Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/3/2014 15:39

jokerportuga Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Um artigo interessante, que fala de ETFs, para quem só investe em fundos de investimento, é também útil. Por exemplo, eu já vendi o meu fundo de Biotecnologia, já tinha perdido cerca de 14% em apenas 1 mês, com quedas diárias significativas, pelo vi que era sinal de "selloffs" e do esvaziar da bolha e no inicio desta semana, sai com as mais-valias de cerca de 56%, que era o meu "stop mental". Com isto, não pretendo aconselhar ou sugerir que vendam ou mantenham os vossos fundos de Biotecnologias, só vocês sabem a vossa estratégia de investimento.


David Fabian/Seeking Alpha - Areas Of ETF Strength Amid The Equity Turmoil (Mar. 27, 2014 6:01 PM ET)
http://seekingalpha.com/article/2113583-areas-of-etf-strength-amid-the-equity-turmoil

Coincidência(ou talvez não :lol: ), também iniciei esta semana a análise da acentuada queda e gráficos do fundo Franklin Biotechnology Disc N Acc $ (LU0122613499), pois como dizes nas últimas semanas têm uma perda significativa e poderá estar a perder o seu fulgor e fez acender a "luz vermelha".
Estou actualmente com mais valias de 21,48%.

1 dia- 0.88
1 semana- -8.20
1 mês- -13.21

Com base nos dados de hoje e análise das tendência do sector no fim de semana irei tomar uma decisão na 2ª f.

Até lá...bons investimentos :wink:

Se me permite o Rick, faço copy-paste do seu texto.
Com isto, não pretendo aconselhar ou sugerir que vendam ou mantenham os vossos fundos de Biotecnologias, só vocês sabem a vossa estratégia de investimento.



Os meus +56% são em retorno em USD, sem câmbios (tenho conta em USD). Só tens 21.5%? Ou é já com o câmbio para EUR?

(Porque 56%? Porque tirando os impostos, fico com 40% líquidos. \:D/ ) :arrow: Por cada 14% de retorno bruto, equivale a 10% de retorno liquido, aproximadamente. E depois é só usar múltiplos de 14, para saber os retornos líquidos. :wink:

Eu sigo os ETFs do sector, como o meu fundo, Dexia, anda com a cotação atrasada 1 dia, de antemão sei, o que me espera no dia seguinte.
Podes ver os ETFs do sector, IBB (o mais parecido) ou o XBI (ligeiramente diferente).
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 28/3/2014 15:29

Rick Lusitano Escreveu:Um artigo interessante, que fala de ETFs, para quem só investe em fundos de investimento, é também útil. Por exemplo, eu já vendi o meu fundo de Biotecnologia, já tinha perdido cerca de 14% em apenas 1 mês, com quedas diárias significativas, pelo vi que era sinal de "selloffs" e do esvaziar da bolha e no inicio desta semana, sai com as mais-valias de cerca de 56%, que era o meu "stop mental". Com isto, não pretendo aconselhar ou sugerir que vendam ou mantenham os vossos fundos de Biotecnologias, só vocês sabem a vossa estratégia de investimento.


David Fabian/Seeking Alpha - Areas Of ETF Strength Amid The Equity Turmoil (Mar. 27, 2014 6:01 PM ET)
http://seekingalpha.com/article/2113583-areas-of-etf-strength-amid-the-equity-turmoil

Coincidência(ou talvez não :lol: ), também iniciei esta semana a análise da acentuada queda e gráficos do fundo Franklin Biotechnology Disc N Acc $ (LU0122613499), pois como dizes nas últimas semanas têm uma perda significativa e poderá estar a perder o seu fulgor e fez acender a "luz vermelha".
Estou actualmente com mais valias de 21,48%.

1 dia- 0.88
1 semana- -8.20
1 mês- -13.21

Com base nos dados de hoje e análise das tendência do sector no fim de semana irei tomar uma decisão na 2ª f.

Até lá...bons investimentos :wink:

Se me permite o Rick, faço copy-paste do seu texto.
Com isto, não pretendo aconselhar ou sugerir que vendam ou mantenham os vossos fundos de Biotecnologias, só vocês sabem a vossa estratégia de investimento.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/3/2014 14:08

Rafaellos Escreveu:Bom dia,

Estava a tentar adicionar o fundo Nordea 1 - European Covered Bond Fund E EUR (LU0173776989) ao portfolio simulado da Unience mas não consigo. O fundo existe no site (https://www.unience.com/cotizacion/fond ... fund_e_eur) mas não há forma de aperecer quando faço add trades. Já tentei pelo nome, pelo ISIN, nada.... Estarei a fazer algo mal?
Já enviei um 'feedback' para o site há uns dias mas sem resposta....
Alguém com mais experiência pode ajudar? :)


Amigo, isso é fácil e poderá acontecer com mais fundos. A maior parte dos fundos que falo no tópico, já estão activos, os que ainda não tenho, ainda não pedi para os activar.
Isso acontece porque os fundos apesar de estarem activos na base de dados da Lipper que a Unience usa, não estão activos para serem adicionados nos portfolios.

