Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 2/9/2014 0:14

VirtuaGod Escreveu:
avataris Escreveu:Entao mas se nao ha diferença, assim sendo, qual é a utilidade da versao hedge, e de onde vem as diferenças tao acentuadas na rendibilidade face a essas duas versoes ?

Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1

Estou a ficar baralhado :?


Eu é que fiquei baralhado agora. Pk introduziste um novo fundo? O pessoal baralha-se e ainda introduz mais uma variável? dasse

Templeton Glbl Total Return N Acc € (found size - USD, Share Class - EUR) - Versão do Templeton Total Return SEM hedge mas UP em euros
Templeton Glbl Total Return N Acc $ (found size - USD, Share Class - USD) - Versão do Templeton Total Return em USD logo UP em USD

Estas duas versões vão ter a mesma rentabilidade independentemente das UP serem em USD ou EUR pk os activos que constituem o fundo são os mesmos e em dólares

Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1 - Versão em euros e com Hedge Cãmbial. Pegas na performance dos acima mencionados e "retiras" as variações câmbiais.

Os primeiros 2 é como ter os fundos em USD e o 3º ter os fundo em euros.


Introduzi mais uma variável que é para ver se percebo, qual a diferença entre eles.

So para confirmar se entendi. Assim sendo, o hedge cobre as variações cambiais dadas ao valor dos activos do fundo, independentemente da Share Class da UP estar em USD ou Euros, ou noutra coisa qualquer.

É isto, certo?
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por RAndrade_74 » 1/9/2014 22:15

Boa noite,

Há algum fundo 130/30 comercializado no BEST?

:?:
 
Mensagens: 64
Registado: 29/10/2013 10:04

Re: Fundos à la carte

por PeterGonçalves » 30/8/2014 0:30

avataris Escreveu:
PeterGonçalves Escreveu:Boa tarde

Sabem dizer-me se existem fundos que invistam exclusivamente no mercado cambial?
Se sim, quais são e se faz sentido este tipo de investimento. Pelo que sei, investir em Forex é muito arriscado e requer muito conhecimento (que não é o meu caso... :( ) e tem também muitos custos associados daí eu estar a perguntar se existem fundos destinados a este tipo de investimentos.
Os FI em moeda estrangeira também podem ser uma solução, o problema é prever se vão ou não dar lucro (além do investimento específico do fundo) dependendo da valorização ou desvalorização da moeda em causa.
Podem elucidar-me sobre este tipo de investimentos?? :D

Obrigado
Ab

Julgo que o fundo que coloquei na pagina anterior anda perto disso que pretendes.



Obrigado pela tua resposta Avataris! :D
Mas não achas este fundo com rendibilidades e rácios muito fraquinhos??
 
Mensagens: 30
Registado: 26/2/2014 12:28

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 30/8/2014 0:23

avataris Escreveu:Entao mas se nao ha diferença, assim sendo, qual é a utilidade da versao hedge, e de onde vem as diferenças tao acentuadas na rendibilidade face a essas duas versoes ?

Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1

Estou a ficar baralhado :?


Eu é que fiquei baralhado agora. Pk introduziste um novo fundo? O pessoal baralha-se e ainda introduz mais uma variável? dasse

Templeton Glbl Total Return N Acc € (found size - USD, Share Class - EUR) - Versão do Templeton Total Return SEM hedge mas UP em euros
Templeton Glbl Total Return N Acc $ (found size - USD, Share Class - USD) - Versão do Templeton Total Return em USD logo UP em USD

Estas duas versões vão ter a mesma rentabilidade independentemente das UP serem em USD ou EUR pk os activos que constituem o fundo são os mesmos e em dólares

Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1 - Versão em euros e com Hedge Cãmbial. Pegas na performance dos acima mencionados e "retiras" as variações câmbiais.

