Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por PeterGonçalves » 7/3/2014 13:24

VirtuaGod Escreveu:
petergonçalves Escreveu:Não percebi quais são os artigos do AAII que te referes, onde posso encontra-los??


Vai ver o "cantinho da educação"no tópico cujo link deixei acima. tens lá muito para ler/aprender. Até um curso da Universidade de Yale dado por um dos mais recentes galardoados com o prémio Nobel da economia!



Não tinha reparado no link que tinhas deixado. Estive a dar uma espreitadela rápida e realmente tenho muito para ler e aprender!! :wall:
Começo a perceber é que é preciso ter mesmo muito tempo para se estar minimamente informado nesta área. Como é que vocês conseguem?? Ou então é porque já trabalham nisto há muito tempo.
Até agora ainda ninguém me disse quais são os mínimos recomendáveis para se entrar no mundo dos fundos, embora eu já tenha iniciado com apenas 2500€. Há mínimos ou não? faz sentido alguém com tão pouco começar por esta via ou deve esperar e ficar-se pelos depósitos a prazo?
 
Mensagens: 30
Registado: 26/2/2014 12:28

Re: Fundos à la carte

por hucruz » 7/3/2014 13:18

Boas,

Neste momento possuo duas carteiras de fundos:

Carteira 1:
- ES Rend Plus ( PTYEVHHM0001 ): 50,17%
- ES Liquidez ( PTYEVOHM0002 ): 42,36%
- TSIF American Extended Alpha ( GB00B28CN800 ): 7,47%
% actual da carteira com valorização: 102,51%
Antiguidade da carteira: 3meses +-

Carteira 2:
- ES Rend Plus ( PTYEVHHM0001 ): 34,57%
- F&C Europ SmallCap ( LU0207432559 ): 33,33%
- PI US Fund Grw ( LU0347184318 ): 32,10%
% actual da carteira com valorização: 101,59%
Antiguidade da carteira: 2meses+-

Na "Carteira 1" é onde aplico a maioria das minhas poupanças (cerca de 60%) e o objectivo é obter uma rentabilidade atractiva (melhor que DPs) com baixo risco, não estou disposto a suportar desvalorizações superiores a 5% no total dos fundos aplicados. De modo geral, acho que tenho esta carteira pouco diversificada e pedia-vos ajuda na realocação dos activos de modo a ter uma carteira mais diversificada e por consequência mais forte. Os 7,47% do TSIF American Extended Alpha foram recentemente retirados do ES Liquidez, eu sei que vai um bocado contra o que disse em cima, mas como representa apenas 7% do capital investido aceito correr o risco de perder mais de 5% destes 7%.

O ES Rendimento Plus tem tido uma performance excelente (em 3 meses ganhei +-5%), mas como quando a esmola é grande o pobre desconfia... tenho vindo a convencer-me que não estou bem ciente do risco deste fundo. Alguma coisa deve estar a escapar-me, podem ajudar-me?

Na "Carteira 2" é onde aplico o dinheiro do meu filho (1 ano de idade), e tenho como objectivo obter o maior valorização possivel quando ele tiver 18 anos. Nesta carteira estou disposto a suportar um risco elevado, tendo sempre como objectivo que daqui a 17 anos ele terá mais dinheiro disponivel do que aquele que teria fruto de DPs. À semelhança da carteira anterior, pedia sugestões para tornar esta carteira mais forte.

Obrigado.

Cumprimentos,
hucruz
 
Mensagens: 33
Registado: 14/3/2009 22:46
Localização: Braga

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 7/3/2014 13:17

VG

Não dizes nada do torneio dos mosqueteiros :lol:

Peter

Se começas a pedir material de estudo ao VG acabas com uma biblioteca em casa :-#

No tópico dele tens lá desde o básico ao mais avançado.

Boas leituras.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 7/3/2014 13:10

petergonçalves Escreveu:Não percebi quais são os artigos do AAII que te referes, onde posso encontra-los??


Vai ver o "cantinho da educação"no tópico cujo link deixei acima. tens lá muito para ler/aprender. Até um curso da Universidade de Yale dado por um dos mais recentes galardoados com o prémio Nobel da economia!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por PeterGonçalves » 7/3/2014 13:05

VirtuaGod Escreveu:
petergonçalves Escreveu:Gostava de perceber melhor como se pode avaliar um fundo, além do seu histórico, sector em que investe e tipo de gestão, todos aqueles números, rácios, gráficos, etc...


Muita gente se foca em analisar os fundos. Analisa os mercados, o fundo é secundário. Analisar um fundo até à exaustão sem perceber o mercado é como analisar um derivado (opções por exemplo) sem analisar o activo a que eles são subjacentes.

O fundo pode cair e ser bom e subir e ser mau. Como a maioria dos fundos são de performance relativa (performance face a um benchmark) a primeira coisa é estudar o benchmark, normalmente o mercado.

Tópicos bons? Deixa os tópicos e pega num bom livro e estuda (e não, não há nada de jeito em Português, que eu conheça).

P.S. Em alternativa podes sempre ler os artigos do AAI que são bons para iniciados. Vê aqui na secção do "Cantinho da educação" http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=77465



VirtuaGod,

Obrigado pelas tuas dicas!! :D
Para se poder analisar o mercado é preciso ter alguns conhecimentos, como em tudo. Diz-me quais são os livros que aconselhas nestas matérias (o inglês não é problema, francês é que é pior...).
Não percebi quais são os artigos do AAI que te referes, onde posso encontra-los??

