Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Aberdeen Asset Management PLC

por Rick Lusitano (New) » 28/10/2013 17:44

Aberdeen Asset Management PLC

Ainda há pouco tempo, falava no tópico "Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)", sobre fundos de uma gestora relativamente desconhecida em Portugal, sem expressão na comercialização de fundos de Portugal, segundo a Morningstar Portugal, apenas três fundos desta gestora são comercializados em Portugal, um de Acções Brasil, outro de Obrigações Brasil e um de Mercado Monetário Curto Prazo EUR. Mas é a 2ª maior gestora europeia, segundo a Bloomberg, a Aberdeen Asset Management PLC. Segundo a mesma Bloomberg, a Aberdeen, investe 56% do total do montante gerido por ela, em acções, desses 56%, 2/3 são em acções de Emergentes Globais e Ásia-Pacifico, para comparação, desse total de acções, só investe 2,8% em acções do Reino Unido, mesmo sendo uma gestora Escocesa, e 0,9% em acções da Europa. É uma gestora especializada nos mercados Emergentes, principalmente nos asiáticos, em que a mesma tem alguns dos melhores fundos de investimento nas suas categorias respectivas, são fundos que recolherem a preferência dos investidores, como por exemplo, os Espanhóis. A classe comercializada em Espanha é a "A2", estes fundos não são comercializados em Portugal, segundo a Morningstar Portugal, mas eventualmente poderá se interrogar o Banco Best, sobre a possibilidade de se poder subscrever, esta classe ou outra classe destinada a investidores de retalho. Os fundos desta gestora, mais usados em Espanha, são os seguintes:

ACÇÕES EMERGENTES GLOBAL
Acções Emergentes Global
USD
Imagem USD - Aberdeen Global - Emerging Markets Equity Fund A2 USD Acc Morningstar

Acções Emergentes Global Capitalização Pequena/Média
USD
Imagem USD - Aberdeen Global - Emerging Markets Smaller Companies Fund A2 Morningstar



ACÇÕES ÁSIA
Acções Ásia Pacífico ex Japão Capitalização Pequena/Média
USD
Imagem USD - Aberdeen Global - Asian Smaller Companies Fund A2 Morningstar



ACÇÕES JAPÃO
Acções Japão Capitalização Pequena/Média - EUR Hedged
EUR
Imagem JPY - Aberdeen Global - Japanese Smaller Companies Fund A2 EUR Hedged Acc Morningstar




Site Internet: http://www.aberdeen-asset.com




No momento, em que escrevo este artigo, tomei conhecimento, através do site Unience, que os dois fundos de Acções Emergentes Global, foram fechados parcialmente, não havendo lugar a subscrições de novos clientes, apenas podem investir os investidores já existentes, mas um intermediário financeiro, que já comercialize estes fundos, pode continuar a comercializar estes fundos, mesmo a novos investidores. Porque a Aberdeen, considera os intermediários financeiros, como investidores, devido a estes, englobarem os investimentos dos seus clientes. Quem quiser saber mais, deixo o link para o artigo da Unience sobre este fecho parcial a novos clientes. Assim como outro link, também para um artigo da Unience, sobre o fecho dos fundos a novas subscrições.

Unience - Aberdeen Global Emerging Markets... ¿Está cerrado o no? - https://www.unience.com/blogs-economia-finanzas/fondos-de-inversion/aberdeen_global_emerging_markets_esta_cerrado_o_no

Unience - Fondos de inversión que cierran... ¿Buena o mala señal? - https://www.unience.com/blogs-financieros/Kaloxa/fondos_de_inversion_que_cierran_buena_o_mala_senal




Nota: As bandeiras simbolizam o país, aonde estão domiciliados, os fundos de investimento, estão estes, sujeitos ás condições legais existentes nesse país. A seguir ás bandeiras, coloquei a moeda do fundo original.

Legenda:
Imagem Luxemburgo

EUR - Euro
JPY - Japanese Yen
USD - US Dollar
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/10/2013 11:13

Amiais Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Não sendo a temática principal do tópico, e não fazendo publicidade de propósito. Apenas para informar:

Imagem

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=GotoView&SWEView=BEST+ETF+Description+View

Já tinha visto esta informação noutro lado ... e o que muda? Não percebi a diferença entre o antes e depois deste anuncio BEST/iShares ... a nível de impostos/mais-valias por exemplo.



Vi agora o video. :wall:
É uma explicação algo confusa de algo bastante simples, sobre a compra e venda de ETFs.

