Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por sousapaulo » 17/1/2014 19:29

boa tarde, podem espreitar e comentar este fundo?

WisdomTree Emerging Mkts SmallCap Div (DGS)
3 meses http://finance.yahoo.com/q/bc?s=DGS&t=3 ... z=l&q=l&c=
maximo http://finance.yahoo.com/q/bc?s=DGS&t=m ... z=l&q=l&c=

Obg
 
Mensagens: 33
Registado: 9/11/2012 14:20

Re: Fundos à la carte

por paulo_neves28 » 17/1/2014 19:12

Exel_ActivoBank.xlsx
Exel do Activobanc
(76.09 KiB) Transferido 320 Vezes


Rick nao consegui por algum motivo da erro colocar junto com a mensagem...
Anexos
Exel_ActivoBank.xlsx
(76.09 KiB) Transferido 317 Vezes
 
Mensagens: 26
Registado: 4/2/2008 16:08

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 17/1/2014 17:06

@ Rick e LTCM, obrigado pelas respostas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Fundos à la carte

por Outlier » 17/1/2014 16:59

Boas,

Pesquisa de fundos de ações globais com um bom rácio de retornos ajustado ao risco e outperformance de gestão

Utilizando o filtro da Morningstar e após várias tentativas para a pesquisa de fundos de ações globais, nas diferentes categorias Morningstar, que respeitassem simultaneamente o seguinte pressuposto que impus: DP (3 anos) < 10.0%, Rent. Média > 10.0% e RS > 1.0; cheguei à seguinte listagem de fundos:

- Nordea-1 Global Stable E Eur (Cap. Grande Valor): DP 8.55%, Rent. 12.13%, RS 1.27, alfa 1.12 e beta 1.03;

- Vontobel Global Value Equity C USD (Cap. Grande Crescimento, apesar de ter value no nome): DP 8.59%, Rent. 10.69%, RS 1.12, alfa 2.04 e beta 0.78;

- Franklin Global Sm-Mid Cap Gr A Acc USD (Cap. Pequena): DP 9.35%, Rent. 12.39%, RS 1.19, alfa 2.84 e beta 0.80;

- Franklin Global Sm-Mid Cap Gr N Acc USD (Cap. Pequena): DP 9.34%, Rent. 11.55%, RS 1.11, alfa 2.10 e beta 0.80.

Destes fundos, vou subscrever o último, porque acredito que possa vir a ter um almoço grátis nas small-mid caps globais, ou seja, tenho a presunção de poder vir a ter bons retornos com um relativo baixo risco (DP).


Abr,

file 112
Editado pela última vez por Visitante em 17/1/2014 17:20, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:41
Localização: Caranguejeira

Re: Fundos à la carte

por FJNunes » 17/1/2014 16:18

Rick Lusitano Escreveu:@FJCRN
Esquece lá isso, podes me pagar 1 almoço gourmet. :mrgreen:


Gourmet com todo o gosto, mas so com retormos positivos \:D/, senão temos de ir para algo mais modesto :)

Rick Lusitano Escreveu:Agora deves ficar com uma carteira bem porreira. Só o futuro nos confirmará.
Como tens activos de risco, acções, obrigações HY, alias todos os activos financeiros são de risco, uns com mais possibilidade de risco que outros. Deves ter consciência que podes grandes retornos, mas também poderás ter grandes quedas. O pior nos mercados, é a psicologia do investidor, ganancia, medo, pânico, ansiedade, etc. Quanto maior o risco, maior deve ser o nosso horizonte temporal de investimento, e maior paciência. Não estou a dizer isto, especificamente para ti, mas para todas as pessoas que nos leem.


Panico so abaixo dos 2 digitos (sei q pode acontecer, mas espero sempre que não) , de resto enquanto me sentir confortável e não necessitar dos €€€, (sim pq aqui por casa tb existe desemprego e o futuro não sei como vai ser), deixo estar.

Algo que sempre me deixou duvidas, foi o seguinte. Como tenho fundos acções em carteira, o horizonte temporal nunca deve ser abaixo dos 5 anos, certo?.

O que se deve fazer, chegando a essa altura, com os fundos que tenham bons retornos?. Deixa-se ficar ou retira-se o valor a mais do q se investe?

um Abraço
Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas, custam tanto! (Groucho Marx)
 
Mensagens: 13
Registado: 11/7/2013 9:50

Re: Fundos à la carte

por LTCM » 16/1/2014 21:46

Kafkaesque Escreveu:Sabem de algum fundo BEST que esteja historicamente exposto de forma recorrente à Berkshire?


Historicamente exposto à Berkshire só conheço o Sequoia Fund (SEQUX), um dos melhores MF dos EUA, e que está estreitamente ligado ao Warren Buffett.

A conexão era tão forte que o SEQUX chegou a ter 75% dos AUM investidos na BRK, actualmente a coisa anda pelos 10%. Não creio que o BB tenha acesso ao SEQUX.

