Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Brasil e os outros países emergentes

por Rick Lusitano (New) » 29/3/2014 16:12

Joao87 Escreveu:Rick, como não está na tua selecção de fundos na primeira página e sendo um assunto que tem voltado á ribalta nos últimos tempos, gostaria de saber se tens alguma opinião formada sobre Fundos de acções Brasil. Esta semana foi particularmente verdinha para o Bovespa com por exemplo só de quinta a valorizar 3,5%.


Sim, o Brasil, está a recuperar, porque as sondagens, estão a mostrar que a Dilma Rousseff, está perder popularidade, e existe a possibilidade de ela não ser reeleita. :twisted:

Apostas no Brasil, é como fazer apostas na Rússia, se o Putin, sair e entrar um político moderado, virado para o Ocidente e para o fim das oligarquias na Rússia. Ou se o Erdogan sair da Turquia, e aparecer uma alternativa anti-corrupção.

Ou seja, não são melhorias económicas, mas sim melhorias políticas.

A investir nesses tipos de mercados (emergentes), será sempre numa perspectiva de curto prazo. Pois os riscos políticos são muito grandes. O Brasil está muito dependente das exportações de Petróleo e outras matérias-primas, e o seu crescimento no passado, deu-se devido ao crescimento da China e seu continuo aumento pela procura de matérias primas, com o abrandamento económico Chinês, o Brasil e outros países produtores de matérias-primas, principalmente com fortes ligações com a China, ressentiram-se.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Daemoon » 29/3/2014 12:39

Rick Lusitano Escreveu:Simplesmente o melhor fundo de Acções Europa Capitalização Grande, já se encontra em fase de autorização pela CMVM, para depois vir a ser integrado na oferta online do Best. Sendo a subscrição de 1 UP, bastante acessível.


Acções Europa Capitalização Grande Misto
Imagem EUR - UBS European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc Morningstar Imagem Imagem



Saldos nos fundos - Já confirmados:
Os fundos da BlackRock já estão a 100 EUR iniciais.
Os fundos da HSBC já estão a 1.000 EUR inciais.


Excelente esse fundo, só não gostei do ano de 2008...
 
Mensagens: 245
Registado: 14/2/2009 14:06
Localização: 17

Re: Fundos à la carte

por Joao_87 » 29/3/2014 12:14

Rick, como não está na tua selecção de fundos na primeira página e sendo um assunto que tem voltado á ribalta nos últimos tempos, gostaria de saber se tens alguma opinião formada sobre Fundos de acções Brasil. Esta semana foi particularmente verdinha para o Bovespa com por exemplo só de quinta a valorizar 3,5%.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 73
Registado: 23/8/2013 23:32

Re: Fundos à la carte

por DMP » 29/3/2014 5:03

Rick Lusitano Escreveu:Simplesmente o melhor fundo de Acções Europa Capitalização Grande, já se encontra em fase de autorização pela CMVM, para depois vir a ser integrado na oferta online do Best. Sendo a subscrição de 1 UP, bastante acessível.


Acções Europa Capitalização Grande Misto
Imagem EUR - UBS European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc Morningstar Imagem Imagem



Saldos nos fundos - Já confirmados:
Os fundos da BlackRock já estão a 100 EUR iniciais.
Os fundos da HSBC já estão a 1.000 EUR inciais.


Caramba Rick, já estou tentado a resgatar o Invesco Pan European Structured Equity Fund E e ainda nem liquidaram a ordem de subscrição.

:mrgreen:
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 29/3/2014 1:52

Rick Lusitano Escreveu:
CoimbraPT Escreveu:Já que o Rick foi mais rápido do que eu a responder, resta-me apenas completar que o basket "apenas" permite o máximo de 4 fundos em simultaneo. Recomendo-te também a explorares as funcionalidades do site, porque tem muita informação útil e que ajudam na análise de portfolio.

