Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 6/3/2014 12:49

BedRock Escreveu:
Amiais Escreveu:É impressão minha ou é difícil arranjar um fundo global de acções small/med cap? :wall:
Vi este: GS Glbl Sm Cap Core Eq E Close LU0245181838
1500e de entrada e depois 1 UP.
Small caps Europa OU Estados Unidos já se arranja mais qq coisita. :?


@Amiais:
Melhor que esse fundo da GS, em termos de DP e RS a 3 anos é este: Franklin Global SM-MD Cap Gr N Acc $ (RS 1.24 vs 1.09, DP 9.33% vs 11.42%) e o irmão deste da classe I é o único global sm-mid caps com 5 estrelas da MS. É em dólares, mas qual é o problema se o USD e o EUR são ambas moedas hard currency (nunca se vão afastar grande coisa uma da outra), e se para ter uma conta em USD eu pago Zero?
Eu tenho este fundo da Franklin. Esta gestora nas small caps global e da europa é uma referência.

Abr,
BedRock

Obrigado pela dica, eu estava tentado a ter somente fundos em EUR (para o bem ou para o mal). Como é para uma carteira pequena cuja moeda base é EUR cada vez que fizer um reforço levam-me mais uma pequena talhada em comissões. :?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 6/3/2014 12:37

BedRock Escreveu:Boas,

O fundo JPMorgan Europe Strategic Growth D (acc) EUR http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04MXS
que já recomendei e que subscrevi hà cerca de 1 mês, está com 7.54% YTD, sendo o nº 1 na morningstar.pt na categoria Europa Grande Crescimento.

Este fundo só tem 3 estrelas Morningstar, devido ao desempenho inferior ao dos seus pares em 2012 (19.8%), mas em 2013 já bombou ( 29.8%) e em 2014 continua a bombar, sabem porquê? Porque em 2012 teve um relativo fraco desempenho e assim, ao contrário da maioria dos seus pares, não está sobreaquecido. Não nos devemos deixar confundir com as 5 estrelas Morningstar nas situações de fortes rallies prolongados, e devemos olhar sempre para a performance no período de 3-5 anos atrás.

Abr,
BedRock

bedrock
tu estas em 2 frentes... :D

Muito bom fundo este da JPM.
Tenho outro da categoria Europa Grande Crescimento (o Allianz Europe Equity Growth CT EUR), mas este no último ano ficou com rentabilidade acima do que menciono.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 6/3/2014 12:27

Boas,

O fundo JPMorgan Europe Strategic Growth D (acc) EUR http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04MXS
que já recomendei e que subscrevi hà cerca de 1 mês, está com 7.54% YTD, sendo o nº 1 na morningstar.pt na categoria Europa Grande Crescimento.

Este fundo só tem 3 estrelas Morningstar, devido ao desempenho inferior ao dos seus pares em 2012 (19.8%), mas em 2013 já bombou ( 29.8%) e em 2014 continua a bombar, sabem porquê? Porque em 2012 teve um relativo fraco desempenho e assim, ao contrário da maioria dos seus pares, não está sobreaquecido.

Não nos devemos deixar confundir com as 5 estrelas Morningstar nas situações de fortes rallies prolongados, e devemos olhar sempre para a performance no período de 3-5 anos atrás, mais tempo pode ser importante ver como um fundo qualquer se comportou numa situação de crash como em 2008 ou numa situação baixista como em 2011, mas tirando isso, ir mais ao passado, para mim é museu, e eu não decido com base em museus, até porque as equipas de gestão mudam e, por vezes, a politica de investimento do fundo também muda.

Abr,
BedRock
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 6/3/2014 11:09

Amiais Escreveu:É impressão minha ou é difícil arranjar um fundo global de acções small/med cap? :wall:
Vi este: GS Glbl Sm Cap Core Eq E Close LU0245181838
1500e de entrada e depois 1 UP.
Small caps Europa OU Estados Unidos já se arranja mais qq coisita. :?


