Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por LTCM » 5/2/2014 11:21

Amiais Escreveu: Os REITs estao longe de serem os meus favoritos devido a' sua performance recente ... embora sirvam como diversificacao ... para baixo :wall:


http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... 4E8X&tab=1

15,7% em 2013 e 2,99% em Janeiro de 2014 é de facto pouco. :-#
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Obrigações Convertíveis

por Amiais » 5/2/2014 1:18

Rick Lusitano Escreveu:@Amiais, tens aqui, um artigo recente da Morningstar sobre as Obrigações Convertíveis:

Obrigado Rick, ja' li na diagonal, vou ver se leio como deve ser 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 5/2/2014 1:16

Rick Lusitano Escreveu:
Amiais Escreveu:Mirabaud - Equities UK A cap. GBP LU0787971695



O Mirabaud - Equities UK é em GBP.
Eu andei a procura de um fundo dedicado ao RU em EUR, mas não encontrei nada, execpto 1 da BlackRock, que são 1.000 EUR. Não queria me expor ao risco EURGBP.
(...)
Vão mudar o nome do Nordea? Já tens inside information da Nordea? :-"


Eu queria investir 50 paus e nao havia nada em EUR e low-cost, acabei por escolher este fundo. :roll:

Sobre o Nordea recebi um mail do BB:
Vimos por este meio informar que a Nordea decidiu proceder à alteração da designação do fundo Nordea 1 – Euro Bank Debt Fund para Nordea 1 – European Financial Debt Fund, com efeito no dia 07 de Março de 2014.

Mais info aqui.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 5/2/2014 1:12

Rick Lusitano Escreveu:
Amiais Escreveu:(...)

:?: Sobre os low cost, tenho uma dúvida, sobre o que adicionar à carteira lazy do meu filhote, tenho o Nordea Global Stable Equity (stock) e o FT Total Return Hdg (bond). O que sugerem como 3o componente minoritário? Algo monetário? Algo de componente mais real/física? :?:
Estou mais inclinado a manter-me com 2 componentes ou adicionar um fundo tesouraria/monetário/ultra-short bond mais mexidote


Presumo que querias 1 fundo para segurar a carteira, apesar do menor retorno, queres é um fundo com risco mínimo.
Será para muito tempo, certo? Se sim, que tal o AXA que mencionei no Obrigações Div. EUR? Tem qualidade de crédito, é calminho, não é muito curto, nem muito longo. Ou compara com o ES Tesouraria Activa (ex-Monetário), mas pede 250 EUR iniciais ou com ES Liquidez com 500 EUR iniciais, não te esqueças que os fundos do ES, tem retornos já líquidos de impostos. Também existe outro AXA da mesma categoria, com prazo mais curto, mas com menos retorno.

O que é para ti, a componente real/física? Ouro? Imobiliário? Matérias-primas? Ou seja um anti-inflação?


Vou ser sincero, nao sei bem o que quero :shock: Lancei a questao para raciocinar em alta voz com ajuda da malta. :lol:

A ideia do lazy veio daqui http://www.bogleheads.org/wiki/Lazy_Portfolios , se forem ver o que aparece para além de stock e bond (e todos os slices & dices) é REIT/imboliario e ouro. Eu acrescentaria cash as possibilidades. *

O ouro e' contra a hiper-inflacao, mas e' mt complicado de ter outro na carteira com FI como sabemos. Os REITs estao longe de serem os meus favoritos devido a' sua performance recente ... embora sirvam como diversificacao ... para baixo :wall: Ter um fundo monetario e' outra possibilidade, o dinheiro mesmo qd tudo o resto cai ainda tem valor, a nivel do crescimento e' que sera' pouco como sabemos.

Com esse Axa estas a sugerir melhorar um pouco a parte bond com melhor qualidade de credito (o FT TR hdg e' um bocadinho High Yld)?

* La' os TIPS (Inflation indexed bonds) tambem sao tratados como algo um pouco diferente das bonds, o unico fundo de TIPS ou similar que conheco e' o PIMCO Real Return q nao e' barato e cuja a performance fiquei um pouco com pe' atras nos ultimos tempos. Eu sei q nao se pode ter tudo a subir simultaneamente e' por isso que fazemos diversificacao, mas gostava :lol:

Edit: adicionei parte dos TIPS e clarifiquei melhor alguma partes do post

Teclado sem acentos, sorry.
Editado pela última vez por Amiais em 5/2/2014 9:22, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 4/2/2014 14:02

Lá porque precise de 100€ para abrir a posição não quer dizer que ache mau (os meus próximos reforços serão mais do lado das obrigações pois estou no limite do plano: 60-40 O/A com +-5%.