Pelo que percebi e vendo o PDF dos "Produtos disponíveis", o Banco Best fez uma parceria com a iShares para começar a comercializar ETFs da iShares em Portugal. Será apenas a possibilidade de se poder subscrever mais ETFs, neste caso, da iShares, maior parte deles são domiciliados na Irlanda, com alguns domiciliados na Alemanha, em várias moedas, EUR, USD, GBP, CHF e até em MXN (Peso Mexicano) :shock: , e com distribuição de dividendos e de acumulação. Apenas alarga a oferta disponível de ETFs para se subscrever em Portugal. A nível da fiscalidade é como nos fundos de investimento "normais" sediados na Irlanda, ou seja, baixos impostos no domicilio (Irlanda). Nos ETFs domiciliados nos EUA, leva-se com impostos pesados nos EUA e depois aqui em Portugal levavas mais outra carga de impostos, terias que activar o acordo sobre dupla tributação, através do W8-BEN, e já se sabe como funciona com as plataformas do SaxoBank. :evil:

Nota: A iShares/Banco Best, gostam da Bloomberg para cotações dos ETFs. Para além dos ISIN, colocou os simbolos dos ETFs na Bloomberg, tem de se acrescentar : antes das últimas 2 letras.

PDF dos ETFs da iShares comercializados pelo Banco Best:
https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/5672-03-ISH-LatAm-ProductRangeGuide-Portuguese_COBRANDED.pdf


Banco Best Escreveu:iShares
O Banco Best estabeleceu uma parceria com a iShares a líder mundial de ETF para a distribuição de 131 novos produtos em Portugal.
A partir de hoje, o Banco Best inicia a distribuição dos primeiros ETF da iShares registados em Portugal junto da CMVM, dando mais um passo na inovação da oferta de produtos de investimento para os investidores nacionais.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/10/2013 10:47

Morningstar Espanha Escreveu:Fund Times

La tabla del día: Aumento de las correlaciones
La diversificación de cartera se ha vuelto más complicada tras la crisis por el aumento de las correlaciones

Fernando Luque 16/10/2013

Una de las consecuencias que ha tenido y está teniendo la crisis financiera sobre las carteras de los inversores es el aumento de las correlaciones entre las principales clases de activos. Para demostrarlo hemos construido dos matrices de correlaciones entre los principales índices representativos del mercado americano, la primera con datos del 2003 al 2008 y la segunda, con datos más recientes del 2008 al 2013.

Correlaciones, 2003-08
Morningstar - Correlaciones, 2003-08.jpg
Morningstar - Correlaciones, 2003-08.jpg (55.97 KiB) Visualizado 21385 vezes


Correlaciones, 2008-13
Morningstar - Correlaciones, 2008-13.jpg
Morningstar - Correlaciones, 2008-13.jpg (55.86 KiB) Visualizado 21385 vezes


Fuente: Morningstar Direct



Está claro que las correlaciones han aumentado y que esto dificulta la construcción de carteras, pero, ¿significa esto que hay que abandonar este concepto? Por supuesto que no. La diversificación entre activos que muestran un comportamiento dispar sigue siendo a nuestro juicio la mejor manera de reducir el riesgo de las carteras. Además en la tabla más reciente se aprecia cómo la renta fija de calidad (medida por un índice como el Barclays US Aggregate Bond) sigue mostrando una correlación muy baja con los principales índices bursátiles (S&P 500, MSCI EAFE o MSCI EM).



Fonte: Morningstar Espanha - La tabla del día: Aumento de las correlaciones
http://www.morningstar.es/es/news/112895/la-tabla-del-d%C3%ADa-aumento-de-las-correlaciones.aspx
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por Amiais » 28/10/2013 10:36

Rick Lusitano Escreveu:Não sendo a temática principal do tópico, e não fazendo publicidade de propósito. Apenas para informar:

Imagem

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=GotoView&SWEView=BEST+ETF+Description+View

Já tinha visto esta informação noutro lado ... e o que muda? Não percebi a diferença entre o antes e depois deste anuncio BEST/iShares ... a nível de impostos/mais-valias por exemplo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/10/2013 10:29

Não sendo a temática principal do tópico, e não fazendo publicidade de propósito. Apenas para informar:

Imagem

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=GotoView&SWEView=BEST+ETF+Description+View
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por visitanteO1 » 28/10/2013 2:28

Rick Lusitano Escreveu:Assim de repente, vê-se baixas correlações, esperava maior retorno no longo prazo. Também não tenho a certeza de quais os pesos mais correctos para cada um dos fundos, para a carteira ter a melhor optimização possível.

Se posso sugerir, podias dar tua opinião (pode ser uma breve opinião), tú melhor que ninguém, interpretas os trabalhos que fazes e principalmente depois de já teres feito algumas comparações de fundos.


Introduzi mais um grafico, na sequencia de uma reposta do file 112, para ajudar a indentificar onde cada solução se situa e aumentei o histórico dos fundos.

