Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Sr_SNiper » 15/1/2014 20:32

Mete 0, 5k pelo menos no sniper hedg found total return 8-)
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8973
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Fundos à la carte

por FJNunes » 15/1/2014 20:13

FJCRN Escreveu:to be continued....


Rick apos muita dor de cabeça, cheguei a esta fase. Do upgrade q quero fazer a carteira (7.5k) estamos nesta fase:

Certos:
Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc (2500)
Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR (1000)

Rick Lusitano Escreveu:Talvez um cheirinho de Sector Saúde, não faz a ninguém, convém não abusar, até 5% de peso..


Tenho duvidas, pois n sei a dif entre estes dois Eurizon (LU0155223729 e LU0114064081) parecem-me quase iguais, mas depois nas rentabilidades vejo q não , qual me aconcelhas? ainda esteve um outro em cima da mesa mas como tem um valor min mt grande (1000) e respeitando a regra de não mais de 5% da carteira acho q n conto com ele (BGF World HealthsciencecE2 LU0171309270), neste sector quero so por 500€.

Por fim fica a grande duvida

Rick Lusitano Escreveu:A 1 primeiro olhar, colocava 1 fundo de grandes empresas europeias, calibrava o peso, através do X-ray da Morningstar, podes usar o link que eu postei acima, da Morningstar Alemanha ou do Banco Best, o que gostares. .


Contrariamente ao q tu pensas , n sei mesmo a q te referes :( tinha em mente o Franklin (LU0122612764) mas tu dizes q n é um puro da especialidade , e eu so vi um mais,Vontobel European Value Eq C (LU0153585210).Mas não sei se estou a procurar no sitio certo. NECESSITO MESMO DE UNS PARA DEPOIS ESCOLHER :wall: .
Aqui penso por 1000 ~1500.

Em stand-by fica o Allianz Renminbi Currency A(H2-EUR) LU0665628672 ,e uma outra ideia minha , não sei se concordas , que é reforçar o meu fundo de AXA WF Gb High Y LU0189847253.

Depois disto fica sou uma coisa, que é o te agradecer, continuar a seguir-te por aqui, e não te chatear por uns tempos.

um abraço, e fico a aguardar
Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas, custam tanto! (Groucho Marx)
 
Mensagens: 13
Registado: 11/7/2013 9:50

Re: Fundos à la carte

por Ulisses Pereira » 15/1/2014 19:07

Tivemos que apagar os últimos posts por estarem a falar de tudo menos do tópico e banir o utilizador ruimat0. Depois de desrepeitar todos os avisos que foram sendo feitos, não havia outra solução.

Siga o debate.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Fundos à la carte

por Outlier » 15/1/2014 15:46

Boas,

Aproveitando a boa onda das small-mid caps, fui à procura na lista de oferta do banco com quem trabalho se havia um fundo global de small-mid caps com um desvio padrão (3 anos) inferior à barreira mítica dos 10% e havia apenas este, que vou subscrever: Franklin Global Small-Mid Cap Gr N Acc USD.

Link: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04UM5

Este fundo teve o seguinte desempenho: DP (3 anos) 9.34%, Rent. média 11.55%, RS 1.11, alfa 2.10, beta 0.80, retornos em 2011: -10.90% e em 2008: -35.37%.

Para além da boa onda, as empresas de pequena e média capitalização de boa qualidade, especialmente do tipo Growth, têm outra vantagem que é o facto de se poderem fundir com outras, resultando uma nova empresa maior e mais competitiva, ou serem adquiridas por outras empresas maiores e expostas ao mercado global, tendo como resultados destas operações a sua valorização bolsista, logo valorização dos respetivos fundos, só devido a esses simples factos de fusão ou aquisição.

Abr,

file 112

P.S. Eu não sou funcionário de nenhum banco nem tenho quaisquer ligações a empresas investidoras e de gestão financeira, pelo que as minhas ideias e propostas são 100% livres sem quaisquer condicionalismos.
Editado pela última vez por Visitante em 15/1/2014 16:15, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:41
Localização: Caranguejeira

Re: Fundos à la carte

por joaoventura » 15/1/2014 13:37

Bom dia,

já li o tópico desde o início e tenho acompanhado-o com interesse. Neste momento, tenho os meus investimentos alocados em cerca de 55% em depósitos a prazo e cerca de 14% em acções. Os restantes 31% estou a pensar orienta-los para fundos ou obrigações, daí o meu interesse neste tópico.

Uma das questões que coloco é se sabem se é possível negociar alguns/todos estes fundos que aqui se vão falando na GoBulling? Sou cliente da plataforma PRO e se fosse possível fazer tudo no mesmo intermediário, melhor. Se for possível, alguém poderá sintetizar brevemente as vantagens/desvantagens de usar a GoBulling vs Banco Best para negociar fundos (que é aqui neste tópico muito usado pelos foristas)?

Outra questão tem a ver com o tipo de gestão. Apesar de negociar com acções, sou mais do tipo médio-prazo. Ou seja, essencialmente por ignorância minha neste tipo de assuntos, evito negociar com demasiada frequência, de modo a não cometer muitos erros. Não sou no entanto de ficar muito tempo com negócios em negativo.. Portanto a questão que coloco é se estes fundos de que se tem falado por aqui permitem entradas e saídas com alguma liquidez moderada?

Por fim, porque não são discutidos fundos ETF? Pelo que entendi nas minhas buscas, existem algumas vantagens nos ETFs (se bem que, sem ser a questão de permitir acumular dividendos, que parece que outros Fundos já o fazem, não sei muito mais vantagens).. O Rick Lusitano fala logo no início que não abordará ETFs, mas acabo por não perceber porquê (se é por causa de eventuais desvantagens ou por outras questões).

Agradeço se alguém me puder elucidar nestas questões.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 276
Registado: 21/1/2011 13:02
Localização: Palmela

Re: Fundos à la carte

por Ulisses Pereira » 15/1/2014 13:20

Rui Mato, a tua próxima intervenção com esse nível de agressividade que tens sistematicamente empregue significará o teu adeus a este fórum. Continuas sem compreender os limites de agressividade do Caldeirão. Ainda vais a tempo de alterar essa tua forma de estar. Se não concordas com o espírito do Caldeirão, poderás sempre pesquisar outros fóruns na Internet.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Fundos à la carte

por Outlier » 15/1/2014 12:38

Boas,

@Mouro_Emprestado: Os jogos da gestão passiva e da gestão ativa de fundos acionistas não são de soma zero, pois nós através da compra de UP's estamos a comprar ações das empresas, as quais através do livre mercado bolsista vão valorizando ou desvalorizando e no conjunto do mercado global ao longo de um periodo de, pelo menos, médio-longo prazo o balanço entre aquelas valorizações e desvalorizações é sempre positivo, logo não é de soma nula.

De soma quase nula, poderá ser o forex entre duas moedas fortes, mas mesmo assim o balanço, durante um determinado período, deve pender ligeiramente para uma das moedas, logo também este jogo não será de soma 100% nula.

É claro que a gestão ativa não prevê o futuro mas a gestão passiva também não. Esta última é tanto mais relativamente valorizada quanto maior fôr o volume do mercado bolsista em causa e maior fôr o tempo de detenção dos fundos (dias de trading), com o ideal a tender para o infinito, dado que neste caso a média sobrepõe-se e dilui os valores anormais das caudas gordas de upside e downside na curva de distribuição dos retornos esperados versus desvio padrão.

Companheiro, eu percebo a diferença entre as duas estratégias e vejo vantagens e desvantagens em ambas, mas continuo a acreditar mais na inteligência individual de gestores alfa em detrimento da inteligência coletiva do "rebanho" de um benchmark.
No entanto, cada um aplica o seu capital onde lhe apetecer, sem nescessidade de insultar ninguém, e tu foste 100% correto, por isso é que te estou a responder.

@Rick: Deves andar um pouco nervoso, é natural, pois dá a impressão que há algumas pessoas que pretendem bloquear certos tópicos, mas comigo não contam, pois já mudei de estratégia: vou ignorá-los e, se forem ofensivos, vou publicamente chamar a atenção do criador do tópico e dos administradores do fórum de que fulano passou a marca da decência e passou ao ataque individual em detrimento da defesa dos seus argumentos.

