Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por wokie » 4/3/2014 23:04

Chico…
“Para quem se dizia "rokie" não está nada mau”
Obrigado pela motivação

Mas se repares, foi com que dissestes umas páginas atrás, “Equilibrado”.

Tentei ir por esse caminho, as escolhas dos fundos foram baseadas nos DP 3 anos, também olhei para os Alfas e Betas, conforme leitura (Alpha > 1 bom, Beta < 1 bom), e tentei cumprir. O exercício se calhar já esteja a dar “Frundos” e a carteira tenha ficado mais “desEquilibrado”

Recaiu mais na Europa por acreditar nos “Updates” que andam a fazer, embora reconheça que EUA são a locomotiva do Mundo.

Os Mistos são aconselháveis para uma carteira “Equiibrada”?

Mas como disse …“objetivo esse de conhecer as várias categorias existentes nos fundos, esmiuçar os vários itens que possam conter, e descobrir esse mundo dos fundos com a vossa ajuda”, ando a ler, conforme recomendado e ficar com dúvidas sobre alguma matéria, ora porque ainda não cheguei a devida explicação ou porque vou atrás de outros significados, como a o caso das correlações??? Que se tanto fala e fico :oh: ???
Já tenho o meu bloco de notas (Fundos - A minha Aprendizagem), anotação em anotação, encontramos as explicações de outros Foristas, como o caso do File 112, gosto da forma como aborda os temas, sem esquecer os Mentores dos Tópicos.

O Ricy bem me disse… “Bem-vindo á Matrix.”

Chico…Pelo li, vejo que vais tornar-te num Jedai, e eu digo-te “Que a força te acompanhe”.

Obrigado
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10
Registado: 13/2/2014 1:14

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 4/3/2014 22:41

Amiais Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
Amiais Escreveu:Não tive tempo para participar, mas agradeço a todos os contributos :-) Uma boa iniciativa Rick e muitos brownie points para todos os que participaram.
Para discutir e comparar seria interessante ter os desvios padrões (12m/36m?) e as valorizações (12/36m?) dos diversos fundos.


Da minha parte, tens aqui a informação, que desejas.

Desafio dos 3 Mosqueteiros - Rick Lusitano All Low Portfolio_full.gif

Obrigado, o que são as colunas RR?


RR = "Risk-Return Premium", que é uma fórmula minha de calcular o "prémio de risco", ou seja, retirando o DP ao Retorno do respectivo, qual é o saldo que se recebe pelo o risco,

Exemplo:
Retorno M12 - Desvio-Padrão M12 = RR M12

Quanto maior, melhor. Quer dizer que o retorno compensa o risco do fundo, naquele prazo.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 4/3/2014 22:06

Rick Lusitano Escreveu:
Amiais Escreveu:Não tive tempo para participar, mas agradeço a todos os contributos :-) Uma boa iniciativa Rick e muitos brownie points para todos os que participaram.
Para discutir e comparar seria interessante ter os desvios padrões (12m/36m?) e as valorizações (12/36m?) dos diversos fundos.


Da minha parte, tens aqui a informação, que desejas.

Desafio dos 3 Mosqueteiros - Rick Lusitano All Low Portfolio_full.gif

Obrigado, o que são as colunas RR?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 4/3/2014 22:03

BedRock Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Antes de retomar o dialogo no tópico, deixo-vos este artigo interessante do David Fabian, (gosto das intervenções dele, não está ligado a nenhuma gestora de ETF/fundos de investimento, que eu sabia), demonstra clareza de opinião e fundamentada.

O mais interessante, será para muitos, o facto de falar de fundos (ETF) de Biotechs. Em que aborda a questão de muitos investidores. Será uma boa oportunidade de entrar nas Biotechs? :-k


(...)

@Rick: Este artigo do David Fabian é muito bom, pois para além do rally da biotecnologia fala também do rally das empresas produtoras de novas tecnologias para o aproveitamento da energia solar, ao qual está associado o sócio maioritário da Tesla Motors que é a empresa americana que produz o automóvel elétrico mais rápido e topo de gama do mundo, ao qual podíamos designar pelo "Ferrari elétrico".

É muito curioso o pessoal dos EUA estar agora virado para a produção limpa de energia elétrica e de produzir automóveis elétricos, quando há pouco tempo foram descobertas nos EUA as maiores reservas mundiais de gás e crude armazenado e confinado na camada geológica de xisto de alta profundidade, quando até há pouco tempo poucos nos EUA ligavam ao que dizia o Al Gore sobre as questões ambientais. É mais uma das contradições das pessoas e do mercado acionista.

Abr,

BedRock


Ti BR, aproveitando o teu pensamento, que tal, espreitares os fundos do sectores energia alternativa e da ecologia? :wink:

Just an ideia. :idea:


( E reler o meu post e os gráficos, lá colocados.) :-k
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=775#p1098887
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 4/3/2014 22:01

Meus caros, para um próximo desafio sugiro que se escolham categorias (acções globais grande cap, acções globais pequena cap ... obrigações alto rendimento, etc. etc.) e se tente arranjar os melhores fundos (3? pelo menos 1 low cost?).
Creio que será mais interessante, porque poderá ter uma aplicabilidade real nas carteiras de longo ou curto prazo dos foristas.
Podia-se ir fazendo a pouco e pouco, por exemplo uma categoria por semana.

Fica a minha sugestão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 4/3/2014 21:59

CoimbraPT Escreveu:Está feita a minha análise de fundos. Começo por referir que tive em consideração cada um dos fundos de forma independente, sem pensar em carteira (uma vez que se pretendia os "melhores" fundos por categoria). O meu foco foram fundos low-cost com UP < 100€.

(Estava para apresentar os fundos através de uma imagem do meu excel, contudo na minha opinião é mais prático ter plain text de modo a permitir copy paste)

Risco Baixo (M12 < 5% e M36 < 5%)

:arrow: Espírito Santo Plano Prudente - Fundo de Investimento Aberto Flexível - PTYEVELM0008
:arrow: Nordea-1 European Corporate Bond Fund E EUR - LU0173777441
:arrow: Nordea-1 European Covered Bond Fund E EUR - LU0173776989

Menção Honrosa:
:arrow: Nordea-1 Stable Return Fund E EUR - LU0227385266
:arrow: JPMorgan Funds – Euro Government Short Duration Bond D (acc) - EUR - LU0408877842

RIsco Médio-Baixo (5% < M12 < 8% ou 5% < M36 < 8%)

:arrow: Espírito Santo Plano Crescimento - Fundo de Investimento Aberto Flexível - PTYEVGLM0006
:arrow: AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%) - LU0189847253
:arrow: Pictet-US High Yield-HR EUR - LU0472949915

RIsco Médio (8% < M12 < 10% ou 8% < M36 < 10%)

:arrow: Nordea-1 Global Stable Equity E EUR - LU0278530729
:arrow: Nordea-1 Global Stable Eq Unhedg E EUR - LU0229519805
:arrow: Franklin Mutual Beacon N Acc € - LU0140362889

RIsco Médio-Alto (10% < M12 < 15% ou 10% < M36 < 15%)

:arrow: Nordea-1 Global Value Fund E EUR - LU0173769935
:arrow: Franklin European Growth N Acc € - LU0122612764
:arrow: Franklin US Opportunities N Acc € - LU0260869903

Menção Honrosa:
:arrow: Franklin European Small-Mid Cap Growth N Acc € - LU0188151095
:arrow: Franklin MENA Fund N Acc €-H1 - LU0358406055

RIsco Alto (M12 > 15% ou M36 > 15 %)

:arrow: JPMorgan Funds – Europe Focus D (acc) - EUR - LU0169525671
:arrow: JPMorgan Funds – America Equity D (acc) - EUR (hedged) - LU0159059210
:arrow: JPMorgan Funds – Europe Technology D (acc) - EUR - LU0117884675

Menção Honrosa:
:arrow: Franklin US Focus Fund N Acc €-H1 - LU0352131980
:arrow: Templeton Euroland N Acc € - LU0128521001

Para estas escolhas, dei particular importância ao Ratio Sharpe e ratio return/stdev.


Nota: Todas as criticas são bem-vindas, especialmente caso discordem ou considerem que a minha análise está errada/menos correcta. Com este desafio pretendo aprofundar os meus conhecimentos na análise de fundos, sendo um mero iniciante nestas andanças. Alguma dúvida que tenham ou alguma questão do porquê a escolha do mesmo, basta pedir. Resumidamente, força a darem-me na cabeça \:D/

Disclaimer: Volto a frisar que cada categoria de risco e respectivos fundos foram analisados de forma independente, sem ter em consideração a criação de uma carteira equilibrada.



Coimbra, tu surpreendeste-me pela positiva, porque foste criativo, olhastes para as gestoras Portuguesas, os 2 mistos da ESAF. :clap:

Gostei das tuas escolhas de fundos. A questão que falei no post anterior, da diversificação de gestoras e de zonas geográficas, mantém-se. Mas o importante era escolher bons fundos. :clap:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 4/3/2014 21:51

Chico_laranja Escreveu:Sobre a questão, julgo que do CoimbraPT, sobre como escolher dentro da gama de cada categoria eu tentei espalhar um pouco de forma a maximizar a diversificação.

Se dentro da gama dos até 5% de DP escolher tudo com DP de 4.5% em meio ano/1ano há a probabilidade real de todos os fundos que comprei como de risco baixo passarem para a categoria seguinte até porque muitos deles são correlacionados pois apostam nos mesmos cavalos de corrida ;)

No meu caso tenho DP de 2.12%, 3.68% e 4.41%, Um de obrigações soberanas, um de obrigações diversificadas e um misto, que tem algumas acções para dar algum "sal" mas que sabe-se que em caso de queda das Obrigações também serve de protecção 8-)

Acabei por preferir o JPM ao Axa do Rick pois o Axa embora seja também um excelente fundo(também pensei nele) concentraria o DP@3A todo ele de volta dos 4% (o do Rick à data em que fiz o print dos dados do Best tem DP de 4.41.



Mas Chico, já reparastes que tens muito Nordea, 1 misto global com 2 acções global e 1 obrigações. Tens 2 fundos acções globais Nordea, 2 fundos acções EUA e 2 fundos de acções Europa, de apesar de ser gestoras diferentes, é muita exposição ás mesmas regiões geográficas.

Mas também, não era o objectivo do "Desafio", a diversificação de gestoras ou regiões geográficas. :wink:
O intuito deste comentário, é para ter atenção a esses pequenos pormenores, quando se faz uma carteira. O Ti Chico, sabe de certeza.

Outro problema que encontro, é o mesmo que eu também tenho. Global HY e US HY. Eu escolhi o Pictet US HY, porque fui obrigado, não havia melhor alternativa. E também não gosto dele, porque ele pesa muito, quase 100 EUR, é o fundo + caro das nossas carteiras
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 4/3/2014 21:12

Rick Lusitano Escreveu:
Amiais Escreveu:Vais resolver a situação na Crimeia? O Puttin que se meta a pau! :lol:



O Putin é parvo! :mrgreen:
(...)
Agora os conflitos são travados de forma diferente. Já não é com armas. Mas sim com dinheiro. Bastou a UE acenar com sanções económicas LIMITADAS á Rússia, para o Putin, se acalmar, porque sem os maiores clientes do gás Russo, (dinheiro europeu), a Rússia, iria perder muito dinheiro. E vamos lá ver, se a UE, não "obriga" a Rússia, a "entregar" a Ucrânia, ao mundo ocidental, saindo definitivamente da esfera política-economica da Rússia.

Certos países pela sua disposição geográfica acabam por estar envoltos década após década em conflitos (veja-se os Balcãs, veja-se o Afeganistão...).
Espero que tudo corra pelo melhor sem guerra, mas a Rússia acabou de testar um míssil intercontinental ... ainda existe muito orgulho por aqueles lados e o lado racional (económico) pode não prevalecer. :wall:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 4/3/2014 20:37

Amiais Escreveu:Não tive tempo para participar, mas agradeço a todos os contributos :-) Uma boa iniciativa Rick e muitos brownie points para todos os que participaram.
Para discutir e comparar seria interessante ter os desvios padrões (12m/36m?) e as valorizações (12/36m?) dos diversos fundos.


Da minha parte, tens aqui a informação, que desejas.

Desafio dos 3 Mosqueteiros - Rick Lusitano All Low Portfolio_full.gif
Fonte: Morningstar/Banco Best
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 4/3/2014 20:35

Amiais Escreveu:Vais resolver a situação na Crimeia? O Puttin que se meta a pau! :lol:



O Putin é parvo! :mrgreen:

Agora a sério, a Crimeia em 2 séculos, teve 3 grandes conflitos entre os Russos e as potências ocidentais.

:arrow: No Sec. XIX - (Outubro 1853 – Fevereiro 1856):
Belligerents
French Empire
British Empire
Ottoman Empire
Kingdom of Sardinia

Neutral, Austria played a role in stopping the Russians.


Crimean War
Siege of Sevastopol (1854–55)



:arrow: Sec. XX - (26 Setembro 1941 – 4 Julho 1942). Uma das piores batalhas da 2GM. Os Alemães tiveram que usar a artilharia mais pesada do mundo e em grandes quantidades, e até artilharia da 1GM usou, para conseguir, derrubar a cidade-fortaleza de Sebastopol, no famoso "Cerco de Sebastopol":
Belligerents
Nazi Germany
Romania
Italy
Bulgaria
Croatia


Crimean Campaign
Siege of Sevastopol (1941–42)



:arrow: Sec. XX - (8 Abril 1944 – 12 Maio 1944) A Crimeia foi recapturada pelo Exercito Vermelho ás forças do Eixo.
Belligerents
Germany
Romania


Crimean Offensive




Agora os conflitos são travados de forma diferente. Já não é com armas. Mas sim com dinheiro. Bastou a UE acenar com sanções económicas LIMITADAS á Rússia, para o Putin, se acalmar, porque sem os maiores clientes do gás Russo, (dinheiro europeu), a Rússia, iria perder muito dinheiro. E vamos lá ver, se a UE, não "obriga" a Rússia, a "entregar" a Ucrânia, ao mundo ocidental, saindo definitivamente da esfera política-economica da Rússia.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 4/3/2014 20:23

Rick Lusitano Escreveu:
Chico_laranja Escreveu:Sobre a questão, julgo que do CoimbraPT, sobre como escolher dentro da gama de cada categoria eu tentei espalhar um pouco de forma a maximizar a diversificação.

Se dentro da gama dos até 5% de DP escolher tudo com DP de 4.5% em meio ano/1ano há a probabilidade real de todos os fundos que comprei como de risco baixo passarem para a categoria seguinte até porque muitos deles são correlacionados pois apostam nos mesmos cavalos de corrida ;)

No meu caso tenho DP de 2.12%, 3.68% e 4.41%, Um de obrigações soberanas, um de obrigações diversificadas e um misto, que tem algumas acções para dar algum "sal" mas que sabe-se que em caso de queda das Obrigações também serve de protecção 8-)

Acabei por preferir o JPM ao Axa do Rick pois o Axa embora seja também um excelente fundo(também pensei nele) concentraria o DP@3A todo ele de volta dos 4% (o do Rick à data em que fiz o print dos dados do Best tem DP de 4.41.


Muito bem, Chico. :clap:


Reconheço, vocês andam muito à frente...dos meus conhecimentos ao nível de fundos, pois fazem uma interpretação rápida e metódica cada vez que se "chegam à frente"
Tenho ainda muito que aprender...dá gosto ler os vossos posts ou respostas aos pedidos de ajuda/aconselhamento.

Continuem...estou disponível para aprender. :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 4/3/2014 20:22

0Boas,

Rick,

Dei uma vista em diagonal à tua carteira que postaste para o "torneio dos fundos", e o que me chamou mais a atenção, um pouco para esta escolha questionável, foi o último fundo da tabela: Nordea-1 Nordic Eq. Small Cap E EUR.

Como sabes, em tempos coloquei um post no tópico do VG em que, no caso dos EUA, para um prazo de detenção superior a 5 anos, as small-mid caps são o investimento com melhores retornos do mercado acionista. No curto prazo (< 3 anos), este tipo de investimento envolve um risco adicional relativamente às large caps, logo se nós restringirmos muito o espaço geográfico destas small caps, como tu fizeste (Países Nórdicos muito correlacionados entre si), ainda vamos arranjar um outro risco adicional pela pouca diversificação.

O fundo da Nordea inclui 129 empresas e apresenta um turover de -26% (negativo), valor este que é tão negativo que ainda não tinha visto. Isto quer dizer que o gestor do fundo práticamente não mexe na composição dos ativos da carteira, com a introdução de novos ativos ou empresas na carteira, ou no reforço percentual das empresas existentes, o que para quem tem aquela quantidade grande de 129 empresa, acho um pouco estranho e o gestor para fazer isto é porque acredita piamente na sua estratégia de longo prazo. Não deixa de ser bastante arriscado, senão pergunto: Não achas que é muito arriscado um professor de uma turma qualquer do secundário, pensar que todos os seus alunos vão ser doutorados e catedráticos? Eu diria que aquele gestor tem uma crença desmedida, tanto mais que nem está diversificado pelo todo da Europa ou pelo mercado global.

Este fundo da Nordea tem um DP (3 anos) 16.84%, Rent. média (3 anos) 9.29%, o RS não aparece mas deve ser inferior a 0.5, o que é muito baixo, o alfa é claro que só podia ser negativo (-1.26) e o beta é de 0.85. Com um alfa deste em 3 anos, nem 1 cêntimo confiava neste gestor.

A minha opção em small caps na Europa seria esta: Franklin European Sm-Mid Caps Gr N Acc €, que tem esta estatística de 3 anos: DP 12.71%, Rent.média 15.03%, RS 1.06, alfa 2.91 e beta 0.77.

Este fundo tem uma composição de apenas 32 empresa que o gestor seleccionou como premium da Europa numa aposta de médio-longo prazo, pois a sua gestão é do estilo bottom-up (ver um post meu anterior sobre estilo bottom-up e top-down). O turnover é também negativo (-18%), o que para mim é bom nesta categoria numa estratégia de médio-longo prazo, mas menos negativo que o do outro fundo (-26%), que acho demasiado negativo. Para se compreender o turnover e as questões relacionadas com ele, deve-se ler um post meu anterior.

Abr,

BedRock
Editado pela última vez por BedRocK em 4/3/2014 20:44, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 4/3/2014 19:51

Chico_laranja Escreveu:Sobre a questão, julgo que do CoimbraPT, sobre como escolher dentro da gama de cada categoria eu tentei espalhar um pouco de forma a maximizar a diversificação.

Se dentro da gama dos até 5% de DP escolher tudo com DP de 4.5% em meio ano/1ano há a probabilidade real de todos os fundos que comprei como de risco baixo passarem para a categoria seguinte até porque muitos deles são correlacionados pois apostam nos mesmos cavalos de corrida ;)

No meu caso tenho DP de 2.12%, 3.68% e 4.41%, Um de obrigações soberanas, um de obrigações diversificadas e um misto, que tem algumas acções para dar algum "sal" mas que sabe-se que em caso de queda das Obrigações também serve de protecção 8-)

Acabei por preferir o JPM ao Axa do Rick pois o Axa embora seja também um excelente fundo(também pensei nele) concentraria o DP@3A todo ele de volta dos 4% (o do Rick à data em que fiz o print dos dados do Best tem DP de 4.41.


Muito bem, Chico. :clap:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 4/3/2014 18:44

petergonçalves Escreveu:
BedRock Escreveu:
petergonçalves Escreveu:Boa tarde a todos!
Estou a repetir a minha mensagem pois estou à procura de mais informações sobre os fundos que pretendo investir.
Que me dizem desta carteira? Ainda tenho liquidez para adicionar mais alguns fundos.




Santander Acções Portugal - 500,00 € 25,00%
Nordea 1 - Stable Return E EUR - 200,00 € 10,00%
Franklin European Growth N Acc € - 200,00 € 10,00%
Franklin Templeton Japan N Acc € - 100,00 € 5,00%
Parvest Equity World Health Care N-Capitalisation - 200,00 € 10,00%
AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%) - 200,00 € 10,00%
Alken Fund European Opportunities-A - 200,00 € 10,00%
Nordea-1 Euro Bank Debt E EUR - 200,00 € 10,00%
Nordea-1 Global Stable Equity E EUR - 200,00 € 10,00%


Obrigado!


@petergonçalves:
Atendendo ao pouco volume de negócio do mercado nacional (nº muito reduzido de AUM's, ativos sob gestão), eu em ações Portugal não punha nada, e muito menos um peso brutal de 25%, se a perspetiva da carteira for de médio-longo prazo. No curto prazo até pode ser uma boa aposta em Portugal mas depois esses eventuais ganhos rápidamente poderão desvanecerem-se. A bolsa portuguesa é para markting timing/gestão ativa e não para buy&hold/gestão passiva.

O famoso fundo Franklin European Growth está a desiludir-me quando comparado com os seus pares, pois acho que é um fundo que se porta melhor em mercado neutral ou em bullmarket suave mas não com um forte rally, como ocorreu o ano passado nas ações Europa. Em vez deste fundo eu subscrevi há cerca de 1 mês o fundo JPMorgan Europe Focus D. (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR06Q4Q).

Atualmente, subscrever ou reforçar um fundo dos sectores da saúde ou da biotecnologia é uma loucura, dado o sobreaquecimento destes sectores, o que pode dar origem a grandes drawdownn’s, pelo que não subscrevia o fundo da Parvest.

Devias ter um fundo de small-mid caps e então vou propor o fundo Franklin Sm-Mid Cap Gr N € ( http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04VQ1).

Há um fundo da categoria europa grande crescimento que estou a gostar desde o ano passado e já o subscrevi e de certeza vai aumentar as estrelas Morningstar, que é o fundo JPMorgan Europe Strategic Growth (hhttp://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F0GBR04MXS).

Proponho o fundo dos EUA Franklin US Opportunities N Acc €: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... FOGBR05JGP

Proponho um fundo de tecnologia global, que não está sobreaquecido com o fundo JPMorgan Europe Technology D, que é o Franklin Technology N Acc € e que se está a portar bem este ano, para além de ser um bom fundo de referência: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04M1U

Abr,
BedRock



BedRock, obrigado pelos conselhos! :D

Relativamente ao fundo de acções portuguesas, estou a pensar investir mas resgatar em 1 ou 2 anos, precisamente porque não acredito que seja bom investimento a longo prazo. É uma questão de feeling, acho que me pode dar algum retorno!! :)

O sector saúde e biotecnologia de facto tem tido performances excepcionais, pensava que ainda poderia aproveitar um pouco destas subidas... :?

Vou ficar atento aos fundos que me aconselhaste! Obrigado!! :D

Já agora, mais umas questões: Fundo ES Tesouraria Activa; ES Liquidez; ES Plano prudente. E os fundos da Suíça que tanto tem sido recomendados pela Deco??

E Por último, que me dizes dos conselhos da Deco Proteste? Para mim tem sido útil pois comecei há pouco tempo a interessar-me por estas matérias, mas será assim de tão grande confiança?? Valerá a pena pagar os 9,43€ por mês??
Tenho pouco tempo disponível, mas pelo que já consegui ler deste fantástico fórum, já consegui aprender alguma coisa e espero assim continuar.

Obrigado uma vez mais!


@petergonçalves: Quanto aos 3 fundos do Espírito Santo, dentro das suas categorias são bons (os user's que andam por todos os fóruns a propor, subliminarmente, fundos do GES vão ficar contentes, mas eu sou independente e não trabalho em nehum banco ou casa gestora de ativos financeiros, não quer dizer que aqueles não sejam isentos, mas alguns não parecem). No entanto, por princípio, não gosto de fundos mistos (ES Plano Prudente), pois acho que não são carne nem peixe, e prefiro fazer o equilíbrio da carteira através de uma ponderada alocação de ativos de fundos acionistas, obrigacionistas e monetários/liquidez.

A liquidez numa carteira é importante, devido basicamente a 2 questões fundamentais: Em situações de bearmarkets ou de downsides (em baixa) prolongadas, o cash que está a rentabilizar no monetário não se perde no downside e ainda rende alguma coisa; e nas situações de bullmarkets ou de upsides (subidas) prolongadas, o cash disponível pode funcionar como uma alavancagem pessoal para injetar capital no início (de preferência) das situações do mercado altista, funcionando aqui o cash como um turbo- acelerador de um automóvel no início de uma grande subida e prolongada da "estrada" (mercado altista), enquanto que no bearmarket o cash funciona como o travão de um carro, ao controlar em parte as perdas (redução da velocidade do "carro" nas descidas acentuadas) de capital, pois caso estivesse lá no mercado acionista, então as perdas seriam ainda maiores. Nas situações altistas, para que os fundos tenham um desempenho extremo de outperformance, é preciso alavanca-los com recurso ao empréstimo de cash e aqui o "automóvel" deixa de funcionar por simples aspiração atmosférica e entra em funcionamento o seu turbocompressor que aumenta a quantidade de oxigénio (cash) na câmara de combustão interna, logo aumenta a potência do "automóvel", logo tenho mais velocidade e chego mais depressa ao destino, logo vou ter mais retornos para o mesmo período de tempo do mercado altista.

Por último, quanto à questão da Deco Proteste, o que eu recomendo é que em vez de pagares essa mensalidade, aplica-te a ler todas as páginas deste tópico, do tópico do VG, do tópico do LTCM e de outos fóruns que são uma boa escola para aprenderes e com a complementaridade do Dr. Google vais ver que não vais dar o tempo por mal perdido: investe nos teus conhecimentos, utiliza uma estratégia equilibrada na carteira de investimentos, que depois o resultado dos retornos, no médio-longo prazo (> 10 anos), serão sempre positivos.
Quanto à questão da Suíça, já dei essa resposta num post atrás.

Abr,

BedRock
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 4/3/2014 17:20

Rick Lusitano Escreveu:Já vi, que vou ter que meter as mãos na massa, isto hoje está a bombar. :-"

Apartir 17:00, Rick in Action. :mrgreen:



Ou então, a versão cinematográfica: 8-)




(Por acaso, o audio/vídeo clip, que fizeram do Rick no "The Mummy", está bem porreiro. :clap: )

Vais resolver a situação na Crimeia? O Puttin que se meta a pau! :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por PeterGonçalves » 4/3/2014 17:19

BedRock Escreveu:
petergonçalves Escreveu:Boa tarde a todos!
Estou a repetir a minha mensagem pois estou à procura de mais informações sobre os fundos que pretendo investir.
Que me dizem desta carteira? Ainda tenho liquidez para adicionar mais alguns fundos.




Santander Acções Portugal - 500,00 € 25,00%
Nordea 1 - Stable Return E EUR - 200,00 € 10,00%
Franklin European Growth N Acc € - 200,00 € 10,00%
Franklin Templeton Japan N Acc € - 100,00 € 5,00%
Parvest Equity World Health Care N-Capitalisation - 200,00 € 10,00%
AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%) - 200,00 € 10,00%
Alken Fund European Opportunities-A - 200,00 € 10,00%
Nordea-1 Euro Bank Debt E EUR - 200,00 € 10,00%
Nordea-1 Global Stable Equity E EUR - 200,00 € 10,00%


Obrigado!


@petergonçalves:
Atendendo ao pouco volume de negócio do mercado nacional (nº muito reduzido de AUM's, ativos sob gestão), eu em ações Portugal não punha nada, e muito menos um peso brutal de 25%, se a perspetiva da carteira for de médio-longo prazo. No curto prazo até pode ser uma boa aposta em Portugal mas depois esses eventuais ganhos rápidamente poderão desvanecerem-se. A bolsa portuguesa é para markting timing/gestão ativa e não para buy&hold/gestão passiva.

O famoso fundo Franklin European Growth está a desiludir-me quando comparado com os seus pares, pois acho que é um fundo que se porta melhor em mercado neutral ou em bullmarket suave mas não com um forte rally, como ocorreu o ano passado nas ações Europa. Em vez deste fundo eu subscrevi há cerca de 1 mês o fundo JPMorgan Europe Focus D. (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR06Q4Q).

Atualmente, subscrever ou reforçar um fundo dos sectores da saúde ou da biotecnologia é uma loucura, dado o sobreaquecimento destes sectores, o que pode dar origem a grandes drawdownn’s, pelo que não subscrevia o fundo da Parvest.

Devias ter um fundo de small-mid caps e então vou propor o fundo Franklin Sm-Mid Cap Gr N € ( http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04VQ1).

Há um fundo da categoria europa grande crescimento que estou a gostar desde o ano passado e já o subscrevi e de certeza vai aumentar as estrelas Morningstar, que é o fundo JPMorgan Europe Strategic Growth (hhttp://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F0GBR04MXS).

Proponho o fundo dos EUA Franklin US Opportunities N Acc €: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... FOGBR05JGP

Proponho um fundo de tecnologia global, que não está sobreaquecido com o fundo JPMorgan Europe Technology D, que é o Franklin Technology N Acc € e que se está a portar bem este ano, para além de ser um bom fundo de referência: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04M1U

Abr,
BedRock



BedRock, obrigado pelos conselhos! :D

Relativamente ao fundo de acções portuguesas, estou a pensar investir mas resgatar em 1 ou 2 anos, precisamente porque não acredito que seja bom investimento a longo prazo. É uma questão de feeling, acho que me pode dar algum retorno!! :)

O sector saúde e biotecnologia de facto tem tido performances excepcionais, pensava que ainda poderia aproveitar um pouco destas subidas... :?

Vou ficar atento aos fundos que me aconselhaste! Obrigado!! :D

Já agora, mais umas questões: Fundo ES Tesouraria Activa; ES Liquidez; ES Plano prudente. E os fundos da Suíça que tanto tem sido recomendados pela Deco??

E Por último, que me dizes dos conselhos da Deco Proteste? Para mim tem sido útil pois comecei há pouco tempo a interessar-me por estas matérias, mas será assim de tão grande confiança?? Valerá a pena pagar os 9,43€ por mês??
Tenho pouco tempo disponível, mas pelo que já consegui ler deste fantástico fórum, já consegui aprender alguma coisa e espero assim continuar.

Obrigado uma vez mais!
 
Mensagens: 30
Registado: 26/2/2014 12:28

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 4/3/2014 17:12

Já vi, que vou ter que meter as mãos na massa, isto hoje está a bombar. :-"

Apartir 17:00, Rick in Action. :mrgreen:



Ou então, a versão cinematográfica: 8-)




(Por acaso, o audio/vídeo clip, que fizeram do Rick no "The Mummy", está bem porreiro. :clap: )
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por scapy11 » 4/3/2014 16:39

andraderui Escreveu:Apesar de ser um fundo sem história, qual a vossa opinião sobre a composição dos seus ativos?

Jupiter JGF Dynamic Bond Fund L Class Euro - LU0459992896

Obrigado



Pelo que vi sobre este fundo, mesmo não tendo historia, tem alocado a maior parte na UE:
40%- UK
30%- EU

No trustnet indica que as maiores posições estão em Bond Australia Government.
Na sua composição tem a maior parte em empresas/paises com rating de B,BB e BBB
http://www.trustnetoffshore.com/Factshe ... obreakdown

Acho que o pessoal mais expert pode ajudar e a explicar melhor a composição deste activo.
 
Mensagens: 22
Registado: 6/1/2014 16:40

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 4/3/2014 16:07

petergonçalves Escreveu:Boa tarde a todos!
Estou a repetir a minha mensagem pois estou à procura de mais informações sobre os fundos que pretendo investir.
Que me dizem desta carteira? Ainda tenho liquidez para adicionar mais alguns fundos.




Santander Acções Portugal - 500,00 € 25,00%
Nordea 1 - Stable Return E EUR - 200,00 € 10,00%
Franklin European Growth N Acc € - 200,00 € 10,00%
Franklin Templeton Japan N Acc € - 100,00 € 5,00%
Parvest Equity World Health Care N-Capitalisation - 200,00 € 10,00%
AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%) - 200,00 € 10,00%
Alken Fund European Opportunities-A - 200,00 € 10,00%
Nordea-1 Euro Bank Debt E EUR - 200,00 € 10,00%
Nordea-1 Global Stable Equity E EUR - 200,00 € 10,00%


Obrigado!


@petergonçalves:
Atendendo ao pouco volume de negócio do mercado nacional (nº muito reduzido de AUM's, ativos sob gestão), eu em ações Portugal não punha nada, e muito menos um peso brutal de 25%, se a perspetiva da carteira for de médio-longo prazo. No curto prazo até pode ser uma boa aposta em Portugal mas depois esses eventuais ganhos rápidamente poderão desvanecerem-se. A bolsa portuguesa é para markting timing/gestão ativa e não para buy&hold/gestão passiva.

O famoso fundo Franklin European Growth está a desiludir-me quando comparado com os seus pares, pois acho que é um fundo que se porta melhor em mercado neutral ou em bullmarket suave mas não com um forte rally, como ocorreu o ano passado nas ações Europa. Em vez deste fundo eu subscrevi há cerca de 1 mês o fundo JPMorgan Europe Focus D. (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR06Q4Q).

Atualmente, subscrever ou reforçar um fundo dos sectores da saúde ou da biotecnologia é uma loucura, dado o sobreaquecimento destes sectores, o que pode dar origem a grandes drawdownn’s, pelo que não subscrevia o fundo da Parvest.

Devias ter um fundo de small-mid caps e então vou propor o fundo Franklin European Sm-Mid Cap Gr N € (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04VQ1).

Há um fundo da categoria europa grande crescimento que estou a gostar desde o ano passado e já o subscrevi e de certeza vai aumentar as estrelas Morningstar, que é o fundo JPMorgan Europe Strategic Growth D (hhttp://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F0GBR04MXS).

Proponho o fundo dos EUA Franklin US Opportunities N Acc €: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... FOGBR05JGP

Proponho um fundo de tecnologia global, que não está sobreaquecido como o fundo JPMorgan Europe Technology D, que é o Franklin Technology N Acc € e que se está a portar bem este ano, para além de ser um bom fundo de referência: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04M1U

Abr,
BedRock
Editado pela última vez por BedRocK em 4/3/2014 17:25, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por Daemoon » 4/3/2014 15:14

"Não sei, se a Deco Proteste, ainda "aconselha" (tirando a questão legal, que só um profissional creditado junto a CMVM e BdP, é que pode fazer aconselhamento financeiro), acções e obrigações em moeda Polaca (PLN), como fazia até pouco tempo atrás. Quem será que faz estes aconselhamentos e será que está habilitado? Porque estas escolhas, levam a pensar na qualidade do aconselhamento. E que poderá haver pessoas menos informadas, que poderão seguir estes "conselhos" financeiros."

Não diria melhor, DECO, CTT....há ai muita coisa a aconselhar sem formação e sem estar acreditado, e depois anda a CMVM e o BDP em cima dos bancos por coisas mínimas...
 
Mensagens: 245
Registado: 14/2/2009 14:06
Localização: 17

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 4/3/2014 14:44

Não não estou.

A diferença de um regular para um pró está nos detalhes e esses escapam-me, ainda.....

Outro ponto é a falta de tempo.

Não te reformes pois o ideal é toda a malta fazer debate de ideias tal como o último desafio ;)
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 4/3/2014 14:24

@Chico, já me posso reformar. :mrgreen:

Estás um PRO! :clap:

(Deixas-me extremamente contente, pela tua competência e conhecimentos) :wink:

Bem que a Deco Proteste, podia te contratar, dás melhores conselhos e conhecimentos do que eles.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por PeterGonçalves » 4/3/2014 14:20

Boa tarde a todos!
Estou a repetir a minha mensagem pois estou à procura de mais informações sobre os fundos que pretendo investir.
Que me dizem desta carteira? Ainda tenho liquidez para adicionar mais alguns fundos.




Santander Acções Portugal - 500,00 € 25,00%
Nordea 1 - Stable Return E EUR - 200,00 € 10,00%
Franklin European Growth N Acc € - 200,00 € 10,00%
Franklin Templeton Japan N Acc € - 100,00 € 5,00%
Parvest Equity World Health Care N-Capitalisation - 200,00 € 10,00%
AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%) - 200,00 € 10,00%
Alken Fund European Opportunities-A - 200,00 € 10,00%
Nordea-1 Euro Bank Debt E EUR - 200,00 € 10,00%
Nordea-1 Global Stable Equity E EUR - 200,00 € 10,00%


Obrigado!
 
Mensagens: 30
Registado: 26/2/2014 12:28

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 4/3/2014 14:19

BedRock Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Quem quer comentar este artigo da Deco Proteste, sobre fundos de investimento? :mrgreen:

É um bom teste para o vosso espírito critico. Vocês seguiriam estes conselhos da Deco Proteste? :wink:


Deco Proteste/Jornal de Negocios - Suíça: Investir à sombra dos Alpes (03 Março 2014, 10:18)
http://www.jornaldenegocios.pt/especiais/contribuicoes_externas/analises_deco/detalhe/suica_investir_a_sombra_dos_alpes.html


@Rick: Falar em diversificação através do mercado helvético, quando nas carteiras da Deco Proteste o peso das ações das empresas suíças ser de 5% e as obrigações terem também o peso de 5%, não achas que é uma muito pequena diversificação e um pequeno refúgio? Se é um pequeno refúgio, então é uma pequeníssima almofada amortecedora nas situações desfavoráveis do mercado global. Por outro lado, as grandes empresas suíças (Nestlé, UBS, Novartis, Roche, etc) já fazem parte do mercado setorial e global, pelo que, no mercado acionista, não estou a ver a grande vantagem desta diversificação se possuirmos fundos dos setores de consumo, financeiro e de saúde, aonde com certeza aquelas empresas estão incluídas pelo facto de serem grandes e de referência. Ou seja, o mercado acionista helvético iria baixar pouco a correlação da carteira, pelo que não iria funcionar como um adequado contrapeso ou amortecedor das situações desfavoráveis do mercado global.

Quanto à questão das obrigações em francos suíços como moeda refúgio, isto também pode ser discutível, pois para mim o mercado forex é uma espécie de casino em que as regras do jogo são alteradas bastas vezes pela Fed e bancos centrais, manipulando assim o mercado cambial, pelo que em vez de "mercado forex" deveria designar-se por "casino forex".

Abr,

BedRock



:clap:

x2
Nem eu diria melhor. :wink:

Não sei, se a Deco Proteste, ainda "aconselha" (tirando a questão legal, que só um profissional creditado junto a CMVM e BdP, é que pode fazer aconselhamento financeiro), acções e obrigações em moeda Polaca (PLN), como fazia até pouco tempo atrás. Quem será que faz estes aconselhamentos e será que está habilitado? Porque estas escolhas, levam a pensar na qualidade do aconselhamento. E que poderá haver pessoas menos informadas, que poderão seguir estes "conselhos" financeiros.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por scapy11 » 4/3/2014 14:00

Obrigado Chico pela ajuda.
As alocações ainda estou a pensar melhor qual a percentagem que aloco a cada uma.

Cumps
 
Mensagens: 22
Registado: 6/1/2014 16:40

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 407 visitantes