Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 11/6/2018 11:55

Tulipanegra Escreveu:Recomenda algum fundo, para substituir esse saudoso EEF Consumer Staples?


Não tenho nenhum fundo equivalente para recomendar, até porque no geral são muito poucos e desses ainda menos são vendidos em PT.

Em PT (no meu caso cinjo-me à oferta do BEST por ser o banco em que tenho conta) neste sector tens o já referidos Morgan Stanley e NN Consumer Goods mas nenhum me agrada devido aos altos valores pedidos para abrir uma posição.

Tulipanegra Escreveu:Bons fundos, devem ter uma rentabilidade de 3 anos, superior ao dobro do desvio padrão?


Se conseguires ter um retorno = desvio padrão já não é nada mau.

A fórmula do Rácio de Sharpe é um indicador disso em que no fundo indica se o risco extra que assumiste em relação a um investimento risk free valeu a pena.

Para veres melhor a ideia subjacente:
https://www.investopedia.com/terms/s/sharperatio.asp
https://en.wikipedia.org/wiki/Sharpe_ratio

Eu diria que, neste momento, para investir nesse sector o ideal é apostar num ETF, desde que os custos associados não sejam penalizadores (Procurar na DeGiro é uma boa hipótese)
Algo como o
- Invesco DWA Consumer Staples Momentum ETF PSL
- Consumer Staples Select Sector SPDR® Fund XLP
- iShares Global Consumer Staples ETF KXI

O Invesco não é um ETF passivo (e isso nota-se também nas comissões de gestão, mas essas estão embebidas no preço pelo que nem se pensa nelas.... o que interessa é os números no final)

Olha para os constituintes dos outros 2, que são trackers, e olha para o que eu disse uns posts acima sobre o fazer um fundo destes. A receita é bastante simples para estes grandes trackers sectoriais/regionais :-"
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Jonhy_Rico » 10/6/2018 6:59

Olá pessoal.

Estou a procura de ajuda para preparar uma carteira de investimento em Portugal.

A ideia é construir uma carteira super simples de 2 a 4 ETFs para investir a 7-10 anos com reforços anuais e com um foco em gestão passiva e baixos custos. Possivelmente será metade ações e metade obrigações, mas ainda estamos a ponderar ser 70/30.

Algumas das opções que encontrei:

Ações
Vanguard Total World Stock Index Fund ETF Shares VT
iShares Core MSCI World UCITS ETF SWDA

Obrigações
iShares Core € Govt Bond UCITS ETF IEGA
iShares Core € Corp Bond UCITS ETF IEAC

Questões:
Existem ETFs mais indicados que estes?
Tenho de me preocupar com cobertura cambial?
Posso comprar isto pelo Banco Best ou recomendam considerar outra corretora?
Nas ações escolheria apenas um daqueles fundos. Dado que o primeiro é mais barato e já inclui small caps suponho que seja uma melhor opção, correto?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 96
Registado: 18/7/2014 8:38

Re: Fundos à la carte

por Novo registo » 9/6/2018 13:07

Bom dia!
Como não consegui efetuar login com a conta antigo, fiz novo registo :wink:

Com novo capital disponível e a seguinte carteira, qual a vossa opinião?
Reforçar, alterar, subscrever novos fundos!? Continua para L/P...

NB Rendimento Plus FIA 31/10/2013 +17.39% Cart 15,74%
NB Obrigações Europa 25/06/2014 + 15.09% Cart 5,95%
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc 2 6/06/2014 +5.26% Cart 10.15%
Pimco Gis Global Bond E Eur Hdg Acc 20/04/2015 +0.13% Cart 9.28%
Nordea Eur Cr Cred 22/01/2015 +0.90% Cart 2,77%
Pictet-USA Index R EUR 04/04/2017 +6.70% Cart 2.38%
Invesco Pan Eurp Structured Eq E 26/06/2014-27/03/2015 +21.69% Cart 6,23%
Franklin European Growth N Acc 15/01/2014 27/03/2015 +3.47% Cart 6.44%
MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc 27/06/2014-26/03/2015 +46.82% Cart 5,55%
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND 07/01/2014 +74.51% Cart 7,78%
Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc 09/07/2014 +58.17% Cart 6,1%
M&G Global Dividend EUR A 10/07/2014 +31.31% Cart 6,33%
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc 02/07/2014 +48.74% Cart 5.74%
Pictet-Quality Global Equities R EUR 16/02/017 +0,81% Cart 4,49%
Fidelity Funds - Global Consumer Industries Fund A-DIST-EUR 30/03/2017 +13.88% Cart 5,08%

Saúde!
 
