Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por DocMr36 » 21/7/2014 19:25

Boa tarde rapaziada! Com esta treta do Login, acabei por me afastar um pouco da participação, mas tenho assistido atentamente a toda a excelente troca de agrumentos deste prezado espaço.

Venho aqui lançar um novo tópico. A discussão normalmente situa-se em carteiras de longo prazo, eu próprio tenho a minha que já expus aqui neste espaço (60% ações | 40% Obrigações). O que pretendo agora é alocar uma parte do capital numa carteira de curto prazo. O objetivo seria 1 ano, onde ficaria satisfeito com 3-4% de rendimento, com baixo risco (isto é, sem perda de capital - máx 5%). Portanto, uma carteira anti-sobressaltos!

O ideal eram mesmo os fundos da ESAF Liquidez e Tesouraria ativa, quando atingiam os 3-4% liquidos. Mas isso é passado (agora percebe-se bem o Risco destes instrumentos na sua antiga versão).

Andei por aí a pesquisar e surgiram-me as seguintes ideias (São sobretudo Fundos Low Cost, a condizer com o montante a aplicar):

- AXA WF Euro 3-5 EC EUR - (4,05% - 5 anos/anualizado) - tem-se mantido estável, sem grandes sobressaltos. Maturidade efectiva 3,92.A qualidade de crédito mínima é BBB (37%).

- DWS Invest Euro Bonds (Short) NC - (2,54%- 5 anos/anualizado) - Maturidade efectiva 2,01.A qualidade de crédito mínima é BBB (63% - algo elevado).

- Que outras alternativas do mesmo género sugerem?

Outras ideia seriam:
- DWS Invest Euro Corporate Bonds NC - (7,07% - 5 anos/anualizado) - Já foge um pouco objectivo, tendo mais risco. A qualidade de crédito mínima é BBB (66%)

- Nordea-1 Stable Return E EUR - (6,54% - 5 anos/anualizado) - A pendente accionista do fundo poderia comprometer o objetivo que seria sobretudo de minimizar a perda de capital)

Estas duas hipótes já fogem um pouco aos pressupostos da carteira e baseiam-se apenas na performance dos últimos tempos, onde o mercado tem sido favorável.

Penso que neste momento, o investimento em Obrigações deve estra virado mais para a Europa, onde as subidas das taxas de juro parecem longe. Que acham? Pensamento certo?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 4:26
Localização: Cova da Piedade

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 21/7/2014 17:11

Rick Lusitano (New) Escreveu:Em minha indisponibilidade de tempo, o Joker e o Chico, estão mais do que habilitados a responder sobre qualquer tipo de perguntas, incluindo carteiras e alocações. :mrgreen:

E também o VG, está super habilitado para qualquer tema relacionado com finanças, economia, instrumentos financeiros.


(Hehe, já tramei o VG, Chico e Joker) :mrgreen:



PS: É pena, o fórum, não permitir o reconhecimento do mérito dos participantes, de alguma forma, como existem em vários fóruns, desde medalhas, títulos honoríficos, etc.


Seu maroto :oh:

O que dizes das infos que têm aparecido por aí a dizer que isto está quase a rebentar? Ouço disso há um ano mas os cães ladram e a caravana passa.

Acho mais interessante os avisos de que a malta está toda a balancear-se muito para os HY atrás das Yields acabando por terem carteiras mais agressivas do que esperam, principalmente nos mercados obrigacionistas.

http://economico.sapo.pt/noticias/sinai ... 97928.html
http://economico.sapo.pt/noticias/e-se- ... 97927.html
http://followpioneer.com/2014/07/17/bubbles-detector/

O Bull market contínuo dos últimos 5 anos (desde o fim da crise subprime /dívida soberana) nas acções escondem muita coisa dos indicadores típicos a 3 e 5 anos da Morningstar e afins mas isso já por cá foi falado em que a malta devia, caso fosse possível, ver o comportamento a 7-8 anos para apanhar o comportamento durante a crise de 2007. O quantalys nisso era porreiro pois dava para ver o comportamento dos fundos nesses momentos stressantes desde 1994 se não me engano
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por RAndrade_74 » 20/7/2014 0:37

Daemoon Escreveu:
Rafaellos_00 Escreveu:Boa noite,

Se calhar vou fazer a pergunta mais idiota da semana... Mas cá vai. Ao olhar para a composição do ES Liquidez na CMVM, cerca de 12% do fundo é um DO no BES. E sei que a hipótese é remota...mas se o BES "caísse" e, ainda mais remota, nem os depósitos se safassem (acima dos 100k€)...isso não ia reflectir-se no fundo ?

