Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 17/11/2014 17:11

Foste tu?

:twisted:

Essa guerrinha não tem fim e ainda não percebeste o ridículo em que cais?

Vê se aprendes o essencial deste tópico e que tem sido extremamente difícil de assimilares:

A média dos fundos tem gestores medianos a maus. Depois há lá no meio, como em todo o lado, alguns craques que são acima da média e bastante bons no que fazem.

O que se faz neste tópico é separar o trigo do joio e ajudar os incautos/novatos ao escolher esses fundos craques dos outros que não fracos.

O que é que aqui não entendes?

Respostas com citações sobre as médias e blá blá, médias, blá blá whiscas saquetas na média, blá blá não é resposta.

Pareces os comunas que comeram uma cassete e é sempre a mesma ladaínha em toda e qualquer situação, mesmo que não tenha enquadramento :wall:

Eu até acho interessante alguns ETFs, principalmente como forma de chegar a mercados alternativos em que os fundos ainda não têm presença directa como por exemplo commodities, metais preciosos, imobiliário directo/REIT mas não o faço devido aos custos dos ETFs que para mim são extravagantes.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por dosina » 17/11/2014 17:06

boa tarde

qual a vossa opinião do serviço de gestão de carteiras do BEST?

contrapondo a uma carteira de fundo em que temos de andar sempre a seguir de perto...
 
Mensagens: 82
Registado: 5/6/2014 23:18

Re: Fundos à la carte

por doez » 17/11/2014 16:24

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... prego.html

A mudança da equipa de gestão num fundo de investimento pode ser motivo suficiente para o resgatar. É o que dizem as recentes mudanças em algumas das carteiras recomendadas. Saiba porquê e conheça os gestores mais cotados do momento que gerem fundos disponíveis em Portugal.
Mudar de emprego é algo normal e sem consequências de maior para o comum dos mortais, mas não para Bill Gross.


1º comentário à notícia:

Anónimo
11:43
O gestor do meu Fundo, faz tanta falta como a viola num enterro!....A confiança que eles inspiram,.....


:lol:
 
Mensagens: 27
Registado: 4/11/2014 16:35

Re: Fundos à la carte

por casdio » 17/11/2014 16:18

Já tinha visto esse, mas o histórico dele não me agradou muito...
 
Mensagens: 68
Registado: 30/7/2014 10:13

Re: Fundos à la carte

por ruicarlov » 17/11/2014 15:39

casdio Escreveu:Eu cheguei a pesquisar por ETFs da Asia, mas não encontrei nada que me agradasse: ou não tinham o Japão ou só tinham o Japão. Daí ignorar a Asia nesta minha carteira.


A nível da Ásia (Japão incluído) existe o VPL da Vanguard. Com capitalização de dividendos é que não encontro mesmo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

Re: Fundos à la carte

por casdio » 17/11/2014 15:26

Ok, obrigado.
 
Mensagens: 68
Registado: 30/7/2014 10:13

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 17/11/2014 11:11

Basicamente pegas no ISIN e procuras o prospecto simplificado. Essa informação tem que lá estar.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por casdio » 16/11/2014 20:04

Mouro_Emprestado Escreveu:
casdio Escreveu:Sobre os dividendos: como é que a Vanguard os paga? O dinheiro entra-me na conta?


Vai parar para a tua conta à ordem... deduzido de retenção na fonte e das comissões.

casdio Escreveu:Qual é a diferença entre o (Price) e (NAV)?


O preço dum ETF pode variar muito ligeiramente face ao NAV dos activos que compõem o ETF. Em ETFs com uma boa margem de liquidez, essa diferença não será relevante.

Ok, obrigado.

Como é que eu consigo saber se um dado ETF paga dividendos ou reinveste-os? De facto é melhor ter ETFs que façam reinvistimento...
 
Mensagens: 68
Registado: 30/7/2014 10:13

Re: Fundos à la carte

por Mouro_Emprestado » 16/11/2014 18:11

Edit: Doublepost :wall:
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Fundos à la carte

por Mouro_Emprestado » 16/11/2014 18:01

casdio Escreveu:Sobre os dividendos: como é que a Vanguard os paga? O dinheiro entra-me na conta?