Grande Coimbra. :lol:

Temos que combinar uma almoraçada, todos, no Verão. O Almoço dos Jedis. :mrgreen:

Terei todo o gosto :mrgreen:
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/3/2014 23:48

CoimbraPT Escreveu:Já que o Rick foi mais rápido do que eu a responder, resta-me apenas completar que o basket "apenas" permite o máximo de 4 fundos em simultaneo. Recomendo-te também a explorares as funcionalidades do site, porque tem muita informação útil e que ajudam na análise de portfolio.



Grande Coimbra. :lol:

Temos que combinar uma almoraçada, todos, no Verão. O Almoço dos Jedis. :mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 28/3/2014 23:41

Rick Lusitano Escreveu:
Santas Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Boa noite

Como faço para saber qual a correlação de fundo com o outro? não percebo como fazer...ah parabens pelo tópico..sem palavras!


Simples, vais ao site:

Rick Lusitano Escreveu:Carteiras - Gestão e análise
Imagem FE Trustnet Offshore - Fund, Investment Portfolio Management LINK



Se tiveres fundos com ISIN começados por GB, vais ao Trustnet UK, que é a casa-mãe do Trustnet Offshore. Em ambos sites, os procedimentos são iguais e ambos não aceitam fundos com ISIN começados por PT.

:arrow: Registas no site (dá para os 2 sites da Trustnet), podes criar uma carteira, e ter 1 "Basket".

:arrow: Colocas o ISIN que queres, adicionas ao "Basket" (basta premir a "bola verde" no lado do fundo), repetes com os fundos que queres, só aceita 4 fundos de cada vez, mas se tiveres vontade, podes fazer um ficheiro Excel com todos os teus fundos, com os dados que vais recolhendo.

:arrow: E vais a "Tools" > "Fund Comparison"

Já que o Rick foi mais rápido do que eu a responder, resta-me apenas completar que o basket "apenas" permite o máximo de 4 fundos em simultaneo. Recomendo-te também a explorares as funcionalidades do site, porque tem muita informação útil e que ajudam na análise de portfolio.
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/3/2014 23:23

Santas Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
CoimbraPT Escreveu:Excelente análise, mas houve um erro de casting da minha parte: enganei-me no copy paste do fundo em questão :wall:

Queria referir-me ao Invesco Global Smaller Companies Equity E Acc EUR (LU0607512935) (e não ao UBS). De facto, quando comecei a ler a tua análise estranhei ter errado tão redondamente.

A correlação entre estes (Invesco e MFS) é 1.00, por isso não faz sentido investir nos dois simultaneamente. Resta agora uma análise mais profunda a ambos e escolher o que melhor se adequa.

Obrigado Rick ;) sempre atento!



Estava a achar estranho o que me dizes: :shame:

Correlações - PMEs.gif


Amigo, aqui tens desculpa. :lol:
Esse Invesco, ainda não tem histórico suficiente para fazer correlações. Vê lá o que aparece no quadro. :-"


Usa a ferramenta alemã da Morningstar que te mencionei ontem. :wink:



Boa noite

Como faço para saber qual a correlação de fundo com o outro? não percebo como fazer...ah parabens pelo tópico..sem palavras!


Simples, vais ao site:

Rick Lusitano Escreveu:Carteiras - Gestão e análise
Imagem FE Trustnet Offshore - Fund, Investment Portfolio Management LINK



Se tiveres fundos com ISIN começados por GB, vais ao Trustnet UK, que é a casa-mãe do Trustnet Offshore. Em ambos sites, os procedimentos são iguais e ambos não aceitam fundos com ISIN começados por PT.

:arrow: Registas no site (dá para os 2 sites da Trustnet), podes criar uma carteira, e ter 1 "Basket".

:arrow: Colocas o ISIN que queres, adicionas ao "Basket" (basta premir a "bola verde" no lado do fundo), repetes com os fundos que queres, só aceita 4 fundos de cada vez, mas se tiveres vontade, podes fazer um ficheiro Excel com todos os teus fundos, com os dados que vais recolhendo.