Outros candidatos são alguns fundos da Fidelity e da AllianceBernstein, gestoras presentes no BB.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 16/1/2014 19:41

@FJCRN
Esquece lá isso, podes me pagar 1 almoço gourmet. :mrgreen:


Agora deves ficar com uma carteira bem porreira. Só o futuro nos confirmará.
Como tens activos de risco, acções, obrigações HY, alias todos os activos financeiros são de risco, uns com mais possibilidade de risco que outros. Deves ter consciência que podes grandes retornos, mas também poderás ter grandes quedas. O pior nos mercados, é a psicologia do investidor, ganancia, medo, pânico, ansiedade, etc. Quanto maior o risco, maior deve ser o nosso horizonte temporal de investimento, e maior paciência. Não estou a dizer isto, especificamente para ti, mas para todas as pessoas que nos leem.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Midas » 16/1/2014 19:02

Kafkaesque Escreveu:Sabem de algum fundo BEST que esteja historicamente exposto de forma recorrente à Berkshire?


Queres ser sócio do Buffetes? :mrgreen:

Não sei se existe um site de analise/gestão de fundos, possa dizer a médio/longo prazo, a duração em que os fundos estão investidos em determinado activo. O Trustnet UK (só dá para ISIN começados GB), dão um histórico de alguns meses da carteira, através do separador "Portfolio history". O MSN Money/Morningstar USA mostra no separador "Holdings", o top 25 dos activos em carteira, e mostra a % da última alteração.

Há um fundo que teve no seu top 10 de maiores activos em carteira, pelo menos, durante cerca 1 ano (o tempo, que ando a controlar este fundo), que é o Threadneedle American Extended Alpha Retail EUR Acc. No top 10 da carteira da Morningstar datada de 30-11-2013, já não aparece. Mas se fores ao top 25 da MSN Money/Morningstar USA de 31/10/2013, a Berkshire Hathaway Inc, aparece lá. O que aconteceu foi, diminuíram o peso na Berkshire, ou através de venda de parte das suas acções ou aumentaram o peso de outros activos, ou ambos coisas. E mais, este fundo também tem 1 ETF do S&P 500, o SPY (SPDR S&P 500), que também terá a Berkshire. Podes ver o top 25 do fundo em:

:arrow: MSN Money/Morningstar - http://investing.money.msn.com/investments/mutual-funds-holdings/?symbol=GB00B28CN800



Mas quem também quiser outro gigante financeiro, apresento a Blackstone Group LP, que é maior empresa de fundos de "private-equity", a nível mundial, ou seja eles criam fundos com dinheiro de grandes investidores (institucionais, fundos de pensões, "hedge-funds", seguradoras, etc), para comprar empresas que estejam desvalorizadas e depois recuperam-nas para a actividade económica, tornando-as viáveis e auto-sustentáveis. Para depois as vender, com um lucro substancial. Geralmente, estas compras são para durar no mínimo de 5 anos, não são investimentos especulativos, nem de curto prazo. Também gerem fundos de imobiliário (REIT) e outros tipos de fundos. Pode-se ter exposição a ela, através do Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc, que é o activo que tem maior exposição, segundo o top 10 da Morningstar de 30-11-2013.


Quem quiser ver as cotações na Bloomberg:

BRK/B:US - Berkshire Hathaway Inc - http://www.bloomberg.com/quote/BRK/B:US

BX:US - Blackstone Group LP - http://www.bloomberg.com/quote/BX:US
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos à la carte

por FJNunes » 16/1/2014 17:50

4 - Estou a reparar que o pessoal é endinheirado. :lol:
O Henderson é mais barato? O fundo da DWS é 1 UP mínimo inicial/adicional no BB (cerca de 135,xx EUR, data de 14-01-2014). Esse fundo da Henderson é uma boa escolha, com as ressalvas que fiz a ele, na página anterior deste tópico, por causa dos cerca de 4 anos de existência e 2.500 EUR mínimos iniciais, é que não está no meu top de fundos. Ando a pensar criar uma secção "Deluxe", nos fundos, para fundos de mínimos mais elevados, como os Henderson, os ING e o Rendimento Plus, se há a secção "Low Cost" do nosso amigo Chico, porque não haver também esta secção? :wink:
Para mim, que uso, valor baixos em cada fundo, ter 1 fundo de 2.500 EUR, desestabiliza-me a carteira. Cada um, sabe o tamanho da sua carteira. :lol:
[/quote]

Aqui referia-me a comissão de gestão anual :D

Rick Lusitano Escreveu:EUROPA:
Agora, já escolhestes ou não queres mesmo ter um fundo de açcões Saúde:


Escolhi sim senhor este ---> Eurizon EasyFund Equity Pharma LTE RH", LU0155223729

Rick Lusitano Escreveu:Experimenta colocar esse Franklin. Também tens o Threadneedle da minha listagem na 1ª página, o Vontobel que falas é fraquito (também gostei dele ao principio). E o famoso "Allianz Europe Equity Growth CT EUR" está constantemente a decepionar, será que está a perder gás? :P
(Esse Allianz está em vias, de eu o despromover da 2ª Divisão para a 3ª Divisão). Eu falei-te de 1 puro de grandes empresas Europeias, porque já tens PMEs Europeias no F&C e no UBS, e o "Frank" tem também PMEs, mas usando o "X-ray", se sentires confortável com o peso total de PMEs vs. Grandes, força nele. Ou então fazes um compromisso, metes esse Franklin e outro fundo puro de Grandes, afinando os pesos totais de PMEs vs. Grandes, que sintas á vontade. :wink:


Optei pelo Franklin European Growth N Acc €

e por fim completei com este Mercado Monetário RMB - EUR Hedged :arrow: Allianz Renminbi Currency A (H2-EUR) EUR

optei por, por mais em obrigações e ate monetário, para equilibrar a carteira com os fundos de acções.