Obrigado! :D
 
Mensagens: 30
Registado: 26/2/2014 12:28

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 7/3/2014 12:50

petergonçalves Escreveu:Gostava de perceber melhor como se pode avaliar um fundo, além do seu histórico, sector em que investe e tipo de gestão, todos aqueles números, rácios, gráficos, etc...


Muita gente se foca em analisar os fundos. Analisa os mercados, o fundo é secundário. Analisar um fundo até à exaustão sem perceber o mercado é como analisar um derivado (opções por exemplo) sem analisar o activo a que eles são subjacentes.

O fundo pode cair e ser bom e subir e ser mau. Como a maioria dos fundos são de performance relativa (performance face a um benchmark) a primeira coisa é estudar o benchmark, normalmente o mercado.

Tópicos bons? Deixa os tópicos e pega num bom livro e estuda (e não, não há nada de jeito em Português, que eu conheça).

P.S. Em alternativa podes sempre ler os artigos do AAI que são bons para iniciados. Vê aqui na secção do "Cantinho da educação" http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=77465
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por PeterGonçalves » 7/3/2014 12:40

Chico_laranja Escreveu:peter

Não te foques apenas nos mínimos de abertura mas também nos mínimos de reforço/movimentação :-"

Podes estar a fazer um esforço considerável mas "aguentável" para abrir a posição mas depois ficas preço pois não consegues reforçar mais pois tipicamente para abertura tem-se um capital considerável mas os reforços são com valores bastante menores.

Asneiras não fizeste. No pior caso adiaste as coisas 2 semanas. Assim que a posição estiver aberta podes pedir o resgate completo caso estejas arrependido. Só uma hecatombe te faria perder muito dinheiro. Com sorte até ganhas uns cêntimos ;)



Olá Chico,
Em principio irei ter valores razoáveis para reforçar todos os meses. Quero é perceber se estarei a fazer boas escolhas!! :roll:
Vamos ver o que isto dá...
Espero que tenhas razão relativamente às perdas!! :pray:
Gostava de perceber melhor como se pode avaliar um fundo, além do seu histórico, sector em que investe e tipo de gestão, todos aqueles números, rácios, gráficos, etc...
O que é que é fundamental na análise de um FI?? Conhecem algum tópico que me ajude? De certeza que há muita coisa por aqui escrita mas se alguém me puder orientar a encontrar os tópicos seria uma grande ajuda!! :D

Obrigado a todos! :D
 
Mensagens: 30
Registado: 26/2/2014 12:28

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 7/3/2014 11:10

peter

Não te foques apenas nos mínimos de abertura mas também nos mínimos de reforço/movimentação :-"

Podes estar a fazer um esforço considerável mas "aguentável" para abrir a posição mas depois ficas preço pois não consegues reforçar mais pois tipicamente para abertura tem-se um capital considerável mas os reforços são com valores bastante menores.

Asneiras não fizeste. No pior caso adiaste as coisas 2 semanas. Assim que a posição estiver aberta podes pedir o resgate completo caso estejas arrependido. Só uma hecatombe te faria perder muito dinheiro. Com sorte até ganhas uns cêntimos ;)
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 7/3/2014 11:03

Rick Lusitano Escreveu:
BedRock Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
@Rick: Conforme digo no post atrás de hoje, no site do banco Inversis com mais de 4.500 fundos, no prazo de 5 anos, dentro daquele lote de fundos, o fundo da F&C é o 3º melhor da Europa (e não só das small caps da Europa) com uma rentabilidade anualizada de 29.86%.

Quanto à outra questão, onde é que eu digo que esses 2 fundos de small caps são os melhores na sua categoria?

Abr,
BedRock


Pois, só que o Inversis, apesar de ter 4.500 fundos, não tem todos os fundos. :mrgreen:
Numa "listinha" que vi, que tem dezenas de milhares de fundos, só desta categoria especifica, porque existe a "EuroZone Small & Medium Companies":

Equity - European Small & Medium Companies
All calculations in EUR
Funds over 5 years:
Average Total Return : 143.5% (31 January 2009 - 31 January 2014)
.................................................................................Total Return......Standard Deviation......Max Drawdown
14 of 156 - F&C European Small Cap A EUR................................204.8%......4.4......-16.5%
54 of 156 - Franklin European Small-Mid Cap Growth A (acc) EUR......160.3%......3.9......-19.9%


@Rick: Afinal quais são, por ex., os 3 melhores fundos da Europa ou da Zona Euro da tua pesquisa e qual é o ranking destes 2 fundos?

Obrigado.

BedRock


O ranking desses 2 fundos a 5 anos, é a 1º dado da linha dos fundos. Num total de 156 fundos que já existiam á 5 anos, nessa categoria, o F&C ficou na posição 14 e o "Frank" em 54.


Já pus essa "ferramenta" na 1ª página, já a algum tempo atrás. :wink:

Se vocês estiverem atentos no tópico, descobrem muitas coisas boas. É preciso que vocês as explorem.[/quote]


@Rick: Pedia-te um pouco de paciência para expores num post a referida ferramenta (de repente não a encontrei) de aplicação informática para a obtenção do ranking dos fundos, explicando passo a passo ( tu sabes fazer isso bem) o caminho a percorrer até ao resultado final.
Lembra-te que nem toda a gente é ligeira como tu na informática e nas línguas.
Obrigado.
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por PeterGonçalves » 7/3/2014 3:58

Boa noite Rick!

