Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por dejumentoeuvou... » 9/9/2014 16:04

bluechips Escreveu:
Dado que os posts foram apagados, mal ou bem, não vou repescar o assunto, pois cada vez tenho menos paciência e estímulos ZERO para falar um pouco sobre outlook de perspetivas futuras, visto que a maioria gosta muito de analisar o track record e pouco o projetado forward. Para além de que o que mais interessa a uma grande parte dos visitantes do tópico, é mais uma filosofia preguiçosa do tipo "discos pedidos", do género: Rick, indica aí o melhor fundo de capitalização flexível dos EUA. Eu já analisei alguns fundos apresentados por alguns foristas que no final nem sequer agradeceram, e depois o mau feitio ... é do BedRock.

Quando se apontam as limitações técnicas e desconformidades do rácio do Nobel Sharpe e da Hipótese do Mercado Eficiente, cai o carmo e a trindade, ou quando se questionam os erros básicos de fabrico do projetista divino (ver a minha assinatura), à qual vou acrescentar mais uma, que é o excesso de testosterona nos homens, poder provocar cancro na próstata, quando a gente sabe que a testosterona é fundamental para irmos jogar bilhar com um taco firme e hirto. Será que isto é o castigo divino pelo excesso de pecado?

Um abraço,
bluechips


BedRock, o preço da sabedoria e da competência é a incompreensão da maioria. Um fórum, para ser fórum, tem de aceitar todo o tipo de intervenções, desde que cumpridas as regras. Por isso, por aqui se vêem contributos de grande valor, mas outros...bem, nem vale a pena adjectivá-los. Se isto se restringisse à qualidade, tornar-se-ia uma newsletter paga. Então, sim, podiam pedir os discos à vontade.

Apenas queria saber que fundos é que tinhas em mente quando falaste do Brasil porque deste mercado sigo apenas o etf EWZ e não sei se te referias a este. Sabendo os tickers ou isin poderia ver se os consigo estudar (a mp que me enviaste esvaneceu-se entretanto).

No gráfico que deixo do EWZ não me sinto à vontade com posições longas dado que a 2ª metade da mm 34 parece serpentear para o lado e entretanto o preço vai perdendo força ascendente. Esta pode ser uma das tais hipóteses em que o ar quente vai descer ou em que o taco, gozando com a resistência, lá acaba por perder firmeza.

Abraço
De jumento eu vou...
Anexos
ewz.jpg
 
Mensagens: 76
Registado: 28/8/2014 15:49

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 15:47

Rafaellos_00 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
Rafaellos_00 Escreveu:Boa noite,

Há algum fundo 130/30 comercializado no BEST?

:?:

Se visitarem a 1ª página, tem muitas possibilidades de reposta as vossas questões. Inclusivamente, aos fundos 130/30, que já estão mencionados há alguns meses.

Agora já sabem, antes de perguntar, ver na 1ª página, directamente ou através das ligações para outras páginas aonde possam estar as respostas que pretendem. :wink:



Sorry....

A minha questão terá sido mal colocada..... Tinha visto o fundo da Blackrock mas não o encontrava no BEST e queria saber quais dos 130/30 são possíveis de subscrever no BEST (online ou via impresso)....




Rick Lusitano (New) Escreveu:Fundos de Investimento (FI) - EUR

(...)


ACÇÕES GLOBAIS
Acções Global Capitalização Grande Crescimento
Imagem GBP - Threadneedle Global Extended Alpha Net 1 EUR Acc Morningstar [130/30]



ACÇÕES EUA
Acções EUA Capitalização Grande Crescimento
Imagem USD - Threadneedle American Extended Alpha Retail EUR Acc Morningstar [130/30] Imagem



ACÇÕES EUROPA
Acções Europa Capitalização Grande Misto
Imagem EUR - UBS European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc Morningstar [130/30] Imagem Imagem Imagem




Nota: As bandeiras simbolizam o país, aonde estão domiciliados, os fundos de investimento, estão estes, sujeitos ás condições legais existentes nesse país. A seguir ás bandeiras, coloquei a moeda do fundo original.

Legenda:
Imagem Irlanda
Imagem Luxemburgo
Imagem Portugal
Imagem Reino Unido

EUR - Euro
GBP - British Pound (Sterling)
USD - US Dollar

[130/30] Este fundo adopta a estratégia de investimento 130/30 ("130/30 funds"). Usa estratégias de investimento Long/Short e alavancagem.

Imagem FE Alpha Manager (FE Trustnet UK)
Imagem Fund Manager Rating (Citywire Global)
Imagem Subscrição via impresso
Imagem Fundo especial: fundo que pode fazer investimentos para o longo prazo ou fazer investimentos que apostam em quedas de determinas empresas ("short positions") e pode usar alavancagem (usar dinheiro emprestado, compras a crédito), podendo se traduzir num maior risco, dando origem a maiores perdas. Para uma explicação mais detalhada, ver: UBS European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc



Fonte: Fundos de Investimento (FI) - EUR (2013-10-14)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos de Investimento (FI) - EUR

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 15:41

Rafaellos_00 Escreveu:
chico_laranja Escreveu:
Rafaellos_00 Escreveu:Boa noite,

Há algum fundo 130/30 comercializado no BEST?