Estou neste momento a 54/46 :twisted: mas a carteira é para 15 anos por isso não deve ser crítico. Em Junho logo vejo o resultado e faço o reforço/rebalanceamento para corrigir isso caso seja necessário.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Obrigações Convertíveis

por Rick Lusitano (New) » 4/2/2014 13:10

@Amiais, tens aqui, um artigo recente da Morningstar sobre as Obrigações Convertíveis:


Morningstar Escreveu:The Basics
Convertible bonds are fixed-coupon securities that grant the holder the option of exchanging the bond for common or preferred stock at a specified strike price. These hybrid securities are senior to equity in the capital structure but usually subordinate to traditional bonds.

Convertible bonds have different performance characteristics depending on how the associated common stock has performed since the convertible was issued. Convertibles tend to be issued with a strike price that's 20%-30% higher than the current value of the stock. If a convertible bond's corresponding stock price is below the conversion price, it is valued like a straight bond. As the stock price reaches or surpasses the bond's conversion price, it will begin to trade in line with the stock and can benefit from the upside potential of the issuer's stock.


Morningstar Escreveu:The convertible-bond market is relatively small and can be illiquid, which may present some challenges...


Morningstar Escreveu:Convertibles generally yield less than the company's standard corporate debt because their embedded call option has value.


Morningstar Escreveu:Muted Risk, Muted Return
Many investors think of convertible bonds as a bond with an embedded call option on the corresponding stock. When many different convertibles are held in a fund like CWB, the aggregate portfolio tends to behave like a lower-volatility, higher-yielding version of domestic large-cap equities. The fund is highly correlated with large-cap U.S. stocks (93% correlated with Morningstar's large-cap blend category over the past three years), but its swings are less extreme. CWB's standard deviation over the past three years was 10.1% compared with the S&P 500's 12.1%.


Morningstar Escreveu:Both the upside and downside potentials of convertibles are capped. Because convertible owners can still redeem for the face value of the bond no matter how poorly the company's stock performs, they are protected against extreme bear markets. The downside protection of convertible bonds proved valuable in market crashes like 2008, when convertible bond funds lost 39.89% compared with the large-blend equity category's 50.79% decline. As is the case with preferred stock, if a convertible is purchased for a higher price than its conversion value, the fund could take a loss.

The upside potential is also capped because bond issuers can force conversion. If a stock's price rises significantly above the corresponding convertible's conversion price, the company will likely force a conversion. The muted upside capture ratio of convertible bonds was particularly pronounced during 2013's market rally, when CWB generated "only" 63% of the S&P 500's return (the fund posted a 20.51% annual return for 2013) but had little opportunity to provide downside protection.

Because of their equity attributes, convertible bonds are less interest-rate-sensitive than fixed income. Convertibles outperformed high-yield bonds, long-short equity, and large-blend equity when rates were both rising and falling from January 1978 to August 2013. However, the category falls behind when rates are neutral. Convertibles appear to shine during extreme points of the interest-rate cycle.

Investors should consider the default risk of convertibles, which are usually subordinated debt. When companies can raise cash cheaply using straight debt, they are less likely to issue convertible bonds. The credit quality of companies issuing convertibles varies, but currently the average issuing firm has a credit rating of BB. Less than 40% of CWB's portfolio is investment-grade, but its average credit quality is slightly higher than the index's.


Fonte: Morningstar - Should You Consider a Convertible-Bond ETF? (01-31-14 | 06:00 AM)
http://news.morningstar.com/articlenet/article.aspx?id=632663
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Emerging Markets vs. Frontier Markets

por Rick Lusitano (New) » 4/2/2014 12:46

Kafkaesque Escreveu:Alguém recentemente colocou o mínimo de investimento por Gestora de Fundos... não estou a conseguir recuperar esse post.

Alguém tem essa informação compilada? Se ninguém tiver, eu compilo e coloco aqui.


O Ti Chico :lol: , já pôs aqui (relativo a BB):
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=100#p1072168
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Emerging Markets vs. Frontier Markets

por kafkaesque » 4/2/2014 12:42

Alguém recentemente colocou o mínimo de investimento por Gestora de Fundos... não estou a conseguir recuperar esse post.

Alguém tem essa informação compilada? Se ninguém tiver, eu compilo e coloco aqui.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Emerging Markets vs. Frontier Markets

por Rick Lusitano (New) » 4/2/2014 0:35

Amiais Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Este artigo da Bloomberg é excelente, demonstra as diferenças entre os países considerados como mercados emergentes e os países considerados como mercados de fronteira.
(...)
Emerging Markets - 2014-01-06.jpg


Frontier Markets - 2014-01-06.jpg


E esta ordenação será um bom conselho a seguir se alguém quiser fazer uma alocação de menor prazo em fundos de países emergente/fronteira?
Ou seja, a aposta que mostraste anteriormente dos países do médio oriente está relacionada (em parte) com estes países estarem no topo dos 'mercados fronteira'?

