Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 3/2/2018 16:25

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Mas olha, pode-se tentar criar sinergias... :wink:

Temos de falar sobre isso um dia destes.

P.S. - Eu morria numa seguradora v:lol: :lol:


Dentro de um cubículo :)
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 3/2/2018 13:56

Rick Lusitano (New) Escreveu:Mas olha, pode-se tentar criar sinergias... :wink:

Temos de falar sobre isso um dia destes.

P.S. - Eu morria numa seguradora v:lol: :lol:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 3/2/2018 2:39

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:(Não) Gostas mesmo de Risco... :mrgreen:

Verdade. Para mim risco é tudo. Somos apenas gestores de risco, ou como ouvi hoje no podcast do risk.net, somos mais medidores de risco do que gestores do mesmo. Para mim o segredo está no risco. Sempre achei isso e com o passar dos anos as medições do risco evoluíram mas ainda penso ser o principal. Se alguma vez eu fizer um sistema de trading vai ser baseado em risco. A volatilidade tem propriedades diferentes do resto dos mercados (assim à vista salta logo o facto de sofrerem de auto-correlação).

Adoro analisar risco e tenho muita curiosidade com o que ainda se poderá fazer nesse campo. Posso-te dizer que no dia que criar algo baseado em Deep Learning será para analisar e prever risco, não para analisar o comportamento do S&P.


Isso é interessante. No negócio das seguradoras, a analise do risco não é o seu core? As seguradoras têm modelos de risco...
Ora aí está, já descobri a tua vocação profissional, já que gostas mais de evitar o risco e só depois ganhar $, vais para a analista financeiro de risco numa seguradora ou resseguradora. :D

É tudo muito porreiro, tentar prever o futuro, com modelos econométricos, mas há sempre eventos "pseudo-aleatórios", black swans. Também te interessa a Teoria do Caos?

o espaço físico para os livros é cada vez mais escasso

Faz como eu e compra um kindle :lol: (mas não é nem de perto o mesmo que ter o livro físico :? )

Tenho centenas (ou milhares) de ebooks já guardados em CD/DVD/HDD e não os leio, é como as músicas digitais que tenho guardadas e não as ouço (ou CDs de Áudio), vou ao online na hora e ouço-as.
Vou lendo alguma coisa no PC/Tablet/Telemóvel, mas são reports e papers pequenos (<20 de paginas).

Gosto de pegar no livro, sentir-o peso, a textura, o cheiro, chama-me old school. :D
E o livro não se esconde dentro da memoria de um dispositivo digital, está sempre presente e a reclamar a minha atenção para com ele, obrigando-me a ler-o. :wink:

Em que a vida é a derradeira ilusão.

Isso é literalmente verdade. Nem é filosófico ;-) Recomendo Reality Is Not What It Seems do Carlo Rovelli (ou qualquer livro do Brian Green). Aquilo que tu percepcionas como "realidade" é simplesmente uma construção da tua mente, não aquilo que realmente existe. P.S. - O equivalente, em física, ao meu fascínio por volatilidade dos mercados é o Tempo.


De repente, fizeste me lembrar da alegoria da caverna de Platão...

Agora ando noutros mundos mais tecnológicos-financeiros

Conta mais sobre isso!!


Em poucas palavras, pois não é o local para isso. :wink:

Fintech
Startups
Investimentos (não são criptomoedas e nem em startups ou Fintech)

Mas olha, pode-se tentar criar sinergias... :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 3/2/2018 1:16

Rick Lusitano (New) Escreveu:(Não) Gostas mesmo de Risco... :mrgreen:

Verdade. Para mim risco é tudo. Somos apenas gestores de risco, ou como ouvi hoje no podcast do risk.net, somos mais medidores de risco do que gestores do mesmo. Para mim o segredo está no risco. Sempre achei isso e com o passar dos anos as medições do risco evoluíram mas ainda penso ser o principal. Se alguma vez eu fizer um sistema de trading vai ser baseado em risco. A volatilidade tem propriedades diferentes do resto dos mercados (assim à vista salta logo o facto de sofrerem de auto-correlação).

Adoro analisar risco e tenho muita curiosidade com o que ainda se poderá fazer nesse campo. Posso-te dizer que no dia que criar algo baseado em Deep Learning será para analisar e prever risco, não para analisar o comportamento do S&P.

O PIMCO Income ainda não entrou na tua selecção por causa do ter ainda um histórico reduzido?

Não entrou porque a carteira 8Fundos já estava carregada de Pimco. Tem +/- tanto histórico com o Jupiter. Mas nos últimos meses já me comecei a arrepender de o ter escolhido em vez do Pimco :-/

o espaço físico para os livros é cada vez mais escasso

Faz como eu e compra um kindle :lol: (mas não é nem de perto o mesmo que ter o livro físico :? )

pelo menos já "começaste" (nível 1). Porquê tanto tempo?

