Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 16/8/2016 21:34

Gizzy Escreveu:
avataris Escreveu:1.14% ou algo do genero, ainda me parece aceitável para este tipo de fundos, mas com as taxas do best para subscrição parece-me que não tem interesse mesmo que dê.


Segundo o pfa, no Best nem por impresso...

Nem agora com as comissões novas? :wall:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 16/8/2016 21:33

Mouro_Emprestado Escreveu:O Nordea Stable Return e o MFS Global Total Return continuam com retornos interessantes, mau-grado os mercados (excepto os EUA) andarem a lateralizar no último ano.

Se pegares só nos que se portam bem não posso resmungar :mrgreen:

A minha carteira de mistos para além desses tb é constituída por fidelity moderate growth (que entretanto até já mudou de nome) e o M&G dynamic allocation. Nenhum dos dois me têm espantado pela performance, principalmente o fidelity. Estou com dificuldade em encontrar bons mistos!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Mouro_Emprestado » 16/8/2016 21:05

VirtuaGod Escreveu:Parecem muito interessantes esses fundos, principalmente para mim que ando frustado com os mistos.


Alguma razão em especial? :?:

O Nordea Stable Return e o MFS Global Total Return continuam com retornos interessantes, mau-grado os mercados (excepto os EUA) andarem a lateralizar no último ano.
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Fundos à la carte

por Gizzy » 16/8/2016 19:59

avataris Escreveu:1.14% ou algo do genero, ainda me parece aceitável para este tipo de fundos, mas com as taxas do best para subscrição parece-me que não tem interesse mesmo que dê.


Segundo o pfa, no Best nem por impresso...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 35
Registado: 19/3/2015 0:19

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 16/8/2016 19:41

Tenho este, que sendo um flexivel é menos consistente no médio prazo, mas melhor no longo.
Maior parte US e engraçado, escolhe precisamente as alocações que eu faço no momento certo, e em fundos institucionais e muito baixos em comissões.

http://www.bloomberg.com/quote/UBSKGAU:LX

Tem vindo a estabilizar, quase positivo após 1 ano...
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 16/8/2016 19:14

Que acham deste?

BPI Reestruturações FIAA
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR05808

Estou com o Caixagest Estratégia Equilibrada (que é bastante barato e usa vários etfs) como diversificação e amortecedor, apesar serem categorias diferentes ando na dúvida de manter este. Mas no longo prazo mostra-se consistente...
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 16/8/2016 16:36

avataris Escreveu:1.14% ou algo do genero, ainda me parece aceitável para este tipo de fundos, mas com as taxas do best para subscrição parece-me que não tem interesse mesmo que dê.


Olha que não sei. Até batem o benchmark. Os 1,5% de custos de subscrição num ano ou assim 'voltam' para o nosso bolso. Numa carteira de longo prazo (5 ano+) pode fazer sentido. Pessoalmente vou confirmar se os posso subscrever. Parecem muito interessantes esses fundos, principalmente para mim que ando frustado com os mistos.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 16/8/2016 16:01

Gizzy Escreveu:
avataris Escreveu:Alguém sabe onde é que se encontra estas coisas?

BSF Managed Index Portfs Gr A2RF EUR Acc - LU1241524880
BSF Managed Index Portfs Mod A2RF EUR - LU1241524708
BSF Managed Idx Portfs Defesv A2RF € Acc - LU1241524617


Será que por impresso no Best a coisa não se arranja? Vou contactar o PFA.


1.14% ou algo do genero, ainda me parece aceitável para este tipo de fundos, mas com as taxas do best para subscrição parece-me que não tem interesse mesmo que dê.
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por Gizzy » 16/8/2016 15:43

avataris Escreveu:Alguém sabe onde é que se encontra estas coisas?

BSF Managed Index Portfs Gr A2RF EUR Acc - LU1241524880
BSF Managed Index Portfs Mod A2RF EUR - LU1241524708
BSF Managed Idx Portfs Defesv A2RF € Acc - LU1241524617


Será que por impresso no Best a coisa não se arranja? Vou contactar o PFA.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 35
Registado: 19/3/2015 0:19

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 16/8/2016 10:24

Alguém sabe onde é que se encontra estas coisas?