Contudo, não respondeste à questão central que coloquei. O meu post foi mal interpretado, pois os dados estatisticos são apenas para servir de referência aos investidores, a juntar a outras variáveis mensuráveis e de carácter psicológico próprio de cada individuo, e não para criar nervosismo ou apontar para esta ou aquela estratégia. A questão central que levantei no meu post é INFORMAÇÃO a disponibilizar ou não, de modo a servir de suporte à decisão individual de cada um, bem como servir de fundamentação da escolha dos fundos de um qualquer TOP.

Abr,

file 112
Editado pela última vez por Visitante em 15/1/2014 16:00, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:41
Localização: Caranguejeira

Re: Fundos à la carte

por palheto » 15/1/2014 12:10

Rick Lusitano Escreveu:Pelas tuas escolhas, suspeitei que tivesses "limitado" por causa do teu IF. Se quiseres algum fundo fora da lista do BiG, não podes pedir a eles? Eles têm tanto o Threadneed Am. Ext, Alpha e como o Pioneer US Fundamental, mas em USD. O nosso Threadneedle Global têm as 2 moedas, em USD e em EUR. Com algum jeitinho, até consegues as versões em EUR. Há uns tempos, soube-se que apesar de não trabalharem oficialmente com a PIMCO, se pedissem, eles comercializavam fundos da PIMCO. :wink:


Pois, é danado existir bons fundos e nao estarem disponiveis ou em USD, e depois as alternativas nao se aproximam.
vou dar uma apitadela se me fazem o favor de arranjar em EUR 8-) , mesmo que seja pelos valores minimos de subscrição:

1º Pioneer Funds - U.S. Fundamental Growth C EUR ND LU0347184318
2º Pictet-USA Index-R EUR LU0474966248
3º Threadneedle American Extended Alpha R EUR Acc GB00B28CN800

se nao forem na conversa,enfim, vou para o indice:

1º Pictet-USA Index-R USD LU0130733172
2º Pioneer Funds - U.S. Research C EUR ND LU0119428653

agradecido mais uma vez
 
Mensagens: 5
Registado: 9/1/2013 12:05

Re: Fundos à la carte

por FJNunes » 15/1/2014 11:50

Rick Lusitano Escreveu:
FJCRN Escreveu:Boa tarde Rick ,

Gostava de te pedir no quase nenhum tempo que tens, pelo que eu vou acompanhado o fórum e vejo, q me possas ajudar com a tua opinião sobre a minha carteira, visto que estou pretendendo reforçar a mesma com 7.5k em atuais ou novos fundos. Assumo algum risco, nomeadamente nos fundos de ações (o objetivo seria entre 35% a 40%),apos a aquisição do fundo ING Consumer LU0332193001, e devido ao valor inicial ficou um pouco acima. As minhas dúvidas neste momento, são se devo continuar mais exposto aos Fundos Ações Americanos ou, mudar o posicionamento para os europeus. Neste momento tenho America 52.8% , Europa 35.94% e Asia 11,28%.
Mesmo nas obrigações neste momento não sei para onde me virar, as High Yield, podem me dar mais retorno mas também sobem-me mais o risco logo, risco por risco prefiro então tlvz nas dos Fundos de ações.

Nos mistos usos por conselho e pelo que eu tenho lido, como forma de "tampão" não sei se devo fazer algo aqui também.
O fundo de tesouraria serve refúgio em situações de crise ou para ser usado em caso de algum conselho que se encaixe na minha carteira.
Resumo da carteira
Ações 43.50
Obrigações60.73
Liquidez 26.98
Outro 3.84

A carteira não tem tempo limite, enquanto não for necessário o dinheiro não tenciono tirar, excepto no monetário.

Gostaria de saber a tua valiosa opinião e possíveis alterações à mesma por forma a equilibrar-la.
Desde ja ao meu obrigada antecipado

Fundos Tesouraria (4,2%)
ES Monetário PTYESPLM0000 4,2%

Fundos de Obrigações (42%)

AXA WF Euro 5-7 LU0251660279 4,4%
AXA WF Gb High LU0189847253 4,2%
ES Obrig Europa PTYESRLM0008 7,1%
ES Rend Plus IE00B1Z6D669 10,5%
P Euro Bond IE00B11XYY66 4,2%
FT Global Total Ret Hdg LU0294221253 5,0%
FT Gb Tot Ret IE00B11XZB05 6,5%


Fundos Mistos (14,7%)

Inv Balan-Ris LU0432616901 6,3%
MG Opt Inc Eur GB00B1VMCY93 8,4%

Fundos Ações (39,1%)

F&C Europ Small LU0207432559 4,7%
ING Consu Goods LU0332193001 10,6%
PI US Fund Grw LU0347184318 5,0%
TIF Global Equity Income EUR GB00B1Z2NR59 5.7%
TSIF American Extended Alpha GB00B28CN800 5.7%
UBS Eq Infrast LU0366711900 7,1%



És tu VG? :lol:
(O teu avatar foi durante muito tempo, o avatar do VG)

Não me esqueci de ti, vou respondendo por ordem de chegada e rapidez na resposta. 8-)


FJCRN Escreveu:Resumo da carteira
Ações 43.50
Obrigações60.73
Liquidez 26.98
Outro 3.84


TOTAL = +130% :shock:

Estás alavancado? Ou os dados não correctos?

Nem sei o que te dizer. Uma coisa é certa, não desgosto de nenhum dos teus fundos.
Ao primeiro olhar, parece bem diversificada tanto em classes de activos, obrigações, acções, mistos e até na liquidez (Mercado Monetário), como em zonas geográficas, em obrigações aparentemente estás virado mais para Europa/Euro. Mas querias me enganar? :mrgreen: O teu último fundo é 1 PIMCO, o PIMCO Total Return, vê-se logo pelo ISIN, os FT são de ISIN LU. O teu Rendimento Plus também tem ISIN da Irlanda (IE), o PIMCO Diversified Income, em vez de começar por PT?! Os outros ISIN estão correctos pelo país, ainda não os confirmei 1 a 1, na Morningstar, tirando os 2 da ESAF, 2 da Threadneedle e o do M&G, que já conheço pela terminação dos ISIN. 8-)

Confirma-me se tens estes 2 PIMCOs ou não.

A 1 primeiro olhar, colocava 1 fundo de grandes empresas europeias, calibrava o peso, através do X-ray da Morningstar, podes usar o link que eu postei acima, da Morningstar Alemanha ou do Banco Best, o que gostares. Juntava todos os fundos de acções, se quiseres ser minucioso, podes juntar também, os mistos que tens. Porque tens fundos globais e sectoriais.
Como tens o UBS e F&C, ambos têm PMEs, o Franklin European Growth, vai trazer mais peso nas PMEs, apesar de também ter grandes empresas. Aqui, o melhor seria mesmo 1 fundo só de grandes empresas. Como tens cerca de 11% nos EUA, e talvez 5-8%
Talvez um cheirinho de Sector Saúde, não faz a ninguém, convém não abusar, até 5% de peso.
Nos EUA, não mexia mais, tens grandes empresas e através do T. Ext Alpha, tens algumas PMEs, para além do Pioneer ter só grandes empresas.
(Eu no meu perfil, só teria 1 fundo só de PMEs, com o máximo de metade de toda a categoria de grandes empresas dessa zona geográfica, por serem mais voláteis e posso não ter PMEs, mas teria sempre que ter grandes empresas. Exemplo: EUA Grandes = 10% e EUA PMEs = 5%)

Acções
Globais :arrow: Certo
EUA Grande :arrow: Certo
EUA PMEs :arrow: Certo
Europa Grande :arrow: Não
Europa PMEs :arrow: Certo
Sector Bens de consumo :arrow: Certo
Sector Infraestruturas :arrow: Certo
Sector Saúde :arrow: Não

Mistos
:arrow: Certo

Obrigações
Global Gov :arrow: Certo
Global Flex :arrow: ???
Global HY :arrow: Certo
Europa Gov :arrow: Certo
Europa Flex :arrow: Certo
EUA Divers :arrow: ???


