Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 14/3/2014 23:04

Mouro_Emprestado Escreveu:
BedRock Escreveu:Boas,

Rick e Foristas,

Amigos, queria fazer um upgrade nos meus conhecimentos sobre ETF's (gestão passiva a replicar index's) e também sobre a recente hipótese de haver também ETF's com alguma gestão ativa. Nesse sentido, agradecia a ti e a quem dominasse esta temática que postasse as vantagens e desvantagens dos ETF's versus fundos acionistas (dispenso o confronto com os fundos obrigacionistas), dando exemplos práticos para os períodos de 3, 5 e 10 anos ou mais (quando possivel), de confronto entre os ETF's/index's que replica e os respetivos fundos acionistas.
Obrigado.

Abr,
BedRock



Fil...BedRock, o que pedes é facilmente manipulado para ambos os lados...

Ao mesmo tempo que posso arranjar um fundo investimento de gestão activa (FIGA) que teve pior retornos que o Vanguard VTI (um exemplo), tu também poderás arranjar um FIGA que obteve melhores resultados que o ETF/fundo de gestão passiva.

A questão é arranjares hoje um FIGA que, por exemplo, nos próximos 10 anos, tenha retornos maiores que a média do mercado. :-k Se souberes, é claro que é melhor escolher esse fundo 8-)

Claro que podes, no mesmo horizonte temporal, ir saltitando de fundo em fundo e até consegues obter um retorno melhor que o mercado como um todo. Mas não te esqueças, por cada mais-valia que apures, levas logo com os 28% de tributação (enquanto que seguires nesse horizonte sempre com o mesmo ETF, vais deixando essa mais-valia potencial a capitalizar ganhos).

Atenção, a gestão passiva apenas é melhor no pressuposto que os mercados são eficientes. Mercados mais exóticos poderão beneficiar de gestão activa vs gestão activa (o próprio mercado de obrigações poderá não ser considerado como mercado eficiente, razão pela qual o Pimco Total Return tem tido melhores retornos que o Vanguard BND/iShares AGG)...


5 stars. :clap:
Denota-se uma clareza de raciono, sem um discurso tendencioso.
Podes juntar aos mercados menos eficientes, também acções de países emergentes ou de fronteira. :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Mouro_Emprestado » 14/3/2014 22:55

BedRock Escreveu:Boas,

Rick e Foristas,

Amigos, queria fazer um upgrade nos meus conhecimentos sobre ETF's (gestão passiva a replicar index's) e também sobre a recente hipótese de haver também ETF's com alguma gestão ativa. Nesse sentido, agradecia a ti e a quem dominasse esta temática que postasse as vantagens e desvantagens dos ETF's versus fundos acionistas (dispenso o confronto com os fundos obrigacionistas), dando exemplos práticos para os períodos de 3, 5 e 10 anos ou mais (quando possivel), de confronto entre os ETF's/index's que replica e os respetivos fundos acionistas.
Obrigado.

Abr,
BedRock



Fil...BedRock, o que pedes é facilmente manipulado para ambos os lados...

Ao mesmo tempo que posso arranjar um fundo investimento de gestão activa (FIGA) que teve pior retornos que o Vanguard VTI (um exemplo), tu também poderás arranjar um FIGA que obteve melhores resultados que o ETF/fundo de gestão passiva.

A questão é arranjares hoje um FIGA que, por exemplo, nos próximos 10 anos, tenha retornos maiores que a média do mercado. :-k Se souberes, é claro que é melhor escolher esse fundo 8-)

Claro que podes, no mesmo horizonte temporal, ir saltitando de fundo em fundo e até consegues obter um retorno melhor que o mercado como um todo. Mas não te esqueças, por cada mais-valia que apures, levas logo com os 28% de tributação (enquanto que seguires nesse horizonte sempre com o mesmo ETF, vais deixando essa mais-valia potencial a capitalizar ganhos).