Solução:
No canto inferior, tem a opção "Help", seleccionas essa opção, e escreves uma mensagem, que queres que te activem o fundo, colocas o nome do fundo, ISIN e o link para a página do fundo, para ser mais rápido.
Depois de enviares, o site fica parado, é normal. Recebes 1 email da Unience a confirmar o teu pedido, passados poucos minutos.
O fundo fica activo, normalmente, no dia útil seguinte, como hoje é 6ª feira, só na 2ª feira, é que fica activo.
Recebes 1 email do Unience, da Maria, que é a responsável, a te informar que já podes adicionar o fundo á tua carteira, por vezes, consegues adicionar antes da Maria te enviar o email de confirmação que o fundo já está activo.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/3/2014 13:54

Um artigo interessante, que fala de ETFs, para quem só investe em fundos de investimento, é também útil. Por exemplo, eu já vendi o meu fundo de Biotecnologia, já tinha perdido cerca de 14% em apenas 1 mês, com quedas diárias significativas, pelo vi que era sinal de "selloffs" e do esvaziar da bolha e no inicio desta semana, sai com as mais-valias de cerca de 56%, que era o meu "stop mental". Com isto, não pretendo aconselhar ou sugerir que vendam ou mantenham os vossos fundos de Biotecnologias, só vocês sabem a vossa estratégia de investimento.


David Fabian/Seeking Alpha - Areas Of ETF Strength Amid The Equity Turmoil (Mar. 27, 2014 6:01 PM ET)
http://seekingalpha.com/article/2113583-areas-of-etf-strength-amid-the-equity-turmoil
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por RAndrade_74 » 28/3/2014 13:04

Bom dia,

Estava a tentar adicionar o fundo Nordea 1 - European Covered Bond Fund E EUR (LU0173776989) ao portfolio simulado da Unience mas não consigo. O fundo existe no site (https://www.unience.com/cotizacion/fond ... fund_e_eur) mas não há forma de aperecer quando faço add trades. Já tentei pelo nome, pelo ISIN, nada.... Estarei a fazer algo mal?
Já enviei um 'feedback' para o site há uns dias mas sem resposta....
Alguém com mais experiência pode ajudar? :)
 
Mensagens: 64
Registado: 29/10/2013 10:04

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/3/2014 0:56

CoimbraPT Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Amigo Coimbra, nem parece teu. :lol:
O UBS Infrastructure, apesar de ter uma exposição considerável á Europa, cerca de 46% da carteira, é ele um fundo de acções sector infraestructuras, não é um fundo de acções Europa, e se vires, ele tem cerca 58% da carteira em grandes empresas, portanto, também não é comparável ao MFS European Smaller Cos, que é um fundo de acções exclusivamente exposto á Europa e a PMEs. Se repares o forte dos sectores do UBS é "Utilities", que é um sector que o MFS nem tem exposição, e "Industrials", que aí, o MFS, já tem alguma coisa.
[...]
Portanto, respondendo a tua questão, podes incluir os 2 fundos, que não perdes nada, só diversificas melhor a carteira, pois o UBS é fundo mais conservador do que o MFS. O UBS é um "refúgio" para os stresses e o MFS para o crescimento. Ou seja, com este par, consegues estar com alguma protecção, se 1 desce é provável que o outro suba, tirando as crises, em que afectam quase todos os tipos de activos. Ambos os fundos complementam-se.


Excelente análise, mas houve um erro de casting da minha parte: enganei-me no copy paste do fundo em questão :wall:

Queria referir-me ao Invesco Global Smaller Companies Equity E Acc EUR (LU0607512935) (e não ao UBS). De facto, quando comecei a ler a tua análise estranhei ter errado tão redondamente.

A correlação entre estes (Invesco e MFS) é 1.00, por isso não faz sentido investir nos dois simultaneamente. Resta agora uma análise mais profunda a ambos e escolher o que melhor se adequa.

Obrigado Rick ;) sempre atento!



Estava a achar estranho o que me dizes: :shame:

Correlações - PMEs.gif
Fonte: Trustnet Offshore
Correlações - PMEs.gif (7.38 KiB) Visualizado 10567 vezes


Amigo, aqui tens desculpa. :lol:
Esse Invesco, ainda não tem histórico suficiente para fazer correlações. Vê lá o que aparece no quadro. :-"


Usa a ferramenta alemã da Morningstar que te mencionei ontem. :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Prémios Morningstar

por Rick Lusitano (New) » 28/3/2014 0:48

Hoje, foram eleitos os melhores gestores de fundos do ano ou fundos e as gestoras, pela Morningstar. São escolhidos os melhores gestores de fundos comercializados em cada país. Deixo os vencedores da Morningstar Espanha e Itália.