Trabalho e outros projectos, principalmente ligados a programação. Acabei por saltar este ano e o nível 2 só está previsto para o Verão de 2019.

Em que a vida é a derradeira ilusão.

Isso é literalmente verdade. Nem é filosófico ;-) Recomendo Reality Is Not What It Seems do Carlo Rovelli (ou qualquer livro do Brian Green). Aquilo que tu percepcionas como "realidade" é simplesmente uma construção da tua mente, não aquilo que realmente existe. P.S. - O equivalente, em física, ao meu fascínio por volatilidade dos mercados é o Tempo.

Agora ando noutros mundos mais tecnológicos-financeiros

Conta mais sobre isso!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 2/2/2018 23:37

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Aqui, fica uma bicada ao VG: :wink:
Se fizermos um portfolio de longo-prazo (passive investment), ainda haveria investidores com pesos mortos, vedetas de tempos passados. Sugerias para os manter, porque é para o longo prazo (Soa a Joe Berardo e BCP) OU sugerias para os substituir por outros melhores, abrindo a caixa de Pandora (criando um precedente perigoso de andar a perseguir os melhores fundos de cada momento)?

Eu ando a alterar aos poucos de fundos que usava pré-programação (que inclui todos esses que mencionaste e mais alguns) para fundos que uso pós-programação e focado na minha carteira 8Fundos.

https://nbviewer.jupyter.org/github/Lui ... n%29.ipynb


O PIMCO Income ainda não entrou na tua selecção por causa do ter ainda um histórico reduzido? Já te falava neste fundo, quando ele ainda nem existia em Portugal e tinha meses da versão europeia. :wink:
Entretanto tal como o M&G Optimal Income, lá se conseguiu trazer para Portugal e ambos se tornaram os preferidos de todos os Portugueses. Apesar de já ter saído dele, por causa da minha estratégia de investimento de menor prazo, continuo a "acreditar" nele, mas não num clima de subidas de taxas de juros nas obrigações. O Jupiter é outro. (Pois é, o Jupiter também pouco histórico. :wink: )
Os teus 2 outros PIMCOs são muito sensíveis ás oscilações das taxas, gosto deles, mas são muito conservadores.

(E há outra "vedeta" das bonds por descobrir. Que por acaso, tenho em carteira, por ele se portar bem, em vários climas. :wink: )
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 2/2/2018 23:34

VirtuaGod Escreveu:
Por exemplo, o ultimo "Nobel" da Economia, o Richard Thaler, foi distinguido pelo seu contributo na área da Economia Comportamental.

Já leste o "Misbehaving : The Making of Behavioral Economics", dele? Tanto me ri com esse livro. Volta e meia ainda falo de exemplos dele. Há muitos livros engraçados sobre isso. Kahneman e Ariely têm bons livros. Neste momento estou a ler You Are Not So Smart de David McRaney que estou a achar extremamente interessante. É bom bom resumo de "erros" de pensamento/comportamento. A bibliografia é BRUTAL.

Mas ultimamente tenho lido livros directamente mais focados em psicologia do estilo The Enigma of Reason. Mas esses livros mais populares do Thaler e do Ariely são sempre engraçados de ler e aprende-se sempre alguma coisa sobre a natureza humana (para além de se lerem num instante).


Obrigado pelas dicas. Nem me fales em ler! Ando com um acumular de livros para ler. Cada vez são mais, eu ainda os vou comprando, o tempo é como o espaço físico para os livros é cada vez mais escasso.
E a vontade e o prazer de ler é cada vez maior também.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 2/2/2018 23:16

VirtuaGod Escreveu:
Ainda não tiraste o CFA?!!! Qualquer dia, tiro-o eu, e tu ainda andas a desfolhar os manuais. :mrgreen:
Improvável. Irás demorar pelo menos 3 anos como o resto do pessoal e uma vez que já tenho o nível 1, "é só fazer as contas" :-)


Boa, pelo menos já "começaste" (nível 1). Porquê tanto tempo?
(Se os americanos conseguem, como os Portugueses não haveriam de conseguir? :wink: )



VirtuaGod Escreveu:
Ando a pensar fazer 1º CFA e depois o CAIA. Devia dar equivalências o CFA para o CAIA, pelo menos na parte da Ética. (Pensamento á tuga/latino) :wink:
Estou a pensar tirar o FRM depois do CFA. O CAIA não me diz nada.