Obrigado pelas tuas excelentes explicações, tenho aprendido muito com este fórum. Tenho é pena de não ter mais tempo para poder ler tudo... :(
Felizmente ou infelizmente, hoje de manhã já tinha subscrito alguns fundos, por isso, quando li as tuas mensagens já não podia alterar nada!! Assim sendo, deixo-te os fundos que já tenho subscritos e os respectivos valores da minha carteira actual:


LU0524465977 Alken Fund European Opportunities-A 200€

LU0122612764 Franklin European Growth N Acc € 200€

LU0152983168 Franklin Templeton Japan N Acc € 100€

Nordea-1 Euro Bank Debt E EUR 200€

Santander Acções Portugal 550€


Espero não ter feito grande asneira, para o bem do meu €!!! :?


Do pouco que consegui analisar dos fundos que me recomendas, reparei que têm uns valores de subscrição muito altos (5%!!), isto é normal?? É que todos os fundos que eu tinha pensado tinham comissões muito baixas...
Aproveito para te perguntar o que achas dos seguintes fundos: Franklin Technology N Acc €
Threadneedle American Extended Alpha USD Ret Net A
Pictet High Dividend Selection-R dm EUR
Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA

Uma vez que surgiram estas alterações de última hora, actualmente tenho disponíveis para investir 1330€!! Estava a pensar subscrever apenas alguns dos fundos que mencionaste e quando tivesse mais € subscrevia os outros que me faltam. Tenho receio é de estar a subscrever fundos a mais, pois não sei se será muito boa ideia ter uma carteira com 50 fundos!!! :D
Enfim, já tou a ficar confuso, aguardo recomendações. :?

Quais são os mínimos para se poder ter uma carteira menos "sacrificada" sem ter de recorrer a fundos low cost?


Obrigado Rick!!
Abraço para todos!
 
Mensagens: 30
Registado: 26/2/2014 12:28

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 7/3/2014 1:59

BedRock Escreveu:Rick,

Eu tinha em principio percebido isso, só que o que me estava a confundir era por cima desse ranking estar a palavra Drawdown e aí pus em causa a minha 1ª interpretação, mas continuo a não perceber porque é que lá está a palavra Drawdown no topo dessa coluna.
Obrigado.

Abr,
BedRock


Aquilo mostra em 5 anos:
Retorno total acumulado
Desvio-Padrão
"Max Drawdown" ("Maximum Drawdown")

Agora não perguntes como fizeram os cálculos do DP e Max DD, porque ainda não me preocupei a estudar essa questão. Porque acho os DP muito pequenos.


PS: Acho que já te percebi, estás a ver em tamanho pequeno, a janela do browser. :lol:
São 3 colunas:
Total Return
Standard Deviation
Max Drawdown
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 7/3/2014 1:39

Rick,

Eu tinha em principio percebido isso, só que o que me estava a confundir era por cima desse ranking estar a palavra Drawdown e aí pus em causa a minha 1ª interpretação, mas continuo a não perceber porque é que lá está a palavra Drawdown no topo dessa coluna.
Obrigado.

Abr,
BedRock
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 7/3/2014 0:32

BedRock Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
BedRock Escreveu:
@Rick: Conforme digo no post atrás de hoje, no site do banco Inversis com mais de 4.500 fundos, no prazo de 5 anos, dentro daquele lote de fundos, o fundo da F&C é o 3º melhor da Europa (e não só das small caps da Europa) com uma rentabilidade anualizada de 29.86%.

Quanto à outra questão, onde é que eu digo que esses 2 fundos de small caps são os melhores na sua categoria?

Abr,
BedRock


Pois, só que o Inversis, apesar de ter 4.500 fundos, não tem todos os fundos. :mrgreen:
Numa "listinha" que vi, que tem dezenas de milhares de fundos, só desta categoria especifica, porque existe a "EuroZone Small & Medium Companies":

Equity - European Small & Medium Companies
All calculations in EUR
Funds over 5 years:
Average Total Return : 143.5% (31 January 2009 - 31 January 2014)
.................................................................................Total Return......Standard Deviation......Max Drawdown
14 of 156 - F&C European Small Cap A EUR................................204.8%......4.4......-16.5%
54 of 156 - Franklin European Small-Mid Cap Growth A (acc) EUR......160.3%......3.9......-19.9%


@Rick: Afinal quais são, por ex., os 3 melhores fundos da Europa ou da Zona Euro da tua pesquisa e qual é o ranking destes 2 fundos?

Obrigado.

BedRock


O ranking desses 2 fundos a 5 anos, é a 1º dado da linha dos fundos. Num total de 156 fundos que já existiam á 5 anos, nessa categoria, o F&C ficou na posição 14 e o "Frank" em 54.


Já pus essa "ferramenta" na 1ª página, já a algum tempo atrás. :wink:

Se vocês estiverem atentos no tópico, descobrem muitas coisas boas. É preciso que vocês as explorem.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 7/3/2014 0:07

Rick Lusitano Escreveu:
BedRock Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:BR, posta ai, aonde viste o que o F&C é "3º melhor da Europa num prazo de 5 anos". :wink:

E que estes serão os melhores na sua categoria:
F&C European Small Cap A
Franklin European Sm-Mid Cap Gr N Acc €

:-k


@Rick: Conforme digo no post atrás de hoje, no site do banco Inversis com mais de 4.500 fundos, no prazo de 5 anos, dentro daquele lote de fundos, o fundo da F&C é o 3º melhor da Europa (e não só das small caps da Europa) com uma rentabilidade anualizada de 29.86%.