Os primeiros 2 é como ter os fundos em USD e o 3º ter os fundo em euros.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Gestão Passiva vs Gestão Activa

por Amiais » 29/8/2014 23:31

Rick Lusitano (New) Escreveu:
Manushe Escreveu:(...)
Só não concordei com as despromoções (embora n conheça todos os fundos). Por ex. o Invesco Global Income Real Estate já esteve mal quando outros estavam bem ou menos mal e agora já ultrapassou muitos e está com uma excelente rentabilidade. Em 2013 fez -5,85 e daí? Esse valor é alguma catástrofe? Se assim fosse, neste momento já tinha despachado tudo o que é relacionado com emergente a pontapé ( e tenho muita coisa). Do que me lembro, por comparação com os da mesma categoria, este não tem as mesmas rentabilidades mas fica a ganhar no RS e apresenta o menor DP. Com uma Rendibilidade anualizada a 5A de 10,42% mostra-me o teu balde do lixo por favor :lol: :twisted: \:D/



Obrigado. :oops:

Por acaso, encontrei um fundo melhor do que o Invesco de RE. :wink:
Ainda não actualizei a minha listagem, a seu devido tempo... :-$

Só tens fundos de acções sectoriais do Consumo Básico? Umas Infraestruturas não? Quem comprou no ano passado (quando fiz o meu artigo sobre as mesmas), deve andar contente. :wink:


De "Imobiliário Indirecto" tenho:
[*] Invesco Global Income Real Estate Securities E Acc (LU0367026050)
[*] Nordea 1 - Global Real Estate Fund E EUR

Meti-me neles ali por alturas do pico de 2013 :wall: andaram vermelhinhos muito tempo, mas o Nordea recuperou sempre mais rápido. Agora q o Invesco está ligeiramente verde vou-me desfazer dele :mrgreen: (tinha demasiado alocado a isto).

O de infrastruturas "UBS (Lux) Equity Fund - Infrastructure (EUR) P-acc (LU0366711900) " está a bombar que nem um campeão! (Grazie Rick!)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 29/8/2014 23:20

Já vi que andas armado em transformista de nicks :lol: Realmente depois de colocar a mensagem anterior o sistema de login deu outra vez buraco e já não conseguia entrar :wall:

Abraço

bluechips Escreveu:
Amiais Escreveu:Saudações,
um tipo desaparece uns meses e quando volta já nem o login funciona :shock:
300 mil páginas para ler, estou a ver que se continua a estudar bastante por aqui.

Bom fim-de-semana 8-)


Amigo Amiais,
Seja benvindo nesta tua reentrada, e quando tu ou outro qualquer forista tiver dificuldades em fazer login ou registar-se no forum, só tem que falar comigo, porque eu devo ser a pessoa mais experiente nessa matéria :twisted: (sou o file 112/BedRock/K2O4, ... e espero que finalmente termine no bluechips) :mrgreen:

Um abraço,
bluechips
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por Tulipanegra » 29/8/2014 22:50

Tulipanegra Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
Tulipanegra Escreveu:boas! Com capital disponível para aplicar, o que aconselham, reforçar alguns, subscrever novos!?

Obrigações 52%
E.S. Rendimento Plus FIA 15%
E.S. Obrigações Europa 10%
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc 10%
AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR 10%
PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc (IE00B1Z6D669) 7%




Mistos 15%
Nordea-1 STABLE RETURN E EUR 7,5%
M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc 7,5%


Acções 33%
Europa
Invesco Pan Eurp Structured Eq E 3%
Franklin European Growth N Acc 3%
MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc 3%
EUA
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND 5%
Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc 4%
Globais
M&G Global Dividend EUR A 5%
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc 4%


Sectoriais
Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R (LU0155230690) 3%
Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R (LU0114064081) 3%
100%
Depois tenho o Santander Ações Portugal (1000€)



Talvez:
UBS Infrastructure P-ACC 3% (Valor igual aos fundos de acções sectoriais)
AXA WF Euro 5-7 EC 10% (Valor igual aos fundos de obrigações sectoriais)



Tulipanegra Escreveu:Depois tenho o Santander Ações Portugal (1000€)


Não deves andar muito contente com ele? :-k


Não mesmo, a ultima vez que vi a carteira estava com -10%...
Iniciei a carteira com 21750€, agora queria colocar 3250€ para ficar com um total de 25k...


Qual o isin do UBS?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 88
Registado: 3/1/2014 22:00

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 29/8/2014 19:07

avataris Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Rafaellos_00 Escreveu:Com estas questões do EUR/USD fiquei com algumas dúvidas. Na hipótese de uma desvalorização do EUR face ao USD parece claro que um fundo em USD ganharia alguma vantagem. No caso de um fundo com os activos em USD (na morningstar com o Fund Size em USD) mas com a share class em EUR e não hedged o que se passaria em caso de desvalorização do EUR? A minha primeira ideia é que não seria prejudicado, pois se o valor EUR descesse o valor 'numérico' da cotação do share class em EUR subiria porque o que interessa é o valor USD de base e a sua conversão em EUR. Ou estou a dizer uma imensa asneira?