BSF Managed Index Portfs Gr A2RF EUR Acc - LU1241524880
BSF Managed Index Portfs Mod A2RF EUR - LU1241524708
BSF Managed Idx Portfs Defesv A2RF € Acc - LU1241524617
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por Gizzy » 16/8/2016 9:27

VirtuaGod Escreveu:O Global Concentrated, como o nome indica, tem uma menor diversificação.

A carteira do Global Equity:


Número total de acções diferentes na carteira 97
% de activos nas 10 maiores posições 24.59

A carteira do Global Concentrated:

Número total de acções diferentes na carteira 26
% de activos nas 10 maiores posições 50.06

Ou seja o Global Concentrated não só tem menos acções mas um maior peso no Top 10. Teoricamente (e quando digo teoricamente é mesmo de teoria financeira) 26 acções chega para diversificar uma carteira, se bem gerida. O Dow tem 30 acções, sendo que o Top 10 representa 51% do peso. O DAX tb só tem 30 acções.

O fundo tem sido bem gerido, mas acho que tb mais facilmente pode correr mal no futuro. O risco não está só na volatilidade, a possível falta de diversificação tb é risco. Tanto pode correr bem (como tem acontecido) como pode correr mal. Se tivesse na tua posição se calhar fazia um misto entre os dois. Acaba por ser emocionalmente mais satisfatório. Se o Concentrated continuar a correr bem podes dizer que pelo menos tens 50% lá. Se correr mal pelo menos só tens 50% :mrgreen:


:D Obrigado pela explicação e pela dica, VirtuaGod! Não é que o valor da rendibilidade anualizada (10 anos) seja muito superior (fica perto de 1 %), mas podendo aproveitar-se...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 35
Registado: 19/3/2015 0:19

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 16/8/2016 8:39

No ano passado entrei no verão neste em alta, FIDELITY F JAPAN ADVANTAGE ACC A, estou a reforçar está com rendibilidade entrada 23, e parece já reequilibrar através de reforços.
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 15/8/2016 22:11

Gizzy Escreveu:Pelo meio do que vi entretanto também aparece este MFS® Meridian Global Concentrated A1 EUR Acc (LU0219418919)... Aparentemente não segue de forma tão rígida o MSCI World, acaba por ter um desvio padrão superior ao Global Equity mas por outro lado no longo prazo tem resultado num rendimento anualizado mais simpático. Pergunto-me se com o meu horizonte temporal esse risco não acabaria por diluir-se, obtendo um melhor resultado... Apesar de tudo, a política de investimento não me pareceu assim tão distinta entre os dois, ou estarei a ler mal a coisa?


O Global Concentrated, como o nome indica, tem uma menor diversificação.

A carteira do Global Equity:


Número total de acções diferentes na carteira 97
% de activos nas 10 maiores posições 24.59

A carteira do Global Concentrated:

Número total de acções diferentes na carteira 26
% de activos nas 10 maiores posições 50.06

Ou seja o Global Concentrated não só tem menos acções mas um maior peso no Top 10. Teoricamente (e quando digo teoricamente é mesmo de teoria financeira) 26 acções chega para diversificar uma carteira, se bem gerida. O Dow tem 30 acções, sendo que o Top 10 representa 51% do peso. O DAX tb só tem 30 acções.

O fundo tem sido bem gerido, mas acho que tb mais facilmente pode correr mal no futuro. O risco não está só na volatilidade, a possível falta de diversificação tb é risco. Tanto pode correr bem (como tem acontecido) como pode correr mal. Se tivesse na tua posição se calhar fazia um misto entre os dois. Acaba por ser emocionalmente mais satisfatório. Se o Concentrated continuar a correr bem podes dizer que pelo menos tens 50% lá. Se correr mal pelo menos só tens 50% :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 15/8/2016 21:14

BPI Africa - Fundo de Investimento Aberto de Accoes +8.93%
8-)
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Gizzy » 15/8/2016 20:53

VirtuaGod Escreveu:MFS Meridian Global Equity A1 EUR - LU0094560744

Parece-me que é o que pretendes. Performance em linha com o MSCI World e o mínimo de subscrição é uma UP (27 euros +/-).