Quanto à outra questão, onde é que eu digo que esses 2 fundos de small caps são os melhores na sua categoria?

Abr,
BedRock


Pois, só que o Inversis, apesar de ter 4.500 fundos, não tem todos os fundos. :mrgreen:
Numa "listinha" que vi, que tem dezenas de milhares de fundos, só desta categoria especifica, porque existe a "EuroZone Small & Medium Companies":

Equity - European Small & Medium Companies
All calculations in EUR
Funds over 5 years:
Average Total Return : 143.5% (31 January 2009 - 31 January 2014)
.................................................................................Total Return......Standard Deviation......Max Drawdown
14 of 156 - F&C European Small Cap A EUR................................204.8%......4.4......-16.5%
54 of 156 - Franklin European Small-Mid Cap Growth A (acc) EUR......160.3%......3.9......-19.9%


@Rick: Afinal quais são, por ex., os 3 melhores fundos da Europa ou da Zona Euro da tua pesquisa e qual é o ranking destes 2 fundos?

Obrigado.

BedRock
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/3/2014 23:13

E não te esqueças, que a Inversis usa a Morningstar, que bem sabemos, calcula as performances dos fundos que distribuem rendimentos como se esses dividendos fossem reinvestidos e na sua totalidade.

Na realidade, dos dividendos que se recebem, perde-se uma fatia (28%) para os impostos, e o que sobra, o mais provável é que seja pouco para o investimento adicional, a isso, junta o tempo perdido, desde que foi descontado o dividendo da UP e o seu pagamento. No caso do F&C, pede

A F&C este ano, falhou no pagamento, este ano, descontou no final de Dez/2013 e deveria ter pago em 31/Jan/2014. Só depois, de eu contactar o meu PFA, no dia 5/6 de Fev/2014, a colocar a questão é que me foi pago, quase 2 semanas depois do prazo estabelecido. Na altura, as datas usadas no DO, foram as verdadeiras, passados uns dias, no meu DO do BB, as datas apresentadas, são a 31/Jan/2013, quando na realidade não foram... :wall:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/3/2014 22:57

BedRock Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:BR, posta ai, aonde viste o que o F&C é "3º melhor da Europa num prazo de 5 anos". :wink:

E que estes serão os melhores na sua categoria:
F&C European Small Cap A
Franklin European Sm-Mid Cap Gr N Acc €

:-k


@Rick: Conforme digo no post atrás de hoje, no site do banco Inversis com mais de 4.500 fundos, no prazo de 5 anos, dentro daquele lote de fundos, o fundo da F&C é o 3º melhor da Europa (e não só das small caps da Europa) com uma rentabilidade anualizada de 29.86%.

Quanto à outra questão, onde é que eu digo que esses 2 fundos de small caps são os melhores na sua categoria?

Abr,
BedRock


Pois, só que o Inversis, apesar de ter 4.500 fundos, não tem todos os fundos. :mrgreen:
Numa "listinha" que vi, que tem dezenas de milhares de fundos, só desta categoria especifica, porque existe a "EuroZone Small & Medium Companies":

Equity - European Small & Medium Companies
All calculations in EUR
Funds over 5 years:
Average Total Return : 143.5% (31 January 2009 - 31 January 2014)
.................................................................................Total Return......Standard Deviation......Max Drawdown
14 of 156 - F&C European Small Cap A EUR................................204.8%......4.4......-16.5%
54 of 156 - Franklin European Small-Mid Cap Growth A (acc) EUR......160.3%......3.9......-19.9%
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 6/3/2014 22:35

Rick Lusitano Escreveu:BR, posta ai, aonde viste o que o F&C é "3º melhor da Europa num prazo de 5 anos". :wink:

E que estes serão os melhores na sua categoria:
F&C European Small Cap A
Franklin European Sm-Mid Cap Gr N Acc €

:-k


@Rick: Conforme digo no post atrás de hoje, no site do banco Inversis com mais de 4.500 fundos, no prazo de 5 anos, dentro daquele lote de fundos, o fundo da F&C é o 3º melhor da Europa (e não só das small caps da Europa) com uma rentabilidade anualizada de 29.86%.

Quanto à outra questão, onde é que eu digo que esses 2 fundos de small caps são os melhores na sua categoria?

Abr,
BedRock
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/3/2014 22:27

Entretanto, foram despromovidos, os seguintes fundos:


Acções Sector Bens de Consumo - Luxo
Imagem EUR - Credit Suisse Global Prestige B Acc Morningstar



Obrigações Emergentes Globais - EUR Hedged
Imagem USD - F&C Emerging Markets Bond C Euro Hedged Morningstar [INC]

Obrigações Emergentes Globais
Imagem USD - BNY Mellon Emerging Markets Debt A EUR Acc Morningstar


:arrow: Fundos de Investimento (FI) - EUR - Despromoções (2014-02-01)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/3/2014 21:40

Rick Lusitano Escreveu:BR, posta ai, aonde viste o que o F&C é "3º melhor da Europa num prazo de 5 anos". :wink:

E que estes serão os melhores na sua categoria:
F&C European Small Cap A
Franklin European Sm-Mid Cap Gr N Acc €

:-k


Não deves te meter 1 mestre Jedi. Imagem
:mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/3/2014 21:35