:?:


Na página anterior o BR falou do BlackRock BSF European Opportunities Extn E2 mas certamente haverá outros.



Esse não encontro no BEST...ou estou a ver mal?



O BlackRock BSF European Opportunities Extn E2 foi fechado para novas subscrições. Antes só seria possível através de impresso.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 15:30

Mouro_Emprestado Escreveu:Gostei da analogia do B&H = Vinho/Cerveja.

É que um copo de vinho (tinto) ou um fino à refeição até faz bem à saúde (desde que não seja vinho a martelo ou cerveja quente :lol: :lol: :lol: ).


Também depende do tamanho do copo. :mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 9/9/2014 15:19

dejumentoeuvou... Escreveu:
bluechips Escreveu:Boas,

Vamos lá então repor o andamento deste tópico, senão algumas mentes podem também ficar bloqueadas por falta de treino.
Abr,
bluechips


Bluechips,

Tópico reaberto mas com posts eliminados, nomeadamente aquele em que te referias ao Brasil e ao "pagamento" de um almoço caso se verificasse certo acontecimento.
Podes reproduzir tal tese para verificação?

Abraço
De jumento eu vou...


Dado que os posts foram apagados, mal ou bem, não vou repescar o assunto, pois cada vez tenho menos paciência e estímulos ZERO para falar um pouco sobre outlook de perspetivas futuras, visto que a maioria gosta muito de analisar o track record e pouco o projetado forward. Para além de que o que mais interessa a uma grande parte dos visitantes do tópico, é mais uma filosofia preguiçosa do tipo "discos pedidos", do género: Rick, indica aí o melhor fundo de capitalização flexível dos EUA. Eu já analisei alguns fundos apresentados por alguns foristas que no final nem sequer agradeceram, e depois o mau feitio ... é do BedRock.

Quando se apontam as limitações técnicas e desconformidades do rácio do Nobel Sharpe e da Hipótese do Mercado Eficiente, cai o carmo e a trindade, ou quando se questionam os erros básicos de fabrico do projetista divino (ver a minha assinatura), à qual vou acrescentar mais uma, que é o excesso de testosterona nos homens, poder provocar cancro na próstata, quando a gente sabe que a testosterona é fundamental para irmos jogar bilhar com um taco firme e hirto. Será que isto é o castigo divino pelo excesso de pecado?

Um abraço,
bluechips
Editado pela última vez por bluechips em 9/9/2014 15:38, num total de 2 vezes.
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 15:11

chico_laranja Escreveu:
bluechips Escreveu:
Nós temos que saber ensinar a travar um carro e alertar para os perigosos da alta velocidade, mas quando estamos numa auto-estrada quase deserta e em linha reta, temos que saber ensinar a acelerar até certos limites de conforto do condutor e de segurança do automóvel que temos na mão


O problema BR é que quem é novo nestas andanças não tem noção de qual é o limite em que entra em velocidade excessiva não para o carro mas para o "kit de unhas"

Só depois de se partir todo contra um rail é que passa a conhecer esses limites e muitas vezes é tarde pois quando se despistou morreu =;

Não temos todos que seguir o teu modo de estar nos mercados pois nem todos têm disponibilidade para tal e tens que aceitar isso mesmo que não gostes.

Para muitos a média é mais que boa pois bate de longe os DPs e não exige grandes esforços/dedicação do investidor.

Há uma escala para investimentos
risco 0 - Não há/utopia
risco 1 - DP
risco 2 - Certificados de Aforro e quejandos
risco 3 -
risco 4 -
risco 5 - Uma estratégia Buy & Hold com meia dúzia de activos
risco 6 -
risco 7 -
risco 8 - Market Timing longo
risco 9 -
risco 10 - Market Timing agressivo

Os espaços são propositados pois os saltos não são todos iguais e convém figurar isso

O retorno a longo prazo é maior conforme se progride na escala de risco acima definida. O potencial de perdas catastróficas também.

Eu sigo uma estratégia de B&H com nuances de MT e num plano médio (55%obrigs/45%Acções e parte das acções está em sectores defensivos como bens de consumo e infraestruturas) pois não tenho disponibilidade para estar todos os dias em cima da situação. A minha maior nuance em relação ao B&H puro é que não tenho a relação fixa pois há momentos mais propícios a acções e outros a obrigações.

A estratégia de B&H é excelente para quem antes só olhava para os DPs de ano a ano ou de 6 em 6 meses quando vencia. Basicamente no B&H fazem o mesmo: No momento em que venceria o DP=reforço da carteira fazem o reforço/rebalanceamento conforme a sua estratégia e esquecem que o têm durante 6meses/1 ano.