Atenção, a gestão passiva apenas é melhor no pressuposto que os mercados são eficientes. Mercados mais exóticos poderão beneficiar de gestão activa vs gestão activa (o próprio mercado de obrigações poderá não ser considerado como mercado eficiente, razão pela qual o Pimco Total Return tem tido melhores retornos que o Vanguard BND/iShares AGG)...
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Workshops dos Jedis

por BedRocK » 14/3/2014 22:50

Rick Lusitano Escreveu:Ou então, podemos fazer Workshops de fundos e carteiras:

Aveiro = Chico
Lisboa = Rick


CoimbraPT és de Coimbra? 8-)

BR et toi? :wink:


@Rick: A minha geografia pode ser flexível, posso ir para Norte, Sul, Este, Oeste. Sou uma espécie de Che Guevara dos investimentos: o Che não tinha uma pátria definida para estar, a pátria dele era onde houvesse uma revolução para se implementar; e eu irei estar onde houver um bom investimento para se fazer no capital humano e em contrapartida ter uns retornos em conformidade e com um risco de pagamento inferior ao das U.S. Treasuries. :D
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 14/3/2014 22:45

CoimbraPT Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Tens toda a razão, amigo. :mrgreen:
BMW, Louis Vitton, Porsche é tudo lixo. Hoje em dia, qualquer um tem isso. :mrgreen:

Naturalmente, queria dizer "luxo" e não "lixo" (vou fazer edit), bem apanhado :lol:
Mas olha que a Louis Vitton queria aumentar os preços, porque achava que não estava a ser uma marca tão exclusiva quanto eles queriam lol.


Estava a meter contigo. Eu percebi que te enganastes.



CoimbraPT Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Há vezes, que ter mais fundos, não quer dizer se que está diversificar.

Segundo o que aprendi, correlação é a chave!


É o que digo, estás a bombar. :clap:
Diversificar = diferentes exposições = descorrelacionar.



CoimbraPT Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Relembra-me só os fundos e os seus pesos na tua carteira.

Tenho noção que posso melhorar o return/risk ratio fazendo um balanceamento. Os fundos e respectiva percentagem são:

Espírito Santo - Global Bond - 25,56%
DWS Invest Euro Corporate Bonds NC - 20,40%
AXA World Funds Euro 5-7 E Capitalisation EUR - 15,29%
Franklin European Growth N Acc € - 20,40%
Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples LTE R - 18,34%


Com esta carteira, deves andar animado.
Com os soldadinhos de chumbo, na Crimeia e a China a desiludir.
E as acções a cair.



CoimbraPT Escreveu:Vou dar maior peso à parte das acções e diversificar estas com smallcaps. Na parte das obrigações também terei necessáriamente que diversificar.
A nivel geografico, tenho principalmente Europa e América, fará sentido diversificar agora? O Japão não está em grande forma, mas será que esta desvalorização que o yen tem vindo a sofrer irá trazer lucros a médio/longo prazo quando voltar a valorizar? Talvez também investir uma quantia pequena nos emergentes, mas tenho que analisar melhor em quais ao certo.


Ver abaixo. :wink:

CoimbraPT Escreveu:A minha maior dúvida prende-se com os sectores, sinceramente ainda tenho bastante dificuldade em analisar a sua distribuição e impacto. Sei que, por exemplo, Consumo Defensivo (Staples) é mais "seguro" porque mesmo em tempos e crise, as pessoas têm que consumir produtos básicos (o mesmo já não acontece com os ciclicos, que estão associados a produtos de luxo, se não me engano).


Estás correcto. O Consumo Cíclico, para além de bens de luxo, também inclui, bens que podem ser adiados ou mesmo evitados de ser comprados, carros normais, cinema, entretenimento, lazer, tratamento de beleza, comida ou bebidas exóticas, etc. Ou seja, aquilo, que as pessoas compram normalmente, mas numa altura de crise, cortam nas despesas, ficando apenas com os bens essenciais. Tens o bom exemplo de Portugal e a quebra de vendas de determinados bens.