Mais uma vez agradeço as tuas valorosas opiniões e o tempo q perdeste cmg

Mt obrigado :clap:
Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas, custam tanto! (Groucho Marx)
 
Mensagens: 13
Registado: 11/7/2013 9:50

Re: Fundos à la carte

por kafkaesque » 16/1/2014 17:15

Sabem de algum fundo BEST que esteja historicamente exposto de forma recorrente à Berkshire?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 67
Registado: 27/12/2013 12:53

Re: Fundos à la carte

por Midas » 16/1/2014 3:05

file 112 Escreveu:(...)
@Rick: No setor saúde o fundo da JPMorgan Global Healthcare D Acc USD, não dá hipótese nenhuma à concorrência em termos de RS, alfa e retornos com especial relevância no ano de 2013 em que deu uma banhada de retornos à concorrência, tendo-o visto numa ou noutra situação pontual à frente do melhor fundo de biotecnologia na altura, em termos de YTD. No ano de 2013, os retornos deste fundo foram de 52.6% e a rentabilidade média em 3 anos foi de 29.05%, enquanto que o DP (3 anos) foi de 13.06%.

Eu não tenho este fundo porque tenho o fundo de biotecnologia da Franklin e espero nunca me desfazer dele, a menos que entre numa espiral de bolha, pois pós o crash de 2008, os fundos com melhores retornos sistemáticos ajustados ao risco foram os de biotecnologia, e se eu não acreditar na biotecnologia, quem vai acreditar? Para mim as empresas de biotecnologia do tipo growth são aquelas que em termos setoriais terão mais margem de progressão, devido, por um lado, à evolução acelarada destas ciências da saúde e respetivas tecnologias com inovações quase contínuas, e, por outro lado, a saúde será a última coisa em que as pessoas irão poupar, com recurso ou não a seguros de saúde ou um qualquer SNS ou tipo Obama Care.

Abr,

file 112


Andas rápido. :mrgreen:

Mas sabes porque o JPMorgan está com esses resultados? Porque tem Biotechs. :wink:
Eu estou com o Dexia L Biotechnology N Acc USD, há cerca de 1 ano, quando falta quase 1 mês para fazer 1 ano certo, ele está com 57.40% de retorno, quando chegar a 64%, ou 1 ano completo, o que acontecer primeiro, vou resgatar as mais-valias e reduzir para metade o peso original dele, de 164% passará para 50% e estou a pensar investir os restantes 50% nesse JPMorgan, (as mais valias liquidas irão para outro fundo, possivelmente o MS Global Infrastructure Fund), que apesar ter Biotechs, que acrescenta as Biotechs do Dexia, tem também outros subsectores da Saúde, que são mais calmos. Porque penso que o sector das Biotechs está a entrar muito rápido, em altas cavalgadas e durante muito tempo, (esta metáfora, para não dizer, que poderá estar a entrar em território de bolha). As biotechs poderá ser as novas dot-com, e nós sabemos que aconteceu a elas em 2000-2001.

Wikipedia, the free encyclopedia - Dot-com bubble
http://en.wikipedia.org/wiki/Dot-com_bubble

Não se deve apaixonar por um activo financeiro, por muito bom que ele tenha sido no passado. Se cumpriu os objectivos pré-estabelecidos é agir em conformidade.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos à la carte

por Midas » 16/1/2014 2:50

file 112 Escreveu:Boas,

Aproveitando a boa onda das small-mid caps, fui à procura na lista de oferta do banco com quem trabalho se havia um fundo global de small-mid caps com um desvio padrão (3 anos) inferior à barreira mítica dos 10% e havia apenas este, que vou subscrever: Franklin Global Small-Mid Cap Gr N Acc USD.

Link: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04UM5

Este fundo teve o seguinte desempenho: DP (3 anos) 9.34%, Rent. média 11.55%, RS 1.11, alfa 2.10, beta 0.80, retornos em 2011: -10.90% e em 2008: -35.37%.

Para além da boa onda, as empresas de pequena e média capitalização de boa qualidade, especialmente do tipo Growth, têm outra vantagem que é o facto de se poderem fundir com outras, resultando uma nova empresa maior e mais competitiva, ou serem adquiridas por outras empresas maiores e expostas ao mercado global, tendo como resultados destas operações a sua valorização bolsista, logo valorização dos respetivos fundos, só devido a esses simples factos de fusão ou aquisição.

Abr,

file 112

P.S. Eu não sou funcionário de nenhum banco nem tenho quaisquer ligações a empresas investidoras e de gestão financeira, pelo que as minhas ideias e propostas são 100% livres sem quaisquer condicionalismos.