Sim, ser em USD ou EUR sem Hedge vai dar ao mesmo em termos de valorizações/desvalorizações.

Então mas se seria a mesma coisa, porque é que estes fundos tem valorizações diferentes ao longo dos anos?

Templeton Glbl Total Return N Acc € (found size - USD, Share Class - EUR)
Templeton Glbl Total Return N Acc $ (found size - USD, Share Class - USD)


Provavelmente tem a haver com diferenças de contagem já reparaste que um fica a perder 0.3% num ano mas no ano seguinte o outro ganha o valor equivalente? e andam assim um ano ganha um outro ano ganha outro. Rentabilidade a 5 anos são 10.67 vs 10.76. Provavelmente é mais uma situação contabilistica do que outra coisa!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 29/8/2014 19:03

avataris Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Rafaellos_00 Escreveu:
Sim, ser em USD ou EUR sem Hedge vai dar ao mesmo em termos de valorizações/desvalorizações.
Então mas se seria a mesma coisa, porque é que estes fundos tem valorizações diferentes ao longo dos anos?

Templeton Glbl Total Return N Acc € (found size - USD, Share Class - EUR)
Templeton Glbl Total Return N Acc $ (found size - USD, Share Class - USD)



Pelo site da morningstar a diferença é muito pequena, mas não é igual... Poderá ter a ver com a forma como as valorizações são contabilizadas, mas só mesmo quem conheça bem os mecanismos poderá explicar. Para a questão que levantei inicialmente as diferenças são muito pequenas e não me preocupam...

Entao mas se nao ha diferença, assim sendo, qual é a utilidade da versao hedge, e de onde vem as diferenças tao acentuadas na rendibilidade face a essas duas versoes ?

Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1

Estou a ficar baralhado :?
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por RAndrade_74 » 29/8/2014 17:28

avataris Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Rafaellos_00 Escreveu:Com estas questões do EUR/USD fiquei com algumas dúvidas. Na hipótese de uma desvalorização do EUR face ao USD parece claro que um fundo em USD ganharia alguma vantagem. No caso de um fundo com os activos em USD (na morningstar com o Fund Size em USD) mas com a share class em EUR e não hedged o que se passaria em caso de desvalorização do EUR? A minha primeira ideia é que não seria prejudicado, pois se o valor EUR descesse o valor 'numérico' da cotação do share class em EUR subiria porque o que interessa é o valor USD de base e a sua conversão em EUR. Ou estou a dizer uma imensa asneira?


Sim, ser em USD ou EUR sem Hedge vai dar ao mesmo em termos de valorizações/desvalorizações.

Então mas se seria a mesma coisa, porque é que estes fundos tem valorizações diferentes ao longo dos anos?

Templeton Glbl Total Return N Acc € (found size - USD, Share Class - EUR)
Templeton Glbl Total Return N Acc $ (found size - USD, Share Class - USD)



Pelo site da morningstar a diferença é muito pequena, mas não é igual... Poderá ter a ver com a forma como as valorizações são contabilizadas, mas só mesmo quem conheça bem os mecanismos poderá explicar. Para a questão que levantei inicialmente as diferenças são muito pequenas e não me preocupam...
 
Mensagens: 64
Registado: 29/10/2013 10:04

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 29/8/2014 16:54

Amiais Escreveu:Saudações,
um tipo desaparece uns meses e quando volta já nem o login funciona :shock:
300 mil páginas para ler, estou a ver que se continua a estudar bastante por aqui.