(Não) Gostas mesmo de Risco... :mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 2/2/2018 23:09

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Eh amigo VG, já há muito tempo que não nos encontrávamos aqui. :wink:

O desaparecido és tu :-p
Rick Lusitano (New) Escreveu:Para mim, és dos poucos que considero com uma cultura financeira elevada.

Como muitas coisas na vida podemos ver as coisa de uma forma relativa, dependendo com quem comparas. Honestamente eu sinto "pequeno" com quem me comparo. Se continuares a olhar para a cultura financeira dos profissionais portugueses (nem falo da população) realmente parece que sabemos mais do sabemos. Imagino que um gato seja realmente gigante em relação à formiga. Não quer dizer que um gato seja um animal "grande" ;-)


Que filosófico. :pray:
É sempre uma questão de perspectiva. Uma ilusão. Em que a vida é a derradeira ilusão.

VirtuaGod Escreveu:
Eu não disse que sabia tudo, repara que disse que está quase tudo esmiuçado sobre os fundos. Falta o quase. :wink:

Posso te garantir se achas que estás no quase é porque não estás a olhar com atenção suficiente. Outrora pensava-se que o átomo era o limite do "pormenor" da natureza mas afinal...


Tenho a perfeita consciência da minha limitação derivada da minha condição humana. Sei que jamais saberei tudo de tudo. Tento absorver o mais possível, pois a minha curiosidade é algo muito presente. Nos fundos, já descobri aquilo que sinto ser suficiente por uns tempos, depois faço uma actualização. Agora ando noutros mundos mais tecnológicos-financeiros. :wink:

VirtuaGod Escreveu:
Um Homem pode ter dúvidas, não deve é transparecer. Pois mina a confiança depositada nele. 8-)

Engraçado. Fico sempre fascinado quando alguém pensa diferente de mim mas apresenta argumentos que fazem sentido. Pessoalmente acho que se uma pessoa confiou em ti deves ser o máximo transparente possível, no que sabes ou não sabes. Muitas vezes o que não sabes são mesmo incógnitas (a rentabilidade futura de uma carteira ou se a alocação que foi optimizada historicamente continuará a ser excelente). Eu acho que o que mina a confiança que alguém depositou em mim é mesmo essa falta de transparência. Acho que tenho responsabilidade em a dar independentemente de algumas pessoas ficarem espantadas quando digo "não sei". Se ganhasse um euro por cada vez que digo "Se esse analista soubesse que o euro/dólar ou o S&P vai fazer achas que era analista a trabalhar 10 horas ao dia? Provavelmente estava era no Havai"...


Mas não penso diferente de ti nisto. Aliás penso semelhante. As dúvidas pessoais ou receios pessoais geram a falta de auto-confiança e isto faz mal, assim como o excesso de confiança. Ter dúvidas é um sinal de racionalidade, mas em dose equilibrada, como em tudo na vida. A transparência e a confiança são fundamentais para as relações humanas, e a falta delas geram conflitos.
Ninguém vai confiar num médico que diga não sei, ou vai seguir os conselhos de um financeiro/advogado/engenheiro/etc, se eles não derem alguma imagem de confiança, pois ficam com uma imagem de pouca credibilidade ou falta profissionalismo, e até podem ser os super sumos das suas áreas. É preciso "vender" a confiança ás pessoas, o que não quer dizer que não se está ser transparente. O António Costa "vendeu" bem a imagem de confiança aos Portugueses, para fomentar o crescimento económico de Portugal. E como bem sabes, a economia é baseada na confiança. :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 2/2/2018 22:49

Rick Lusitano (New) Escreveu:Aqui, fica uma bicada ao VG: :wink:
Se fizermos um portfolio de longo-prazo (passive investment), ainda haveria investidores com pesos mortos, vedetas de tempos passados. Sugerias para os manter, porque é para o longo prazo (Soa a Joe Berardo e BCP) OU sugerias para os substituir por outros melhores, abrindo a caixa de Pandora (criando um precedente perigoso de andar a perseguir os melhores fundos de cada momento)?

Eu ando a alterar aos poucos de fundos que usava pré-programação (que inclui todos esses que mencionaste e mais alguns) para fundos que uso pós-programação e focado na minha carteira 8Fundos.

https://nbviewer.jupyter.org/github/Lui ... n%29.ipynb
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 2/2/2018 22:27

daniel__ Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
daniel__ Escreveu:Giro, giro, era disponibilizarem o True Value em Portugal.

Min de entrada 10€, TER 1,48%. Curiosidade, o gestor do fundo tem grande parte do seu capital investido lá.

http://www.morningstar.es/es/funds/snap ... F00000SC7Y


Apesar do fundo ter passaporte UCITS é um fundo domiciliado em Espanha (ISIN ES), e os fundos domiciliados em Espanha não são comercializados fora de Espanha.