Boa, file, já o encontrastes também. :lol:
Eu tenho esse fundo na minha carteira USD, bem sei que fiquei de fazer a listagem de fundos em USD, mas entretanto, apareceu outras coisas pelo meio e ainda não tive oportunidade de a fazer. Mas pode-se ver alguns desses fundos USD nos posts "Balanço 2013" e "Crème de la crème".

Rick Lusitano Escreveu:ESTATÍSTICAS E BALANÇOS
Balanço 2013 (2014-01-04)
Crème de la crème (2014-01-04)


Ando acompanhar com gosto, a evolução deste fundo, o JPMorgan Global Healthcare D (acc) - USD e o Morgan Stanley Investment Funds Global Infrastructure Fund B Acc, que apesar ser infraestruturas, ele tem mais exposição aos EUA do que a Europa como no fundo da UBS.

File, tu que gostas dos Alfas, checka o alfa do MS, 8,15, e é com o índice-padrão correcto, o "S&P Global Infrastructure TR USD" e convertido na moeda corrrectamente, igual ao do fundo, o USD.

A versão deste fundo em EUR, tem ligeiramente menor performance do que a versão original sem Hedge, como acontece noutros fundos com Hedge, que até agora analisei. O Hedge não é eficaz a 100%

Morgan Stanley Investment Funds Global Infrastructure Fund BH Acc ou na Morningstar Portugal - http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000J3T9


Optei por colocar os links para a Morningstar/Banco Best, convertidos para USD, que é a moeda original, dos fundos USD, para se poder ver a performance original. Porque a Morningstar Portugal converte tudo para EUR. No caso do fundo em EUR da MS, já coloquei os 2 links, é em EUR, já não existe problemas de conversões cambiais.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos à la carte

por Outlier » 16/1/2014 2:04

Rick Lusitano Escreveu:
FJCRN Escreveu:
FJCRN Escreveu:to be continued....


Rick apos muita dor de cabeça, cheguei a esta fase. Do upgrade q quero fazer a carteira (7.5k) estamos nesta fase:

Certos:
Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc (2500)
Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR (1000)

Rick Lusitano Escreveu:Talvez um cheirinho de Sector Saúde, não faz a ninguém, convém não abusar, até 5% de peso..


Tenho duvidas, pois n sei a dif entre estes dois Eurizon (LU0155223729 e LU0114064081) parecem-me quase iguais, mas depois nas rentabilidades vejo q não , qual me aconcelhas? ainda esteve um outro em cima da mesa mas como tem um valor min mt grande (1000) e respeitando a regra de não mais de 5% da carteira acho q n conto com ele (BGF World HealthsciencecE2 LU0171309270), neste sector quero so por 500€.

Por fim fica a grande duvida

[quote=" Rick Lusitano"]

(...)

SAÚDE:
A BlackRock realmente tem 1 fundo do sector saúde interessante, mas escolhi os Eurizon porquê:
Facilidade nos minimos de investimento
Tem menos risco ( e menos retorno por acréscimo )
A versão Hedge ("Eurizon EasyFund Equity Pharma LTE RH", LU0155223729), é um bónus porque devido a indefinição do USD por causa das politicas monetários do Fed, serve como protecção agora. Depois posso ajustar o peso da versão com e sem hedge. Eu optei neste momento por 50/50% em cada um.


@Rick: No setor saúde o fundo da JPMorgan Global Healthcare D Acc USD, não dá hipótese nenhuma à concorrência em termos de RS, alfa e retornos com especial relevância no ano de 2013 em que deu uma banhada de retornos à concorrência, tendo-o visto numa ou noutra situação pontual à frente do melhor fundo de biotecnologia na altura, em termos de YTD. No ano de 2013, os retornos deste fundo foram de 52.6% e a rentabilidade média em 3 anos foi de 29.05%, enquanto que o DP (3 anos) foi de 13.06%.

Eu não tenho este fundo porque tenho o fundo de biotecnologia da Franklin e espero nunca me desfazer dele, a menos que entre numa espiral de bolha, pois pós o crash de 2008, os fundos com melhores retornos sistemáticos ajustados ao risco foram os de biotecnologia, e se eu não acreditar na biotecnologia, quem vai acreditar? Para mim as empresas de biotecnologia do tipo growth são aquelas que em termos setoriais terão mais margem de progressão, devido, por um lado, à evolução acelarada destas ciências da saúde e respetivas tecnologias com inovações quase contínuas, e, por outro lado, a saúde será a última coisa em que as pessoas irão poupar, com recurso ou não a seguros de saúde ou um qualquer SNS ou tipo Obama Care.

Abr,

file 112
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:41
Localização: Caranguejeira

Re: Fundos à la carte

por Midas » 16/1/2014 1:51

farracha Escreveu:Eu gosto destes posts sobre Fundos, eu também tenho uns quantos quando o outro tópico da especialidade iniciou-se.

Mas estou a sentir falta de um update na primeira página do que está corrente e o que já saiu de cena, se é que me consigo fazer entender. Existem tantos comentários úteis que se perde depois no final de tantas páginas, afinal quais são os fundos de cada categoria/tipo top. À semelhança que o outro tópico também realiza.