Acho interessante, como a rentabilidade e o devio padrão, pouco variam (equal %) entre os dois periodos (long e short DB), provavelmente divido á "parede" (grafico Returns Distribution) do E.S. Monetário - baixa volatilidade

Rick Lusitano Escreveu:Esclarece-me, considerastes os dividendos que o fundo da Threadneedle distribui (apesar de ser 1 fundo de ACC)? E que os retornos do ES Monetários já são líquidos de impostos (convinha que para uma comparação mais correcta, que todos os retornos tivessem a mesma fiscalidade)?


bem apontado :clap:

não estou a considerar dividendos - e tenho evitado simular com fundos que fazem distribuiçao de dividendos - porque ainda estou a tentar perceber como identificar/calcular as datas da entregas das distribuições

e também não levei em consideração esse pequeno grande detalhe dos impostos - novamente, tenho evitado "misturar" fundos com caracteristicas diferentes de impostos e como aparentemente a legislação vai mudar brevemente, o problema vai deixar de existir :-" :-"
 
Mensagens: 46
Registado: 21/10/2013 21:14

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por VirtuaGod » 27/10/2013 15:33

Rick Lusitano Escreveu:Oh VG, nem parece teu. :mrgreen:

As diferenças são 2:
:arrow: As condições comerciais do fundo em USD que o João escolheu são melhores, principalmente o Ratio de costes netos = 0.87% vs. Ratio de costes netos = 2.11% dos fundos em EUR e USD da classe N. É a diferença entre os big players e o investidores de retalho. :twisted:


Pois, eu ainda não me apercebi como descobriste que ele estava a usar a versão "I". Ng usa ISINs...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por Joao_87 » 27/10/2013 15:22

Rick Lusitano Escreveu:

João, estás a comparar classes diferentes do mesmo fundo, o fundo em USD, que estás a comparar é para grandes investidores. Se o pessoal, já acha caro, os preços das UPs dos fundos da ING, então repara nos minimos de investimento inicial desse FT em USD: :shock:

Templeton Glbl Total Return I Acc $.gif


É so 5 milhões de USD :!: :mrgreen:

A classe correcta dos FT comercializados pelo Best é a "N":
USD: Templeton Glbl Total Return N Acc $ - http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04HS3

Rentabilidades anuais (%) 30-09-2013
2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 30-09
3.82 -1.27 1.58 28.40 22.58 1.53 17.11 -2.97

Medidas de volatilidade 30-09-2013
Desv.Padrão(3a.) 7.94 %
Rentabilidade média 6.41 %

Rácio de Sharpe 0.71



Tá explicado então, a diferença nas rentabilidades. Ainda vou ter de juntar mais um bocadinho até entrar nesses fundos de 5M :lol:

Mas de qualquer modo, o meu ponto de vista mantem-se. O de classe N, perde ali um bocado de rentabilidade, mas até agora foi o que me pareceu melhor para um lazy-porfólio. O ano de 2008 continua a ser positivo, bem como o de 2011 e o unico que parece mais fraquinho é mesmo este, um ano de fortes ganhos para as acções! Pelo que fazendo dupla com as acções globais, seria mais um ano (bastante) positivo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 73
Registado: 23/8/2013 23:32

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 27/10/2013 10:40

visitante01, grandes testes. :clap: Vais nos habituar mal. :mrgreen:

Assim de repente, vê-se baixas correlações, esperava maior retorno no longo prazo. Também não tenho a certeza de quais os pesos mais correctos para cada um dos fundos, para a carteira ter a melhor optimização possível.

Esclarece-me, considerastes os dividendos que o fundo da Threadneedle distribui (apesar de ser 1 fundo de ACC)? E que os retornos do ES Monetários já são líquidos de impostos (convinha que para uma comparação mais correcta, que todos os retornos tivessem a mesma fiscalidade)?

Se posso sugerir, podias dar tua opinião (pode ser uma breve opinião), tú melhor que ninguém, interpretas os trabalhos que fazes e principalmente depois de já teres feito algumas comparações de fundos.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 27/10/2013 10:22

SumonedSkull Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
Amiais Escreveu:Tenho para já duas carteiras de longo-prazo uma principal onde tenciono ter a maior diversificação possível (com 10/12 fundos) e outra em estilo lazy que tem neste momento dois fundos, um de stock e outro de bonds, para este estou a considerar se meto um 3o ou mesmo 4o componente que seria algo do mercado monetário ou aquele fundo das infraestruturas (tenho lido os teus posts com atenção ;-) )
Que fundo de Bonds sugerias para um Lazy Portfolio? Pimco Diversified Income? Eu na altura meio a pontapé meti o Franklin Templeton Global Total Return H1 (não sei bem porque sempre gostei deste FT).



Dos fundos de obrigações globais, o FT é o meu favorito, mas tenho consciência, que é o mais arriscado das Obrigações Globais, mas também é o que dá melhores retornos. :lol:

A ideia de 1 "lazy portfolio", é ter o mínimo de activos em carteira, devido principalmente aos custos associados (compra, reforço, rebalanceamento, venda) e com as menores correlações entre eles. Um exemplo disso, é os "lazy portfolios" de ETFs e nos fundos de investimento "normais" (FI), em Portugal, esta questão não se coloca nos FI, podes fazer um portfolio com o número de FI que quiseres. Se a opção for fazer 1 "lazy portfolio" de FI, é escolher o menor número de FI e descorrelacionados entre si.