Não sei se 1 fundeco Obrigações Corporativas EUR. :-k
Obrigações Corporativas EUR :arrow: DWS Invest Euro Corporate Bonds NC




Há uns fundos que ando checkar, que gosto deles, só não estou certo a 99% (a 100% não existe nada, nesta vida), devido ao histórico deles, mas são interessantes como elemento de diversificação:

Obrigações Flexível Globais :arrow: Jupiter JGF Dynamic Bond Fund L Class Euro (Se decidir avançar para este fundo, vou chatear o PFA/BB, porque quero a versão ACC e não a versão INC que eles têm) :lol:
Obrigações Emergentes Globais - EUR Hedged :arrow: AXA Emerging Short Duration Bonds E Cap EUR Hedged (95%)
Alternativos Retorno Absoluto - Long/Short Acções Europa :: "Absolute Return" :arrow: Alken Absolute Return Europe A
Mercado Monetário RMB - EUR Hedged :arrow: Allianz Renminbi Currency A (H2-EUR) EUR


Nestes 2 fundos, arrisquei, mas fui ver as versões deles mais antigas:
Acções Global Dividendo Alto :arrow: Invesco Global Equity Income E € Acc
Acções Global Capitalização Pequena/Média :arrow: Invesco Global Smaller Companies Equity E Acc


Os fundos que mencionei no final deste post não estou a te sugerir, apenas para explicar que existem fundos que podem ser interessantes, para além dos mais conhecidos. Depois depende de cada um, se arrisca ou não neles. Por exemplo, o Axa de EM Short Duration Bonds, é aonde tenho mais dúvidas, muito pouco histórico, é de Emergentes e de obrigações, a curta duração é boa para evitar sensibilidade a subidas de taxas de juro, mas também dará pouco retorno, é quase 1 monetário nos retornos mas com mais risco. O Allianz tem sido calminho nestes cerca de 2 anos, investe em depósitos bancários da moeda Chinesa, fora da China, que têm melhores taxas de juro. Decerto que já lestes este tópico, já os encontrastes, em que falo de alguns destes fundos.

Em relação a sugestões, para os fundos de acções de grandes empresas europeias ou de sector saúde, parece que já tens algum conhecimento, para os escolher. :wink:

Confirma a carteira, se tens PIMCOs ou não. Para fazer uma analise mais detalhada. Agora foi uma "rapidinha".
(Só por curiosidade, que % de retorno tivestes na tua carteira em 2013?)


Bom dia Rick e Obrigada pela tua grande ajuda. :clap:

Começando pelos esclarecimentos q te devo:

Rick Lusitano Escreveu:"És tu VG? :lol:
(O teu avatar foi durante muito tempo, o avatar do VG)


1 - Não sou o VG, como muita pena minha (pelo menos nesta area) embora ja tenha sido criticado por ele acerca do meu avatar :lol: mera coincidencia apenas. Vou pensar numa possível mudança, mas ate q gosto de Zeus.

Rick Lusitano Escreveu:FJCRN Escreveu:
Resumo da carteira
Ações 43.50
Obrigações60.73
Liquidez 26.98
Outro 3.84

TOTAL = +130% :shock:

Estás alavancado? Ou os dados não correctos?


2 - Dados incorrectos claro, alavancado não, é mais encalacrado :roll: (pq cada vez q reforço tenho medo de distorcer) por isso peço ajuda.

os dados correctos são segundo o x-ray do best,
Ações 41.91
Obrigações 58.14
Liquidez -2.10
Outro 2.05

Rick Lusitano Escreveu:Nem sei o que te dizer. Uma coisa é certa, não desgosto de nenhum dos teus fundos.
Ao primeiro olhar, parece bem diversificada tanto em classes de activos, obrigações, acções, mistos e até na liquidez (Mercado Monetário), como em zonas geográficas, em obrigações aparentemente estás virado mais para Europa/Euro. Mas querias me enganar? :mrgreen: O teu último fundo é 1 PIMCO, o PIMCO Total Return, vê-se logo pelo ISIN, os FT são de ISIN LU. O teu Rendimento Plus também tem ISIN da Irlanda (IE), o PIMCO Diversified Income, em vez de começar por PT?! Os outros ISIN estão correctos pelo país, ainda não os confirmei 1 a 1, na Morningstar, tirando os 2 da ESAF, 2 da Threadneedle e o do M&G, que já conheço pela terminação dos ISIN. 8-)

Confirma-me se tens estes 2 PIMCOs ou não.


3- Desculpa esta confusão, ja não basta o teu trabalho e eu a complicar

os fundos obrigações correctos são:

AXA WF Euro 5-7 (LU0251660279) 4.4%
AXA WF Gb High Y B (LU0189847253) 4.2%
ES Obrigações Europa Euro FIAO TF (PTYESRLM0008) 7.1%
ES Rendimento Plus FEIA (PTYEVHHM0001) 10.5%
FT Gb Tot Ret (LU0260870745) 6.5%
FT Global Total Ret Hdg (LU0294221253) 5.0%
P Euro Bond (IE00B11XYY66) 4.2%

Rick Lusitano Escreveu:Não sei se 1 fundeco Obrigações Corporativas EUR. :-k
Obrigações Corporativas EUR :arrow: DWS Invest Euro Corporate Bonds NC.


4 - Concordo ctg, só que estou mais inclinado para o Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc (LU0451950314), tem melhor retornos é mais barato, apenas tem menos historico e mais DP. Por força do valor inicial, ajuda a equilibrar os pesos entre ações e obrigações. Agradeço a tua opinião na mesma :)

Rick Lusitano Escreveu:Obrigações Flexível Globais :arrow: Jupiter JGF Dynamic Bond Fund L Class Euro (Se decidir avançar para este fundo, vou chatear o PFA/BB, porque quero a versão ACC e não a versão INC que eles têm) :lol:


5 - Concordo novamente ctg, alias pondo os pontos nos iiii, isto é fruto do q eu tenho lido do q tu escreves, eu apenas leio e se concordar.... Só que terei de ir pelo INC, pq n tenho poder de argumentação para impor o ACC. Irei por o valor mínimo 1000 €.

Bom por agora, paro, vou estudar o assunto das ações e destes ultimos fundos finais, depois se não te importares chateio-te novamente

to be continued....
Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas, custam tanto! (Groucho Marx)
 
Mensagens: 13
Registado: 11/7/2013 9:50

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 15/1/2014 10:41

Acabem de vez com essa guerra de medir falos.

Queriam campo de batalha e não tinham???

Fiz-vos o favor.

viewtopic.php?f=3&t=82987

Continuem aqui a vossa guerrinha sff e deixem de estragar este tópico e o do VirtuaGod sff.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por ruimat0 » 15/1/2014 9:54

Portanto a sugestão do lobo de Wall street (file 21212111) é a de que para a maioria é impossível ou muito difícil escolher acções individuais. Mas fácil saber escolher quem saiba escolher nos próximos 1, 3, 5, 10 ou 20 anos. :lol:

Os números são incontornáveis: A gestão passiva bate aos pontos a activa. É mais barata, simples e brutalmente mais eficaz.

Ó advogado dos lobos de Wall street... deixa de meter tanta palha (e "alfas" que apenas representam a sorte momentânea de alguns gestores activos) neste fórum. Escreves muito, mas conteúdo: 0 (zero).
 
Mensagens: 79
Registado: 27/11/2013 11:37

Re: Fundos à la carte

por Midas » 15/1/2014 2:30

@File, não vou alimentar disputas de "pilinha".
A gestão activa tem virtudes e defeitos com tem a gestão passiva. Como não quero transformar este tópico, num campo de batalha, com as facções a digladiarem-se, da mesma maneira que falei ao ruimat0, te digo, quem deseja discutir essa temática, a minha sugestão é que os interessados criem um tópico destinado especificamente a essa discussão. Em vez de trazerem isso, para aqui.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos à la carte

por Midas » 15/1/2014 2:11

FJCRN Escreveu:Boa tarde Rick ,

Gostava de te pedir no quase nenhum tempo que tens, pelo que eu vou acompanhado o fórum e vejo, q me possas ajudar com a tua opinião sobre a minha carteira, visto que estou pretendendo reforçar a mesma com 7.5k em atuais ou novos fundos. Assumo algum risco, nomeadamente nos fundos de ações (o objetivo seria entre 35% a 40%),apos a aquisição do fundo ING Consumer LU0332193001, e devido ao valor inicial ficou um pouco acima. As minhas dúvidas neste momento, são se devo continuar mais exposto aos Fundos Ações Americanos ou, mudar o posicionamento para os europeus. Neste momento tenho America 52.8% , Europa 35.94% e Asia 11,28%.
Mesmo nas obrigações neste momento não sei para onde me virar, as High Yield, podem me dar mais retorno mas também sobem-me mais o risco logo, risco por risco prefiro então tlvz nas dos Fundos de ações.

Nos mistos usos por conselho e pelo que eu tenho lido, como forma de "tampão" não sei se devo fazer algo aqui também.
O fundo de tesouraria serve refúgio em situações de crise ou para ser usado em caso de algum conselho que se encaixe na minha carteira.
Resumo da carteira
Ações 43.50
Obrigações60.73
Liquidez 26.98
Outro 3.84

A carteira não tem tempo limite, enquanto não for necessário o dinheiro não tenciono tirar, excepto no monetário.

Gostaria de saber a tua valiosa opinião e possíveis alterações à mesma por forma a equilibrar-la.
Desde ja ao meu obrigada antecipado

Fundos Tesouraria (4,2%)
ES Monetário PTYESPLM0000 4,2%

Fundos de Obrigações (42%)

AXA WF Euro 5-7 LU0251660279 4,4%
AXA WF Gb High LU0189847253 4,2%
ES Obrig Europa PTYESRLM0008 7,1%
ES Rend Plus IE00B1Z6D669 10,5%
P Euro Bond IE00B11XYY66 4,2%
FT Global Total Ret Hdg LU0294221253 5,0%
FT Gb Tot Ret IE00B11XZB05 6,5%


Fundos Mistos (14,7%)

Inv Balan-Ris LU0432616901 6,3%
MG Opt Inc Eur GB00B1VMCY93 8,4%

Fundos Ações (39,1%)

F&C Europ Small LU0207432559 4,7%
ING Consu Goods LU0332193001 10,6%
PI US Fund Grw LU0347184318 5,0%
TIF Global Equity Income EUR GB00B1Z2NR59 5.7%
TSIF American Extended Alpha GB00B28CN800 5.7%
UBS Eq Infrast LU0366711900 7,1%



És tu VG? :lol:
(O teu avatar foi durante muito tempo, o avatar do VG)

Não me esqueci de ti, vou respondendo por ordem de chegada e rapidez na resposta. 8-)


FJCRN Escreveu:Resumo da carteira
Ações 43.50
Obrigações60.73
Liquidez 26.98
Outro 3.84


TOTAL = +130% :shock:

Estás alavancado? Ou os dados não correctos?

Nem sei o que te dizer. Uma coisa é certa, não desgosto de nenhum dos teus fundos.
Ao primeiro olhar, parece bem diversificada tanto em classes de activos, obrigações, acções, mistos e até na liquidez (Mercado Monetário), como em zonas geográficas, em obrigações aparentemente estás virado mais para Europa/Euro. Mas querias me enganar? :mrgreen: O teu último fundo é 1 PIMCO, o PIMCO Total Return, vê-se logo pelo ISIN, os FT são de ISIN LU. O teu Rendimento Plus também tem ISIN da Irlanda (IE), o PIMCO Diversified Income, em vez de começar por PT?! Os outros ISIN estão correctos pelo país, ainda não os confirmei 1 a 1, na Morningstar, tirando os 2 da ESAF, 2 da Threadneedle e o do M&G, que já conheço pela terminação dos ISIN. 8-)

Confirma-me se tens estes 2 PIMCOs ou não.

A 1 primeiro olhar, colocava 1 fundo de grandes empresas europeias, calibrava o peso, através do X-ray da Morningstar, podes usar o link que eu postei acima, da Morningstar Alemanha ou do Banco Best, o que gostares. Juntava todos os fundos de acções, se quiseres ser minucioso, podes juntar também, os mistos que tens. Porque tens fundos globais e sectoriais.
Como tens o UBS e F&C, ambos têm PMEs, o Franklin European Growth, vai trazer mais peso nas PMEs, apesar de também ter grandes empresas. Aqui, o melhor seria mesmo 1 fundo só de grandes empresas. Como tens cerca de 11% nos EUA, e talvez 5-8%
Talvez um cheirinho de Sector Saúde, não faz a ninguém, convém não abusar, até 5% de peso.
Nos EUA, não mexia mais, tens grandes empresas e através do T. Ext Alpha, tens algumas PMEs, para além do Pioneer ter só grandes empresas.
(Eu no meu perfil, só teria 1 fundo só de PMEs, com o máximo de metade de toda a categoria de grandes empresas dessa zona geográfica, por serem mais voláteis e posso não ter PMEs, mas teria sempre que ter grandes empresas. Exemplo: EUA Grandes = 10% e EUA PMEs = 5%)

Acções
Globais :arrow: Certo
EUA Grande :arrow: Certo
EUA PMEs :arrow: Certo
Europa Grande :arrow: Não
Europa PMEs :arrow: Certo
Sector Bens de consumo :arrow: Certo
Sector Infraestruturas :arrow: Certo
Sector Saúde :arrow: Não

Mistos
:arrow: Certo

Obrigações
Global Gov :arrow: Certo
Global Flex :arrow: ???
Global HY :arrow: Certo
Europa Gov :arrow: Certo
Europa Flex :arrow: Certo
EUA Divers :arrow: ???


Não sei se 1 fundeco Obrigações Corporativas EUR. :-k
Obrigações Corporativas EUR :arrow: DWS Invest Euro Corporate Bonds NC




Há uns fundos que ando checkar, que gosto deles, só não estou certo a 99% (a 100% não existe nada, nesta vida), devido ao histórico deles, mas são interessantes como elemento de diversificação:

Obrigações Flexível Globais :arrow: Jupiter JGF Dynamic Bond Fund L Class Euro (Se decidir avançar para este fundo, vou chatear o PFA/BB, porque quero a versão ACC e não a versão INC que eles têm) :lol:
Obrigações Emergentes Globais - EUR Hedged :arrow: AXA Emerging Short Duration Bonds E Cap EUR Hedged (95%)
Alternativos Retorno Absoluto - Long/Short Acções Europa :: "Absolute Return" :arrow: Alken Absolute Return Europe A
Mercado Monetário RMB - EUR Hedged :arrow: Allianz Renminbi Currency A (H2-EUR) EUR


Nestes 2 fundos, arrisquei, mas fui ver as versões deles mais antigas:
Acções Global Dividendo Alto :arrow: Invesco Global Equity Income E € Acc
Acções Global Capitalização Pequena/Média :arrow: Invesco Global Smaller Companies Equity E Acc


Os fundos que mencionei no final deste post não estou a te sugerir, apenas para explicar que existem fundos que podem ser interessantes, para além dos mais conhecidos. Depois depende de cada um, se arrisca ou não neles. Por exemplo, o Axa de EM Short Duration Bonds, é aonde tenho mais dúvidas, muito pouco histórico, é de Emergentes e de obrigações, a curta duração é boa para evitar sensibilidade a subidas de taxas de juro, mas também dará pouco retorno, é quase 1 monetário nos retornos mas com mais risco. O Allianz tem sido calminho nestes cerca de 2 anos, investe em depósitos bancários da moeda Chinesa, fora da China, que têm melhores taxas de juro. Decerto que já lestes este tópico, já os encontrastes, em que falo de alguns destes fundos.

Em relação a sugestões, para os fundos de acções de grandes empresas europeias ou de sector saúde, parece que já tens algum conhecimento, para os escolher. :wink:

Confirma a carteira, se tens PIMCOs ou não. Para fazer uma analise mais detalhada. Agora foi uma "rapidinha".
(Só por curiosidade, que % de retorno tivestes na tua carteira em 2013?)
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos à la carte

por Midas » 15/1/2014 0:36

FDPC Escreveu:
Kafkaesque Escreveu:Tenho alguns fundos investidos no BEST e gostava de conseguir seguir a cotação dos fundos em que investi sem ter de aceder ao site do BEST.
No caso de acções tenho uma macro no excel que me puxa os preços diários/cotação actual directamente do Yahoo finance.

Mas no caso de fundos não sei qual a melhor forma. O ideal seria um widget em que pudesse ter lá as cotações.