@Amiais:
Melhor que esse fundo da GS, em termos de DP e RS a 3 anos, é este: Franklin Global SM-MD Cap Gr N Acc $ (RS 1.24 vs 1.09, DP 9.33% vs 11.42%) e o irmão deste da classe I é o único global sm-mid caps com 5 estrelas da MS. É em dólares, mas qual é o problema se o USD e o EUR são ambas moedas hard currency (nunca se vão afastar grande coisa uma da outra), e se para ter uma conta em USD eu pago Zero?
Eu tenho este fundo da Franklin. Esta gestora nas small caps global e da europa é uma referência.

Abr,
BedRock
Editado pela última vez por BedRocK em 6/3/2014 12:28, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 6/3/2014 11:08

Chico_laranja Escreveu:Essa técnica não é minha nem nunca a apliquei =;

A primeira vez que vi uma descrição dela foi no tópico do VG e julgo que até foi ele que falou nesse artifício.

Eu já tinha pensado nela, mas a 1a vez que a vi escrita/explicada foi por ti, por isso atribui-te o crédito devido (ou indevido neste caso :P)
Mas voltando aos FI Globais de Small caps (low cost) alguém tem aí algum na manga?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 6/3/2014 11:01

Essa técnica não é minha nem nunca a apliquei =;

A primeira vez que vi uma descrição dela foi no tópico do VG e julgo que até foi ele que falou nesse artifício.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 6/3/2014 9:12

Rick Lusitano Escreveu:
Amiais Escreveu:É impressão minha ou é difícil arranjar um fundo global de acções small/med cap? :wall:
Vi este: GS Glbl Sm Cap Core Eq E Close LU0245181838
1500e de entrada e depois 1 UP.
Small caps Europa OU Estados Unidos já se arranja mais qq coisita. :?


Goldman Sachs. :shame:

Nesse barco, não me apanham. A GS, tem muitos interesses, e é daquelas cenas, em que o Banco, conhecendo, de antemão, as apostas dos clientes, podem ganhar muito dinheiro, á conta deles. :oh:

Dou preferência, a gestoras fora de bancos, principalmente dos grandes Americanos, Suiços e Ingleses. (GS; MS; JPM; UBS; CS; RBS; Barclays)

Mas tu não tens o Invesco SM da minha 1ª página? Tem sido jeitoso.

Um fundo que continua a surpreender é o Pictet Digital Communication. \:D/

Sim tenho, mas estava à procura de qq coisa low-cost, e estava a considerar aplicar as técnicas do chico_laranja a este fundo (comprar 1500+N, vender 1500e e ficar com as N UPs q me interessavam ter).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/3/2014 1:06

Para variar, suspeitas de manipulações dos mercados por parte dos grandes bancos, são quase sempre os mesmos. Foi na LIBOR; EURIBOR; Petróleo; FOREX, agora é no ouro. Pois se admiram que as pessoas desconfiem dos mercados e dos grandes bancos.

Lusa/Jornal de Negócios - Bancos acusados de manipulação do preço do ouro (05 Março 2014, 23:51)
http://www.negocios.pt/mercados/detalhe/bancos_acusados_de_manipulacao_do_preco_do_ouro.html



E a "brincadeira" da Ucrânia:

Jornal de Negócios - Alívio da tensão na Ucrânia renova apetite dos investidores pelo risco (05 Março 2014, 23:01)
http://www.negocios.pt/economia/detalhe/alivio_da_tensao_renova_apetite_dos_investidores_pelo_risco.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/3/2014 0:54

Leiam este artigo do David Fabian, mais um excelente artigo, (quem não quer ETFs, ignora essa parte):


David Fabian/Seeking Alpha - Finding A Foothold On The Wall Of Worry (Mar. 4, 2014 3:35 PM ET)
http://seekingalpha.com/article/2067183-finding-a-foothold-on-the-wall-of-worry