Morningstar Espanha
Melhores gestores do ano em:
Acções Europa:
Nicolas Walewski (Alken European Opportunities)

Acções Global:
J. Kristoffer C. Stensrud (Skagen Kon-Tiki)

Obrigações:
Michael Krautzberger (BGF Euro Bond)



Morningstar Italia
ACÇÕES
Itália - Fideuram Italia Mornigstar
Zona Euro - Pioneer Fds Euroland Equity E EUR ND Mornigstar
Europa - Invesco Pan European Structured Equity A Acc Mornigstar
EUA - PowerShares EQQQ Mornigstar
Global - Nordea-1 Global Value BP EUR Mornigstar
Ásia - CB-Accent Lux Far East Equity B Mornigstar
Emergentes - Fidelity Emerging Markets A-EUR Mornigstar



OBRIGAÇÕES
Governamentais EUR - Pioneer Fds Euro Bond E EUR ND Mornigstar
Corporativas EUR - UniEuroRenta Corporates C Mornigstar
Diversificado EUR - Pioneer Fds Euro Aggregate Bond E EUR ND Mornigstar
Global - Templeton Global Total Return A Acc Mornigstar
Alto Rendimento EUR - Aberdeen Global II Euro High Yield Bond A2 Mornigstar
Emergentes - Loomis Sayles Emerging Debt & Currencies R/D USD Mornigstar



MISTOS:
Defensivos EUR - DNCA Invest Eurose A EUR Mornigstar
Defensivos Global - JB Strategy Income-EUR B Mornigstar



GESTORAS
Acções - Fidelity; M&G
Obrigações - Pioneer Investments; Goldman Sachs Asset Management
Mistos - Fidelity




Fontes:
Morningstar España - Morningstar España (27/03/2014)
Morningstar Italia - I vincitori dei Morningstar Awards Italy 2014 (27/03/2014)
Editado pela última vez por Visitante em 28/3/2014 1:03, num total de 2 vezes.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 28/3/2014 0:44

Rick Lusitano Escreveu:Amigo Coimbra, nem parece teu. :lol:
O UBS Infrastructure, apesar de ter uma exposição considerável á Europa, cerca de 46% da carteira, é ele um fundo de acções sector infraestructuras, não é um fundo de acções Europa, e se vires, ele tem cerca 58% da carteira em grandes empresas, portanto, também não é comparável ao MFS European Smaller Cos, que é um fundo de acções exclusivamente exposto á Europa e a PMEs. Se repares o forte dos sectores do UBS é "Utilities", que é um sector que o MFS nem tem exposição, e "Industrials", que aí, o MFS, já tem alguma coisa.
[...]
Portanto, respondendo a tua questão, podes incluir os 2 fundos, que não perdes nada, só diversificas melhor a carteira, pois o UBS é fundo mais conservador do que o MFS. O UBS é um "refúgio" para os stresses e o MFS para o crescimento. Ou seja, com este par, consegues estar com alguma protecção, se 1 desce é provável que o outro suba, tirando as crises, em que afectam quase todos os tipos de activos. Ambos os fundos complementam-se.


Excelente análise, mas houve um erro de casting da minha parte: enganei-me no copy paste do fundo em questão :wall:

Queria referir-me ao Invesco Global Smaller Companies Equity E Acc EUR (LU0607512935) (e não ao UBS). De facto, quando comecei a ler a tua análise estranhei ter errado tão redondamente.

A correlação entre estes (Invesco e MFS) é 1.00, por isso não faz sentido investir nos dois simultaneamente. Resta agora uma análise mais profunda a ambos e escolher o que melhor se adequa.

Obrigado Rick ;) sempre atento!
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Acções Reino Unido (EUR)

por Rick Lusitano (New) » 27/3/2014 23:45

Acções Reino Unido (EUR)

Normalmente, não opto fundos específicos a um pais, excepto, os EUA, para uma carteira de longo prazo, mas o Reino Unido é um dos grandes, a par dos EUA, que devido a ter fundos de acções europeias que excluem o Reino Unido, estes fundos vêm colmatar essa lacuna. Incluí também um fundo de "Absolute Return" de acções, que pratica políticas de investimento, mais defensivas, com desvios-padrão semelhantes aos fundos de obrigações. Pode inclusive investir em acções do Reino Unido em posições longas ou curtas, sendo que posições curtas significa, que pode investir de modo a obter lucro com a queda de acções. Como estes fundos foram solicitados por mim, á Direcção de Investimento do Best, de momento, podem ser subscritos via impresso junto dos PFA, até os fundos ficarem disponíveis na plataforma online do Best. Brevemente irei adicionar um fundo de Acções R.U. Capitalização Flexível.


