Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/4/2014 19:00

jokerportuga Escreveu:Com a maior movimentação deste tópico nos últimos dias e aparecimento de novos utilizadores participativos com pedido de análise e sugestões das suas (possíveis) carteiras, apeteceu-me escrever....:

Eu acho que os "novos" investidores em fundos já têm parte do trabalho realizado, quer pelas sugestões de alocação deste e doutros tópicos, bem como os comentários nas enumeras paginas deste ou daquele utilizador.
Basta adicionar a leitura dos variados documentos partilhados e/ou livros sugeridos e ter as ferramentas online adequadas e já conseguem ter uma carteira equilibrada de acordo com o risco que cada um deseja correr.

Quando entrei neste tipo de investimento a (partilha) informação era mais escassa, apesar de existente em variados foruns.
Cometi alguns erros no passado(felizmente poucos) e fui adaptando/modelando a minha estratégia e forma de investimento.

O investimento é responsabilidade de cada um e os conselhos do utilizador x ou y servirão para se orientarem na VOSSA estratégia de investimento.

Bons investimentos :wink:





jokerportuga Escreveu:Cometi alguns erros no passado(felizmente poucos) e fui adaptando/modelando a minha estratégia e forma de investimento.

É a melhor forma de aprendizagem e não é só nos fundos, é em tudo. Só aprendendo com os nossos erros, é que evitamos repetir-los.


Andas contente com o Brasil. E os MENA, já deves bem acima dos 2% em pouco tempo?
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/4/2014 18:54

Phil31 Escreveu:Boas,

Antes de mais quero dar os parabéns ao Rick Lusitano e a todos os que contribuem para este excelente tópico. :clap:

Tenho sido um leitor assíduo e resolvi registar-me no fórum para poder partilhar a minha carteira e pedir ajuda para a remodelar. Sinto alguma dificuldade em construir uma carteira de obrigações equilibrada, fui adicionando fundos que fui gostando mas o resultado é um pouco confuso.

Sei que tenho um peso excessivo no ES Rendimento Plus e que provavelmente o ES Obrigações Europa não deveria fazer parte da minha carteira mas ultimamente têm tido ambos rentabilidades excelentes e não queria abdicar deles para já.
Mas quanto aos restantes estou um bocado confuso, se calhar tenho Globais a mais, não?

OBRIGAÇÕES 50%
31% - E.S. Rendimento Plus - PTYEVHHM0001
6% - E.S. Obrigações Europa - PTYESRLM0008
7% - AXA WF Euro 5-7 EC EUR - LU0251660279
13% - Nordea-1 European Cross Credit E EUR - LU0733674179
12% - PIMCO GIS Diversified Inc - IE00B1Z6D669
9% - AXA WF Global High Yield Bonds - LU0189847253
5% - Franklin T. Glbl Total Return N Acc € - LU0260870745
5% - Franklin T.Glbl Total Return N Acc €-1 H - LU0294221253
12% - Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR - LU0459992896


MISTOS 12,5%

50% - M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged) - GB00B1VMCY93
25% - Invesco Balanced-Risk Alloc E - LU0432616901
25% - Invest AR PPR FIMA - PTARMCLM0004


ACÇÕES 37,5%

Europa Cap. Flexivel
11% - Franklin T. European Growth N Acc € - LU0122612764
Europa Cap. Pequeno
8,5% - F&C European Small Cap - LU0207432559 Europa Cap. Pequeno

E.U.A. Grande Crescimento
8,5% - Pioneer Fds US Fundamental Gr C - LU0347184318
E.U.A. Cap. Peq./Média
8,5 % - Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc - GB00B0WGY707

Global Dividendo Alto
8,5% - Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc - GB00B1Z2NR59
Global Cap. Pequena
8,5% - Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc - LU0607512935 Global Cap. Pequena

SECTORIAIS/OUTROS
8,5% - UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P - LU0366711900
7% - EEF Equity Consumer Staples R Acc - LU0155230690
3% - JPM Global Healthcare D (acc) - USD - LU0432979960
3,5% - JPM Europe Technology D (acc)-EUR - LU0117884675
3,5% - Pictet Digital Communication-R - EUR - LU0340555134
3,5% - Pictet Water-R EUR - LU0104885248

8,5% - E.S. Poupança Acções - PTYETALM0006
2,5% - Franklin MENA N Acc €-H1 - LU0358406055
2,5% - JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR - LU0441853263
2,5% - Nordea-1 Brazilian Equity Fund E EUR - LU0637288290
1,5% - JPM Turkey Equity D (acc) EUR - LU0117839612

Aguardo comentários/sugestões.

Obrigado!



