Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Tutorial de recolha de histórico de cotações em Excel

por Outlier » 30/1/2014 0:03

x0106559 Escreveu:file 112, podes contar comigo também!
Não costumo participar muito mas ando atento... :)

Tenho agora por isso uma questão.
Esses fundos de Obrigações globais, ignorando 2012, têm em geral uma rentabilidade bastante baixa ou até negativa. Porque estão agora tão recomendados? O Rick disse que queria 15% do peso na sua carteira...


@x0106559:
Companheiro, fica registado o 3º elemento da lista do almoço.
As obrigações que têm menos retornos mas também menos risco/desvio padrão são aquelas com maior qualidade creditícia, como as governamentais de países de classificação de triple A. Em contrapartida, as obrigações que têm dado mais retornos são as HY (High Yield) mas são também as que têm mais risco (ex. países emergentes).
Isto das obrigações é parecido com as ações no respeitante ao binómio retornos-risco, pois, de uma maneira geral, mais retornos implica mais risco/volatilidade.
A festa das obrigações de mais de um dúzia de anos seguidos terminou em 2012, por agora, e as perspetivas de curto prazo continuam baixas.
Atualmente, há fundos de ações com um desvio padrão (DP) inferior ao DP médio das obrigações, tendo ao mesmo tempo retornos muito maiores. Portanto, investir no curto prazo nas obrigações não é uma medida adequada, mas no médio-longo prazo, quem sabe?

Abr,

file 112
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:41
Localização: Caranguejeira

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 29/1/2014 23:55

@File112: Desde já obrigado pelo feedback. A razão de ter essa diferença na percentagem é simples: 1 UP do Eurizon são 174€ e do Franklin são 12€. Eu tenho margem de investimento para alterar estas ponderações, apenas estava a tentar minimizar o investimento actual. De facto o fundo da F&C que referes parece muito bom. Tenho agora que ter em condição que os 2 fundos que exigem maior investimento são de acções, o que deve desequilibrar bastante a carteira ou exigem um montante mais avultado nas obrigações. De qualquer das formas, vou analisar a situação, porque o que dizes faz sentido.

@Ricky: Esse tutorial vai ser útil para automatizar benchmark.
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 29/1/2014 23:46

Rick,

Eu tentei colocar o ficheiro exemplificativo aqui, mas o fórum não permite extensões xlsm (excel+vba).

Fica o link de dropbox para o ficheiro: https://www.dropbox.com/s/3umyngn4zp94n ... s%201.xlsm
(quem souber pode criar addin para ficar a função predefinida no excel)

Quanto ao paper, existem inúmeras extensões posteriores (que apanham o crash de 2008) que demonstram que é bastante válido. Vou tentar essa estratégia e outras ... :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 29/1/2014 23:21

Kafkaesque Escreveu:Caros,

De modo a contribuir um pouco também, retribuir o que este tópico me tem dado e no seguimento de uns posts umas páginas atrás, anexo um addin de excel que automaticamente puxa a Quote de um determinado Fundo relativo a um determinado dia.

O código não está muito eficiente pelo que é pouco útil para análises com séries históricas muito longas. No fim-de-semana faço um programinha que coloque em excel todas as quotes desde um determinado dia de vários fundos simultâneamente.

Assim que tiver isso, penso fazer uma alocação táctica com base numa determinada estratégia (estou inclinado para Brandt & Santa-Clara 2009: http://economics.ucr.edu/seminars_collo ... lkanov.pdf)

Dúvidas apitem :wink:

Abraço,
Kafkaesque

Edit: o fórum não deixa colocar addins, pelo que deixo aqui o código. Se precisarem de ajuda a usar digam.
Código: Selecionar todos
Function StockQuote(strTicker As String, Optional dtDate As Variant)
' Date is optional - if omitted, use today. If value is not a date, throw error.
If IsMissing(dtDate) Then
dtDate = Date
Else
If Not (IsDate(dtDate)) Then
StockQuote = CVErr(xlErrNum)
End If
End If

Dim dtPrevDate As Date
Dim strURL As String, strCSV As String, strRows() As String, strColumns() As String
Dim dbClose As String
Dim sq As String
sq = ""
dtDate1 = Month(dtDate) & "/" & Day(dtDate) & "/" & Year(dtDate)

' Compile the request URL with start date and end date
strURL = "https://lt.morningstar.com/api/rest.svc/timeseries_price/u8sad6q7u6?id=" & strTicker & _
"&currencyId=&idtype=Morningstar&frequency=daily&startDate=" & dtDate1 & _
"&outputType=CSV"

' Debug.Print strURL

Set http = CreateObject("MSXML2.XMLHTTP")
http.Open "GET", strURL, False
http.Send
strCSV = http.responseText

' Debug.Print strCSV

' The most recent information is in row 2, just below the table headings.
' The price close is the 5th entry
strRows() = Split(strCSV, Chr(10)) ' split the CSV into rows
strColumns = Split(strRows(1), ";") ' split the relevant row into columns. 1 means 2nd row, starting at index 0
dbClose = Val(Replace(strColumns(1), Chr(34), "")) ' 4 means: 5th position, starting at index 0

' Debug.Print vbLf
' Debug.Print strRows(1)
' Debug.Print "dbClose: " & dbClose

StockQuote = dbClose

Set http = Nothing

End Function





Grazie, Kaf

Eu no Excel, não uso programação. Não poderias, colocar 1 ficheiro template, com um activo de exemplo?