Abr


Hmm, de facto parece uma solução interessante para o que pretendo. Acabava por conseguir ter tudo encapsulado apenas num fundo, ao contrário dos Index funds da Amundi (ou outras soluções), onde teria logo de ter os 3 para diversificar (aumentando também o valor a investir mensalmente)...
E pareceu-me que, mesmo com um maior valor de comissão, tem conseguido ter ganhos mais interessantes no longo prazo se comparado na mesma medida com os 3 da Amundi :/

Pelo meio do que vi entretanto também aparece este MFS® Meridian Global Concentrated A1 EUR Acc (LU0219418919)... Aparentemente não segue de forma tão rígida o MSCI World, acaba por ter um desvio padrão superior ao Global Equity mas por outro lado no longo prazo tem resultado num rendimento anualizado mais simpático. Pergunto-me se com o meu horizonte temporal esse risco não acabaria por diluir-se, obtendo um melhor resultado... Apesar de tudo, a política de investimento não me pareceu assim tão distinta entre os dois, ou estarei a ler mal a coisa?

Abraços!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 35
Registado: 19/3/2015 0:19

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 15/8/2016 18:21

Russian Stocks Soar To Record Highs - Up 60% Since White House "Sell" Order

http://www.zerohedge.com/news/2016-08-1 ... sell-order
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por VirtuaGod » 15/8/2016 15:33

Gizzy Escreveu:A ideia seria comprar UP's de um ou, no máximo, dois produtos com baixos montantes mínimos de subscrição que pudessem atingir uma elevada diversificação dentro do mercado de ações globais.

Alguma potencial dica?


MFS Meridian Global Equity A1 EUR - LU0094560744

Parece-me que é o que pretendes. Performance em linha com o MSCI World e o mínimo de subscrição é uma UP (27 euros +/-).

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 15/8/2016 14:29

Mouro_Emprestado Escreveu:Tenho ideia que em Portugal não existe nenhum fundo índice que siga o MSCI World (mas pode ser que exista no Activo, porque não tenho grande experiência com os fundos índice da Amundi comercializados nesse banco).

O que te posso dizer é que existem alguns fundos índice da Pictet (logo via Best) com valores pequenos de subscrição.

Desses, e das pesquisas que fiz, o melhor será o que segue o SP500, uma vez que não existe nenhum fundo large-cap blend com melhores retornos históricos (até poderão existir FIGA's com melhor retorno, mas aposto que são FI's com um benchmark - tipo small-caps value, etecetera e tal - diferente do SP500).

Dos outros, tipo Europa ou Ásia, penso que possam existir FIGA's melhorzitos com o mesmo risco (uma vez que se tratam de mercados menos eficientes, logo onde mais facilmente a gestão activa conseguirá obter melhores retornos que os índices benchmark).

Creio que também existe um fundo índice para obrigações americanas e europeias da Pictec, mas estou a falar de memória.


No AB tenho os 3 fundos Amundi de indíce america norte, pacífico e europa. Excelente oferta entre custo/desempenho, bastante barato comissões.
Eu com 2 portfólios, um mais europa e outro resto Mundo ( Montepio e AB) com valorização média 5,02%

8-)
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Mouro_Emprestado » 15/8/2016 13:15

Tenho ideia que em Portugal não existe nenhum fundo índice que siga o MSCI World (mas pode ser que exista no Activo, porque não tenho grande experiência com os fundos índice da Amundi comercializados nesse banco).

O que te posso dizer é que existem alguns fundos índice da Pictet (logo via Best) com valores pequenos de subscrição.