:arrow: E vais a "Tools" > "Fund Comparison"
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 28/3/2014 23:15

Rick Lusitano Escreveu:Estava a achar estranho o que me dizes: :shame:

Correlações - PMEs.gif


Amigo, aqui tens desculpa. :lol:
Esse Invesco, ainda não tem histórico suficiente para fazer correlações. Vê lá o que aparece no quadro. :-"

Usa a ferramenta alemã da Morningstar que te mencionei ontem. :wink:


Nah, não tenho nada desculpa, porque é pura falta de atenção/fazer as coisas "à pressa"... :?

Entretanto já estive a analisar a ferramenta que mencionaste. Não tem a versão E Acc Eur do Invesco, apenas tem as versões USD e class A Acc Eur. Usei este último para a análise (caso tenha feito errado, avisa-me sff :) ) . Comparei também com o X-Ray do BB (usando a class E do Invesco) e os resultados entre as duas ferramentas são semelhantes. Há alguma vantagem na versão Morningstar/DE ao invés da Morningstar/BB (considerando que os fundos a analisar existem no BB)?

Bom, quanto à análise dos dois fundos, sendo o Invesco Global e o MFS focado na Europa e ambos juntos permitem uma distribuição entre capitalização pequena e média, pelo que penso ser possivel uma boa diversificação. Assim sendo, estou a pensar manter a ideia original: Invesco e uma pequena percentagem no MFS.

Obrigado pela atenção (que eu não tive) Rick.
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/3/2014 23:04

Rafaellos Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
Rafaellos Escreveu:Bom dia,

Estava a tentar adicionar o fundo Nordea 1 - European Covered Bond Fund E EUR (LU0173776989) ao portfolio simulado da Unience mas não consigo. O fundo existe no site (https://www.unience.com/cotizacion/fond ... fund_e_eur) mas não há forma de aperecer quando faço add trades. Já tentei pelo nome, pelo ISIN, nada.... Estarei a fazer algo mal?
Já enviei um 'feedback' para o site há uns dias mas sem resposta....
Alguém com mais experiência pode ajudar? :)


Amigo, isso é fácil e poderá acontecer com mais fundos. A maior parte dos fundos que falo no tópico, já estão activos, os que ainda não tenho, ainda não pedi para os activar.
Isso acontece porque os fundos apesar de estarem activos na base de dados da Lipper que a Unience usa, não estão activos para serem adicionados nos portfolios.

Solução:
No canto inferior, tem a opção "Help", seleccionas essa opção, e escreves uma mensagem, que queres que te activem o fundo, colocas o nome do fundo, ISIN e o link para a página do fundo, para ser mais rápido.
Depois de enviares, o site fica parado, é normal. Recebes 1 email da Unience a confirmar o teu pedido, passados poucos minutos.
O fundo fica activo, normalmente, no dia útil seguinte, como hoje é 6ª feira, só na 2ª feira, é que fica activo.
Recebes 1 email do Unience, da Maria, que é a responsável, a te informar que já podes adicionar o fundo á tua carteira, por vezes, consegues adicionar antes da Maria te enviar o email de confirmação que o fundo já está activo.


Obrigado. Já responderam e está resolvido. 8-)


Sortudo, logo no próprio dia. :lol:

Já vi a tua mensagem. Se vires lá, o meu perfil, encontras lá pessoas do fórum. Para além da tua amiga Espanhola, a Maria, que te activa na hora, fundos para ti. :wink: O que terás escrito na tua mensagem? :-k
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por RAndrade_74 » 28/3/2014 22:58