ACÇÕES REINO UNIDO
Acções R.U. Capitalização Grande Misto
Imagem GBP - Invesco UK Equity E Morningstar Imagem Imagem Imagem
Imagem GBP - Threadneedle UK Select Retail Net EUR Inc Morningstar [INC] Imagem Imagem




ALTERNATIVOS ACÇÕES
Alternativos Retorno Absoluto - Long/Short Acções R.U. :: "Absolute Return"
Imagem GBP - Threadneedle UK Absolute Alpha Retail Net EUR Acc Morningstar [WATCHLIST] Imagem Imagem




Nota: As bandeiras simbolizam o país, aonde estão domiciliados, os fundos de investimento, estão estes, sujeitos ás condições legais existentes nesse país. A seguir ás bandeiras, coloquei a moeda do fundo original.

Legenda:
Imagem Irlanda
Imagem Reino Unido

GBP - British Pound (Sterling)

[WATCHLIST] Este fundo, encontra-se sobre vigilância, devido as suas boas performances ou relativos curtos tempos de existência ou por ainda existir dúvidas.

[INC] Este fundo tem uma política de distribuição de dividendos.

Imagem FE Alpha Manager (FE Trustnet UK)
Imagem Fund Manager Rating (Citywire Global)
Imagem Subscrição via impresso
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 27/3/2014 3:06

CoimbraPT Escreveu:Após várias discussões acerca do próximo investimento a fazer na minha carteira, um dos fundos escolhidos foi o UBS (Lux) Eq Fd - Infrastructure (EUR) P-acc (LU0366711900). Após o aparecimento da MFS no BB, decidi fazer uma análise desta gestora e analisando também as opinões no fórum, o fundo MFS Meridian Funds European Smaller Cos A1 EUR (LU0125944966) chama claramente a atenção. Agora a minha questão é: será que compensa investir em ambos os fundos? Têm uma correlação de 0.73. A minha ideia seria, à estrutura de investimento apresentada, acrescentar uma pequena percentagem (cada UP é baixa, o que é óptimo) do MFS.

Opiniões são bem-vindas como sempre.


Amigo Coimbra, nem parece teu. :lol:
O UBS Infrastructure, apesar de ter uma exposição considerável á Europa, cerca de 46% da carteira, é ele um fundo de acções sector infraestructuras, não é um fundo de acções Europa, e se vires, ele tem cerca 58% da carteira em grandes empresas, portanto, também não é comparável ao MFS European Smaller Cos, que é um fundo de acções exclusivamente exposto á Europa e a PMEs. Se repares o forte dos sectores do UBS é "Utilities", que é um sector que o MFS nem tem exposição, e "Industrials", que aí, o MFS, já tem alguma coisa.

Para comparar os 2 fundos, para ver se há sobreposição de activos nos 2 fundos (ou mais), recomendo:

Rick Lusitano Escreveu:Imagem Morningstar Deutschland - Instant X-Ray™ * LINK - Permite adicionar fundos de investimento, ETFs, acções, negociados ou domiciliados em vários países. Com a particularidade de ser a mais detalhada ferramenta "X-Ray" da Morningstar, com descrição e o peso de cada sector das Obrigações.
* (Língua Portuguesa)



Ficas com a imagem, dos activos em comum entre os 2 fundos, numa carteira com 50% em cada fundo:

Morningstar - Sobreposição de activos.gif
Fonte: Morningstar Deutschland
Morningstar - Sobreposição de activos.gif (15.77 KiB) Visualizado 10699 vezes



Portanto, respondendo a tua questão, podes incluir os 2 fundos, que não perdes nada, só diversificas melhor a carteira, pois o UBS é fundo mais conservador do que o MFS. O UBS é um "refúgio" para os stresses e o MFS para o crescimento. Ou seja, com este par, consegues estar com alguma protecção, se 1 desce é provável que o outro suba, tirando as crises, em que afectam quase todos os tipos de activos. Ambos os fundos complementam-se.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 27/3/2014 2:41

EPV Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
EPV Escreveu:Caro Rick.

Sigo o fórum desde 2004, tenho estado no campo das acções e obrigações e reconheço que tu e o virtuagod abriram um novo universo ao nível dos fundos.

A minha ideia de investimento baseia-se nos seguintes pressupostos:
Capital de 20 mil euros; prazo » 5 anos; baixo/médio risco, objectivo rentabilidade média de 5 a 8% ano, em euros / sem risco cambial, pouca volatibilidade, aceitável até - 05%/-10%, diversificado, entre 4 e 8 fundos e com track » 5 anos. Trabalho com Big / BCP.

Com os simuladores de fundos pode fazer-se parte do trabalho, mas desisti porque quando tens centenas de fundos com informação associada tens de dominar bem os instrumentos/técnicas para poderes trabalhar e decidir. Não domino (e não tenho muito tempo) e depois de ver as tuas análises e de alguns Participantes, ainda menos descansado fiquei.

Caso queiras ter a generosidade de identificares fundos de referência que se identifiquem com este tipo de investimento, ficaria muito grato, pois a partir daí seria mais fácil eu analisar apenas esses e identificar aqueles que mais me interessam.