(e volto a dizer que esta é uma hipótese muitíssimo remota, mas há um ano atrás havia tanta coisa remota...)

Abraços


Um fundo de liquidez tem de ter dinheiro disponivel á ordem para fazer as transacções, e está sempre a mexer, hoje tem essa percentagem amanhã tem outra, é perfeitamente normal.



Sim, claro que tem de ter e é normal que sendo um fundo ESAF tenha o DO no BES. A unica curiosidade que tinha era saber se, na hipótese muito remota de uma 'queda' do BES esse depósito não estaria em risco...
 
Mensagens: 64
Registado: 29/10/2013 10:04

Re: Fundos à la carte

por Daemoon » 19/7/2014 16:44

Rafaellos_00 Escreveu:Boa noite,

Se calhar vou fazer a pergunta mais idiota da semana... Mas cá vai. Ao olhar para a composição do ES Liquidez na CMVM, cerca de 12% do fundo é um DO no BES. E sei que a hipótese é remota...mas se o BES "caísse" e, ainda mais remota, nem os depósitos se safassem (acima dos 100k€)...isso não ia reflectir-se no fundo ?

(e volto a dizer que esta é uma hipótese muitíssimo remota, mas há um ano atrás havia tanta coisa remota...)

Abraços


Um fundo de liquidez tem de ter dinheiro disponivel á ordem para fazer as transacções, e está sempre a mexer, hoje tem essa percentagem amanhã tem outra, é perfeitamente normal.
 
Mensagens: 245
Registado: 14/2/2009 14:06
Localização: 17

Re: Fundos à la carte

por Daemoon » 19/7/2014 16:42

elitegroup Escreveu:Na Msn money está a carteira de cada fundo sempre atualizada, por exemplo o gestor do liquidez deve ser benfiquista... http://investing.money.msn.com/investme ... YEVOHM0002


Não é "o gestor" mas sim "a gestora", mais respeito que é uma senhora :P :P
 
Mensagens: 245
Registado: 14/2/2009 14:06
Localização: 17

Re: Fundos à la carte

por elitegroup » 19/7/2014 7:05

Na Msn money está a carteira de cada fundo sempre atualizada, por exemplo o gestor do liquidez deve ser benfiquista... http://investing.money.msn.com/investme ... YEVOHM0002
 
Mensagens: 38
Registado: 16/2/2006 12:01
Localização: 10

Re: Fundos à la carte

por RAndrade_74 » 19/7/2014 2:40

Boa noite,

Se calhar vou fazer a pergunta mais idiota da semana... Mas cá vai. Ao olhar para a composição do ES Liquidez na CMVM, cerca de 12% do fundo é um DO no BES. E sei que a hipótese é remota...mas se o BES "caísse" e, ainda mais remota, nem os depósitos se safassem (acima dos 100k€)...isso não ia reflectir-se no fundo ?

(e volto a dizer que esta é uma hipótese muitíssimo remota, mas há um ano atrás havia tanta coisa remota...)

Abraços
 
Mensagens: 64
Registado: 29/10/2013 10:04

Re: Fundos à la carte

por hucruz » 18/7/2014 23:56

VirtuaGod Escreveu:Pk não? O site da ESAF tem as carteiras dos fundos à data de 30/06/2014, e o Dunas tem a carteira detalhada na CMVM (não sei se tem no site)!!


Na CMVM até à pouquissimo tempo (horas) tinhas até Março/2014. No site da ESAF de facto tem a 30/06/2014. Mas o que queria dizer com o meu post é que é uma pena eu não conseguir ver quais os activos que o fundo tem hoje.

Como se costuma dizer no futebol "O que é verdade hoje, amanhã é mentira"...
 
Mensagens: 33
Registado: 14/3/2009 22:46
Localização: Braga

Re: Fundos à la carte

por NGRO » 18/7/2014 23:44

Dentro destes 5 fundos, vais escolher o fundo que achas ser o melhor para ti, e vais explicar porquê. Se mais alguém quiser, pode fazer o mesmo exercício.