BR, posta ai, aonde viste o que o F&C é "3º melhor da Europa num prazo de 5 anos". :wink:

E que estes serão os melhores na sua categoria:
F&C European Small Cap A
Franklin European Sm-Mid Cap Gr N Acc €

:-k
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/3/2014 21:26

CoimbraPT Escreveu:(...)
Rick Lusitano Escreveu:Coimbra, fazes uma boa pergunta. :wink:
Eu apostei no ASEAN e nos 2 Templeton GTR (o Chico, escolheu 1 deles), porque acreditar nos Templeton em causa, e nos ASEAN, este fundo ASEAN é menos exigente nos mínimos de investimento, do que a Fidelity, apesar de terem Retorno M12 negativo, o M12, é importante apenas para o curto prazo. Para carteiras de longo prazo, serve apenas sinalizar, o período de performance, ou seja, se está muito valorizado ("aquecido") ou menos valorizado ("arrefecido"), se o queres numa carteira de longo prazo, poderá ser uma boa altura para o comprares, por estar a comprar o fundo em baixa.

Agora faço-te a ti, uma pergunta, imagina que compraste a tua carteira, estava tudo positivo, quando a comprastes. Passado, 1 ano, tens alguns fundos coradinhos. O que farias?
Deixaram de ser bons e trocavas por outros que na altura estivessem positivos em todos os campos?


Em suma, tal como já referiste anteriormente e respondendo a mim próprio: "Os fundos não são apenas número". Muito interessante a tua explicação, faz-me pensar e aprender o meu método de análise.


:clap:
É isso, mano,
Aqui, não há teorias ou filosofias que ensinem, é a experiência que ganhamos que nos ensina. Quanto mais "mexeres", mais vais sabendo. Porque os teóricos, podem fazer as conjecturas que quiserem, mas no final, o que conta, é a realidade.

Posso mandar 1 bitaite, a dizer, que vai haver 1 rally de 30% no Ouro, este ano. :mrgreen:
Mas observando as várias variáveis, e sabendo, que existem ciclos, padrões nos mercados, padrões comportamentais dos investidores e outros indicadores, que uma pessoa, vai observando ao longo do tempo, começa a ver os mercados de outra forma. É um bocado como o "Matrix", vais começando a distinguir as ilusões das realidades. Por isso, por exemplo, esta cena da Ucrânia, não deixou preocupado, nem financeiramente, nem como ser humano. Pegando no "Wolf of WS", na cena do restaurante: "it's fairy dust".

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 6/3/2014 21:21

MWC Escreveu:
BedRock Escreveu:Boas,

Recorrendo ao site do banco espanhol Inversis que o Rick referenciou https://www.inversis.com/inversion/prod ... Menu=2_2_0 , ao utilizar as ferramentas da pesquisa avançada, selecionando a renda variável (ações) Europa e utilizando o filtro do RS >1.2 de 3 anos, o fundo F&C European Small Cap A aparece como o melhor das small caps da Europa, e clicando no topo da coluna da rentabilidade a 5 anos, aparece como o 3º melhor fundo geral da Europa, com uma rentabilidade anualizada de 29.86% (confirmei este valor noutro site), ficando atrás apenas de 2 fundos da mesma gestora Scottish Widows...
Realmente este fundo da F&C é espetacular.

As ferramentas deste banco, resultantes da Morningstar, só têm, à primeira vista, 2 pequenos defeitos: um, os espanhois estragaram a listagem das categorias da Morningstar ao simplificarem, havendo distinção apenas entre renda fixa e renda variável e algumas regiões, faltando países especificos, e não havendo distinção entre value, growth e blend, e entre small, mid e large caps; o outro defeito é que também só há um filtro relativo da volatilidade em termos qualitativos e o filtro deveria permitir selecionar um valor específico do desvio padrão a 1, 3, 5 e 10 anos, como permite para as rentabilidades e o RS.

Abr,
BedRock



Boa Tarde BedRock,

Realmente esse fundo têm rentabilidades "brutais" em bull.....mas cuidado em bear market têm rentabilidades "horrorosas" ...... 2007 (-9.32%)...2008(-53.82)....só recuperou o valor máximo atingido em 2006 em 2013, estando agora em máximos.

Nunca alocaria mais do que 5% da carteira a este fundo.....só um aviso.

Julgo que já deixaram avisos, mas nunca é demais recordar que 3 anos pode ser um espaço curto para avaliação dos riscos da carteira.

Pex. as Carteiras do Rick Lusitano e do Chico Laranja são excelentes exercícios de carteiras com parâmetros bem definidos (3 anos). Mas englobando os anos de 2007 e 2008, a carteira com Fundos High Yield, iria ter um comportamento significativamente indesejável (basta ver as performances dos High Yield durante esse período).


Cumprimentos,

MWC


@MWC:
O fundo da F&C é o 3º melhor da Europa num prazo de 5 anos, que como sabes já abrange o ano baixista de 2011, mas para um prazo de 10 anos, este fundo perde para o homólogo Franklin European Sm-Mid Cap Gr N Acc €, e agora remeto para o meu post da página 32 deste tópico, para se ver o confronto entre os 2 fundos.

viewtopic.php?f=3&t=82630&start=775

Como podes ver, na data do confronto, os retornos acumulados de 10 anos era para o fundo da F&C de 23.16 K e para o da Franklin era de 28.31 K, mas a 5 anos este último perde para o da F&C.

