriais tens um de Saúde e um Biotech. Eu não vi os detalhes do healthcare mas certamente tem uma parte Biotech. Porque não trocar o Saúde pelo EEF Consumer Staples para manteres o risk on Biotech e no Risk off teres o Consumer Staples em vez do Saúde que ao ter Biotech nunca será tão "conservador"?
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Nova Carteira de Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 27/10/2014 10:41

Rick Lusitano (New) Escreveu:Carlos, posso dar a minha opinião, porque tens sido uma pessoa correcta, mas só amanha, 2ª feira, (logo), pois já estou a precisar de desligar o meu "chip" e recarregar baterias. Imagem

Rick,

Não menosprezando as opiniões dos outros participantes, estava esperançado que tu te manifestasses e que pudesses dar-me a tua opinião sobre este meu projeto.
Já me ajudaste bastante, e sempre reconheci isso, e prezo bastante as tuas opiniões, por isso fico ansiosamente a aguardar os teus comentários.

Claro que existem outros foristas que podem tecer comentários (também) muito valiosos. Assim o queiram fazer, claro.

Abraço

Carlos Almeida
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Carta aberta

por Rick Lusitano (New) » 27/10/2014 3:17

O meu silêncio, foi a resposta que encontrei para algumas questões que me colocaram. Sendo uma delas, em que nunca tolerei qualquer acto de censura, ou pseudo lições de ética ou de isenção, de ninguém. Apesar de não estar, ligado á industria financeira, por opção própria, não tenho e nunca tive qualquer eventual conflito de interesses, seja com os ditos reguladores, ou com a minha entidade patronal. Pelo que, qualquer conteúdo por mim, transmitido é de minha exclusiva autoria e sem qualquer agenda escondida. Não tenho e nunca tive quaisquer ganhos remuneratórios directamente ou indirectamente com a minha participação neste ou qualquer fórum. Quem de direito, saberá quem os terá, sobejamente. E os que têm uma agenda menos clara e possíveis conflitos de interesses, que andaram por cá e outros ainda continuam a andar.


PS: Admito que não sou perfeito, nem sou a pessoa com mais conhecimento do mundo, e nunca serei, mas sei reconhecer as minhas limitações e não faço juízos de valor de ninguém. O fórum é o reflexo, desta sociedade, prepotente, autoritária, iletrada e com alguma falta de senso comum. Este quebrar do silêncio, foi só para esclarecer a minha ausência deste tópico. No fim, quem ficou prejudicado foram os leitores e os participantes deste fórum. Quem tem a possibilidade de analisar as estatísticas na sua totalidade, sabe bem, os números de quem apenas lê os tópicos de fórum.


PS2: Agora podem fazer o que desejarem, como sempre...



O que fizerem no presente, ecoará pela eternidade.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Nova Carteira de Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 27/10/2014 2:49

caralmeida030267 Escreveu:Boa tarde,

Estive indeciso se deveria postar ou não, mas decidi fazê-lo.
O Bluechips que me perdoe, mas sinto que posso obter aqui alguma ajuda e concerteza que irei agradecer e dar feedback.

Há algum tempo atrás constituí a minha 1ª carteira de fundos com a vossa ajuda, e em especial com a ajuda do Rick, do Artista Romeno e de outros (já lhes agradeci): http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=2400#p1130791.
Esta carteira passou por bons momentos em Agosto/Setembro, declinou em Outubro, mas está a recuperar e encontra-se novamente positiva no global.

Agora queria constituir uma 2ª carteira no Best, com um montante até 20.000 €, horizonte temporal entre 3 a 5 anos e um retorno acima dos 8% anuais.
Tenho tentado evitar duplicações com os fundos da 1ª carteira, mas existem 3 para os quais não encontrei melhor e, como tal, vou também selecioná-los para esta 2ª carteira, Vou assinalá-los com (*).

Selecionei 22 fundos e reduzi o peso das obrigações mas aumentei o peso da tesouraria. Sei que esta minha escolha é mais agressiva, mas o objetivo também é esse.
A carteira assim estará muito desiquilibrada? Que outros fundos me aconselham (sem estar a duplicar os da 1ª carteira)? E pesos?
Será possível reduzir a quantidade dos fundos de obrigações?
Queria apostar nos setores de biotecnologia e de saúde, por isso indiquei 2 fundos distintos. Será desaconselhável fazê-lo?