Quanto ao projecto de Site, os grandes conhecimentos que tens demonstrado neste fórum, o estilo aberto, simples e generoso assim como a dinâmica quer na informação partilhada, quer no debate de ideias e soluções, levam-me a acreditar que tens capacidade para ter sucesso até porque o Mundo dos fundos está a ficar mais conhecido e mais acessível a nível geral. Como Portugal não tem muita massa crítica e dado o nível da informação que colocas, julgo que deverias fazer em Inglês, porque abrias o site a um universo grande, o nível de participantes/seguidores subiria e por consequência a própria valorização do site e o retorno publicitário. Tens o exemplo do blog do AC, em Português teria um universo/retorno muito reduzido. A fazeres em Português, a questão do retorno publicitário será mais difícil, mas poderás analisar uma solução intermédia, em Espanhol.

obrigado


Amigo EPV, como prometido, aqui estou eu. Diz-me uma coisa, queres ficar apenas a "trabalhar" com esses bancos, na questão dos fundos?
O BiG, pode ser uma boa solução. Eu estava a espera de uma reposta por parte do BiG, desde 6ª feira, até ao momento, ainda não obtive resposta. Mas eles é que sabem... :wink:


Caro Rick,

Em investimentos trabalho com o BIG, pelo que preferia uma solução via BIG se possível, por questões de custos de gestão de carteira/títulos.
No entanto, posso abrir conta noutro banco desde que justifique.

Julgo que a maior central de fundos está no Best, mas não tenho conta lá. Estou aberto a abrir lá conta ou noutro lado, caso se justifique pela qualidade, oferta e custos dos fundos, ou seja, se a relação custo/benefício justificar, entrando aí os custos dos fundos (não sei se são iguais nos diferentes bancos) e os de depósito/gestão de títulos (modo geral cerca de 25£/ano).
Não tenho problema em abrir lá conta, caso seja aconselhável, dado que no meu caso representaria cerca de 0.125%/ano do investimento o que não é relevante caso a qualidade o justifique. O conhecimento que tens dos fundos disponíveis e custos permite-te opinar sobre este ponto.

Há 1 ou dois dias colocaste num post um pormenor muito importante e que eu procuro sempre ver num fundo, que é o impacto que teve a crise de 2008, ou seja, o impacto da crise de 2008 no fundo em termos de volatibilidade. Quando eu falei em 5 anos de track, tinha duas preocupações, a rentabilidade a longo prazo e a volatilidade especialmente em 2008, só que me esqueci que a 5 anos já não apanha 2008.
Mas concordo totalmente contigo sobre o impacto em 2008 e os resultados enormes de muitos fundos quando se analisa só a partir de 2009/2010, esquecendo algumas violentas quedas em 2008.

Grato, desde já, pela disponibilidade.
Abraço



Enviei-te uma mensagem privada (mp). :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 27/3/2014 2:08

DMP Escreveu:Imagem

Será isto portanto Rick !

Grato por tudo! Enorme abraço.

:D


Não fiz nada, apenas de te dei umas dicas como podias enganar o "sistema", para teres uma carteira mais equilibrada com o mesmo dinheiro. :wink:
Depois tu, é que pegastes nos ingredientes, e os misturastes-os a teu gosto. :lol:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 27/3/2014 1:59

ex-Bender Escreveu:Rick,

Alguma vez analisaste fundos mistos, na perspectiva de ter uma carteira com um único fundo , 2 máx. ?
Parece ter algumas vantagens esta abordagem: adequada para quem tem pequenos montantes, reforços mais simples, sem necessidade de rebalanceamentos (anuais/semestrais ou aquando dos reforços), evitar remodelações e/ou otimizações da carteira (para adaptar ao ciclo ou porque se descobriu novos fundos), etc. Tens algumas ideias acerca disto ?

Posso colocar alguns fundos concretos mais logo se necessário, a DECO por exemplo recomenda alguns interessantes...



Podes sempre colocares o que quiseres. :wink:

Para fundos mistos tipo "All in one" "low cost":
Conservadores:
:arrow: M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged) :arrow: 1000 EUR / 75 EUR

:arrow: Nordea-1 Stable Return E EUR :arrow: 50 EUR / 50 EUR
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 26/3/2014 22:17

Após várias discussões acerca do próximo investimento a fazer na minha carteira, um dos fundos escolhidos foi o UBS (Lux) Eq Fd - Infrastructure (EUR) P-acc (LU0366711900). Após o aparecimento da MFS no BB, decidi fazer uma análise desta gestora e analisando também as opinões no fórum, o fundo MFS Meridian Funds European Smaller Cos A1 EUR (LU0125944966) chama claramente a atenção. Agora a minha questão é: será que compensa investir em ambos os fundos? Têm uma correlação de 0.73. A minha ideia seria, à estrutura de investimento apresentada, acrescentar uma pequena percentagem (cada UP é baixa, o que é óptimo) do MFS.

Opiniões são bem-vindas como sempre.
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 26/3/2014 19:12

Chico_laranja Escreveu:EPV

Para fundos de investimento o Best não tem custos de custódia.