Teoricamente, optaria:
ACÇÕES GLOBAIS
Imagem GBP - Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc

OBRIGAÇÕES GLOBAIS - EUR HEDGED
Imagem USD - PIMCO Global Bond Fund E Acc EUR (Hdg)

Em dúvida
MERCADO MONETÁRIO
Imagem EUR - Espirito Santo Monetário

MATÉRIAS-PRIMAS
Imagem EUR - Invesco Balanced-Risk Allocation E

Porque esta selecção? Porque teoricamente, o fundo PIMCO é mais defensivo e menos correlacionado com as acções. Enquanto, que devido á política de investimento do FT Global TR ou PIMCO DI (menos arriscado do que o FT), ser mais arriscada, com obrigações de menor qualidade, como por exemplo, obrigações de emergentes, governamentais de baixa qualidade, são fundos correlacionados com os mercados accionistas. Ou seja, são fundos, que se valorizam mais, com o aumento do apetite dos mercados pelo risco, tal como as acções/fundos de acções, sendo o FT, mais arriscado (e correlacionado com o risco) do que o PIMCO DI.

Digo teoricamente, porque ainda não fiz confrontações entre os vários fundos, para ver os melhores resultados entre as várias possibilidades. Por isso não sei se escolheria 1 fundo de mercado monetário e 1 fundo de matérias-primas. O fundo da Invesco, não é 1 fundo de matérias-primas, mas oferece exposição a elas, através dos ETFs que tem em carteira. Teria que calcular os pesos para cada 1 dos fundos, para melhor optimizar a carteira. Esta minha alocação inicial de um portfolio de 4 fundos, tem algumas vantagens já visíveis, 4 fundos com 4 países de domicilio diferentes e com 3 moedas de fundos originais diferentes. :wink:

O fundo de infra-estructuras, eu escolheria-o para uma carteira de longo-prazo de maior diversificação. Ou no limite, num "lazy portfolio", em que retiraria uma pequena fatia do fundo Acções Globais, para dar a ele, pois ele, apesar de geograficamente e de capitalização bolsista, ele ser diversificado (mas tem um peso desproporcional na Zona Euro), em sectores económicos de acções, ele não é tão diversificado como o fundo da Threadneedle.



o lazy portfolio que estou a planear:

40% Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc
30% Invesco Balanced Risk Allocation
20%Templeton Glbl Total Return N Acc
10% PIMCO Global Real Return

o pimco real return tem uma correlação baixa com todos os outros fundos e tem retorno superior ao es monetário
o templeton tem mais correlação com acções que o pimco global bond, mas tem menos correlação com o invesco e o real return. Tambem tem melhor rendimento que o pimco global bond

o que acham?


O PIMCO Real Return (RR) não é um fundo de "Mercado Monetário" como o ES Monetário, ele é um fundo de "Obrigações Globais Indexadas á Inflação - EUR Hedged". É natural que o PIMCO RR que tem obrigações de prazos superiores, dê mais retorno, e principalmente porque são indexadas á inflação (TIPS). O PIMCO é bom fundo, mas para uma carteira mais diversificada, com mais fundos do que 1 "lazy portfolio", ele é um fundo especializado de obrigações. Se for para te protegeres da inflação, tens outros fundos da PIMCO, que tem TIPS incluídas na categoria de obrigações governamentais (a categoria, a que pertencem as TIPS), as fundos de acções, principalmente, com acções da categoria de Bens de Consumo, são uma cobertura para a inflação, e tens o Invesco, com matérias-primas que são óptimas para cobrir a inflação, e que também tem futuros de índices de acções (para além que é um fundo com políticas de investimento flexíveis, sendo a protecção contra inflação, uma delas).
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 27/10/2013 9:56

Amiais Escreveu:Fiz um backtest rápido. 50% Stock e 50% Bond desde 2007/07 que é quando tenho dados. Sem rebalanceamento, e sem novos investimentos.
A primeira imagem com o FT TR H1
Imagem
e a segunda com Pimco GB
Imagem


Amiais Escreveu:PS: Analisando rapidamente as imagens, parece-me que:

2008/09 --> Melhor com FT
2011 --> Melhor com PGB
2013 --> ~= FT/PGB


Bons testes, Amiais. Que conclusão práctica tiras? Dividir os 50% de Bonds? 25/25% de FT e PGB? E lá se vai o "lazy portfolio" de poucos fundos? :lol:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 27/10/2013 9:47

Joao87 Escreveu:(...)

A verdade é que não é facil encontrar um fundo com essas caracteristicas, mas seria qualquer coisa como este:
Templeton Glbl Total Return
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR0553B

(infelizmente está em USD e a versão Hedged perde uma consideravel rentabilidade comparavelmente )

Mas se reparares, o facto de ter essa mesma diversificação, permitiu-lhe superar o Annus Horribilis de 2008 com uma performance de +2,79%, quando todos os mercados accionistas sofreram fortes quedas, e inclusive o Pimco Global Bond sofreu uma queda superior a 6%.

Ou seja, nunca carteira com esses 2 fundos O de Acções Globais ( que acho muito bom! ) e o Pimco Global tinhamos uma queda de - 38% - 6% = - 44%.
Numa com esse mesmo de Acções Globais e o Templeton tinhamos -38% + 2% = -36 %

No ano seguinte ( recuperação de 2009 ) no primeiro caso iriamos ter uma subida de 28% + 17% = 45% contra uma subida de 28% + 30% = 58%


Joao87 Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:@Joao87
Os "lazy portfolios", ainda não foram postos em prática por mim, por falta de tempo. Tenho que fazer testes ás melhores combinações. :oops:
Não gostas do "Templeton Global Total Return N Acc €" (não tem Hedge), que é uma versão do fundo original em USD?


Sim, era examente a esse que me tava a referir.

E em comparativamente á versão em USD, ás de reparar que fica sempre um bocado (na minha opinião, bastante significativo) aquém.


Versão Eur
2007 2008 2009 2010 2011 2012
-1.03 0.75 29.56 22.60 1.53 16.71

Desv.Padrão(3a.) 8.14 %
Rentabilidade média 6.41 %
Rácio de Sharpe 0.69

Versão USD
2007 2008 2009 2010 2011 2012
-0.12 2.79 30.02 24.05 2.83 18.55

Desv.Padrão(3a.) 7.96 %
Rentabilidade média 7.74 %
Rácio de Sharpe 0.86



João, estás a comparar classes diferentes do mesmo fundo, o fundo em USD, que estás a comparar é para grandes investidores. Se o pessoal, já acha caro, os preços das UPs dos fundos da ING, então repara nos minimos de investimento inicial desse FT em USD: :shock:

Templeton Glbl Total Return I Acc $.gif
Templeton Glbl Total Return I Acc $.gif (7.29 KiB) Visualizado 21520 vezes


É so 5 milhões de USD :!: :mrgreen:

A classe correcta dos FT comercializados pelo Best é a "N":
USD: Templeton Glbl Total Return N Acc $ - http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04HS3

Rentabilidades anuais (%) 30-09-2013
2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 30-09
3.82 -1.27 1.58 28.40 22.58 1.53 17.11 -2.97

Medidas de volatilidade 30-09-2013
Desv.Padrão(3a.) 7.94 %
Rentabilidade média 6.41 %

Rácio de Sharpe 0.71


VirtuaGod Escreveu:
Joao87 Escreveu:E em comparativamente á versão em USD, ás de reparar que fica sempre um bocado (na minha opinião, bastante significativo) aquém.


Custo de fazer hedge provavelmente!!


Oh VG, nem parece teu. :mrgreen:

As diferenças são 2:
:arrow: As condições comerciais do fundo em USD que o João escolheu são melhores, principalmente o Ratio de costes netos = 0.87% vs. Ratio de costes netos = 2.11% dos fundos em EUR e USD da classe N. É a diferença entre os big players e o investidores de retalho. :twisted:
:arrow: Pelo que confirmei, o outro fundo FT que João usou, é o EUR sem Hedge (Templeton Glbl Total Return N Acc €), logo a diferença é o câmbio do USDEUR, porque o fundo original da FT é USD e é feita a conversão câmbial da valorização do fundo original em USD para o fundo em EUR. Portanto ao compares os retornos entre os FT classe "N" EUR sem Hedge vs. USD, a diferença que vês, é a taxa de cambio EURUSD.


(Há uns meses atrás, criei um post no Unience dedicado ao Hedge cambial e usei os FT Global Total Return, como exemplos...)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por visitanteO1 » 27/10/2013 0:19

Rick Lusitano Escreveu:Se a opção for fazer 1 "lazy portfolio" de FI, é escolher o menor número de FI e descorrelacionados entre si.