Rick Lusitano Escreveu:
Rafaellos Escreveu:Bom dia,

Estava a tentar adicionar o fundo Nordea 1 - European Covered Bond Fund E EUR (LU0173776989) ao portfolio simulado da Unience mas não consigo. O fundo existe no site (https://www.unience.com/cotizacion/fond ... fund_e_eur) mas não há forma de aperecer quando faço add trades. Já tentei pelo nome, pelo ISIN, nada.... Estarei a fazer algo mal?
Já enviei um 'feedback' para o site há uns dias mas sem resposta....
Alguém com mais experiência pode ajudar? :)


Amigo, isso é fácil e poderá acontecer com mais fundos. A maior parte dos fundos que falo no tópico, já estão activos, os que ainda não tenho, ainda não pedi para os activar.
Isso acontece porque os fundos apesar de estarem activos na base de dados da Lipper que a Unience usa, não estão activos para serem adicionados nos portfolios.

Solução:
No canto inferior, tem a opção "Help", seleccionas essa opção, e escreves uma mensagem, que queres que te activem o fundo, colocas o nome do fundo, ISIN e o link para a página do fundo, para ser mais rápido.
Depois de enviares, o site fica parado, é normal. Recebes 1 email da Unience a confirmar o teu pedido, passados poucos minutos.
O fundo fica activo, normalmente, no dia útil seguinte, como hoje é 6ª feira, só na 2ª feira, é que fica activo.
Recebes 1 email do Unience, da Maria, que é a responsável, a te informar que já podes adicionar o fundo á tua carteira, por vezes, consegues adicionar antes da Maria te enviar o email de confirmação que o fundo já está activo.


Obrigado. Já responderam e está resolvido. 8-)
 
Mensagens: 64
Registado: 29/10/2013 10:04

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/3/2014 22:45

Simplesmente o melhor fundo de Acções Europa Capitalização Grande, já se encontra em fase de autorização pela CMVM, para depois vir a ser integrado na oferta online do Best. Sendo a subscrição de 1 UP, bastante acessível.


Acções Europa Capitalização Grande Misto
Imagem EUR - UBS European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc Morningstar Imagem Imagem



Saldos nos fundos - Já confirmados:
Os fundos da BlackRock já estão a 100 EUR iniciais.
Os fundos da HSBC já estão a 1.000 EUR inciais.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Santas » 28/3/2014 22:25

Rick Lusitano Escreveu:
CoimbraPT Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Amigo Coimbra, nem parece teu. :lol:
O UBS Infrastructure, apesar de ter uma exposição considerável á Europa, cerca de 46% da carteira, é ele um fundo de acções sector infraestructuras, não é um fundo de acções Europa, e se vires, ele tem cerca 58% da carteira em grandes empresas, portanto, também não é comparável ao MFS European Smaller Cos, que é um fundo de acções exclusivamente exposto á Europa e a PMEs. Se repares o forte dos sectores do UBS é "Utilities", que é um sector que o MFS nem tem exposição, e "Industrials", que aí, o MFS, já tem alguma coisa.
[...]
Portanto, respondendo a tua questão, podes incluir os 2 fundos, que não perdes nada, só diversificas melhor a carteira, pois o UBS é fundo mais conservador do que o MFS. O UBS é um "refúgio" para os stresses e o MFS para o crescimento. Ou seja, com este par, consegues estar com alguma protecção, se 1 desce é provável que o outro suba, tirando as crises, em que afectam quase todos os tipos de activos. Ambos os fundos complementam-se.


Excelente análise, mas houve um erro de casting da minha parte: enganei-me no copy paste do fundo em questão :wall:

Queria referir-me ao Invesco Global Smaller Companies Equity E Acc EUR (LU0607512935) (e não ao UBS). De facto, quando comecei a ler a tua análise estranhei ter errado tão redondamente.

A correlação entre estes (Invesco e MFS) é 1.00, por isso não faz sentido investir nos dois simultaneamente. Resta agora uma análise mais profunda a ambos e escolher o que melhor se adequa.