Tesouraria - Liquidez (~5%)
ES Liquidez FEIA (PTYEVOHM0002) - Merc. Monetário EUR Estável - 5%

Obrigações (~43%)
Schroder ISF Euro Bond B Acc (LU0106235707) - Obrigações Diversificado EUR - 10%
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc (IE00B11XZ103) - Obrigações Globais EUR Hedge - 5%
UBS (Lux) Bond SICAV - Convert Global (EUR) P-acc (LU0203937692) - Obrigações Convertíveis Global - EUR Hedged - 5%
Templeton Glbl Total Return N Acc € (LU0260870745) - Obrigações Globais - 5%
DWS Invest Euro Corporate Bonds NC (LU0300357638) - Obrigações Corp. EUR - 5% (*)
AXA WF Euro 5-7 EC EUR (LU0251660279) - Obrigações Diversificado EUR - 10% (*)
BGF Asian Tiger Bond E2 EUR (LU0277197249) - Obrigações Ásia - 3%

Mistos (~10%)
Invesco Pan European High Income E Acc (LU0243957742) - Mistos Defensivos EUR - 5%
MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR (LU0219418836) - Mistos Moderados USD - 5%

Acções (~42%)
Europa (~10%)
UBS (Lux) ES European Opportunity Unconstrained € P-acc (LU0723564463) - Ações Europa Cap. Grande Misto - 3%
JPM Highbridge Europe STEEP D (acc)-EUR (LU0325073954) - Ações Europa Cap. Flexível - 3%
MFS® Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc (LU0125944966) - Ações Europa Cap. Peq/Média Flexível - 4% (*)
EUA (~13%)
Legg Mason CB US Agrsv Growth A Acc € (IE00B19ZB094) - Ações EUA Cap. Grande Crescimento - 5%
Fidelity America E-Acc-EUR (LU0115759606) - Ações EUA Cap. Grande Misto - 5%
BGF US Small & MidCap Opps E2 EUR (LU0171298721) - Ações EUA Cap. Média - 3%
Globais (~10%)
Threadneedle Global Extended Alpha Net 1 EUR Acc (GB00B3B0FD70) - Ações Global Cap. Grande Crescimento - 5%
BGF Global SmallCap E2 EUR (LU0171288508) - Ações Global Cap. Pequena - 5%
Sectoriais (~9%)
Invesco Global Leisure E (LU0115139569) - Ações Sector Bens de Consumo - 3%
BGF World Healthscience E2 EUR (LU0171309270) - Ações Sector Saúde - 2%
Pictet Biotech-R EUR (LU0255977539) - Ações Sector Biotecnologia - 2%
Deutsche Invest I Global Infras NC (LU0329760853) - Ações Sector Infra-estrutura - 2%

Desculpem o testamento, mas não havia outra forma de o fazer.
Agradeço todo e qualquer comentário.
Obrigado

Carlos Almeida

P.S: Esqueci-me de referir que apenas pretendo fundos em EUR.



Carlos, posso dar a minha opinião, porque tens sido uma pessoa correcta, mas só amanha, 2ª feira, (logo), pois já estou a precisar de desligar o meu "chip" e recarregar baterias. Imagem
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 27/10/2014 2:39

ricardmag Escreveu:
bluechips Escreveu:
ricardmag Escreveu:Isto era um tópico novo com o nome "fundos take away" :!: :wink:


Tu com os teus bonecos multimedia até tens piada, mas quanto à interpretação do texto não percebeste lá muito bem o objetivo, pois não? É que se tivesses interpretado bem o texto, facilmente chegavas à conclusão que é precisamente o contrário de "fundos take away", porque isso de tópico do tipo "discos pedidos" é aquilo que os preguiçosos queriam que ele fosse: passam por aqui de vez em quando, apresentam as suas propostas de alocação de FI, depois esperavam que o sacrificado do Rick ou outro forista fizesse uma contra-proposta de upgrade e depois de servidos já poderiam fazer o "take away" e desaparecer sem darem qualquer contributo para o tópico, sendo que alguns até se esquecem de agradecer.

Abr,
bluechips


bluechips, a frase não foi interpretação de nada. Não interpretes mal :lol: :wink:

No fundo o que quero dizer com "fundos take away" é descrever o momento do tópico, o chefe já não trabalha aqui e a única coisa que sobrou foi o menu, onde cada um escolhe e leva o que quiser sem o aconselhamento do chefe.