Só para meter aqui mais uns para o barulho, não sei quem postou já, julgo que foi neste tópico (peço desculpa), mas mencionou dois fundos que considero interessantes, o pessoal expert nisto, o que pensa sobre eles?
- MFS Meridian Europ Sm Cos A1 EUR http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04UGX
- MFS Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04E6R


Tens toda a razão, também ando a tentar um update a 1ª página e principalmente ás páginas especificas de cada tema.

Coloquei na 1ª página, uma nova secção intitulada, "ESTATÍSTICAS E BALANÇOS", que contém as performances dos quase 100 fundos falados aqui por mim, e de algumas referencias no ano de 2013, no post "Balanço 2013". E no post "Crème de la crème", ordenei decrescentemente todos os fundos e referencias, pelos seus retornos líquidos de fiscalidade. O intuito destes 2 posts, é poder fazer comparações de classes de activos, zonas geográficas, categorias de cada classe de activos, a importância do Hedge cambial, a importância da moeda original de cada fundo.

Estes 2 fundos de MFS, o file 112 postou inicialmente, tendo eu os comentado, na página 16 deste tópico, podes ver aqui:

Post do File 112: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=375#p1085864
Meu comentário: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=375#p1086246

Parecem ser interessantes, mas o "Smaller" é comparado aos Threadneedle que menciono no meu comentário, mas não é comparável ao Franklin European Growth, que é mais um misto de várias capitalizações. Ambos podem ser completar consoante a estratégia de cada investidor.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos à la carte

por Midas » 16/1/2014 0:54

É nestes dias, que gosto dar várias rapidinhas na app da Bloomberg. É sempre a subir! Os fundos estão bem verdinhos, até o F&C EM está verde. O UBS deve ficar amanha, pois a gestora dele, anda com as cotações atrasadas, é Europeia continental, nos Invesco e nos Threadneedle vê-se bem que são ingleses, pontualidade britânica, á tarde, já temos as cotações deles.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos à la carte

por Midas » 15/1/2014 23:45

FJCRN Escreveu:
FJCRN Escreveu:to be continued....


Rick apos muita dor de cabeça, cheguei a esta fase. Do upgrade q quero fazer a carteira (7.5k) estamos nesta fase:

Certos:
Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc (2500)
Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR (1000)

Rick Lusitano Escreveu:Talvez um cheirinho de Sector Saúde, não faz a ninguém, convém não abusar, até 5% de peso..


Tenho duvidas, pois n sei a dif entre estes dois Eurizon (LU0155223729 e LU0114064081) parecem-me quase iguais, mas depois nas rentabilidades vejo q não , qual me aconcelhas? ainda esteve um outro em cima da mesa mas como tem um valor min mt grande (1000) e respeitando a regra de não mais de 5% da carteira acho q n conto com ele (BGF World HealthsciencecE2 LU0171309270), neste sector quero so por 500€.

Por fim fica a grande duvida

Rick Lusitano Escreveu:A 1 primeiro olhar, colocava 1 fundo de grandes empresas europeias, calibrava o peso, através do X-ray da Morningstar, podes usar o link que eu postei acima, da Morningstar Alemanha ou do Banco Best, o que gostares. .


Contrariamente ao q tu pensas , n sei mesmo a q te referes :( tinha em mente o Franklin (LU0122612764) mas tu dizes q n é um puro da especialidade , e eu so vi um mais,Vontobel European Value Eq C (LU0153585210).Mas não sei se estou a procurar no sitio certo. NECESSITO MESMO DE UNS PARA DEPOIS ESCOLHER :wall: .
Aqui penso por 1000 ~1500.

Em stand-by fica o Allianz Renminbi Currency A(H2-EUR) LU0665628672 ,e uma outra ideia minha , não sei se concordas , que é reforçar o meu fundo de AXA WF Gb High Y LU0189847253.

Depois disto fica sou uma coisa, que é o te agradecer, continuar a seguir-te por aqui, e não te chatear por uns tempos.

um abraço, e fico a aguardar



SAÚDE:
A BlackRock realmente tem 1 fundo do sector saúde interessante, mas escolhi os Eurizon porquê:
Facilidade nos minimos de investimento
Tem menos risco ( e menos retorno por acréscimo )
A versão Hedge ("Eurizon EasyFund Equity Pharma LTE RH", LU0155223729), é um bónus porque devido a indefinição do USD por causa das politicas monetários do Fed, serve como protecção agora. Depois posso ajustar o peso da versão com e sem hedge. Eu optei neste momento por 50/50% em cada um.

Os fundos com Hedge, são fundos que nos protege das oscilações cambiais a curto prazo, os Hedges dos fundos não conseguem ser 100% eficazes, mas reduzem significativamente o risco cambial.
Compara a performance dos 2 fundos em 2013, o Hedge deu mais retorno, porque a versão sem Hedge, perdeu devido ao EUR ter valorizado em relação ao USD. Por isso, é que o Eurizon Consumer Staples R, não teve tão bem, mas a versão com Hedge, a RH, já teve melhores resultados.