Esse paper que mencionas é de 2005, tem 8 anos, não estará desactualizado, e ainda por cima, depois de ele ter sido escrito, apanhamos o crash da crise financeira de 2008-09? Não contesto a validade do seu conteúdo, até pode estar 99% actual. (Nada é 100%)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Outlier » 29/1/2014 23:15

CoimbraPT Escreveu:Acabei de fazer uma selecção da minha primeira ideia concreta dos fundos e a respectiva % de carteira que cada um terá. De referir que pretendo fundos "low-cost" (como tenho que subscrever no mínimo uma UP, algumas das percentagens correspondem a valores próximos de 1 UP).
Na imagem abaixo com os dados de cada fundo, R-R corresponde à diferença entre DP e Return.

metricas.png


AXA World Funds Euro 5-7 E Capitalisation EUR - LU0251660279 - 15,79%
DWS Invest Euro Corporate Bonds NC - LU0300357638 - 15,79%
Espírito Santo - Global Bond - LU0058464123 - 26,32%
Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples LTE R - LU0155230690 - 26,32%
Franklin European Growth N Acc € - LU0122612764 - 15,79%

O resultado do x-ray é:

alocação_activos.png


Algumas dúvidas e pensamentos relativamente a estas escolhas:
:arrow: Tenho 2 fundos com R-R 12M negativos, mas um deles com bons resultados R-R 36M.
:arrow: O FUndo Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples LTE R deixa-me bastantes dúvidas (aqui fui influenciado pelo tópico, que o recomenda. Aliás, todos estes 5 fundos são recomendados neste tópico, também parti desse ponto para as várias escolhas). O retorno não é muito elevado comparativamente com o DP. Continua a ser uma boa escolha, ou há melhores alternativas?
:arrow: A alocação acções/obrigações é 40/55%. Parece-me bem para começar.
:arrow: A distribuição de acções na style box das acções penso estar aceitável, com maior foco na Cap. Grande, que tem menos risco. Já no caso das obrigações está demasiado concentrado, penso eu.
:arrow: Europa tem 60% da alocação, será demasiado elevado? Quanto aos sectores, foco no consumo defensivo, que tem menor risco e alguma percentagem no sensitive com algum potencial de crescimento.
:arrow: Visto este ser o meu primeiro investimento, o objectivo é começar com uma carteira mais reduzida e com menores custos e periodicamente (talvez todos os meses no inicio) balancear o investimento (ou mesmo reforçar estes mesmos fundos) e abordar novas áreas, após ter mais conhecimentos e experiência no funcionamento dos fundos.

Opiniões são bem-vindas e estão à vontade para me dar na cabeça.


@CoimbraPT:
Não deves dar relevância a desvio padrão (DP) e retornos de 1 ano/12 M, pois este período de tempo não tem o mínimo de significância estatística, dado que o mercado bolsista segue ondas de subidas, descidas e lateralização e só a partir de um período mínimo de 3 anos é que tens um nível razoável de confiança estatística em captares aquelas ondas de bull e bear markets, e então já dá para fazer uma média de 3 anos de retornos e um DP correspondente de 3 anos.
Se considerarmos 1 ano igual a 1 amostra, como é que fazes uma média de uma amostra só? No mínimo terias que ter 2 amostras, mas mesmo este período de tempo de 2 anos não é suficiente, pois pode acontecer que em 2 anos seguidos tenhas sempre bull market como aconteceu nos últimos 2 anos nos EUA e na Europa, ou 2 anos seguidos de bear market, e assim não captas as duas ondas anuais diferentes de bull e bear markets.

Para mim tens um grande erro na tua carteira, que é nos 2 fundos de ações que tens, dares um peso muito elevado de 26.32% ao fundo da Eurizon e apenas 15.79% ao do Franklin, quando a 3 anos este último fundo tem um melhor rácio de Sharpe e o DP é só ligeiramente superior (10.75% vs 9.81). Este fundo da Frankelin tem um alfa brutal de 5.20 e um beta baixo de 0.73 (o do benchmark é 1.00, por definição) e é um dos melhores fundos de ações no binómio retornos-risco, pelo que deves dar mais peso a este fundo.

Não sei se o teu low cost dá para a subscrição mínima de 500 € neste fundo que é um espetáculo, com um dos maiores alfas que conheço (7.52): F&C European small Cap A, com DP (3 anos) 12.47%, Rent. média (3 anos) 19.35% (brutal), RS 1.38, alfa 7.52 (do outro mundo) e beta 0.84.

Não te vou indicar mais fundos pois não sei qual é o teu low cost e não estou formatado para isso. Também não deves poder subscrever o mínimo de 1000 € neste fundo que tem o mais baixo DP a 3 anos (8.35%) que conheço de um fundo acionista: Fidelity Global Opportunities E Acc EUR.