Mensagens: 2
Registado: 9/6/2018 13:04

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 8/6/2018 20:07

As Ações e a Bolsa de Valores - Tudo que não te contaram sobre o Mercado Financeiro

https://www.youtube.com/watch?v=9sL4aObg40k
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Cineasta » 8/6/2018 17:22

[quote="chico_laranja"]Voltou a festa.

Cineasta

A tua estratégia de investimento (assume-se Buy & Hold mas pode não ser) tinha percentagens rígidas ou tem margens?

Algo tipo 70-30 ou 70-30 +-10%

Se tens margens e estás dentro delas, não estás fora do teu plano. Se estás fora das margens ou nem as tens (margem =0) e o teu plano assume sempre rebalanceamentos, deverás executar o mesmo desde que tenhas oportunidad€s. Sei que nem sempre é possível libertar liquidez para os rebalanceamentos previstos.

Vender para rebalancear não é de todo favorável, principalmente se tiveres mais valias por causa do factor impostos :wall

Amigo Chico, uma voz sensata :mrgreen: ...

dentro da minha estratégia, tenho margens, e estou, como dizem os espanhóis, "a gusto"... :D
os rebalanceamentos não têm necessariamente de acontecer. Nestes meandros, como bem sabes, não é necessário estar sempre a comprar e a vender, ou sequer, a investir grandes montantes (até porque não existem comissões de compra ou de venda), o principal, o "preparar a terra antes de lançar as sementes" :mrgreen: , isso eu fiz, como tal, estou tranquilo. Os possíveis acertos serão quando os pressupostos que me fizeram entrar em determinado fundo se alteraram deixando-me desconfortável... :evil: o que não é o caso...agora podemos sempre pensar, e se eu tivesse feito isto, ou substituído aquilo... :-k

O ano passado foi um ano extraordinário...tive retornos na casa dos 2 dígitos \:D/
este ano, quando parecia haver condições para mais um ano sem grandes sobressaltos, estamos como estamos... :-k assumo um perfil entre o moderado e o agressivo. As últimas semanas têm sido uma brisa de ar fresco neste ano com os altos e baixos que têm surgido.

Tranquilo!... :)
Abraço a todos!
 
Mensagens: 11
Registado: 12/6/2015 13:38

Re: Fundos à la carte

por Tulipanegra » 8/6/2018 15:17

chico_laranja Escreveu:Voltou a festa.

Alguém entrou a matar e a disparar em todos os sentidos :oh:

Indo por partes.

Cineasta

A tua estratégia de investimento (assume-se Buy & Hold mas pode não ser) tinha percentagens rígidas ou tem margens?

Algo tipo 70-30 ou 70-30 +-10%

Se tens margens e estás dentro delas, não estás fora do teu plano. Se estás fora das margens ou nem as tens (margem =0) e o teu plano assume sempre rebalanceamentos, deverás executar o mesmo desde que tenhas oportunidad€s. Sei que nem sempre é possível libertar liquidez para os rebalanceamentos previstos.

Vender para rebalancear não é de todo favorável, principalmente se tiveres mais valias por causa do factor impostos :wall:

Tulipa Negra

No passado os sectores das telecoms, bem como das utilities em geral, das farmacêuticas e das produtoras de bens básicos foram encarados como sectores defensivos para quem se queria manter nas acções mas estar mais imune aos humores dos mercados.

Neste momento, e porque houve meia dúzia de crises pelo meio, o sector das utilities perdeu essa aura uma vez que está normalmente muito dependente do investimento estatal e quando é o Estado a estar mal esse sector sofre tanto ou mais que a média no momento de crise.

O sector das farmacêuticas está neste momento muito desvirtuado pois está muito contaminado pelas Biotech. Neste momento é uma amálgama que não passa da fusão de 2 sectores: Farmacêutica e Tecnológica. Por esse motivo, e porque o sector das Biotech está sempre muito dependente dos (in)sucessos de uma qualquer nova terapêutica de uma empresa, este sector ganhou uma volatilidade que não é própria de um sector defensivo mas sim de um sector tipo tecnológico, que tipicamente é mais volátil, com retornos potenciais grandes mas que exige grande acompanhamento para apanhar as boas oportunidades.