Na tua estratégia pura e simplesmente tal não é viável pois estás a fazer análises e investimentos com bases temporais de dias/semanas. É altamente stressante e com uma majoração nos retornos que talvez não compense o tempo/stress dispendidos.

Não quero entrar nessa guerra de B&H Vs Gestão activa pois é uma guerra oca e bacoca pois o público alvo é diferente.

Podemos até fazer uma relação com a tabela de risco, o produto(ter noção do risco do produto), o público alvo e um pequeno aparte.
Risco 1 - DP - Leite - Bebé que nada sabe
Risco 3 - Certificados de aforro - Sumo - Crianças que já têm gosto mas não têm noção do mundo real
Risco 6 - B&H - Cerveja/vinho - A adolescência e o período ideal para experimentação. Alguns neste período de experimentação abusam ignorando avisos da malta sénior e acabam por morrer estupidamente na flor da idade. Mas não se deve proibir essa experimentação desde que seja moderada
Risco 10 - Market Timing Agressivo - bebidas branca - Para séniores - quem sabe o que faz. Mesmo assim não se deve abusar senão a cirrose moi com uma força grotesca o fígado e os ataques cardíacos e AVCs são mato para quem não tem cuidado e não vai bebendo bebidas/ensinamentos dos outros grupos

Infelizmente a malta é toda compelida, quando chega a adolescência a tentar alcançar a maioridade e por isso metem-se nos shots e nos drink spikings e em vez de curtirem à brava a pensar que os seniores é que curtem a vida acabam em coma alcoólico numa valeta e abandonados pelos amigos que os incentivaram a beber mais um shot.

Isto vai longo e só espero que haja respeito pelas opções tomadas por cada um tal como tento ao máximo respeitar as outras opiniões.

Peço desde já à Moderação que venha com a cavalgaria pois estou novamente a abrir a caixa de pandora e a desenterrar o machado de guerra da luta B&H Vs Gestão activa pelo que, e olhando para o histórico, segundo a AT estou a quebrar uma barreira que impedia um bull nesta guerra.

Mas como disse e volto a dizer é uma guerra oca e bacoca pois destinam-se a públicos alvo diferentes.

Nestes últimos tempos tenho estado a fazer um flashback aqui no caldeirão e é bastante pedagógico ler o tópico do BES a partir de Maio deste ano. Sabemos o desfecho mas é ver que por vezes as ilusões pagam-se caro e há gente a ludibriar-se facilmente com o que se diz aqui e ali e temo que possa haver gente a ludibriar-se com a estratégia do BR pois não estão preparados para tal, ao contrário dele.

O meu aviso é apenas nesse sentido pois não estou a atacar ninguém. Cuidado que nem todos estão preparados para essa estratégia e até parece engraçado/aliciante 5, 7, 8% em 1 ou 2 meses mas numa semana isto pode esfumar-se e enquanto que o BR, que está atento e todos os dias em cima do acontecimento carregou no botão de vender o incauto só o verá ao fim de uns dias e o que era um lucro jeitoso passou a um lucro miserável ou até passou a ser um prejuízo.



Chico, estavas inspirado. :wink:

Continuas a melhorar a tua performance de aumento de conhecimentos. Tu és um dos casos em que fico orgulhoso, por ver o teu crescimento na literacia financeira. Continua a melhorar. \:D/ :clap: :clap:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 15:07

VirtuaGod Escreveu:
dejumentoeuvou... Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu: Conheço um tipo, chamado John Paulson, que está perder milhões com o Ouro, desde o ano passado. E o Ackman apesar de campanhas para mandar abaixo a Herbalife, não está a ser bem sucedido, com os milhões investidos a shortar a Herbalife.


Os clientes deles é que estão a perder. Eles continuam na boa. Lá como cá. Acho que não será preciso apontar o dedo.

De jumento eu vou...

John Paulson’s Funds Clock Strong Returns in 2013

http://blogs.wsj.com/moneybeat/2013/11/ ... s-in-2013/

Ackman Gains 30% [YTD in 2014] With Burger King, Herbalife Wagers

http://www.bloomberg.com/news/2014-08-2 ... agers.html

É tão fácil falar do que não se sabe....



No que relatei, referi-me apenas ás posições longas em Ouro pelo John Paulson e nas posições curtas na Herbalife pelo Ackman, que anda em campanha mediatica para mandar abaixo a Herbalife, para ganhar com as quedas.

Dos teus links:

The Wall Street Journal Escreveu:Mr. Paulson — who started betting big on gold in 2010 — continues to watch his gold fund bleed. He told investors that he doesn’t plan to add to the holdings of this fund, which had $1 billion mostly of his own money at the start of the year. After clocking losses of 63% so far this year, that fund is down to about $370 million.


Bloomberg Escreveu:A month after Bill Ackman’s disastrous attempt to expose fraudulent behavior by nutrition company Herbalife Ltd.,

(...)