Obrigado Rick ;) sempre atento!



Estava a achar estranho o que me dizes: :shame:

Correlações - PMEs.gif


Amigo, aqui tens desculpa. :lol:
Esse Invesco, ainda não tem histórico suficiente para fazer correlações. Vê lá o que aparece no quadro. :-"


Usa a ferramenta alemã da Morningstar que te mencionei ontem. :wink:



Boa noite

Como faço para saber qual a correlação de fundo com o outro? não percebo como fazer...ah parabens pelo tópico..sem palavras!
 
Mensagens: 7
Registado: 3/8/2013 15:50

Biotechs

por Rick Lusitano (New) » 28/3/2014 22:06

SA MC Mar 28 2014 16,20 ET.gif
Fonte: Seeking Alpha
SA MC Mar 28 2014 16,20 ET.gif (13.66 KiB) Visualizado 13209 vezes


Fonte: Seeking Alpha - Stocks end week on modest high note, biotechs remain volatile (Mar 28 2014, 16:20 ET)
http://seekingalpha.com/news/1650543-stocks-end-week-on-modest-high-note-biotechs-remain-volatile
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/3/2014 18:11

Chico_laranja Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
Chico_laranja Escreveu:Obrigado Joker. Bom link.

Isto de MACD dava para fazer alguns testes engraçados houvesse tempo.

1º, pegando nos dados a 7 ou 10 anos e fazendo a simulação da compra e venda de acordo com os indicadores.

Algumas afinações dos valores para filtrar falsos alarmes e limites e já se teria algo decente.

De seguida teria que se fazer o mesmo contando com o atraso de 2-3 dias nas ordens. Vendendo hoje(dia D) a venda será feita com a cotação de D+2 ou D+3. Este delay pode ter efeitos estranhos nesta coisa de MACD e respectivas "indicações".

Depois ainda entram os 28% de IRS em cada mais valia.

Entrar neste mundo é abrir uma caixa de pandora dentro da matrix embora seja assim que muitos ganhem a vida, principalmente no mundo mais movimentado das acções.


Os atrasos, não permitem fazer trades de muito prazo, ou seja, de alguns dias. Até pode acontecer estares a ganhar, quando dás a ordem de venda, e depois sabes a cotação ao final do dia e perdestes. Já me aconteceu vender 1 fundo, que tinha há uns meses, antes que caísse para valores negativos (estava a cair dos +10% num espaço de 2 semanas), e nos +2.5% dei a ordem de venda e no final do dia, ele ficou -0.45%. :wall:
A minha sorte no meio do azar, foi que ele tinha distribuído dividendos meses antes, e contas feitas, fiquei com saldo de cerca de +1% no fundo.


Daí o eu ter referido que era preciso primeiro fazer backtest com vários níveis de decisão para eliminar falsos positivos mas também não ignorar os alarmes senão a venda era feita já com -5 ou -10%.

Os limites até poderiam mudar ao longo do tempo para irem estreitando conforme o prazo fosse maior pois se no início só se ganhou 1 ou 2% e aí é chato vender por um indicador de -0.01 e aí poderia levar-se a coisa para uns -0.05 ou -0.7, quando se ganhou já 12 ou 15% -0.02 já seria aceitável pois mesmo que na venda ficássemos com apenas 10% já era bastante bom mas aqui também entra a parte pessoal.



Agora, já sei o porquê, de estares mais ausente. Entrastes para o lado negro da força, estás a aprender as artes do "market timing" e da AT. Imagem

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/3/2014 18:05

Chico_laranja Escreveu:Rick

No fundo que o Joker colocou não se chega a ver o Everest das .COM.