Eu tenho uma conta no Best apenas para fundos de investimento e até agora não paguei nada de comissões de conta. Acho que até o banal cartão de débito é sem anualidade (não sei se agora já tem anualidade uma vez que os bancos têm andado a espremer em todo o lado para arranjar €€€ :wall: )


Complementando a tua informação e actualizando-a, a 1ª anuidade do cartão de débito, é gratuita, ou seja, quando fizer 1 ano de idade desde o pedido do cartão, já se paga comissões + imposto de selo (IS). :wall:
Mas pelo que me foi dito pelo o meu PFA, posso cancelar o mesmo, antes de fazer o 2º ano de idade, e evitar pagar novamente comissões e IS, e como alternativa pedir cartão de crédito, que não paga anuidades, e que tem as mesmas funções de cartão de débito, para além das funções de crédito. Apenas terei de seleccionar a opção de débito, no ATM (multibanco).

Mas quem quer apenas ter investimentos no Best, seja fundos de investimento, ou outros produtos financeiros que o Best, quase exclusivamente oferece, como os CLNs ou papel comercial, não precisa de nenhum cartão de débito ou de crédito. Pode fazer transferências de dinheiro através do site.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 26/3/2014 18:11

EPV

Para fundos de investimento o Best não tem custos de custódia.

Eu tenho uma conta no Best apenas para fundos de investimento e até agora não paguei nada de comissões de conta. Acho que até o banal cartão de débito é sem anualidade (não sei se agora já tem anualidade uma vez que os bancos têm andado a espremer em todo o lado para arranjar €€€ :wall: )
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por EPV » 26/3/2014 13:44

Rick Lusitano Escreveu:
EPV Escreveu:Caro Rick.

Sigo o fórum desde 2004, tenho estado no campo das acções e obrigações e reconheço que tu e o virtuagod abriram um novo universo ao nível dos fundos.

A minha ideia de investimento baseia-se nos seguintes pressupostos:
Capital de 20 mil euros; prazo » 5 anos; baixo/médio risco, objectivo rentabilidade média de 5 a 8% ano, em euros / sem risco cambial, pouca volatibilidade, aceitável até - 05%/-10%, diversificado, entre 4 e 8 fundos e com track » 5 anos. Trabalho com Big / BCP.

Com os simuladores de fundos pode fazer-se parte do trabalho, mas desisti porque quando tens centenas de fundos com informação associada tens de dominar bem os instrumentos/técnicas para poderes trabalhar e decidir. Não domino (e não tenho muito tempo) e depois de ver as tuas análises e de alguns Participantes, ainda menos descansado fiquei.

Caso queiras ter a generosidade de identificares fundos de referência que se identifiquem com este tipo de investimento, ficaria muito grato, pois a partir daí seria mais fácil eu analisar apenas esses e identificar aqueles que mais me interessam.

Quanto ao projecto de Site, os grandes conhecimentos que tens demonstrado neste fórum, o estilo aberto, simples e generoso assim como a dinâmica quer na informação partilhada, quer no debate de ideias e soluções, levam-me a acreditar que tens capacidade para ter sucesso até porque o Mundo dos fundos está a ficar mais conhecido e mais acessível a nível geral. Como Portugal não tem muita massa crítica e dado o nível da informação que colocas, julgo que deverias fazer em Inglês, porque abrias o site a um universo grande, o nível de participantes/seguidores subiria e por consequência a própria valorização do site e o retorno publicitário. Tens o exemplo do blog do AC, em Português teria um universo/retorno muito reduzido. A fazeres em Português, a questão do retorno publicitário será mais difícil, mas poderás analisar uma solução intermédia, em Espanhol.

obrigado


Amigo EPV, como prometido, aqui estou eu. Diz-me uma coisa, queres ficar apenas a "trabalhar" com esses bancos, na questão dos fundos?
O BiG, pode ser uma boa solução. Eu estava a espera de uma reposta por parte do BiG, desde 6ª feira, até ao momento, ainda não obtive resposta. Mas eles é que sabem... :wink:


Caro Rick,

Em investimentos trabalho com o BIG, pelo que preferia uma solução via BIG se possível, por questões de custos de gestão de carteira/títulos.
No entanto, posso abrir conta noutro banco desde que justifique.

Julgo que a maior central de fundos está no Best, mas não tenho conta lá. Estou aberto a abrir lá conta ou noutro lado, caso se justifique pela qualidade, oferta e custos dos fundos, ou seja, se a relação custo/benefício justificar, entrando aí os custos dos fundos (não sei se são iguais nos diferentes bancos) e os de depósito/gestão de títulos (modo geral cerca de 25£/ano).
Não tenho problema em abrir lá conta, caso seja aconselhável, dado que no meu caso representaria cerca de 0.125%/ano do investimento o que não é relevante caso a qualidade o justifique. O conhecimento que tens dos fundos disponíveis e custos permite-te opinar sobre este ponto.