Sugeria-te para o longo prazo:
Acções sectores conservadores:
:arrow: Eurizon Pharma R (Peso % <=> 1/2 do Eurizon CS) (este pesa mais os EUA) * :arrow: Sector Saúde, que inclui biotechs do sector Saúde. Podia mas não fiz 1 artigo sobre este sector, o aumento da idade da população, a necessidade de mais cuidados médicos, tratamentos e medicamentos específicos para 3ª idade e blá blá. Aqui acho que toda a gente, sabe a importância do Sector Saúde na vida humana.

:arrow: UBS Infrastructure (Peso % <=> 1/2 do Eurizon CS) (este pesa mais a Europa) * :arrow: Podes ler o artigo que fiz sobre as Infraestruturas através do link no 1º post deste tópico.

* Fica mais ou menos equilibrado, as duas zonas geográficas.


Misto defensivo: (85/15% em Obrigações/Acções)
:arrow: M&G Optimal Income (pelo PFA, através de impresso. O mínimo é 1.000 EUR) (Peso % <=> Eurizon CS)


Se queres Small Caps, eu gosto muito do fundo de Acções de Small/Mid caps da Invesco, que tenho na minha listagem. Ele tem pouco histórico, mas eu analisei as versões deste fundo mais antigas. Uma pessoa, tem aprender a ver mais do que nos dão a ver. :mrgreen:

:arrow: Invesco Global Smaller Companies (Peso % <=> 1/2 do Eurizon CS) :arrow: Tens 1/3 nos EUA, 1/3 em Europa, 1/3 no restante mundo (10% Japão). Logo os pesos entre os EUA e a Europa, devem ficar parecidos ao que agora tens, na tua carteira. Vai também aumentar o peso do Japão na tua carteira. Não vale a pena, comprar para o longo prazo, 1 fundo só de Japão.



Ficas com tudo o queres, e do melhor. Quaisquer duvidas sobre os fundos, tens os links para a Morningstar na minha listagem de FI EUR, na 1ª página do tópico.


Para longo prazo, não te metas em Emergentes, e muito menos em fundos específicos de países (emergentes ou outros). Estás a começar, vai devagar. Passos firmes. E depois com mais experiência de mercados, e tendo a tua carteira montada para o longo prazo, arranjas se quiseres, uma carteirita pequena, para "brincar" aos traders. :mrgreen:



CoimbraPT Escreveu:
PS: Apenas irei analisar os fundos individualmente após uma melhor definição do tipo de investimento a fazer.


Acho muito bem, que faças. O dinheiro é teu. Só fazes é bem. :clap:



CoimbraPT Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Amanha, faço-te um checkup completo, em vez de apenas 1 raio-X. E se calhar, até uma colonoscopia.


Muito obrigado (devia haver um gif de "vénia" \:D/ ).


Não seja por isso: :lol: Imagem



CoimbraPT Escreveu:Penso já ter as noções básicas (muito básicas) para analisar os dados de um fundo, agora preciso de melhor relaccionar esta análise com a análise fundamental e perceber quando um fundo, apesar de ter piores dados (por exemplo), pode ser um melhor investimento (relaccionado com a teoria de comprar em baixa).


É isso aí, mano. Começastes a ver e analisar fundos. E agora, vês o faz ele "funcionar" assim.

Estes fundos de acções que te sugeri, estão em baixa (mas de curto prazo, por causa, dos Russos e Chineses), eles são bons, a comprar agora, estás a comprar os fundos que sabes que são bons, mas por circunstâncias exteriores aos próprios, estão mais arrefecidos. Logo estás a juntar o útil ao agradável, compras o que bom, mas a preços mais acessíveis.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 14/3/2014 21:41

:wink:

Bloomberg - Treasuries Rise as Gundlach Says Yields Will Fall; Gross Sells (Mar 12, 2014 9:09 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-03-12/gross-sells-treasuries-as-gundlach-says-u-s-yields-will-fall.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 14/3/2014 21:31

:lol: :D :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Wolf Mix

por Rick Lusitano (New) » 14/3/2014 21:21

Para quem vai para a night, começa já... \:D/





Entretanto, vou fazer o checkup marcado para hoje, ao som do mix. \:D/
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Workshops dos Jedis

por Rick Lusitano (New) » 14/3/2014 21:17

jokerportuga Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Ou então, podemos fazer Workshops de fundos e carteiras:

Aveiro = Chico
Lisboa = Rick


CoimbraPT és de Coimbra? 8-)

BR et toi? :wink:

Jokerportuga=Setúbal (Lisboa é mesmo ali ao lado :wink: )


Olha, dares 1 workshop num Hotel em Troia. Com o pessoal do Jetset a assistir. Com o Castelo-Branco na plateia. :mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 14/3/2014 21:15

Então vocês, ainda podem ser contactados para dar workshops. :mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Workshops dos Jedis

por AntonioVariacoes » 14/3/2014 20:57

Rick Lusitano Escreveu:CoimbraPT és de Coimbra? 8-)

Não sou de Lisboa, mas moro na capital.
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Workshops dos Jedis

por jokerportuga » 14/3/2014 20:23

Rick Lusitano Escreveu:Ou então, podemos fazer Workshops de fundos e carteiras:

Aveiro = Chico
Lisboa = Rick


CoimbraPT és de Coimbra? 8-)

BR et toi? :wink:

Jokerportuga=Setúbal (Lisboa é mesmo ali ao lado :wink: )
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Workshops dos Jedis

por Rick Lusitano (New) » 14/3/2014 20:08

Ou então, podemos fazer Workshops de fundos e carteiras:

Aveiro = Chico
Lisboa = Rick


CoimbraPT és de Coimbra? 8-)

BR et toi? :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Low Costs...

por Rick Lusitano (New) » 14/3/2014 19:29

O video que postei, sobre os low costs, já foi hoje, disponibilizado pelo BB na sua página do YouTube:




Mas também não especifica, os fundos. Se calhar, daqui a uns tempos, vão colocar uma publicidade no site, com esta estratégia e fundos.


(Caro Rui, se quiser mais ideias, sabe como me contactar. :wink: )
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 14/3/2014 19:21



Também recebi esse aviso. Na sexta da semana passada, avisaram o mesmo para o Alken European Opportunities:

Alken reduce el límite diario de entradas en el Alken European Opportunities
https://www.unience.com/blogs-economia-finanzas/alken_asset_management/alken_reduce_el_limite_diario_de_entradas_en_el_alken_european_opportunities?utm_campaign=website&utm_source=sendgrid.com&utm_medium=email



A Alken está fechar ou limitar em todos os seus fundos.
1º - Alken European Small Caps - Fundo fechado, por isso, o Best, já não comercializa, já há algum tempo.
2º - Alken European Opportunities - Entradas diárias limitadas
3º - Alken Absolute Return Europe - Entradas diárias limitadas

E o Absolute Return tem muito tempo de existência. Nem tem 3 anos de histórico.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 14/3/2014 19:07

Kafkaesque Escreveu:Viva, estou a ponderar investir num fundo que tenha grande parte dos seus activos investidos na Rússia (com o recente crash a rússia parece estar barata e a transaccionar a P/E baixos).

Alguém tem opinião sobre o assunto? Estou a ponderar investir num destes:

Pictet-Russian Equities-R EUR
Parvest Equity Russia N-Capitalisation

Opiniões? :-k


Esquece a Russia. É uma roubada, usando 1a expressão brazuca.

A Russia, está a reagir como está, porque está a ficar cada mais isolada. A União Europeia (UE) ( e também a NATO ), estão-se a alargar para leste, encostando a Rússia ás cordas. Ela está a perder influência, em vários países. A Ucrânia é o "celeiro" da Rússia e um grande cliente do gás Russo. A Rússia, inflacionou os preços do gás á Ucrânia, para a subjugar e ganhar dinheiro, daí também a revolta popular. Com o extremar da Rússia, a UE, vai reduzir ainda mais, a dependência do gás Russo, diversificando mais as suas fontes de gás. Actualmente, 1/3 do gás consumido na UE, é de origem Russa. Com o acabar do frio, na Europa, o poder do gás Russo, vai-se desvanecendo.