Cumprimentos



Gostei da tua analogia. Só mesmo falta os pratos do dia. Mas isso, deixo para o expert, o fund trader, bluechips. :mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por ricardmag » 27/10/2014 0:05

bluechips Escreveu:
ricardmag Escreveu:Isto era um tópico novo com o nome "fundos take away" :!: :wink:


Tu com os teus bonecos multimedia até tens piada, mas quanto à interpretação do texto não percebeste lá muito bem o objetivo, pois não? É que se tivesses interpretado bem o texto, facilmente chegavas à conclusão que é precisamente o contrário de "fundos take away", porque isso de tópico do tipo "discos pedidos" é aquilo que os preguiçosos queriam que ele fosse: passam por aqui de vez em quando, apresentam as suas propostas de alocação de FI, depois esperavam que o sacrificado do Rick ou outro forista fizesse uma contra-proposta de upgrade e depois de servidos já poderiam fazer o "take away" e desaparecer sem darem qualquer contributo para o tópico, sendo que alguns até se esquecem de agradecer.

Abr,
bluechips


bluechips, a frase não foi interpretação de nada. Não interpretes mal :lol: :wink:

No fundo o que quero dizer com "fundos take away" é descrever o momento do tópico, o chefe já não trabalha aqui e a única coisa que sobrou foi o menu, onde cada um escolhe e leva o que quiser sem o aconselhamento do chefe.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Nova Carteira de Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 26/10/2014 19:13

Boa tarde,

Estive indeciso se deveria postar ou não, mas decidi fazê-lo.
O Bluechips que me perdoe, mas sinto que posso obter aqui alguma ajuda e concerteza que irei agradecer e dar feedback.

Há algum tempo atrás constituí a minha 1ª carteira de fundos com a vossa ajuda, e em especial com a ajuda do Rick, do Artista Romeno e de outros (já lhes agradeci): http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=2400#p1130791.
Esta carteira passou por bons momentos em Agosto/Setembro, declinou em Outubro, mas está a recuperar e encontra-se novamente positiva no global.

Agora queria constituir uma 2ª carteira no Best, com um montante até 20.000 €, horizonte temporal entre 3 a 5 anos e um retorno acima dos 8% anuais.
Tenho tentado evitar duplicações com os fundos da 1ª carteira, mas existem 3 para os quais não encontrei melhor e, como tal, vou também selecioná-los para esta 2ª carteira, Vou assinalá-los com (*).

Selecionei 22 fundos e reduzi o peso das obrigações mas aumentei o peso da tesouraria. Sei que esta minha escolha é mais agressiva, mas o objetivo também é esse.
A carteira assim estará muito desiquilibrada? Que outros fundos me aconselham (sem estar a duplicar os da 1ª carteira)? E pesos?
Será possível reduzir a quantidade dos fundos de obrigações?
Queria apostar nos setores de biotecnologia e de saúde, por isso indiquei 2 fundos distintos. Será desaconselhável fazê-lo?

Tesouraria - Liquidez (~5%)
ES Liquidez FEIA (PTYEVOHM0002) - Merc. Monetário EUR Estável - 5%

Obrigações (~43%)
Schroder ISF Euro Bond B Acc (LU0106235707) - Obrigações Diversificado EUR - 10%
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc (IE00B11XZ103) - Obrigações Globais EUR Hedge - 5%
UBS (Lux) Bond SICAV - Convert Global (EUR) P-acc (LU0203937692) - Obrigações Convertíveis Global - EUR Hedged - 5%
Templeton Glbl Total Return N Acc € (LU0260870745) - Obrigações Globais - 5%
DWS Invest Euro Corporate Bonds NC (LU0300357638) - Obrigações Corp. EUR - 5% (*)
AXA WF Euro 5-7 EC EUR (LU0251660279) - Obrigações Diversificado EUR - 10% (*)
BGF Asian Tiger Bond E2 EUR (LU0277197249) - Obrigações Ásia - 3%

Mistos (~10%)
Invesco Pan European High Income E Acc (LU0243957742) - Mistos Defensivos EUR - 5%
MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR (LU0219418836) - Mistos Moderados USD - 5%