Teoricamente, optaria:
ACÇÕES GLOBAIS
Imagem GBP - Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc

OBRIGAÇÕES GLOBAIS - EUR HEDGED
Imagem USD - PIMCO Global Bond Fund E Acc EUR (Hdg)

Em dúvida
MERCADO MONETÁRIO
Imagem EUR - Espirito Santo Monetário

MATÉRIAS-PRIMAS
Imagem EUR - Invesco Balanced-Risk Allocation E


interessante... :-"
Editado pela última vez por visitanteO1 em 28/10/2013 2:01, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 46
Registado: 21/10/2013 21:14

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por bananaman » 26/10/2013 22:51

Rick Lusitano Escreveu:
Amiais Escreveu:Tenho para já duas carteiras de longo-prazo uma principal onde tenciono ter a maior diversificação possível (com 10/12 fundos) e outra em estilo lazy que tem neste momento dois fundos, um de stock e outro de bonds, para este estou a considerar se meto um 3o ou mesmo 4o componente que seria algo do mercado monetário ou aquele fundo das infraestruturas (tenho lido os teus posts com atenção ;-) )
Que fundo de Bonds sugerias para um Lazy Portfolio? Pimco Diversified Income? Eu na altura meio a pontapé meti o Franklin Templeton Global Total Return H1 (não sei bem porque sempre gostei deste FT).



Dos fundos de obrigações globais, o FT é o meu favorito, mas tenho consciência, que é o mais arriscado das Obrigações Globais, mas também é o que dá melhores retornos. :lol:

A ideia de 1 "lazy portfolio", é ter o mínimo de activos em carteira, devido principalmente aos custos associados (compra, reforço, rebalanceamento, venda) e com as menores correlações entre eles. Um exemplo disso, é os "lazy portfolios" de ETFs e nos fundos de investimento "normais" (FI), em Portugal, esta questão não se coloca nos FI, podes fazer um portfolio com o número de FI que quiseres. Se a opção for fazer 1 "lazy portfolio" de FI, é escolher o menor número de FI e descorrelacionados entre si.

Teoricamente, optaria:
ACÇÕES GLOBAIS
Imagem GBP - Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc

OBRIGAÇÕES GLOBAIS - EUR HEDGED
Imagem USD - PIMCO Global Bond Fund E Acc EUR (Hdg)

Em dúvida
MERCADO MONETÁRIO
Imagem EUR - Espirito Santo Monetário

MATÉRIAS-PRIMAS
Imagem EUR - Invesco Balanced-Risk Allocation E

Porque esta selecção? Porque teoricamente, o fundo PIMCO é mais defensivo e menos correlacionado com as acções. Enquanto, que devido á política de investimento do FT Global TR ou PIMCO DI (menos arriscado do que o FT), ser mais arriscada, com obrigações de menor qualidade, como por exemplo, obrigações de emergentes, governamentais de baixa qualidade, são fundos correlacionados com os mercados accionistas. Ou seja, são fundos, que se valorizam mais, com o aumento do apetite dos mercados pelo risco, tal como as acções/fundos de acções, sendo o FT, mais arriscado (e correlacionado com o risco) do que o PIMCO DI.

Digo teoricamente, porque ainda não fiz confrontações entre os vários fundos, para ver os melhores resultados entre as várias possibilidades. Por isso não sei se escolheria 1 fundo de mercado monetário e 1 fundo de matérias-primas. O fundo da Invesco, não é 1 fundo de matérias-primas, mas oferece exposição a elas, através dos ETFs que tem em carteira. Teria que calcular os pesos para cada 1 dos fundos, para melhor optimizar a carteira. Esta minha alocação inicial de um portfolio de 4 fundos, tem algumas vantagens já visíveis, 4 fundos com 4 países de domicilio diferentes e com 3 moedas de fundos originais diferentes. :wink:

O fundo de infra-estructuras, eu escolheria-o para uma carteira de longo-prazo de maior diversificação. Ou no limite, num "lazy portfolio", em que retiraria uma pequena fatia do fundo Acções Globais, para dar a ele, pois ele, apesar de geograficamente e de capitalização bolsista, ele ser diversificado (mas tem um peso desproporcional na Zona Euro), em sectores económicos de acções, ele não é tão diversificado como o fundo da Threadneedle.



o lazy portfolio que estou a planear:

40% Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc
30% Invesco Balanced Risk Allocation
20%Templeton Glbl Total Return N Acc
10% PIMCO Global Real Return

o pimco real return tem uma correlação baixa com todos os outros fundos e tem retorno superior ao es monetário
o templeton tem mais correlação com acções que o pimco global bond, mas tem menos correlação com o invesco e o real return. Tambem tem melhor rendimento que o pimco global bond

o que acham?
 
Mensagens: 14
Registado: 26/10/2013 22:38

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por Joao_87 » 26/10/2013 19:54

Amiais muito boas essas imagens!

Fica bastante mais perceptivel.

Com o templeton, a queda foi mais curta em 2008 e o resultado final é uma diferença de quase 10% de lucro. Com o templeton a passar a barreira dos 40% para os 30% do pimco (aproximadamente)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 73
Registado: 23/8/2013 23:32

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por Amiais » 26/10/2013 19:37

PS: Analisando rapidamente as imagens, parece-me que:

2008/09 --> Melhor com FT
2011 --> Melhor com PGB
2013 --> ~= FT/PGB
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por Amiais » 26/10/2013 19:28

Fiz um backtest rápido. 50% Stock e 50% Bond desde 2007/07 que é quando tenho dados. Sem rebalanceamento, e sem novos investimentos.
A primeira imagem com o FT TR H1
Imagem
e a segunda com Pimco GB
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por VirtuaGod » 26/10/2013 19:27

Joao87 Escreveu:E em comparativamente á versão em USD, ás de reparar que fica sempre um bocado (na minha opinião, bastante significativo) aquém.


Custo de fazer hedge provavelmente!!
Editado pela última vez por VirtuaGod em 26/10/2013 19:52, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por Joao_87 » 26/10/2013 19:24

Rick Lusitano Escreveu:@Joao87
Os "lazy portfolios", ainda não foram postos em prática por mim, por falta de tempo. Tenho que fazer testes ás melhores combinações. :oops:
Não gostas do "Templeton Global Total Return N Acc €" (não tem Hedge), que é uma versão do fundo original em USD?


Sim, era examente a esse que me tava a referir.

E em comparativamente á versão em USD, ás de reparar que fica sempre um bocado (na minha opinião, bastante significativo) aquém.


Versão Eur
2007 2008 2009 2010 2011 2012
-1.03 0.75 29.56 22.60 1.53 16.71

Desv.Padrão(3a.) 8.14 %
Rentabilidade média 6.41 %
Rácio de Sharpe 0.69

Versão USD
2007 2008 2009 2010 2011 2012
-0.12 2.79 30.02 24.05 2.83 18.55

Desv.Padrão(3a.) 7.96 %
Rentabilidade média 7.74 %
Rácio de Sharpe 0.86
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 73
Registado: 23/8/2013 23:32

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 26/10/2013 17:52

@Joao87
Os "lazy portfolios", ainda não foram postos em prática por mim, por falta de tempo. Tenho que fazer testes ás melhores combinações. :oops:
Não gostas do "Templeton Global Total Return N Acc €" (não tem Hedge), que é uma versão do fundo original em USD?
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por Joao_87 » 26/10/2013 16:10

Rick Lusitano Escreveu:
Amiais Escreveu:Tenho para já duas carteiras de longo-prazo uma principal onde tenciono ter a maior diversificação possível (com 10/12 fundos) e outra em estilo lazy que tem neste momento dois fundos, um de stock e outro de bonds, para este estou a considerar se meto um 3o ou mesmo 4o componente que seria algo do mercado monetário ou aquele fundo das infraestruturas (tenho lido os teus posts com atenção ;-) )
Que fundo de Bonds sugerias para um Lazy Portfolio? Pimco Diversified Income? Eu na altura meio a pontapé meti o Franklin Templeton Global Total Return H1 (não sei bem porque sempre gostei deste FT).



Dos fundos de obrigações globais, o FT é o meu favorito, mas tenho consciência, que é o mais arriscado das Obrigações Globais, mas também é o que dá melhores retornos. :lol:

A ideia de 1 "lazy portfolio", é ter o mínimo de activos em carteira, devido principalmente aos custos associados (compra, reforço, rebalanceamento, venda) e com as menores correlações entre eles. Um exemplo disso, é os "lazy portfolios" de ETFs e nos fundos de investimento "normais" (FI), em Portugal, esta questão não se coloca nos FI, podes fazer um portfolio com o número de FI que quiseres. Se a opção for fazer 1 "lazy portfolio" de FI, é escolher o menor número de FI e descorrelacionados entre si.

Teoricamente, optaria:
ACÇÕES GLOBAIS
Imagem GBP - Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc

OBRIGAÇÕES GLOBAIS - EUR HEDGED
Imagem USD - PIMCO Global Bond Fund E Acc EUR (Hdg)

Em dúvida
MERCADO MONETÁRIO
Imagem EUR - Espirito Santo Monetário

MATÉRIAS-PRIMAS
Imagem EUR - Invesco Balanced-Risk Allocation E

Porque esta selecção? Porque teoricamente, o fundo PIMCO é mais defensivo e menos correlacionado com as acções. Enquanto, que devido á política de investimento do FT Global TR ou PIMCO DI (menos arriscado do que o FT), ser mais arriscada, com obrigações de menor qualidade, como por exemplo, obrigações de emergentes, governamentais de baixa qualidade, são fundos correlacionados com os mercados accionistas. Ou seja, são fundos, que se valorizam mais, com o aumento do apetite dos mercados pelo risco, tal como as acções/fundos de acções, sendo o FT, mais arriscado (e correlacionado com o risco) do que o PIMCO DI.