PS: Peço desculpa ter feito uma série de posts de seguida, mas gosto de ter os assuntos mais ou menos divididos.


Eu queria Mercados Fronteira Global (FM), como em EUR, só há Templeton, gerido pelo "guru" dos Mercados Emergentes, o Mobius, mas que é bastante fraquito (o que não é novidade, também noutros fundos de emergentes geridos por ele, acontece o mesmo), o artigo da Bloomberg fez-me :idea: . Se não posso ter FM, porque não Médio Oriente? E lá fui eu, e encontrei este mesmo á medida, com Hedge cambial e tudo. Não houve dúvidas de desempenho em relação aos outros fundos das categorias, excepto num fundo da ING, que não tinha hedge cambial (dai o melhor desempenho no longo prazo) e que custava no mínimo quase 500 EUR:

Acções África e Médio Oriente
Acções África e Médio Oriente - EUR Hedged

Acções Global Frontier Markets
Acções Global Frontier Markets - EUR Hedged

Acções EMEA


As designações nos fundos:
"MENA" = Middle East and North Africa
"EMEA" = Europe, Middle East and Africa


P.S. Mon Ami, Amiais, não há desculpas entre amigos. Também gosto de compartimentar assuntos, para evitar confusões. :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 4/2/2014 0:31

Rick Lusitano Escreveu:
Kafkaesque Escreveu:Thanks Rick. Acho esta notícia interessante: http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _2005.html

(daí o meu interesse)


Do "teu" artigo:

Jornal de Negócios Escreveu:“Sair dos mercados emergentes é uma decisão consensual, nesta altura”, disse o gestor do fundo norueguês Skagen Funds, à publicação britânica. “A minha experiência de uma longa vida nos mercados financeiros é de que quando o consenso alcança uma intensidade como a que vimos em Janeiro, e é combinada com baixas avaliações, é tempo de considerar aumentar a posição, ao invés de a reduzir”, explicou.


Como não mencionam nomes, apenas da gestora, deverá ser o gestor do fundo mais cobiçado de emergentes, o "SKAGEN Kon-Tiki", falei nele a partir daqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=525#p1090288

Até nem tem estado muito mal, comparado com outros fundos da mesma categoria. Já vistes o artigo da Bloomberg sobre os Mercados da Fronteira e principalmente as imagens com os quadros estatisticos dos EM vs. FM?
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=575#p1091671

Ele tem alguma razão, esta razia, esvaziou a bolha dos emergentes, acções, obrigações, moedas, poderá ser uma entrada por estarem a ficar mais baratos. Mas quem nos garante, que não vão descer ainda mais? É estar a apanhar facas a cair.


Vou estudar um pouco durante esta semana, e na próxima já digo se vou apanhar facas a cair :)

file 112 Escreveu:
Kafkaesque Escreveu:Thanks Rick. Acho esta notícia interessante: http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _2005.html

(daí o meu interesse)


@Kafkaesque: Se queres estar exposto a um grande nº de países emergentes do sudeste asiático (Singapura, Tailândia, Malásia, Indonésia, Filipinas,...) que estão com as cotações das ações em saldo relativo, podes subscrever o fundo a seguir, que para mim é um dos melhores fundos da zona em euros: JPMorgan ASEAN Equity D Acc EUR http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000005I4R

Abr,

file 112


Tks file 112. Tinha prometido a mim mesmo que não iria investir mais em dynamic funds, mas esse é bastante interessante.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 4/2/2014 0:18

Amiais Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Apesar do Amiais mencionar o fundo da UBS para curto prazo, este fundo da UBS, para mim, é o melhor das categorias de Obrigações Convertíveis, de qualquer zona geográfica e com ou sem hedge cambial. Tem um bocadito de DP a médio/longo prazo, mas para investir a curto prazo, não deve ser uma dor de cabeça para o Amiais. :wink:

Da análise que eu já tinha feito o da UBS também me pareceu o melhor. A minha dúvida é mais sobre a categoria em si, enquanto outras alocações tácticas fazem sentido para mim, a economia de X cresce logo é expectável que os FI de X crescem, esta categoria para mim é um bocado um mistério. Investi muito pouco, só para ver se continuava a surfar a onda destas convertíveis.

Das alocações de curto prazo tenho estas repetidas das tuas:
Rick Lusitano Escreveu:Acções Sector Tecnologia
LU0117884675 - EUR - JPMorgan Europe Technology D (acc) - EUR

Acções Alemanha Cap. Grande
LU0117860493 - EUR - JPMorgan Germany Equity D (acc) - EUR

Acções Japão Cap. Grande - EUR Hedged
LU0248320581 - JPY - Pictet-Japanese Equity Selection-HR EUR



E depois tenho também:

UBS (Lux) Bond SICAV - Convert Global (EUR) P-acc LU0203937692
Mirabaud - Equities UK A cap. GBP LU0787971695
Nordea-1 Euro Bank Debt Fund E EUR LU0772944731 (este foi roubadissimo a ti Rick, sabes q eles vão mudar o nome ao fundo)

Estou a analisar fundos de emergentes, globais ou país a país, porque acho que vai haver boas oportunidades aí durante o ano, mas não ainda, não me parece que ainda estejamos no ponto de inversão.
Estou a considerar tb se meto meia dúzia de euros no fundo da Mirabaud Espanha que se falou lá atrás, mas este mês de Janeiro deu força às Bonds e fraqueza nas pernas das acções.