Rick Lusitano (New) Escreveu:Fundos de Investimento (FI) - EUR

(...)

ACÇÕES GLOBAIS
Acções Global Alto Dividendo
Imagem USD - Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc Morningstar Imagem
Imagem USD - Invesco Global Equity Income E € Acc Morningstar
Imagem EUR - M&G Global Dividend EUR A Morningstar Imagem Imagem Imagem

Acções Global Capitalização Grande Crescimento
Imagem GBP - Threadneedle Global Extended Alpha Net 1 EUR Acc Morningstar [130/30] Imagem
Imagem USD - MFS Meridian Global Equity A1 EUR Acc Morningstar Imagem

(...)



Nota: As bandeiras simbolizam o país, aonde estão domiciliados, os fundos de investimento, estão estes, sujeitos ás condições legais existentes nesse país. A seguir ás bandeiras, coloquei a moeda do fundo original.

Legenda:
Imagem Luxemburgo
Imagem Reino Unido

EUR - Euro
GBP - British Pound (Sterling)
USD - US Dollar




UHM!

Primeiro seria de olhar para as moedas porque os fundos não estão todos denominados em EUR.

Por exclusão:

1. Threadneedle out por ser em GBP
2. M&G out por pagar dividendos - embora se tiver uma versão sem dividendos pareça interessante
3. De entre os restantes escolheria o Invesco por apresentar um Sharpe superior e ter uma alocação geográfica e de sectores que me agrada. Embora seja em USD, acredito que o USD tem mais probabilidades de se valorizar face ao EUR no médio prazo.

PS: AH reparei agora que os fundos estão todos em EUR, os originais é que são em USD e GBP.
No entanto, continuava a escolher o Invesco!
Editado pela última vez por NGRO em 19/7/2014 0:15, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 138
Registado: 29/11/2007 11:02
Localização: KOIKUYJUT

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 18/7/2014 21:30

hucruz Escreveu:
É uma pena essa informação não poder ser consultada "online".


Pk não? O site da ESAF tem as carteiras dos fundos à data de 30/06/2014, e o Dunas tem a carteira detalhada na CMVM (não sei se tem no site)!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 18/7/2014 18:28

[quote="Rick Lusitano (New)"
1) Queres pagar comissões cambiais ao banco, quando comprares e venderes o fundo? E estar sujeito a perder dinheiro com as flutuações cambiais do EURUSD? Será que compensa estas questões vs. uma possível melhor performance do JPM em USD? As tuas respostas é que vão decidir. :wink:


2) Podes revisitar a tua carteira, sempre que quiseres. Mas os fundos que escolhes, não são lebres ou seja, fundos bons a curto prazo, são fundos consistentes, com performances passadas acima das suas categorias, são fundos de maratona, estáveis, sem grandes explosões (seja para cima ou para baixo). Eu dou primazia, a fundos com retornos ajustados ao risco (volatilidade/desvio padrão), ou seja, a fundos equilibrados de retorno vs. risco.[/quote]

Rick,

Já esclarecestes e respondeste por mim.
Penso que a carteira está equilibrada, por isso, fica como está e vamos acompanhando...

Obrigado por toda a ajuda e disponibilidade.
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 18/7/2014 18:24

pata-hari Escreveu:E tem que ser menos de 2.36 ou apareceria nas top holdings. Concordo que não deve ser um drama.


Têm cerca de 0.6% do fundo em papel Comercial Rio Forte. Fizeram uma provisão de 60%, o que resultou numa queda de 0.36%, números redondos!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por hucruz » 18/7/2014 17:40

Rick Lusitano (New) Escreveu:Coincidencia ou não, depois de ontem, ter existido a discussão sobre o papel comercial da Rio Forte ou de subsidiaria do GES, nos fundos de investimento, eis que a CMVM actualizou as carteiras dos fundos. De um atraso de 3 meses, num dia, actualizou-se tudo. O curioso, é que ainda continua a faltar as carteiras em Abril e Maio de 2014. É mesmo á Português, é tudo feito á última da hora, em cima do joelho. Foi preciso, a novela GES, para a CMVM, se apressar a actualizar as carteiras dos fundos. :evil:

Quem quiser ver as carteiras actualizadas, datadas de Junho de 2014:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/carteiras/fim/carteiras_fim.cfm