Digo teoricamente, porque ainda não fiz confrontações entre os vários fundos, para ver os melhores resultados entre as várias possibilidades. Por isso não sei se escolheria 1 fundo de mercado monetário e 1 fundo de matérias-primas. O fundo da Invesco, não é 1 fundo de matérias-primas, mas oferece exposição a elas, através dos ETFs que tem em carteira. Teria que calcular os pesos para cada 1 dos fundos, para melhor optimizar a carteira. Esta minha alocação inicial de um portfolio de 4 fundos, tem algumas vantagens já visíveis, 4 fundos com 4 países de domicilio diferentes e com 3 moedas de fundos originais diferentes. :wink:

O fundo de infra-estructuras, eu escolheria-o para uma carteira de longo-prazo de maior diversificação. Ou no limite, num "lazy portfolio", em que retiraria uma pequena fatia do fundo Acções Globais, para dar a ele, pois ele, apesar de geograficamente e de capitalização bolsista, ele ser diversificado (mas tem um peso desproporcional na Zona Euro), em sectores económicos de acções, ele não é tão diversificado como o fundo da Threadneedle.


Esta ideia do lazy-portfolio é algo que tenho vindo a pensar com mais insistência ultimamente.

E percebo o que dizes ao escolheres esse Pimco, como representante das obrigações.
No entanto, para mim, não o considero representativo. Isto porque tem na sua carteira qualquer coisa como 92% Investment Grade. Isto num ano negativo (como este) para IG, sujeita-se a levar o rombo que está a levar. E num ano positivo para os restante tipos de obrigações, fica de fora!

Na minha opinião, se queremos realmente algo Global, tem de possuir activos dos varios tipos. Sejam eles, Investment Grade, High Yield ou Emergentes. Depois caberá ao gestor decidir os pesos de cada activo consoante o que achar melhor.
Agora impor logo á partida que a esmagadora maioria dos activos será IG, é ficar preso ao que de bom e mau isso poderá trazer.

A verdade é que não é facil encontrar um fundo com essas caracteristicas, mas seria qualquer coisa como este:
Templeton Glbl Total Return
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR0553B

(infelizmente está em USD e a versão Hedged perde uma consideravel rentabilidade comparavelmente )

Mas se reparares, o facto de ter essa mesma diversificação, permitiu-lhe superar o Annus Horribilis de 2008 com uma performance de +2,79%, quando todos os mercados accionistas sofreram fortes quedas, e inclusive o Pimco Global Bond sofreu uma queda superior a 6%.

Ou seja, nunca carteira com esses 2 fundos O de Acções Globais ( que acho muito bom! ) e o Pimco Global tinhamos uma queda de - 38% - 6% = - 44%.
Numa com esse mesmo de Acções Globais e o Templeton tinhamos -38% + 2% = -36 %

No ano seguinte ( recuperação de 2009 ) no primeiro caso iriamos ter uma subida de 28% + 17% = 45% contra uma subida de 28% + 30% = 58%
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 73
Registado: 23/8/2013 23:32

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 26/10/2013 8:34

Amiais Escreveu:Nos fundos sectoriais meteste aí uns engraçados, adorei este:
LU0332193001 - ING (L) Invest Consumer Goods HX Acc

a entrada é 1 UP :lol: até que vi o preço da UP, ~2500 euros ... :wall: :cry:


Para mim, esse é o mal dos fundos da ING, de ser é só 1 UP de investimento mínimo inicial. :wall:
Por isso, é que esse fundo, está na secção intitulada "EM OBSERVAÇÃO :: "WATCHLIST"" da minha listagem de fundos em EUR [Fundos de Investimento (FI) - EUR (2013-10-14)].
Esse fundo ainda não tem 5 anos de existência, mas podes ver as performances estatísticas dele a 5 anos, através do fundo em USD, as performances estatísticas de ambos são muito parecidas.

Só coloquei os fundos da ING, porque outros leitores, podem quer investir, apesar de ser só 1 UP mínima. :evil:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Projecto X - Fundos à la carte

por Amiais » 25/10/2013 19:12

Nos fundos sectoriais meteste aí uns engraçados, adorei este:
LU0332193001 - ING (L) Invest Consumer Goods HX Acc

a entrada é 1 UP :lol: até que vi o preço da UP, ~2500 euros ... :wall: :cry:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Investment Clock

por Rick Lusitano (New) » 24/10/2013 16:57

Investment Clock

Investment Clock.png
Investment Clock.png (173.7 KiB) Visualizado 28347 vezes


Fonte: Fidelity Worldwide Investment
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Investimentos accionistas de Bill Gates

por Rick Lusitano (New) » 23/10/2013 0:51

Para quem tem curiosidade sobre as carteiras de posições accionistas do Bill Gates. Dá para ver a diversificação por sectores económicos e por país.

Imagem

Fonte: El País - Así invierte Bill Gates su patrimonio (22 OCT 2013 - 23:26 CET)
http://economia.elpais.com/economia/2013/10/22/actualidad/1382475815_115259.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Bing [Bot], cmsbarros, Garfield, iniciado1, machadosoares31, MR32, novato, PAULOJOAO, pbasto, Shimazaki_2, trend=friend, vasco007, Xacal e 131 visitantes