Bom fim-de-semana 8-)


Amigo Amiais,
Seja benvindo nesta tua reentrada, e quando tu ou outro qualquer forista tiver dificuldades em fazer login ou registar-se no forum, só tem que falar comigo, porque eu devo ser a pessoa mais experiente nessa matéria :twisted: (sou o file 112/BedRock/K2O4, ... e espero que finalmente termine no bluechips) :mrgreen:

Um abraço,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 29/8/2014 16:43

VirtuaGod Escreveu:
Rafaellos_00 Escreveu:Com estas questões do EUR/USD fiquei com algumas dúvidas. Na hipótese de uma desvalorização do EUR face ao USD parece claro que um fundo em USD ganharia alguma vantagem. No caso de um fundo com os activos em USD (na morningstar com o Fund Size em USD) mas com a share class em EUR e não hedged o que se passaria em caso de desvalorização do EUR? A minha primeira ideia é que não seria prejudicado, pois se o valor EUR descesse o valor 'numérico' da cotação do share class em EUR subiria porque o que interessa é o valor USD de base e a sua conversão em EUR. Ou estou a dizer uma imensa asneira?


Sim, ser em USD ou EUR sem Hedge vai dar ao mesmo em termos de valorizações/desvalorizações.

Então mas se seria a mesma coisa, porque é que estes fundos tem valorizações diferentes ao longo dos anos?

Templeton Glbl Total Return N Acc € (found size - USD, Share Class - EUR)
Templeton Glbl Total Return N Acc $ (found size - USD, Share Class - USD)
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 29/8/2014 16:42

VirtuaGod Escreveu:
bluechips Escreveu:Boas,

Alocação do portfolio global de ativos financeiros, segundo o GFAP (Global Financial Asset Portfolio).

O GFAP representa a alocação dos ativos financeiros no mundo, sendo que atualmente a composição deste portfolio é aproximadamente a seguinte: 55% em obrigações, 40% em ações e 5% em REIT's.


Espera lá, essa carteira começa a estar perigosamente perto da minha :twisted: Assumo que ainda consideras a que defendeste no outro dia como a ideal certo? Ainda estou a à espera de ter paciência para defender a minha posição :wink:

Muito obrigado pelo link e descoberta do PHILOSOPHICAL ECONOMICS. Parece-me um blog deveras interessante e a métrica FRED está dentro de estimativas que tenho lido sobre o cálculo de rentabilidade de CAGR dos próximos 10 anos do S&P (e se no gráfico ligeiramente desatualizado já ia em 6% neste momento está mais próximo dos 4%).

Tenho a dizer que estes dois posts estão bastante interessantes :)


VG,
Lá tiveste que dar um elogio ao BedRock ... :twisted:

O modelo GFAP representa a alocação média dos ativos financeiros no mundo, que se tem verificado, ao longo do tempo, por parte da globalidade dos investidores. Outra coisa diferente, é a alocação defendida pelo Prof. Siegel, que eu postei há cerca de uma semana e a que tu fazes agora referência, a qual se baseia nos dados dos retornos das ações e das obrigações que o Prof. Siegel compilou referente a um prazo superior a um século.

Ou seja, estamos a falar de dois modelos diferentes: o modelo GFAP representa uma espécie de index fund de alocação média passiva do conjunto global de todos os investidores, ao longo do tempo; enquanto o modelo Siegel é uma espécie de alocação de rentabilidade otimizada com base nos retornos obtidos nas ações e nas obrigações durante o referido período de mais de um século. Já sabes que eu sou fã nº 1 do Siegel, pois é das pessoas que melhor aborda e explica a temática dos FI, sendo um verdadeiro professor que descomplica o complicado, tornando simples o complexo.

Perde lá um pouco essa preguiça e faz lá um post de valor acrescentado de confronto dos vários modelos de alocação do portfolio de ativos financeiros, até porque tenho a certeza que, ao fazeres isso, vais também aprender qualquer coisa e sedimentar ideias, e não interessa quem é que tem mais razão, porque a verdadeira razão final é podermos vir a ganhar mais dinheiro com esta aprendizagem, e depois cada um escolhe o caminho que considera mais adequado ao seu perfil de investidor.

Um abraço,
bluechips
Editado pela última vez por bluechips em 29/8/2014 22:02, num total de 1 vez.
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por tncm » 29/8/2014 16:25

Rafaellos_00 Escreveu:Com estas questões do EUR/USD fiquei com algumas dúvidas. Na hipótese de uma desvalorização do EUR face ao USD parece claro que um fundo em USD ganharia alguma vantagem. No caso de um fundo com os activos em USD (na morningstar com o Fund Size em USD) mas com a share class em EUR e não hedged o que se passaria em caso de desvalorização do EUR? A minha primeira ideia é que não seria prejudicado, pois se o valor EUR descesse o valor 'numérico' da cotação do share class em EUR subiria porque o que interessa é o valor USD de base e a sua conversão em EUR. Ou estou a dizer uma imensa asneira?