Sem qualquer exposição a papel comercial do universo GES e a ES Liquidity:

:arrow: ESPÍRITO SANTO LIQUIDEZ - FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO ABERTO

:arrow: ESPÍRITO SANTO TESOURARIA ATIVA - FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO

:arrow: Espírito Santo Rendimento Plus - Fundo Especial de Investimento Aberto

:arrow: ESPIRITO SANTO OBRIGAÇÕES EUROPA - FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO DE OBRIGAÇÕES DE TAXA FIXA EURO


Com exposição a papel comercial do universo GES e a ES Liquidity:
:arrow: BANCO BIC TESOURARIA - FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO
Rio Forte/30 506.273,00
Rio Forte/44 403.640,80

Valor Líquido Global do Fundo: 135.779.243,76


É uma pena essa informação não poder ser consultada "online".

Dps de ver a carteira do ES Liquidez e do ES Rendimento Plus, constacto que foi asneira o resgate total do ES Rendimento Plus. Mto Provavelmente irei voltar a entrar no fundo, mas desta vez com um peso muito menor.
 
Mensagens: 33
Registado: 14/3/2009 22:46
Localização: Braga

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 18/7/2014 17:07

caralmeida030267 Escreveu:Tenho apenas duas dúvidas para poder finalizar esta carteira.
1) Foi referido no início do mês, num post do BedRock, o fundo da saúde do JPMorgan em USD como sendo o melhor fundo do Sector Saúde, "uma espécie de hiper PPR quase garantido". Presumo que é este - LU0432979960. Acham que devo trocar o Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R (LU0114064081) por este fundo JPM Global Healthcare D (acc) - USD?
2) Como apenas vou constituir a carteira na 1ª semana de Agosto, faz sentido voltar a elaborar todo este estudo novamente antes dessa data?

Como vou estar ausente estas próximas 2 semanas, muito agradecia se me pudessem dar um feedback até amanhã.

Obrigado e continuação de BN.


1) Queres pagar comissões cambiais ao banco, quando comprares e venderes o fundo? E estar sujeito a perder dinheiro com as flutuações cambiais do EURUSD? Será que compensa estas questões vs. uma possível melhor performance do JPM em USD? As tuas respostas é que vão decidir. :wink:


2) Podes revisitar a tua carteira, sempre que quiseres. Mas os fundos que escolhes, não são lebres ou seja, fundos bons a curto prazo, são fundos consistentes, com performances passadas acima das suas categorias, são fundos de maratona, estáveis, sem grandes explosões (seja para cima ou para baixo). Eu dou primazia, a fundos com retornos ajustados ao risco (volatilidade/desvio padrão), ou seja, a fundos equilibrados de retorno vs. risco.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 18/7/2014 16:58

Coincidencia ou não, depois de ontem, ter existido a discussão sobre o papel comercial da Rio Forte ou de subsidiaria do GES, nos fundos de investimento, eis que a CMVM actualizou as carteiras dos fundos. De um atraso de 3 meses, num dia, actualizou-se tudo. O curioso, é que ainda continua a faltar as carteiras em Abril e Maio de 2014. É mesmo á Português, é tudo feito á última da hora, em cima do joelho. Foi preciso, a novela GES, para a CMVM, se apressar a actualizar as carteiras dos fundos. :evil:

Quem quiser ver as carteiras actualizadas, datadas de Junho de 2014:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/carteiras/fim/carteiras_fim.cfm



Sem qualquer exposição a papel comercial do universo GES e a ES Liquidity:

:arrow: ESPÍRITO SANTO LIQUIDEZ - FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO ABERTO

:arrow: ESPÍRITO SANTO TESOURARIA ATIVA - FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO

:arrow: Espírito Santo Rendimento Plus - Fundo Especial de Investimento Aberto

:arrow: ESPIRITO SANTO OBRIGAÇÕES EUROPA - FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO DE OBRIGAÇÕES DE TAXA FIXA EURO


Com exposição a papel comercial do universo GES e a ES Liquidity:
:arrow: BANCO BIC TESOURARIA - FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ABERTO
Rio Forte/30 506.273,00
Rio Forte/44 403.640,80

Valor Líquido Global do Fundo: 135.779.243,76
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 18/7/2014 16:52

Viva,

Neste momento tenho a minha carteira abaixo praticamente finalizada e pronta a ser constituída no Banco Best.
Os meus agradecimentos ao Rick, ao Artista Romeno, e a todos os que aqui têm exposto as suas ideias e dicas, que me ajudaram nesta árdua tarefa.