Vai parar para a tua conta à ordem... deduzido de retenção na fonte e das comissões.

casdio Escreveu:Qual é a diferença entre o (Price) e (NAV)?


O preço dum ETF pode variar muito ligeiramente face ao NAV dos activos que compõem o ETF. Em ETFs com uma boa margem de liquidez, essa diferença não será relevante.
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Fundos à la carte

por casdio » 16/11/2014 17:49

Mouro_Emprestado Escreveu:
É com os erros que vamos aprendo (falo por mim), mas como já disse várias vezes, é preferível escolher ETFs que acumulem dividendos.

De resto, a tua alocação de activos inclui apenas os EUA e a Europa, o que já corresponde a cerca de 70% da capitalização bolsista. Melhor seria se conseguisses um ETF para o Pacífico (incluíndo Japão), ou então simplificar a carteira e escolher apenas um ETF global (por exemplo o iShares MSCI ACWI UCITS ETF ou o iShares Core MSCI World UCITS ETF - estes ETFs são diferentes, já que seguem índices diferentes).

Pessoalmente, também não escolhia os small-caps a não ser que os custos adicionais de transacção sejam inferiores a 0,50% do valor investido (a diferença nos ganhos anuais médios entre o SP500 e os vários índices globais americanos ronda esse valor nos últimos 15 anos).

EDIT: Encontrei 2 ETFs de obrigações europeias que poderiam substituir esse IEAG:

Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - EuroMTS All-Maturity Inv. Grade (DR) EUR
Lyxor UCITS ETF (FCP) EuroMTS High. Rated M.W. Gov. Bond (DR) EUR

Ambos são de replicação física ( :!: porque são da Lyxor), não distribuem dividendos, têm um AUM acima de € 100 milhões e custos anuais de 0,19% (nada mau para um ETF europeu que não é swap-based).


Em primeiro lugar, obrigado pela resposta.

Eu cheguei a pesquisar por ETFs da Asia, mas não encontrei nada que me agradasse: ou não tinham o Japão ou só tinham o Japão. Daí ignorar a Asia nesta minha carteira.
Esses ETFs Globais seriam uma boa abordagem. Não me ocorreu. Vou adicionar à minha lista de observação :wink:

Quanto aos small-caps, passado 5 minutos de fazer a compra dei conta que era um erro devido aos custos envolvidos. Para a próxima tenho mais cuidado.

Esses ETfs da Lyxor não existem no banco BIG (que é onde tenho conta), portanto vou ter que deixar passar.

Sobre os dividendos: como é que a Vanguard os paga? O dinheiro entra-me na conta?

P.s: já agora, uma dúvida relativamente ao site da Morninstar:
Imagem

Qual é a diferença entre o (Price) e (NAV)?
 
Mensagens: 68
Registado: 30/7/2014 10:13

Re: Fundos à la carte

por DMP » 16/11/2014 17:46

Bem-vindo de volta. Isto andava parado demais. :mrgreen:
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Fundos à la carte

por Key » 16/11/2014 17:25

DMP Escreveu:Já correram com o BR novamente. :mrgreen:


Como é que sabes que o BR foi banido outra vez? És amigo dele e tens o seu contacto particular? Ou tentaste enviar-lhe uma MP e o sistema informático do fórum diz que o user não existe? Se tiveres o contacto dele, envia-me (se ele der autorização, é claro), pois gostava de trocar umas ideias com ele sobre mercados acionistas.

Espero que o BR não tenha sido declarada "persona non grata" no fórum e em particular pelo criador do tópico, senão começo a ter poucas esperanças de poder contactar com ele, pois, pelo que deduzo da leitura das páginas do tópico, o BR e o Rick deveriam ser amigos, e, como tal, devem ter o contacto um do outro, a menos que se tenham, entretanto, chateado.