Bem-vindo Phil31 \:D/

Phil31 Escreveu:OBRIGAÇÕES 50%
31% - E.S. Rendimento Plus - PTYEVHHM0001
6% - E.S. Obrigações Europa - PTYESRLM0008
7% - AXA WF Euro 5-7 EC EUR - LU0251660279
13% - Nordea-1 European Cross Credit E EUR - LU0733674179
12% - PIMCO GIS Diversified Inc - IE00B1Z6D669
9% - AXA WF Global High Yield Bonds - LU0189847253
5% - Franklin T. Glbl Total Return N Acc € - LU0260870745
5% - Franklin T.Glbl Total Return N Acc €-1 H - LU0294221253
12% - Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR - LU0459992896


Simplificava da seguinte, porque estás com exposições sobrepospostas, em HY e Emergentes (EM), para além da Europa é claro.

HY
12% - Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR - LU0459992896
12% - PIMCO GIS Diversified Inc - IE00B1Z6D669
9% - AXA WF Global High Yield Bonds - LU0189847253

EM
12% - Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR - LU0459992896
12% - PIMCO GIS Diversified Inc - IE00B1Z6D669
5% - Franklin T. Glbl Total Return N Acc € - LU0260870745
5% - Franklin T.Glbl Total Return N Acc €-1 H - LU0294221253


Reduziria o AXA e tirava o PIMCO, reforçava o M&G, podes colocar 1 fundo de obrigações corporativas, o DWS Euro Corporate que é 1 "low cost" ou então com os 2.500 EUR mínimos no Henderson Euro Corporate, senão te der demasiado peso no total da carteira.


Phil31 Escreveu:SECTORIAIS/OUTROS
8,5% - UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P - LU0366711900
7% - EEF Equity Consumer Staples R Acc - LU0155230690
3% - JPM Global Healthcare D (acc) - USD - LU0432979960
3,5% - JPM Europe Technology D (acc)-EUR - LU0117884675
3,5% - Pictet Digital Communication-R - EUR - LU0340555134
3,5% - Pictet Water-R EUR - LU0104885248

8,5% - E.S. Poupança Acções - PTYETALM0006
2,5% - Franklin MENA N Acc €-H1 - LU0358406055
2,5% - JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR - LU0441853263
2,5% - Nordea-1 Brazilian Equity Fund E EUR - LU0637288290
1,5% - JPM Turkey Equity D (acc) EUR - LU0117839612


Nas acções, não vejo razão para o Pictet Water, visto que tens o UBS (Lux) EF Infrastructure, que tem em carteira, algumas empresas em comum com Pictet, mas o UBS é mais diversificado e consistente.

O "JPM Global Healthcare D (acc) - USD" é USD, não há necessidade de expores ao risco cambial, o que poderás ganhar a mais com ele, podes vir a perder essa diferença e mais ainda com o câmbio EURUSD e a comissão de conversão cambial do banco. Mas valia teres o Eurizon Pharma R, não tem tantas biotechs (- risco/retorno) e é em EUR.


Espero que estejas atento, ao risco que tens aqui, eu a investir nestes fundos, seria numa perspectiva agressiva de curto prazo;

3,5% - JPM Europe Technology D (acc)-EUR - LU0117884675
8,5% - E.S. Poupança Acções - PTYETALM0006
2,5% - Franklin MENA N Acc €-H1 - LU0358406055
2,5% - JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR - LU0441853263
2,5% - Nordea-1 Brazilian Equity Fund E EUR - LU0637288290
1,5% - JPM Turkey Equity D (acc) EUR - LU0117839612


Phil31 Escreveu:MISTOS 12,5%

50% - M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged) - GB00B1VMCY93
25% - Invesco Balanced-Risk Alloc E - LU0432616901
25% - Invest AR PPR FIMA - PTARMCLM0004


Aqui o Invest, como deves saber, tem muita exposição a Obrigações do Tesouro, e isto também tens no ES Obrigações Europa e ES Rendimento Plus.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 9/4/2014 18:34

Com a maior movimentação deste tópico nos últimos dias e aparecimento de novos utilizadores participativos com pedido de análise e sugestões das suas (possíveis) carteiras, apeteceu-me escrever....:

Eu acho que os "novos" investidores em fundos já têm parte do trabalho realizado, quer pelas sugestões de alocação deste e doutros tópicos, bem como os comentários nas enumeras paginas deste ou daquele utilizador.
Basta adicionar a leitura dos variados documentos partilhados e/ou livros sugeridos e ter as ferramentas online adequadas e já conseguem ter uma carteira equilibrada de acordo com o risco que cada um deseja correr.

Quando entrei neste tipo de investimento a (partilha) informação era mais escassa, apesar de existente em variados foruns.
Cometi alguns erros no passado(felizmente poucos) e fui adaptando/modelando a minha estratégia e forma de investimento.

O investimento é responsabilidade de cada um e os conselhos do utilizador x ou y servirão para se orientarem na VOSSA estratégia de investimento.