A Russia é um dos grandes exportadores de produtos petrolíferos, e como o maior consumidor mundial, os EUA, estão a aumentar a sua produção de petróleo de xisto. O preço de petróleo vai cair, afectando a Rússia e os outros países produtores. Quando os EUA, tiverem produção suficiente e autorização legal, podem começar a exportar, fazendo baixar mais os preços.


Os BRICS, já foram. Já tiveram o seu tempo. "It's fairy dust." :-"

(BRICS = Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 14/3/2014 18:52

Amiais Escreveu:
Chico_laranja Escreveu:Olha

O homem descobriu o fogo :lol:

Já se fala disso por estas bandas, principalmente essa temática dos fundos "acessíveis" há já algum tempo :-"

Se calhar andou e ler o tópico ;-) [ai estas bruxas ...]


:-$
Não digas nada. :mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 14/3/2014 18:50

Brunomanco Escreveu:alguem ja bisbilhotou este fundo: grundbesitz europa ISIN: DE0009807008 ?? queria voltar a colocar algum dinheiro em fundos imobiliarios (para fugir à compra de mais obrigaçoes, que ja ocupa cerca de 90% da carteira) e este, na morningstar é o que aparenta ter melhor rendibilidade


Aonde fostes desencantar esse fundo, com um nome destes, "grundbesitz"? :mrgreen:
Até medo, de falar com a gestora. Lembra grupos de extrema-direita. Imagem


http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04CYB

Paga dividendos brutos anuais de 3.18%. E tem um retorno pequeno, ou seja menos de 4%. Tirando os impostos e a inflação, sobra pouco retorno liquido. Mas acredito que este segmento é diversificador, e quem quer ter dividendos, pode ser interessante.

Fiz comparação com "uma das vedetas Portuguesas" desse segmento de imobiliário directo, o ES Logistica:

Imobiliarios Directo.gif
Fonte: Bloomberg
Imobiliarios Directo.gif (25.38 KiB) Visualizado 9513 vezes


Grund.... = laranja
Logistica = Verde

A razão porque comparei estes 2 fundos na Bloomberg, é para vocês, não cairem na "ilusão" dos gráficos da Morningstar, porque a Morningstar, reinveste os dividendos nos retornos. E sabemos que realidade, não reinvestimos o dividendo na totalidade, porque perdemos parte dos dividendos para o fisco, 28%, no caso dos fundos estrangeiros. E o que sobra, pode não chegar para os mínimos de investimento adicional.

A comparem este fundo com o ES Logistica, retirem os 28% ao Grund..., porque os retornos do ES logistica, são líquidos de IRS.


Ainda não me debrucei muito neste segmento, apesar de a oferta ser reduzida, apenas devido aos baixos retornos da categoria e devido á possível mudança de fiscalidade, fim das isenções totais dos fundos de imobiliário em Portugal, relaccionadas com o IMI e o IMT. Com havia muita "poeira" no ar, e retornos eram pequenos, ficaram em stand-by. Qualquer dia, talvez, ofereça este "free lunch" aos "experts" dos bancos... :mrgreen: Ou talvez, não. :twisted: (A minha listagem de fundos novos em Portugal, está bem guardada, e só sai pelo preço justo.)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 14/3/2014 18:15

Chico_laranja Escreveu:Olha

O homem descobriu o fogo :lol:

Já se fala disso por estas bandas, principalmente essa temática dos fundos "acessíveis" há já algum tempo :-"


Só tenho curiosidade, em saber quais os fundos que foram escolhidos pela Direcção de Investimento do Banco Best. :wink:
Porque não foram mencionados nesse video. Vou cuscar a net, para ver se existe o vídeo completo, porque parece-me que é uma short version do vídeo.

E que tal mudar o nome do tópico, para: "Free lunchs"? :mrgreen:
É também parecido o nome actual, "Fundos á la carte", menu, ementas, restaurante...