Abr,

file 112
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:41
Localização: Caranguejeira

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 29/1/2014 23:00

Inaugurei um novo capitulo no tópico, estando incluindo na 1ª página:


Rick Lusitano Escreveu:TUTORIAIS
Tutorial de recolha de histórico de cotações em Excel (2014-01-25)



Brevemente, irei actualizar os capítulos existentes.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 29/1/2014 22:45

Este é o tipo de coisas, que afectam as economias dos países emergentes. Neste caso, a Turquia.

Bloomberg Escreveu:Turkey Scandal Places Jailed Millionaire at Center of Gold Trail

Thirty year-old Riza Sarraf, police and court documents say, is at the heart of a ring of bribery, forgery and gold-smuggling that has helped lead to hundreds of arrests in Turkey and the resignations of three cabinet ministers. Sarraf kept ministers on speed dial while plying them and their families with millions of dollars in cash and gifts.


Bloomberg - Turkey Crisis Puts Jailed Millionaire at Heart of Gold-Smuggling Ring (Jan 29, 2014 3:55 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-01-29/turkey-scandal-places-jailed-millionaire-at-center-of-gold-trail.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 29/1/2014 22:28

Caros,

De modo a contribuir um pouco também, retribuir o que este tópico me tem dado e no seguimento de uns posts umas páginas atrás, anexo um addin de excel que automaticamente puxa a Quote de um determinado Fundo relativo a um determinado dia.

O código não está muito eficiente pelo que é pouco útil para análises com séries históricas muito longas. No fim-de-semana faço um programinha que coloque em excel todas as quotes desde um determinado dia de vários fundos simultâneamente.

Assim que tiver isso, penso fazer uma alocação táctica com base numa determinada estratégia (estou inclinado para Brandt & Santa-Clara 2009: http://economics.ucr.edu/seminars_collo ... lkanov.pdf)

Dúvidas apitem :wink:

Abraço,
Kafkaesque

Edit: o fórum não deixa colocar addins, pelo que deixo aqui o código. Se precisarem de ajuda a usar digam.
Código: Selecionar todos
Function StockQuote(strTicker As String, Optional dtDate As Variant)
' Date is optional - if omitted, use today. If value is not a date, throw error.
If IsMissing(dtDate) Then
dtDate = Date
Else
If Not (IsDate(dtDate)) Then
StockQuote = CVErr(xlErrNum)
End If
End If

Dim dtPrevDate As Date
Dim strURL As String, strCSV As String, strRows() As String, strColumns() As String
Dim dbClose As String
Dim sq As String
sq = ""
dtDate1 = Month(dtDate) & "/" & Day(dtDate) & "/" & Year(dtDate)

' Compile the request URL with start date and end date
strURL = "https://lt.morningstar.com/api/rest.svc/timeseries_price/u8sad6q7u6?id=" & strTicker & _
"&currencyId=&idtype=Morningstar&frequency=daily&startDate=" & dtDate1 & _
"&outputType=CSV"

' Debug.Print strURL

Set http = CreateObject("MSXML2.XMLHTTP")
http.Open "GET", strURL, False
http.Send
strCSV = http.responseText

' Debug.Print strCSV

' The most recent information is in row 2, just below the table headings.
' The price close is the 5th entry
strRows() = Split(strCSV, Chr(10)) ' split the CSV into rows
strColumns = Split(strRows(1), ";") ' split the relevant row into columns. 1 means 2nd row, starting at index 0
dbClose = Val(Replace(strColumns(1), Chr(34), "")) ' 4 means: 5th position, starting at index 0

' Debug.Print vbLf
' Debug.Print strRows(1)
' Debug.Print "dbClose: " & dbClose

StockQuote = dbClose

Set http = Nothing

End Function

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 29/1/2014 22:22

Mais um artigo interessante do David Fabian (apesar especificidade da temática de ETFs, stops, etc, o que interessa é a mensagem):

David Fabian/Seeking Alpha - Managing Risk With Less Prediction And More Discipline (Jan. 28, 2014 6:52 PM ET)
http://seekingalpha.com/article/1974681-managing-risk-with-less-prediction-and-more-discipline
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 29/1/2014 20:13

Esta imagem é "ruído" de curto prazo, nos mercados, mas o intuito deste post, é mostrar que os mercados não são lineares e previsíveis.


SA MC 2014-01-29 10,54 ET.gif
Fonte: Seeking Alpha
SA MC 2014-01-29 10,54 ET.gif (24.63 KiB) Visualizado 14465 vezes


Fonte: Seeking Alpha - Markets rethink Turkey's rate hike and head south (Jan 29 2014, 10:54 ET)
http://seekingalpha.com/news/1533691-markets-rethink-turkeys-rate-hike-and-head-south
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 29/1/2014 19:59

CoimbraPT Escreveu:@Rick: Eu percebo a parte dos ganhos (e perdas) serem naturalmente pequenos quando o investimento é menor. A minha ideia é por exemplo investir uma quantia mais pequena no inicio e quando tiver mais confiança/conhecimento então re-investir em novos ou nos mesmos de modo a ter um volume de investimento maior. Estou a tentar evitar investir tudo de uma vez "às cegas".