Há 1 ou dois dias colocaste num post um pormenor muito importante e que eu procuro sempre ver num fundo, que é o impacto que teve a crise de 2008, ou seja, o impacto da crise de 2008 no fundo em termos de volatibilidade. Quando eu falei em 5 anos de track, tinha duas preocupações, a rentabilidade a longo prazo e a volatilidade especialmente em 2008, só que me esqueci que a 5 anos já não apanha 2008.
Mas concordo totalmente contigo sobre o impacto em 2008 e os resultados enormes de muitos fundos quando se analisa só a partir de 2009/2010, esquecendo algumas violentas quedas em 2008.

Grato, desde já, pela disponibilidade.
Abraço
 
Mensagens: 3
Registado: 20/3/2014 17:45

Re: Fundos à la carte

por DMP » 26/3/2014 4:46

CARTEIRA.jpg


Será isto portanto Rick !

Grato por tudo! Enorme abraço.

:D
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Fundos à la carte

por Ex-Bender » 26/3/2014 3:43

Rick,

Alguma vez analisaste fundos mistos, na perspectiva de ter uma carteira com um único fundo , 2 máx. ?
Parece ter algumas vantagens esta abordagem: adequada para quem tem pequenos montantes, reforços mais simples, sem necessidade de rebalanceamentos (anuais/semestrais ou aquando dos reforços), evitar remodelações e/ou otimizações da carteira (para adaptar ao ciclo ou porque se descobriu novos fundos), etc. Tens algumas ideias acerca disto ?

Posso colocar alguns fundos concretos mais logo se necessário, a DECO por exemplo recomenda alguns interessantes...
 
Mensagens: 51
Registado: 30/1/2008 15:25

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/3/2014 23:16

Rick Lusitano Escreveu:
DMP Escreveu:Sim Rick se o capital fosse todo meu não faria isso obviamente. :D

O capital da 1ª carteira, a mais conservadora, é capital dos meus velhotes que eu obriguei a retirar de DP´s a muito custo e só consegui uma pequena amostra de forma a perceberem o que é isto do mundo dos fundos. :mrgreen:

A segunda carteira é de capital próprio. Daí querer duplicar apenas alterando um pouco o perfil de investimento. Acaba por fazer sentido ou discordas?

De qualquer forma, vou criar uma carteira alternativa e depois colocarei aqui para nossa análise. :-k


Um abraço.


OK, estava na dúvida, se ias ficar com 2 carteiras quase repetidas. Olha que estavas a dar mais ás Acções EUA do que Europa. :wink:

Se estás disposto podes replicar a 1ª carteira, e como € é curto. :mrgreen: Sugeria, tirar o "mono", que é o Henderson, trocavas pelo DWS que mencionas e podes fazer mais coisas com o cash que sobra. E talvez o ES RP, aqui até é fácil escolher um bom alternativo mais barato, o ES Obrigações Europa. Logo abria-te mais alternativas.



Ou ainda melhor, compras o ES RP com os 2,5k obrigatórios e resgatas o valor que quiseres, que o valor mínimo a manter no ES RP é apenas 1UP. :-$
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/3/2014 22:57

DMP Escreveu:Sim Rick se o capital fosse todo meu não faria isso obviamente. :D

O capital da 1ª carteira, a mais conservadora, é capital dos meus velhotes que eu obriguei a retirar de DP´s a muito custo e só consegui uma pequena amostra de forma a perceberem o que é isto do mundo dos fundos. :mrgreen:

A segunda carteira é de capital próprio. Daí querer duplicar apenas alterando um pouco o perfil de investimento. Acaba por fazer sentido ou discordas?

De qualquer forma, vou criar uma carteira alternativa e depois colocarei aqui para nossa análise. :-k


Um abraço.


OK, estava na dúvida, se ias ficar com 2 carteiras quase repetidas. Olha que estavas a dar mais ás Acções EUA do que Europa. :wink:

Se estás disposto podes replicar a 1ª carteira, e como € é curto. :mrgreen: Sugeria, tirar o "mono", que é o Henderson, trocavas pelo DWS que mencionas e podes fazer mais coisas com o cash que sobra. E talvez o ES RP, aqui até é fácil escolher um bom alternativo mais barato, o ES Obrigações Europa. Logo abria-te mais alternativas.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por DMP » 25/3/2014 22:53

Sim Rick se o capital fosse todo meu não faria isso obviamente. :D

O capital da 1ª carteira, a mais conservadora, é capital dos meus velhotes que eu obriguei a retirar de DP´s a muito custo e só consegui uma pequena amostra de forma a perceberem o que é isto do mundo dos fundos. :mrgreen:

A segunda carteira é de capital próprio. Daí querer duplicar apenas alterando um pouco o perfil de investimento. Acaba por fazer sentido ou discordas?