Bons investimentos :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos à la carte

por DMP » 9/4/2014 18:26

Rick Lusitano Escreveu:
DMP Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:

Não me querendo conotar como mestre, respondo com esta pergunta:

Tens 1 fundo de Acções Saúde, porque.....?


Não vou ser mauzinho, dou-te uma ajuda, os mercados são feitos de ciclos, por isso, para fundos de acções, o mínimo de tempo recomendado é de....?


Rick,

Mas se efectivamente estivermos perante uma correcção relativamente à saúde e biotechs como tudo indica, não seria melhor assumir já algumas poucas perdas e entrar mais tarde?

Já ando a pensar nisto há uns dias e a tendência parece ser mesmo de queda acentuada.


Mira las Biotechs, hombre. 8-)
http://www.bloomberg.com/quote/IBB:US


As farmacêuticas:
http://www.bloomberg.com/quote/XPH:US


E digam lá, de vossa justiça.


:mrgreen:

Que coisa bonita!
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Fundos à la carte

por x0106559 » 9/4/2014 18:15

O BancoBest só tem o "Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR Inc" e como montante inicial são 1000€, adicional 50€
 
Mensagens: 99
Registado: 14/10/2006 21:40
Localização: Leiria

Re: Fundos à la carte

por DocMr » 9/4/2014 18:09

Chanfre Escreveu:Tenho andado a dar cabo da cabeça e da paciência com os sites para fazer comparações.


Sei bem o que isso é! Quando queremos iniciar o nosso portfólio é uma dor de cabeça para selecionar exatamente os fundos que pretendemos! E já é uma sorte termos esta seleção do Rick e do VG, o que corta 80% do trabalho ;)

E vai ver que passado 1 mês já lhe quer fazer alterações :D nunca será perfeito..

Chanfre Escreveu:Têm alguma coisa parecida ? Ou melhor ? Ou diferente, para o mesmo efeito ? Ainda não está acabado, mas a ideia é esta:


Sim, tenho algo parecido. Tanto ajuda nos montantes a investir, como depois nos Rebalances, onde se pode saber quanto retirar e quanto reinvestir em cada fundo (caso não haja entrada de capital).


Em relação ao "Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR Acc", alguma informação quanto ao Montante Inicial e Montante adicional mínimo?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 21
Registado: 2/11/2013 15:18

Re: Fundos à la carte

por Chanfre35 » 9/4/2014 17:38

Agradeço ao Rick e ao DocMr terem comentado a carteira que estou a preparar. Gostei das vossas sugestões.

Tenho andado a dar cabo da cabeça e da paciência com os sites para fazer comparações. Queria por exemplo comparar graficamente, em diversos períodos, todos os fundos de Obrigações da 1ª pag do tópico. Uns têm estes fundos, outros têm aqueles, outros têm todos os fundos mas não fazem gráficos de todo o portfólio como é o caso da Bloomberg. Falaram aí do MSN Money e já andei a explorar aquilo, ao nível do portefólio e não dá nada que se aproveite para fazer análises comparativas.

O Best tinha mais que obrigação de disponibilizar as ferramentas que existem noutras Morningstar, nomeadamente a da Alemanha. Já lhes disse isso mesmo e dizem que até para eles mesmo precisavam dessas ferramentas. Agora, fiquei completamente parvo com o montante que os clientes têm em fundos. Não pediram confidencialidade, mas vai para várias dezenas de milhares de milhões. É um número assim xx.xxx.xxx.xxx,00€. Li noutro dia, julgo que no JNegócios, que só este ano já entraram mil milhões. Não justifica termos as ferramentas que outros têm ? Se calhar, fazer pressão junto deles, será a melhor maneira de obter o que pretendemos. Fazer um site, programação, etc etc não será fácil de montar e manter.
Em alternativa, o velhinho Excel, com as fórmulas certinhas de cálculo do RSharpe etc etc e SÓ precisávamos de actualizar o histórico dos fundos que nos interessassem. Do que fui vendo, mando a dica ao BedRock, que o tal irmão gémeo dele apresentou um Excel fantástico com os cálculos da optimização do portfólio. Não sei se foi ele que fez aquilo, mas se foi, é de quem sabe mesmo muuuito de excell. Eu até lhe pagava algum para ele fazer uma coisa assim. (o que dizes 112 ?)

Entretanto estive aqui a fazer uma coisa em Excel, para, partindo do montante de investimento, depois de alocar as % de cada tipo de fundos e % em cada fundo, dá os €€ que cabem a cada fundo. Se quisermos investir mais algum, é só alterar o montante inicial e aquilo calcula tudo. O que vos parece ? Têm alguma coisa parecida ? Ou melhor ? Ou diferente, para o mesmo efeito ? Ainda não está acabado, mas a ideia é esta:
Anexos
Alocação_Fundos.gif
Alocação_Fundos.gif (23.06 KiB) Visualizado 8714 vezes
 
Mensagens: 6
Registado: 8/3/2004 18:35
Localização: Coimbra

Infraestructuras

por Rick Lusitano (New) » 9/4/2014 17:15

Convém relembrar a importância das infraestruturas na diversidade de um portfolio.