à partida os fundos Hedge tem proteção cambial, logo podemos estar tranquilos...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 29/8/2014 16:24

Rafaellos_00 Escreveu:Com estas questões do EUR/USD fiquei com algumas dúvidas. Na hipótese de uma desvalorização do EUR face ao USD parece claro que um fundo em USD ganharia alguma vantagem. No caso de um fundo com os activos em USD (na morningstar com o Fund Size em USD) mas com a share class em EUR e não hedged o que se passaria em caso de desvalorização do EUR? A minha primeira ideia é que não seria prejudicado, pois se o valor EUR descesse o valor 'numérico' da cotação do share class em EUR subiria porque o que interessa é o valor USD de base e a sua conversão em EUR. Ou estou a dizer uma imensa asneira?


Sim, ser em USD ou EUR sem Hedge vai dar ao mesmo em termos de valorizações/desvalorizações.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por RAndrade_74 » 29/8/2014 16:21

Com estas questões do EUR/USD fiquei com algumas dúvidas. Na hipótese de uma desvalorização do EUR face ao USD parece claro que um fundo em USD ganharia alguma vantagem. No caso de um fundo com os activos em USD (na morningstar com o Fund Size em USD) mas com a share class em EUR e não hedged o que se passaria em caso de desvalorização do EUR? A minha primeira ideia é que não seria prejudicado, pois se o valor EUR descesse o valor 'numérico' da cotação do share class em EUR subiria porque o que interessa é o valor USD de base e a sua conversão em EUR. Ou estou a dizer uma imensa asneira?
 
Mensagens: 64
Registado: 29/10/2013 10:04

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 29/8/2014 16:21

PeterGonçalves Escreveu:Boa tarde

Sabem dizer-me se existem fundos que invistam exclusivamente no mercado cambial?
Se sim, quais são e se faz sentido este tipo de investimento. Pelo que sei, investir em Forex é muito arriscado e requer muito conhecimento (que não é o meu caso... :( ) e tem também muitos custos associados daí eu estar a perguntar se existem fundos destinados a este tipo de investimentos.
Os FI em moeda estrangeira também podem ser uma solução, o problema é prever se vão ou não dar lucro (além do investimento específico do fundo) dependendo da valorização ou desvalorização da moeda em causa.
Podem elucidar-me sobre este tipo de investimentos?? :D

Obrigado
Ab

Julgo que o fundo que coloquei na pagina anterior anda perto disso que pretendes.
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por PeterGonçalves » 29/8/2014 16:17

Boa tarde

Sabem dizer-me se existem fundos que invistam exclusivamente no mercado cambial?
Se sim, quais são e se faz sentido este tipo de investimento. Pelo que sei, investir em Forex é muito arriscado e requer muito conhecimento (que não é o meu caso... :( ) e tem também muitos custos associados daí eu estar a perguntar se existem fundos destinados a este tipo de investimentos.
Os FI em moeda estrangeira também podem ser uma solução, o problema é prever se vão ou não dar lucro (além do investimento específico do fundo) dependendo da valorização ou desvalorização da moeda em causa.
Podem elucidar-me sobre este tipo de investimentos?? :D

Obrigado
Ab
 
Mensagens: 30
Registado: 26/2/2014 12:28

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 29/8/2014 16:07

Saudações,
um tipo desaparece uns meses e quando volta já nem o login funciona :shock:
300 mil páginas para ler, estou a ver que se continua a estudar bastante por aqui.

Bom fim-de-semana 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 29/8/2014 15:21

bluechips Escreveu:Boas,

Alocação do portfolio global de ativos financeiros, segundo o GFAP (Global Financial Asset Portfolio).

O GFAP representa a alocação dos ativos financeiros no mundo, sendo que atualmente a composição deste portfolio é aproximadamente a seguinte: 55% em obrigações, 40% em ações e 5% em REIT's.


