Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 2/2/2015 12:20

chico_laranja Escreveu:Rick.

Desde já peço que aceites as minhas humildes desculpas.

Venham mais apostas destas :twisted:

Mudando de assunto

Se tudo correr como os chefes do mundo querem num futuro não muito longínquo a economia começará a bombar.

Se assim for não será de começar a olhar não para fundos de matérias primas mas sim para fundos de economias/países exportadores que se alavancam quando as economias aceleram e que não sofram tanto as dores dos EM? Falo especificamente do Canadá e Austrália.

Sei que são raros os fundos comercializados cá mas isso não foi barreira até agora para se procurar bons fundos e bem que podemos agradecer ao Rick a oferta cada vez maior e mais alargada :clap:


Chico, pelo que sei a Austrália tem resistido bem à crise (apesar das fusões de empresas mineiras e afins), mas posso dizer que possuo fundo obrigações UBS AUD! E tem valorizado apesar de considerarem que a moeda já está sobrevalorizada.

VG, Tenho tudo separado por países até mesmo nas obrigações, sectoriais globais e europeus, só o MG Prudente é que tem pitada de MG Capital p(por serem fundos deles), mas como tem alocação global não à problema.

Na zona euro só tenho Ibérico, de resto são sectoriais, tudo a uma máximo de 25%. Pois complemento com um fundo UK :evil: atingindo dessa forma 35% na Europa.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 2/2/2015 12:06

Rick.

Desde já peço que aceites as minhas humildes desculpas.

Venham mais apostas destas :twisted:

Mudando de assunto

Se tudo correr como os chefes do mundo querem num futuro não muito longínquo a economia começará a bombar.

Se assim for não será de começar a olhar não para fundos de matérias primas mas sim para fundos de economias/países exportadores que se alavancam quando as economias aceleram e que não sofram tanto as dores dos EM? Falo especificamente do Canadá e Austrália.

Sei que são raros os fundos comercializados cá mas isso não foi barreira até agora para se procurar bons fundos e bem que podemos agradecer ao Rick a oferta cada vez maior e mais alargada :clap:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por lucia_ne » 2/2/2015 9:49

Bom Dia! Obrigada desde já pelas vossas ajudas.
Então na sua opinião, devo iniciar com algo deste género:

M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc Hgd (GB00B1VMCY93) 17,5%
Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266) 17,5%
MFS Meridian Funds Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836) 17,5%
Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-Acc-EUR (LU0251130554) 17,5%
Invesco Balanced Risk Allocation LU0432616901 17,5%
MFS® Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc LU0094560744 6,25%
Fidelity Consumer Industries LU0114721508) 6,25%


"Em resposta à lucia, penso que podes constituir um fundo misto moderado (50%/50%), para um montante de 5k.

MG Multigestão equilibrada (comissões baixas) a nível nacional. Tens a opção do Prudente (70%/30%)
Estrangeiros: Fidelity Euro Balanced A (Europa com dividendo anual A) ou :arrow: JPM Global Balanced EUR D (global, pessoalmente preferível no momento)."

Dscp bucks, não tinha visto a sua resposta.
A sua opinião é que devo colocar só em 2 fundos, 50%/50%?
Editado pela última vez por lucia_ne em 2/2/2015 13:32, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 15
Registado: 1/2/2015 20:08

Re: Fundos à la carte

por Sr_SNiper » 1/2/2015 23:11

bucks Escreveu: Chamem-me louco.

Louco???
Parece-me hiperconervador :)
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 1/2/2015 22:59

bucks Escreveu:Sei bem como está Portugal. Mercado ibérico em 5% de alocação táctica, não sou maluco 8-) Penso que o mercado Ibérico é muito interessante numa alocação táctica da carteira.
Tal como uma alocação (em menor dose 2.5%) na Rússia! Chamem-me louco.
Mas penso que estratégicamente Espanha (nem me refiro neste momento a PT) vinga melhor... :P


Concordo contigo. Estratégica Ibéria ia para 2,5% :wink: Mas como já está incluida nos fundos Europeus que uso acaba por ser redundante!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 1/2/2015 22:54

VirtuaGod Escreveu:
jokerportuga Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Sim. Falta ainda o Invesco Balanced Risk Allocation LU0432616901. São 5 mistos ;-) mil euros em cada... e dá origem à carteira com a performance que acima pus :wink:

Na verdade apesar de ter (excepto o Invesco que já tive) todos os fundos mistos mencionados nas várias carteiras para conjugar com os FI Obrigações e/ou Acções, nunca tinha efectuado uma simulação só de Mistos e esta análise backtest surpreende-me pela positiva. :wink:


A mim tb. Foi coisa que só fiz mesmo no início deste ano. Nunca soube muito bem o que fazer com carteiras pequenas... e esta estilo "Só mistos" acabou por ficar "bonita".