Ñ sou o Rick mas:
"Rick Lusitano Escreveu:DISCLAIMER: Isto é um investimento para o meu perfil de investidor e baseado nas minhas previsões, não pretendo aconselhar ninguém a comprar qualquer dos activos mencionados.



O Mirabaud - Equities UK é em GBP.
Eu andei a procura de um fundo dedicado ao RU em EUR, mas não encontrei nada, execpto 1 da BlackRock, que são 1.000 EUR. Não queria me expor ao risco EURGBP.

Estas descidas nos mercados accionistas, irão nos dar dinheiro no futuro. É preciso é ter paciência, mas quem aguentou os últimos 6 meses com PIMCOs; TIPS; Imobiliário, consegue aguentar esperar umas semanas. Em relação, aos emergentes, ainda não vi, numa inversão consistente para alta. Se reparares os emergentes, depois de 22/Maio, tiveram uns soluços para cima, mas depois voltaram sempre para tendência de descida.

Muitas pessoas, já deviam estar todas contentes com as subidas foguetes do PSI20, IBEX35 e de repente :wall:
Outras que estavam fora, a pensar que deixaram passar a oportunidade de entrada, estão agora :clap:

Vão mudar o nome do Nordea? Já tens inside information da Nordea? :-"
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 3/2/2014 23:55

Amiais Escreveu:(...)

:?: Sobre os low cost, tenho uma dúvida, sobre o que adicionar à carteira lazy do meu filhote, tenho o Nordea Global Stable Equity (stock) e o FT Total Return Hdg (bond). O que sugerem como 3o componente minoritário? Algo monetário? Algo de componente mais real/física? :?:
Estou mais inclinado a manter-me com 2 componentes ou adicionar um fundo tesouraria/monetário/ultra-short bond mais mexidote


Presumo que querias 1 fundo para segurar a carteira, apesar do menor retorno, queres é um fundo com risco mínimo.
Será para muito tempo, certo? Se sim, que tal o AXA que mencionei no Obrigações Div. EUR? Tem qualidade de crédito, é calminho, não é muito curto, nem muito longo. Ou compara com o ES Tesouraria Activa (ex-Monetário), mas pede 250 EUR iniciais ou com ES Liquidez com 500 EUR iniciais, não te esqueças que os fundos do ES, tem retornos já líquidos de impostos. Também existe outro AXA da mesma categoria, com prazo mais curto, mas com menos retorno.

O que é para ti, a componente real/física? Ouro? Imobiliário? Matérias-primas? Ou seja um anti-inflação?
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Outlier » 3/2/2014 23:47

Kafkaesque Escreveu:Thanks Rick. Acho esta notícia interessante: http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _2005.html

(daí o meu interesse)


@Kafkaesque: Se queres estar exposto a um grande nº de países emergentes do sudeste asiático (Singapura, Tailândia, Malásia, Indonésia, Filipinas,...) que estão com as cotações das ações em saldo relativo, podes subscrever o fundo a seguir, que para mim é um dos melhores fundos da zona em euros: JPMorgan ASEAN Equity D Acc EUR http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000005I4R

Abr,

file 112
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:41
Localização: Caranguejeira

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 3/2/2014 23:39

Chico_laranja Escreveu:Gosto bastante dos Nordea ;)

Só uma achega ao nosso colega Amiais. Os 50€ é só para a abertura. A partir daí é 1 UP, o que é ainda melhor pois tipicamente têm UPs por volta do 10-20€ :lol:

Condições no Best para Nordea:
Abertura: 50€
Mínimo a manter: 1 UP
Mínimo a movimentar (reforço/levantamento): 1 UP

Vou dar uma vista de olhos a esse Equities US all arround :roll: . Tem ainda uns generosos 27% em Micro-Small e Mid Caps o que é interessante mas tem apenas 38 posições abertas :-k Pena os 100€de abertura. Foge aos típicos 50€ para abrir posição o que é pena/1 dificuldade.



Não tens mesmo sorte. Eu pensar o Chico, se calhar vai gostar, é baratinho é só 50 paus, tem é pouco histórico. Afinal a Nordea-1 é 50 EUR ou 1 UP com mínimo de 50 EUR. :wall:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 3/2/2014 23:31

Kafkaesque Escreveu:Thanks Rick. Acho esta notícia interessante: http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _2005.html

(daí o meu interesse)


Do "teu" artigo:

Jornal de Negócios Escreveu:“Sair dos mercados emergentes é uma decisão consensual, nesta altura”, disse o gestor do fundo norueguês Skagen Funds, à publicação britânica. “A minha experiência de uma longa vida nos mercados financeiros é de que quando o consenso alcança uma intensidade como a que vimos em Janeiro, e é combinada com baixas avaliações, é tempo de considerar aumentar a posição, ao invés de a reduzir”, explicou.


Como não mencionam nomes, apenas da gestora, deverá ser o gestor do fundo mais cobiçado de emergentes, o "SKAGEN Kon-Tiki", falei nele a partir daqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=525#p1090288

Até nem tem estado muito mal, comparado com outros fundos da mesma categoria. Já vistes o artigo da Bloomberg sobre os Mercados da Fronteira e principalmente as imagens com os quadros estatisticos dos EM vs. FM?
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=575#p1091671

Ele tem alguma razão, esta razia, esvaziou a bolha dos emergentes, acções, obrigações, moedas, poderá ser uma entrada por estarem a ficar mais baratos. Mas quem nos garante, que não vão descer ainda mais? É estar a apanhar facas a cair.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 3/2/2014 23:21

Amiais Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Se calhar, ainda nem vistes a Citywire? :wink:
A Trustnet UK, é só 109 premiados, mas é apenas para os fundos comercializados no Reino Unido. A Citywire, é todos os gestores do mundo, inclusivamente, de fundos domiciliados em Portugal. :shock:

Existem fundos com 2 ou mais gestores, por isso, parece ser demasiados.


Vi, vi, por isso é que comentei, no ano em que deve ter sido o pior do PIMCO TR, o Bill Gross também recebeu um prémio :-"



Repara, que ele tem estado a baixar de rating na Citywire para o mais baixo dos 4 níveis de qualidade e poderá perder o rating de qualidade, já faltou mais.

William H Gross.gif
Fonte: Citywire Global
William H Gross.gif (18.62 KiB) Visualizado 13221 vezes


Fonte: Citywire - William H Gross
http://citywireglobal.com/manager/william-h-gross/d5712
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 3/2/2014 23:07

Thanks Rick. Acho esta notícia interessante: http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _2005.html

(daí o meu interesse)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 3/2/2014 23:05

Kafkaesque Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
Kafkaesque Escreveu:Rick,

Eu tentei colocar o ficheiro exemplificativo aqui, mas o fórum não permite extensões xlsm (excel+vba).

Fica o link de dropbox para o ficheiro: https://www.dropbox.com/s/3umyngn4zp94n ... s%201.xlsm
(quem souber pode criar addin para ficar a função predefinida no excel)

Quanto ao paper, existem inúmeras extensões posteriores (que apanham o crash de 2008) que demonstram que é bastante válido. Vou tentar essa estratégia e outras ... :wink:



Kaf, só tenho a dizer, é ImagemImagemImagemImagemImagem. \:D/ :clap:

Ainda, não vi debaixo do "capô" (programação), mas já experimentei com outros fundos e parece funcionar bem. É simples configurar o ficheiro, é só copy/paste e alterar os símbolos.
Será que podes configurar o ficheiro, para receber as 4 casas decimais (cd)? Porque existem fundos com 4 cd, como por exemplo, os fundos domiciliados em Portugal e Reino Unido. Seria perfeito.
Dá para fazer a nossa carteira e os gráficos da evolução, entre outros, sem precisarmos de ir fazer várias carteiras incompletas em vários sites, por não terem todos os nossos fundos.

Vais buscar as cotações diárias á pagina da Morningstar/BB?
Porque tentei adicionar 1 fundo que oficialmente não é comercializado em Portugal, que a Morningstar/BB, não mostra cotações diárias, e por isso, deduzo, que seja por isso, que o teu ficheiro "template", também não consiga obter-las.

A MSN Money também permite o download de 1 CSV com as cotações diárias retiradas da Morningstar e não está limitada ás questões das autorizações legais de comercialização dos fundos em cada país. Não sei, se o formatação deste ficheiro da MSN Money, é fácil de gerir com o CSV retirado do BB.


Obrigadão, Kaf


1) Rick, creio que não será possível as 4 casas decimais visto que os CSV apenas estão disponíveis com duas;
2) Sim vai buscar à BB. Quando tiver tempo posso fazer para MSN Money.
3) Por acaso noutro dia detectei um bug na função que vou tentar corrigir (estou apenas ocupado com outra coisa que julgo que virá a ser útil ... :wink: )

Rick, file 112, algum de vós tem um fundo de mercados emergentes na carteira de alocação estratégica?