Aquele meu post, foi feito para desmitificar um mito da diversificação, que é ter 2 fundos da mesma categoria Morningstar e mesmo assim podemos estar diversificados, pois como deves saber a diversificação no mercado acionista depende da qualidade (fundamentais) e quantidade das empresas escolhidas como ativos por parte dos gestores, assim como do seu turnover anual dessas escolhas, do tipo de investimento bottom-up ou top-down escolhido pelo gestor, etc.

Num post que coloquei em tempos no tópico do VG, para a situação dos EUA, foi comprovado que, para períodos de detenção superiores a 5 anos, os fundos de small caps têm sempre retornos positivos e são os melhores fundos em termos de rentabilidade. Mais, para além de melhores retornos até podem ter desvios padrão (DP) inferiores às large caps, pondo assim em causa outro mito, pois há casos deste tipo de fundos em que se pode aplicar a máxima de que afinal pode haver almoços grátis (maiores retornos com menores DP).

Portanto, qual é a fundamentação técnica racional para se ter tanto receio e alocar no máximo 5%? Eu nos fundos acionistas dificilmente irei alocar um mínimo de 5%, sabes porquê? Porque, por um lado, não faço coleção de fundos (num post meu colocado no tópico do VG há um gráfico de um estudo da Morningstar em que se prova que possuir mais do que 7-10 fundos, já pouco ou nada se está a diversificar, desde que aquele core de fundos esteja bem diversificado, uma vez que a partir daí começa a haver muita sobreposição entre eles em termos de correlação positiva entre eles), e, por outro lado, para alocar só 5% num fundo acionista era porque não acreditava na sua performance de retornos ajustados ao risco (Sharpe) no médio-longo prazo (5 - >=10anos) e como tal não apostava nele: é uma questão de perspetiva e de insights.

Eu acho que o melhor elogio que se pode dar ao actual gestor do fundo da F&C que entrou em 2010 e desde esse ano tem tido um alfa consistente (outperformance) do outro mundo, não será com certeza chamar-lhe a atenção sobre o que aconteceu com o fundo no crash de 2008, o que eu sei é que ele safou-se relativamente bem em 2011. O passado é importante, especialmente os outliers years, mas não podemos deixar que o passado abafe ou condicione em excesso o presente real e a perspectiva futura projectada.

De qualquer maneira, obrigado por partilhares connosco os teus insights, mas já deu para perceber que temos perfil de risco diferentes, não é melhor nem pior, são simplesmente diferentes. Qual será o melhor perfil em termos de retornos ajustado ao risco? Essa resposta dependerá do fim da linha do timing que se considerar, e só após o apito final do árbitro é que podemos saber o resultado final do jogo.

@Rick: A questão da desvantagem fiscal da distribuição de dividendos de um fundo em relação a um outro fundo com os mesmos retornos, põe-se só com acuidade no caso de se resgatar o fundo com menos-valias, porque aí acontece o caricato de teres pago no passado ao Estado uma taxa de 28% contra os valores dos dividendos que vão para à conta à ordem, quando estás a perder com o resgate e perdeste os 28% dos dividendos mais a sua capitalização de reinvestimento no fundo correspondente aos dias entre a descarga dos dividendos na conta à ordem e a sua entrada ativa no reforço do fundo. Se resgatares o fundo com mais-valias e se tivesses cá no fundo os ditos dividendos, então também pagavas mais ao Estado em termos absolutos, o que perdias seria uma parte da capitalização dos dividendos no fundo correspondente àquele delay do reforço dos mesmos no fundo.

Abr,
BedRock
Editado pela última vez por BedRocK em 7/3/2014 13:17, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 6/3/2014 20:21

BedRock Escreveu:@CoimbraPT:
Qual é o filtro que tu utilizas em relação ao RS? No Fund Screener da morningstar.pt não se vê isso, o que se pode selecionar é, em termos qualitativos, o risco em relação à categoria (abaixo da média, média e acima da média), a volatilidade a 3 anos (baixa, média e acima da média) e a rentabiliadade é que já pode ser quantitativa relativamente a um valor específico que eu escolha ou em relação à média da categoria.

Um filtro que em termos quantitativos me selecionasse gamas de RS, de retornos e DP e já agora de alfa, é que era preciso. Assim, pergunto a todos os foristas: O Fund Screener da Morningstar para profissionais (pago) tem estas valências? Há algum outro filtro com estas valências?
Desde já, o meu obrigado pelas respostas.
BedRock


Estava-me a referir ao filtro que utilizo no excel para a primeira selecção de fundos, Desculpa pela confusão que te criei. (Entretanto já vi que o Rick te respondeu)

Rick Lusitano Escreveu:Coimbra, fazes uma boa pergunta. :wink:
Eu apostei no ASEAN e nos 2 Templeton GTR (o Chico, escolheu 1 deles), porque acreditar nos Templeton em causa, e nos ASEAN, este fundo ASEAN é menos exigente nos mínimos de investimento, do que a Fidelity, apesar de terem Retorno M12 negativo, o M12, é importante apenas para o curto prazo. Para carteiras de longo prazo, serve apenas sinalizar, o período de performance, ou seja, se está muito valorizado ("aquecido") ou menos valorizado ("arrefecido"), se o queres numa carteira de longo prazo, poderá ser uma boa altura para o comprares, por estar a comprar o fundo em baixa.