O IBRA é o oposto do Nordea. É um fundo que sozinho até é "feio" mas sempre que o coloco numa carteira melhora-me os números. Acho que é devido à baixa correlação com os outros todos.

@bucks Uma aposta no mercado ibérico acaba por ser mais aposta do que investimento na minha opinião. O mercado Ibérico tem cerca de 2% da capitalização bolsista mundial e eu estaria pessoalmente muito reticente em apostar mais do que isso.

Claro que em termos de Alocação Táctica pode fazer sentido, mas nunca numa alocação estratégica de investimento. A "panca" com o mercado do Ibérico que a maioria das pessoas tem é sermos de cá. Home Bias pura e simples. Se fosses Sueco nem pensavas em investir cá. O investimento deve ser global e com quantos menos enviesamentos possível. Um tipo de investimento que faça sentido fosse eu Americano, Francês, Sueco, Inglês ou Português. Ou melhor, tentem fazer uma carteira com que todos estes intervenientes se sentissem confortável a ter, com cedências de parte a parte.



Sei bem como está Portugal. Mercado ibérico em 5% de alocação táctica, não sou maluco 8-) Penso que o mercado Ibérico é muito interessante numa alocação táctica da carteira.
Tal como uma alocação (em menor dose 2.5%) na Rússia! Chamem-me louco.
Mas penso que estratégicamente Espanha (nem me refiro neste momento a PT) vinga melhor... :P
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 1/2/2015 22:35

jokerportuga Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Sim. Falta ainda o Invesco Balanced Risk Allocation LU0432616901. São 5 mistos ;-) mil euros em cada... e dá origem à carteira com a performance que acima pus :wink:

Na verdade apesar de ter (excepto o Invesco que já tive) todos os fundos mistos mencionados nas várias carteiras para conjugar com os FI Obrigações e/ou Acções, nunca tinha efectuado uma simulação só de Mistos e esta análise backtest surpreende-me pela positiva. :wink:


A mim tb. Foi coisa que só fiz mesmo no início deste ano. Nunca soube muito bem o que fazer com carteiras pequenas... e esta estilo "Só mistos" acabou por ficar "bonita".

O IBRA é o oposto do Nordea. É um fundo que sozinho até é "feio" mas sempre que o coloco numa carteira melhora-me os números. Acho que é devido à baixa correlação com os outros todos.

@bucks Uma aposta no mercado ibérico acaba por ser mais aposta do que investimento na minha opinião. O mercado Ibérico tem cerca de 2% da capitalização bolsista mundial e eu estaria pessoalmente muito reticente em apostar mais do que isso.

Claro que em termos de Alocação Táctica pode fazer sentido, mas nunca numa alocação estratégica de investimento. A "panca" com o mercado do Ibérico que a maioria das pessoas tem é sermos de cá. Home Bias pura e simples. Se fosses Sueco nem pensavas em investir cá. O investimento deve ser global e com quantos menos enviesamentos possível. Um tipo de investimento que faça sentido fosse eu Americano, Francês, Sueco, Inglês ou Português. Ou melhor, tentem fazer uma carteira com que todos estes intervenientes se sentissem confortável a ter, com cedências de parte a parte.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 1/2/2015 22:29

Pedro Pintassilgo, entende, no entanto, que embora o PSI 20 seja um índice fragmentado “é ainda assim representativo da realidade do nosso mercado e encerra um conjunto de empresas de qualidade e com forte potencial de valorização.” Da mesma opinião é Paulo Monteiro, que entende que “as empresas cotadas encontram-se em níveis historicamente interessantes e com potencial de recuperação, ainda que com a volatilidade própria de um mercado pequeno e concentrado em ‘meia dúzia’ de empresas”.