Profitability of his short wager against Herbalife in part depends on the outcome of a U.S. Federal Trade Commission investigation into the Los Angeles-based company as well as the cost of the options Pershing has bought in the company, which profit from a drop in Herbalife shares.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 9/9/2014 14:51

Amiais Escreveu:Voltando a este bom post do Chico
chico_laranja Escreveu:(...)
Façam um plano
- Quanto aceito de perdas até resgatar?
- Quanto aceito de perdas num dia?
- Até quando vou estar dentro?
- Até que ponto o meu dinheiro fica exposto a uma hecatombe?
- Nunca invistam nesta parte mais "arriscada/especulativa" dinheiro que vos faça falta caso tenham percas de 30-40-50%.
- Sigam o plano. "Tinha em mente perdas até 10%, atingi o stop mental mas estou dentro e espero que volte a subir.....(2 meses depois)..... Credo. Estou a perder 30% mas isto há-de subir...." Há fundos que ainda estão por recuperar dos crashs de 2007/2008.


Estou interessado em perceber qual seria o stop mental que devemos considerar para cada fundo. Eu estava a considerar 2x o desvio padrão do ano anterior, como patamar superior (ganhos) e inferior (perdas). Que dizem?


Amiais,

Na minha opinião os valores a adoptar para o stop loss ou o stop profits, não devem ter como referência o desvio padrão do ano anterior, pois o mesmo pode ser bastante atípico (outlier), para o bem e para o mal, mas também não excluia totalmente este factor. A nossa base para o estabelecimento de stops deve ser a maior ou menor dificuldade que achamos para a recuperação das perdas (break even) de um stop loss ou para o evitar de umas futuras perdas imprevistas num stop profits.

Quanto à stop loss, para fundos acionistas, eu diria que a mesma, de uma maneira geral, se deve situar entre 12-15% de perdas, perdas estas que podem ser apenas relativas a um determinado período temporal e não serem perdas absolutas do tempo total do investimento, o qual até pode ser positivo. Vou dar um exemplo: em março deste ano resgatei um fundo de biotecnologia quando o mesmo teve no último mês de então umas perdas relativas de cerca de 13%, não obstante eu ter depois um lucro liquido de 51% (já deduzidas as mais-valias). Desta maneira evitei parte do forte downside de correção, pois se continuasse investido (all time) iria derreter a grande maioria dos lucros. Há cerca de 3 semanas reentrei novamente no fundo quando verifiquei que a cotação da UP de então na nova subscrição era sempre superior à cotação da UP de há 1 semana atrás, 1 mês ou 3 meses atrás, que me dava assim bastantes garantias que a correção já tinha terminado, e em que no último mês de então o lucro desse fundo era da ordem dos 12%.

Se se resgatar um fundo com 12%, 15% ou 20% de perdas, então para se atingir o break even (recuperação das perdas), a nova subscrição deve ter depois um lucro de 13.64%, 17.65% ou 25.00% respetivamente. Assim, estabelecer uma stop loss superior a 15%, pode ser dificil atingir o break even no prazo de 1 ano, e na minha maneira de ver devem ser evitados investimentos de lucro zero em períodos de 2 ou mais anos consecutivos.

Quanto ao stop profits, aí a coisa é mais relativa que absoluta, quando comparada com a stop loss, isto porque temos que deixar correr os lucros de acordo com as potencialidades futuras do fundo e das suas perdas ou ganhos passados, isto porque existe uma onda de swing nos preços ao longo do tempo, com um comprimento de onda e uma amplitude variáveis e específicas dos ciclos de negócio.
Voltando ao exemplo da biotecnologia: eu em finais de fevereiro deste ano estava com um lucro bruto da ordem de 85%, mesmo que estabelecesse um stop profits altíssimo de 50%, vocês já viram quanto é que eu deixava de lucrar?
Assim, a meu ver o stop profits deve ser estabelecido muito em função dos lucros absolutos que estejam a ser obtidos no total do tempo do investimento desse fundo, e, como é lógico, em função do ciclo do mercado e dos fundamentais do fundo.

O meu fundo da biotecnologia da Franklin, para um período de 3 anos, apresenta um DP de 19.47%, uma rentabilidade média de 46.46% e um RS de 1.97. Se neste fundo fosse aplicado o stop profits de 2DP (3 anos) dava 38.94%, sendo então evidente que este valor era baixo para o stop profits e uma loucura extremamente elevada para o stop loss.

O controlo da forte erosão de uma carteira é feito à custa do controlo dos fortes downsides e não tanto do controlo dos fortes upsides.

Abr,
bluechips
Editado pela última vez por bluechips em 9/9/2014 17:14, num total de 2 vezes.
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

As Bunds

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 14:45

Allianz Global Investors Escreveu:
Rendimientos bajos de los bonos federales alemanes. ¡Vayan acostumbrándose!
by Allianz
11:52 on September 04 2014

0019c6d09d40148400fe0f79c6d09d40148400fe0f7.png

Por: Brian Tomlinson, especialista de renta fija en Allianz Global Investors.