Agora faço-te a ti, uma pergunta, imagina que compraste a tua carteira, estava tudo positivo, quando a comprastes. Passado, 1 ano, tens alguns fundos coradinhos. O que farias?
Deixaram de ser bons e trocavas por outros que na altura estivessem positivos em todos os campos?


Em suma, tal como já referiste anteriormente e respondendo a mim próprio: "Os fundos não são apenas número". Muito interessante a tua explicação, faz-me pensar e aprender o meu método de análise.
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/3/2014 19:33

petergonçalves Escreveu:Boa tarde a todos!
Estou a repetir a minha mensagem pois estou à procura de mais informações sobre os fundos que pretendo investir.
Que me dizem desta carteira? Ainda tenho liquidez para adicionar mais alguns fundos.




Santander Acções Portugal - 500,00 € 25,00%
Nordea 1 - Stable Return E EUR - 200,00 € 10,00%
Franklin European Growth N Acc € - 200,00 € 10,00%
Franklin Templeton Japan N Acc € - 100,00 € 5,00%
Parvest Equity World Health Care N-Capitalisation - 200,00 € 10,00%
AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%) - 200,00 € 10,00%
Alken Fund European Opportunities-A - 200,00 € 10,00%
Nordea-1 Euro Bank Debt E EUR - 200,00 € 10,00%
Nordea-1 Global Stable Equity E EUR - 200,00 € 10,00%


Obrigado!



petergonçalves Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:@scapy11 e petergonçalves, amanha vou analisar mais pormenor, as vossas carteiras. Não quero fazer uma analise ás 3 pancadas. Mas antes de poder analisar, é preciso saber, algumas coisas, sobre o vosso perfil de investidor e investimento.

:arrow: Qual o vosso horizonte temporal? Quantos anos pretendem ter o investimento?

:arrow: Qual o vosso perfil de risco? Qual a maior perda de % poderiam suportar?

:arrow: Qual o vosso objectivo de retorno? O mínimo e máximo que pretendem atingir?

:arrow: Qual o total de dinheiro que pretendem investir, por causa dos mínimos de investimento dos fundos? Caso não sentiam a vontade para dizer no tópico, podem sempre mandar MP.



Olá Rick,
Obrigado pela tua disponibilidade! :D

1 - Estou à vontade com a questão do tempo, em principio nos próximos 10 anos não irei precisar do € e até lá pretendo acumular património;
2 - Risco algo agressivo pois gosto de arriscar e estou muito atento aos mercados. Aguento perdas até aos 30%, mas como ainda sou muito inexperiente nesta matéria, poderei vir a mudar de opinião, nos dois sentidos, claro;
3 - O mínimo aceitável seria 4% e o máximo ideal não tenho pois quanto maior for o retorno, melhor!! Penso que se recebesse 10% anuais já ficaria satisfeito;
4 - Neste momento 2500€ distribuídos pela carteira. Vou reforçar em breve, mas de preferência diversificando por outros fundos.

Estou também a precisar de uma ajudinha para poupanças a longo prazo (10 anos) mas com alguma segurança pois são para as crianças. Estava a pensar em seguros de capitalização ou então fundos mistos defensivos (ES Plano Prudente; ES Liquidez; UBS (Lux) Strategy Fund Yield (Eur) N acc) ou quem sabe os CT poupança Mais...

Obrigado.
Abraco! :)



Bem-vindo, Peter. \:D/

Só agora, é que reparei tinhas aberto um tópico, para esclareceres as tuas questões. Senão, tinha já te ajudado lá.

Não aches estranho, algumas parecenças com a minha analise da carteira do scapy.

Rick Lusitano Escreveu:O porquê das minhas questões, para além me ajudarem a analisar as vossas carteiras, servem, para vocês, se analisarem a vocês próprios, a ter consciência daquilo que querem e não querem.


Pelo que me dizes:
:arrow: 10 anos
:arrow: até 30% de perdas (Acho que para começares, é muita fruta)
:arrow: 4%-10% anualizados
:arrow: 2.500 EUR

A diferença entre a tua carteira e o do Scapy, teoricamente, será no risco. E no mínimo a investir. Logo haverá mais liberdade para as escolhas.

Começamos por construir 1º, a tua base, a mais conservadora. Que vão ser as tuas bases, em dias de tempestade, porque o rally das acções não vão durar sempre. Os mercados são feitos de ciclos.

Peter Proposal Portfolio.gif
Seleccionar imagem, para a ver em tamanho completo.


Como vês, aproveitei alguns dos teus fundos. São boas escolhas para o longo prazo. Apostar em Portugal e no Japão para o longo prazo, é muito arriscado, poderão nem compensar os riscos que correm. O Franklin Templeton Japan N Acc € (LU0152983168) que escolhestes ainda por cima, não tem cobertura cambial (Hedge), normalmente, para Acções, no longo prazo, não é necessário, mas para o Japão é necessário, visto que para a economia Japonesa melhorar, o governo nipónico tem estado a desvalorizar a moeda, o iene Japonês (JPY). E apesar do fundo estar em EUR, o fundo original é em JPY, logo levas com o risco cambial das politicas economicas do Japão. Para apostar no Japão em "low cost", o melhor fundo é o Pictet que menciono no meu post.

Aconselho vivamente a todas as pessoas, que pensam investir no Japão a ler o meu post:

FI Acções Japão - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&p=1065281#p1065708


O Alken European é um daqueles fundos que enganam, aparentemente, com bons retornos a curto prazo, mas muito inconstante no longo prazo. É um "fundo-foguete", pode não aguentar a "corrida" até ao fim, nas melhores condições.