No caso do Banco Invest, Paulo Monteiro, salienta que “numa perspectiva relativa, as avaliações dos mercados europeus são mais interessantes do que a do mercado norte-americano e, entre os mercados europeus, os mercados periféricos são os que apresentam, na nossa opinião, o maior potencial de subida. Num cenário de recuperação dos mercados europeus, acreditamos que o fundo se encontra bem posicionado para beneficiar da mesma”.
In Funds People

\:D/ Ibérico! Preços de saldo...
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 1/2/2015 22:19

Pedro Pintassilgo vai mais longe e acrescenta que os eventos no BES/GES e na Portugal Telecom tiveram também um “efeito corrosivo na confiança dos agentes económicos na bolsa nacional penalizando genericamente a praça portuguesa”. Para além disso, menciona a importância “da mudança dos gestores em dois dos mais importantes fundos que investem na Ibéria (Bestinver e Fidelity), que provocaram resgates significativos penalizando as cotações de várias ações nacionais”.
In Funds People

Simples, podem optar pelo Montepio Capital que é tão pouco falado (Acções Ibéricas).
O Fidelity é uma boa escolha mas é o que se lê em cima...
Da forma que Portugal está prefiro mesmo o mercado Ibérico. Referindo que a Espanha tem o maior mercado accionista europeu em volume, ultrapassando de longe a Itália. Foi sempre meu predilecto. E afirmo é uma opção pessoal.
Mas sugiro para longo prazo... :mrgreen:
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 1/2/2015 22:10

Aqui vai uma boa oportunidade de compra (aumento de extracção ouro pela procura quando houver crescimento- esperemos):

:arrow: BGF World Gold E2 / Sectorial

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04DTB

Tenho desde Dezembro e já vai a oscilar entre 12 a 20% sempre sustentado.
Está a preço de saldos. E atenção, são acções de empresas mineiras, que extraem maioritaiamente ouro. Boa altura de entrada... :twisted:
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 1/2/2015 21:51

jokerportuga Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Sim. Falta ainda o Invesco Balanced Risk Allocation LU0432616901. São 5 mistos ;-) mil euros em cada... e dá origem à carteira com a performance que acima pus :wink:

Na verdade apesar de ter (excepto o Invesco que já tive) todos os fundos mistos mencionados nas várias carteiras para conjugar com os FI Obrigações e/ou Acções, nunca tinha efectuado uma simulação só de Mistos e esta análise backtest surpreende-me pela positiva. :wink:


Já vos sigo à muito tempo e tenho aprendido. Antes de mais obrigado a todos sem excepção. Desde o R2, Rick, VG, chioclaranja e os restantes.
Devo admitir que utilizo sectoriais e regionais e um misto MG Prudente (mixed global)para equilibrar nas obrigações :lol:
E é algo que lanço aqui no fórum falarmos também um pouco mais nos fundos nacionais. Eu sei que os estrangeiros têm muito mais opções de diversificação. Mas seria interessante... \:D/

India e China têm bombado ultimamente confiro! O Invesgo G China E e o Schroeders Indian Equity USD :-"
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 1/2/2015 21:11

VirtuaGod Escreveu:Sim. Falta ainda o Invesco Balanced Risk Allocation LU0432616901. São 5 mistos ;-) mil euros em cada... e dá origem à carteira com a performance que acima pus :wink:

Na verdade apesar de ter (excepto o Invesco que já tive) todos os fundos mistos mencionados nas várias carteiras para conjugar com os FI Obrigações e/ou Acções, nunca tinha efectuado uma simulação só de Mistos e esta análise backtest surpreende-me pela positiva. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 1/2/2015 21:08

Em resposta à lucia, penso que podes constituir um fundo misto moderado (50%/50%), para um montante de 5k.
Pela minha experiência:
:arrow: MG Multigestão equilibrada (comissões baixas) a nível nacional. Tens a opção do :arrow: Prudente (70%/30%) o qual utilizo e tem tido melhor desempenho nos últimos anos.
Estrangeiros:
:arrow: Fidelity Euro Balanced A (Europa com dividendo anual A) ou :arrow: JPM Global Balanced EUR D (global, pessoalmente preferível no momento).
Antes de mais, fundos alocados por regiões/sectores etc. só compensa em valores maiores por exemplo 10k, e podes ficar mais descansada com a gestão dos mistos se te inicias nos fundos.
Beijos...
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 1/2/2015 21:01

Sim. Falta ainda o Invesco Balanced Risk Allocation LU0432616901. São 5 mistos ;-) mil euros em cada... e dá origem à carteira com a performance que acima pus :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por lucia_ne » 1/2/2015 20:48

VirtuaGod Escreveu:
lucia_ne Escreveu:olá!
Já sigo o forum à algum tempo e agora decidi registar.
Pretendo abrir conta no Best e iniciar-me nos FI.
Pretendo começar com 5k e venho aqui pedir ajuda sobre que fundos escolher?
Para médio/longo prazo e nível moderado, e espero que com o tempo, conforme termine outros depósitos ir reforçando ou subscrevendo novos.
obrigado


A minha opinião é mesmo esta: viewtopic.php?f=3&t=82630&p=1169889#p1169883

1k em cada e siga para bingo. Depois reforços é ir adicionando. Se chegares a valores elevados podes começar a fazer uma carteira mais "especializada" como a "grande" que tenho no Excel. Podes usar o Excel para testar alocações com mais risco se quiseres (Ex: 17.5% em cada misto+ 6.25% MFS® Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc LU0094560744 + 6.25% Fidelity Consumer Industries LU0114721508)


São estes fundos a que se refere? obrigado
M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc Hgd (GB00B1VMCY93)
Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266)
MFS Meridian Funds Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836)
Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-Acc-EUR (LU0251130554)
 
Mensagens: 15
Registado: 1/2/2015 20:08

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 1/2/2015 20:43

lucia_ne Escreveu:olá!
Já sigo o forum à algum tempo e agora decidi registar.
Pretendo abrir conta no Best e iniciar-me nos FI.
Pretendo começar com 5k e venho aqui pedir ajuda sobre que fundos escolher?
Para médio/longo prazo e nível moderado, e espero que com o tempo, conforme termine outros depósitos ir reforçando ou subscrevendo novos.
obrigado


A minha opinião é mesmo esta: viewtopic.php?f=3&t=82630&p=1169889#p1169883

1k em cada e siga para bingo. Depois reforços é ir adicionando. Se chegares a valores elevados podes começar a fazer uma carteira mais "especializada" como a "grande" que tenho no Excel. Podes usar o Excel para testar alocações com mais risco se quiseres (Ex: 17.5% em cada misto+ 6.25% MFS® Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc LU0094560744 + 6.25% Fidelity Consumer Industries LU0114721508)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por lucia_ne » 1/2/2015 20:10

olá!
Já sigo o forum à algum tempo e agora decidi registar.
Pretendo abrir conta no Best e iniciar-me nos FI.
Pretendo começar com 5k e venho aqui pedir ajuda sobre que fundos escolher?
Para médio/longo prazo e nível moderado, e espero que com o tempo, conforme termine outros depósitos ir reforçando ou subscrevendo novos.
obrigado
 
Mensagens: 15
Registado: 1/2/2015 20:08

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 1/2/2015 19:40

Só para avisar os mais distraídos que o Pimco está alavancado e a carteira inclui "Número total de obrigações diferentes na carteira 205"

Em USD muito semelhante ao Pimco têm o IE0033609722, que para além de não estar alavancado não usa obrigações, pena os 5000 usd de mínimo de compra do fundo, tal como todos os AXA Rosenberg.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 1/2/2015 18:02

R2 Escreveu:Boas,

Um dos melhores FI acionistas em todas as categorias dos EUA, com uma das melhores performance em termos de DP, Rentabilidade e RS a 3 anos:

- PIMCO GIS StocksPlus E Acc USD: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... FOGBR05KI6

Este fundo da PIMCO, da categoria Ações EUA Cap. Grande Misto, teve retornos positivos no bear de 2011 e, no prazo de 3 anos, bate em toda a linha o famoso Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND, da categoria Ações EUA Cap. Grande Crescimento, que aparece na 1ª página deste tópico e do tópico do VG: 7.74% de DP do PIMCO vs 8.00% do Pioneer, 24.24% de Rentabilidade do PIMCO vs 20.78% do Pioneer e 2.80 de RS do PIMCO vs 2.35 do Pioneer; sendo que o FI da PIMCO também bate no DP e no RS o FI Natixis International Funds (Lux) I Harris Associates U.S. Equity Fund R/A (EUR) da categoria Ações EUA Cap. Grande Misto, que aparece como recomendado na 1ª página deste tópico, o qual nos últimos 3 anos teve a seguinte performance: DP 8.08%, Rentabilidade 24.59% e RS 2.72, sendo que só ligeiramente bate o PIMCO na rentabilidade (24.59% vs 24.24%) mas no DP e no RS é batido pelo PIMCO (DP 7.74% vs 8.08%, RS 2.80 vs 2.72).