Resta o sector dos bens de consumo básico. Aqui entrava o saudoso EEF Consumer Staples que tinha uma volatilidade medida em desvio padrão abaixo de 10% e que tinha um Sharpe acima de 1, dando em médias a 3 e 5 anos retornos interessantes na ordem dos 10-12% anualizado. Com a extinção deste fundo, por incorporação num fundo global, deixou-se de ter esse sector acessível de forma simples e barata.

Se é fácil alguém construir um fundo deste género? É facílimo, mas não o faz com 100 ou 200€. Basta pensar que bastará comprar acções de um dúzia de empresas: Nestlé, Procter&Gamble, Jonhson & Jonhsons, Unilever, PepsiCo, Craft Food, Coca Cola, Phillip Morris, British American Tobacco, Colgate, Mondelez e Ambev. Um fundo assim será um quase tracker deste sector pois corresponde a uma grande fatia do mercado. Ide à vossa dispensa e vejam lá se não têm coisas destas empresas quase todas :-"

Se depois quiser pode procurar negócios espreitando empresas mais pequenas mas aí entra o trading e não o investimento...

Mas tudo isto exige tempo e dedicação, não 5 minutos para investir.

Obrigado
Recomenda algum fundo, para substituir esse saudoso EEF Consumer Staples?
Bons fundos, devem ter uma rentabilidade de 3 anos, superior ao dobro do desvio padrão?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 88
Registado: 3/1/2014 22:00

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 8/6/2018 13:12

Voltou a festa.

Alguém entrou a matar e a disparar em todos os sentidos :oh:

Indo por partes.

Cineasta

A tua estratégia de investimento (assume-se Buy & Hold mas pode não ser) tinha percentagens rígidas ou tem margens?

Algo tipo 70-30 ou 70-30 +-10%

Se tens margens e estás dentro delas, não estás fora do teu plano. Se estás fora das margens ou nem as tens (margem =0) e o teu plano assume sempre rebalanceamentos, deverás executar o mesmo desde que tenhas oportunidad€s. Sei que nem sempre é possível libertar liquidez para os rebalanceamentos previstos.

Vender para rebalancear não é de todo favorável, principalmente se tiveres mais valias por causa do factor impostos :wall:

Tulipa Negra

No passado os sectores das telecoms, bem como das utilities em geral, das farmacêuticas e das produtoras de bens básicos foram encarados como sectores defensivos para quem se queria manter nas acções mas estar mais imune aos humores dos mercados.

Neste momento, e porque houve meia dúzia de crises pelo meio, o sector das utilities perdeu essa aura uma vez que está normalmente muito dependente do investimento estatal e quando é o Estado a estar mal esse sector sofre tanto ou mais que a média no momento de crise.

O sector das farmacêuticas está neste momento muito desvirtuado pois está muito contaminado pelas Biotech. Neste momento é uma amálgama que não passa da fusão de 2 sectores: Farmacêutica e Tecnológica. Por esse motivo, e porque o sector das Biotech está sempre muito dependente dos (in)sucessos de uma qualquer nova terapêutica de uma empresa, este sector ganhou uma volatilidade que não é própria de um sector defensivo mas sim de um sector tipo tecnológico, que tipicamente é mais volátil, com retornos potenciais grandes mas que exige grande acompanhamento para apanhar as boas oportunidades.

Resta o sector dos bens de consumo básico. Aqui entrava o saudoso EEF Consumer Staples que tinha uma volatilidade medida em desvio padrão abaixo de 10% e que tinha um Sharpe acima de 1, dando em médias a 3 e 5 anos retornos interessantes na ordem dos 10-12% anualizado. Com a extinção deste fundo, por incorporação num fundo global, deixou-se de ter esse sector acessível de forma simples e barata.

Se é fácil alguém construir um fundo deste género? É facílimo, mas não o faz com 100 ou 200€. Basta pensar que bastará comprar acções de um dúzia de empresas: Nestlé, Procter&Gamble, Jonhson & Jonhsons, Unilever, PepsiCo, Craft Food, Coca Cola, Phillip Morris, British American Tobacco, Colgate, Mondelez e Ambev. Um fundo assim será um quase tracker deste sector pois corresponde a uma grande fatia do mercado. Ide à vossa dispensa e vejam lá se não têm coisas destas empresas quase todas :-"

Se depois quiser pode procurar negócios espreitando empresas mais pequenas mas aí entra o trading e não o investimento...