True Value FI.jpg


Fonte: https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshot/default.aspx?tab=7&SecurityToken=F00000SC7Y%5D2%5D1%5DFOEUR%24%24ALL_593&Id=F00000SC7Y&ClientFund=1&CurrencyId=EUR


Desconhecia. É pena porque o fundo é qualquer coisa de extraordinário. É curioso que o gestor mete no youtube videos sobre as decisões que toma.

Este é que está uma desgraça, longe vai o tempo em que era uma referência. LU0260870745

É bom para descorrelacionar :lol:


Ena, o Templeton Global Total Return, já nem me lembrava dele. Essa versão não tem Hedge cambial, e isso nota-se bem na rendibilidade,-10% em 2017, enquanto que a versão com Hedge, +0.5% em 2017.
O fundo sobrevivia pelo Forex, EURUSD, principalmente.

Já houve várias referencias que caíram no esquecimento:

PIMCO Total Return
Templeton Global Total Return
Carmignac Patrimoine
Invesco Ballanced-Risk Allocation


Aqui, fica uma bicada ao VG: :wink:
Se fizermos um portfolio de longo-prazo (passive investment), ainda haveria investidores com pesos mortos, vedetas de tempos passados. Sugerias para os manter, porque é para o longo prazo (Soa a Joe Berardo e BCP) OU sugerias para os substituir por outros melhores, abrindo a caixa de Pandora (criando um precedente perigoso de andar a perseguir os melhores fundos de cada momento)?
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 2/2/2018 20:59

PRUSSLC:LX
Equity Russia Opportunities
95.34
02/01/2018

+118.22%


8-)
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 2/2/2018 17:35

Rick Lusitano (New) Escreveu:
daniel__ Escreveu:Giro, giro, era disponibilizarem o True Value em Portugal.

Min de entrada 10€, TER 1,48%. Curiosidade, o gestor do fundo tem grande parte do seu capital investido lá.

http://www.morningstar.es/es/funds/snap ... F00000SC7Y


Apesar do fundo ter passaporte UCITS é um fundo domiciliado em Espanha (ISIN ES), e os fundos domiciliados em Espanha não são comercializados fora de Espanha.

True Value FI.jpg


Fonte: https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshot/default.aspx?tab=7&SecurityToken=F00000SC7Y%5D2%5D1%5DFOEUR%24%24ALL_593&Id=F00000SC7Y&ClientFund=1&CurrencyId=EUR


Desconhecia. É pena porque o fundo é qualquer coisa de extraordinário. É curioso que o gestor mete no youtube videos sobre as decisões que toma.

Este é que está uma desgraça, longe vai o tempo em que era uma referência. LU0260870745

É bom para descorrelacionar :lol:
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 2/2/2018 16:11

Rick Lusitano (New) Escreveu:Eh amigo VG, já há muito tempo que não nos encontrávamos aqui. :wink:

O desaparecido és tu :-p
Rick Lusitano (New) Escreveu:Para mim, és dos poucos que considero com uma cultura financeira elevada.

Como muitas coisas na vida podemos ver as coisa de uma forma relativa, dependendo com quem comparas. Honestamente eu sinto "pequeno" com quem me comparo. Se continuares a olhar para a cultura financeira dos profissionais portugueses (nem falo da população) realmente parece que sabemos mais do sabemos. Imagino que um gato seja realmente gigante em relação à formiga. Não quer dizer que um gato seja um animal "grande" ;-)

Eu não disse que sabia tudo, repara que disse que está quase tudo esmiuçado sobre os fundos. Falta o quase. :wink:

Posso te garantir se achas que estás no quase é porque não estás a olhar com atenção suficiente. Outrora pensava-se que o átomo era o limite do "pormenor" da natureza mas afinal...

Um Homem pode ter dúvidas, não deve é transparecer. Pois mina a confiança depositada nele. 8-)

Engraçado. Fico sempre fascinado quando alguém pensa diferente de mim mas apresenta argumentos que fazem sentido. Pessoalmente acho que se uma pessoa confiou em ti deves ser o máximo transparente possível, no que sabes ou não sabes. Muitas vezes o que não sabes são mesmo incógnitas (a rentabilidade futura de uma carteira ou se a alocação que foi optimizada historicamente continuará a ser excelente). Eu acho que o que mina a confiança que alguém depositou em mim é mesmo essa falta de transparência. Acho que tenho responsabilidade em a dar independentemente de algumas pessoas ficarem espantadas quando digo "não sei". Se ganhasse um euro por cada vez que digo "Se esse analista soubesse que o euro/dólar ou o S&P vai fazer achas que era analista a trabalhar 10 horas ao dia? Provavelmente estava era no Havai"...