Penso exactamente o mesmo, o que a crise da Crimeia, nos fez, foi perdemos num 1 dia, e depois, recuperarmos noutro. As bolsas americanas e europeias atingiram novos máximos.
Eu perdi 1,xx% no total das minhas carteiras num 1 dia, passados 2 dias, já recuperei essa perda e aumentou a valorização das minhas carteiras em mais 1,xx%. É um bom negócio, perder 1% em 1 dia, ganhar 2% em 2 dias. :P
Vamos continuar a bombar, o mês de Fevereiro, foi excelente, depois de 1 Janeiro ranhoso, posso vir a estar errado, mas podemos ter um bom mês de Março. :-k
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/3/2014 0:42

scapy11 Escreveu:Já que se fala tanto da Crimeia e pode mexer a ExxonMobil, e a ver vamos com os nossos fundos :evil:

http://www.fool.com/investing/general/2014/03/04/10-reasons-behind-russias-invasion-of-ukraine.aspx?source=ihpsitth0000001


A cena da Ucrânia é ruído de curto prazo, daqui a uns meses, já ninguém se lembra.

De um post meu no tópico do VG:


Rick Lusitano em 04/3/2014 15:59 Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
NELASamonta Escreveu:O tópico tem tado um pouco parado.O pessoal anda pelo carnaval :lol: :lol: :lol:
É impressão minha ou as bonds, os pimcos e companhia tao a subir.
cumprimentos
bons negocios


É a Crimeia, camarada NelaSamontov. :mrgreen:

De vez, em quando, há umas tensões político-militares. No ano passado, tivemos a Coreia do Norte, China, Irão, Síria. E isto puxa pelas bonds, ouro e outras matérias-primas (principalmente, o Pitról :lol: )


DC1989 Escreveu: :-k :shame:

Imagem




A Rússia, tem interesses na Ucrânia, e não podia mostrar ao mundo, que iria entregar a Ucrânia de mão beijada, tem de se mostrar forte e difícil, senão perde poder na política mundial. E como tem republicas que querem a independência, tem de mostrar, que é forte, para conseguir manter controlo sobre elas.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/3/2014 0:35

Amiais Escreveu:É impressão minha ou é difícil arranjar um fundo global de acções small/med cap? :wall:
Vi este: GS Glbl Sm Cap Core Eq E Close LU0245181838
1500e de entrada e depois 1 UP.
Small caps Europa OU Estados Unidos já se arranja mais qq coisita. :?


Goldman Sachs. :shame:

Nesse barco, não me apanham. A GS, tem muitos interesses, e é daquelas cenas, em que o Banco, conhecendo, de antemão, as apostas dos clientes, podem ganhar muito dinheiro, á conta deles. :oh:

Dou preferência, a gestoras fora de bancos, principalmente dos grandes Americanos, Suiços e Ingleses. (GS; MS; JPM; UBS; CS; RBS; Barclays)

Mas tu não tens o Invesco SM da minha 1ª página? Tem sido jeitoso.

Um fundo que continua a surpreender é o Pictet Digital Communication. \:D/
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por scapy11 » 6/3/2014 0:29

Já que se fala tanto da Crimeia e pode mexer a ExxonMobil, e a ver vamos com os nossos fundos :evil:

http://www.fool.com/investing/general/2014/03/04/10-reasons-behind-russias-invasion-of-ukraine.aspx?source=ihpsitth0000001
 
Mensagens: 22
Registado: 6/1/2014 16:40

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 6/3/2014 0:14

É impressão minha ou é difícil arranjar um fundo global de acções small/med cap? :wall:
Vi este: GS Glbl Sm Cap Core Eq E Close LU0245181838
1500e de entrada e depois 1 UP.
Small caps Europa OU Estados Unidos já se arranja mais qq coisita. :?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por scapy11 » 5/3/2014 23:55

Obrigado Rick pelo tempo a ver a carteira.

Sim, o que estava a pensar seria depois para ir aumentando a carteira e ir construindo um portefolio consoante o que poderia.
Como tenho muitos anos pela frente até me reformar, quero ir com o tempo, aumentando o risco, visto ter mais tempo para aguentar com as perdas e por sua vez, conseguir recuperar das mesmas.

O tempo não é muito, mas lá consigo ir acompanhando os tópicos por aqui e por outros fóruns, também passo dia à frente do pc sempre vai ajudando nos tempos mais mortos 8-)
 
Mensagens: 22
Registado: 6/1/2014 16:40

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 5/3/2014 23:07

scapy11 Escreveu:Boa noite a todos,

Antes de tudo, sou daquelas users, que sigo este tópico e do VG, mas nunca comento como o Ricky disse a threads atrás :roll:
Aproveitei visto terem lançado o desafio dos 3 Mosqueteiros, para criar uma carteira de fundos. Embora o tempo não seja muito.
Estou a pensar ter uma carteira 50-50, não sei se deveria diversificar em mais algum sector, tipo Commodities ou outro.

A carteira que ponderei, após analisar as que tem no BB, foi a seguinte:

Bonds
Isin Nome Fundo Risco
LU0173776989 Nordea-1 European Covered Bond E EUR 3
LU0170474000 Templeton European Total Return N Acc € 3
LU0355584037 JPM EU Government Bd D (acc)-EUR 3
LU0189846529 AXA WF Euro Credit Plus EC EUR 3
LU0260870745 Templeton Glbl Total Return N Acc € 4

Accoes
Isin Nome Fundo Risco
LU0188151095 Franklin European Sm-Md Cap Gr N Acc € 5
LU0122612764 Franklin European Growth N Acc € 5
LU0260869903 Franklin US Opportunities N Acc € 6
LU0390137973 Templeton Frontier Markets N Acc € 5
LU0352131980 Franklin US Focus N Acc €-H1 6
LU0129338272 CS EF (Lux) Global Value B EUR 5

São fundos, como dizem low-cost, visto não gostar de entrar com muito capital, visto nao ter assim tanto.
O que acham? Que alteravam nesta carteira?
Desculpem se estiver mal formatado.

Cumps


scapy11 Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:@scapy11 e petergonçalves, amanha vou analisar mais pormenor, as vossas carteiras. Não quero fazer uma analise ás 3 pancadas. Mas antes de poder analisar, é preciso saber, algumas coisas, sobre o vosso perfil de investidor e investimento.

:arrow: Qual o vosso horizonte temporal? Quantos anos pretendem ter o investimento?

:arrow: Qual o vosso perfil de risco? Qual a maior perda de % poderiam suportar?

:arrow: Qual o vosso objectivo de retorno? O mínimo e máximo que pretendem atingir?

:arrow: Qual o total de dinheiro que pretendem investir, por causa dos mínimos de investimento dos fundos? Caso não sentiam a vontade para dizer no tópico, podem sempre mandar MP.



Boas Rick obrigado desde já, respondendo as tuas perguntas:

1- Pretendo ter o investimento entre 5-10 anos, visto ainda ter muitos anos para trabalhar, pretendo ir investindo.

2- Como ainda não sou "velho", nesta etapa aceito mais risco no portefolio de investimento. Aceitaria provavelmente perder 5-10%(embora seja dificil para qualquer um) visto ter um espaço temporal de investimento maior, e aceitar as perdas a pensar que as iria depois recuperar.

3- Não sendo muito ganancioso se me desse retornos entre 7-10%, ficaria contente com o investimento. Um minimo de 3-4%.

4 - Para já iria comecar com 500€, e ir fazendo um rebalanceamento de 6 em 6 meses na carteira, ou ir pondo mais fundos no portefolio.

Iniciei-me a cerca de 1 ano, nos FI, comecei por ir seguindo o tópico do VG, e lendo e aprendendo pelo sites e blog's que recomendavam, o tempo não é muito mas gosto desta área de investimento. Como qualquer um, quero ir aprendendo mais sobre FI e tentar ajudar e ser ajudado.

Cumps


Antes de mais, bem-vindo. \:D/

Já destes o passo mais dificil, sair da "Matrix". Descobristes que existe um mundo "novo" e tens vontade de descobrir. Esse espírito de descoberta é o mais importante, porque posso te garantir, ninguém tem formação em fundos de investimentos, somos todos auto-didactas e também aprendemos uns com os outros. Mas o 1º professor, temos de ser nós próprios. :wink:

O porquê das minhas questões, para além me ajudarem a analisar as vossas carteiras, servem, para vocês, se analisarem a vocês próprios, a ter consciência daquilo que querem e não querem.

Para 5-10 anos, até -10% de perdas, 3-4% retornos mínimos e 7-10% de retornos máximos.

Uma dica: contar com a inflação e impostos. 3% - Impostos (x 28%) = 2.16% - Inflação (1%) = 1.16% de Retorno Real ("Real Return").
Querem receber apenas este retorno liquido por ano, correndo os riscos dos mercados? Isto serve para tudo, não é só os fundos de investimento, inclui os DP, CA, CTPM, etc.


Mas voltando ao tema, pretendes uma carteira conservadora com uma pitada de picante.
Tens de ter para além das obrigações, acções de baixo risco, nada de loucuras.
Por 500 paus, não entres em tantos fundos. Mais vale, comprares poucos mas bons, e ires acrescentando outros conforme as tuas possibilidades financeiras, se quiseres. E serve para ires aprendendo a conhecer os mercados e conheceres a ti próprio.

Vamos construir 1º, a tua base da carteira.
Para pouco dinheiro, e conservador, fazia algo assim:

Scapy.gif
Seleccionar a imagem, para a ver no tamanho original.



Depois com o tempo, se quiseres, ias rebalanceando e juntando mais fundos. Neste momento, 500 EUR, 5 fundos, é suficiente, tens acções no misto e no fundo de acções, tens obrigações de risco (HY) e obrigações de qualidade. No final da imagem, estão 3 colunas, que seriam os retornos, que terias no passado, baseados na informação da Morningstar em 02/Março/2014, retornos esses, brutos.

Que te parece, poucos fundos, mas de boa qualidade, mais fácil para acompanhares?

Esta seria a tua base conservadora, que ficaria com mais capital investido, no final?

E depois, fazias uma outra carteira mais arriscada, com menos capital investido no final?

Ou bastaria-te a a carteira conservadora?


Eu não desgosto dos fundos que mencionas, mas é muito fundo para tão pouco, dinheiro. E para começares, é mais complicado para acompanhares, visto como dizes, que tens pouco tempo disponível, porque aprende-se com o acompanhar dos fundos, perante determinados eventos que vão sempre acontecendo, por exemplo, agora, foi a Ucrania/Crimeia/Rússia. Para fazeres a gestão e rebalanceares, é mais fácil, porque são apenas são 5 fundos. Mais vale começares com pouco, e ires aprendendo com a experiência, do que entrares á bruta, geralmente, os resultados, não são os melhores.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 5/3/2014 21:43

BedRock Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Mas BR, tu queres:


Imagem ou Imagem :?:


Imagem


@Rick: Eu gostava de ver aquelas duas imagens... :roll:


Se elas voltarem a desaparecer, deixo-te 1 print screen:

Print Screen.gif
Print Screen.gif (10.96 KiB) Visualizado 11948 vezes
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 5/3/2014 20:38

Rick Lusitano Escreveu:Mas BR, tu queres:


Imagem ou Imagem :?:


Imagem


@Rick: Eu gostava de ver aquelas duas imagens... :roll:
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 5/3/2014 20:17

Boas,

Rick,

Como tu és o Rei de pesquisas na net sobre fundos, quando tiveres tempo, devíamos possuir debaixo de olho um lote de fundos acionistas com alavancagem e com posições curtas e longas nas ações em carteira, pois, como sabes, nos grandes rallies acionistas, para se aumentarem os retornos, os fundos devem usar alavancagem, que é muito mais barata do que nós a fazê-la em Portugal, e também usarem posições curtas e longas nas ações, pois, como sabes, posições longas nas ações é apostar no pressuposto de um aumento médio contínuo dos preços de cotação dos ativos ou empresas constituintes dessas posições longas, enquanto que as posições curtas é apostar na descida dos preços de cotação de outras empresas, sendo que estas posições curtas são empréstimos de ações a que o fundo recorre, tal como a alavancagem é empréstimo de cash, e para essas operações de empréstimo, o fundo vai pagar uma determinada "taxa de juros".

Não se deve apostar, ao mesmo tempo, curto e logo nas mesmas empresas, pois tal não tem lógica de mercado, pois, em princípio, o preço ou sobe ou desce, não sobe e desce ao mesmo tempo, mas há uma 3ª hipótese que é o preço ficar igual e aí, matemáticamente, já era possível apostar curto e longo na mesma empresa, mas era estúpido em termos de mercado, quando o mesmo está quase sempre a mexer.

Tudo isto (alavancagem e posições curtas e longas) constam da carteira do famoso fundo da BlackRock da Europa da categoria Flexível que foi falado no fórum da Unience e que tu referenciaste num post de alguns dias, que o ano passado teve um retorno superior a 42% (salvo erro) e não conheço outro com esta performance ajustada ao risco. Os tipos da BlackRock podem alavancar à vontade pois não lhe falta capital.

Nós não nos devemos preocupar só com fundos de baixo risco, o que devemos sim é procurar fundos com bons retornos ajustados ao risco (rácio de Sharpe), pois senão nos rallies acionistas, estamos a conduzir numa "autoestrada" (condução altista = rally) e só vemos outros "condutores" (investidores) a passar por nós, e então nós carregamos no "acelerador do carro" e ele não anda mais porque lhe falta o oxigénio suplementar de cash dado pelo turbocompressor da alavancagem, e aí ficamos com pena. Afinal, a nossa ambição é construir uma carteira o mais técnica possível, com recurso a várias opções de "condução", ou não? Vamos continuar a pensar como retalhistas ou como institucionais? Nós temos que ter uma listagem de fundos acionistas variada do tipo “todo-o-terreno”, em que uns respondem bem no “piso de asfalto” (bullmarket), outros na “terra batida” (neutral) e outros na “areia” (bearmarket).

Abr,

BedRock
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 5/3/2014 19:49

Se eu descobrir fundos em Marte. Também estão interessados em conhecer? :lol:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 5/3/2014 19:39

Mas BR, tu queres:


Imagem ou Imagem :?:


Imagem
Editado pela última vez por Visitante em 5/3/2014 21:41, num total de 2 vezes.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 5/3/2014 19:33

BedRock Escreveu:
BedRock Escreveu:
CoimbraPT Escreveu:Tenho andado arredado daqui nos últimos dias e ainda tenho alguns posts em atraso para ler, contudo (e para não pensarem que me esqueci do tópico) gostaria de fazer uma questão que poderá resumir várias das que tenho: Rick, porquê o investimento em Acções ASEAN agora, por exemplo? O Chico também escolheu um fundo com Return M12 negativo (compreendo que M36 é mais importante e significativo). Questiono-me, porque um dos primeiros filtros que activei foi todos os retornos e sharpe serem superiores a 0, pelo que a vossa escolha "contra" este meu filtro me chamou a atenção.


@CoimbraPT:
Qual é o filtro que tu utilizas em relação ao RS? No Fund Screener da morningstar.pt não se vê isso, o que se pode selecionar é, em termos qualitativos, o risco em relação à categoria (abaixo da média, média e acima da média), a volatilidade a 3 anos (baixa, média e acima da média) e a rentabiliadade é que já pode ser quantitativa relativamente a um valor específico que eu escolha ou em relação à média da categoria.

Um filtro que em termos quantitativos me selecionasse gamas de RS, de retornos e DP e já agora de alfa, é que era preciso. Assim, pergunto a todos os foristas: O Fund Screener da Morningstar para profissionais (pago) tem estas valências? Há algum outro filtro com estas valências?
Desde já, o meu obrigado pelas respostas.

Abr,

BedRock


Já sei dar resposta a mim mesmo sobre as questões acima colocadas sobre a existência de um filtro de fundos com aquelas valências, e a resposta é: ferramentas de pesquisa do banco espanhol Inversis, cujo site o Rick acabou de postar.
Obrigado Rick, és o maior na pesquisa da net.

Abr,
BedRock



Nem tu imaginas. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mais que muitos "experts"... :-$
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 5/3/2014 19:27

BedRock Escreveu:
CoimbraPT Escreveu:Tenho andado arredado daqui nos últimos dias e ainda tenho alguns posts em atraso para ler, contudo (e para não pensarem que me esqueci do tópico) gostaria de fazer uma questão que poderá resumir várias das que tenho: Rick, porquê o investimento em Acções ASEAN agora, por exemplo? O Chico também escolheu um fundo com Return M12 negativo (compreendo que M36 é mais importante e significativo). Questiono-me, porque um dos primeiros filtros que activei foi todos os retornos e sharpe serem superiores a 0, pelo que a vossa escolha "contra" este meu filtro me chamou a atenção.


@CoimbraPT:
Qual é o filtro que tu utilizas em relação ao RS? No Fund Screener da morningstar.pt não se vê isso, o que se pode selecionar é, em termos qualitativos, o risco em relação à categoria (abaixo da média, média e acima da média), a volatilidade a 3 anos (baixa, média e acima da média) e a rentabiliadade é que já pode ser quantitativa relativamente a um valor específico que eu escolha ou em relação à média da categoria.

Um filtro que em termos quantitativos me selecionasse gamas de RS, de retornos e DP e já agora de alfa, é que era preciso. Assim, pergunto a todos os foristas: O Fund Screener da Morningstar para profissionais (pago) tem estas valências? Há algum outro filtro com estas valências?
Desde já, o meu obrigado pelas respostas.

Abr,

BedRock



Amigo BR, precisas de conversar com o file112, para ele te ensinar mais coisitas. :mrgreen:

Mas nota-se que és bom moço, eu explico-te, para deixares o file, fazer um bom cozinhado no forno para nós. :wink:

O nosso amigo Coimbra e restante pessoal, saca o ficheiro Excel da Morningstar/BB de todos os fundos oficialmente comercializados pelo BB, aqui tenho dar os parabéns ao Banco Best, por nos facilitar esta opção, ainda por cima, a qualquer pessoa, não precisa de ser, cliente deles, para se fazer o download do ficheiro em Excel. E já agora, por também podemos sacar o ficheiro Excel das cotações históricas dos fundos oficiais. Porque é dos poucos bancos a nível MUNDIAL, a fazer isso. Porque essas opções, são ferramentas Premium da Morningstar, ou seja, tem de pagar para as ter.

Então com o ficheiro Excel da Morningstar/BB de todos os fundos oficialmente comercializados pelo BB, aplica-se uns filtros do Excel, e pimba. Temos os resultados que queremos. Peneiramos o joio do trigo.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 5/3/2014 19:14

TorresTrader Escreveu:Boa tarde pessoal, tudo bem? ótimo post sobre fundos, muito interessante, abraço


Boas,

Grazie. 8-)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 5/3/2014 19:11

CoimbraPT Escreveu:Tenho andado arredado daqui nos últimos dias e ainda tenho alguns posts em atraso para ler, contudo (e para não pensarem que me esqueci do tópico) gostaria de fazer uma questão que poderá resumir várias das que tenho: Rick, porquê o investimento em Acções ASEAN agora, por exemplo? O Chico também escolheu um fundo com Return M12 negativo (compreendo que M36 é mais importante e significativo). Questiono-me, porque um dos primeiros filtros que activei foi todos os retornos e sharpe serem superiores a 0, pelo que a vossa escolha "contra" este meu filtro me chamou a atenção.