Alguma sugestão? :)


Boas, eu também estive com essa dificuldade e não quero associar-me a pagamentos mensais no pro real time, por exemplo, há o http://www.trustnet.com/ e também o http://www.teletrader.com/ e o http://www.ft.com/home/uk que este ultimo na secção portfólio poderás construir e acompanhar, entretanto em todos os três não consegui reunir todos os meus ativos num unico apenas. Depois de voltas e mais resolvi simplificar e fui até o MSN Money e para a minha surpresa até os fundos da CGD eles captaram e construi o acompanhamento da minha carteira. Super detalhado em dados e quotes update com delay de 4 em 4 minutos. Outras característica é que uma série de dados da morning star que teriamos acesso por assinatura, ali também podemos ter, sem assinaturas. Espero ter ajudado.


Me 2. Tenho pelo menos, meia-dúzia de sites com as minhas carteiras, porque nenhum é completo. Os fundos domiciliados em Portugal (PT) é o mais difícil. O menos que gosto é o TeleTrader, é dos mais básicos, dá uns erros de arredondamento, para alem de não os fundos PT, as várias Morningstar também não tem PT, e não têm os fundos que não são comercializados nos respectivos países, apesar que gosto da simplicidade deles. Trustnet Offshore, é mais completo, mas não tem fundos PT e fundos domiciliados no Reino Unido (GB) e o Trustnet UK, já tem os fundos GB, mas não tem os fundos dos restantes países, depois as fichas individuais dos fundos têm as suas performances convertidas para a GBP. A Unience já consegue apanhar os fundos PT, para além dos fundos dos outros países, mas é um site mais complexo e pesado, com pouca informação estatística em relação á carteira. O FT/Morningstar UK, usei algumas vezes no passado, mas não tinha alguns fundos PT e de outros países, e pus de parte, agora que não tenho aqueles fundos e consegui usar uma versão INC de 1 fundo em vez da versão que eu tenho que é ACC, para explorar o reinvestimento dos dividendos que a Morningstar usa, há umas pequeninas diferenças na performance das 2 versões, mas é melhor do que não ter o fundo em carteira. Pelo que foi dito recentemente, e eu já explorei um bocadinho, a FT/Morningstar UK é altamente configurável. O MSN Money/Morningstar já tinha visto que tem fundos PT, e também mostra algo que as outras Morningstar não mostram, em vez de um top 10 da carteira, mostra um top dos 25 activos em carteira, expecto mercado monetário. Mas ainda não tive a explorar a questão das carteiras.

Ultimamente, optei pelas rapidinhas. :mrgreen:
Vejo na app da Bloomberg, a performance dos fundos e da carteira. Optei pela simplicidade e rapidez, em vez de estar a ver um monte de gráficos e dados estatisticos que a curto prazo, tem pouca relevância.
As oscilações de curto prazo, podem ás vezes ser assustadoras, mas no longo prazo, acabam por suavizar. Experimentem ver o gráfico de um fundo a 1 ano e depois vejam os gráficos a 5 anos, as curvas (evolução) são mais suaves. E estar sempre a ver as cotações, pode provocar mais ansiedade,
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos à la carte

por Mouro_Emprestado » 15/1/2014 0:24

file 112 Escreveu:Boas,
Sendo assim, seria bom ter aqui no teu tópico uma pequena lista de fundos com alfas positivos, de preferência superiores a 1, para as várias categorias Morningstar como contra-lista à gestão passiva, para toda a gente perceber que, independentemente da estatística existente de gestão passiva versus gestão ativa, há relativamente bastantes fundos de gestão ativa que superam claramente, através dos alfas, os respectivos índices de referência ou benchmarks (gestão passiva), quaisquer que sejam os períodos de tempo de 3 anos e as categorias Morningstar, para de uma vez por todas se levantar o véu, por vezes, estatisticamente enganador por sobrevalorizar o volume absoluto da amostra, mas que em termos relativos é bem diferente daquilo que uma análise primária pode induzir, e assim todos os foristas ficavam totalmente esclarecidos e podiam escolher, livremente, os melhores entre os melhores fundos, e já estou a imaginar um TOP desses fundos com alfas positivos que superam o que se paga pelas comissões de gestão desses fundos, logo seria financeiramente vantajoso utilizar essas gestões ativas versus respectivas gestões passivas.


Sem querer entrar aqui em discussões entre gestão passiva vs gestão activa (cada um acredita no que quiser e investe onde bem lhe apetecer*), mas um dos argumentos da gestão passiva é de que hoje não se sabe quais são os fundos que vão bater a média do mercado nos próximos anos. O argumento não é dizer-se que não existem fundos que batem a média (se é um jogo de soma nula, tem sempre de haver perdedores e vencedores).

É que é fácil, hoje, apresentar fundos que bateram o mercado no passado 8-)



* Disclaimer, invisto em ETFs de gestão passiva e fundos de gestão activa.
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Fundos à la carte

por Outlier » 14/1/2014 23:59

Boas,

Rick,

Como sabes, para uma determinada categoria da Morningstar e um prazo de 3 anos, os melhores fundos, nessas categorias e nesse prazo, seriam os que tivessem os valores mais elevados de RS (Rácio de Sharpe) e de alfa e os mais baixos valores de desvio padrão (DP) e de beta (este parâmetro é secundário em relação aos outros três).

Assim, tendo em conta que o filtro da Morningstar não nos dá uma resposta direta de encontrar aqueles melhores valores estatísticos, pergunto: Há outros filtros que nos possam dar mais informação naqueles parâmetros estatísticos? Eu já imagino qual será a resposta, mas mesmo assim pergunto a todos os expertes da informática e dos fundos.

O verdadeiro ovo de colombo seria ter esse filtro dos fundos, e tudo o resto de análise de fundos seria relativamente acessório, pois até o conceito teórico do coeficiente de correlação entre alguns fundos já é posto em causa pela prática dos retornos reais ajustados ao risco (DP), isto é, fundos que, teoricamente, têm uma correlação negativa, como dever ser para se ter uma carteira equilibrada, mas que os retornos reais apontam na mesma direcção, quando deveria ser ao contrário.

Acho que o teu perfil de gestão em fundos accionistas é parecido com o meu: Gestão ativa moderada, pois a altamente ativa é trading e isso já é outro tipo de jogo altamente perigoso.

Sendo assim, seria bom ter aqui no teu tópico uma pequena lista de fundos com alfas positivos, de preferência superiores a 1, para as várias categorias Morningstar como contra-lista à gestão passiva, para toda a gente perceber que, independentemente da estatística existente de gestão passiva versus gestão ativa, há relativamente bastantes fundos de gestão ativa que superam claramente, através dos alfas, os respectivos índices de referência ou benchmarks (gestão passiva), quaisquer que sejam os períodos de tempo de 3 anos e as categorias Morningstar, para de uma vez por todas se levantar o véu, por vezes, estatisticamente enganador por sobrevalorizar o volume absoluto da amostra, mas que em termos relativos é bem diferente daquilo que uma análise primária pode induzir, e assim todos os foristas ficavam totalmente esclarecidos e podiam escolher, livremente, os melhores entre os melhores fundos, e já estou a imaginar um TOP desses fundos com alfas positivos que superam o que se paga pelas comissões de gestão desses fundos, logo seria financeiramente vantajoso utilizar essas gestões ativas versus respectivas gestões passivas.

Nunca nos devemos esquecer que mesmo dentro dos piores rebanhos, podemos encontrar os melhores carneiros e ovelhas, logo não podemos só olhar para o volume absoluto do rebanho sem fazer a análise dos méritos individuais dos parâmetros estatísticos que nos possam interessar.

Muitas vezes os resultados de um conjunto absoluto podem mascarar os resultados de um sub-conjunto relativo, e todos nós andamos à procura de indivíduos (fundos) de outperformance e as equipas vencedoras já é um factor secundário. A nós o que nos interessa são os Cristianos Ronaldos e os Messis e não tanto os Real Madrides e os Barcelonas.

Abr,

file 112
Editado pela última vez por Visitante em 15/1/2014 17:56, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:41
Localização: Caranguejeira

Re: Fundos à la carte

por Midas » 14/1/2014 23:13

Kafkaesque Escreveu:
Kafkaesque Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Para aplicações financeiras gratuitas para dispositivos móveis, dá uma olhadela ao tópico "Aplicações financeiras gratuitas para dispositivos móveis", que tens o link na minha assinatura (abaixos do meus posts).

