Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por rp28592 » 28/7/2015 12:31

pcm1979 Escreveu:Quais os bancos que comercializam fundos das entidades internacionais, sem ser o Invest e o BEST?

O investidor perde o dinheiro que tem investido nessas entidades se o nosso banco falir?
Salvo melhor opinião, o dinheiro investido em Fundos estará garantido. Fundo e Banco são entidades diferentes.
 
Mensagens: 144
Registado: 8/6/2015 21:26

Re: Fundos à la carte

por pcm1979 » 28/7/2015 11:49

Quais os bancos que comercializam fundos das entidades internacionais, sem ser o Invest e o BEST?

O investidor perde o dinheiro que tem investido nessas entidades se o nosso banco falir?
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: Fundos à la carte

por Daemoon » 28/7/2015 11:01

Rick Lusitano (New) Escreveu:O Banco Invest foi criado como Banco Alves Ribeiro em 1997 pelo Grupo Alves Ribeiro. Grupo que está presente, em especial no sector imobiliário, na construção, na educação e no ambiente.

Fonte: Banco Invest
http://www.bancoinvest.pt/Publico/AcercaNos/QuemSomos/Accionistas.aspx



Construção... medo...muito medo :wall:
 
Mensagens: 245
Registado: 14/2/2009 14:06
Localização: 17

Re: Fundos à la carte

por lucia_né » 27/7/2015 23:10

Boa Noite!
Entre outros produtos, apresentaram-me os seguintes fundos , para aplicar 5000€ no Banco Popular:
O que acham dos mesmos?

Popular Global 25
Popular Global 50
Popular Global 75
Popular Tesouraria
 
Mensagens: 53
Registado: 7/4/2015 22:55

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 27/7/2015 22:33

O Banco Invest foi criado como Banco Alves Ribeiro em 1997 pelo Grupo Alves Ribeiro. Grupo que está presente, em especial no sector imobiliário, na construção, na educação e no ambiente.

Fonte: Banco Invest
http://www.bancoinvest.pt/Publico/AcercaNos/QuemSomos/Accionistas.aspx
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 27/7/2015 21:47

O Activobank pode nem ser alienado! Já tinha pensado nisso, visto ser um dos melhores trunfos que o BCP detém, a meu ver.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... venda.html
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 27/7/2015 19:33

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 27/7/2015 15:42

Já vi que o que tem base na Letónia e que é protegido pelo fgd letão é o Privat Bank :oops:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 27/7/2015 15:33

Sei que há bancos desses pequenos que não são portugueses mas sim uma extensão domiciliados e com garantias de outros países do leste europeu.

Julgo que é o Banco Invest ou o Panco Private.

Acho que a malta tem que ler com muito cuidado as letras miúdinhas, clausulas e contratos que estão em PDFs paralelos pois ninguém dá nada a ninguém e um banco dar 1.2 ou 1.3% quando o resto dá 0.7% por alguma coisa é.

No fundo queria era fazer uma salvaguarda aos alternativos aos bancos tradicionais e afiliados (como Best, ActivoBank).

pcm1979, usas o Invest?
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 27/7/2015 12:36

pcm1979 Escreveu:
chico_laranja Escreveu:
O banco invest tem juros bastante interessantes (cuidado com os riscos inerentes)


Quais?


Os mesmos de qualquer outro banco, com a agravante de este, big, best, etc, darem lucro sistematicamente e terem rácios que dobram ou triplicam o minimo necessário. :wall:
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por pcm1979 » 27/7/2015 11:33

chico_laranja Escreveu:
O banco invest tem juros bastante interessantes (cuidado com os riscos inerentes)


Quais?
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 27/7/2015 11:19

Santasnoites Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Santasnoites

Tens 8x% em obrigações.

É aconselhável equilibrar isso.

Agora as perguntas da praxe:
- Prazo de investimento
- Expectativas de lucro anual
- Tolerância ao risco
- Risco máximo assumido e que leva a acrregar no botão de pânico e vender sem olhar para trás.

Foi o que eu pensei tinha muito em obrigações,

Prazo de investimento - aqui reside o problema, uma carteira teria que ser 2 a 3 anos no máximo e a outra por exemplo superior a 3 anos

Expectativas de lucro anual - a partir de 5%

- tolerância ao risco - sem problemas


Eu diria que a carteira teria a mesma constituição ao nível de fundos.

A maior diferença é que na de prazo mais curto teria uns 10-15% em liquidez aka depósitos a prazo. A 2 anos pode ser que encontres algo a rondar os 0.75-1% brutos que podem ser atractivas pois a inflacção média no último ano foi de 0.1% (média aritmética) olhando para o que está aqui:
http://www.pt.global-rates.com/estatist ... tugal.aspx

1% brutos = 0.72% líquidos. A inflacção no último mês andava nos 0.8%

O banco invest tem juros bastante interessantes (cuidado com os riscos inerentes)
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 25/7/2015 22:41

SECTORIAIS SÃO OS LÍDERES DO PELOTÃO
Montepio Gestão de Activos com os fundos mais rentáveis de maio

Utilities, telecomunicações e serviços financeiros. São estes os sectores que tiveram o melhor desempenho no mês passado.


A meio do segundo trimestre do ano, o mercado nacional de fundos de investimento, composto por cerca de 200 produtos, atinge uma rendibilidade média de 0,18%, segundo os dados disponibilizados pela Morningstar através da sua plataforma.

Analisando os fundos que apresentam as melhores rendibilidades, verificamos que os quatro produtos mais rentáveis pertencem todos à mesma sociedade gestora: a Montepio Gestão de Activos.

O trio que domina as rendibilidades em maio têm em comum o facto de serem todos fundos sectoriais. O Montepio Euro Utilities foi o fundo que melhor desempenho teve em maio com uma rendibilidade de 5,42%. Com mais de 13 milhões de euros em património, o produto investe no sector europeu das utilities, ou seja, empresas do terceiro sector, como é o caso distribuidora de gás e eletricidade National Grid, da elétrica ENEL ou da alemã Deustche Post. Já o índice MSCI Utilities europeu, em 2015, apresenta uma rendibilidade de 4,9%.

O fundo que investem na área das telecomunicações foi o segundo que melhor performance teve no quinto mês do ano. Denominado de Montepio Euro Telcos, o produto no final de abril tinha mais 7 milhões de euros e as maiores posições da carteira são ocupadas pelas maiores empresas do sector na Europa, como é o caso da Vodafone, Deutsche Telekom, Orange ou Telefonica. Em termos de rendibilidade, em maio o fundo registou uma rendibilidade de 5,32%.

E como não há duas sem três, o terceiro produto mais rentável é um fundo sectorial também da Montepio Gestão de Activos. Com ganhos de 5,31% surge o Montepio Euro Financial Services. A carteira de cerca de 5 milhões de euros é composta por instituições financeiras sediadas na Europa, como é o caso da HSBC, ING, Banco Santander, Allianz ou Axa.

A lista segue com outro produto gerido pela Montepio Gestão de Activos. O fundo Montepio Acções Europa regista uma rendibilidade em maio de 4,55%, e conta com algumas das maiores cotadas europeias, como é o caso da Bayer, da Daimler, da Sanofi ou da Nestle. Em termos de ativos sob gestão, o fundo somava cerca de 12 milhões de euros.

A fechar o top5 dos produtos mais rentáveis surge o primeiro fundo que não é gerido pela Montepio Gestão de Activos. Com uma rendibilidade de 4,41% surge o Dunas Banco BIC Tesouraria denominado em dólares, gerido pela Dunas Capital.O produto é da responsabilidade de Pedro Alves e Pedro Fernandes, sendo que existe ainda o mesmo fundo, mas denominado em euros. No término do ano passado, o gestor afirmou que a diversificação é um dos pilares do fundo "para redução do risco idiossincrático num período de forte instabilidade e risco sistémico".

América continua a dar frutos
Os fundos que se seguem no rol dos mais rentáveis em maio investem na América do Norte. Com uma valorização de 4,23% em maio surge o NB Ações América. Gerido por Bruno Santos da GNB Gestão de Ativos, o fundo tem cerca de 11 milhões de euros em património, com uma carteira que alberga os gigantes mundiais como a Apple, a Walt Disney ou a Nike.

Logo de seguida figura o BPI América cotado em euros. O fundo está a cargo de José Caras-Altas Badalo e atinge, em maio, uma rendibilidade de 3,69%. Este produto foi o mais rentável no ano passado e segue na liderança dos produtos com melhor performance nos últimos doze meses. O fundo da BPI Gestão de Activos tem cerca de 30 milhões de euros em património e as maiores posições são ocupadas pelas empresas Ensco, Home Depot e Alcoa. Na primeira revista do ano, a Funds People falou com o gestor que afirmou que “o fundo tem um bom factor de diversificação, com os serviços financeiros, a saúde ou o consumo cíclico a marcarem presença”.

FUNDSPEOPLE
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 24/7/2015 20:02

Questão do investidor: resgatar fundos de ações europeias?

DATA DA PUBLICAÇÃO: 24JUL2015

“As vossas carteiras de fundos não incluem ações da Europa. Qual o motivo? Devo resgatar os meus fundos de ações europeias?”


As nossas carteiras, sempre que possível, assentam em categorias de fundos que incidem sobre mercados mais específicos. Na parcela dedicada às ações encontram-se fundos de ações britânicas, portuguesas, brasileiras e indonésias, entre outros. Consideramos que é mais atrativo fazer uma seleção mais apurada dos mercados do que apostar em fundos com políticas de investimento mais generalistas. Um fundo do mercado acionista europeu, que acompanhe os índices de referência, dedicará cerca de 50% à zona euro, 18% ao Reino Unido e 15% à Suíça. O peso específico de Portugal é residual.

No caso específico de ações de países europeus, atualmente incluímos nas carteiras apenas o Reino Unido e, em menor medida, Portugal. Nos mercados emergentes, também escolhemos fundos dedicados a bolsas específicas em detrimento de outros com abordagens mais regionais.

Mas o facto de a nossa preferência nas carteiras incidir em fundos mais especializados, não implica que todos os restantes são más opções de investimento. Aqueles investidores que não desejem replicar exatamente as nossas estratégias, podem, como alternativa, subscrever fundos mais generalistas.

Por exemplo, atualmente aconselhamos a compra de alguns fundos de ações europeias e globais. Estes permitem, num único, produto aceder a uma carteira bastante diversificada geograficamente.

Em suma, os fundos de ações europeias (e globais) não são a solução ideal mas, desde que bem geridos, podem ser uma alternativa razoável para beneficiar da evolução dos mercados acionistas.

PROTESTEINVESTE
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por santasnoites » 24/7/2015 16:35

[quote="chico_laranja"]Santasnoites

Tens 8x% em obrigações.

É aconselhável equilibrar isso.

Agora as perguntas da praxe:
- Prazo de investimento
- Expectativas de lucro anual
- Tolerância ao risco
- Risco máximo assumido e que leva a acrregar no botão de pânico e vender sem olhar para trás.

Foi o que eu pensei tinha muito em obrigações,

Prazo de investimento - aqui reside o problema, uma carteira teria que ser 2 a 3 anos no máximo e a outra por exemplo superior a 3 anos

Expectativas de lucro anual - a partir de 5%

- tolerância ao risco - sem problemas
 
Mensagens: 75
Registado: 26/5/2009 13:01
Localização: 10

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 24/7/2015 16:20

Santasnoites

Tens 8x% em obrigações.

É aconselhável equilibrar isso.

Agora as perguntas da praxe:
- Prazo de investimento
- Expectativas de lucro anual
- Tolerância ao risco
- Risco máximo assumido e que leva a acrregar no botão de pânico e vender sem olhar para trás.

Agora as opções indicadas.
Pondera em vez do JPM Euro Small Caps o MFS Euro Small Caps - LU0125944966. Perdes em retorno(26.72%-22.22%) mas o risco também é no histórico melhor (10.61%-7.99%).

Podes até apostar nos 2 cavalos e ficas com 1 híbrido dos 2 tendo um retorno e um risco médio entre os 2.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por santasnoites » 24/7/2015 14:06

FUNDO
Nordea-1 Stable Return E EUR
LU0227385266
Mistos Moderados EUR - Glob
Peso: 12,01
Valorizãção:2,43

Threadneedle European Bd Ret Grs
GB00B465TP48
Obrigações Europa
Peso:11,97
Valorizaçao:2,04

Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc
LU0451950314
Obrigações Corp. EUR
Peso:11,69
Valorização:-0,32

UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P
LU0366711900
Ações Sector Infra-estrutura
Peso:11,22
Valorização:14,73

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR
LU0189847253
Obrig Alto Rend. Globais - EUR Hedged
Peso: 9,94
Valorização:2,17

Nordea-1 European Covered Bond E EUR
LU0173776989
Obrigações Corp. EUR
Peso: 9,82
Valorização:0,47

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
IE00B11XZ103
Obrigações Globais EUR Hedge
Peso: 9,82
Valorização: 0,43

Legg Mason BW Glb Fxd Inc A Acc Hg € AH
IE00B23Z8X43
Obrigações Globais EUR Hedge
Peso 9,8
Valorização: 0,25

Fidelity Euro Bond E-Acc-EUR
LU0238209513
Obrigações Diversificado EUR
Peso: 9,74
Valorização-0,39

AXA WF US High Yield Bonds E(H)-C EUR
LU0276013249
Obrigações Alto Rend. Outros
Peso: 3,99
Valorização 1,74

Europa 36,72
América 45,99
Ásia 17,28

Esta carteira foi constituida mais ou menos à um ano e meio, gostaria de saber a vossa opiniao da mesma, tenho mais ou menos o mesmo capital para investir, mas não sei se reforço esta ou se constituo outra mas com mais fundos mais de acções, em relação a esta o fund adivsor sugeriu-me retirar:

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc

eu subsituição destes:

Fidelity Global Technology E-Acc-EUR
JPM Europe Small Cap D (acc)-EUR
MSF Meridian GIbl Total Return A1 EUR

Obrigado chico_laranja pela sua resposta

junto em exel para melhor compreensao e links dos fundos
Anexos
FUNDOS.xlsx
carteira de fundos
(12.69 KiB) Transferido 147 Vezes
 
Mensagens: 75
Registado: 26/5/2009 13:01
Localização: 10

Re: Fundos à la carte

por nisoda » 24/7/2015 11:23

Obrigado Chico pela ajuda.
vou ter mais cuidado com este fundo.
 
Mensagens: 34
Registado: 29/11/2007 11:04
Localização: Lisboa

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 24/7/2015 11:13

santasnoites Escreveu:já agora gostaria que me ajudassem neste fundo de Accões Sector tecnologia

Fidelity Global Technology E-Acc-EUR

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04LVP

foi-me aconselhado pelo fund advisor, mas gostaria de saber as vossas opinões se na mesma categoria se enquadra um melhor,


Tens como alternativa o http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... 20AJ&tab=2

O Fidelity é um pouco mais exposto aos EUA (71.9% Vs 66.6) pelo que será (ainda) mais sensível aos câmbio EURUSD

Se ficares na dúvida e tiveres capital para isso repartes o mal pelas aldeias e investes nos 2 :twisted:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 24/7/2015 10:58

nisoda Escreveu:PTYEVFLM0007 - NB Plano Dinâmico - Mistos Flexível EUR - Global

bom dia

alguém consegue ajudar na análise deste fundo, que desceu de ontem para hoje -3,70 %.
olhando para a carteira do fundo não compreendo esta descida.
é um valor absurdo para o tipo de fundo que é...


Esse é um fundo profundamente alavancado (basta ver a quantidade de posições curtas) :?
Código: Selecionar todos
           %Long  %Short %Net Assets
Acções      59.34   0.21   59.13
Obrigações 128.16  38.58   89.58
Liquidez   120.79  57.88   62.90
Outro       14.89 126.50 -111.61


É um fundo que está longo nas acções (e elas ontem caíram 1%), tem bastantes acções fora da zona Euro e para o USD o Euro caiu ontem 0.5%, tem uma política 130/30 nas obrigações. Depois tem toda a alavancagem total que é aprox x2.

Quando corre bem ganha-se bem mas quando corre mal corre mesmo muito mal.

Pode ter sido o caso :roll:

Para mim esse fundo não dava pois não dá para perceber bem as contas daquilo.

Para saber em detalhe o que constitui o fundo vais aqui:
[url]http://web3.cmvm.pt/sdi/fundos/carteiras/fim/dtlcart_fim.cfm?num_fun=%24%23%24_U%22%20%20%20%0A&data2=*%23D[B%23-Q%20%281%3C%22P%40%20%20%0A[/url]

Gostava que os sediados fora de Portugal também houvesse essa transparência pois não sei onde encontrar toda a constituição de fundos domiciliados no Luxemburgo ou na Irlanda por exemplo (pode ser só nabice minha :lol: )

Bons investimentos

P.S.: BedRock, acalma lá um pouco senão tens que escolher outra unidade SI. :evil:

Ajuda o nisoda a esmiuçar este números e deixa os cães a ladrar sozinhos. Perdes mais tempo e energias nessas picardias que no que é importante: Boa Informação. Desprezo é a melhor atitude senão estás sempre a levar na cabeça e com razão. Conversas em tom bélico não ajudam nada e afastam os interessados :evil: .

Por outro lado a malta não vive disto, colocar mais ou menos posts não é sinónimo de ausência. Muitos nesta fase têm que trabalhar o dobro pois é altura de verão em que 1 tem que fazer o seu trabalho e o do colega que está de férias pelo que disponibilidade é muito menor.

A minha menor participação é por motivos conhecidos e já justificados por mim. Quem pouco dorme acaba por não estar a 100% para explanar as coisas de forma correcta e concisa e para dizer asneiras é melhor não dizer nada.

Um abraço cagaréu
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por santasnoites » 24/7/2015 10:27

já agora gostaria que me ajudassem neste fundo de Accões Sector tecnologia

Fidelity Global Technology E-Acc-EUR

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04LVP

foi-me aconselhado pelo fund advisor, mas gostaria de saber as vossas opinões se na mesma categoria se enquadra um melhor,
 
Mensagens: 75
Registado: 26/5/2009 13:01
Localização: 10

Re: Fundos à la carte

por nisoda » 24/7/2015 10:19

PTYEVFLM0007 - NB Plano Dinâmico - Mistos Flexível EUR - Global

bom dia

alguém consegue ajudar na análise deste fundo, que desceu de ontem para hoje -3,70 %.
olhando para a carteira do fundo não compreendo esta descida.
é um valor absurdo para o tipo de fundo que é...
 
Mensagens: 34
Registado: 29/11/2007 11:04
Localização: Lisboa

Re: Fundos à la carte

por Ramiiro_Santiago » 24/7/2015 9:45

À luz das recomendações dadas pela Proteste que aqui transcreveram, seria possível sugerirem-me, por favor, uma carteira de fundos diversificada onde eu pudesse aplicar a médio prazo uma parte das minhas poupanças?
É que disponho de uma liquidez para aplicar e tenho andado pelos bancos, a correr Ceca e Meca, e eles só me apresentam produtos dos próprios bancos que depois venho a ver que têm fracas rentabilidades.
Desde já, fico muito agradecido.
 
Mensagens: 142
Registado: 25/11/2013 11:57

Re: Fundos à la carte

por ohm » 23/7/2015 23:18

bucks,
Bom post este último da Proteste Invest. Podiam era ter falado também no mercado monetário, porque em determinadas alturas críticas em que há uma elevada correlação entre as obrigações e as ações, como seja o timing próximo e imediatamente após a subida da taxa de juros de referência da Fed, só nos resta, no curto prazo, entrar no mercado monetário em USD para aproveitar a expectável valorização do USD face ao EUR, pois a alternativa a esta é estar fora do mercado temporariamente em que não se aproveitava esse expectável ganho cambial, e um bom fundo monetário em USD é o indicado no link a seguir, uma vez que, ao contrário de outros fundos monetários, tem 0% de obrigações, e a quase totalidade da alocação está na liquidez e a restante pequena parte está em ativos alternativos, para além de que a grande maioria dos ativos alocados são dos EUA, como pretendemos para aproveitar a expectável valorização cambial do USD face ao EUR decorrente da subida das yields das treasuries em consequência da subida da taxa de juros da Fed, ou de outras moedas fortes que também se possam valorizar face ao EUR como seja a coroa sueca (há 1 ativo alocado nas 10 primeiras posições):

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04BSK

Nota: a subida da taxa de juros de referência da Fed provoca a subida das yields das treasuries e desse modo a taxa do cupão das novas obrigações é mais atrativa que a taxa do cupão das antigas obrigações que têm uma yield mais baixa, logo os detentores dessas velhas obrigações tendem a vendê-las massivamente (sell-off) para subscreverem as novas obrigações com taxas de yields/cupões mais elevadas, que trazem um maior rendimento, provocando assim a desvalorização das antigas obrigações.
Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti.
- BedRock
Em vez de diluíres o risco, concentra os retornos.
- Bedrock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water. - BedRock
A outperformance máxima dos resultados acionistas tem de ter sempre um subjacente processo concentrado de stock picking de elevada qualidade e não uma escolha diversificada de um grande agregado de ações. - BedRock
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 21
Registado: 16/7/2015 22:52

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 23/7/2015 19:32

Títulos de dívida: não fuja aos fundos de obrigações

DATA DA PUBLICAÇÃO: 23JUL2015

Sozinhos, os fundos de obrigações são pouco recomendáveis, mas o seu papel é crucial se quiser ter uma carteira bem diversificada.


Com as taxas de juro pelas ruas da amargura e a crise da dívida soberana da zona euro ainda fresca na memória de todos, haverá razões para investir em fundos de obrigações? Consideramos que a resposta é afirmativa, mas com algumas ressalvas.
É importante ter uma estratégia de carteira, nem todas as categorias valem uma aposta e algumas são mesmo a evitar. Isoladamente, a subscrição de fundos de obrigações é relativamente pouco atrativa. Como referimos, as taxas de juro (yields) são muito baixas na maioria dos mercados, pelo que a expectativa de rendimento é diminuta. Na Europa, a dívida de alguns países passou mesmo por um período de juros negativos. Acresce ainda que a inevitável normalização das políticas monetárias (subida das taxas de referência) terá no futuro um impacto negativo na cotação das obrigações.

Um papel absorve-riscos
A principal vantagem dos fundos de obrigações é o seu contributo para uma correta diversificação. Uma carteira que tenha apenas ações é demasiado arriscada e pode sofrer perdas elevadas num curto espaço de tempo. Com a inclusão de obrigações, a relação entre rendimento potencial e risco é otimizada.
Esse é um dos pressupostos que utilizamos para a elaboração das estratégias recomendadas a longo prazo. Quando os mercados de ações passam por momentos maus, os investidores procuram refúgio em aplicações com menos risco, nomeadamente na dívida emitida por países/empresas de elevada capacidade financeira (bons ratings) e expressas em moedas “sólidas”. Com o aumento da procura, a cotação dessas obrigações sobe e atenua as perdas da componente acionista da carteira.

Os estrangeiros preferidos
Portanto, daqui também se depreende que há fundos de obrigações mais adequados do que outros para desempenhar esse papel. As categorias de fundos com maior importância nas nossas carteiras cumprem esses requisitos.
Em primeiro lugar, privilegiam dívida de emitentes públicos com ratings elevados. A dívida privada também está presente em alguns fundos, mas esta consiste sobretudo em dívida de emitentes sólidos e costuma estar em minoria face aos Estados.
Em segundo lugar e, sempre que possível, apostamos em categorias de obrigações dedicadas a moedas que consideramos terem boas possibilidades de se apreciar face ao euro a longo prazo. A Suécia será o caso paradigmático e em menor medida a Noruega. Também nessa linha de raciocínio, devido ao potencial cambial cada vez mais reduzido, as obrigações em dólar americano têm vindo a perder peso nas nossas recomendações.

Os ausentes
Se os três países referidos ainda mantêm perspetivas favoráveis, há outras categorias de obrigações não-euro elegíveis para as carteiras, mas que atualmente são pouco interessantes. Por exemplo, há alguns meses, retirámos completamente as obrigações em francos suíços após a forte subida desta divisa face ao euro. A dívida em libra esterlina, dólar australiano e dólar canadiano também estão, de momento, fora das nossas escolhas.

Pouca fuga à zona euro
Os fundos de obrigações de taxa fixa da zona euro não beneficiam naturalmente da componente cambial. No entanto, estão igualmente presentes nas carteiras por vários fatores. Por um lado, como o potencial de apreciação da generalidade das divisas estrangeiras é agora mais limitado após a queda do euro, as alternativas escasseiam. Por outro, as compras do Banco Central Europeu limitam o potencial de perdas com a subida dos juros. Por fim, também fornecem uma boa proteção para as oscilações das bolsas.

Brasil, um caso isolado
Relativamente à margem dos motivos referidos, também recomendamos a dívida em reais brasileiros. Trata-se de uma aposta mais audaz e com um intuito diferente. Aqui não visamos uma maior proteção da carteira, mas pretendemos beneficiar dos elevados juros pagos pela dívida brasileira: atualmente superam 13%. Um nível de rendimento que consideramos compensar o seu risco considerável. Ainda assim limitamos o seu peso a 5% das carteiras.

A evitar
Fora das nossas recomendações ficam os fundos de obrigações high yield (alto rendimento, alto risco, lixo). Estes títulos podem render um pouco mais, mas o risco é elevado e também sofrem quando o sentimento dos investidores se deteriora. Nesse aspeto possuem pouca utilidade como diversificação.
Os fundos dedicados aos mercados emergentes são igualmente pouco apelativos. À exceção das obrigações em reais do Brasil, o rendimento oferecido não compensa o maior nível de risco associado aos emitentes. O seu papel como diversificação também é diminuto, pois as moedas das economias emergentes são tradicionalmente penalizadas em momentos de pessimismo dos investidores.

PROTESTENIVESTE
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Andre vez, Bar38, Bing [Bot], caganixo7, cibernautix, Google Adsense [Bot], Jonas74, latbal, Minsk, Nuno V, PAULOJOAO, Phil2014 e 230 visitantes