Vamos todos formar uma Direcção de Investimento, pelo vistos, temos uma visão muito acertada e orientada para as necessidades dos clientes. 8-)


Ainda vocês, acham que são novatos e não percebem nada disto. :wink:

"Em terra de cegos, quem tem olho, é rei"
(BR, não alteres nada, desta expressão popular. :mrgreen: )
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Beruno » 14/3/2014 18:08

alguem ja bisbilhotou este fundo: grundbesitz europa ISIN: DE0009807008 ?? queria voltar a colocar algum dinheiro em fundos imobiliarios (para fugir à compra de mais obrigaçoes, que ja ocupa cerca de 90% da carteira) e este, na morningstar é o que aparenta ter melhor rendibilidade
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 14/3/2014 16:36

CoimbraPT Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Amanha, faço-te um checkup completo, em vez de apenas 1 raio-X. E se calhar, até uma colonoscopia.


Rick, em vez de fazeres uma colonoscopia ao nosso amigo Coimbra, que não tem graça nenhuma ires agora meter a sonda no recto de um jovem, faz antes uma endoscopia ao estômago!!! (Coimbra, com amigos destes nem precisas de ter inimigos!) :lol: :lol:

Um abraço aos dois,
BedRock
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 14/3/2014 16:20

Boas,

Rick e Foristas,

Amigos, queria fazer um upgrade nos meus conhecimentos sobre ETF's (gestão passiva a replicar index's) e também sobre a recente hipótese de haver também ETF's com alguma gestão ativa. Nesse sentido, agradecia a ti e a quem dominasse esta temática que postasse as vantagens e desvantagens dos ETF's versus fundos acionistas (dispenso o confronto com os fundos obrigacionistas), dando exemplos práticos para os períodos de 3, 5 e 10 anos ou mais (quando possivel), de confronto entre os ETF's/index's que replica e os respetivos fundos acionistas.
Obrigado.

Abr,
BedRock
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por AntonioVariacoes » 14/3/2014 12:50

Rick Lusitano Escreveu:Tens toda a razão, amigo. :mrgreen:
BMW, Louis Vitton, Porsche é tudo lixo. Hoje em dia, qualquer um tem isso. :mrgreen:

Naturalmente, queria dizer "luxo" e não "lixo" (vou fazer edit), bem apanhado :lol:
Mas olha que a Louis Vitton queria aumentar os preços, porque achava que não estava a ser uma marca tão exclusiva quanto eles queriam lol.

Rick Lusitano Escreveu:Há vezes, que ter mais fundos, não quer dizer se que está diversificar.

Segundo o que aprendi, correlação é a chave!

Rick Lusitano Escreveu:Relembra-me só os fundos e os seus pesos na tua carteira.

Tenho noção que posso melhorar o return/risk ratio fazendo um balanceamento. Os fundos e respectiva percentagem são:

Espírito Santo - Global Bond - 25,56%
DWS Invest Euro Corporate Bonds NC - 20,40%
AXA World Funds Euro 5-7 E Capitalisation EUR - 15,29%
Franklin European Growth N Acc € - 20,40%
Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples LTE R - 18,34%

Rick Lusitano Escreveu:Amanha, faço-te um checkup completo, em vez de apenas 1 raio-X. E se calhar, até uma colonoscopia.

Muito obrigado (devia haver um gif de "vénia" \:D/ ). Penso já ter as noções básicas (muito básicas) para analisar os dados de um fundo, agora preciso de melhor relaccionar esta análise com a análise fundamental e perceber quando um fundo, apesar de ter piores dados (por exemplo), pode ser um melhor investimento (relaccionado com a teoria de comprar em baixa).
 
Mensagens: 81
Registado: 17/12/2013 22:53

Re: Fundos à la carte

por jokerportuga » 14/3/2014 12:43

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 14/3/2014 12:29

Viva, estou a ponderar investir num fundo que tenha grande parte dos seus activos investidos na Rússia (com o recente crash a rússia parece estar barata e a transaccionar a P/E baixos).