Mas tudo isto exige tempo e dedicação, não 5 minutos para investir.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Tulipanegra » 8/6/2018 9:26

Rcs1972 Escreveu:
Tulipanegra Escreveu:O que acham de fundos de telecomunicações?
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000020AJ


Há duas alternativas:
-Ou percebes de telecomunicações
-Ou não percebes de telecomunicações

Se percebes, então sabes escolher telcos e seleccionas a melhor.

Se não percebes então nem deves pensar em te meter em algo que não percebes.

Parece simples e é simples.

De qualquer das formas, fundos de telecomunicações são uma perda de tempo.


(Substituir "telecomunicações" por qualquer outra indústria/sector e dará o mesmo resultado)


http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... 4LVP&tab=1

O mesmo resultado que por este da tecnologia?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 88
Registado: 3/1/2014 22:00

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 7/6/2018 19:02

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Cineasta » 7/6/2018 18:45

Rcs1972 Escreveu:Acho interessantes as definições de investimento passivo que por aqui leio....

Quer dizer se a malta vai investir num fundo com empresas "tipo Disney" ou "tipo Cruzeiros", porque não investir na melhor empresa tipo Disney (a Disney?) ou descobrir supnhamos a melhor empresa de cruzeiros e investir nela directamente?

Afinal de contas se uma pessoa está a investir numa empresa "tipo Disney" é porque conhece a indústria e o negocio e se isso acontece então está em condições de escolher a melhor de todas, certo? E nesse caso a diversificação dada pelo fundo traduz-se apenas em perdas (devido aos custos de oportunidade)

Os fundos funcionam se forem investidos em classes de activos (Commodities, Bonds US, Bonds World, Sotcks US, Stocks World, Ouro); isso limita o nosso processo à asset allocation (acompanahdo claro de uma politica de rebalanceamento rigorosamente implementada), sem necessidade de fazer security selection.

Ora a aprtir do momento em que eu tenho um insight especial junto de algum sector ou industria (ou seja tenho condições de fazer security selection com qualidade) é uma perda de tempo e dinheio investir num fundo sectorial, certo?



O que dizes pode fazer muito sentido sim senhor…mas, nem toda a gente tem tempo para acompanhar os mercados em real time, nem toda a gente sabe fazer análise técnica, nem todos sabem fazer análise fundamental... :oh: para isso é preciso tempo, trabalho de casa (pesquisa), enfim conhecer e dominar "a nata da nata"...

Eu, sinceramente estou algo distante de reunir todos estes conceitos...mas, nas minhas horas vagas, tenho uma coisa boa: é que sou humilde e gosto de aprender... :wink: e olha que já acompanho este fórum há uns anos...do pouco que sei absorvi aqui muitos conhecimentos. Também a ti, agradeço que me ajudes a evoluir. Mas lembra-te, a maior parte dos investidores particulares têm os seus condicionalismos…

Falas dos fundos sectoriais; também tenho, Pictet Robotics, por exemplo. Como deves saber, tem 53 ações diferentes na sua composição. Se eu tivesse esses predicados todos, que falámos anteriormente, investia por exemplo na Alphabet...mas, para isso tinha de acompanhar bem de perto. Assim sendo vou continuando em fundos de investimento e espreitando os ETF's...quem sabe um dia. De qualquer forma, não me tenho dado mal..., vou tentar neste verão, fazer o que sugeres (em modo demo); selecionar algo top, para contrapor com um índice... :-k mas, lá está, se erro na escolha, ou não estou atento ao mercado, as perdas podem ser bem mais elevadas... :evil:


Abraço!
Editado pela última vez por Cineasta em 7/6/2018 19:37, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 11
Registado: 12/6/2015 13:38

Re: Fundos à la carte

por Cineasta » 7/6/2018 18:21

Rcs1972 Escreveu:
Cineasta Escreveu:Desde Novembro que não faço nenhum rebalanceamento, com os prós e os contras que daí pudessem advir...


Acabei de ver esta frase e fiquei perplexo: então tens uma estratégia de investimento passiva que não inclui regras estritas de rebalanceamento, rigorosamente implementtadas?

Isto para mim não passa de má estratégia de investimento. É que as suspresas acontecem mesmo quando as pessoas fazem as coisas como deve ser quanto mais quando nos metemos a inventar (como me parece que é o teu caso).



Acabei de ver o teu post, e vejo que deves ser um expert na matéria... :shock: sabes, eu nestes meios, não sou propriamente a pessoa com mais sapiência para dar conselhos aos outros. Tenho efectivamente uma estratégia de investimento passiva. No que diz respeito aos fundos, estou bastante diversificado. Não ganharei "balúrdios" como tu, mas, também não tenho necessidade de me meter "a inventar"...é que a diversificação em diferentes tipos de activos, só por si, já o fazem por mim. Daí ter investido em fundos de investimento :wink: se tens estratégias melhores, com menos risco, e, com melhores resultados que a média podias partilhar aqui com o pessoal, como fazem alguns "consagrados" deste fórum e deste tópico.


Obrigado e um abraço!
 
Mensagens: 11
Registado: 12/6/2015 13:38

Re: Fundos à la carte

por Rcs1972 » 7/6/2018 17:37

bucks Escreveu:https://www.marketwatch.com/story/vanguard-employees-wont-have-sp-500-funds-in-the-401k-plan-2018-06-06


Isto sim, faz sentido.

Se não percebes de acções mas mesmo assim queres beneficiar dos bons retornos que elas providenciam, isto é tudo o que tens de fazer.
 
Mensagens: 67
Registado: 23/2/2015 18:37

Re: Fundos à la carte

por Rcs1972 » 7/6/2018 17:34

Tulipanegra Escreveu:O que acham de fundos de telecomunicações?
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000020AJ


Há duas alternativas:
-Ou percebes de telecomunicações
-Ou não percebes de telecomunicações

Se percebes, então sabes escolher telcos e seleccionas a melhor.

Se não percebes então nem deves pensar em te meter em algo que não percebes.

Parece simples e é simples.

De qualquer das formas, fundos de telecomunicações são uma perda de tempo.


(Substituir "telecomunicações" por qualquer outra indústria/sector e dará o mesmo resultado)
Editado pela última vez por Rcs1972 em 7/6/2018 17:38, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 67
Registado: 23/2/2015 18:37

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 7/6/2018 16:52

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Tulipanegra » 7/6/2018 16:23

O que acham de fundos de telecomunicações?
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000020AJ
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 88
Registado: 3/1/2014 22:00

Re: Fundos à la carte

por Rcs1972 » 7/6/2018 10:36

Acho interessantes as definições de investimento passivo que por aqui leio....

Quer dizer se a malta vai investir num fundo com empresas "tipo Disney" ou "tipo Cruzeiros", porque não investir na melhor empresa tipo Disney (a Disney?) ou descobrir supnhamos a melhor empresa de cruzeiros e investir nela directamente?

Afinal de contas se uma pessoa está a investir numa empresa "tipo Disney" é porque conhece a indústria e o negocio e se isso acontece então está em condições de escolher a melhor de todas, certo? E nesse caso a diversificação dada pelo fundo traduz-se apenas em perdas (devido aos custos de oportunidade)

Os fundos funcionam se forem investidos em classes de activos (Commodities, Bonds US, Bonds World, Sotcks US, Stocks World, Ouro); isso limita o nosso processo à asset allocation (acompanahdo claro de uma politica de rebalanceamento rigorosamente implementada), sem necessidade de fazer security selection.

Ora a aprtir do momento em que eu tenho um insight especial junto de algum sector ou industria (ou seja tenho condições de fazer security selection com qualidade) é uma perda de tempo e dinheio investir num fundo sectorial, certo?
 
Mensagens: 67
Registado: 23/2/2015 18:37

Re: Fundos à la carte

por Rcs1972 » 7/6/2018 10:24

Cineasta Escreveu:Desde Novembro que não faço nenhum rebalanceamento, com os prós e os contras que daí pudessem advir...


Acabei de ver esta frase e fiquei perplexo: então tens uma estratégia de investimento passiva que não inclui regras estritas de rebalanceamento, rigorosamente implementtadas?

Isto para mim não passa de má estratégia de investimento. É que as suspresas acontecem mesmo quando as pessoas fazem as coisas como deve ser quanto mais quando nos metemos a inventar (como me parece que é o teu caso).
 
Mensagens: 67
Registado: 23/2/2015 18:37

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 6/6/2018 18:23

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 6/6/2018 13:00

Cineasta Escreveu:Boas!

Desde Novembro que não faço nenhum rebalanceamento, com os prós e os contras que daí pudessem advir... :-k , mas este mês um dos fundos que tenho com melhor performance - Credit Suisse (Lux) Global Prestige Equity B EUR - vai ser alvo de fusão por parte da sociedade gestora em questão, deixando a entidade distribuidora de comercializar e não adicionando o fundo incorporante na sua oferta de fundos de investimento...é pena :evil:

Passo a citar:
"O Banco ActivoBank S.A., na qualidade de entidade distribuidora de fundos Credit Suisse Fund Investment Funds 02, vem por este meio informar que foi decidido pela Sociedade Gestora Credit Suisse Fund Management, proceder à fusão por incorporação do seu fundo Credit Suisse (Lux) Global Prestige Equity B EUR, no próximo dia 26 de junho.

Foi decisão da Sociedade Gestora realizar uma fusão por incorporação, sendo os ativos e passivos constituintes do fundo, transferidos integralmente para o fundo Lombard Odier Funds – Global Prestige.

Caso não concorde com as alterações, pode optar por efetuar o resgate das suas unidades de participação, até ao dia 15 de junho.

Informamos que o ActivoBank não irá adicionar o fundo incorporante na sua oferta de fundos de investimento. "


Bom, lá terei eu de pesquisar algo que se aproxime, já que as alternativas que me propuseram, deixam muito a desejar na minha opinião:

Pictet-Premium Brands R EUR

Amundi Funds - CPR Global Lifestyles FU-C

Morgan Stanley Investment Funds - Global Brands Fund B


Penso que este fundo seria um "velho conhecido" do Chico Laranja... :mrgreen:
Alguma sugestão credível, Chico? :-k

Abraço!


Cineasta, já há uns anos tive esse fundo.

Basicamente investe no sector de bens de consumo, apostando no ramo do bens de luxo.

Procuras um fundo apostado nos consumos cíclicos de luxo ou algo mais genérico?

Dentro dos consumos de luxo, além dos que referes tens ainda o NN (L) Prestige & Luxe - X Cap EUR (LU0121202492), a 900€ a UP... até aqui é luxo... falta saber o desempenho.

Uma alternativa parecida é o Invesco Funds - Invesco Global Leisure Fund E Accumulation EUR (LU0115139569), este aposta acima de tudo na diversão tipo Disney, cruzeiros, etc.... pode até estar relacionado mas não se fica por aí, apostando muito nos jogos online, produtoras de jogos, etc... o que pode desvirtuar a coisa e ficar um fundo meio carne, meio peixe entre consumo e tecnologia.

Dentro do sector mais alargado dos bens de consumo tens algumas opções mas nem todas são interessantes.
Morgan Stanley Investment Funds - Global Brands Fund B (LU0119620507) bens de consumo gerais a puxar para o defensivo. Este apenas em USD.

NN (L) Consumer Goods - X Cap EUR (LU0332193001) - mas 1 UP = 3700 mocas.... uma forma simpática de arrumar investidores tipo eu. É só uma UP, é acessível e tal.... 37xx€a UP :wall: A ING/NN infelizmente é mesmo assim. Bem que podiam fazer um stock split nas UPs tipo 1:10. Este fundo é meio para o defensivo dentro das acções. Teoricamente baixo risco mas menos retorno mas nada como o saudoso EEF Consumer Staples que muitas saudades deixou :(

Outra opção é o consumo industrial com o Fidelity Funds - Global Consumer Industries Fund A-DIST-EUR (LU0114721508). Este tem o handicap de poder distribuir dividendos embora não o tenha feito (só pagou em 2009, 2012 e 2013 e apenas 2 ou 3 cêntimos por UP como se pode ver aqui: https://www.teletrader.com/fidelity-fd- ... /FU_941083)

Uma alternativa(?) mais exótica serão os Pictet Security R, Pictet Timber R e Pictet Water que são bem interessantes.

Vários fundos para estudares e para filtrares pois eu uso o BEST e tu o ActivoBank pelo que alguns dos fundos que falo podem nem estar disponíveis no AB (mas nada impede que os pressiones a ver se disponibilizam uma vez que estão já legalizados em Portugal)

Dos que indicas o Amundi ainda é o mais interessante assim visto numa leitura na vertical.

O Lombard Odier Funds – Global Prestige só o encontrei no Morningstar UK e em USD e ainda é recente, tendo ainda o típico overshoot inicial. Será preciso esperar uns tempos para ver o que dá e até lá ir apertando com o banco para ver o que ele pode oferecer

Incorporações é coisa que vai acontecendo no mundo dos fundos, pena é que o banco não disponibilize o novo fundo (não é um fundo CS mas Lombard Odier, logo tinham que registar a dita por cá e neste país isso ia ficar talvez mais caro do que o total de lucros que iriam ter.... coisas de Portugal :wall: )
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Big Data para investir

por Rick Lusitano (New) » 6/6/2018 12:58

Conceito interessante, Big Data para investir. Cada vez mais, as TI a dominar o mundo das finanças.

Funds People - Internet da Comida e outras temáticas de investimento sugeridas pelo big data (06/06/2018)
https://pt.fundspeople.com/news/internet-da-comida-e-outras-tematicas-de-investimento-sugeridas-pelo-big-data
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 5/6/2018 19:56

Isto dá que pensar, mas é interessante...

https://www.youtube.com/watch?v=6Rg74bctHWs
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Cineasta » 5/6/2018 14:37

Boas!

Desde Novembro que não faço nenhum rebalanceamento, com os prós e os contras que daí pudessem advir... :-k , mas este mês um dos fundos que tenho com melhor performance - Credit Suisse (Lux) Global Prestige Equity B EUR - vai ser alvo de fusão por parte da sociedade gestora em questão, deixando a entidade distribuidora de comercializar e não adicionando o fundo incorporante na sua oferta de fundos de investimento...é pena :evil:

Passo a citar:
"O Banco ActivoBank S.A., na qualidade de entidade distribuidora de fundos Credit Suisse Fund Investment Funds 02, vem por este meio informar que foi decidido pela Sociedade Gestora Credit Suisse Fund Management, proceder à fusão por incorporação do seu fundo Credit Suisse (Lux) Global Prestige Equity B EUR, no próximo dia 26 de junho.

Foi decisão da Sociedade Gestora realizar uma fusão por incorporação, sendo os ativos e passivos constituintes do fundo, transferidos integralmente para o fundo Lombard Odier Funds – Global Prestige.

Caso não concorde com as alterações, pode optar por efetuar o resgate das suas unidades de participação, até ao dia 15 de junho.

Informamos que o ActivoBank não irá adicionar o fundo incorporante na sua oferta de fundos de investimento. "


Bom, lá terei eu de pesquisar algo que se aproxime, já que as alternativas que me propuseram, deixam muito a desejar na minha opinião:

Pictet-Premium Brands R EUR

Amundi Funds - CPR Global Lifestyles FU-C

Morgan Stanley Investment Funds - Global Brands Fund B


Penso que este fundo seria um "velho conhecido" do Chico Laranja... :mrgreen:
Alguma sugestão credível, Chico? :-k

Abraço!
 
Mensagens: 11
Registado: 12/6/2015 13:38

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 5/6/2018 11:49

Tulipanegra Escreveu:Obg
Vou aguardar por esta semana a ver como reage o PSI 20 e depois logo decido se resgato já..

Estou a ponderar tb resgatar o Nordea Stable Return, apesar de tb estar a valorizar pelos 4%....

E o que acha do DWS Biotech (-8%) e o Fidelity Funds - SMART Global Defensive Fund A-Acc-EUR (-7%), estão ambos um bocado negativos, não necessito do dinheiro, será que vão recuperar em curto prazo!?

cpts


Sabes os números do Euromilhões de logo?

A resposta com certezas é a mesma: Ninguém sabe.

O investimento está a corresponder às expectativas (não apenas de lucro mas sim dentro da margem das perdas potenciais, volatilidade, desempenho em relação ao par, etc....)?

De resto é as mesmas perguntas do PSI: Tens outros investimentos com melhores perspectivas?
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Tulipanegra » 4/6/2018 13:29

Obg
Vou aguardar por esta semana a ver como reage o PSI 20 e depois logo decido se resgato já..

Estou a ponderar tb resgatar o Nordea Stable Return, apesar de tb estar a valorizar pelos 4%....

E o que acha do DWS Biotech (-8%) e o Fidelity Funds - SMART Global Defensive Fund A-Acc-EUR (-7%), estão ambos um bocado negativos, não necessito do dinheiro, será que vão recuperar em curto prazo!?

cpts
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 88
Registado: 3/1/2014 22:00

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 3/6/2018 12:15

Editado pela última vez por Bucks em 4/6/2018 16:36, num total de 1 vez.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1, paulosantinhoamado, Shimazaki_2 e 404 visitantes