Publicado en el blog “ Always look at the bond side of life



Los rendimientos de los bonos alemanes se han derretido igual que un helado en un caluroso día de verano.

Los bajos rendimientos de los bonos federales alemanes llegaron para quedarse.

Muchos inversores siguen negándose a aceptar esta realidad.


A lo largo de 2014, he venido escuchando razonamientos básicamente emocionales como los siguientes:

«Los bonos federales alemanes a diez años son caros» ( yo: «¿Por qué?» )

«El rendimiento es demasiado bajo» (yo: «¿Comparado con qué?» )

«Los rendimientos deben subir» (yo: «¿Por qué?» )

«¡ Alemania NO es Japón!» ( yo: «¿Está seguro?» )

000426dbf6801484010819d426dbf6801484010819d.png


Hechos poderosos que justifican los bajos rendimientos de los bonos federales alemanes:

1. La inflación sigue bajando:


0038da15f8601484010c7788da15f8601484010c778.png

Los rendimientos siguen a la inflación o a las expectativas de inflación... y estas han venido cayendo durante todo 2014.

2. Disminución de la oferta:

- Menor emisión de deuda pública alemana: unos 17.000 millones de euros menos en 2015 que en 2014 (fuente: Bloomberg).

- Déficit presupuestario del 0 %: en la actualidad, Alemania ha alcanzado el equilibrio presupuestario para 2014, su déficit presupuestario será del 0 % en 2015 y está obligada a alcanzar un equilibrio presupuestario en 2016: no es probable que aumente la oferta de bonos.

3. Demanda elevada:

- Garantías: algunos grandes gestores de inversiones solamente aceptarán bonos federales alemanes como garantías de operaciones extrabursátiles abiertas en euros con bancos. Estos participantes siempre necesitan comprar bunds para mantener las garantías.

- Opción del marco alemán: en el improbable caso de que se produzca una ruptura del euro, los inversores querrán recibir marcos alemanes, cuyo valor podría incrementarse un 30 % con respecto al euro o a las nuevas monedas de los países periféricos

Perspectivas:

Dado que la inflación de la zona del euro no da señales de invertir su tendencia descendente hacia el 0,0 %, y considerando que es muy probable que el BCE lleve a cabo una flexibilización cuantitativa en 2015, ¿a alguien le sorprende que los rendimientos de los bonos federales alemanes y los de los bonos periféricos europeos sigan cayendo?



Fonte: Allianz Global Investors/Unience - Rendimientos bajos de los bonos federales alemanes. ¡Vayan acostumbrándose! (September 04 2014)
https://www.unience.com/blogs-economia-finanzas/allianz_global_investors/rendimientos_bajos_de_los_bonos_federales_alemanes__vayan_acostumbrandose
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por dejumentoeuvou... » 9/9/2014 14:35

Amiais Escreveu:Estou interessado em perceber qual seria o stop mental que devemos considerar para cada fundo. Eu estava a considerar 2x o desvio padrão do ano anterior, como patamar superior (ganhos) e inferior (perdas). Que dizem?


Porque não o desvio-padrão dos últimos 5 anos?
E se o fundo não tiver um ano?
É uma matéria muito subjectiva.
Quiçá aquando da criação do fundo isso deveria ser devidamente estudado por forma a fazer parte da apresentação do produto à clientela.

De jumento eu vou...
 
Mensagens: 76
Registado: 28/8/2014 15:49

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 9/9/2014 13:49

Acho que até aí depende de cada um Amiais.

Os mais conservadores deverão aceitar 1 Desvio Padrão para desencadear a ordem de venda e os mais afoitos 2 ou até 2.5 DP.

Para mim talvez 1.75 será um valor mais objectivo pois se está em queda vertiginosa, tocando nos 1.75 -> Dar a ordem de venda -> A ordem ser efectiva se o rumo se mantiver deve bater nos 2 DPs que falas.

É uma questão pertinente e que dá bastantes dores de cabeça aos traders pois esses têm stops automáticos e a velocidade é muito superior.

Os traders activos poderão dar aqui umas luzes sobre para o que olham quando definem stops.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 13:42

Amiais Escreveu:Voltando a este bom post do Chico
chico_laranja Escreveu:(...)
Façam um plano
- Quanto aceito de perdas até resgatar?
- Quanto aceito de perdas num dia?
- Até quando vou estar dentro?
- Até que ponto o meu dinheiro fica exposto a uma hecatombe?
- Nunca invistam nesta parte mais "arriscada/especulativa" dinheiro que vos faça falta caso tenham percas de 30-40-50%.
- Sigam o plano. "Tinha em mente perdas até 10%, atingi o stop mental mas estou dentro e espero que volte a subir.....(2 meses depois)..... Credo. Estou a perder 30% mas isto há-de subir...." Há fundos que ainda estão por recuperar dos crashs de 2007/2008.


Estou interessado em perceber qual seria o stop mental que devemos considerar para cada fundo. Eu estava a considerar 2x o desvio padrão do ano anterior, como patamar superior (ganhos) e inferior (perdas). Que dizem?