Link do FI Natixis: http://www.morningstar.es/es/funds/snap ... F0GBR06EDU

Abraço.

BR
Desconhecia esse fundo, pois como não tenho (ainda) carteira em USD, só tenho estudado/analisado fundos em EUR. :wink:
Tenho o Natixis que mencionas e já tive o Pioneer em tempos, mas devido a um bug no Best no resgate de determinado fundo, resgatou-me o Pioneer que na altura tinha mais valias acumuladas de valor significativo.
Na altura após análise, obtei por substituir o Pioneer pelo Legg Mason ClearBridge US Aggressive Growth Fund Class A EUR Acc(IE00B19ZB094) e apliquei as mais no lazer familiar. :lol:

Bons investimentos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos à la carte

por R2 » 1/2/2015 17:49

Boas,

Um dos melhores FI acionistas em todas as categorias dos EUA, com uma das melhores performance em termos de DP, Rentabilidade e RS a 3 anos:

- PIMCO GIS StocksPlus E Acc USD: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... FOGBR05KI6

Este fundo da PIMCO, da categoria Ações EUA Cap. Grande Misto, teve retornos positivos no bear de 2011 e, no prazo de 3 anos, bate em toda a linha o famoso Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND, da categoria Ações EUA Cap. Grande Crescimento, que aparece na 1ª página deste tópico e do tópico do VG: 7.74% de DP do PIMCO vs 8.00% do Pioneer, 24.24% de Rentabilidade do PIMCO vs 20.78% do Pioneer e 2.80 de RS do PIMCO vs 2.35 do Pioneer; sendo que o FI da PIMCO também bate no DP e no RS o FI Natixis International Funds (Lux) I Harris Associates U.S. Equity Fund R/A (EUR) da categoria Ações EUA Cap. Grande Misto, que aparece como recomendado na 1ª página deste tópico, o qual nos últimos 3 anos teve a seguinte performance: DP 8.08%, Rentabilidade 24.59% e RS 2.72, sendo que só ligeiramente bate o PIMCO na rentabilidade (24.59% vs 24.24%) mas no DP e no RS é batido pelo PIMCO (DP 7.74% vs 8.08%, RS 2.80 vs 2.72).

Link do FI Natixis: http://www.morningstar.es/es/funds/snap ... F0GBR06EDU

Abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti. - BedRock
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti. - BedRock
Big vacuum ideas in a big head gives a low brain density that float on stupid polluted water.
- BedRock
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 503
Registado: 21/11/2014 19:42

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 1/2/2015 16:42

F-Type Escreveu:VirtuaGod

Podes colocar aí os teus top 5 da tua carteira ?


Uma carteira não pode ser vista como um TOP de fundos. Tens de ver a carteira num contexto em que o risco de cada fundo não é o risco individual mas sim o risco marginal que cada fundo trás para a carteira, devido à diversificação.

A carteira "oficial" do tópico e a que tenho no excel na assinatura tem 16 fundos e é necessário 40k para a fazer. Mas numa visão de uma carteira de 5 fundos tenho feito e analisado uma carteira "pequena". Mas esta é só teórica e de estudos. Uma carteira que só inclui fundos mistos, pois 5 fundos é pouco.

A carteira em questão está com 3.05% YTD e podes ver na imagem o backtest desde 2008. Incuí 20% M&G Optimal Income, 20% Invesco Balanced Risk Allocation, 20% Fidelity Moderate Growth, 20% Nordea Stable Return e 20% MFS Meridian Global Total Return.

P.S. A carteira "grande" está com 3.45% YTD.
Anexos
Rentalidade Carteira CB Small.JPG
Rentalidade Carteira CB Small.JPG (13.46 KiB) Visualizado 6532 vezes
CB Small 2015.JPG
CB Small 2015.JPG (52.7 KiB) Visualizado 6532 vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 1/2/2015 16:41

VirtuaGod Escreveu:
jokerportuga Escreveu:
F-Type Escreveu:O que acham deste fundo está a ganhar no contexto actual:
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR067EZ

Relação Risco/retorna parece boa

Conhecem algum melhor nesta categoria!


Gosto muito deste fundo e como misto é um dos meus preferidos à bastante tempo e tenho-o sugerido.


Olha, eu por alguma razão nunca gostei do Stable Return. Nunca tinha percebido pk. Gosto bastante da Nordea, o fundo tem excelentes números mas qualquer coisa me fazia desgostar dele.

Recentemente adicionei-o ao meu excel de backtests e pude ver em números o pk de não gostar dele. Em qualquer carteira que o adiciono o Stable Return só piora os números. Se calhar é bom individualmente mas não no contexto de uma carteira, foi a conclusão a que cheguei. Acho que passei a gostar um pouco mais dele depois de chegar a essa conclusão mas prefiro o Fidelity Moderate Growth (quer individualmente é melhor como nas carteiras conseguia melhorar os números globais).

VG ainda bem que todos não gostamos de louras :D

Eu como mistos e focando-me somente nas 2 carteiras MLP, tenho:
:arrow: M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc Hgd (GB00B1VMCY93)
:arrow: Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266)
:arrow: MFS Meridian Funds Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836)
:arrow: Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-Acc-EUR (LU0251130554)

ordenado por % atribuida a cada fundo no somatório das 2 carteiras.

como bem dizes, fazendo um backtest o Fidelity a rentabilidade bate o Nordea a curto, médio e longo prazo, no entanto o seu DP é relativamente superior.
Para seleccionar um fundo para uma carteira nem sempre levo somente em consideração a rentabilidade e por vezes prefiro seleccionar um fundo menos rentável, cujo risco é menor.
No caso de uma das carteiras achei por bem utilizar os 2 mistos Fidelity e Nordea(+/- 50% cada).
Anexos
3.jpg
3.jpg (95.79 KiB) Visualizado 6532 vezes
4.jpg
4.jpg (17.64 KiB) Visualizado 6532 vezes
Editado pela última vez por jokerportuga em 1/2/2015 16:42, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos à la carte

por F-Type » 1/2/2015 16:12

VirtuaGod

Podes colocar aí os teus top 5 da tua carteira ?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 468
Registado: 27/8/2008 12:47

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 1/2/2015 16:04

F-Type Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
F-Type Escreveu:Conhecem algum melhor nesta categoria?

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR06W8V

F-Type Escreveu:O que acham deste fundo está a ganhar no contexto actual

Qual achas que é o contexto actual? Só por curiosidade... :D


Aumento de volatilidade nos mercados meu caro...

:idea:


Até tens mais razão do eu estava à espera sobre o aumento de volatilidade. Acho que a excelente rentabilidade de Janeiro me toldou a visão de aumento de volatilidade (isto pk fui testar a volatilidade de vários activos e estão em máximos de 12 meses, pensava que o pico de volatilidade tinha sido em Novembro.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 1/2/2015 15:55

jokerportuga Escreveu:
F-Type Escreveu:O que acham deste fundo está a ganhar no contexto actual:
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR067EZ

Relação Risco/retorna parece boa

Conhecem algum melhor nesta categoria!


Gosto muito deste fundo e como misto é um dos meus preferidos à bastante tempo e tenho-o sugerido.


Olha, eu por alguma razão nunca gostei do Stable Return. Nunca tinha percebido pk. Gosto bastante da Nordea, o fundo tem excelentes números mas qualquer coisa me fazia desgostar dele.

Recentemente adicionei-o ao meu excel de backtests e pude ver em números o pk de não gostar dele. Em qualquer carteira que o adiciono o Stable Return só piora os números. Se calhar é bom individualmente mas não no contexto de uma carteira, foi a conclusão a que cheguei. Acho que passei a gostar um pouco mais dele depois de chegar a essa conclusão mas prefiro o Fidelity Moderate Growth (quer individualmente é melhor como nas carteiras conseguia melhorar os números globais).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, iniciado1, joao garcao, latbal, nfaz, OCTAMA, peterteam2, Shimazaki_2, tami, zulu404 e 430 visitantes