Para fundos de investimento, a melhor app até ao momento é a app da Bloomberg, ainda não falhou 1 fundo. Existem outras apps para ver cotações de fundos, mas faltam alguns fundos nelas, como por exemplo, os fundos domiciliados em Portugal. Podes inclusive, criares nela, a tua carteira de fundos, para uma espreitadela rápida. Não é a melhor para gerir carteiras, a um nível mais detalhado, para uma rapidinha, é boa. :mrgreen:
E podes ler as noticias do mundo da economia e finanças e outros temas. E também tens acesso a conteúdos em áudio e em vídeo da Bloomberg. A Blooberg online ou em app, aceita também acções, ETFs, Forex, etc.


Podias era, criar uma macro no Excel para fundos, usando a Bloomberg, que também dá para acções. :wink:


Thanks!

A macro para yahoo é fácil (pois tem os ficheiros em CSV). Para Bloomberg teria de ver como eles colocam os dados (quando tiver tempo dou uma espreitadela).

De qualquer modo para quem quiser ir adaptando deixo a macro:
Código: Selecionar todos
Function StockQuote(strTicker As String, Optional dtDate As Variant)
' Date is optional - if omitted, use today. If value is not a date, throw error.
If IsMissing(dtDate) Then
dtDate = Date
Else
If Not (IsDate(dtDate)) Then
StockQuote = CVErr(xlErrNum)
End If
End If

Dim dtPrevDate As Date
Dim strURL As String, strCSV As String, strRows() As String, strColumns() As String
Dim dbClose As Double

dtPrevDate = dtDate - 7

' Compile the request URL with start date and end date
strURL = "http://ichart.finance.yahoo.com/table.csv?s=" & strTicker & _
"&a=" & Month(dtPrevDate) - 1 & _
"&b=" & Day(dtPrevDate) & _
"&c=" & Year(dtPrevDate) & _
"&d=" & Month(dtDate) - 1 & _
"&e=" & Day(dtDate) & _
"&f=" & Year(dtDate) & _
"&g=d&ignore=.csv"

' Debug.Print strURL

Set http = CreateObject("MSXML2.XMLHTTP")
http.Open "GET", strURL, False
http.Send
strCSV = http.responseText

' Debug.Print strCSV

' The most recent information is in row 2, just below the table headings.
' The price close is the 5th entry
strRows() = Split(strCSV, Chr(10)) ' split the CSV into rows
strColumns = Split(strRows(1), ",") ' split the relevant row into columns. 1 means 2nd row, starting at index 0
dbClose = strColumns(4) ' 4 means: 5th position, starting at index 0

' Debug.Print vbLf
' Debug.Print strRows(1)
' Debug.Print "dbClose: " & dbClose

StockQuote = dbClose

Set http = Nothing

End Function



Edit: Não estou a conseguir encontrar este Fundo na Bloomberg: JPMorgan Funds – Europe Equity Plus D (acc) - EUR - mas provavelmente é nabice minha :)
Edit2: Já descobri !


Tive há uns tempos, uma versão trial de um programa de gestão de carteiras, que recolhia dados em diversas fontes, MSN, Google, Yahoo, Bloomberg, de vários activos, podia-se escolher qual a fonte que queriamos usar. Na altura, configurei a Bloomberg. E depois, de montes de configurações minhas e criação das minhas carteira, usei-o pouco tempo, pois queimou-se o disco rígido do PC. :wall:

Ficheiro CSV em Bloomberg, não me parece, pelo menos na versão gratuita.

Assim de repente tens as cotações em ficheiro CSV:

na Morningstar / Banco Best :arrow: Com 4 casas decimais
na Morningstar / MSN Money :arrow: Arredondada a 2 casas decimais
na Morningstar UK / Financial Times ??? :arrow: Arredondada a 2 casas decimais


Nota: A maneira mais simples e rápida de procura de símbolos na Bloomberg:

:arrow: Google
:arrow: Colocar ISIN do activo e as letras finais referentes ao país de domicilio na Bloomberg
:arrow: Geralmente aparece o símbolo através do site fundoinfo.

Países de domicilio e os seus sufixos na Bloomberg:
LX = Luxemburgo (ISIN: LX...)
ID = Irlanda (ISIN: IE...)
LN = Reino Unido (ISIN: GB...)
PL = Portugal (ISIN: PT...)

US = EUA (ISIN: US...)
SM = Espanha (ISIN: ES...)
FP = França (ISIN: FR...)


Outros:
CUR = Divisas
IND = Índices


Exemplo:
JPMorgan Funds – Europe Equity Plus D (acc) - EUR
ISIN LU0289214628

no Google colocas:
"LU0289214628" "LX"

:arrow: JPMEEAD LX


:arrow: :arrow: Ou então vais directamente ao site da fundoinfo: :wink:

:arrow: http://www.fundinfo.com


Colocas os : antes de LX, no site Bloomberg, para ficar o simbolo completo, JPMEEAD:LX.

Depois podes confirmar, através do preço da cotação, (verificar se a data de cotação se é igual). :wink:
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos à la carte

por Midas » 14/1/2014 22:45

A minha preferência:
1 - LU0347184318 - Pioneer Fds US Fundamental Growth C EUR ND :arrow: Categoria Morningstar™ Acções EUA Cap. Grande Crescimento
2 - LU0474966248 - Pictet-USA Index-R EUR :arrow: Categoria Morningstar™ Acções EUA Cap. Grande Misto
3 - LU0119428653 - Pioneer Funds - U.S. Research C EUR ND :arrow: Categoria Morningstar™ Acções EUA Cap. Grande Misto
4 - LU0347183427 - Pioneer Funds - U.S. Research Value C EUR ND :arrow: Categoria Morningstar™ Acções EUA Cap. Grande Valor
5 - LU0260869903 - Franklin US Opportunities N Acc € :arrow: Categoria Morningstar™ Acções EUA Cap. Flexível
6 - LU0592650831 - Franklin US Opportunities N Acc €-H1 :arrow: Categoria Morningstar™ Acções EUA Cap. Flexível EUR Hedged

Como o Pictet-USA Index-R EUR, tem pouco histórico, usei a versão dele em USD, que tem performance quase idêntica.
E tive a ver no BIG só tens a versão em USD. É mesmo falta de sorte.

Para comparar o teu Franklin, usei a versão sem Hedge, para ser uma comparação mais correcta em relação aos outros fundos. E traz também mais histórico. Tem alguma volatilidade e retornos interessantes. A versão com Hedge, é boa para protecção, quando tiveres com o USD com tendências de desvalorização face ao EUR. Mas esta versão tem pouco histórico, apesar de ser uma versão do fundo em USD, não se sabe a eficácia das politicas de Hedge usadas, ao longo dos tempos. Mais uma vez, versão em EUR, sem Hedge, o BiG, não tem. :wall:
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos à la carte

por Midas » 14/1/2014 20:13

palheto Escreveu:Excelente análises, já pude riscar várias indecisões

File 112
Tenho de trabalhar com o Big, infelizmente os fundos que apontaste(e boas descobertas) não se encontram disponiveis infelizmente
Sim, quero expor-me mais a USA e querendo manter o fundo Threadneedle (por enquanto), pensei em reforçar num fundo passivo, num índice e como compreendo a tua opiniao, ainda não sei…
Complementando USA e já estando exposto em small/mid na Europa, tenho estes na watchlist para região EUA
Franklin US Opportunities N Acc €-H1 LU0592650831
Pioneer Funds - U.S. Research Value C EUR ND LU0347183427

Ou acrescentando a categoria “Valor” com este Pioneer Funds - U.S. Research C EUR ND LU0119428653, isto fundos disponíveis na banco.
Fundos Globais são ainda mais complicados de fazer achados, são globais no titulo 8-) , depois de acrescentar mais uns fundos de regiões, passo a estes.
Quanto às obrigações, tenho-os e quero-os porque… na consigo meter na cabeça a percentagem “100%” acções! apenas um entrave mental, não sei :D
Por isso as minhas escolhas dos fundos obrigacionistas não são analises mais profundas, apenas o básico, portando nunca irei ultrapassar 30% deles no total

Rick Lusitano

Threadneedle, fiquei convencido com os fundos deles de acções, gosto vários deles, e Invesco comecei com eles mas ando a desfazer deles 
O 1º é em quantidade por qualidade que vi, o 2º ao começar a diversificar, na altura calhou.