Espero também que o BR não tenha sido apanhado pelo surto de Legionella lá para os lados de V. F. Xira quando procedia ao controlo de qualidade das águas e do vapor de água das torres de arrefecimento da empresa ADP Fertilizantes.
Fertilizantes nitrogenados esses que são preparados a partir da captação do azoto atmosférico (representa cerca de 78% do total dos gases atmosféricos), que depois é submetido a um processo reativo químico sob alta pressão para se formar amoníaco e a partir daqui, no processo fabril, são gerados vários compostos químicos nitrogenados, com reacções químicas exotérmicas (com libertação de calor), calor este que vai ser transferido para a água do processo fabril e depois esta água quente vai ser arrefecida nas torres de arrefecimento, através da injecção de ar, para depois, arrefecida, retornar ao processo fabril.

O referido ar injectado nas torres, vai provocar a evaporação de uma parte da água de arrefecimento, evaporação essa que implica a transferência do respectivo calor para a atmosfera juntamente com o vapor de água e aerossóis formados por micro gotículas que poderão estar associadas às bactérias Legionella, no caso de a água de arrefecimento e as diversas componentes das torres de arrefecimento não terem sido devidamente desinfectadas.

Dentro dos aerossóis de vapor de água, os mais perigosos, quando associados a bactérias patogénicas, são as micro gotículas ou partículas com dimensões inferiores a 5 micrómetros, as quais chegam ao interior dos alvéolos pulmonares e juntamente com micro partículas de tabaco (ou outras) constituem um meio de suporte e de desenvolvimento de um biofilme bacteriano, o qual com a proliferação da Legionella vai provocar a progressiva redução da área superficial dos alvéolos pulmonares, e, desse modo, dificultar as trocas gasosas entre o sangue venoso que dá o dióxido de carbono e o vapor de água para os pulmões e recebe deste o oxigénio para depois se transformar no sangue arterial (oxigenado), e ao serem dificultada essas trocas gasosas, vai, consequentemente, dificultar o processo da respiração celular que é a nossa fonte energética e a base dos nossos processos vitais.

Este post pode parecer off-topic, mas para mim a saúde pública não é off-topic de coisa nenhuma, pois pode estar em causa as nossas vidas. Por outro lado, este meu pequeno contributo de explicação do fenómeno, serve para vocês, com mais informação isenta, estarem mais atentos, mais preparados para enfrentarem o problema e a não se deixarem enganar tanto por um qualquer status quo dominante. Na saúde pública não deveria haver politica, mas que a há, há.

Um abraço.
O projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Em vez de seguires o mercado, faz com que ele te siga a ti.
Toma o ganho antes que a perda tome conta de ti.
O passado é o suporte do presente e o futuro é o quebrar da resistência do presente.
- BedRock
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11
Registado: 14/11/2014 20:46

Re: Fundos à la carte

por DMP » 16/11/2014 14:53

Já correram com o BR novamente. :mrgreen:
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Fundos à la carte

por Mouro_Emprestado » 16/11/2014 13:56

casdio Escreveu:A distribuição de dividendos é algo que eu ainda não percebo muito bem, mas obrigado pela dica :wink:

Entretanto, ontem fiz a minha 1ª carteira de fundos:

Vanguard S&P 500 ETF (VUSA) -> 39%
iShares Euro Aggregate Bond (IEAG) -> 31%
Vanguard FTSE Developed Europe ETF (VEUR) -> 21%
Vanguard Small-Cap Value ETF (VBR) -> 9%

Tem poucos fundos, eu sei, mas o investimento também não foi muito e isto é mais para eu me começar a ambientar a estas coisas e a usar as plataformas de negociação que outra coisa. Já serviu para cometer 2 erros de principiante:
1) Não tive em atenção os custo por operação e pensei que ia ter um desconto de 50% por ser novo cliente, mas esse desconto só era válido para operações feitas na Euronext Lisboa
2) Devido aos custos de operação, paguei uma % demasiado alta para comprar o VBR. Tendo em conta o pouco que tenho desse fundo e o que paguei para o ter, mais valia ter estado quieto.
Mas pronto, para a próxima já sei.

A carteira está divida entre Ações (70%) e Obrigações (30% que vêm do IEAG). Tenho o VBR em carteira para ter mais algum risco.