Aqui tens uns mais próximo do tal Everest.
http://www.teletrader.com/kbc-equity-fu ... _100013905

http://www.teletrader.com/pia-healthcar ... s/FU_75428

Quem investiu em 2000 só agora estava a chegar ao break event, ao fim de 13 anos e tal!!!!!!!! Isto é uma lição para quem não estabelece stops mentais. É preferível assumir 20% de perdas que estar 12 anos à espera que recupere. Que o diga em entrou no BCP quando estava a 3 ou 4€:
http://www.teletrader.com/b-com-portugu ... ts-1071491


:shock:

O BCP tem lá umas velas vermelhas em 2007 :shock: :shock:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 28/3/2014 17:49

Rick Lusitano Escreveu:
Chico_laranja Escreveu:Obrigado Joker. Bom link.

Isto de MACD dava para fazer alguns testes engraçados houvesse tempo.

1º, pegando nos dados a 7 ou 10 anos e fazendo a simulação da compra e venda de acordo com os indicadores.

Algumas afinações dos valores para filtrar falsos alarmes e limites e já se teria algo decente.

De seguida teria que se fazer o mesmo contando com o atraso de 2-3 dias nas ordens. Vendendo hoje(dia D) a venda será feita com a cotação de D+2 ou D+3. Este delay pode ter efeitos estranhos nesta coisa de MACD e respectivas "indicações".

Depois ainda entram os 28% de IRS em cada mais valia.

Entrar neste mundo é abrir uma caixa de pandora dentro da matrix embora seja assim que muitos ganhem a vida, principalmente no mundo mais movimentado das acções.


Os atrasos, não permitem fazer trades de muito prazo, ou seja, de alguns dias. Até pode acontecer estares a ganhar, quando dás a ordem de venda, e depois sabes a cotação ao final do dia e perdestes. Já me aconteceu vender 1 fundo, que tinha há uns meses, antes que caísse para valores negativos (estava a cair dos +10% num espaço de 2 semanas), e nos +2.5% dei a ordem de venda e no final do dia, ele ficou -0.45%. :wall:
A minha sorte no meio do azar, foi que ele tinha distribuído dividendos meses antes, e contas feitas, fiquei com saldo de cerca de +1% no fundo.


Daí o eu ter referido que era preciso primeiro fazer backtest com vários níveis de decisão para eliminar falsos positivos mas também não ignorar os alarmes senão a venda era feita já com -5 ou -10%.

Os limites até poderiam mudar ao longo do tempo para irem estreitando conforme o prazo fosse maior pois se no início só se ganhou 1 ou 2% e aí é chato vender por um indicador de -0.01 e aí poderia levar-se a coisa para uns -0.05 ou -0.7, quando se ganhou já 12 ou 15% -0.02 já seria aceitável pois mesmo que na venda ficássemos com apenas 10% já era bastante bom mas aqui também entra a parte pessoal.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 28/3/2014 17:45

Rick

No fundo que o Joker colocou não se chega a ver o Everest das .COM.

Aqui tens uns mais próximo do tal Everest.
http://www.teletrader.com/kbc-equity-fu ... _100013905

http://www.teletrader.com/pia-healthcar ... s/FU_75428

Quem investiu em 2000 só agora estava a chegar ao break event, ao fim de 13 anos e tal!!!!!!!! Isto é uma lição para quem não estabelece stops mentais. É preferível assumir 20% de perdas que estar 12 anos à espera que recupere. Que o diga em entrou no BCP quando estava a 3 ou 4€:
http://www.teletrader.com/b-com-portugu ... ts-1071491
Editado pela última vez por chico_laranja em 28/3/2014 17:50, num total de 1 vez.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/3/2014 17:40

Chico_laranja Escreveu:Obrigado Joker. Bom link.

Isto de MACD dava para fazer alguns testes engraçados houvesse tempo.

1º, pegando nos dados a 7 ou 10 anos e fazendo a simulação da compra e venda de acordo com os indicadores.

Algumas afinações dos valores para filtrar falsos alarmes e limites e já se teria algo decente.