EUROPA:
Agora, já escolhestes ou não queres mesmo ter um fundo de açcões Saúde:

Vais aqui:
:arrow: Morningstar Instant X-Ray™
(É uma versão muito melhorada do X-ray da Morningstar/Banco Best.) :wink:

:arrow: Colocas os ISIN de todos fundos de acções, podes pôr o fundo M&G, o misto da Invesco, não aceita, (mas sem stress, ele não tem acções em carteira e só tem 6 obrigações em carteira, ele aposta mais em futuros, segundo a Morningstar)
:arrow: Selecionas aonde diz "Contribuição" e colocas os montantes de cada fundo.
:arrow: Depois pões outros fundos que andas a checkar.
:arrow: E afinas o peso que queres dar aos fundos

No fim, ficas com os pesos de cada fundo, a tua medida, quer por zona geográfica, por sector económico, capitalização, etc.



Experimenta colocar esse Franklin. Também tens o Threadneedle da minha listagem na 1ª página, o Vontobel que falas é fraquito (também gostei dele ao principio). E o famoso "Allianz Europe Equity Growth CT EUR" está constantemente a decepionar, será que está a perder gás? :P
(Esse Allianz está em vias, de eu o despromover da 2ª Divisão para a 3ª Divisão). Eu falei-te de 1 puro de grandes empresas Europeias, porque já tens PMEs Europeias no F&C e no UBS, e o "Frank" tem também PMEs, mas usando o "X-ray", se sentires confortável com o peso total de PMEs vs. Grandes, força nele. Ou então fazes um compromisso, metes esse Franklin e outro fundo puro de Grandes, afinando os pesos totais de PMEs vs. Grandes, que sintas á vontade. :wink:


Para além do Axa HY que tens, também tens HY no fundo Jupiter, ele tem vários tipos de obrigações e de várias zonas geográficas, é de política de investimento flexível. Nas HY, como ando receoso de que arrebente esta bolha, juntava o Jupiter ao teu AXA e não metia mais HY na carteira.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos à la carte

por Outlier » 15/1/2014 23:21

farracha Escreveu:Eu gosto destes posts sobre Fundos, eu também tenho uns quantos quando o outro tópico da especialidade iniciou-se.

Mas estou a sentir falta de um update na primeira página do que está corrente e o que já saiu de cena, se é que me consigo fazer entender. Existem tantos comentários úteis que se perde depois no final de tantas páginas, afinal quais são os fundos de cada categoria/tipo top. À semelhança que o outro tópico também realiza.

Só para meter aqui mais uns para o barulho, não sei quem postou já, julgo que foi neste tópico (peço desculpa), mas mencionou dois fundos que considero interessantes, o pessoal expert nisto, o que pensa sobre eles?
- MFS Meridian Europ Sm Cos A1 EUR http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04UGX
- MFS Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04E6R


@farracha: Estes dois fundos que falas foram referidos por mim na página 16 deste tópico do dia 11/01/2014 às 8:42H, em resposta ao forista palheto. O fundo global da MFS foi-me apresentado em 1ª mão pelo forista Serrano que me solicitou o confronto com o fundo da Fidelity Global Opportunities.

Link: viewtopic.php?f=3&t=82630&start=375

Se estás numa pesquisa de fundos e se quiseres contribuir para o update que falas, tenta encontrar um fundo global acionista que tenha um desvio padrão a 3 anos inferior àquele fundo da Fidelity.

Abr,

file 112
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 1:41
Localização: Caranguejeira

Re: Fundos à la carte

por Midas » 15/1/2014 22:46

Sr_SNiper Escreveu:Mete 0, 5k pelo menos no sniper hedg found total return 8-)



Sniper, qual é o Desvio-Padrão do teu fundo? Qual o índice-padrão que segue/bate? E não digas que é a EURIBOR 6 meses! :mrgreen:
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos à la carte

por Midas » 15/1/2014 22:42

joaoventura Escreveu:Bom dia,

já li o tópico desde o início e tenho acompanhado-o com interesse. Neste momento, tenho os meus investimentos alocados em cerca de 55% em depósitos a prazo e cerca de 14% em acções. Os restantes 31% estou a pensar orienta-los para fundos ou obrigações, daí o meu interesse neste tópico.

Uma das questões que coloco é se sabem se é possível negociar alguns/todos estes fundos que aqui se vão falando na GoBulling? Sou cliente da plataforma PRO e se fosse possível fazer tudo no mesmo intermediário, melhor. Se for possível, alguém poderá sintetizar brevemente as vantagens/desvantagens de usar a GoBulling vs Banco Best para negociar fundos (que é aqui neste tópico muito usado pelos foristas)?

Outra questão tem a ver com o tipo de gestão. Apesar de negociar com acções, sou mais do tipo médio-prazo. Ou seja, essencialmente por ignorância minha neste tipo de assuntos, evito negociar com demasiada frequência, de modo a não cometer muitos erros. Não sou no entanto de ficar muito tempo com negócios em negativo.. Portanto a questão que coloco é se estes fundos de que se tem falado por aqui permitem entradas e saídas com alguma liquidez moderada?