Fica o X~Ray da Morningstar/BB:

Peter Proposal Portfolio - X-Ray.gif
Fonte: Morningstar/BB
Peter Proposal Portfolio - X-Ray.gif (38.75 KiB) Visualizado 11898 vezes



Como podes ver, tens Japão na mesma, querias 5%, ficas com 4,09% em carteira. :wink:
Ficas um "cheirinho" dos países árabes ricos, através do Franklin MENA, 4,14%.
Ficas com uma carteira diversificada em regiões geográficas em acções.
E com maior peso em acções de sectores defensivos, para aguentar nas quedas, cerca de 50% da "sub-carteira" de acções, Consumo Básico, Saúde (inclui as Biotechs), Serviços Públicos e Infraestruturas. Mas também, tens consumo cíclico, industriais, tecnologias e financeiras, para economias em recuperação/crescimento. Não levas muito com os sectores mais voláteis, como as matérias-primas ("materiais básicos") e a energia.
Em relação, ás capitalizações, a "sub-carteira" de acções está 68% em Grandes empresas, 26% em Médias e 5% em Pequenas empresas.



Devido a oficialmente, faltar de um fundo "low cost" de Obrigações Diversificado USD (EUA) ou Obrigações Flexível USD (EUA) no Banco Best, os 300 EUR ficaram em branco. Aqui aconselho a pores num fundo provisório, até aparecer um fundo "low cost" de uma destas categorias. Podes pôr num ES Tesouraria Activa (monetário) ou se quiseres ganhar mais retorno e risco, vais para 1 ES Obrigações Europa, acabas por ganhar com a melhoria do nosso país (e restantes países periféricos), em vez das Acções Portugal, com menos risco. :wink:


Na alocação de activos, a ter os 300 EUR em obrigações, ficarias com cerca 50/50% em Acções/Obrigações. Pode parecer muitas Acções, mas são Acções "Conservadoras". Não há muitas loucuras, na carteira.


Nas Obrigações, podes ver, que não tem obrigações com muita maturidade, ou seja, com muito risco face ao aumento das taxas de juro.

Peter Proposal Portfolio - X-Ray (BONDS).gif
Fonte: Morningstar/BB
Peter Proposal Portfolio - X-Ray (BONDS).gif (19.36 KiB) Visualizado 11898 vezes


Peter Proposal Portfolio - X-Ray (BONDS)_#2.gif
Fonte: Morningstar/BB
Peter Proposal Portfolio - X-Ray (BONDS)_#2.gif (25.53 KiB) Visualizado 11898 vezes



Espero, ter sido útil. 8-)

Estas sugestões podem ser adaptadas por qualquer pessoa, é uma questão de gosto pessoal. :wink:



Nota: Construi a carteira baseado que preferes fundos "low cost" e por isso, "sacrificas" a carteira, ao não ter fundos de melhores performances mas exigentes em investimento.


Aguardo comentários.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/3/2014 18:24

MWC Escreveu:
BedRock Escreveu:Boas,

Recorrendo ao site do banco espanhol Inversis que o Rick referenciou https://www.inversis.com/inversion/prod ... Menu=2_2_0 , ao utilizar as ferramentas da pesquisa avançada, selecionando a renda variável (ações) Europa e utilizando o filtro do RS >1.2 de 3 anos, o fundo F&C European Small Cap A aparece como o melhor das small caps da Europa, e clicando no topo da coluna da rentabilidade a 5 anos, aparece como o 3º melhor fundo geral da Europa, com uma rentabilidade anualizada de 29.86% (confirmei este valor noutro site), ficando atrás apenas de 2 fundos da mesma gestora Scottish Widows...
Realmente este fundo da F&C é espetacular.

As ferramentas deste banco, resultantes da Morningstar, só têm, à primeira vista, 2 pequenos defeitos: um, os espanhois estragaram a listagem das categorias da Morningstar ao simplificarem, havendo distinção apenas entre renda fixa e renda variável e algumas regiões, faltando países especificos, e não havendo distinção entre value, growth e blend, e entre small, mid e large caps; o outro defeito é que também só há um filtro relativo da volatilidade em termos qualitativos e o filtro deveria permitir selecionar um valor específico do desvio padrão a 1, 3, 5 e 10 anos, como permite para as rentabilidades e o RS.

Abr,
BedRock



Boa Tarde BedRock,

Realmente esse fundo têm rentabilidades "brutais" em bull.....mas cuidado em bear market têm rentabilidades "horrorosas" ...... 2007 (-9.32%)...2008(-53.82)....só recuperou o valor máximo atingido em 2006 em 2013, estando agora em máximos.

Nunca alocaria mais do que 5% da carteira a este fundo.....só um aviso.

Julgo que já deixaram avisos, mas nunca é demais recordar que 3 anos pode ser um espaço curto para avaliação dos riscos da carteira.

Pex. as Carteiras do Rick Lusitano e do Chico Laranja são excelentes exercícios de carteiras com parâmetros bem definidos (3 anos). Mas englobando os anos de 2007 e 2008, a carteira com Fundos High Yield, iria ter um comportamento significativamente indesejável (basta ver as performances dos High Yield durante esse período).


Cumprimentos,

MWC


Por causa disso, e também por causa da distribuição de dividendos dos fundos F&C, é que não está em nenhum dos meus "tops"/listagens.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO e 393 visitantes