Ab


1) Tens toda a razão, como eu saco a cotação da página das cotações, da última cotação de cada mês, e ela tem as casas decimais (cd) todas, e não costumo sacar o ficheiro Excel, vi agora, que só tem até 2 cd, a Morningstar é mesmo ranhosa.
2) Já vi o Excel da MSN, também só 2 cd. :wall: Mas não tem limitações legais dos países.
3) Amigo, estás a vontade. Não se brinca com programadores. :twisted:


Eu tenho em USD e com menos valias de 2 digitos:
Fidelity Indonesia
Fidelity Thailand
Fidelity Singapore
Fidelity ASEAN

Fidelity Malaysia :arrow: Já despachado


Em emergentes, em EUR, talvez possas ver este:
Fidelity Emerging Markets :arrow: Não tenho


Nos BRICS e MIKT, não acredito muito neles, parece a mim, terão que fazer reformas estruturais, controlar inflação, deficits, problemas sociais e políticos, alguns estarão a abrandar o seu crescimento, estarão a ficar mais perto de serem países desenvolvidos. Para mim, as apostas serão os ASEAN, o Médio Oriente e/ou os Mercados Fronteira, para o longo prazo. Como estou muito exposto aos países do ASEAN, irei despachar os fundos de países dos ASEAN e ficarei apenas com o fundo regional de ASEAN. Logo que passe este turbilhão de curto prazo causado pelo Fed, (pelo menos até acabar o tapering completamente), os ASEAN, começarão a melhorar.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 3/2/2014 22:51

@file, obrigado pela tua resposta.

De facto, teres de pagar mais valias é incrível. Procurava algo mais diversificado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Fundos à la carte

por Outlier » 3/2/2014 22:10

Kafkaesque Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
Kafkaesque Escreveu:Rick,

(...)

Rick, file 112, algum de vós tem um fundo de mercados emergentes na carteira de alocação estratégica?

Ab



@Kafkaesque:
Atualmente tenho dois fundos dos emergentes: Tailândia (há cerca de 1 ano e meio) e Turquia (fez 1 ano no passado dia 5 de janeiro). No início de 2013 reforcei o fundo da Tailândia e subscrevi pela 1ª vez um fundo da Turquia, com o objetivo de até ao final de 2013 tentar recuperar pela 2ª vez as perdas desde a minha entrada em janeiro de 2008 antes do crash. As perdas são recuperadas até meados de maio de 2013 e depois com o discurso do Ben da Fed foi o descalabro, com o fundo da Turquia a ter uma drawdown de 45% em cerca de um mês, o que passou o meu ganho de 25% em 3.5 meses para um prejuízo logo em junho de 2013 de 20% e agora estou com um prejuízo de 33%. Este mercado da Turquia é um anti-mercado altamente especulativo mesmo dentro das próprias empresas que compõem os dois índices da bolsa, pois, por ex., um dia a bolsa sobe 0.7% e eu perco no meu fundo, noutro dia a bolsa desce 0.5% e eu ganho no fundo. O que é isto? É anti-mercado, sem qualquer lógica racional.

Na Tailândia estou a perder, em termos globais de 3 subscrições, cerca de 20%, com o caricato de que se quisesse resgatar hoje o valor correspondente à 1ª subscrição teria de pagar mais-valias de 28% ao Estado, quando globalmente estou a perder 20%. Isto parece surrealista, mas é a fiscalidade que temos. Era como imaginar um desempregado sem emprego há mais de 2 anos e o Estado ir cobrar-lhe IRS sobre os salários que ele não teve.
Em termos teóricos, a taxa das mais-valias não podia ser igual à taxa de 28% de retenção na fonte dos depósitos a prazo (DP), isto porque o DP é risk free e o investimento nos fundos acionistas tem risco a sério, com um downside risk que até pode destruir uma carteira, logo, tendo em conta este acréscimo de risco, a taxa das mais-valias tinha que ser inferior à taxa de dedução dos juros brutos de um DP, tanto mais que ao estarmos a investir em ações estamos a investir nas empresas, logo a facilitar o seu desenvolvimento, o crescimento e o aumento de produção, logo a aumentar o PIB, logo a diminuir o défice da balança de transações, logo a aumentar a riqueza nacional. E qual é a resposta de incentivo para esta fileira económica-financeira óbvia que o Estado nos dá? É por as taxas iguais
(nos juros e nas mais-valias) e mais grave ainda: não ter em conta as nossas menos-valias para deduzir matematicamente nas mais-valias e assim sermos só tributados pelas mais-valias efetivas, como acontece com o IRC das empresas. Por isso, é que este nosso jogo está à partida viciado pelo fator fiscalidade e assim não é fácil ganhar este jogo.