Após escolher a minha carteira inicial, o próximo passo vai ser aplicar os meus conhecimentos de programação e fazer algo de benchmark e backtesting de forma configurável e automatizada. Mas antes tenho que procurar como se faz este benchmark e backtesting. Um passo de cada vez :)


A tua estratégia é boa, para se ires entrando neste mundo. Para começares a conhecer-lo e principalmente para te conheceres perante os mercados. Decerto que houve (e haverá sempre) pessoas que entram logo, com tudo de uma só vez, e muitas vezes, sem conhecerem naquilo em que se metem e sem conhecer a sua apetência pelo risco. Houve neste fórum, pessoas que quando estavam a ganhar andavam contentes e quando começaram a perder as mais valias e o capital investido, entraram em pânico, começando a vender os activos. Uns por desconhecimento pelos activos escolhidos, outros por falta de uma estratégia. Desenganem-se quem pensa, que nunca vai ter perdas, e que todos os investimentos irão dar sempre mais-valias. O que conta, é no final, entre perdas e ganhos, ter um saldo positivo, a que junta a totalidade do capital investido.

Usando, uma metáfora, faz lembrar, as pessoas, quando vão entrar na água do mar, há quem entre aos poucos, para ir se ambientando, e depois há aqueles, que entram á bruta. A diferença é a força do choque térmico. Nos mercados é o choque mental associado a perdas. Já li, algumas vezes, que os investidores sentem mais as perdas do que os ganhos. Um artigo, penso dizia que, sentiam 3x mais as perdas do que os ganhos.

Resumindo, o que pretendes fazer, ao entrar aos poucos, é o ideal. Cria a tua estratégia, consoante o teu perfil mental, tempo, conhecimentos. As estratégias de cada investidor, não são obrigatoriamente imutáveis, é perfeitamente normal, irmos modificando a nossa estratégia pessoal, consoante, o nosso conhecimento vai crescendo, conforme a nossa força mental vai se modificando e depois depende do tempo de experiência que vamos tendo. E acima de tudo, não existem estratégias 100% vencedoras e seguras, mas pode existir o inverso.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Tutorial de recolha de histórico de cotações em Excel

por x0106559 » 29/1/2014 18:51

file 112, podes contar comigo também!
Não costumo participar muito mas ando atento... :)

Tenho agora por isso uma questão.
Esses fundos de Obrigações globais, ignorando 2012, têm em geral uma rentabilidade bastante baixa ou até negativa. Porque estão agora tão recomendados? O Rick disse que queria 15% do peso na sua carteira...
 
Mensagens: 99
Registado: 14/10/2006 21:40
Localização: Leiria

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 29/1/2014 18:43

Acabei de fazer uma selecção da minha primeira ideia concreta dos fundos e a respectiva % de carteira que cada um terá. De referir que pretendo fundos "low-cost" (como tenho que subscrever no mínimo uma UP, algumas das percentagens correspondem a valores próximos de 1 UP).
Na imagem abaixo com os dados de cada fundo, R-R corresponde à diferença entre DP e Return.

metricas.png
metricas


AXA World Funds Euro 5-7 E Capitalisation EUR - LU0251660279 - 15,79%
DWS Invest Euro Corporate Bonds NC - LU0300357638 - 15,79%
Espírito Santo - Global Bond - LU0058464123 - 26,32%
Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples LTE R - LU0155230690 - 26,32%
Franklin European Growth N Acc € - LU0122612764 - 15,79%

O resultado do x-ray é:

alocação_activos.png
Alocação Activos
alocação_activos.png (39.84 KiB) Visualizado 14501 vezes


Algumas dúvidas e pensamentos relativamente a estas escolhas:
:arrow: Tenho 2 fundos com R-R 12M negativos, mas um deles com bons resultados R-R 36M.
:arrow: O FUndo Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples LTE R deixa-me bastantes dúvidas (aqui fui influenciado pelo tópico, que o recomenda. Aliás, todos estes 5 fundos são recomendados neste tópico, também parti desse ponto para as várias escolhas). O retorno não é muito elevado comparativamente com o DP. Continua a ser uma boa escolha, ou há melhores alternativas?
:arrow: A alocação acções/obrigações é 40/55%. Parece-me bem para começar.
:arrow: A distribuição de acções na style box das acções penso estar aceitável, com maior foco na Cap. Grande, que tem menos risco. Já no caso das obrigações está demasiado concentrado, penso eu.
:arrow: Europa tem 60% da alocação, será demasiado elevado? Quanto aos sectores, foco no consumo defensivo, que tem menor risco e alguma percentagem no sensitive com algum potencial de crescimento.
:arrow: Visto este ser o meu primeiro investimento, o objectivo é começar com uma carteira mais reduzida e com menores custos e periodicamente (talvez todos os meses no inicio) balancear o investimento (ou mesmo reforçar estes mesmos fundos) e abordar novas áreas, após ter mais conhecimentos e experiência no funcionamento dos fundos.

Opiniões são bem-vindas e estão à vontade para me dar na cabeça.
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Tutorial de recolha de histórico de cotações em Excel

por Outlier » 29/1/2014 18:30

Kafkaesque Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
Kafkaesque Escreveu:By the way, algum sítio onde consiga retirar cotações históricas diárias de fundos?


(...)