De seguida teria que se fazer o mesmo contando com o atraso de 2-3 dias nas ordens. Vendendo hoje(dia D) a venda será feita com a cotação de D+2 ou D+3. Este delay pode ter efeitos estranhos nesta coisa de MACD e respectivas "indicações".

Depois ainda entram os 28% de IRS em cada mais valia.

Entrar neste mundo é abrir uma caixa de pandora dentro da matrix embora seja assim que muitos ganhem a vida, principalmente no mundo mais movimentado das acções.


Os atrasos, não permitem fazer trades de muito prazo, ou seja, de alguns dias. Até pode acontecer estares a ganhar, quando dás a ordem de venda, e depois sabes a cotação ao final do dia e perdestes. Já me aconteceu vender 1 fundo, que tinha há uns meses, antes que caísse para valores negativos (estava a cair dos +10% num espaço de 2 semanas), e nos +2.5% dei a ordem de venda e no final do dia, ele ficou -0.45%. :wall:
A minha sorte no meio do azar, foi que ele tinha distribuído dividendos meses antes, e contas feitas, fiquei com saldo de cerca de +1% no fundo.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 28/3/2014 17:32

Obrigado Joker. Bom link.

Isto de MACD dava para fazer alguns testes engraçados houvesse tempo.

1º, pegando nos dados a 7 ou 10 anos e fazendo a simulação da compra e venda de acordo com os indicadores.

Algumas afinações dos valores para filtrar falsos alarmes e limites e já se teria algo decente.

De seguida teria que se fazer o mesmo contando com o atraso de 2-3 dias nas ordens. Vendendo hoje(dia D) a venda será feita com a cotação de D+2 ou D+3. Este delay pode ter efeitos estranhos nesta coisa de MACD e respectivas "indicações".

Depois ainda entram os 28% de IRS em cada mais valia.

Entrar neste mundo é abrir uma caixa de pandora dentro da matrix embora seja assim que muitos ganhem a vida, principalmente no mundo mais movimentado das acções.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/3/2014 17:23

jokerportuga Escreveu:
Chico_laranja Escreveu:Isto está a subir de nível :clap:

AT :pray: daqui a pouco venho cá e só vejo gráficos com linhas de tendência, resistências e um monte de coisas do qual também gostaria de aprender e nada como este tópico e o excelente prof Rick a explicar o bê-a-bá e entramos em força no market timing.

Rick, se não te sentires à vontade pede ao Ulisses para passar por cá para nos dar umas lições "for dummys" de AT :lol:. Era mais uma excelente contribuição para este fantabulástico tópico.

Chico

à uns anos também andei a ler bastante informação sobre investir em bolsa e nessa altura estudei a análise de gráficos com os seus indicadores(SMA, MACD, RSI, ...).
Estive alguns meses a investir e o resultado final não foi o desejado....porque não tinha uma estratégia bem definida.
Após uma introspecção decidi que não era "minha praia" :lol:

Por exemplo...(seleciona o CHART e depois INDICATORS) :-"
http://investing.money.msn.com/investments/mutual-fund-rates/?symbol=LU0122613499&ocid=qbeb


Edit: já vi que o Rick foi mais rápido a "sacar da pistola" :lol:


Rick Lucky Luke. :-"

se puseres esse gráfico com prazos cada maiores até os 10 anos, repara no cantinho superior esquerdo, até para parece o Everest. :shock:
bons investimentos....
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 28/3/2014 16:33

Chico_laranja Escreveu:Isto está a subir de nível :clap:

AT :pray: daqui a pouco venho cá e só vejo gráficos com linhas de tendência, resistências e um monte de coisas do qual também gostaria de aprender e nada como este tópico e o excelente prof Rick a explicar o bê-a-bá e entramos em força no market timing.

Rick, se não te sentires à vontade pede ao Ulisses para passar por cá para nos dar umas lições "for dummys" de AT :lol:. Era mais uma excelente contribuição para este fantabulástico tópico.