Por último, vou-te dizer que para mim subscrever fundos nos emergentes não é, teoricamente, uma alocação estratégica (longo prazo) mas sim tática (curto-médio prazo), pois estratégica é investir nos EUA ou em países desenvolvidos com moedas fortes, mercados bolsistas séniores com lógicas para-racionais ou racionais e com um elevado volume de ativos negociados em bolsa capaz de resistir à manipulação (legal) do mercado por parte de grandes institucionais especulativos; condições essas que não se verificam nos países emergentes, pois estão, normalmente, muito dependentes dos preços das commodities, dos QE's da Fed, das importações da China,etc. A palavra emergente é em si em parte anti-longo prazo, pois a taxa de crescimento acentuada do PIB de um país emergente não vai aumentar indefinidamente, e hoje um país emergente pode deixar de o ser daqui a 5-10 anos.
Portanto, investir nos emergentes numa lógica de curto prazo é muito arriscado e investir para o longo prazo será menos arriscado mas terá sempre um risco superior à média do risco das acões mundiais (totais).

Em termos teóricos, de acordo com a curva de distribuição de retornos versus desvio padrão/risco, a estratégia que minimiza o risco e assim maximiza os retornos ajustados ao risco, é a estratégia de longo prazo, pois há mais valores "normais" à volta da média que diluem o risco da cauda gorda direita (downside risk), e se o mercado bolsista for de grande volume de ativos negociados, então essa estratégia da média ainda sai mais favorecida, como acontece com os índices bolsistas dos EUA, que representam cerca de 50% do mercado acionista mundial.

Abr,

file 112
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:41
Localização: Caranguejeira

Re: Emerging Markets vs. Frontier Markets

por Amiais » 3/2/2014 19:10

Rick Lusitano Escreveu:Este artigo da Bloomberg é excelente, demonstra as diferenças entre os países considerados como mercados emergentes e os países considerados como mercados de fronteira.
(...)
Emerging Markets - 2014-01-06.jpg


Frontier Markets - 2014-01-06.jpg


E esta ordenação será um bom conselho a seguir se alguém quiser fazer uma alocação de menor prazo em fundos de países emergente/fronteira?
Ou seja, a aposta que mostraste anteriormente dos países do médio oriente está relacionada (em parte) com estes países estarem no topo dos 'mercados fronteira'?

PS: Peço desculpa ter feito uma série de posts de seguida, mas gosto de ter os assuntos mais ou menos divididos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 3/2/2014 19:04

Rick Lusitano Escreveu:Apesar do Amiais mencionar o fundo da UBS para curto prazo, este fundo da UBS, para mim, é o melhor das categorias de Obrigações Convertíveis, de qualquer zona geográfica e com ou sem hedge cambial. Tem um bocadito de DP a médio/longo prazo, mas para investir a curto prazo, não deve ser uma dor de cabeça para o Amiais. :wink:

Da análise que eu já tinha feito o da UBS também me pareceu o melhor. A minha dúvida é mais sobre a categoria em si, enquanto outras alocações tácticas fazem sentido para mim, a economia de X cresce logo é expectável que os FI de X crescem, esta categoria para mim é um bocado um mistério. Investi muito pouco, só para ver se continuava a surfar a onda destas convertíveis.

Das alocações de curto prazo tenho estas repetidas das tuas:
Rick Lusitano Escreveu:Acções Sector Tecnologia
LU0117884675 - EUR - JPMorgan Europe Technology D (acc) - EUR

Acções Alemanha Cap. Grande
LU0117860493 - EUR - JPMorgan Germany Equity D (acc) - EUR

Acções Japão Cap. Grande - EUR Hedged
LU0248320581 - JPY - Pictet-Japanese Equity Selection-HR EUR



E depois tenho também:

UBS (Lux) Bond SICAV - Convert Global (EUR) P-acc LU0203937692
Mirabaud - Equities UK A cap. GBP LU0787971695
Nordea-1 Euro Bank Debt Fund E EUR LU0772944731 (este foi roubadissimo a ti Rick, sabes q eles vão mudar o nome ao fundo)

Estou a analisar fundos de emergentes, globais ou país a país, porque acho que vai haver boas oportunidades aí durante o ano, mas não ainda, não me parece que ainda estejamos no ponto de inversão.
Estou a considerar tb se meto meia dúzia de euros no fundo da Mirabaud Espanha que se falou lá atrás, mas este mês de Janeiro deu força às Bonds e fraqueza nas pernas das acções.

Ñ sou o Rick mas:
"Rick Lusitano Escreveu:DISCLAIMER: Isto é um investimento para o meu perfil de investidor e baseado nas minhas previsões, não pretendo aconselhar ninguém a comprar qualquer dos activos mencionados.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 3/2/2014 18:46

Rick Lusitano Escreveu:Por falar em Nordea, o que vos parece o "Nordea-1 North American All Cap"?
Nordea-1 North American All Cap E EUR
ategoria Morningstar™ Acções EUA Cap. Flexível
ISIN LU0772958798

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000OC3U
Parece ser calminho e com bons retornos, é pena ainda ter 1 ano e pouco de existência.