A resposta é a mais fácil possível. :wink:

Os Stops mentais são aquilo que permitir dormir descansado á noite. :wink:

Eu opto por adequar os Stops a cada fundo:
-5% para acções conservadoras e obrigações (DP até 10%)
-10% para ações moderadas (DP 10-15%)

-15% para acções risco elevado (DP 15-20%)
-20% para acções risco especulativo (DP superior 20%)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 9/9/2014 12:54

Voltando a este bom post do Chico
chico_laranja Escreveu:(...)
Façam um plano
- Quanto aceito de perdas até resgatar?
- Quanto aceito de perdas num dia?
- Até quando vou estar dentro?
- Até que ponto o meu dinheiro fica exposto a uma hecatombe?
- Nunca invistam nesta parte mais "arriscada/especulativa" dinheiro que vos faça falta caso tenham percas de 30-40-50%.
- Sigam o plano. "Tinha em mente perdas até 10%, atingi o stop mental mas estou dentro e espero que volte a subir.....(2 meses depois)..... Credo. Estou a perder 30% mas isto há-de subir...." Há fundos que ainda estão por recuperar dos crashs de 2007/2008.


Estou interessado em perceber qual seria o stop mental que devemos considerar para cada fundo. Eu estava a considerar 2x o desvio padrão do ano anterior, como patamar superior (ganhos) e inferior (perdas). Que dizem?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por dejumentoeuvou... » 9/9/2014 12:32

bluechips Escreveu:Boas,

Vamos lá então repor o andamento deste tópico, senão algumas mentes podem também ficar bloqueadas por falta de treino.
Abr,
bluechips


Bluechips,

Tópico reaberto mas com posts eliminados, nomeadamente aquele em que te referias ao Brasil e ao "pagamento" de um almoço caso se verificasse certo acontecimento.
Podes reproduzir tal tese para verificação?

Abraço
De jumento eu vou...
 
Mensagens: 76
Registado: 28/8/2014 15:49

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 9/9/2014 11:21

Boas,

Vamos lá então repor o andamento deste tópico, senão algumas mentes podem também ficar bloqueadas por falta de treino.

O rácio EUR/USD em 15 julho de 2014 era de 1.3627, agora no presente momento em que escrevo é de 1.2859. Ou seja, de 15 de julho a 9 de setembro, o EUR desvalorizou face ao dólar em 5.97%, em pouco mais de 1.5 meses.

Esta percentagem de ganho cambial de cerca de 6%, neste curto período, é a mesma percentagem de juros que pago anualmente por uma alavancagem que fiz em novembro de 2012, alavancagem essa que representava então cerca de 10% do total do dinheiro do portfolio. A alavancagem é cara em Portugal, ainda não me arrependi, pelo contrário, mas não a recomendo, apesar do que ganhei em termos cambiais, em pouco mais de 1.5 meses, dá para pagar a totalidade dos juros de 7 anos da alavancagem e ainda sobra dinheiro (cerca de 75% da minha carteira é em USD e 25% em EUR).

No tópico, cada vez é mais complicado falar sobre outlook de perspetivas futuras dos mercados e de alocações táticas de curto prazo, pois caso a gente se engane, vêm logo os do costume cairem-nos em cima com os seus comentários ácidos e um monte de resultados do passado, estatisticamente mal comparados ou falaciosos, logo não há, por assim dizer, uma total liberdade de pensamento, desde que este seja diferente da maioria.
Ou seja, é uma liberdade de pensamento condicionada, e ninguém de bom senso, que possa ter ideias alternativas à maioria dominante, vai ter pachorra para aturar este tipo de coisas durante muito tempo, temos pena ...
Por outro lado, é relativamente fácil criticar, por reação, um post de uma pessoa com ideias diferentes das nossas, mais dificil será com certeza funcionar, por ação, na elaboração de posts e aguentar com as reações enviasadas. Por vezes os elogios podem não significar competência de quem os faz e/ou de quem os recebe, e não nos devemos endeusar com os elogios, porque aí a nossa auto-confiança pode ficar sobrevalorizada e depois podemos ficar menos atentos e ter um downside de resultados.

Se se fizesse a seguinte pergunta à maioria dos licenciados dos ramos das ciências - O ar quente sobe sempre, sim ou não?, eu não tinha grandes dúvidas que a maioria das respostas era Sim, quando a resposta correta é Não. Nem sempre o que é óbvio é o correto.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por Ulisses Pereira » 5/9/2014 13:58

bluechips, é o último aviso que deixamos: Ou deixas este tom intimidatório ou terás que procurar outro espaço para escreveres sobre Bolsa.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 5/9/2014 13:55

VG,

Para quando apresentas o teu modelo fundamentado de alocação do portfolio em ações, obrigações e liquidez? É que tinhas deixado isso no ar, e a concretização de um grande post sobre a matéria, segundo eu depreendi, estaria só dependente da tua ausência de preguiça. Será que ainda sentes essa preguiça ou ela já passou para se ver finalmente esse post?