De qualquer forma, vou criar uma carteira alternativa e depois colocarei aqui para nossa análise. :-k


Um abraço.
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/3/2014 22:46

xzx Escreveu:Bom dia Rick
Parabéns e Obrigado pelo excelente trabalho com que nos tem presenteado.
Não sou habitué de Fundos e confesso que tenho alguma dificuldade na escolha, mas agora quero alocar neles parte da carteira para aliviar um pouco o stress.
Habitualmente invisto em Acções, Warrants ( adtualmente pouco) e Certificados. Será um Perfil " Agressivo". Nesta linha, posso contar com alguma sugestão para um bom mix Geografia / áreas de negócio ?
Muito obrigado e continuação do bom trabalho.


:arrow: Horizonte Temporal?

:arrow: Qual o máximo de perdas estás disposto a perder?

:arrow: Qual o retorno que pretendes? (Esquece 20% anualizados durante 10 anos :mrgreen: )

:arrow: Qual o máximo do investimento mínimo que pretendes para cada fundo? Tens "low costs" (1 UP), fundos de 500 EUR, 1.000 EUR e superiores.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/3/2014 22:03

DMP Escreveu:
142a0ap.jpg
142a0ap.jpg (79.75 KiB) Visualizado 14170 vezes




Feito. \:D/

O meu muito obrigado pela ajuda. Estou mesmo satisfeito com o resultado! :clap:

Estou tão satisfeito que vou remodelar uma segunda carteira que tenho com base nesta, com um perfil um pouco mais agressivo e com horizonte temporal curto/médio prazo. Achas que isto seria exequível desta forma? :mrgreen:

j669uw.jpg
j669uw.jpg (77.51 KiB) Visualizado 14170 vezes


60%/40% Acções.

Os 30% em Henderson+ES RP são derivados aos mínimos. ES TA para colocar os dividendos do Jupiter. :mrgreen:

Em alternativa poderia :

:arrow: Abdicar do Henderson pelo DWS Euro Corporate Bonds NC e reforçar as outras categorias de obrigações com o remanescente.

:arrow: Abdicar do M&G e reforçar as outras categorias de obrigações.

:arrow: Abdicar das Obrigações conversíveis e reforçar as outras categorias de obrigações.


:-k

Com menos guita isto fica mais complicado ! :mrgreen:


Abraço.


Vais quase duplicar a tua 1ª carteira, que tal, alterar a 2ª carteira, para diversificar? É que se ganhas na 1ª, ganhas na 2ª, mas o contrário também acontece.

Dá uma olhadela, ao "Relógio" que voltei a colocar. O que te parece depois de o analisares?

(Nota: para colocares imagens, é mais fácil e rápido, escolheres a opção "Anexar ficheiro" e se quiseres podes escolher o local aonde queres colocar a imagem, através da opção "Insira na linha".) :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/3/2014 21:54

EPV Escreveu:Caro Rick.

Sigo o fórum desde 2004, tenho estado no campo das acções e obrigações e reconheço que tu e o virtuagod abriram um novo universo ao nível dos fundos.

A minha ideia de investimento baseia-se nos seguintes pressupostos:
Capital de 20 mil euros; prazo » 5 anos; baixo/médio risco, objectivo rentabilidade média de 5 a 8% ano, em euros / sem risco cambial, pouca volatibilidade, aceitável até - 05%/-10%, diversificado, entre 4 e 8 fundos e com track » 5 anos. Trabalho com Big / BCP.

Com os simuladores de fundos pode fazer-se parte do trabalho, mas desisti porque quando tens centenas de fundos com informação associada tens de dominar bem os instrumentos/técnicas para poderes trabalhar e decidir. Não domino (e não tenho muito tempo) e depois de ver as tuas análises e de alguns Participantes, ainda menos descansado fiquei.

Caso queiras ter a generosidade de identificares fundos de referência que se identifiquem com este tipo de investimento, ficaria muito grato, pois a partir daí seria mais fácil eu analisar apenas esses e identificar aqueles que mais me interessam.

Quanto ao projecto de Site, os grandes conhecimentos que tens demonstrado neste fórum, o estilo aberto, simples e generoso assim como a dinâmica quer na informação partilhada, quer no debate de ideias e soluções, levam-me a acreditar que tens capacidade para ter sucesso até porque o Mundo dos fundos está a ficar mais conhecido e mais acessível a nível geral. Como Portugal não tem muita massa crítica e dado o nível da informação que colocas, julgo que deverias fazer em Inglês, porque abrias o site a um universo grande, o nível de participantes/seguidores subiria e por consequência a própria valorização do site e o retorno publicitário. Tens o exemplo do blog do AC, em Português teria um universo/retorno muito reduzido. A fazeres em Português, a questão do retorno publicitário será mais difícil, mas poderás analisar uma solução intermédia, em Espanhol.

obrigado


Amigo EPV, como prometido, aqui estou eu. Diz-me uma coisa, queres ficar apenas a "trabalhar" com esses bancos, na questão dos fundos?
O BiG, pode ser uma boa solução. Eu estava a espera de uma reposta por parte do BiG, desde 6ª feira, até ao momento, ainda não obtive resposta. Mas eles é que sabem... :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 60 visitantes