Chico_laranja Escreveu:Vou dar uma vista de olhos a esse Equities US all arround :roll: . Tem ainda uns generosos 27% em Micro-Small e Mid Caps o que é interessante mas tem apenas 38 posições abertas :-k Pena os 100€de abertura. Foge aos típicos 50€ para abrir posição o que é pena/1 dificuldade.


Realmente é pena ter pouco histórico, a parte micro/small da carteira não chega a 9% ... gostaria que tivesse mais. Small cap dá mais retorno, mas também mais volatilidade. No ano passado o fundo parecia uma montanha a subir.

Chico_laranja Escreveu:Gosto bastante dos Nordea ;)

Só uma achega ao nosso colega Amiais. Os 50€ é só para a abertura. A partir daí é 1 UP, o que é ainda melhor pois tipicamente têm UPs por volta do 10-20€ :lol:

Condições no Best para Nordea:
Abertura: 50€
Mínimo a manter: 1 UP
Mínimo a movimentar (reforço/levantamento): 1 UP

Tb gosto muito dos Nordea. Obrigado pela dica, melhor ainda assim :D

:?: Sobre os low cost, tenho uma dúvida, sobre o que adicionar à carteira lazy do meu filhote, tenho o Nordea Global Stable Equity (stock) e o FT Total Return Hdg (bond). O que sugerem como 3o componente minoritário? Algo monetário? Algo de componente mais real/física? :?:
Estou mais inclinado a manter-me com 2 componentes ou adicionar um fundo tesouraria/monetário/ultra-short bond mais mexidote
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 3/2/2014 18:38

Rick Lusitano Escreveu:Se calhar, ainda nem vistes a Citywire? :wink:
A Trustnet UK, é só 109 premiados, mas é apenas para os fundos comercializados no Reino Unido. A Citywire, é todos os gestores do mundo, inclusivamente, de fundos domiciliados em Portugal. :shock:

Existem fundos com 2 ou mais gestores, por isso, parece ser demasiados.


Vi, vi, por isso é que comentei, no ano em que deve ter sido o pior do PIMCO TR, o Bill Gross também recebeu um prémio :-"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 3/2/2014 18:11

Rick Lusitano Escreveu:
Kafkaesque Escreveu:Rick,

Eu tentei colocar o ficheiro exemplificativo aqui, mas o fórum não permite extensões xlsm (excel+vba).

Fica o link de dropbox para o ficheiro: https://www.dropbox.com/s/3umyngn4zp94n ... s%201.xlsm
(quem souber pode criar addin para ficar a função predefinida no excel)

Quanto ao paper, existem inúmeras extensões posteriores (que apanham o crash de 2008) que demonstram que é bastante válido. Vou tentar essa estratégia e outras ... :wink:



Kaf, só tenho a dizer, é ImagemImagemImagemImagemImagem. \:D/ :clap:

Ainda, não vi debaixo do "capô" (programação), mas já experimentei com outros fundos e parece funcionar bem. É simples configurar o ficheiro, é só copy/paste e alterar os símbolos.
Será que podes configurar o ficheiro, para receber as 4 casas decimais (cd)? Porque existem fundos com 4 cd, como por exemplo, os fundos domiciliados em Portugal e Reino Unido. Seria perfeito.
Dá para fazer a nossa carteira e os gráficos da evolução, entre outros, sem precisarmos de ir fazer várias carteiras incompletas em vários sites, por não terem todos os nossos fundos.

Vais buscar as cotações diárias á pagina da Morningstar/BB?
Porque tentei adicionar 1 fundo que oficialmente não é comercializado em Portugal, que a Morningstar/BB, não mostra cotações diárias, e por isso, deduzo, que seja por isso, que o teu ficheiro "template", também não consiga obter-las.

A MSN Money também permite o download de 1 CSV com as cotações diárias retiradas da Morningstar e não está limitada ás questões das autorizações legais de comercialização dos fundos em cada país. Não sei, se o formatação deste ficheiro da MSN Money, é fácil de gerir com o CSV retirado do BB.


Obrigadão, Kaf


1) Rick, creio que não será possível as 4 casas decimais visto que os CSV apenas estão disponíveis com duas;
2) Sim vai buscar à BB. Quando tiver tempo posso fazer para MSN Money.
3) Por acaso noutro dia detectei um bug na função que vou tentar corrigir (estou apenas ocupado com outra coisa que julgo que virá a ser útil ... :wink: )

Rick, file 112, algum de vós tem um fundo de mercados emergentes na carteira de alocação estratégica?

Ab
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Ferreiratrade, Jonas74, jprgodinho, Minsk, PAULOJOAO, simvale, zulu404 e 226 visitantes