BNY Mellon Emerging Market Debt Local Currency e Invesco Global Income Real Estate Securities resgatei com menos valias, chegaram à minha fasquia de 10% e os respetivos setores a andarem a marinhar.
Os fundos têm todos os mesmos pesos (subscrição mínima)
Sendo que aposto em acções, não espero grandes retornos nas obrigações.Como indiquei acima, é uma questão mental que exigo-os a mim mesmo na minha carteira , e estou inclinado para o do Pioneer em vez do Invesco.
Nas ações Threadneedle American Extended Alpha só o posso na versão USD e os que tenho na watchlist estão acima indicados.
Querendo complementar USA com o que já tenho (por enquanto), espaço manobra é pouca, ou Valor, ou small-mid ou índice.
DB Platinum Branchen Stars R1C porque tem as regiões que quero aumentar a exposição (EUA, Japao/Asia) e é jeitoso e no meu banco é apenas 1 UP (-+ 180€).

Resumindo, estou dependente de fundos do meu banco, e espero que isto não esteja confuso :roll:
Mais uma vez, dá gosto ler as analises

forte abraço


Pelas tuas escolhas, suspeitei que tivesses "limitado" por causa do teu IF. Se quiseres algum fundo fora da lista do BiG, não podes pedir a eles? Eles têm tanto o Threadneed Am. Ext, Alpha e como o Pioneer US Fundamental, mas em USD. O nosso Threadneedle Global têm as 2 moedas, em USD e em EUR. Com algum jeitinho, até consegues as versões em EUR. Há uns tempos, soube-se que apesar de não trabalharem oficialmente com a PIMCO, se pedissem, eles comercializavam fundos da PIMCO. :wink:

A minha preferência:
1 - LU0347184318 - Pioneer Fds US Fundamental Growth C EUR ND :arrow: Categoria Morningstar™ Acções EUA Cap. Grande Crescimento
2 - LU0119428653 - Pioneer Funds - U.S. Research C EUR ND :arrow: Categoria Morningstar™ Acções EUA Cap. Grande Misto
3 - LU0347183427 - Pioneer Funds - U.S. Research Value C EUR ND :arrow: Categoria Morningstar™ Acções EUA Cap. Grande Valor

Quando andava a dar os primeiros passos no mundo dos fundos esse Pioneer Fds US Research C EUR ND (LU0119428653), andou a dar luta ao Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND, eles até tem o mesmo gestor, Paul Cloonan, desde Abril de 2010 (US Fudamental) e desde Maio de 2010 (US Research) até á data presente. O US Research é Grande Misto, tem tanto Grande Valor como Grande Crescimento, essa última categoria é a do US Fundamental, decerto, mesmo gestor e com acções Grande Crescimento, que existe alguma semelhança. O US Research é inferior ao US Fundamental, pois tem mais volatilidade e menos retornos, ainda que ligeiramente. O outro fundo da Pioneer que mencionas Pionee U.S. Research Value (LU0347183427), é o pior em performance, é o que tem mais volatilidade e menores retornos e é Grande Valor, a optares pelo Pioneer Fds US Research C EUR ND (LU0119428653), ficas melhor servido, nas performances e também tens Grande Valor.

Dá uma olhadela, a esses 2 fundos, US Fundamental e US Research, têm muito em comum, e aproveito para apresentar um melhor "X-ray" da Morningstar, melhor do que a Morningtar UK, este é da Morningstar Alemanha, já traduzido para Português e convertido para EUR (também se arranja noutras línguas e moedas):

:arrow: Morningstar - Instant X-Ray™


P.S. Já continuo...
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos à la carte

por FJNunes » 14/1/2014 20:11

FJCRN Escreveu:Boa tarde Rick ,

Gostava de te pedir no quase nenhum tempo que tens, pelo que eu vou acompanhado o fórum e vejo, q me possas ajudar com a tua opinião sobre a minha carteira, visto que estou pretendendo reforçar a mesma com 7.5k em atuais ou novos fundos. Assumo algum risco, nomeadamente nos fundos de ações (o objetivo seria entre 35% a 40%),apos a aquisição do fundo ING Consumer LU0332193001, e devido ao valor inicial ficou um pouco acima. As minhas dúvidas neste momento, são se devo continuar mais exposto aos Fundos Ações Americanos ou, mudar o posicionamento para os europeus. Neste momento tenho America 52.8% , Europa 35.94% e Asia 11,28%.
Mesmo nas obrigações neste momento não sei para onde me virar, as High Yield, podem me dar mais retorno mas também sobem-me mais o risco logo, risco por risco prefiro então tlvz nas dos Fundos de ações.

Nos mistos usos por conselho e pelo que eu tenho lido, como forma de "tampão" não sei se devo fazer algo aqui também.
O fundo de tesouraria serve refúgio em situações de crise ou para ser usado em caso de algum conselho que se encaixe na minha carteira.
Resumo da carteira
Ações 43.50
Obrigações60.73
Liquidez 26.98
Outro 3.84

A carteira não tem tempo limite, enquanto não for necessário o dinheiro não tenciono tirar, excepto no monetário.

Gostaria de saber a tua valiosa opinião e possíveis alterações à mesma por forma a equilibrar-la.
Desde ja ao meu obrigada antecipado

Fundos Tesouraria (4,2%)
ES Monetário PTYESPLM0000 4,2%

Fundos de Obrigações (42%)

AXA WF Euro 5-7 LU0251660279 4,4%
AXA WF Gb High LU0189847253 4,2%
ES Obrig Europa PTYESRLM0008 7,1%
ES Rend Plus IE00B1Z6D669 10,5%
P Euro Bond IE00B11XYY66 4,2%
FT Global Total Ret Hdg LU0294221253 5,0%
FT Gb Tot Ret IE00B11XZB05 6,5%


Fundos Mistos (14,7%)

Inv Balan-Ris LU0432616901 6,3%
MG Opt Inc Eur GB00B1VMCY93 8,4%

Fundos Ações (39,1%)

F&C Europ Small LU0207432559 4,7%
ING Consu Goods LU0332193001 10,6%
PI US Fund Grw LU0347184318 5,0%
TIF Global Equity Income EUR GB00B1Z2NR59 5.7%
TSIF American Extended Alpha GB00B28CN800 5.7%
UBS Eq Infrast LU0366711900 7,1%


Rick boa noite , assim que te for possível, agradecia imenso ler a tua opinião sobre as minhas duvidas, desculpa desde a insistência.
Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas, custam tanto! (Groucho Marx)
 
Mensagens: 13
Registado: 11/7/2013 9:50

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 14/1/2014 18:44

Kafkaesque Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
Kafkaesque Escreveu:Tenho alguns fundos investidos no BEST e gostava de conseguir seguir a cotação dos fundos em que investi sem ter de aceder ao site do BEST.
No caso de acções tenho uma macro no excel que me puxa os preços diários/cotação actual directamente do Yahoo finance.

Mas no caso de fundos não sei qual a melhor forma. O ideal seria um widget em que pudesse ter lá as cotações.

Alguma sugestão? :)


Para aplicações financeiras gratuitas para dispositivos móveis, dá uma olhadela ao tópico "Aplicações financeiras gratuitas para dispositivos móveis", que tens o link na minha assinatura (abaixos do meus posts).

Para fundos de investimento, a melhor app até ao momento é a app da Bloomberg, ainda não falhou 1 fundo. Existem outras apps para ver cotações de fundos, mas faltam alguns fundos nelas, como por exemplo, os fundos domiciliados em Portugal. Podes inclusive, criares nela, a tua carteira de fundos, para uma espreitadela rápida. Não é a melhor para gerir carteiras, a um nível mais detalhado, para uma rapidinha, é boa. :mrgreen:
E podes ler as noticias do mundo da economia e finanças e outros temas. E também tens acesso a conteúdos em áudio e em vídeo da Bloomberg. A Blooberg online ou em app, aceita também acções, ETFs, Forex, etc.


Podias era, criar uma macro no Excel para fundos, usando a Bloomberg, que também dá para acções. :wink:


Thanks!

A macro para yahoo é fácil (pois tem os ficheiros em CSV). Para Bloomberg teria de ver como eles colocam os dados (quando tiver tempo dou uma espreitadela).