Opiniões?
Volto a referir que foi a minha 1ª vez nisto dos investimentos :wink:


É com os erros que vamos aprendo (falo por mim), mas como já disse várias vezes, é preferível escolher ETFs que acumulem dividendos.

De resto, a tua alocação de activos inclui apenas os EUA e a Europa, o que já corresponde a cerca de 70% da capitalização bolsista. Melhor seria se conseguisses um ETF para o Pacífico (incluíndo Japão), ou então simplificar a carteira e escolher apenas um ETF global (por exemplo o iShares MSCI ACWI UCITS ETF ou o iShares Core MSCI World UCITS ETF - estes ETFs são diferentes, já que seguem índices diferentes).

Pessoalmente, também não escolhia os small-caps a não ser que os custos adicionais de transacção sejam inferiores a 0,50% do valor investido (a diferença nos ganhos anuais médios entre o SP500 e os vários índices globais americanos ronda esse valor nos últimos 15 anos).

EDIT: Encontrei 2 ETFs de obrigações europeias que poderiam substituir esse IEAG:

Lyxor UCITS ETF SICAV (FR) - EuroMTS All-Maturity Inv. Grade (DR) EUR
Lyxor UCITS ETF (FCP) EuroMTS High. Rated M.W. Gov. Bond (DR) EUR

Ambos são de replicação física ( :!: porque são da Lyxor), não distribuem dividendos, têm um AUM acima de € 100 milhões e custos anuais de 0,19% (nada mau para um ETF europeu que não é swap-based).
Editado pela última vez por Mouro_Emprestado em 16/11/2014 15:19, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Fundos à la carte

por casdio » 15/11/2014 19:22

A distribuição de dividendos é algo que eu ainda não percebo muito bem, mas obrigado pela dica :wink:

Entretanto, ontem fiz a minha 1ª carteira de fundos:

Vanguard S&P 500 ETF (VUSA) -> 39%
iShares Euro Aggregate Bond (IEAG) -> 31%
Vanguard FTSE Developed Europe ETF (VEUR) -> 21%
Vanguard Small-Cap Value ETF (VBR) -> 9%

Tem poucos fundos, eu sei, mas o investimento também não foi muito e isto é mais para eu me começar a ambientar a estas coisas e a usar as plataformas de negociação que outra coisa. Já serviu para cometer 2 erros de principiante:
1) Não tive em atenção os custo por operação e pensei que ia ter um desconto de 50% por ser novo cliente, mas esse desconto só era válido para operações feitas na Euronext Lisboa
2) Devido aos custos de operação, paguei uma % demasiado alta para comprar o VBR. Tendo em conta o pouco que tenho desse fundo e o que paguei para o ter, mais valia ter estado quieto.
Mas pronto, para a próxima já sei.

A carteira está divida entre Ações (70%) e Obrigações (30% que vêm do IEAG). Tenho o VBR em carteira para ter mais algum risco.

Opiniões?
Volto a referir que foi a minha 1ª vez nisto dos investimentos :wink:
 
Mensagens: 68
Registado: 30/7/2014 10:13

Re: Fundos à la carte

por Mouro_Emprestado » 15/11/2014 11:43

casdio Escreveu:Entre
1) Vanguard FTSE Europe ETF (VGK) http://etfs.morningstar.com/quote?t=VGK&region=usa&culture=en-US
2) Vanguard FTSE Developed Europe ETF (VEUR) http://etfs.morningstar.com/quote?t=XAMS%3aVEUR

Qual escolhiam? São +/- equivalentes (pelo que me parece, se estiver enganado corrijam-me sff), mas um é em dólares e o outro em euros. Estou inclinado para o VEUR, precisamente por ser em euros.

edit: acabei por escolher a versão em Euros (o VEUR) :wink:


A diferença é mínima ou nenhuma.

O VGK é ETF listado nos EUA, enquanto que o VEUR é a versão desse ETF listado na Europa (há versão em GBP, EUR e CHF).