Alguém tem opinião sobre o assunto? Estou a ponderar investir num destes:

Pictet-Russian Equities-R EUR
Parvest Equity Russia N-Capitalisation

Opiniões? :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 14/3/2014 12:26

Rick Lusitano Escreveu:
BedRock Escreveu:Boas,

Rick,

Não percebo porque é que tu, o VG e outros sobrevalorizam tanto o fundo M&G Optimal Income Euro A-H Gross Shares Acc (Hdg), que é bom, mas na mesma categoria Morningstar de fundos mistos defensivos, o fundo Invesco European High Income E Acc EUR (LU0243957742) bate sempre (até dá uma relativa banhada) o fundo da M&G e nos períodos de 3, 5 e 10 anos é o melhor da categoria e supera sempre o benchmark, dentro dos fundos dessa categoria existentes no site do banco Inversis.

O fundo da Invesco existe no Best, pelo que não entendo esse excesso de paixão pelo M&G.

Abr,
BedRock


E eu não entendo por que tu, não percebes. :mrgreen:
Se fosses um newbie, ainda percebia. Mas agora, um veterano como tu?!
Mas prontos, há vezes, também nos dá umas brancas. :lol:

Se não te importas, amanhã, explico melhor. Isto se o VG, não se adiantar.
Eu não gosto de fundos mistos, abri apenas 2 excepções, o Invesco BRA, por ser 1 fundo único. E pelo M&G, só por isso, já consegues ver, o grau de excelência que ele teve de ter para conseguir, entrar em minha carteira. Não entra qualquer um. Isto não é cabaret da coxa. :mrgreen:

Dica rápida: O M&G é dos poucos fundos, que quando tudo cai, acções, obrigações, ele mantém-se hirto e a crescer. Como temos recentemente, os meninos a brincar, as "guerras", no país dos Tártaros. E os Chineses que andam com os olhos em bico com a sua economia.


@Rick: Amigo, o teor da tua "dica rápida" está correto pois o M&G funciona bem nos períodos curtos de maior volatilidade e no bearmarket como em 2011, em que os retornos neste ano foram de 6.30% no M&G e no Invesco foi de -3.50%.

O rácio de Sharpe (RS) a 3 anos no M&G foi de 1.49 e o do Invesco foi de 0.96. O RS no M&G é superior ao do Invesco, não porque tenha mais retornos a 3 anos, pelo contrário, mas devido ao seu reduzido desvio padrão (DP) que no M&G é de 5.34% e no Invesco é de 10.85%. Contudo, nos gráficos dos retornos acumulados para os períodos de 1, 3 e 5 anos, o fundo da Invesco bate sempre o da M&G, por uma boa margem.

Assim, sendo ambos os fundos pertencentes à mesma catetegoria Morningstar (Mistos Defensivos), o que podemos dizer é que o fundo da M&G funciona melhor especialmente nos períodos curtos de maior volatilidade e de bearmarket, funcionando também bem em mercado neutral, mas o fundo da Invesco funciona bastante melhor nos períodos de bullmarket. Ou seja, o fundo da M&G é mais defensivo que o da Invesco.

Esta é que é a visão correta e ampla das duas faces da moeda, pois não devemos sobrevalorizar só uma face da moeda (DP) e subvalorizar a outra face (retornos acumulados de médio-longo prazo), porque afinal nós quando investimos em fundos acionistas também não é para períodos de médio-longo prazo (no mínimo de 3 anos e idealmente > 10 anos)? Se é assim, porque é que nos preocupamos tanto com volatilidades de curto prazo ou de 1 ano? Quem tem esta visão, não estará a ser incoerente com o time frame recomendado no mercado acionista? Não é extremamente dificil ou quase impossivel ter, ao mesmo tempo, chuva no nabal (hipo DP) e sol na eira (hiper retornos)?

Amigo, eu não quero criar qualquer espécie de volatilidade ou ruído no teu tópico (serias a última pessoa com quem eu me iria chatear), mas tenho esta mania de tentar mostra as 2 faces da moeda e não relevar uma em detrimento de esconder um pouco a outra face. Afinal, no fim da linha, o nosso objetivo não será obter mais retornos acumulados e não tanto obter menos DP's?

Um abraço,
BedRock
Editado pela última vez por BedRocK em 14/3/2014 16:03, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 343
Registado: 1/3/2014 0:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 405 visitantes