Abr,
bluechips
Editado pela última vez por bluechips em 5/9/2014 14:06, num total de 1 vez.
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 5/9/2014 13:18

MME5 Escreveu:Fizeram-me andar 2 paginas para trás para ler o que estava a acontecer, isto mais parece uma novela mexicana :mrgreen: VirtuaGod, tu não tens pinta para artista de novelas deixa-te disso tu és bom é naquilo que fazes e muito melhor no sumo que vais deixando naquilo que escreves isso sim é que é importante aqui para o forum, continua na tua linha de redacção :P que eu aprecio e aprendo com ela eu e muitos dos que seguem e se dão ao trabalho de acompanhar este tópico e o teu, aos que não acompanham desde o principio podem sempre ler durante o fim de semana.

Bem haja VirtuaGod


Já me apercebi :mrgreen: Mas sou uma pessoa que tenta sempre mostrar o meu ponto de vista aos outros (sem necessáriamente os tentar convencer a fazer o mesmo que eu). Mas já me apercebi que há batalhas que perco e pessoas que se recusam a compreender e aceitar as opções dos outros. Já desisti LOL e ontem já optei por ter outra postura no caldeirão daqui para a frente, mais em linha com o que dizes pois realmente nem gosto e nem sou bom actor em telenovelas!! :wink: (e desgasta-me que é uma cena estranha)!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por MME5 » 5/9/2014 13:02

Fizeram-me andar 2 paginas para trás para ler o que estava a acontecer, isto mais parece uma novela mexicana :mrgreen: VirtuaGod, tu não tens pinta para artista de novelas deixa-te disso tu és bom é naquilo que fazes e muito melhor no sumo que vais deixando naquilo que escreves isso sim é que é importante aqui para o forum, continua na tua linha de redacção :P que eu aprecio e aprendo com ela eu e muitos dos que seguem e se dão ao trabalho de acompanhar este tópico e o teu, aos que não acompanham desde o principio podem sempre ler durante o fim de semana.

Bem haja VirtuaGod
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 697
Registado: 26/10/2013 19:07

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 5/9/2014 13:00

@Tridion Pk quem é que quer ser mediano? Todas as pessoas tentam ser especiais, crescemos com os nossos pais a dizer que somos especiais, numa cultura em que ser o melhor é que vale a pena, "Go big or go home". Depois somos atingidos pela realidade, apercebemo-nos que somos 1 em 6 biliões e longe de sermos os mais inteligentes, que o que os nossos pais queriam dizer era que somos especiais para eles e que o "Go Big or go home" em média não funciona muito bem.

É a mesma razão pela qual as pessoas continuam a jogar na lotaria e a ir a casinos. Este artigo é interessante tb pois mostra o outro lado da procura pelo sucesso: http://blogs.reuters.com/felix-salmon/2 ... the-world/

@Artista Romeno Concordo a 100%.

bluechips Escreveu:a gestão 100% passiva é, em termos teóricos, um atentado à inteligência humana.


Concordemos em discordar.

VirtuaGod Escreveu:Achas que uma pessoa que opta por ter rentabilidades de 7% ao ano duplicando o capital todos os 10 anos é acéfalo?


bluechips Escreveu:Eu não chamei acéfalo a ninguém


Quando uma pessoa acaba uma frase com "?" é uma pergunta não uma afirmação.

Concordo a 100% com a conversa ser em círculo (e obrigado pela explicação do que é uma conversa em círculo, já agora). Seguimos caminhos diferentes, acho estranho é não aceitares isso ou estares sempre a "deitar abaixo" quem segue um caminho diferente do teu.
Editado pela última vez por VirtuaGod em 5/9/2014 13:02, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Ulisses Pereira » 5/9/2014 12:22

Há aqui malta demasiado excitada para o que admitimos no caldeirão.

bluechip, vais de provocação em provocação. Acredito que seja um estilo mas quem aqui escreve sobre mercados não tem que estar a levar com bocas agressivas.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 5/9/2014 12:15

dejumentoeuvou... Escreveu:
"Normalíssimo" e "pequenez" dizem respeito aos resultados e não à pessoa, uma vez que surgiram no contexto da comparação da performance dos gestores portugueses com os gestores que citaste (nenhum deles me impressiona mas tudo é uma questão de gosto por esta ou aquela pessoa ou método). Por isso não são ataques pessoais, no sentido em que colocas a questão. Contudo, como outra foi a tua interpretação das minhas palavras e uma vez que o juízo sobre a ofensa não pode ficar nas mãos do ofensor, retiro tudo o que disse a esse respeito e peço-te desculpa pelo uso daquela linguagem.
Vamos supor que eu sou gestor e obtenho uma valorização de 10% e que tu, também gestor, obtens muito mais. Se disseres que a minha valorização foi normalíssima quando comparada com, por exemplo, o benchmark histórico do sp500 e que fui pago mas não passei da mediania, não é um ataque pessoal, estás apenas a constatar factos.
É verdade que com alguns gestores profissionais não discuto, pois receio pelo bem-estar deles após o confronto argumentativo. Não será o teu caso.
Sejas ou não profissional, deixemos então prosseguir a discussão, pois já vi que por vezes deitas um olho ao marketwatch e pareces gostar dos textos do Morgan Housel.