Chico

à uns anos também andei a ler bastante informação sobre investir em bolsa e nessa altura estudei a análise de gráficos com os seus indicadores(SMA, MACD, RSI, ...).
Estive alguns meses a investir e o resultado final não foi o desejado....porque não tinha uma estratégia bem definida.
Após uma introspecção decidi que não era "minha praia" :lol:

Por exemplo...(seleciona o CHART e depois INDICATORS) :-"
http://investing.money.msn.com/investments/mutual-fund-rates/?symbol=LU0122613499&ocid=qbeb

bons investimentos....

Edit: já vi que o Rick foi mais rápido a "sacar da pistola" :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/3/2014 16:33

Chico_laranja Escreveu:Isto está a subir de nível :clap:

AT :pray: daqui a pouco venho cá e só vejo gráficos com linhas de tendência, resistências e um monte de coisas do qual também gostaria de aprender e nada como este tópico e o excelente prof Rick a explicar o bê-a-bá e entramos em força no market timing.

Rick, se não te sentires à vontade pede ao Ulisses para passar por cá para nos dar umas lições "for dummys" de AT :lol:. Era mais uma excelente contribuição para este fantabulástico tópico.



Amigo, não seja por isso: :mrgreen:

IBB - AT 1 Yr.gif
Fonte: YCharts


:arrow: No 1º gráfico, está o mais fácil:
SMA 50 = Simple Moving Average 50 dias (curto prazo) :arrow: Penso que pelo nome, dá perceber o que representa. :wink:
SMA 200 = Simple Moving Average 200 dias (médio prazo) :arrow: Penso que pelo nome, dá perceber o que representa. :wink:


:arrow: No 2º gráfico, ainda é mais fácil, o volume de transacções (compra e venda do activo em causa).


:arrow: No 3º gráfico, o RSI ou "Relative Strength Index" de 14 dias, índice da força do activo, que está associado ao "momentum", ou seja, a força (velocidade) do momento.

Simple Moving Average
Relative Strength Index



Se quiserem "brincar" 1 pouco, deixo-vos o link:
:arrow: iShares Nasdaq Biotechnology Technical Chart
Editado pela última vez por Visitante em 28/3/2014 16:38, num total de 2 vezes.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por hpalma87 » 28/3/2014 16:02

Chico_laranja Escreveu:Isto está a subir de nível :clap:

AT :pray: daqui a pouco venho cá e só vejo gráficos com linhas de tendência, resistências e um monte de coisas do qual também gostaria de aprender e nada como este tópico e o excelente prof Rick a explicar o bê-a-bá :clap:

Rick, se não te sentires à vontade pede ao Ulisses para passar por cá para nos dar umas lições "for dummys" de AT :lol:. Era mais uma excelente contribuição para este fantabulástico tópico.


+1

Isso dava um jeitão à malta, porque já li algumas coisas, mas com tanta informação que se junta nos livros quando acabo de ler surgem ainda mais duvidas porque foi muita informação de uma vez.

Agradeço desde já a quem se quiser dar a esse grande trabalho.

Abraço
Hélio Palma
 
Mensagens: 16
Registado: 25/1/2014 17:19

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 28/3/2014 15:53

Isto está a subir de nível :clap:

AT :pray: daqui a pouco venho cá e só vejo gráficos com linhas de tendência, resistências e um monte de coisas do qual também gostaria de aprender e nada como este tópico e o excelente prof Rick a explicar o bê-a-bá e entramos em força no market timing.

Rick, se não te sentires à vontade pede ao Ulisses para passar por cá para nos dar umas lições "for dummys" de AT :lol:. Era mais uma excelente contribuição para este fantabulástico tópico.
Editado pela última vez por chico_laranja em 28/3/2014 16:04, num total de 1 vez.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], caganixo7, carlifer, Cem pt, Jmdm, macau5m, PAULOJOAO e 379 visitantes