Tom Lydon/Seeking Alpha Escreveu:
Summary

Global economies will likely increase spending to update and expand their infrastructure.

By Todd Shriber & Tom Lydon

Much of the developed world, including the U.S., and plenty of emerging economies, have vast infrastructure needs that will require trillions of dollars of expenditures in the coming years.

Investors can capitalize on that trend with an increasing number of internationally focused exchange traded funds. Fortunately for conservative investors, playing the global infrastructure theme does not mean having to incur the increased volatility of a pure emerging markets fund because several global infrastructure ETFs feature deep developed markets exposure.

(...)

The ETF's "holdings appear to be reasonably valued to slightly undervalued," J. Andre Weisbrod, CEO and chief investment office at Starr Financial Advisors, told Investor's Business Daily in an interview.

Weisbrod went on to note that:

"[IGF] is likely to hold up better than the major indexes during a 10% or greater market correction. And the longer-term potential, while not extraordinary, is very healthy."

(...)

According to ProShares:

"[TOLZ] focuses on companies whose assets include airports, toll roads, ports, communications, electricity distribution, oil and gas storage and transport, and water in both developed and emerging markets. To be included in the index, companies must derive more than 70% of their cash flows from infrastructure assets. The index excludes companies that supply services such as construction and engineering to the infrastructure industry."


Tom Lydon/Seeking Alpha - Going Global With Infrastructure ETFs (Apr. 8, 2014 11:10 AM ET)
http://seekingalpha.com/article/2131203-going-global-with-infrastructure-etfs
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/4/2014 17:06

DMP Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
x0106559 Escreveu:Também estou na mesma situação relativamente ao sector Saúde.... :roll:

Neste momento a minha decisão é manter mas as opiniões dos Mestres são sempre bem-vindas!



Não me querendo conotar como mestre, respondo com esta pergunta:

Tens 1 fundo de Acções Saúde, porque.....?


Não vou ser mauzinho, dou-te uma ajuda, os mercados são feitos de ciclos, por isso, para fundos de acções, o mínimo de tempo recomendado é de....?


Rick,

Mas se efectivamente estivermos perante uma correcção relativamente à saúde e biotechs como tudo indica, não seria melhor assumir já algumas poucas perdas e entrar mais tarde?

Já ando a pensar nisto há uns dias e a tendência parece ser mesmo de queda acentuada.


Mira las Biotechs, hombre. 8-)
http://www.bloomberg.com/quote/IBB:US


As farmacêuticas:
http://www.bloomberg.com/quote/XPH:US


E digam lá, de vossa justiça.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por DMP » 9/4/2014 17:02

Rick Lusitano Escreveu:
x0106559 Escreveu:Também estou na mesma situação relativamente ao sector Saúde.... :roll:

Neste momento a minha decisão é manter mas as opiniões dos Mestres são sempre bem-vindas!



Não me querendo conotar como mestre, respondo com esta pergunta:

Tens 1 fundo de Acções Saúde, porque.....?


Não vou ser mauzinho, dou-te uma ajuda, os mercados são feitos de ciclos, por isso, para fundos de acções, o mínimo de tempo recomendado é de....?


Rick,

Mas se efectivamente estivermos perante uma correcção relativamente à saúde e biotechs como tudo indica, não seria melhor assumir já algumas poucas perdas e entrar mais tarde?

Já ando a pensar nisto há uns dias e a tendência parece ser mesmo de queda acentuada.
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 9/4/2014 15:28

BedRock Escreveu:Boas,

Amigos, hoje fiquei convencido que o mercado "puro" acionista do Brasil, sem produtos estruturados de relevo (Pfd shr), arrancou finalmente quando vejo últimamente fundos "puros" de ações como o JPMorgan e o HSBC a dispararem.
Joker, a tua aposta está ganha.


Amigo BedRock
para já está ganha a aposta, mas (ainda )é muito cedo para viver dos rendimentos :D
Estou com 3,99% líquidos no Brasil em 4 dias. :wink:

Sou capaz de por lá mais umas coroas mas noutra carteira("my crazy low cost portfolio") e noutro fundo, eventualmente apostando nesse JPM que mencionaste acima, mas tenho que analisar hoje das opções que tenho.
A Turquia é interessante/aliciante mas o "mar é muito agitado" olhando para o gráfico e variáveis históricas, mas pode ser uma aposta de curto prazo com algum capital(em análise....).