De qualquer modo para quem quiser ir adaptando deixo a macro:
Código: Selecionar todos
Function StockQuote(strTicker As String, Optional dtDate As Variant)
' Date is optional - if omitted, use today. If value is not a date, throw error.
If IsMissing(dtDate) Then
dtDate = Date
Else
If Not (IsDate(dtDate)) Then
StockQuote = CVErr(xlErrNum)
End If
End If

Dim dtPrevDate As Date
Dim strURL As String, strCSV As String, strRows() As String, strColumns() As String
Dim dbClose As Double

dtPrevDate = dtDate - 7

' Compile the request URL with start date and end date
strURL = "http://ichart.finance.yahoo.com/table.csv?s=" & strTicker & _
"&a=" & Month(dtPrevDate) - 1 & _
"&b=" & Day(dtPrevDate) & _
"&c=" & Year(dtPrevDate) & _
"&d=" & Month(dtDate) - 1 & _
"&e=" & Day(dtDate) & _
"&f=" & Year(dtDate) & _
"&g=d&ignore=.csv"

' Debug.Print strURL

Set http = CreateObject("MSXML2.XMLHTTP")
http.Open "GET", strURL, False
http.Send
strCSV = http.responseText

' Debug.Print strCSV

' The most recent information is in row 2, just below the table headings.
' The price close is the 5th entry
strRows() = Split(strCSV, Chr(10)) ' split the CSV into rows
strColumns = Split(strRows(1), ",") ' split the relevant row into columns. 1 means 2nd row, starting at index 0
dbClose = strColumns(4) ' 4 means: 5th position, starting at index 0

' Debug.Print vbLf
' Debug.Print strRows(1)
' Debug.Print "dbClose: " & dbClose

StockQuote = dbClose

Set http = Nothing

End Function



Edit: Não estou a conseguir encontrar este Fundo na Bloomberg: JPMorgan Funds – Europe Equity Plus D (acc) - EUR - mas provavelmente é nabice minha :)
Edit2: Já descobri !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 14/1/2014 18:32

Rick Lusitano Escreveu:
Kafkaesque Escreveu:Tenho alguns fundos investidos no BEST e gostava de conseguir seguir a cotação dos fundos em que investi sem ter de aceder ao site do BEST.
No caso de acções tenho uma macro no excel que me puxa os preços diários/cotação actual directamente do Yahoo finance.

Mas no caso de fundos não sei qual a melhor forma. O ideal seria um widget em que pudesse ter lá as cotações.

Alguma sugestão? :)


Para aplicações financeiras gratuitas para dispositivos móveis, dá uma olhadela ao tópico "Aplicações financeiras gratuitas para dispositivos móveis", que tens o link na minha assinatura (abaixos do meus posts).

Para fundos de investimento, a melhor app até ao momento é a app da Bloomberg, ainda não falhou 1 fundo. Existem outras apps para ver cotações de fundos, mas faltam alguns fundos nelas, como por exemplo, os fundos domiciliados em Portugal. Podes inclusive, criares nela, a tua carteira de fundos, para uma espreitadela rápida. Não é a melhor para gerir carteiras, a um nível mais detalhado, para uma rapidinha, é boa. :mrgreen:
E podes ler as noticias do mundo da economia e finanças e outros temas. E também tens acesso a conteúdos em áudio e em vídeo da Bloomberg. A Blooberg online ou em app, aceita também acções, ETFs, Forex, etc.


Podias era, criar uma macro no Excel para fundos, usando a Bloomberg, que também dá para acções. :wink:


Thanks!

A macro para yahoo é fácil (pois tem os ficheiros em CSV). Para Bloomberg teria de ver como eles colocam os dados (quando tiver tempo dou uma espreitadela).

De qualquer modo para quem quiser ir adaptando deixo a macro:
Código: Selecionar todos
Function StockQuote(strTicker As String, Optional dtDate As Variant)
' Date is optional - if omitted, use today. If value is not a date, throw error.
If IsMissing(dtDate) Then
dtDate = Date
Else
If Not (IsDate(dtDate)) Then
StockQuote = CVErr(xlErrNum)
End If
End If

Dim dtPrevDate As Date
Dim strURL As String, strCSV As String, strRows() As String, strColumns() As String
Dim dbClose As Double

dtPrevDate = dtDate - 7

' Compile the request URL with start date and end date
strURL = "http://ichart.finance.yahoo.com/table.csv?s=" & strTicker & _
"&a=" & Month(dtPrevDate) - 1 & _
"&b=" & Day(dtPrevDate) & _
"&c=" & Year(dtPrevDate) & _
"&d=" & Month(dtDate) - 1 & _
"&e=" & Day(dtDate) & _
"&f=" & Year(dtDate) & _
"&g=d&ignore=.csv"

' Debug.Print strURL

Set http = CreateObject("MSXML2.XMLHTTP")
http.Open "GET", strURL, False
http.Send
strCSV = http.responseText

' Debug.Print strCSV

' The most recent information is in row 2, just below the table headings.
' The price close is the 5th entry
strRows() = Split(strCSV, Chr(10)) ' split the CSV into rows
strColumns = Split(strRows(1), ",") ' split the relevant row into columns. 1 means 2nd row, starting at index 0
dbClose = strColumns(4) ' 4 means: 5th position, starting at index 0

' Debug.Print vbLf
' Debug.Print strRows(1)
' Debug.Print "dbClose: " & dbClose

StockQuote = dbClose

Set http = Nothing

End Function
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Fundos à la carte

por FDPC » 14/1/2014 18:30

Kafkaesque Escreveu:Tenho alguns fundos investidos no BEST e gostava de conseguir seguir a cotação dos fundos em que investi sem ter de aceder ao site do BEST.
No caso de acções tenho uma macro no excel que me puxa os preços diários/cotação actual directamente do Yahoo finance.

Mas no caso de fundos não sei qual a melhor forma. O ideal seria um widget em que pudesse ter lá as cotações.

Alguma sugestão? :)


Boas, eu também estive com essa dificuldade e não quero associar-me a pagamentos mensais no pro real time, por exemplo, há o http://www.trustnet.com/ e também o http://www.teletrader.com/ e o http://www.ft.com/home/uk que este ultimo na secção portfólio poderás construir e acompanhar, entretanto em todos os três não consegui reunir todos os meus ativos num unico apenas. Depois de voltas e mais resolvi simplificar e fui até o MSN Money e para a minha surpresa até os fundos da CGD eles captaram e construi o acompanhamento da minha carteira. Super detalhado em dados e quotes update com delay de 4 em 4 minutos. Outras característica é que uma série de dados da morning star que teriamos acesso por assinatura, ali também podemos ter, sem assinaturas. Espero ter ajudado.
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: Fundos à la carte

por Midas » 14/1/2014 18:25

Kafkaesque Escreveu:Tenho alguns fundos investidos no BEST e gostava de conseguir seguir a cotação dos fundos em que investi sem ter de aceder ao site do BEST.
No caso de acções tenho uma macro no excel que me puxa os preços diários/cotação actual directamente do Yahoo finance.

Mas no caso de fundos não sei qual a melhor forma. O ideal seria um widget em que pudesse ter lá as cotações.

Alguma sugestão? :)


Para aplicações financeiras gratuitas para dispositivos móveis, dá uma olhadela ao tópico "Aplicações financeiras gratuitas para dispositivos móveis", que tens o link na minha assinatura (abaixos do meus posts).

Para fundos de investimento, a melhor app até ao momento é a app da Bloomberg, ainda não falhou 1 fundo. Existem outras apps para ver cotações de fundos, mas faltam alguns fundos nelas, como por exemplo, os fundos domiciliados em Portugal. Podes inclusive, criares nela, a tua carteira de fundos, para uma espreitadela rápida. Não é a melhor para gerir carteiras, a um nível mais detalhado, para uma rapidinha, é boa. :mrgreen:
E podes ler as noticias do mundo da economia e finanças e outros temas. E também tens acesso a conteúdos em áudio e em vídeo da Bloomberg. A Blooberg online ou em app, aceita também acções, ETFs, Forex, etc.


Podias era, criar uma macro no Excel para fundos, usando a Bloomberg, que também dá para acções. :wink:
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 14/1/2014 18:10

Tenho alguns fundos investidos no BEST e gostava de conseguir seguir a cotação dos fundos em que investi sem ter de aceder ao site do BEST.
No caso de acções tenho uma macro no excel que me puxa os preços diários/cotação actual directamente do Yahoo finance.

Mas no caso de fundos não sei qual a melhor forma. O ideal seria um widget em que pudesse ter lá as cotações.

Alguma sugestão? :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 323 visitantes