Ainda não tiraste o CFA?!!! Qualquer dia, tiro-o eu, e tu ainda andas a desfolhar os manuais. :mrgreen:

Improvável. Irás demorar pelo menos 3 anos como o resto do pessoal e uma vez que já tenho o nível 1, "é só fazer as contas" :-)

Ando a pensar fazer 1º CFA e depois o CAIA. Devia dar equivalências o CFA para o CAIA, pelo menos na parte da Ética. (Pensamento á tuga/latino) :wink:

Estou a pensar tirar o FRM depois do CFA. O CAIA não me diz nada.

Por exemplo, o ultimo "Nobel" da Economia, o Richard Thaler, foi distinguido pelo seu contributo na área da Economia Comportamental.

Já leste o "Misbehaving : The Making of Behavioral Economics", dele? Tanto me ri com esse livro. Volta e meia ainda falo de exemplos dele. Há muitos livros engraçados sobre isso. Kahneman e Ariely têm bons livros. Neste momento estou a ler You Are Not So Smart de David McRaney que estou a achar extremamente interessante. É bom bom resumo de "erros" de pensamento/comportamento. A bibliografia é BRUTAL.

Mas ultimamente tenho lido livros directamente mais focados em psicologia do estilo The Enigma of Reason. Mas esses livros mais populares do Thaler e do Ariely são sempre engraçados de ler e aprende-se sempre alguma coisa sobre a natureza humana (para além de se lerem num instante).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 1/2/2018 23:46

Lá se vão as Yields das Obrigações (US Treasuries). :wink:

E as criptos continuam a arrefecer... :twisted:
(A Bitcoin estava em meados de Dezembro em quase 20K, não era? :-k )


Seeking Alpha Escreveu:
2018-08-01.jpg
2018-08-01.jpg (53.74 KiB) Visualizado 8761 vezes


https://seekingalpha.com/news/3327474-today-markets-yields-break-cryptos-crash
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 1/2/2018 2:44

Um bom exemplo da literacia financeira e comportamento humano em Portugal. (Clicar no gráfico):

Jornal de Negócios - Portugueses poupam mais em produtos que não rendem (31 de janeiro de 2018 às 07:00)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/portugueses-poupam-mais-em-produtos-que-nao-rendem

Quase 50% das poupanças dos Portugal em depósitos a prazo. "Ah e tal, os depósitos não têm risco e não perco dinheiro." :wall:

Se fizessem as contas ás perdas que provocadas pelos depósitos bancários (depósitos à ordem e a prazo), veriam que perdem dinheiro TODOS OS DIAS.
Basta fazer umas contas simples e rápidas.
Por exemplo:
:arrow: Se um depósito a prazo tiver uma taxa de juros anual (TANB) = 1%

:arrow: Imposto (IRS Continente e Madeira) = 28%

:arrow: Taxa líquida = 0,72%

:arrow: Taxa de INFLAÇÃO = 2% (exemplo,segundo o INE, em 2017 foi de 1,4%)

:arrow: Taxa líquida real = -1,28%

E não acrescentei as comissões bancárias, que comem mais dinheiro.

E depois há o risco da instituição bancária, um possível bail-in por parte dos depositantes, como aconteceu em Chipre em 2013.

Portanto no final, um simples depósito a prazo, tem risco e PERDE DINHEIRO. Já para não falar do depósito à ordem ou do "velhinho" método de guardar debaixo do colchão.
Jornal de Negócios Escreveu:A taxa média oferecida pelos bancos nos novos produtos é de 0,22%, um mínimo histórico.

Fonte: Jornal de Negócios - Onde estão as poupanças dos portugueses (31 de janeiro de 2018 às 15:00) :arrow: Este artigo tem o mesmo gráfico do artigo acima e é visível o texto por completo + vídeo.
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/onde-estao-as-poupancas-dos-portugueses


Acho estranho, só 4% em fundos de investimento. :-k
E 3% em fundos imobiliários. :?
Será que só contabilizam os fundos nacionais? :-k :-k

Metem as OTRV que são obrigações (OT taxa variável) e não há mais obrigações?!
Ninguém compra OT (taxa fixa)?
E não compram as obrigações dos clubes de futebol, que estão sempre a ser emitidas, em que a procura ultrapassa a oferta, sendo feito o rateio?
Nem de outras empresas Portuguesas?
Já para não falar em Obrigações de outros países (governamentais e corporativas)... :-k :-k
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 1/2/2018 2:10

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:O tempo não chega para tudo. Entretanto como os fundos deixaram de ser um desafio para mim, já está quase tudo esmiuçado sobre a teoria dele


chico_laranja Escreveu:Mara mim, alguém que queira algo certinho para os próximos 2/3 anos é investir no par EUR/USD. O caminho está +- assinalado e da última vez foi até aos 1.60. Está nos 1.24 pelo que ainda há muito a ganhar (+30%)

Maravilha. Vocês estão cheios de pujança. Parece que só eu é parece que tenho dúvidas sobre tudo. Alocações (e melhor forma de as fazer), comportamento dos mercados(estarão demasiado esticados?), o meu conhecimento (mal sei programar e ainda nem tirei o CFA), etc etc... :-k

Não é costume eu receber mensagens de pessoal. Agora senti-me excluído :shock: ou então é sinal que o pessoal clica no link das carteiras 4Fundos :-)



Eh amigo VG, já há muito tempo que não nos encontrávamos aqui. :wink:

Para mim, és dos poucos que considero com uma cultura financeira elevada. Eu não disse que sabia tudo, repara que disse que está quase tudo esmiuçado sobre os fundos. Falta o quase. :wink: Haverá sempre mais qualquer coisa, mais uma novidade. Como o fundo "sucesso" do BB com gestão de AI. :twisted: :mrgreen:

Um Homem pode ter dúvidas, não deve é transparecer. Pois mina a confiança depositada nele. 8-)
(Os marinheiros na descoberta de novos territórios, também tiveram dúvidas, mas avançaram, romperam com os seus receios e atingiam os seus objectivos.)

Ainda não tiraste o CFA?!!! Qualquer dia, tiro-o eu, e tu ainda andas a desfolhar os manuais. :mrgreen:

Deixa de pastelar e avança sem receios que o mundo é teu.

Ainda recentemente, foram mais 13 CFA em Portugal, e não vi o teu nome na lista. Portugal com quase 100 CFA.
https://pt.fundspeople.com/news/os-novos-cfa-charterholders-em-portugal

Ando a pensar fazer 1º CFA e depois o CAIA. Devia dar equivalências o CFA para o CAIA, pelo menos na parte da Ética. (Pensamento á tuga/latino) :wink:

CFA são 3 níveis.
CAIA são 2 níveis.

O mais importante que comecei a aprender é Economia (e Finanças) Comportamental, pois no final, o comportamento humano é que dita a economia, mercados financeiros, etc.
A 1ª coisa que ensinam nas universidades, é que o ser Humano é sempre racional economicamente (Axioma). Ora é errado. O ser Humano toma constantemente decisões erradas, pouco ou nada racionais (não só na economia), os seus instintos mais básicos é que tomam por vezes as rédeas da decisão. Tens muitos exemplos disso, Tulipas, dotcom, criptomoedas, selloffs por pânico, etc.

Por exemplo, o ultimo "Nobel" da Economia, o Richard Thaler, foi distinguido pelo seu contributo na área da Economia Comportamental.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 1/2/2018 0:30

Rick Lusitano (New) Escreveu:O tempo não chega para tudo. Entretanto como os fundos deixaram de ser um desafio para mim, já está quase tudo esmiuçado sobre a teoria dele


chico_laranja Escreveu:Mara mim, alguém que queira algo certinho para os próximos 2/3 anos é investir no par EUR/USD. O caminho está +- assinalado e da última vez foi até aos 1.60. Está nos 1.24 pelo que ainda há muito a ganhar (+30%)

Maravilha. Vocês estão cheios de pujança. Parece que só eu é parece que tenho dúvidas sobre tudo. Alocações (e melhor forma de as fazer), comportamento dos mercados(estarão demasiado esticados?), o meu conhecimento (mal sei programar e ainda nem tirei o CFA), etc etc... :-k

Não é costume eu receber mensagens de pessoal. Agora senti-me excluído :shock: ou então é sinal que o pessoal clica no link das carteiras 4Fundos :-)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 31/1/2018 17:55

Jornal de Negócios - Fundos de investimento cortam exposição às acções e apostam mais na Europa (31 de janeiro de 2018 às 13:38)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/fundos-de-investimento-cortam-exposicao-as-accoes-e-apostam-mais-na-europa
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 31/1/2018 14:42

chico_laranja Escreveu:Rick

Julgo que esse CA é o único fundo realmente imobiliário em PT.

Os outros são indirectos, investindo em acções sectoriais ligados ao ramo: Construtoras, cimenteiras, imobiliárias, etc....


Há mais fundos imobiliários (Imobiliário Directo) abertos... Assim de repente, lembro de fundos NB, por exemplo, o NB Património.

No passado, esse fundo imobiliário gerido pela Square, era o melhor fundo imobiliário em Portugal, mas deixei de seguir o CA e aos outros fundos imobiliários, a Morningstar PT, retirou o acesso directo aos fundos imobiliários (dá mais trabalho aceder), as rentabilidades baixas do imobiliário (apesar de o imobiliário directo ter baixos desvios-padrão), o imobiliário é pouco líquido, e o facto de só o Crédito Agrícola é o que comercializava, fez-me perder o interesse nele.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 31/1/2018 12:53

Rick

Julgo que esse CA é o único fundo realmente imobiliário em PT.

Os outros são indirectos, investindo em acções sectoriais ligados ao ramo: Construtoras, cimenteiras, imobiliárias, etc....
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 30/1/2018 22:39

Mais sobre o fundo de Imobiliário Directo CA Património Crescente e as compras dos centros comerciais da Sonae Sierra no Algarve:


Jornal de Negócios Escreveu:Pedro Coelho, CEO da Square Asset Management, adianta que "estas aquisições enquadram-se na estratégia de diversificação da exposição do fundo, equilibrando, desta forma, a sua composição entre as diversas tipologias".

(...)

A Square AM – SGFII é uma sociedade de fundos de investimento imobiliários que gere actualmente cerca de mil milhões de euros de activos distribuídos por fundos de rendimento, fundos de restruturação e consultoria estratégia para investidores qualificados nacionais e internacionais.



Jornal de Negócios - Sonae Sierra vende dois centros comerciais no Algarve (29 de janeiro de 2018 às 11:36)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/imobiliario/detalhe/sonae-sierra-vende-dois-centros-comerciais-no-algarve
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 30/1/2018 21:34

Para quem tem o fundo de Imobiliário Directo CA Património Crescente:

Jornal de Negócios Escreveu:“Shoppings” da Sonae Sierra no Algarve vendidos por 35 milhões
O Albufeira Shopping e o Centro Comercial Continente de Portimão têm novos donos. A Sonae Sierra dá assim continuidade à sua política de alienação de centros comerciais.

A Sonae Sierra vendeu o Albufeira Shopping e o Centro Comercial Continente de Portimão por 35 milhões de euros, apurou o Negócios.

A operação foi anunciada esta segunda-feira, 29 de Janeiro, sem confirmação de valores. Os activos passaram para a mão do fundo CA Património Crescente, gerido pela Square Asset Management.

A Sonae Sierra, ramo imobiliário do grupo Sonae, continuará a fazer a gestão destas áreas comerciais.

Jornal de Negócios - “Shoppings” da Sonae Sierra no Algarve vendidos por 35 milhões (30 de janeiro de 2018 às 12:08)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/shoppings-da-sonae-sierra-no-algarve-vendidos-por-35-milhoes



Em 2016, este fundo tinha adquirido por 13,5 milhões de euros:

Coimbra Retail Park.jpg
Coimbra Retail Park.jpg (16.65 KiB) Visualizado 9087 vezes

Jornal de Negócios - Os grandes negócios na venda de centros comerciais em Portugal (27 de janeiro de 2018 às 15:00)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/imobiliario/detalhe/os-grandes-negocios-na-venda-de-centros-comerciais-em-portugal
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 30/1/2018 17:50

chico_laranja Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Bem-vindo de volta Rick

Sim, nos EUA também não é tudo maravilha.... mas o SEC quando se mexe dói o que leva a que muitos não se atrevam a mijar muito fora do penico, só um pouco :-"

Aqui, mijam fora do penico, fora do tapete, fora da casa de banho, em todo o lado e até brinquem à plasticina/artes plásticas com algo que também se faz no penico e mesmo com jornais e afins a falar alto e bom som e ..... não passa nada.

O exemplo mais recente é a jogatana da SCML e Montepio. Aquilo já tinha que estar a ser passado a pente fino. Neste momento todos assobiam para o lado e quando der o badagaio o contribuinte incha mais uma vez uns milhões e será um passa culpa BdP, Seg Social e ISP ou lá como se chama o supervisor das seguradoras :-#

Ainda não tentei perceber o que implica o MIFID em detalhe.

Sei que documentos têm que estar na língua do país onde se encontram à venda, no nosso caso em Português, e que o perfil do utilizador é agora mais incisivo. Se o perfil é conservador então não há cá investimentos em warrants, CFDs e outros instrumentos manhosos.

Basicamente tens que saber (ou pelo menos dizer que sabes) da coisa para poder mexer.