BedRock, chico e rick obrigado pelas vossas análises, textos e esclarecimentos à minha última questão. Particularizando, Bed os teus textos claros e objectivos são sem dúvida uma mais-valia; chico, de facto o teu raciocinio de não escolher todos os fundos no limiar de categoria tem muita lógica e o detalhe do teu desafio é de louvar; rick, sempre a ajudar, obrigado pela análise e a tua lógica de escolher uma carteira aliada à análise de carteira do chico complementam-se na perfeição.

Estou a focar-me na leitura sobre sectores e impacto das zonas geográficas para perceber onde devo investir agora, de modo a complementar a minha carteira.

Nota: Vou continuar a ler os posts que tenho em atraso neste tópico. Por falta de tempo este post não teve o nivel de análise e detalhe que pretendia e que era merecido.



Coimbra, fazes uma boa pergunta. :wink:
Eu apostei no ASEAN e nos 2 Templeton GTR (o Chico, escolheu 1 deles), porque acreditar nos Templeton em causa, e nos ASEAN, este fundo ASEAN é menos exigente nos mínimos de investimento, do que a Fidelity, apesar de terem Retorno M12 negativo, o M12, é importante apenas para o curto prazo. Para carteiras de longo prazo, serve apenas sinalizar, o período de performance, ou seja, se está muito valorizado ("aquecido") ou menos valorizado ("arrefecido"), se o queres numa carteira de longo prazo, poderá ser uma boa altura para o comprares, por estar a comprar o fundo em baixa.

Agora faço-te a ti, uma pergunta, imagina que compraste a tua carteira, estava tudo positivo, quando a comprastes. Passado, 1 ano, tens alguns fundos coradinhos. O que farias?
Deixaram de ser bons e trocavas por outros que na altura estivessem positivos em todos os campos?

Quem fizesse este "Desafio", há precisamente 1 ano atrás, tinha os ASEAN e as obrigações bem verdes, com retornos BEM GENEROSOS, depois houve 1 acontecimento, em 22/Maio/2013, o Ben do Fed, abriu a boca, e as obrigações caíram, juntamente com os ASEAN e ainda estão a recuperar desse susto. Como se investe para longo prazo, engole-se o sapo, espera-se pela recuperação. Não se está regularmente a vender fundos (perdedores) para comprar fundos "aquecidos", que depois poderão "crashar" em grande.


Moral da história, os fundos/activos, não estão sempre bem e mas também não estão sempre mal. Uma carteira bem diversificada, para o longo prazo, tens de ter sempre, perdedores e ganhadores, porque é sinal, que a carteira está bem diversificada e com correlações reduzidas. Se ganhas num lado, perdes no outro e vice-versa. O truque é sempre existir uma diferença positiva, escolhendo os melhores fundos.

É um bocado, um dos meus motes de vida. "A vida é um cobertor curto, se tapas a cabeça, destapas os pés, se tapas os pés, destapas a cabeça." Ou seja, não se consegue ganhar-se sempre na vista, a vida é feita de "equilíbrios", de contra-pesos, há quem possa chamar isso, de Karma, filosofia, teologia, ou outro rótulo qualquer.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por TorresTrader » 5/3/2014 19:05

Boa tarde pessoal, tudo bem? ótimo post sobre fundos, muito interessante, abraço
 
Mensagens: 10
Registado: 17/2/2014 12:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Ferreiratrade, Garfield, Google Adsense [Bot], HSJC, joingue, latbal, m-m, malakas, MPAM, pauljr1975, PAULO 1986, PAULOJOAO e 171 visitantes