Pessoalmente, por causa da distribuição de dividendos ( :wall: ), preferia o db x-trackers MSCI Europe Index UCITS ETF (DR) 1C:
Anexos
Capture.JPG
Capture.JPG (58.41 KiB) Visualizado 9206 vezes
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Fundos à la carte

por ATLAS_ » 14/11/2014 20:54

A pouca vergonha. Se fosse cá seria porque isto era um país das bananas. Como é nos EUA, é natural e não é relevante.

Agora é que alguns comentários do Ghorez (Dozens. Doez) fariam sentido...



Bill Gross terá recebido bónus de 230 milhões em 2013
ECONÓMICO
12:08
O antigo responsável de investimento da PIMCO terá recebido um bónus de 230 milhões de euros em 2013, ano em que os fundos que geria tiveram pior desempenho que a maior parte dos produtos concorrentes.

A informação é avançada pela Bloomberg, que cita documentos da PIMCO. No entanto, a gestora referiu que esses valores não são correctos, apesar de reconhecer que cerca de 30% dos lucros da PIMCO são destinados aos seus gestores para reter e atrair talento.
Além de Gross, também Mohamed El-Erian, um outro antigo responsável da gestora, terá recebido 185 milhões de euros de bónus, de acordo com a Bloomberg. Estes bónus ocorreram num ano em que o principal fundo da PIMCO, o Total Return Fund, registou saídas de clientes e um desempenho abaixo do mercado.
Apesar dos valores do bónus, isso não foi suficiente para manter Bill Gross na PIMCO. O gestor, conhecido como o rei das obrigações, trocou este ano a gestora pela Janus Capital, após alegadas divergências com outros executivos da PIMCO.

http://economico.sapo.pt/noticias/bill- ... 06080.html
 
Mensagens: 240
Registado: 8/6/2014 11:59

Re: Fundos à la carte

por ricardmag » 14/11/2014 17:21

"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Fundos à la carte

por casdio » 14/11/2014 14:28

Entre
1) Vanguard FTSE Europe ETF (VGK) http://etfs.morningstar.com/quote?t=VGK&region=usa&culture=en-US
2) Vanguard FTSE Developed Europe ETF (VEUR) http://etfs.morningstar.com/quote?t=XAMS%3aVEUR

Qual escolhiam? São +/- equivalentes (pelo que me parece, se estiver enganado corrijam-me sff), mas um é em dólares e o outro em euros. Estou inclinado para o VEUR, precisamente por ser em euros.

edit: acabei por escolher a versão em Euros (o VEUR) :wink:
Editado pela última vez por casdio em 15/11/2014 0:11, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 68
Registado: 30/7/2014 10:13

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 14/11/2014 14:22

DMP Escreveu:Ver página 149 e seguintes. Fight BR vs Rick Lusitano sobre essa temática. :mrgreen:


Obr. Não tinha lido. Esse axa parece bom, pena os 5k de subscrição...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por DMP » 14/11/2014 12:26

Ver página 149 e seguintes. Fight BR vs Rick Lusitano sobre essa temática. :mrgreen:

Já eu prefiro AXA Rosenberg Glbl Sm Cp Alpha E EUR

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR05L20

Um abraço.
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 14/11/2014 12:09

Eu em Global Small Caps uso o LU0147403843. Tb não me parece mau.

Não gostas de GS Rick? Por ser banco?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por DMP » 14/11/2014 12:04

Fui confirmar :

JUROS - CONTA xxxxxxx D 0,63 EUR
DÉBITOS IMPOSTO SELO S/ UTILIZACAO CREDITO Outubro 0,02 EUR

0,65 paus. 8-)
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Fundos à la carte

por DMP » 14/11/2014 11:51

Nem dás conta. Foram 200/300 euritos o juro deve ser mínimo. 20% ano(segundo o meu pfa) * 5 dias. ((0,2/360)*5)*300eur. = €) = 0.80 paus. 8-)

Aliás, subscrevi esta manhã 5000 eur. de Axa Rosemberg, com aprox 300 euros á ordem. :mrgreen: Resgatei de outra carteira, e com saldo contabilístico consegues efectuar a subscrição.
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], iniciado1, JoeP, karaya75, Minsk, Noel1, Olhar Leonino, PAULOJOAO, VALHALLA e 391 visitantes