Fico contente que tenha sido mal entendido, talvez provocado por uma interpretação pessoal ao queres referiste à performance.

Se queres usar como "Benchmark" o S&P terá de ser o S&P ajustado ao risco.

Alguém que tem 6% de rentabilidade com metade do risco do S&P 500 (quando este subiu 10% como referiste), bateu o benchmark. Claro que o risco é com cada um e é individual. Pessoamente considero o S&P ajustado ao risco como um bom benchmark, e só assim às vezes descobre Alpha "encapotado". às vezes o gestor bateu o S&P em 10% mas teve 20% de mais risco, o que na minha opinião faz com que não tenha batido o benchmark.

Mas muitas pessoas não usam o S&P como benchmark. Pessoalmente tb considero a carteira da Morgan Stanley (acho) que eles pôem nuns reports que é uma carteira mista de "Asset Allocation".

Há muitos bons benchmarks, na minha opinião ao investir deves logo de inicio definir um, para ver se a tua gestão está a ser bem feita!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 5/9/2014 12:12

Calma pessoal

Já aqui disse e volto a dizer.

ESSA DISCUSSÃO NÃO FAZ SENTIDO.

O Lazy-portfolio é ideal para quem é Lazy porque quer, não pode ser activo ou não tem conhecimentos/jeito/feeling para ser activo.

A Gestão activa é a ideal para os que têm conhecimentos, tenacidade e disponibilidade para andar a procurar debaixo de tudo o que é pedra na praia da Arrijana em Aljezur 8-) para encontrar "negócios da china" e que se aproxima grandemente do trading diário. Mas para isso é preciso andar sempre em cima do acontecimento. Uma distracção ou uma semana de férias sem acesso a informação e ao broker pode deitar um ganho jeitoso para o lixo muito facilmente.

Agora se uma é melhor que a outra.... blá blá.... depende da pessoa e é aqui que ainda não chegaram :evil: .

Cada um usa os instrumentos que quer. Se se sente confortável e está contente então está-se bem pois é sinal que está contente com a relação ganhos/risco. Quem não está procura mais e tenta outras abordagens.

É por isso que há pessoas que estão contentes com os DPs. É onde se sentem confortáveis e aceitam o ganho que têm com eles. Eu senti-me desconfortável/descontente e saltei para outro mundo. Passei a ter outros lucros mas outras preocupações.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 5/9/2014 10:25

Calma :roll: Cada um pode ter a sua técnica de investimento, o nosso amigo BR pode adorar bacalhau à lagareiro e considera-lo o melhor prato do mundo mas o VG pode ter opinião diferente. A gestão activa pode funcionar se estiveres em cima do mercado, se preferires uma atitude à la depósitos a prazo [referia pelo Chico creio], algo (muito) mais passivo será melhor.
Para descontrair deixo-vos um cartoon do Dlibert (acho q é de 2011, altura em que o Ouro luzia muito). :wink:
Anexos
136549.strip.gif
Técnica de investimento Dilbert
136549.strip.gif (49.2 KiB) Visualizado 5266 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 5/9/2014 10:21

maj.lraep Escreveu:Caro Virtuagod e Tridion,

Não vale a pena discutirem com o ser desprezível. A culpa fundamentalmente é da moderação que decidiu expulsar quem defendia os investidores, e deixa continuar por aqui este parasita que não percebe nada de finanças e prefere levar os investidores para estratégias onde eles vão perder dinheiro.

Foi opção da moderação do fórum, agora é levar com o ser desprezível até o infinito.
(Ainda por cima ele tem imenso tempo livre para dizer "baboseiradas" que não interessa a rigorosamente ninguém)

Quem gosta de gestão ativa pode ir perdendo dinheiro por aqui, ouvindo mentiras do ser desprezível.

Quem prefere gestão passiva tem de obedecer às indicações da moderação do fórum e sair.


Este user deve ser o ghorez e tenho a comunicar ao forum que acabei de denunciar à moderação esta linguagem desprezível utilizada pelo mesmo que só incorpora ataque 100% pessoal (eu dou sempre a cara dos meus actos, pelo que não poderia denunciar sem o tornar público). Quanto ao não perceber nada de finanças, segundo o user, eu gostava de fazer um teste teórico-prático com ele para depois se avaliar o nível de saber de cada um, porque pelo pouco que li dos posts do user não encontrei ainda nenhuma diferenciação que nos permita concluir que ele percebe alguma coisa de finanças.
Editado pela última vez por bluechips em 5/9/2014 10:34, num total de 1 vez.
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO, Pedromoreiraaaa, Phil2014 e 283 visitantes