Bons investimentos....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos à la carte

por DocMr » 9/4/2014 14:13

Rick Lusitano Escreveu:Tens alguns fundos em USD, pelo que a fazer rebalanceamentos, vais estar sempre a pagar comissões de câmbio ao banco e quando recebes dividendos do F&C, pagas também comissões cambiais ao banco:
4,5% - Small / Mid Cap - Franklin Global Sm-Md Cap Gr N Acc $
9% - Small Cap - F&C US Smaller Companies A
4,5% - Vontobel Emerging Markets Eq C

TOTAL = 18%

Eu preferia simplificar, apesar de pedirem mais dinheiro nos investimentos iniciais.

:arrow: Nas HY, trocava os 2 fundos pelo "Jupiter Dynamic Bond L EUR", para além de ele ser obrigações global, ele tem HY e Emergentes.

:arrow: Acho que nas obrigações corporativas europeias, já tens a ideia do que o "DWS Euro Corporate Bonds NC" é 1 "low cost" melhor do que o Axa que tens. :wink:

:arrow: Tirava o Franklin em USD em PMEs e punha o "Invesco Global Smaller Companies Equity E Acc", que é melhor e é em EUR. (Também tenho esse Franklin, pois em USD, é o melhorzito, mas deixa algo a desejar)

:arrow: Se queres 1 "low cost" em Acções Europa Large Caps, tens agora, o "MFS Meridian European Value A1 EUR Acc", e em PMEs, tens outro melhor do que esse F&C que é um fundo irregular que distribui dividendos, que é o melhor da sua categoria, que é o "MFS Meridian European Smaller Companies A1 EUR Acc" e também é "low cost".


Obrigado Rick! Na questão dos fundos em USD's só os selecionei porque na altura não arranjei melhores opções. Eram os fundos mais adequados para o que pretendia ;)

Vou alterar um pouco a carteira de Obrigações e introduzir o Jupiter DYnamic Bond, mas não encontro nada sobre montante mínimo inicial e montante mínimo adicional. Alguém tem esta informação?

Quanto aos MFS também vão entrar, tanto o European Value (Substitui o Axa) como o de Acções Globais (Subsitui o Eurizon Consumer Stapples).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 21
Registado: 2/11/2013 15:18

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 9/4/2014 10:44

Boas,

Amigos, hoje fiquei convencido que o mercado "puro" acionista do Brasil, sem produtos estruturados de relevo (Pfd shr), arrancou finalmente quando vejo últimamente fundos "puros" de ações como o JPMorgan e o HSBC a dispararem.
Joker, a tua aposta está ganha.

O melhor fundo do Brasil, em termos de retornos, tem estado a ser os da DWS, mas porque têm muitos produtos estruturados de proteção do risco, mas que com o arranque a sério das ações puras, vocês ande ver o JPMorgan, o HSBC e outros fundos "puros" a passar pelo DWS, pois quando estamos em upside continuado devemos utilizar a "boa volatilidade" ao máximo para termos o máximo de retornos. Nunca se esqueçam que volatilidade e desvio padrão são a mesma coisa, mas volatilidade e risco podem ser coisas diferentes, como é o caso da "boa volatilidade" nas situações de upside/bullmarket/rally, que é uma coisa boa para os retornos e não má.

O nosso amigo Sharpe, no seu rácio, não distingue a má da boa volatilidade (desvios em relação à média), dando o mesmo peso às duas, o que está errado, não obstante ter ganho o prémio Nobel pelo seu rácio inovador (não há homens providenciais, todos têm as suas limitações).

Quanto à Turquia e em concreto ao meu fundo JPMorgan Turkey Equity D (acc) EUR, este entre o dia 26 de março e o presente dia 9 de abril (13 dias) teve uma valorização de 21.36%, não conheço outra valorização num curto espaço de tempo.

Assim, não tendo qualquer comissão ou fetiche pelo JPMorgan, as apostas nos seus fundos do Brasil e Turquia deverão ser apostas ganhas para o resto do ano, porque anteriormente foram grandes perdedores. Mas atenção à Turquia, quando ganharem 20-25%, não fiquem a tentar esticar os ganhos, porque depois podem perder tudo e tomar perdas, e depois nos próximos 1-2 anos voltem só à Turquia para férias e não para subscrever qualquer fundo, porque o mercado acionista da Turquia é o mais bipolar que conheço, mas também não se esqueçam que das pessoas mais inteligentes da história, algumas foram e são bipolares, e no mercado bipolar temos que aproveitar o rally do upside.