Por fim, porque não são discutidos fundos ETF? Pelo que entendi nas minhas buscas, existem algumas vantagens nos ETFs (se bem que, sem ser a questão de permitir acumular dividendos, que parece que outros Fundos já o fazem, não sei muito mais vantagens).. O Rick Lusitano fala logo no início que não abordará ETFs, mas acabo por não perceber porquê (se é por causa de eventuais desvantagens ou por outras questões).

Agradeço se alguém me puder elucidar nestas questões.



João, os fundos de investimento (FI), não permitem fazer trading, só os ETFs. Porque os FI, oficialmente, só sabes a cotação, após a negociação, que é apenas uma vez por dia, na hora que a gestora estipulou, quando subscreves ou vendes um FI, (oficialmente) não sabes a que preço vai ser feito, e os FI tem datas diferentes entre a ordem de compra/venda e data de liquidação. Os ETFs são a partida, mais transparentes e têm mais facilidade no aspecto de saberes a cotação durante o dia, permitem ser negociados durante o dia e não apenas uma vez por dia e poderão ser mais líquidos, ou seja com menores desfasamentos entre a data de compra/venda e liquidação. Só não falo mais em ETFs, porque na Europa, há menor oferta de ETFs, com liquidez mais reduzida, menor diversificação e maiores comissões do que os ETFs domiciliados nos EUA. Aparentemente a melhor alternativa, passará por um intermediário financeiro, fora de Portugal, para adquirir ETFs Americanos, mas depois temos comissões de câmbio, transferência, de pagamento de dividendos, dupla tributação, mais as habituais comissões de compra/venda dos ETFs. Se eu tivesse as mesmas condições comerciais nos ETFs que se tem nos FI em Portugal, já tinha ETFs há mais tempo. Teriam de ser de acumulação, em EUR, sem dupla tributação, sem comissões na compra/venda, sem pagar transferências internacionais, de preferência num intermediário financeiro Português como nos FI, e sem ser através de plataformas tipo SaxoBank.

Em relação, a GoBulling Pro, desconheço se a plataforma deles permite compra/venda de fundos de investimento. A Best Trading Pro, que usa a plataforma da SaxoBank, permite a negociação de ETFs, mas não de FI, mas esta plataforma tem as condicionantes da dupla tributação não ser explicita e a separação do património dos clientes não ser transparente.

Mas a GoBulling comercializa FI, (negrito vermelho de minha autoria): :shock: :shock:

GoBulling Escreveu:Mais de 400 Entidades Gestoras e mais de 20.000 Fundos de investimento ao seu dispor.

Contacte o nosso Apoio ao Cliente ou solicite informação no formulário abaixo.



É o IF com mais FI em Portugal, a maior oferta era do Banco Best com 2.081 FI (a esta hora). :shock:

É pena, não temos acesso a listagem completa dos FI deles. Quem quiser pode postar esta informação.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos à la carte

por Midas » 15/1/2014 22:05

O único senão, é saber o futuro. :-k
Porque podemos comprar o USD, por exemplo, agora, a 1.3605 e quando formos a limpar a conta USD (depois de resgatado ou vendido todos os activos em USD que tinhamos), o EURUSD estar por exemplo a 1.50. :wall:

Na minha ideia, só espero vir a limpar a minha conta USD, com o valor inferior ao EURUSD que comprei na abertura de conta USD.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos à la carte

por Midas » 15/1/2014 21:56

Amiais Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
Tentar não custa. (Cá para mim, que ninguém nos ouve, talvez eles apostam em fundos que só tem a versão em USD, para forçar a compra de fundos em moeda estrangeira e ganhar mais uns cobres com as taxas de cambio. Mas isto só eu a pensar) :-$


A impressão que fiquei foi que só compensa comprar fundos USD a partir de uma conta USD, certo?
Abres em USD e metes lá uma bela maquia e não fazes movimentos de/para fora desta conta?


Sim, para mim, quem quer comprar activos em USD, seja fundos ou outro tipo de activos, é + barato "comprar" uma conta em USD, exclusivamente para isso. Porque estar a subscrever/resgatar fundos e/ou reforçar e receber dividendos em USD com uma conta EUR, estamos constantemente a pagar comissões de câmbio, através dos spreads dos bancos. É o sonho dos bancos e corretoras, que querem que os clientes, estejam regularmente a gerar comissões.

Assim só "comem" 1a vez, na abertura da conta e outra quando a fechar, controlando os câmbios e comissões.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos à la carte

por Midas » 15/1/2014 21:51

FJCRN Escreveu:(...)

Rick Lusitano Escreveu:Não sei se 1 fundeco Obrigações Corporativas EUR. :-k
Obrigações Corporativas EUR :arrow: DWS Invest Euro Corporate Bonds NC.