Perfeito! Muito obrigado. Acho que vou ter de contribuir para o almoço que o file 112 anda a pregar :clap:


@Kafkaesque: Companheiro, o que tu querias dizer era que eu sou o promotor desse almoço e não o pregador, pois este último é mais para padres ou para bons rapazes do clero, gente calma e com uma grande capacidade tampão, que são o meu oposto.
Pareces ser um tipo fixe, senão nem fazia esta correção, não vá a pessoa compreender mal o meu reparo e aí arranjar mais um sarilho de ter de contar até 100 antes de responder.
Vamos agora a coisas práticas: Afinal és ou não o 3º elemento da lista de contribuintes para o tal almoço?

Abr,

file 112
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:41
Localização: Caranguejeira

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 29/1/2014 16:09

@Rick: Eu percebo a parte dos ganhos (e perdas) serem naturalmente pequenos quando o investimento é menor. A minha ideia é por exemplo investir uma quantia mais pequena no inicio e quando tiver mais confiança/conhecimento então re-investir em novos ou nos mesmos de modo a ter um volume de investimento maior. Estou a tentar evitar investir tudo de uma vez "às cegas".

Após escolher a minha carteira inicial, o próximo passo vai ser aplicar os meus conhecimentos de programação e fazer algo de benchmark e backtesting de forma configurável e automatizada. Mas antes tenho que procurar como se faz este benchmark e backtesting. Um passo de cada vez :)
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Tutorial de recolha de histórico de cotações em Excel

por kafkaesque » 29/1/2014 10:02

Rick Lusitano Escreveu:
Kafkaesque Escreveu:By the way, algum sítio onde consiga retirar cotações históricas diárias de fundos?


Na Morningstar/BB, fazes o seguinte:
:arrow: Abres o fundo que queres as cotações
:arrow: Abres a opção "Histórico de cotações" (4º ícone a contar da esquerda, no canto superior direito de cada ficha individual dos fundos)
:arrow: Botão direito do rato em cima do ícone de Excel
:arrow: Escolher a opção "Copy Link Location" (em Português, não sei qual o nome original, deve ser algo do género, "Copiar endereço da ligação". Só uso software em Inglês, defeito profissional.)
:arrow: Abres outra janela/separador e colas o endereço URL.
:arrow: Antes de premires OK, para ires para ligação, alteras o número no endereço da ligação, a seguir a "timePeriod=", o "12", refere-se aos meses, neste caso, 12 meses, se quiseres 10 anos por exemplo, colocas "120". Muitos dos fundos não têm 10 anos de existência, mas o ficheiro apresentará o máximo que existe, ou seja desde que foi criado o fundo. Se quiseres mais cotações para além dos 10 anos, vê primeiro a data de criação do fundo ("Data do lançamento") e fazes o cálculo aos anos/meses de existência e colocas esse número de meses na ligação.

Cotações históricas.gif


Neste exemplo:
Ligação original era: https://lt.morningstar.com/api/rest.svc/timeseries_price/u8sad6q7u6?id=0P000019TX&currencyId=EUR&idtype=Morningstar&frequency=daily&timePeriod=12&outputType=CSV
Ligação para 10 anos: https://lt.morningstar.com/api/rest.svc/timeseries_price/u8sad6q7u6?id=0P000019TX&currencyId=EUR&idtype=Morningstar&frequency=daily&timePeriod=120&outputType=CSV

:arrow: Processo terminado, com o aparecimento da opção de fazer o download do ficheiro Excel com as cotações diárias, do período de tempo que escolhestes.

(Dentro do ficheiro Excel: Como o ficheiro descarregado tem as cotações com "." em de ",", seleccionar toda a coluna das cotações, e ir a opção de Editar/Substituir/ e colocar na 1ª opção = "." e na 2ª opção = ",")


Perfeito! Muito obrigado. Acho que vou ter de contribuir para o almoço que o file 112 anda a pregar :clap:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 29/1/2014 9:58

Obrigado Rick por colocares a tua carteira! :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 29/1/2014 4:34

CoimbraPT Escreveu:@RIck: Este ano de 2008 de facto deve ter doido muito a muita gente (em passei ao lado lol), mas os teus últimos 2 anos parecem-me muito bons.

Aproveito para fazer uma questão rápida. Imaginemos um fundo cuja UP é 100€ e o minimo de investimento no fundo é 1€, posso abri-lo com 50€ (0.5 UP)? E mesmo que abrisse com 100€(1 UP), fazia "sentido"? Isto é, é um negócio que tem lógica?

Vejo por exemplo o Pictet-Digital Communication-R EUR que me parece ter resultados muito agradáveis e interessantes, cada UP é 134,1100€. Abrir só com 1UP (ou 2 ou 3, que deve ser +- o mesmo), faria sentido? Se pensar a nível de futuro balanceamento, tenho noção que terá que ser por exemplo, 100% do fundo (considerando valores baixos, não me parece algo "grave"). (No caso do BB até é 1€ o mínimo de subscrição).