Obrigado, amigo Chico.
O tempo não chega para tudo. Entretanto como os fundos deixaram de ser um desafio para mim, já está quase tudo esmiuçado sobre a teoria deles, a economia real que influencia o comportamento deles, e procurar fundos novos sai caro para investir pois cobram comissões de subscrição, mesmo que as comissões de subscrição sejam depois compensadas pelo desempenho dos fundos, por principio, não gosto de comissões (quem gosta? :wink: ). Isto tudo para dizer que, não ando parado nos investimentos, só que os FI continuam mas a fase da paixão já passou, agora é a fase do casamento, do dia-a-dia. E entrei noutras áreas de investimento, como algumas pessoas já me conhecem, acabo por esmiuçar até perto da exaustão, para desvendar os segredos, ainda estou a ponderar se inicio um novo projecto a expor publicamente essas áreas de investimento, por diversos motivos, como todos os investimentos também tem risco e depois não apetece fazer aconselhamento financeiro de forma gratuita (geralmente por mensagem privada).


Sim, também já me aconteceu aparecerem mensagens tipo tenho 50-100k, onde devo investir para ter bom retorno :wall:

No teu caso deve ter existido alturas que era diário.

E sim, levas tudo ao detalhe e tens que revirar todas as pedras para perceber a coisa.

Agora podes é fazer uma casa de investimento própria. Pegas nas 5k PMs que recebeste e fazes uma casa de investimento a começar com alguns M€. Infelizmente estás em Portugal. Nos EUA muitos começam negócios com bem menos que isso e com bem menos conhecimentos que tu.... mentalidades e fiscalidades diferentes :-"


Estou a trabalhar nisso desde 2014. :wink:
Pois "em terra de cegos, quem tem olho é rei". :mrgreen:


chico_laranja Escreveu:Mara mim, alguém que queira algo certinho para os próximos 2/3 anos é investir no par EUR/USD. O caminho está +- assinalado e da última vez foi até aos 1.60. Está nos 1.24 pelo que ainda há muito a ganhar (+30%) :twisted:

Depois é esperar que a economia rebente novamente pois o pitroil acompanhará e sempre que houve choques no preço do pitroil a seguir foram as bolsas a sofrer.


Que especulador! Capitalista! Abutre! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Penso o mesmo o que tu. A economia e a história humana noutros campos é feita de ciclos, subidas seguidas de quedas e vice-versa. Agora estamos num ciclo de confiança, em que tudo é bom, um clima optimista, mesmo sem quer ver os aspectos potencialmente negativos, é a festa sem pensar na ressaca do dia seguinte, "uma corrida para o abismo".

Lembram-se certamente da euforia das dotcom nos anos 2000? Semelhanças com as criptomoedas? :-k
Taxas de juros baixas actualmente? Semelhanças com os momentos anteriores pré-crise do subprime? :-k
Entradas em activos com cada vez mais risco, devido á uma confiança nas subidas non-stop? :-k

Soa a familiar? Optimismo, Euforia, Risco, Boom...

Não quero dizer que sou negativista, e que "o mundo vai acabar", apenas tento ser mais pragmático e realista (racional ?).

Por exemplo, podia fazer um all-in em activos com taxas de retorno anuais "certas" de 14-15% e não faço. Eu penso que a ganancia tolda o raciocínio. O nosso maior inimigo é nós próprios. Sermos racionalmente controlados, é a nossa maior arma!
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 30/1/2018 17:28

LTCM Escreveu:
chico_laranja Escreveu:
Agora podes é fazer uma casa de investimento própria. Pegas nas 5k PMs que recebeste e fazes uma casa de investimento a começar com alguns M€. Infelizmente estás em Portugal. Nos EUA muitos começam negócios com bem menos que isso e com bem menos conhecimentos que tu.... mentalidades e fiscalidades diferentes


É mais CURRÍCULOS académicos e profissionais diferentes.


Yep, nos EUA basta fazer uns exames exigidos pelos reguladores/legislação e talvez fazer uns cursos tipo CFA, CAIA, CFP, etc, de algumas horas, e já podes trabalhar na área financeira.

Na Europa, é necessário uma licenciatura no mínimo, melhor se for na área da Economia ou Finanças, para se ter autorização das entidades reguladoras para se trabalhar na área financeira, as Engenharias também são aceites (pela componente quantitativa, principalmente), se for Engenharia em Informática ou similar, é bem vista, pelas sinergias criadas entre os Sistemas de Informação (Programação, por exemplo) e a área financeira. O CFA, é também uma mais-valia.

E depois há também a formação de bancários em Portugal sobre como conceder crédito imobiliário e sobre os activos financeiros (DMiF II), e alguns destes bancários com anos de experiência chumbaram nos exames no ambito da formação da DMiF II.
Jornal de Negócios em 19/01/2018 Escreveu:Bancários vão precisar de curso para dar crédito à habitação
A exigência de formação para conceder crédito para a casa decorre da legislação que entrou em vigor no início do ano.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/credito/detalhe/bancarios-vao-precisar-de-curso-para-dar-credito-a-habitacao
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 30/1/2018 17:13

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], Nuno V, Shimazaki_2, Xacal e 386 visitantes