Abr,
BedRock
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 9/4/2014 1:30

x0106559 Escreveu:

por acaso eu trabalho na área da biomedicina/biotecnologia e acredito mesmo que todo este sector ainda vai crescer muito.
Quanto ao fundo de biotecnologia, já vendi para entrar mais tarde...
Quanto ao fundo de saúde penso que a queda destas empresas nunca pode ser muito grande pois vendem produtos que sempre se continuam/continuarão a vender...

ou entao estou totalmente errado e fico sem o dinheiro dos fundos e sem emprego :-k


Companheiro: No setor saúde apesar de ser menos volátil que o setor biotecnologia, o teu raciocínio está errado para os próximos tempos para a expetável evolução próxima do setor da saúde, em particular para o fundo do JPMorgan saúde que o ano passado teve uns brutais retornos de 52.6%, e como tal, vai ter de certeza um forte ajustamento e olha que pode ter uma drawdown de 20% a 30%. As oscilações dos fundos seguem uma espécie de onda sinusoidal imperfeita, pois de outro modo o "negócio" dos fundos não era autossustentado, pois o que sobe vai ter que descer mais tarde ou mais cedo, e quanto mais sobe mais vai descer, independentemente da realidade financeira das empresas componentes do fundo poderem a estar a ter lucros sistematicamente, porque não te podes esquecer da forte componente especulativa deste "negócio".

Por exemplo, quando em 2012 houve, designadamente, um fundo de obrigações da ESAF a dar retornos da ordem de 35%, achas que alguém paga essa taxa pelo empréstimo do capital? É claro que essa taxa de retornos só pode ser atingida pela especulação no mercado secundário, em que os detentores em pânico, com o elevado risco de pagamento, venderam ao desbarato ativos da Grécia, Portugal, Itália, Espanha ou Irlanda, que outros aproveitaram para comprar e depois ganharem mais de 30%, superior a um grande nº de fundos acionistas, de repente nós até pensávamos que estávamos a ver um fundo de ações.

Abr,
BedRock
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/4/2014 1:09

BedRock Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Já descobri mais uns fundos porreiros. :mrgreen:

São fundos inovadores...

Fundos que só investem:
:arrow: Vinhos de alta qualidade, vintages e vinhos raros.

:arrow: Relógios de luxo

:arrow: Diamantes, pedras preciosas, pérolas naturais e joias vintage


E esta héin?


Rick: Como sabes, para uma análise organoléptica com os meus sensores bocais e nasais sobre um bom vinho tinto, conta comigo, pois os meus sensores estão calibrados e têm uma precisão e exatidão estatística de nível superior. O meu sensor olfativo está preparado para detetar alguns compostos químicos voláteis da ordem dos ppb (parte por bilião). As senhoras têm melhor olfato do que os homens, mas neste aspeto tenho sérias dúvidas que seja batido, para as senhoras deixo-lhes os vinhos brancos secos ou meios secos ou um bom vinho verde alvarinho do enólgo Anselmo Mendes que é uma espécie do gestor do JPMorgan saúde. Para as senhoras também recomendo um branco maduro monocasta Encruzado da região do Dão (uma casta com um alfa superior a 12 e um rácio de Sharpe superior a 4.5).

Um abraço,
BedRock



CoimbraPT Escreveu:Esses fundos devem ter UPs e mínimos baixos devem... Mas o que descobriste foi alguma noticia sobre a criação de fundos desse tipo ou realmente encontraste um fundo com esses activos?

(Editei um comentário anterior meu com uma questão depois de tu responderes, sorry)


Descobri uma gestora de fundos de investimento:

Passion Investment not only a trademark but a philosophy.
In 2008 Elite Advisers created the first luxembourguish on shore Wine Fund "Nobles Crus" performing more than 79% in 5 years. Imagine Petrus, Latour, Lafite, Domaine de Romanée Conti, over 60 000 bottles physically held.
In 2011 we launched Precious Time, the first ever open ended collectable watch fund: Patek Philippe, Rolex, Audemars Piguet, Breguet etc +11% in average since launch.
In 2012 we launched Divine Jewels, that invest in Diamonds, Precious Stones, natural pearls and vintage jewerly.
We are continually developing other niche tangible and passion investment themes (art, horses, cars,...). check out our website: http://www.eliteadvisers.com


http://www.eliteadvisers.com


O FI do vinho:
:arrow: Nobles Crus

EUR
ISIN LU0332753077
Bloomberg ELTNOBL:LX

USD
ISIN LU0806411418
Bloomberg ELTNOBB:LX

Newsletter de 31.08.2012 - http://www.eliteadvisers.com/files/Nobles_Crus/Newsletter/2012/08_2012/Nobles_Crus_Newsletter_082012_EN.pdf [PDF]


Depois lendo esta noticia, parece que já está tudo dito, como suspeitava. :twisted:

Financial Times - Regulator suspends redemptions from Nobles Crus wine fund (June 7, 2013 7:08 pm)
http://www.ft.com/intl/cms/s/0/0117463e-ceab-11e2-ae25-00144feab7de.html#axzz2yLKDvssV
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/4/2014 0:52

CoimbraPT Escreveu:
Rick_lusitano Escreveu:A questão da Biotechs, por arrasto, a saúde, por arrasto, a tecnologia, por arrasto, as PMEs > Nasdaq > S&P 500 > Europa


Achas que o MFS Euro Small Caps vai ter comportamente igualmente mau?



O contágio das biotechs, passou pelos EUA, primeiro, não te esqueças que tem PMEs em biotechs e as PMEs nos EUA, subiram muito no ano passado, é natural que haja correcções, pois os investidores de curto prazo, estão a fazer mais valias. Depois de ciclos de grandes valorizações, há sempre correcções por causa dos especuladores gulosos a fazerem mais valias.

Isto agora que aconteceu fora do segmento especifico das biotechs, foi a tomada massiva de mais valias. Agora se for preciso, os mesmos que venderam, vão voltar a comprar, agora que corrigiu. Os grandes tiveram + valias, os pequenos, com medo, venderam tarde e perderam dinheiro. Agora os grandes voltam a comprar, mas mais barato. Ainda por cima, com o aproximar da apresentação de resultados trimestrais das empresas dos EUA, vai haver movimento.
Repara no exemplo da Indonésia, em 6 meses, teve drawdown de 48%, terminando o ano de 2013, com cerca de -30%, este ano, já recuperou +22%!!! Quem achas que voltou, os pequeninos ou grandes? Eles dominam o jogo, e os pequeninos caem que nem uns patinhos.

As PMEs Europa ainda tem muito para dar. É natural que daqui a 2/3 anos, a Europa, corriga. Mas antes disso, já corrigiu os EUA.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 9/4/2014 0:49

Esses fundos devem ter UPs e mínimos baixos devem... Mas o que descobriste foi alguma noticia sobre a criação de fundos desse tipo ou realmente encontraste um fundo com esses activos?

(Editei um comentário anterior meu com uma questão depois de tu responderes, sorry)
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 9/4/2014 0:45

Rick Lusitano Escreveu:Já descobri mais uns fundos porreiros. :mrgreen:

São fundos inovadores...

Fundos que só investem:
:arrow: Vinhos de alta qualidade, vintages e vinhos raros.

:arrow: Relógios de luxo

:arrow: Diamantes, pedras preciosas, pérolas naturais e joias vintage


E esta héin?


Rick: Como sabes, para uma análise organoléptica com os meus sensores bocais e nasais sobre um bom vinho tinto, conta comigo, pois os meus sensores estão calibrados e têm uma precisão e exatidão estatística de nível superior. O meu sensor olfativo está preparado para detetar alguns compostos químicos voláteis da ordem dos ppb (parte por bilião). As senhoras têm melhor olfato do que os homens, mas neste aspeto tenho sérias dúvidas que seja batido, para as senhoras deixo-lhes os vinhos brancos secos ou meios secos ou um bom vinho verde alvarinho do enólgo Anselmo Mendes que é uma espécie do gestor do JPMorgan saúde. Para as senhoras também recomendo um branco maduro monocasta Encruzado da região do Dão (uma casta com um alfa superior a 12 e um rácio de Sharpe superior a 4.5).

Um abraço,
BedRock
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/4/2014 0:36

CoimbraPT Escreveu:@RIck: Não mata do coração porque tenho uma exposição pequena, contudo vou seguir a opinião do BedRock.

Andamos chique, estou curioso para ver como se comportam este tipo de fundos.


Por acaso, também estou curioso, mas desconfio, ou é para institucionais ou é uma aldrabice. Como já existiram fundos de selos, há uns anos atrás e deu no que deu. :wall:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 9/4/2014 0:26

Rick_lusitano Escreveu:A questão da Biotechs, por arrasto, a saúde, por arrasto, a tecnologia, por arrasto, as PMEs > Nasdaq > S&P 500 > Europa
Achas que o MFS Euro Small Caps vai ter comportamente igualmente mau?

@RIck: Não mata do coração porque tenho uma exposição pequena, contudo vou seguir a opinião do BedRock.

Andamos chique, estou curioso para ver como se comportam este tipo de fundos.
Editado pela última vez por AntonioVariacoes em 9/4/2014 0:37, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/4/2014 0:14

Já descobri mais uns fundos porreiros. :mrgreen:

São fundos inovadores...

Fundos que só investem:
:arrow: Vinhos de alta qualidade, vintages e vinhos raros.

:arrow: Relógios de luxo

:arrow: Diamantes, pedras preciosas, pérolas naturais e joias vintage


E esta héin?
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/4/2014 0:10

BedRock Escreveu:Coimbra: Já te posso responder sem me dizeres a % de perdas do fundo de saúde da Eurizon, porque fui ver que as perdas começaram há cerca de 1 mês e as perdas hoje em relação a 1 mês atrás são de -2.43% que deve ser muito próximo das tuas perdas.
Olha, o meu conselho é que resgates tudo amanhã, senão rapidamente vais tomar mais perdas e deixas de tomar ganhos noutro novo fundo. Se resgatas com perdas de -2.43%, no novo fundo só tens que ganhar 2.49% para atingir o break even (recuperar as perdas). Neste momento e tendo em conta a análise que ando a fazer há cerca de 3 semanas, o novo fundo que te recomendo é o JPMorgan Turkey D (acc) EUR, que está com uma grande recuperação das brutais perdas do ano passado e dos primeiros dois meses deste ano. Este fundo só pode subir nos próximos tempos em termos médios, e não te preocupes com perdas superiores a 1% num dia se noutros dias tiveres subidas de 1.5%, 2% ou mais de 3%, que a Turquia é mesmo assim, mas o que interessa é a média de 1 mês, 1 trimestre, 1 semestre, etc. Mas, desde já te digo, quando atingires um lucro da ordem dos 20% regata-o na totalidade e depois nos próximos 2 anos não voltes à Turquia.

Um abraço,
BedRock



Queres matar o rapaz do coração? :shock:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/4/2014 0:09

A questão da Biotechs, por arrasto, a saúde, por arrasto, a tecnologia, por arrasto, as PMEs > Nasdaq > S&P 500 > Europa

É algo fácil de explicar, valorizou muito e em pouco tempo, e os BR, eu e outros gulosos especuladores, fizemos aquilo subir muito depressa, foi um efeito dominó, quanto mais subia, mais dinheiro entrava, o que fazia valorizar ainda mais. Depois, começou a haver pessoas, que pensaram que era altura de sair e aconteceu o efeito dominó inverso. Aquilo irá corrigir até ao valor de mercado considerado mais "correcto", mas pode vir acontecer o mesmo processo de inchar o balão... (Espero bem que sim. \:D/ )


Para quem tem Saúde para 5 ou mais anos, o natural é que recupere. Não é um sector especulativo, como a Energia, ou o Financeiro. Portanto, o que cair agora, vai ter de recuperar, pois continuam a existir as farmacêuticas e empresas ligadas ao sector, não houve uma guerra mundial. Todos os anos, há sectores ou classes de activos em queda, por isso, é que devemos diversificar, para ganhar num lado, se perdemos no outro, não é um investimento de soma nula, porque os investimentos, não são inversamente correlacionados a 100%.
Editado pela última vez por Visitante em 9/4/2014 0:20, num total de 1 vez.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 9/4/2014 0:00

Coimbra: Já te posso responder sem me dizeres a % de perdas do fundo de saúde da Eurizon, porque fui ver que as perdas começaram há cerca de 1 mês e as perdas hoje em relação a 1 mês atrás são de -2.43% que deve ser muito próximo das tuas perdas.
Olha, o meu conselho é que resgates tudo amanhã, senão rapidamente vais tomar mais perdas e deixas de tomar ganhos noutro novo fundo. Se resgatas com perdas de -2.43%, no novo fundo só tens que ganhar 2.49% para atingir o break even (recuperar as perdas). Neste momento e tendo em conta a análise que ando a fazer há cerca de 3 semanas, o novo fundo que te recomendo é o JPMorgan Turkey Equity D (acc) EUR, que está com uma grande recuperação das brutais perdas do ano passado e dos primeiros dois meses deste ano. Este fundo só pode subir nos próximos tempos em termos médios, e não te preocupes com perdas superiores a 1% num dia se noutros dias tiveres subidas de 1.5%, 2% ou mais de 3%, que a Turquia é mesmo assim, mas o que interessa é a média de 1 mês, 1 trimestre, 1 semestre, etc. Mas, desde já te digo, quando atingires um lucro da ordem dos 20% resgata-o na totalidade e depois nos próximos 2 anos não voltes à Turquia.

Um abraço,
BedRock
Editado pela última vez por BedRocK em 9/4/2014 0:19, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

FMI - Previsões PIB: Mundo 2014

por Rick Lusitano (New) » 8/4/2014 23:55

Ler e reler com atenção:

Bloomberg - IMF Says U.S. Growth Leads as Russia, Brazil Soften: Economy (Apr 8, 2014 5:11 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-04-08/imf-sees-u-s-driving-global-growth-amid-brazil-russia-weakness.html


Um gráfico com as previsões do FMI dos PIB dos vários países do mundo para 2014:
http://www.bloomberg.com/infographics/2014-04-08/world-gdp-growth-forecasts.html


Serve também para os investidores especuladores no Brasil, Turquia, Índia, etc. :mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Shimazaki_2 e 371 visitantes