Olhar para estes números faz muito mais sentido agora, ver um fundo como o anterior 22% return 12M, Sharpe 12M 4,12 , std dev 7,19%, alpha 2,27 e beta 0,86 aparenta ser um fundo brutal (sublinho, porque é o que me parece mesmo). Se não for assim tão brutal considerando estas métricas, então não estou a ver assim tão bem :wall:



Os retornos que apresentei para a minha carteira, são simulados, eu ainda não completei a carteira de longo prazo. Quis foi ver que resultados teria naqueles anos. E olha que -17,5% em 2008, já é muito bom, e com cerca de 50% em acções em carteira, é excelente. Mas eu não construi a minha carteira, como sendo a melhor carteira em 2008, escolhi os melhores fundos, e fiz as alocações com o risco que achei adequado á minha expectativa de retorno. Quanto menor peso, se der a 1 fundo, menos esse fundo afecta a carteira, seja pela negativa, seja pela positiva. O menor peso em cada fundo, serve para diluir os riscos, as correlações entre fundos, uma maior diversificação. Mas acima de tudo, retornos passados, não garantem retornos futuros.


Quando o BB diz que o mínimo é 1 EUR, o que significa é que 1 UP de mínimo. Se a UP valer 100 EUR, esse é a quantia que terás que investir. Não és obrigado a investir 5.000 EUR se o fundo pede 100 EUR. Cada um sabe o quer/pode investir. Se faz sentido, investir pouco dinheiro, como por exemplo, 100 EUR? Porque não? 5% de mais/menos valias é a mesma % tanto em 100 EUR como 1.000 EUR. Não vais ficar rico, mas preferias ter esse parado, num DO, ou debaixo do colchão? Eu já comprei 1 fundo com 20 USD, que me sobraram, no DO, não ganhei nenhuma fortuna, mas ganhei mais do que se tivesse parado no DO. Quando o vendi ganhei cerca de 6.81%, ou 1.36 USD brutos e não foi mais por causa do Fed. E serviu como experiência para alocações de curto prazo.


O balanceamento, fazes comprando mais dos fundos que estão com menos % na carteira.
Exemplo:
Fundo A/B = 60/40% na compra
Fundo A/B = 53/47% ao fim de 1 ano

Compras a diferença que falta no fundo A, ou mais 7% da carteira em fundo A, para voltar ao peso inicial de 60/40%.


Estás a ver bem. Com essas métricas é um achado. Porque achas que eu tenho na minha listagem? :wink:

Mas cuidado, é 1 fundo sectorial, tem mais riscos por ser mais especifico. E os sectores dele, são sectores (Tecnologia, Industriais, Consumo discricionário, Telecomunicações), para economias a recuperar ou crescer, em economias em recessão ou estagnadas, ele poderá ter menores resultados. Cada sector tem características próprias, e tem comportamentos diferentes consoante as economias e os mercados. Este fundo como tem vários sectores é menos arriscado do que comprar 1 fundo por cada 1 destes sectores que mencionei. Como hedge de risco (protecção ao risco) aos ciclos das economias, escolhe-se 1 sector mais defensivo, como os Bens de Consumo ("Consumer Staples") para economias em baixo de forma, e para economias a melhorar, esses 4 sectores são ideais. E não convém abusar nos pesos de fundos de acções sectoriais. Eu dou 2.5-5% para cada sector, excepto o Bens de Consumo, que dei 12.5% (10% em "Consumer Staples" e 2.5% em consumo discricionário). Para fazer esse tal hedge de risco, aloquei 10% em consumo defensivo vs. 10% em saúde/infraestruturas/telecomunicações/consumo discricionário, cada fundo destes com 2,5%.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 29/1/2014 3:52

@RIck: Este ano de 2008 de facto deve ter doido muito a muita gente (em passei ao lado lol), mas os teus últimos 2 anos parecem-me muito bons.

Aproveito para fazer uma questão rápida. Imaginemos um fundo cuja UP é 100€ e o minimo de investimento no fundo é 1€, posso abri-lo com 50€ (0.5 UP)? E mesmo que abrisse com 100€(1 UP), fazia "sentido"? Isto é, é um negócio que tem lógica?

Vejo por exemplo o Pictet-Digital Communication-R EUR que me parece ter resultados muito agradáveis e interessantes, cada UP é 134,1100€. Abrir só com 1UP (ou 2 ou 3, que deve ser +- o mesmo), faria sentido? Se pensar a nível de futuro balanceamento, tenho noção que terá que ser por exemplo, 100% do fundo (considerando valores baixos, não me parece algo "grave"). (No caso do BB até é 1€ o mínimo de subscrição).

Olhar para estes números faz muito mais sentido agora, ver um fundo como o anterior 22% return 12M, Sharpe 12M 4,12 , std dev 7,19%, alpha 2,27 e beta 0,86 aparenta ser um fundo brutal (sublinho, porque é o que me parece mesmo). Se não for assim tão brutal considerando estas métricas, então não estou a ver assim tão bem :wall:
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/1/2014 23:44

No seguimento do meu post anterior sobre a minha carteira de longo prazo, por curiosidade, fiz as contas:

2013 = +10.50%
2012 = +15.00% (aproxidamente, pois o Jupiter não tem o 2012 completo, pois só começou em Maio/2012, pelo que extrapolei em comparações com outros similares)
...
2008 = -17.45% (aproxidamente, pois alguns fundos ainda não existiam em 2008, pelo que extrapolei em comparações com outros similares)


Mas no passado, somos todos bons investidores. O problema é o futuro.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/1/2014 23:25

file 112 Escreveu:Boas,

Rick,

A proposta do almoço da Indonésia foi proposto por mim e está de pé ainda com um prazo de prorrogação de mais 15 dias (a partir da presente data), apesar do afundanço da Indonésia nos últimos dias, tu é que não aceitaste a proposta.
Parece que o pessoal anda todo teso, pois para a minha recente proposta de te pagarmos um almoço gourmet, só o amigo CoimbraPT e eu próprio é que nos chegamos à frente, mas é preciso ter paciência, como nos mercados, pois a lista de pagantes vai engrossar.