Desses, e das pesquisas que fiz, o melhor será o que segue o SP500, uma vez que não existe nenhum fundo large-cap blend com melhores retornos históricos (até poderão existir FIGA's com melhor retorno, mas aposto que são FI's com um benchmark - tipo small-caps value, etecetera e tal - diferente do SP500).

Dos outros, tipo Europa ou Ásia, penso que possam existir FIGA's melhorzitos com o mesmo risco (uma vez que se tratam de mercados menos eficientes, logo onde mais facilmente a gestão activa conseguirá obter melhores retornos que os índices benchmark).

Creio que também existe um fundo índice para obrigações americanas e europeias da Pictec, mas estou a falar de memória.
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Fundos à la carte

por Gizzy » 15/8/2016 10:49

Olá a todos!

Ora cá venho eu mais uma vez dar conta daquilo em que se têm tornado os meus "investimentos" com toda a vossa ajuda :)

Neste momento estou a trabalhar com dois portfolios: o 1, subscrito em 2015, e o 2 que já data de fevereiro deste ano.
Sendo que pelo meio apanhei a fusão do NB Global Bond e o fim do UBS Infrastructure, as composições são estas:

Portfolio 1 (2015)
Imagem

Portfolio 2 (2016)
Imagem

E as evoluções ao longo do tempo....

Portfolio 1
Imagem

Portfolio 2
Imagem

Pode dizer-se que ando com uma valorização global à volta dos 5 %... Haverá melhor, certamente, mas apesar de tudo creio que as coisas têm ido de encontro às minhas expectativas :)

Ultimamente tenho pensado que era interessante ter um complemento a estas carteiras que pudesse ser reforçado mensalmente com um valor mais ou menos constante (e baixo...). A opção que me parece "óbvia" para o muito longo prazo seriam os fundos de índice, mas creio que cá em Portugal esta oferta continua demasiado reduzida, correto? Ou na vossa opinião já existem produtos que se constituam como boas/razoáveis opções?
A ideia seria comprar UP's de um ou, no máximo, dois produtos com baixos montantes mínimos de subscrição que pudessem atingir uma elevada diversificação dentro do mercado de ações globais.

Alguma potencial dica?

Obrigado "in advance" :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 35
Registado: 19/3/2015 0:19

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 14/8/2016 1:10

LTCM Escreveu:
bucks Escreveu:PRUSSLC:LX
Equity Russia Opportunities +44.24%
:D


Representa quanto -em percentagem- da tua carteira, 1%?


2.39%
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por LTCM » 14/8/2016 0:15

bucks Escreveu:PRUSSLC:LX
Equity Russia Opportunities +44.24%
:D


Representa quanto -em percentagem- da tua carteira, 1%?
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 13/8/2016 19:55

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Bucks » 13/8/2016 17:37

Mouro_Emprestado Escreveu:
bucks Escreveu:Já viram a Rússia? :D


Isso vale menos de 0,5% da capitalização bolsista. Um aumento de 100% desse mercado equivale a um ganho de 0,5% no total, ou seja, não aquece nem arrefece.

É por essas e por outras que eu não invisto em EM, uma vez que também só representam cerca de 10% da capitalização (e como não tenho dons de adivinhador, não aposto em "cavalos" :p ).


PRUSSLC:LX
Equity Russia Opportunities +44.24%
:D
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/12/2013 13:12

Re: Fundos à la carte

por Mouro_Emprestado » 13/8/2016 17:11

bucks Escreveu:Já viram a Rússia? :D


Isso vale menos de 0,5% da capitalização bolsista. Um aumento de 100% desse mercado equivale a um ganho de 0,5% no total, ou seja, não aquece nem arrefece.

É por essas e por outras que eu não invisto em EM, uma vez que também só representam cerca de 10% da capitalização (e como não tenho dons de adivinhador, não aposto em "cavalos" :p ).
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, JFDIL, JoeP, latbal, Masterchief, maturidade, Mmmartins, mpaquim, MR32, nfaz, nunorpsilva, Pageup, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, ze couves e 200 visitantes