Tesouraria - Liquidez (~1%)
AXA WF Euro 3-5 EC EUR (LU0251660782) - Obrigações Diversificado EUR - EUR - 1%

Obrigações (~50%)

ES Rendimento Plus FEIA (PTYEVHHM0001) - Obrigações Flexível EUR - EUR - 5%
ES Obrigações Europa FIAO TF (PTYESRLM0008) - Obrigações Diversificado EUR - EUR - 5%
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc (LU0853555380) - Obrigações Flexível EUR - EUR - 10%
AXA WF Global High Yield Bonds E(H)-C EUR (LU0189847253) - Obrigações Alto Rend. Globais - EUR Hedged - EUR - 10%
PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc (IE00B1Z6D669) - Obrigações Globais Flexível - EUR Hedged - EUR - 5%
PIMCO GIS Divers Inc Dur Hdg E €Hdg Acc (IE00B4TJVF73) - Obrigações Globais Flexível - EUR Hedged - EUR - 5%
DWS Invest Euro Corporate Bonds NC (LU0300357638) - Obrigações Corp. EUR - EUR - 5%
AXA WF Euro 5-7 EC EUR (LU0251660279) - Obrigações Diversificado EUR - EUR - 5%

Mistos (~10%)
Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266) - Mistos Moderados EUR - Global - EUR - 5%
M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged) (GB00B1VMCY93) - Mistos Defensivos EUR - Global - EUR - 5%

Acções (~39%)
Europa (~10%)

Invesco Pan Eurp Structured Eq E (LU0119753308) - Acções Europa Cap. Grande Misto - EUR - 4%
Franklin European Growth N Acc € (LU0122612764) - Acções Europa Cap. Flexível - EUR - 4%
MFS® Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc (LU0125944966) - Acções Europa Cap. Pequena/Média - EUR - 3%
EUA (~10%)
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND (LU0347184318) - Acções EUA Cap. Grande Crescimento - EUR - 5%
Threadneedle American Smaller Companies Retail Net EUR Acc (GB00B0WGY707) - US Mid-Cap Equity (Ações PMEs dos EUA) - EUR - 5%
Globais (~10%)
MFS® Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc (LU0094560744) - Acções Global Cap. Grande Crescimento - EUR - 5%
M&G Global Dividend EUR A (GB00B39R2S49) - RV Global Alto Dividendo - EUR - 5%
Sectoriais (~9%)
Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R (LU0155230690) - Acções Sector Bens de Consumo - EUR - 3%
Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R (LU0114064081) - Acções Sector Saúde - EUR - 3%
UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P (LU0366711900) - Acções Sector Infra-estrutura - EUR - 3%

Tenho apenas duas dúvidas para poder finalizar esta carteira.
1) Foi referido no início do mês, num post do BedRock, o fundo da saúde do JPMorgan em USD como sendo o melhor fundo do Sector Saúde, "uma espécie de hiper PPR quase garantido". Presumo que é este - LU0432979960. Acham que devo trocar o Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R (LU0114064081) por este fundo JPM Global Healthcare D (acc) - USD?
2) Como apenas vou constituir a carteira na 1ª semana de Agosto, faz sentido voltar a elaborar todo este estudo novamente antes dessa data?

Como vou estar ausente estas próximas 2 semanas, muito agradecia se me pudessem dar um feedback até amanhã.

Obrigado e continuação de BN.
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 18/7/2014 16:07

Em minha indisponibilidade de tempo, o Joker e o Chico, estão mais do que habilitados a responder sobre qualquer tipo de perguntas, incluindo carteiras e alocações. :mrgreen:

E também o VG, está super habilitado para qualquer tema relacionado com finanças, economia, instrumentos financeiros.


(Hehe, já tramei o VG, Chico e Joker) :mrgreen:



PS: É pena, o fórum, não permitir o reconhecimento do mérito dos participantes, de alguma forma, como existem em vários fóruns, desde medalhas, títulos honoríficos, etc.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 18/7/2014 15:54

Jornal de Negócios Escreveu:Fundos de investimento têm 257 milhões de euros em dívida do GES e BES
18 Julho 2014, 11:17 por Raquel Godinho | rgodinho@negocios.pt

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) antecipou a divulgação pública da composição das carteiras dos fundos de investimento para clarificar a exposição destes ao Banco Espírito Santo (BES) e ao Grupo Espírito Santo (GES).

No total, os fundos de investimento domiciliados em Portugal tinham, a 30 de Junho, 257 milhões de euros em títulos de dívida, revelou o regulador do mercado de capitais nacional. Ao BES, a exposição agregada a dívida "repartiu-se por 48 fundos, num montante total de cerca de 214 milhões de euros", um montante que representa 1,59% do total de activos sob gestão nos fundos.

Já a exposição agregada a dívida emitida pelo GES está repartida "por 22 fundos, atingindo o montante total de cerca de 43 milhões de euros", ou 0,32% do total de activos sob gestão.

"Na sequência dos recentes desenvolvimentos do mercado financeiro português, a CMVM decidiu divulgar no seu sítio da Internet as carteiras de todos organismos de investimento colectivo mobiliários com referência a 30 de Junho de 2014, assim antecipando a sua divulgação pública", refere a entidade liderada por Carlos Tavares.

"Os investidores têm deste modo acesso imediato à informação sobre a exposição das carteiras dos organismos de investimento colectivo mobiliários a activos do Grupo Espírito Santo (GES) e do Grupo Banco Espírito Santo (Grupo BES), tal como reportada pelas entidades gestoras desses mesmos organismos", acrescenta a CMVM.

Até ao final do primeiro semestre estavam domiciliados 246 fundos em Portugal, com um valor líquido global sob gestão de cerca de 13 mil milhões de euros.


Fonte: Jornal do Negócios - Fundos de investimento têm 257 milhões de euros em dívida do GES e BES (18 Julho 2014, 11:17)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/fundos_tem_257_milhoes_em_divida_do_ges_e_bes.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 18/7/2014 15:21

Joker

O TPC era algo como isto:

T.P.C.

Dentro destes 5 fundos, vais escolher o fundo que achas ser o melhor para ti, e vais explicar porquê. Se mais alguém quiser, pode fazer o mesmo exercício.
(...)

ACÇÕES GLOBAIS
Acções Global Alto Dividendo
Imagem USD - Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc Morningstar Imagem
Imagem USD - Invesco Global Equity Income E € Acc Morningstar
Imagem EUR - M&G Global Dividend EUR A Morningstar Imagem Imagem Imagem

Acções Global Capitalização Grande Crescimento
Imagem GBP - Threadneedle Global Extended Alpha Net 1 EUR Acc Morningstar [130/30] Imagem
Imagem USD - MFS Meridian Global Equity A1 EUR Acc Morningstar Imagem

(...)

A minha escolha é o MFS dessa lista pelos motivos já referidos.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 18/7/2014 14:29

hucruz Escreveu:
jokerportuga Escreveu:Qual a razão que te levou a fazer o resgate total(pois não existem na tua carteira reestruturada) do Es Liquidez e Es Rendimento Plus, optando por outros fundos?


Fiz o resgate total por dois motivos:
- tinha a carteira pouco diversificada... sem conseguir precisar, diria que tinha praí 80% do capital nesses dois fundos. O que era exagerado e à algum tempo que queria reestruturar a carteira;
- por motivos emocionais. Todos nós temos lido/visto/ouvido esta história toda do BES/GES. O ES Liquidez até à bem pouco tempo era composto essencialmente por papel comercial de empresas do grupo, deixou de ser com a imposição da CMVM do limite dos 20%, no entanto e tal como já foi aqui falado foi criado um fundo no luxemburgo com papel comercial do grupo e o ES Liquidez tem uma % nesse fundo. O ES Rendimento plus ainda não consegui perceber se tb tá exposto, mesmo partindo do pressuposto que não está, cheguei à conclusão que durmo mais descansado se não tiver o meu dinheiro lá.


Entendido.
Se não te sentes em segurança, a opção que tomaste deverá ter sido a mais correcta. :wink:

Tens aqui a exposição a 30.06.2014 de cada um dos 2 fundos segundo o MSN Money:

ES LIQUIDEZ
http://investing.money.msn.com/investme ... YEVOHM0002

ES RENDIMENTO PLUS
http://investing.money.msn.com/investme ... YEVHHM0001

Como podes reparar no caso do ES LIQUIDEZ, a exposição ao ES Investments Liquidity Fund SIF passou a ser nula.

Bons investimentos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 18/7/2014 14:25

Teresa. Escreveu:
w00zy Escreveu:
Teresa. Escreveu:Olá
vou ficar á espera que alguem apresente os resultados do exercício (a serio) acho que será muito instrutivo. Eu abri os 2 primeiros e fiquei logo chocada com os 5% de subscrição + a habitual taxa de gestão.

Abriu onde?
As comissões de subscrição e resgate têm que ser vistas no banco onde vai subscrever o fundo. Em alguns bancos não tem comissões.



No 1º da Lista do Rick
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000000GMS

Comissão Subscrição 5.00%
Comissão Gestão (Max) 1.50%

Afinal paga-se ou não ? :oh:


:oh:

Se abrires a ficha PDF do fundo, por exemplo no Banco Best: (Também podes abrir a ficha individual do fundo, no separador "Condições", podes verificar as condições comerciais do fundo no banco em causa)

T. G.E..gif


Fonte: Banco Best/Morningstar - Threadneedle Specialist Investment Funds - Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc

[PDF]
morningstarreport20140718021859.pdf
(72.23 KiB) Transferido 216 Vezes
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por hucruz » 18/7/2014 14:19

jokerportuga Escreveu:Qual a razão que te levou a fazer o resgate total(pois não existem na tua carteira reestruturada) do Es Liquidez e Es Rendimento Plus, optando por outros fundos?


Fiz o resgate total por dois motivos:
- tinha a carteira pouco diversificada... sem conseguir precisar, diria que tinha praí 80% do capital nesses dois fundos. O que era exagerado e à algum tempo que queria reestruturar a carteira;
- por motivos emocionais. Todos nós temos lido/visto/ouvido esta história toda do BES/GES. O ES Liquidez até à bem pouco tempo era composto essencialmente por papel comercial de empresas do grupo, deixou de ser com a imposição da CMVM do limite dos 20%, no entanto e tal como já foi aqui falado foi criado um fundo no luxemburgo com papel comercial do grupo e o ES Liquidez tem uma % nesse fundo. O ES Rendimento plus ainda não consegui perceber se tb tá exposto, mesmo partindo do pressuposto que não está, cheguei à conclusão que durmo mais descansado se não tiver o meu dinheiro lá.
 
Mensagens: 33
Registado: 14/3/2009 22:46
Localização: Braga

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 18/7/2014 14:08

hucruz Escreveu:Boas,

Estou neste momento a reestruturar a minha carteira de fundos após resgate do ES Rendimento Plus e ES Liquidez, onde estes tinham um peso enorme na minha carteira.

Neste momento tenho a seguinte distribuição:
Fundo ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ISIN ----------- Peso %
DWS Invest Euro Corporate Bonds NC ------------------------------------------------------------------------ LU0300357638 ----- 8,73%
Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR Acc ------------------------------------------------------------------------- LU0853555380 ----- 9,26%
Schroder International Selection Fund EURO Bond B Acc ---------------------------------------------------- LU0106235707 ---- 9,29%
Threadneedle Specialist Investment Funds - Threadneedle American Extended Alpha R EUR Acc ----- GB00B28CN800 ---- 9,55%
Invesco Funds - Invesco European Bond Fund E -------------------------------------------------------------- LU0115144304 ---- 9,17%
Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA -------------------------------------------------------------------------- PTVORDHM0002 ---- 18,34%
DWS Invest Short Duration Credit NC ------------------------------------------------------------------------ LU0236146006 ------ 9,17%
Muzinich Enhancedyield S/T EUR Acc R --------------------------------------------------------------------- IE00B65YMK29 ------- 6,11%
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc ----------------------------------------------------------------------- IE00B11XZ103 ------- 12,23%

Tenho ainda por alocar 8,14%... tem alguma sugestão para risco conservador/moderado?

Tendo em conta que nesta carteira específica, tenho como objectivo um perfil de risco conservador/moderado, acham que com estas escolhas estou a fugir do pretendido?

Abraço,
hucruz

Qual a razão que te levou a fazer o resgate total(pois não existem na tua carteira reestruturada) do Es Liquidez e Es Rendimento Plus, optando por outros fundos?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos à la carte

por hucruz » 18/7/2014 13:58

Boas,

Estou neste momento a reestruturar a minha carteira de fundos após resgate do ES Rendimento Plus e ES Liquidez, onde estes tinham um peso enorme na minha carteira.

Neste momento tenho a seguinte distribuição:
Fundo ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- ISIN ----------- Peso %
DWS Invest Euro Corporate Bonds NC ------------------------------------------------------------------------ LU0300357638 ----- 8,73%
Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR Acc ------------------------------------------------------------------------- LU0853555380 ----- 9,26%
Schroder International Selection Fund EURO Bond B Acc ---------------------------------------------------- LU0106235707 ---- 9,29%
Threadneedle Specialist Investment Funds - Threadneedle American Extended Alpha R EUR Acc ----- GB00B28CN800 ---- 9,55%
Invesco Funds - Invesco European Bond Fund E -------------------------------------------------------------- LU0115144304 ---- 9,17%
Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA -------------------------------------------------------------------------- PTVORDHM0002 ---- 18,34%
DWS Invest Short Duration Credit NC ------------------------------------------------------------------------ LU0236146006 ------ 9,17%
Muzinich Enhancedyield S/T EUR Acc R --------------------------------------------------------------------- IE00B65YMK29 ------- 6,11%
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc ----------------------------------------------------------------------- IE00B11XZ103 ------- 12,23%

Tenho ainda por alocar 8,14%... tem alguma sugestão para risco conservador/moderado?

Tendo em conta que nesta carteira específica, tenho como objectivo um perfil de risco conservador/moderado, acham que com estas escolhas estou a fugir do pretendido?

Abraço,
hucruz
 
Mensagens: 33
Registado: 14/3/2009 22:46
Localização: Braga

Re: Fundos à la carte

por caralmeida030267 » 18/7/2014 12:29

Rick Lusitano (New) Escreveu:
caralmeida030267 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Vais fazer um pequeno exercício para aprenderes. :wink:


T.P.C.

Dentro destes 5 fundos, vais escolher o fundo que achas ser o melhor para ti, e vais explicar porquê. Se mais alguém quiser, pode fazer o mesmo exercício.

Combinado, Rick, mas só amanhã.

O dia começa bem cedo e o João Pestana já chegou.

Agradeço imenso poder aprender assim, com "trabalhos práticos". A teoria, só, não chega.

Mas vais ter que avaliar o meu T.P.C. :pray: E atenção que sou gajo de contas mas não sou homem de finanças... :wink:



Azar o meu, porque nem sou um gajo de contas, finanças ou economia. :mrgreen:

Mas também há tantos dirigentes e decisores públicos que não percebem disso, e tomam decisões financeiras e económicas em Portugal.

E depois, há mentes iluminadas com formação na área económica-financeira, que compram Swaps especulativos, fazem PPPs, fazem negócios de carácter pouco claro e de valor nacional duvidoso. :evil:

Portanto, não devo fazer pior. :-"

Rick,

Fiz o T.P.C. que indicaste, mas devo dizer que a minha conclusão também foi infuenciada pelas análise do Artista Romeno e do chico_laranja.
Seria impossível não pensar nas alegações de ambos.

De qualquer modo, elegi os seguintes fundos para a minha carteira:
1º) MFS Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc
2º) M&G Global Dividend EUR A

As razões têm a ver também com o que aqui se disse: rentabilidades passadas, diversificação, aposta no mercado eua (que acho vai ser decisiva nos próximos tempos), custos mais baixos, montantes mais flexíveis no 1º caso. Achas que são boa escolha para o segmento das "Ações Globais"?

Mas a minha análise é, obviamente, muito rudimentar.
Podes dizer-me, sucintamente, quais são os principais fatores a que olhas quando analisas um fundo?
O que te leva a tomar uma decisão, favorável ou não, de investimento num determinado fundo? Quais são as chaves fundamentais da tua análise?

Obrigado.
 
Mensagens: 183
Registado: 10/7/2014 21:32
Localização: Estarreja - Aveiro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @Mensageiro, aaugustobb_69, afcapitao, Bing [Bot], iniciado1, Kooc, m-m, MarketGodzilla, MP65, Phil2014, Shimazaki_2 e 415 visitantes