4 - Concordo ctg, só que estou mais inclinado para o Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc (LU0451950314), tem melhor retornos é mais barato, apenas tem menos historico e mais DP. Por força do valor inicial, ajuda a equilibrar os pesos entre ações e obrigações. Agradeço a tua opinião na mesma :)

Rick Lusitano Escreveu:Obrigações Flexível Globais :arrow: Jupiter JGF Dynamic Bond Fund L Class Euro (Se decidir avançar para este fundo, vou chatear o PFA/BB, porque quero a versão ACC e não a versão INC que eles têm) :lol:


5 - Concordo novamente ctg, alias pondo os pontos nos iiii, isto é fruto do q eu tenho lido do q tu escreves, eu apenas leio e se concordar.... Só que terei de ir pelo INC, pq n tenho poder de argumentação para impor o ACC. Irei por o valor mínimo 1000 €.

Bom por agora, paro, vou estudar o assunto das ações e destes ultimos fundos finais, depois se não te importares chateio-te novamente

to be continued....


4 - Estou a reparar que o pessoal é endinheirado. :lol:
O Henderson é mais barato? O fundo da DWS é 1 UP mínimo inicial/adicional no BB (cerca de 135,xx EUR, data de 14-01-2014). Esse fundo da Henderson é uma boa escolha, com as ressalvas que fiz a ele, na página anterior deste tópico, por causa dos cerca de 4 anos de existência e 2.500 EUR mínimos iniciais, é que não está no meu top de fundos. Ando a pensar criar uma secção "Deluxe", nos fundos, para fundos de mínimos mais elevados, como os Henderson, os ING e o Rendimento Plus, se há a secção "Low Cost" do nosso amigo Chico, porque não haver também esta secção? :wink:
Para mim, que uso, valor baixos em cada fundo, ter 1 fundo de 2.500 EUR, desestabiliza-me a carteira. Cada um, sabe o tamanho da sua carteira. :lol:

5 - Porque não poderias ter poder de argumentação para pedir o ACC, pelo o valor que esperas investir? Pede o ACC, o banco quer é vender produtos. (E pelo tamanho da tua carteira, decerto que eles ficam contentes para te vender mais um produto)


Não chateias nada. 8-)
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos à la carte

por Amiais » 15/1/2014 21:46

Rick Lusitano Escreveu:
Tentar não custa. (Cá para mim, que ninguém nos ouve, talvez eles apostam em fundos que só tem a versão em USD, para forçar a compra de fundos em moeda estrangeira e ganhar mais uns cobres com as taxas de cambio. Mas isto só eu a pensar) :-$


A impressão que fiquei foi que só compensa comprar fundos USD a partir de uma conta USD, certo?
Abres em USD e metes lá uma bela maquia e não fazes movimentos de/para fora desta conta?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 187
Registado: 17/11/2011 18:37

Re: Fundos à la carte

por Midas » 15/1/2014 21:30

palheto Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Pelas tuas escolhas, suspeitei que tivesses "limitado" por causa do teu IF. Se quiseres algum fundo fora da lista do BiG, não podes pedir a eles? Eles têm tanto o Threadneed Am. Ext, Alpha e como o Pioneer US Fundamental, mas em USD. O nosso Threadneedle Global têm as 2 moedas, em USD e em EUR. Com algum jeitinho, até consegues as versões em EUR. Há uns tempos, soube-se que apesar de não trabalharem oficialmente com a PIMCO, se pedissem, eles comercializavam fundos da PIMCO. :wink:


Pois, é danado existir bons fundos e nao estarem disponiveis ou em USD, e depois as alternativas nao se aproximam.
vou dar uma apitadela se me fazem o favor de arranjar em EUR 8-) , mesmo que seja pelos valores minimos de subscrição:

1º Pioneer Funds - U.S. Fundamental Growth C EUR ND LU0347184318
2º Pictet-USA Index-R EUR LU0474966248
3º Threadneedle American Extended Alpha R EUR Acc GB00B28CN800

se nao forem na conversa,enfim, vou para o indice:

1º Pictet-USA Index-R USD LU0130733172
2º Pioneer Funds - U.S. Research C EUR ND LU0119428653

agradecido mais uma vez


Tentar não custa. (Cá para mim, que ninguém nos ouve, talvez eles apostam em fundos que só tem a versão em USD, para forçar a compra de fundos em moeda estrangeira e ganhar mais uns cobres com as taxas de cambio. Mas isto só eu a pensar) :-$
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos à la carte

por farracha » 15/1/2014 20:58

Eu gosto destes posts sobre Fundos, eu também tenho uns quantos quando o outro tópico da especialidade iniciou-se.

Mas estou a sentir falta de um update na primeira página do que está corrente e o que já saiu de cena, se é que me consigo fazer entender. Existem tantos comentários úteis que se perde depois no final de tantas páginas, afinal quais são os fundos de cada categoria/tipo top. À semelhança que o outro tópico também realiza.

Só para meter aqui mais uns para o barulho, não sei quem postou já, julgo que foi neste tópico (peço desculpa), mas mencionou dois fundos que considero interessantes, o pessoal expert nisto, o que pensa sobre eles?
- MFS Meridian Europ Sm Cos A1 EUR http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04UGX
- MFS Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04E6R
 
Mensagens: 750
Registado: 3/12/2007 14:30

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, azulcordomar, Bar38, Bing [Bot], PAULOJOAO, serdom, varinho11 e 183 visitantes