Abr,

file 112



Se eu tivesse a liquidez suficiente, HOJE. Iria ser o McNamara dos fundos. :mrgreen:
Nem dormia só para subscrever os fundos, bem iria dormir, eventualmente, a plataforma dos fundos do BB, parece que fica indisponível a altas horas da noite, deve ser para trabalhos de manutenção, mas que faz perder oportunidades devido ao cutoff dos fundos. (Sim, faço entradas nos fundos, contando com os cutoffs. :P )
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Outlier » 28/1/2014 23:20

Boas,

Rick,

A proposta do almoço da Indonésia foi proposto por mim e está de pé ainda com um prazo de prorrogação de mais 15 dias (a partir da presente data), apesar do afundanço da Indonésia nos últimos dias, tu é que não aceitaste a proposta.
Parece que o pessoal anda todo teso, pois para a minha recente proposta de te pagarmos um almoço gourmet, só o amigo CoimbraPT e eu próprio é que nos chegamos à frente, mas é preciso ter paciência, como nos mercados, pois a lista de pagantes vai engrossar.

Abr,

file 112
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:41
Localização: Caranguejeira

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/1/2014 23:18

Kafkaesque Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
CoimbraPT Escreveu:


As alocações estratégicas são carteiras a longo prazo, ou como é conhecido, "Buy and Hold". [/color][/b]


Rick, podes relembrar-nos qual a tua carteira de longo-prazo actual?



Actualmente, tenho:

ACÇÕES GLOBAIS
Acções Global Cap. Grande Valor
Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc
Invesco Global Equity Income Fund E € Acc

Acções Global Cap. Peq/Média
Invesco Global Smaller Companies Equity Fund E Acc



ACÇÕES EUA
Acções EUA Cap. Grande Crescimento
Threadneedle American Extended Alpha R EUR Acc
Pioneer U.S. Fundamental Growth C EUR ND

Acções EUA Cap. Peq/Média
Threadneedle American Smaller Companies Retail Net EUR Acc



ACÇÕES EUROPA
Acções Europa ex R.U. Cap. Grande
Threadneedle European Select Retail Net EUR Acc

Acções Europa Cap. Flexível
Franklin European Growth N Acc €

Acções Europa ex R.U. Cap. Peq/Média
Threadneedle European Smaller Companies Retail Net EUR Acc



ACÇÕES SECTORES
Acções Sector Bens de Consumo
Fidelity Global Consumer Industries Fund A–EUR


Acções Sector Saúde / Acções Sector Saúde - EUR Hedged
Eurizon Pharma LTE R
Eurizon Pharma LTE RH


Acções Sector Infra-estrutura
UBS Infrastructure (EUR) P-acc


Acções Sector Comunicações
Pictet-Digital Communication-R EUR



OBRIGAÇÕES EUROPA
Obrigações Diversificado Europa
Espirito Santo Obrigações Europa



OBRIGAÇÕES EMERGENTES
Obrigações Emergentes Globais - EUR Hedged
F&C Emerging Markets Bond C Euro Hedged :arrow: A ovelha ranhosa (tanto nos retornos e como na distribuição de dividendos significativos) :wall: :wall:




Falta-me apenas comprar 2 fundos de acções, para completar a "colecção" de fundos de acções: Eurizon Consumer Staples e Credit Suisse Global Prestige.

Mistos: M&G e o Invesco

Obrigações: 9-11 fundos de obrigações.

A prioridade de compra que estou a pensar será:

Completar as acções:
Eurizon Consumer Staples
Credit Suisse Global Prestige

Para a transição, os mistos:
M&G
Invesco

Para terminar com as obrigações:
Jupiter em ACC
Templeton Global Total Return com e sem Hedge
PIMCO DI
PIMCO GB
Legg Mason ??? (Ando a pensar se vou comprar-lo, já não tenho tanta certeza, se aparecer outro melhor, nem penso duas vezes)
AXA Global HY (+ AXA US HY + Eurizon HY ???)
PIMCO Global IG
PIMCO Total Return ??? (Ando a pensar se vou comprar-lo, já não tenho tanta certeza, se aparecer outro melhor, nem penso duas vezes)

Nos fundos de obrigações, estou a deixar para o fim, os mais sensíveis as políticas económicas do Fed e esperar que na altura que os comprar, já esteja resolvido, a questão do Fed. Deixo os fundos específicos das HY, para o fim, não são tão sensíveis como as IG e Governamentais dos EUA, mas espero que arrefeça o mercado das HY, que estão muito valorizadas. E já terei comprado antes, fundos que têm em carteira, também HY. (Assim espero :pray: )



A minha alocação final será:
5.0% - Acções Global Cap. Grande Valor
2.5 % - Acções Global Cap. Peq/Média

5.0% - Acções EUA Cap. Grande Crescimento
2.5 % - Acções EUA Cap. Peq/Média

2.5 % - Acções Europa ex R.U. Cap. Grande
2.5 % - Acções Europa Cap. Flexível
2.5 % - Acções Europa ex R.U. Cap. Peq/Média

12.5% - Acções Sector Bens de Consumo
2.5 % - Acções Sector Saúde
2.5 % - Acções Sector Infra-estrutura
2.5 % - Acções Sector Comunicações
42.5%

5.0% = Mistos Flexível
5.0% = Mistos Defensivos
10.0%

15.0% = Obrigações Globais
10.0% = Obrigações Flexível Globais
5.0% = Obrigações HY Globais (ou 2.5% + 2.5% em US/EUR HY)
5.0% = Obrigações Corp. Globais
5.0% = Obrigações Diversificado EUA
5.0% = Obrigações Diversificado Europa
2.5% - Obrigações Emergentes Globais (O F&C se tiver mais-valias, poderei eventualmente, terminar com ele e com esta categoria)
47.5%



DISCLAIMER: Não usem isto como exemplo, é uma alocação muita arriscada de momento, devido a estar carregado de acções. Estou neste momento com 82,35/17,65% em acções/obrigações. A carteira ainda está em construção. no final ficará, aproximadamente 45/53/2% em acções/obrigações/matérias-primas. E isto é a minha estratégia de investimento/previsão/"wishful thinking".
Editado pela última vez por Visitante em 28/1/2014 23:20, num total de 1 vez.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/1/2014 21:52

E depois uma pessoa lê isto e não é de admirar. Porque será? :twisted:

Jornal de Negócios Escreveu:O Banco Best manteve no decorrer de 2013 uma destacada posição de liderança na comercialização de fundos de investimento estrangeiros no mercado nacional, com 35% de quota de mercado, de acordo com os últimos dados divulgados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).


Fonte: Jornal de Negócios - Lucros do Best aumentam 21% em 2013 (27 Janeiro 2014, 10:11)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/lucros_do_best_aumentam_21_em_2013.html


O que é que nós ganhamos em fazer publicidade gratuita?! E a ajudarmos a cimentar essa liderança? :wink:
(Não existe almoços grátis, BB) :mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 28/1/2014 19:40

file 112 Escreveu:Boas,

Rick,

Com este tipo de explicações/comentários que dás ao companheiro CoimbraPT, assim como a muitos outros, o mínimo que estes companheiros deviam fazer, no qual eu me incluo, era pagar-te um jantar gourmet como deve ser.
Fica aqui o desafio público a todos os foristas contribuintes. A lista de participantes (para já virtual) já tem o meu nome pagante à cabeça.

Abr,

file 112



CoimbraPT Escreveu:
file 112 Escreveu:Boas,

Rick,

Com este tipo de explicações/comentários que dás ao companheiro CoimbraPT, assim como a muitos outros, o mínimo que estes companheiros deviam fazer, no qual eu me incluo, era pagar-te um jantar gourmet como deve ser.
Fica aqui o desafio público a todos os foristas contribuintes. A lista de participantes (para já virtual) já tem o meu nome pagante à cabeça.

Abr,

file 112


Uma vénia ao Rick! Estou a repetir-me, mas é impressionante a qualidade dos posts... E mais, a paciência para estar a explicar o ABC a quem menos percebe, é de facto notável!

Com tanta explicação e exemplos, é impossível ficar com dúvidas :p Estou 100% esclarecido e acho que agora estou capaz de criar a minha carteira. Quando tiver uma base bem definida e estruturado apresento. Obrigado! Excelente!

@file112: Este senhor já deu muito dinheiro a ganhar a muita gente, de certeza (os que escrevem e os que apenas lêem). Merece é um banquete!


@File: Queres é te livrar do almoço Indonésio. :mrgreen:

@File e Coimbra PT: Eu que fiz, foi dar a minha "visão", tanto pode estar certa ou errada, ou em parte. Não sou o novo profeta. Nem descobri nada de novo. :oops:

Partilhei aquilo que penso saber, amanha, partilhará outras pessoas, e assim o conhecimento, vai crescendo. Uma coisa que recorrentemente falo com amigos e familiares, é a questão dos depósitos a prazos, o paraíso único dos investidores de retalho, e lhes explico por alto, porque é os bancos pagam aquelas taxas de juro. Que não são presentes que nos dão, mas sim, que somos nós que oferecemos dinheiro a eles. E que somos mal pagos pelo o nosso dinheiro. Também se pode incluir aqui, os certificados de aforro e do tesouro poupança mais. REGRA Nº1: Não há almoços grátis nos mercados. (Sem segundas intenções. :lol: )

Aqui, estou com o VG, e não largo, quem me dera há mais anos, saber o que penso saber hoje dos mercados.


@CoimbraPT, não trates por senhor, se fosse um senhor, não escrevia num fórum. Pagava a alguém para isso. :mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], boavista, Ferreiratrade, Goya777, HFCA, iniciado1, JoaoMatosSilva, LionHeart, m-m, macau5m, maturidade, MR32, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, rs521, Tx9262, vasco007 e 149 visitantes