Espera lá, essa carteira começa a estar perigosamente perto da minha :twisted: Assumo que ainda consideras a que defendeste no outro dia como a ideal certo? Ainda estou a à espera de ter paciência para defender a minha posição :wink:

Muito obrigado pelo link e descoberta do PHILOSOPHICAL ECONOMICS. Parece-me um blog deveras interessante e a métrica FRED está dentro de estimativas que tenho lido sobre o cálculo de rentabilidade de CAGR dos próximos 10 anos do S&P (e se no gráfico ligeiramente desatualizado já ia em 6% neste momento está mais próximo dos 4%).

Tenho a dizer que estes dois posts estão bastante interessantes :)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por tncm » 29/8/2014 13:15

Pessoal, uma pergunta generalista...

Valerá a pena começar a mudar a carteira de fundos de EUR para USD?? Estou a ver o Super Mario a ligar as impressoras e o Euro a vir (ainda mais) por aí abaixo...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 29/8/2014 12:33

Boas,

The Single Greatest Predictor of Future Stock Market Returns.

Em relação à variação da percentagem de alocação de ações no portfolio global dos ativos financeiros do mundo ao longo do tempo, vou-vos remeter para um link do Research da Fed aonde é apresentada uma representação gráfica FRED, que é o modelo da Fed, o qual abrange valores de 01/10/1945 a 01/01/2014. O respetivo link é o seguinte: http://research.stlouisfed.org/fred2/graph/?g=IuY

A seguir vou-vos remeter para um link espetacular cujo título do assunto é "The Single Greatest Predictor of Future Stock Market Returns", no qual é explicada a referida representação gráfica FRED da Fed, com a apresentação de vários gráficos, sendo abordado resumidamente o seguinte:
http://www.philosophicaleconomics.com/2 ... t-returns/

O 1º gráfico, do estilo do da FRED, mostra a alocação do portfolio em ações do investidor médio, desde janeiro 1952 a dezembro de 2013.

A métrica neste gráfico não leva a entrada de quaisquer variáveis tradicionalmente associadas à valorização (valuation): ganhos (earnings), valores contabilísticos (book values), margens de lucro, taxas de desconto, etc. É constituída apenas de uma relação simples entre dois números que podem ser facilmente calculados no modelo FRED. No entanto, como um predictor de futuros retornos do mercado de ações, ele supera drasticamente todas as outras métricas de avaliação do mercado de ações usualmente citados.

No artigo, abordam-se básicamente 5 questões. Em 1º lugar, é explicado, em termos muito simples, os princípios de contabilidade por trás da métrica. A explicação inclui instruções, com indicação de links, para com a representação gráfica da métrica do modelo FRED. Em 2º lugar, é discutida a dinâmica da oferta de ativos, com um foco especial nas acções. Em 3º lugar, o autor desafia o quadro convencional para a compreensão da relação entre a valorização (valuation) do mercado de ações e retornos. Em 4º lugar, o autor cria um novo quadro, que relaciona os retornos do mercado de ações para a oferta de ativos de capital. Em 5º lugar, apresenta um gráfico de dispersão da performance preditiva da métrica ao lado de outras métricas, e discutir o que a métrica está prevendo para os retornos das ações norte-americanas. Por fim, o autor aborda brevemente a questão da existência ou não do mercado de ações dos EUA estar "sobrevalorizado".

Não tenho quaisquer dúvidas que este espetacular último link, vai ser muito do agrado do pessoal em geral que se interessa pela temática relativa ao portfolio de alocação de ativos financeiros, em particular o estudioso do VG, pelo que vou desafiá-lo (no bom sentido) a apresentar um post sobre esta temática, abordando estes dois links e os conceitos de alocação do portfolio com base nos dados do livro do Prof. Siegel.

Abr,
bluechips
Editado pela última vez por bluechips em 29/8/2014 15:04, num total de 2 vezes.
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 29/8/2014 11:41

Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 29/8/2014 9:14

Boas,

O que separa a Europa dos EUA no Quantitative Easing?

http://www.fundspeople.pt/pessoas/54905/blog/31814

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por dejumentoeuvou... » 29/8/2014 1:22

O grande projectista do corpo humano masculino incorreu no mesmo erro de fabrico.

De jumento eu vou...
 
Mensagens: 76
Registado: 28/8/2014 15:49

AnteriorPróximo

Quem está ligado: