Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 7/2/2018 17:09

Quem tinha liquidez pode ter tentado apanhar esse ressalto tal como tu apanhaste um ressalto do género na Rússia :twisted:

Verdade. 8-)
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 7/2/2018 14:56

Em relação à Europa.

Habemos gerigonça na Alemanha.

As yields das Obrigações dos periféricos a cair... :wink:

Nas bolsas accionistas europeias não parece ter tido grande impacto, pelo menos até agora. Sobem, mas sem grandes loucuras.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 7/2/2018 14:51

chico_laranja Escreveu:
bucks Escreveu:PRUSSLC:LX
Equity Russia Opportunities
91.37
02/06/2018
+109.13%

8-)

Agora falam na cnbc que o sell off foi devido aos computadores que provocaram o mesmo injustificadamente.
Muito sinceramente a Europa não me cheira...Mais defensivo aí, pressentimento...Mas se querem reforçar aproveitem, aliás era já para ontem :D

Fundo imobiliário tenho o VIP, muito bom histórico.


Têm sempre que arranjar desculpas. Basicamente alguém começou a fechar mais valias no fim de Janeiro e o resto foi atrás, qual ovelha.

O que vendeu primeiro passadas 48h voltou a comprar o mesmo número de acções a desconto. No fim do mês mantém a mesma a carteira + X líquido pois vendeu as acções a 10X e recomprou a 100.

O resto é letras para encher jornais e sites noticiosos para alimentar o negócio da imprensa.

Quem tinha liquidez pode ter tentado apanhar esse ressalto tal como tu apanhaste um ressalto do género na Rússia :twisted:



Pelo menos, não disseram que a culpa era do vento. :mrgreen: :twisted:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Exercício de AT: S&P 500

por Rick Lusitano (New) » 7/2/2018 14:48

VirtuaGod Escreveu:
"traçando uma linha de tendência (traçando, não vale fazer SS), o mais longa possível, em que valor, o S&P 500 terminaria? :wink:

2548? :-p



Atirastes esse número para o ar na brincadeira? :mrgreen:

Eu diria algo em torno de 2.5xx. Mas não nada tão preciso...
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 7/2/2018 13:39

bucks Escreveu:PRUSSLC:LX
Equity Russia Opportunities
91.37
02/06/2018
+109.13%

8-)

Agora falam na cnbc que o sell off foi devido aos computadores que provocaram o mesmo injustificadamente.
Muito sinceramente a Europa não me cheira...Mais defensivo aí, pressentimento...Mas se querem reforçar aproveitem, aliás era já para ontem :D

Fundo imobiliário tenho o VIP, muito bom histórico.


Têm sempre que arranjar desculpas. Basicamente alguém começou a fechar mais valias no fim de Janeiro e o resto foi atrás, qual ovelha.

O que vendeu primeiro passadas 48h voltou a comprar o mesmo número de acções a desconto. No fim do mês mantém a mesma a carteira + X líquido pois vendeu as acções a 10X e recomprou a 100.

O resto é letras para encher jornais e sites noticiosos para alimentar o negócio da imprensa.

Quem tinha liquidez pode ter tentado apanhar esse ressalto tal como tu apanhaste um ressalto do género na Rússia :twisted:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 7/2/2018 9:49

PRUSSLC:LX
Equity Russia Opportunities
91.37
02/06/2018
+109.13%

8-)

Agora falam na cnbc que o sell off foi devido aos computadores que provocaram o mesmo injustificadamente.
Muito sinceramente a Europa não me cheira...Mais defensivo aí, pressentimento...Mas se querem reforçar aproveitem, aliás era já para ontem :D

Fundo imobiliário tenho o VIP, muito bom histórico.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Exercício de AT: S&P 500

por VirtuaGod » 6/2/2018 22:13

"traçando uma linha de tendência (traçando, não vale fazer SS), o mais longa possível, em que valor, o S&P 500 terminaria? :wink:

2548? :-p
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/2/2018 20:35

O que é que acontece a um fundo quando há quedas brutais? :wink:
Neste caso especifico, uma "espécie" de ETF, uma ETN que shortava o VIX, que teve uma queda de apenas -84%.

Seeking Alpha - Credit Suisse liquidating XIV Feb. 20 (Feb. 6, 2018 9:34 AM ET)
https://seekingalpha.com/news/3328450-credit-suisse-liquidating-xiv-feb-20

Basicamente, os investidores sem poder resgatar/vender as unidades de participação. E anuncio de liquidação do fundo.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Exercício de AT: S&P 500

por Rick Lusitano (New) » 6/2/2018 20:01

Observem lá o S&P 500 desde 2015, e o que acham do 2018? :wink:

Se repararem, vê-se o aumentar da velocidade de subida no final de 2017. Aliás o 2017 foi um ano de umas subidas algo acentuadas, mas também o 2015 andou a lateralizar e com algumas quedas, o 2016 foi mais sossegado nas subidas e as quedas foram mais suaves.

Se fossem fazer uma análise técnica (AT) á bruta, traçando uma linha de tendência (recta, não vale fazer SS), o mais longa possível, em que valor, o S&P 500 terminaria? :wink:

S&P 500.jpg


Trata-se apenas de um exercício de observação critica.
Para simplificar a observação, optei por não pôr 1 gráfico de velas.
Os verdadeiros AT que me perdoem por alguma incorrecção mais técnica.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/2/2018 19:42

bucks Escreveu:PRUSSLC:LX
Equity Russia Opportunities
+113.87%
93.44
02/05/2018

Já tenho saudades do bedrock... 8-)

Estou reduzir europa na carteira defensiva e a passar para este misto flexivel:
FINGLBL:PL
Montepio Global - Fundo de Investimento Mobiliario Aberto
-0.17%
7.65
02/02/2018

Acredito que 2018 vai exigir muita flexibilidade por causa da Fed...

Agarro ganhos e limito perdas.



Estás feito um especulador. :D

Mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda. :wink:


A Europa está levar porrada também devido às negociações mais prolongadas para formar governo da Alemanha. Quando for oficial, a formação de governo, é provável, que as coisas suavizem um pouco... :-k
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/2/2018 19:35

Como falei há pouco de fundos imobiliários (Imobiliário Directo), deixo uns quadros com os melhores fundos Portugueses segundo um artigo da Funds People Portugal, usando como fonte, a APFIPP em 31 de Dezembro de 2017.

Dá ver quais os fundos consistentes nos vários prazos e quais os fundos com melhores retornos e níveis de riscos. Há fundos com retornos sempre positivos nos prazos indicados. Podem tirar as vossas conclusões. :wink:

Atenção que o imobiliário não é como as acções ou obrigações, pois é um activo que tem pouca liquidez em alturas de crise económica, com dificuldades em ter inquilinos pagadores de renda, e em que o imobiliário desvaloriza imenso, como vimos em Portugal recentemente. Pode-se comprovar nos retornos a 2, 3, 5 e 10 anos.

O imobiliário depende da avaliação dada, nos fundos (e nos balanços dos bancos e outras empresas que investem neste tipo de activo), pode existir a tentação de "inflaccionar" a avaliação do seus patrimónios imobiliários, para melhorar as contas.
Isso acontece com todos os activos que não são negociados em mercados públicos e regulados. Como por exemplo, acções privadas (private equity, venture capital, startups, equity crowdfunding) ou quotas de empresas ou imobiliário ou outros activos em que a informação do valor de mercado não seja facilmente obtido.

Funds People Portugal Escreveu:Imagem

Imagem


Fonte: Funds People Portugal - CA Património Crescente e Fundimo entre os fundos mais rentáveis a um ano (06/02/2018)
https://pt.fundspeople.com/news/ca-patrimonio-crescente-e-fundimo-entre-os-fundos-mais-rentaveis-a-um-ano
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 6/2/2018 19:00

Nesta era de retornos inferiores às médias históricas, há que procurar rentabilidade de formas distintas. Em certa parte, os ativos seguros são mais arriscados do que parecem, pelo que os investidores em obrigações devem considerar o investimento nesta classe de ativos numa perspetiva ampla. Em ações será importante a técnica de gestão e Blanqué considera que é um bom momento para o investimento fatorial.

https://pt.fundspeople.com/news/pascal- ... a-liquidez

A tal flexibilidade.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 6/2/2018 18:21

PRUSSLC:LX
Equity Russia Opportunities
+113.87%
93.44
02/05/2018

Já tenho saudades do bedrock... 8-)

Estou reduzir europa na carteira defensiva e a passar para este misto flexivel:
FINGLBL:PL
Montepio Global - Fundo de Investimento Mobiliario Aberto
-0.17%
7.65
02/02/2018

Acredito que 2018 vai exigir muita flexibilidade por causa da Fed...

Agarro ganhos e limito perdas.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/2/2018 15:30

Uma paixão minha que cada vez mais está a ganhar tracção e que está a entrar no mainstream:


Reuters - BoE says banks may be underestimating fintech threat (November 28, 2017)
https://www.reuters.com/article/us-boe-banks-fintech/boe-says-banks-may-be-underestimating-fintech-threat-idUSKBN1DS180?lipi=urn%3Ali%3Apage%3Ad_flagship3_detail_base%3BxWW7cZseS8CrsA2PsLJOkw%3D%3D
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Stains » 6/2/2018 15:28

muito obrigado pelo tempo despendido na resposta pronta e bem justificada.
Realmente nem um Chuck Norris ou um SSeagal para nos 'salvar'...
 
Mensagens: 115
Registado: 18/1/2016 23:14

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/2/2018 14:58

Stains Escreveu:será uma boa altura para reforçar os fundos de acções nacionais ?


Eu não invisto no mercado accionista nacional, por isso não o sigo. Mercado muito pequeno, pouca liquidez, etc...

PSI-20 1h 2018-02-06.jpg


Não é a minha praia, outros mais informados e especializados no PSI-20 e em AT, poderão ser mais precisos e mais completos, mas pelo menos, pode-se observar uns gaps recentes e uma tendência descendente de curto prazo.

Mas como tenho dito a várias pessoas, o melhor é continuar a aguentar as entradas, pois ainda vai cair mais. "Espera...". "Espera..." "Espera..."

Tipo os filmes de acção/guerra, quando os soldados ou heróis estão quase a ser atacados, é esperar até os "inimigos" estiverem muito perto, quase em cima...


Num momento de Prof. Karamba, penso que os mercados internacionais ainda irão cair hoje e amanhã, 6ª feira talvez na linha de água. Para a próxima semana, talvez as coisas estejam mais tranquilas... :-k
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 6/2/2018 14:38

bucks Escreveu:Rússia mantém-se a 113%...



Nice. :wink:

Se tivesse aqui o novo amigo Bedrock, diria que tens uns big balls, para segurar esse bicho. :mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Stains » 6/2/2018 11:55

será uma boa altura para reforçar os fundos de acções nacionais ?
 
Mensagens: 115
Registado: 18/1/2016 23:14

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 6/2/2018 9:46

Rússia mantém-se a 113%...
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 5/2/2018 20:18

Jornal de Negócios Escreveu:Bitcoin afunda mais 16% após bancos proibirem compra a crédito
A desvalorização das criptomoedas intensificou-se esta segunda-feira. Face aos máximos de Dezembro, a queda já supera os 60%.


Jornal de Negócios - Bitcoin afunda mais 16% após bancos proibirem compra a crédito (05 de fevereiro de 2018 às 16:24)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/cambios/detalhe/bitcoin-afunda-mais-16-apos-bancos-proibirem-compra-a-credito
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 5/2/2018 19:54

bucks Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Entretanto, será que começamos a aliviar a tensão nos mercados? :-k

Ou como a Bloomberg dizia, uma "Healthy correction".


Eu como já estava á espera, guardei umas balas para entrar numa correcção. Vendi tudo no final de Dezembro para fazer mais-valias, e no Inicio de Janeiro, refiz a carteira, entrando com apenas metade do capital, pois os mercados estavam eufóricos. Os mercados pareciam umas malucas. :mrgreen:

Agora a questão de 1 milhão de dólares, quando entrar?
Será que vai cair mais?
Quando volta um rally consistente? (Pois pode haver falsas partidas, com subidas isoladas sem tendência definida)

Por enquanto, deixa cair, depois compro mais barato...


Eu já tinha feito ajuste em dezembro, mas hoje reduzi acções na europa. Mesmo por precaução... 2018 inspira-me a mais instabilidade e a maior flexibilidade. :-k


Como está a Rússia?
Aguenta-se ou também segue o resto?


Vou me manter firme e hirto no que já estou investido. Vou aguentar a tempestade, agarrado ao leme do navio.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 5/2/2018 19:22

Rick Lusitano (New) Escreveu:Entretanto, será que começamos a aliviar a tensão nos mercados? :-k

Ou como a Bloomberg dizia, uma "Healthy correction".


Eu como já estava á espera, guardei umas balas para entrar numa correcção. Vendi tudo no final de Dezembro para fazer mais-valias, e no Inicio de Janeiro, refiz a carteira, entrando com apenas metade do capital, pois os mercados estavam eufóricos. Os mercados pareciam umas malucas. :mrgreen:

Agora a questão de 1 milhão de dólares, quando entrar?
Será que vai cair mais?
Quando volta um rally consistente? (Pois pode haver falsas partidas, com subidas isoladas sem tendência definida)

Por enquanto, deixa cair, depois compro mais barato...


Eu já tinha feito ajuste em dezembro, mas hoje reduzi acções na europa. Mesmo por precaução... 2018 inspira-me a mais instabilidade e a maior flexibilidade. :-k
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 5/2/2018 17:08

Entretanto, será que começamos a aliviar a tensão nos mercados? :-k

Ou como a Bloomberg dizia, uma "Healthy correction".


Eu como já estava á espera, guardei umas balas para entrar numa correcção. Vendi tudo no final de Dezembro para fazer mais-valias, e no Inicio de Janeiro, refiz a carteira, entrando com apenas metade do capital, pois os mercados estavam eufóricos. Os mercados pareciam umas malucas. :mrgreen:

Agora a questão de 1 milhão de dólares, quando entrar?
Será que vai cair mais?
Quando volta um rally consistente? (Pois pode haver falsas partidas, com subidas isoladas sem tendência definida)

Por enquanto, deixa cair, depois compro mais barato...
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 5/2/2018 16:53

chico_laranja Escreveu:
bucks Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Temos de falar sobre isso um dia destes.

P.S. - Eu morria numa seguradora v:lol: :lol:


Dentro de um cubículo :)


Mas isso é o habitat oferecido a qualquer programador :oh:

Alguns ficam ainda de castigo a olhar para a parede e com o chefe a olhar do outro lado do cubículo a partir do cubículo dele por cima do teu ombro (como eu :wall: )

E por cubículo entenda-se secretária.... maravilhas do Open Space (NOT) :evil:


E um side project? :wink:

Com quantas empresas alemãs e de outros países civilizados (Escandinávia), a procura de IT people, o que andas aqui a fazer em Portugal?! Gostas de contar os tostões? :mrgreen:
Ou até mesmo, em teletrabalho (á distância), que até podes conciliar com o teu work actual, em horários flexíveis ou em part-time?

Vem para Oeiras, a Google vai contratar 500 IT. :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 5/2/2018 12:55

bucks Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Mas olha, pode-se tentar criar sinergias... :wink:

Temos de falar sobre isso um dia destes.

P.S. - Eu morria numa seguradora v:lol: :lol:


Dentro de um cubículo :)


Mas isso é o habitat oferecido a qualquer programador :oh:

Alguns ficam ainda de castigo a olhar para a parede e com o chefe a olhar do outro lado do cubículo a partir do cubículo dele por cima do teu ombro (como eu :wall: )

E por cubículo entenda-se secretária.... maravilhas do Open Space (NOT) :evil:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 280 visitantes