Acções (~42%)
Europa (~10%)
UBS (Lux) ES European Opportunity Unconstrained € P-acc (LU0723564463) - Ações Europa Cap. Grande Misto - 3%
JPM Highbridge Europe STEEP D (acc)-EUR (LU0325073954) - Ações Europa Cap. Flexível - 3%
MFS® Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc (LU0125944966) - Ações Europa Cap. Peq/Média Flexível - 4% (*)
EUA (~13%)
Legg Mason CB US Agrsv Growth A Acc € (IE00B19ZB094) - Ações EUA Cap. Grande Crescimento - 5%
Fidelity America E-Acc-EUR (LU0115759606) - Ações EUA Cap. Grande Misto - 5%
BGF US Small & MidCap Opps E2 EUR (LU0171298721) - Ações EUA Cap. Média - 3%
Globais (~10%)
Threadneedle Global Extended Alpha Net 1 EUR Acc (GB00B3B0FD70) - Ações Global Cap. Grande Crescimento - 5%
BGF Global SmallCap E2 EUR (LU0171288508) - Ações Global Cap. Pequena - 5%
Sectoriais (~9%)
Invesco Global Leisure E (LU0115139569) - Ações Sector Bens de Consumo - 3%
BGF World Healthscience E2 EUR (LU0171309270) - Ações Sector Saúde - 2%
Pictet Biotech-R EUR (LU0255977539) - Ações Sector Biotecnologia - 2%
Deutsche Invest I Global Infras NC (LU0329760853) - Ações Sector Infra-estrutura - 2%

Desculpem o testamento, mas não havia outra forma de o fazer.
Agradeço todo e qualquer comentário.
Obrigado

Carlos Almeida

P.S: Esqueci-me de referir que apenas pretendo fundos em EUR.
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 25/10/2014 21:12

ricardmag Escreveu:Isto era um tópico novo com o nome "fundos take away" :!: :wink:


Tu com os teus bonecos multimedia até tens piada, mas quanto à interpretação do texto não percebeste lá muito bem o objetivo, pois não? É que se tivesses interpretado bem o texto, facilmente chegavas à conclusão que é precisamente o contrário de "fundos take away", porque isso de tópico do tipo "discos pedidos" é aquilo que os preguiçosos queriam que ele fosse: passam por aqui de vez em quando, apresentam as suas propostas de alocação de FI, depois esperavam que o sacrificado do Rick ou outro forista fizesse uma contra-proposta de upgrade e depois de servidos já poderiam fazer o "take away" e desaparecer sem darem qualquer contributo para o tópico, sendo que alguns até se esquecem de agradecer.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por ricardmag » 25/10/2014 19:05

Isto era um tópico novo com o nome "fundos take away" :!: :wink:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/10/2014 18:20

bluechips Escreveu:Boas,

O papel da moderação podia ser diferente?

Aproveitando a maior assiduidade de visita ativa a este tópico por parte dos moderadores Ulisses e Pata Hari, não por motivos de "controlo policial" dos foristas que, por vezes, são um pouco mal comportados, como por exemplo o BedRock, e não obstante terem dezenas de tópicos no Caldeirão para moderar (não sei como é isso possível, devem ter alguns "ajudantes"), acho que o papel da moderação poderia evoluir no sentido de nos lançarem temas de discussão com interesse no presente e num futuro próximo, bem como darem as suas perspetivas de outlook (nós não vamos cobrar se errarem).

Ou seja, o seu papel "policial", apesar de ter que existir sempre, deveria diminuir em favor da sua participação ativa na fomentação e desenvolvimento de brainstorming sobre assuntos com interesse para o tópico (em coordenação com o criador do tópico), pois moderadores presentes são uma alavancagem para o desenvolvimento do tópico, para além de que não tenho quaisquer dúvidas que o aumento da sua progressão aritmética de participação no tópico iria implicar com certeza uma diminuição do tipo progressão geométrica nas tarefas policiais, designadamente, no apagar de posts.
Assim, eu diria que o balanço temporal não era de soma zero, mas não deveriam ter muito mais trabalho, mas como contrapartida desse seu aumento de trabalho, seria, provavelmente, o seu aumento de conhecimentos, tal como ocorreria connosco.

Pensem nisso … e digam qualquer coisa.

Abr,
bluechips



Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Barcelos123, BigLift, Bing [Bot], iniciado1, joao garcao, Jonas74, m-m, malakas, maturidade, mquinaz, MR32, nfaz, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2 e 145 visitantes